sábado, 15 de fevereiro de 2014

José Albuquerque e Roberto Cláudio prestigiam PDT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ambos do Pros, prestigiam o Encontro Estadual do PDT, no Viana's Buffet.
Roberto Cláudio disse que já foi brizolista.
José Albuquerque disse que o Pros conta com o PDT na sucessão de Cid Gomes, no Ceará. "Vamos estar juntos", provocou.
O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, lança José Albuquerque o candidato do Pros e do PDT para governador do Ceará.

Injetamento da Cagece

Por solicitação da Prefeitura de Fortaleza, com a finalidade de solucionar uma interferência entre as tubulações de água e os pilares do viaduto em construção localizado no cruzamento entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) executará quatro injetamentos em uma rede de água de 300 milimetros, na terça (18) e quarta (19).
Para a realização do trabalho, será preciso suspender o abastecimento na área do entorno, de 7h30 até 17 horas, na terça e na quarta. O serviço será executado dentro do trecho já interditado.
Mesmo depois das 17 horas de quarta a retomada do abastecimento se dará gradativamente até que seja alcançado novamente o equilíbrio do sistema de água.
Para minimizar os transtornos, a Cagece aconselha que a população se prepare, reservando água para os afazeres domésticos. Durante a suspensão, a Companhia orienta que a água seja consumida de forma moderada, ou seja, privilegiando o consumo humano e evitando desperdício.
Os imóveis que ficarão com o abastecimento suspenso estão situados no quadrilátero entre a Avenida Padre Antônio Tomás e a Ponte sobre o Rio Cocó (de acesso ao Iguatemi) e entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa.

Até abril

O senador Eunício Oliveira (PMDB) disse, que espera até abril por uma posição do Pros em relação a outubro de 2014. Será neste mês, que o PMDB vai acertar os acordos nacionais visando as eleições. Eunício Oliveira trabalha no Interior e na Capital junto aos militantes do PMDB sua candidatura a governador. Mas só vai se lançar oficialmente depois de uma definição do Pros no Ceará.

Fala José Albuquerque

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Albuquerque (Pros), destacou, ontem, o avanço na área da saúde em Fortaleza com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pirambu/Cristo Redentor. “Percorro o Ceará há mais de 20 anos e moro em Fortaleza. O que sentimos é que, na área de saúde, ou se mudava, ou se topava esse grande desafio, ou nós, que somos homens públicos, não poderíamos mais olhar no olho de cada um de vocês”, afirmou o deputado, diante da população que acompanhou a inauguração da UPA, na Avenida Castelo Branco.
José Albuquerque fez um balanço das ações do governador Cid Gomes (Pros) na área de saúde, destacando os hospitais regionais de Juazeiro do Norte e Sobral, bem como o hospital da região do Sertão Central, que está sendo concluído em Quixeramobim, além de outro a ser iniciado em Redenção.
O presidente da Assembleia destacou as inaugurações e reformas de postos de saúde realizadas pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) em Fortaleza, bem como outras ações da área desenvolvidas pelo gestor. “Hoje, podemos dizer que, ao término do mandato do governador Cid Gomes, nós vamos ter a melhor saúde pública do Brasil. E daqui a três anos, na gestão Roberto Cláudio, nós vamos ter uma nova Fortaleza”, afirmou.
Discursaram, durante o evento, o governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Câmara Municipal, Walter Cavalcante (PMDB), e a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins. Também participaram da inauguração os deputados estaduais Sineval Roque (Pros), Júlio César Filho (PTN) e Augustinho Moreira (PV), além de vereadores de Fortaleza.
(Assessoria de Imprensa) 

PDT 2014

O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo comanda o encontro da sigla agora no Viana's Buffet, em Fortaleza. Estão presentes o ministro do Trabalho e Emprego, Miguel Dias; o vereador Iraguassu Teixeira; o presidente do Ceará, Evandro Leitão; o ex-senador Flávio Torres; e centenas de militantes do PDT que pregam o brizolismo. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não veio, devido falta de voos do Acre para o Ceará. O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) são aguardados no encerramento do evento.

De olho no Cearensão Onix

  1. A rodada deste final de semana do Cearensão Onix 2014 é decisiva.
  2. O Ferroviário pega hoje às quatro da tarde, o Horizonte, no Domingão e pode ser rebaixado.
  3. O Tiradentes enfrenta o Guarani de Juazeiro, às cinco da tarde deste sábado, no Romeirão e pode sacramentar sua volta à Série B do Cearensão 2015.
  4. Ainda hoje tem o confronto do já rebaixado Crato contra o ameaçado Quixadá, às quatro da tarde, no Mirandão.
  5. Amanhã às quatro da tarde, no Presidente Vargas, encerrando esta antepenúltima rodada da fase classificatória jogam Fortaleza x Itapipoca.
  6. A classificação atual é a seguinte:

CLASSIFICAÇÃO
Cearense Chevrolet Série A 2014
PRIMEIRA FASE - GRUPO: GRUPO ÚNICO
PosClubePGJGVitEmpDerGPGCSGApr. %
1Fortaleza3513112039132689.74
2Icasa22146441718-152.38
3Guarani (J)22146441416-252.38
4Horizonte21135622214853.85
5Itapipoca20145541816247.62
6Quixadá17135262221143.59
7Ferroviário14134272020035.90
8Tiradentes8131571525-1020.51
9Crato5131210630-2412.82



SEGUNDA FASE - GRUPO: GRUPO ÚNICO
PosClubePGJGVitEmpDerGPGCSGApr. %
1Ceará000000000.00
2Guarany (S)0000000


Fala Lôra

A ala do PT comandada pela ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins rebelou-se contra a direção do partido e o Palácio do Planalto e lançou, nesta sexta-feira (14), a candidatura da petista ao governo do Estado. A decisão contraria a intenção da presidente Dilma Rousseff de apoiar um nome indicado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PROS).
O eventual apoio do PT aos irmãos Gomes desagrada o PMDB, parte do PT cearense e o PR, que pretendem lançar cada um candidaturas próprias. O ex-deputado federal Roberto Pessoa (PR), inclusive, já lançou candidatura ao governo do estado.
Aos gritos de "pra Dilma ser vencedora; Luizianne, governadora", cerca de 100 militantes lançaram o nome da ex-prefeita em evento no auditório da Assembleia Legislativa nesta sexta. "Vamos fazer chegar esse grito a Brasília", afirmou ex-prefeita.
"Fazer chegar esse grito à presidente Dilma e ao Lula, porque o melhor aqui no Ceará é termos palanque triplo para Dilma com a candidatura própria do PT, do PMDB e do Pros", afirmou a petista sob aplauso de uma plateia formada por estudantes, lideranças sindicais, três vereadores de Fortaleza, um deputado estadual e um deputado federal do PT.
Apoiam ainda a candidatura de Luizianne lideranças do PV, do PT do B e do PSB.
No evento, Luizianne também provocou os irmãos do governador - o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, e o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes. "Ciro vive detonando a Dilma. Ivo chamou Lula de mala. Mas ele não se olha no espelho para ver que a mala é ele", criticou. 
Os petistas lançaram um manifesto "pela candidatura própria do PT do Governo do Ceará" no qual lembram que Dilma terá palanques múltiplos em pelo menos nove estados. "Porque não no Ceará?", questiona o texto.
"A disputa entre as forças que apoiam Dilma pode ser verificada em alguns dos principais estados da Federação", destaca o documento, citando os casos do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
O grupo da ex-prefeita tem três dos quatro vereadores petistas de Fortaleza, um dos quatro deputados federais e um dos cinco deputados estaduais. O líder do governo no Senado, José Pimentel, defende a candidatura própria mas faltou ao evento.
Já o grupo comandado pelo deputado federal José Guimarães, ex-líder do partido na Câmara, insiste em apoiar o candidato de Cid, ainda não definido, o que garantiria o nome de Guimarães como candidato ao Senado.
No discurso de 25 minutos, Luizianne destacou que sua candidatura tem "a maioria social" do PT, mesmo hoje sendo "minoria interna". O PT nunca governou o Ceará, mas aposta numa pesquisa interna que apontaria o partido como "o mais querido" no Estado.
(Lauriberto Braga - Especial para o Estado)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Copa do Nordeste quartas de final



IDA
15/02/2014 - 18:00 | Jogo: 55 | Grupo: GRUPO H
Arruda - Recife - PE
SANTA CRUZ - PE
GUARANY - CE
VOLTA
26/02/2014 - 21:50 | Jogo: 56 | Grupo: GRUPO H
Junco - Sobral - CE
GUARANY - CE
SANTA CRUZ - PE
IDA
15/02/2014 - 19:30 | Jogo: 49 | Grupo: GRUPO E
Rei Pelé - Maceio - AL
C. R. B. - AL
AMÉRICA - RN
VOLTA
27/02/2014 - 20:00 | Jogo: 50 | Grupo: GRUPO E
Arena das Dunas - Natal - RN
AMÉRICA - RN
C. R. B. - AL
IDA
16/02/2014 - 16:00 | Jogo: 51 | Grupo: GRUPO F
Pituaçu - Salvador - BA
VITÓRIA - BA
CEARÁ - CE
VOLTA
26/02/2014 - 21:50 | Jogo: 52 | Grupo: GRUPO F
Presidente Vargas/CE - Fortaleza - CE
CEARÁ - CE
VITÓRIA - BA
IDA
16/02/2014 - 16:00 | Jogo: 53 | Grupo: GRUPO G
Ilha do Retiro - Recife - PE
SPORT - PE
C.S.A. - AL
VOLTA
25/02/2014 - 21:50 | Jogo: 54 | Grupo: GRUPO G
Rei Pelé - Maceio - AL
C.S.A. - AL
SPORT - PE
Última atualização efetuada em 13/02/2014 às 18:02

Ceará campeão em aprovação na OAB

O melhor desempenho na prova objetiva da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é dos estudantes do Ceará, Estado em que 54,9% dos concorrentes foram aprovados, conforme mostra estudo inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisou a últimas nove edições do concurso.
Depois do Ceará, as maiores aprovações são do Rio Grande do Sul (51,2%) e Minas Gerais (50,6%). Já São Paulo aparece apenas na 17ª posição, com 43,1% dos alunos aprovados, abaixo da média brasileira, de 46%. Nas últimas posições aparecem três Estados da Região Norte: Amapá (33,3%), Amazonas (34,8%) e Rondônia (36,7%).
Ao todo, nas últimas nove edições, 397 mil pessoas concorreram a uma vaga no exame, que permite ao bacharel de Direito exercer a advocacia. Desse total, 46% conseguiram a aprovação em uma tentativa e 80% passaram em até três tentativas. São Paulo concentra 21,9% dos candidatos (86.659 concorrentes).
Em relação à área jurídica, a maior parte dos examinandos aprovados optou por Direito Constitucional (31,3%), seguido por Direito Civil (28,7%) e Direito Empresarial (20,0%). A área com menor proporção de aprovados é a do Direito do Trabalho, opção de 12,9% do total de aprovados.
Universidades. Os alunos das universidades públicas representam apenas 10,8% do total de participantes e alcançam 69,1% de aprovação. Já a aprovação dos oriundos de universidades privadas (89,2% do total de concorrentes) é de 44,1%.
Entre as universidades, as que mais aprovaram foram Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto (85,7%), Universidade Federal de Viçosa (75,8%), Universidade de São Paulo (USP), campus São Paulo (70,9%), Universidade Federal de Pernambuco (69,3%) e Universidade Federal de Minas Gerais (68,8%).
A OAB criou um selo para instituições de ensino que atendem critérios de excelência e regularidade de desempenho estabelecidos pela entidade. Em 2001, dos 176 cursos avaliados pela entidade, 13% receberam o selo OAB. Já em 2011, dos 790 cursos analisados, 7% garantiram o selo.
Entre 1995 e 2012, as matrículas em cursos de Direito mais do que triplicaram, passando de 215 mil para 737,3 mil (+342,9%). Depois de Administração (com 833 mil matrículas), Direito foi o curso de graduação mais procurado pelos estudantes no país, respondendo por 10,5% do total de matrículas, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2012. Em 2011, eram oferecidos 211 cursos de Direito, sendo o terceiro mais oferecido no Brasil (atrás de Administração e Pedagogia).
(Guilherme Soares Dias - Especial para o Estado)

Abrir os portos

O Ceará recebeu, hoje, a visita de fiscais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para acompanhar as ações que o  Estado está desenvolvendo no que diz respeito aos programas de sanidade animal.  A missão foi acompanhada por representantes do Ministério da Agricultura e  Pecuária (Mapa). A visita faz parte das ações necessárias para o reconhecimento do  Estado como Zona Livre Internacional de Febre Aftosa com vacinação.
Os auditores verificaram as condições de estrutura e funcionamento de abatedouros do Ceará, conheceram e auditaram os programas estaduais de sanidade animal, executados pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Em outubro, o Ceará foi reconhecido nacionalmente com zona livre de febre aftosa com vacinação, aos fiscais foi apresentado também as ações e políticas executadas a fim de se obter o reconhecimento internacional.
O presidente da Adagri, Augusto Júnior, informou os números da última campanha de vacinação contra a febre aftosa. Na primeira etapa foram vacinados mais de 94% do rebanho bovino e bubalino e na segunda etapa da campanha, 92,82% dos animais e 85,54%das propriedades foram imunizados.
Já está em andamento a fase de pós-campanha, na qual a Adagri está notificando os produtores que não vacinaram o rebanho, seguindo o que determina a lei. "Apresentamos também as nossas ações de combate à anemia infecciosa equina e o mormo, o combate à tuberculose e brucelose dos bovinos, dentre os programas de sanidade de aves e ovinos e caprinos e os serviços de inspeção aos produtos de origem animal, abatedouros, laticínios e queijarias", informou Augusto Júnior.
Segundo Augusto Júnior, o Ceará está cumprindo as exigências dos organismos internacionais e do próprio Mapa para obter o reconhecimento internacional. "Estamos bastante otimistas, principalmente com a possibilidade de abrir os Portos do Pecém e Mucuripe para exportar os produtos de origem animal".
O resultado da auditoria deve ser anunciado, em maio, na sede da OIE, em Paris. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que ,além da vacinação ao rebanho, o Estado do Ceará estruturou a Adagri, com a contratação de servidores e a aquisição de equipamentos, além da estruturação de escritórios no Interior.
Além do Ceará, a auditoria vai visitar o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Bahia. (Assessoria de Comunicação da SDA).

Ceará


Ivens Dias Branco Júnior assume em maio

Os empresários Ivens Dias Branco, Ivens Dias Branco Júnior ao lado de Paulo Oliveira e Tasso Jereissati, anunciam novidades para o M. Dias Branco a partir de maio, quando Ivens Dias Branco Júnior assume a presidência do Grupo, que contando com mais de meio século de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos que produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. A companhia é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a quarta em massas e a sexta em biscoitos no ranking global. Suas operações geram mais de 14 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. 
Sua história começou ainda na década de 1940, quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco, inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza. Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. 
A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 14 unidades industriais e 31 unidades comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional

Chapa feita?

Estaria aqui a chapa para outubro de 2014 no Ceará: Eunício Oliveira (PMDB) para governador; Domingos Filho (Pros) para vice-governador e José Nobre Guimarães (PT) - aniversariante de hoje, para senador.

Há quatro anos

Sessão recordação. Eu e Carmen Pompeu, na festa das 30 Cearenses Mais Influentes, uma promoção da revista Fale! em 2010, no Gran Marquise Hotel

Futricas Cearenses

No almoço de confraternização da Fiec, ontem anoitei as seguintes presenças sempre agradáveis:
  • Carmen Pompeu
  • Isabela Martin
  • Liduina Saraiva (Dina Sampaio)
  • Ivelise Maia
  • Isabele Carine
  • Marise Pontes
  • Paola Vasconcelos
  • Regina Carvalho
  • Carmen Azulay
  • Marylene Freitas
  • Joelma Leal
  • Emília Augusta
  • Eduardo Galdino
  • Luís Sérgio Santos
  • Arlen Medina Nery
  • Jocélio Leal
  • Mauro Costa
  • Luiz Henrique Campos
  • Paulo Sérgio Cordeiro
  • Salomão de Castro
  • Flávio Paiva
  • Moacir Maia
  • Hermann Hesse
  • Marcos André Borges
  • Emílio Moreno
  • Diego Lage
  • João Paulo Monteiro
  • Oceli Lopes
  • Alberto Pinheiro
  • Eduardo Bezerra
  • Carlos Matos
  • Marcellus Rocha
  • Francisco das Chagas Magalhães
  • Roberto Macedo.

Cada jornalista presente foi agraciado com um kit computador.

No BNB Clube


Agenda do ministro do Trabalho

O líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) apresentou, hoje, no plenário da Casa, a agenda de visita do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a Fortaleza. O ministro participará amanhã da aula inaugural do curso de educação e formação profissional, formatura do ProJovem e inauguração do Centro de Profissionalização Inclusiva de Pessoas com Deficiência, nas Goiabeiras. No sábado, pela manhã, Manoel Dias, toma parte do Encontro Estadual do PDT, no Viana's Buffet.
“O partido tenta trabalhar com a conscientização da nossa juventude no sentido de abandono. Temos feito esse trabalho não só aqui em Fortaleza, mas em caravanas de pedetistas pelo interior do nosso Estado, principalmente nos municípios que rodeiam Fortaleza. Pra quem não sabe, as estatísticas são altíssimas. A juventude está nas mãos dos traficantes, nas mãos daqueles que negociam a maldita pedra, portanto amanhã nós estaremos nas reuniões com o ministro, acompanharemos o ministro em toda sua visita, e sábado, com a presença de lideranças estaduais e nacionais do nosso partido”, disse Iraguassú.
A agenda completa de Manoel Dias em Fortaleza é a seguinte:
Amanhã
  • Dez da manhã - inauguração do Centro de Profissionalização Inclusiva de Pessoas com Deficiência, no Planalto das Goiabeiras.
  • Duas da tarde - entrega de diplomas aos formandos do programa Jovem Trabalhador, no auditório da Assembléia Legislativa.
  • Quatro da tarde - apresentação do Programa Estadual "Aprendiz na Escola", no auditório da Secretaria de Trabalho Desenvolvimento Social do Ceará.
Sábado
  • Nove da manhã - Encontro Estadual do PDT, no Viana's Buffet.

Você Empreendedor para Oh My Dog!

A rede de fast food Oh My Dog! Amazing Hot Dogs venceu o prêmio Você Empreendedor 2014 na categoria Pequenas Empresas. A cerimônia foi realizada na noite de ontem, no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Unifor). Os sócios da marca Jorge Kubrusly e Clóvis Queiroz estiveram no evento para receber o prêmio.
Para os proprietários da franquia, o reconhecimento é um grande passo para a expansão da marca não só no Ceará, mas também no mercado de fora. “Somos jovens empreendedores e criamos o Oh My Dog! com a ideia de realizar um trabalho que, acima de tudo, nos dá prazer e diverte. Receber o Você Empreendedor em tão pouco tempo de existência é uma honra. Foi um crescimento gradativo. Começamos com uma loja, na Praia de Iracema, e hoje já temos cinco em Fortaleza e uma em Caucaia. A previsão é que mais 10 abram até o fim do ano”, afirmaram os sócios.
Em segundo lugar, na mesma categoria, ficou o Mercadinho da Onda, administrado por Victor Kubrusly, que também é sócio do Oh My Dog!. Localizado em um ponto privilegiado da Av. Oceano Atlântico, em Aquiraz, o Mercadinho da Onda também registrou crescimento significativo, sendo referência de alimentação e mercearia da região.
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo cearense, o Você Empreendedor, criado em parceria com o Jornal Diário do Nordeste, tem como critérios qualidade da gestão, diversificação de atividades, capacidade inovadora, satisfação do cliente interno e externo e pelas ações relacionadas com a sustentabilidade nas mais diversas formas.

Sobre Oh My Dog! Amazing Hot Dogs
Criado em junho de 2012, o Oh My Dog! Amazing Hot Dogs se transformou em um dos maiores points gastronômicos de Fortaleza, com produtos de qualidade e preços acessíveis. Baseando-se na fama e na tradição dos hot dogs, foi criado um lanche com uma enorme simpatia pública, transformando o dogão da esquina em um lanche aperfeiçoado, com ingredientes e receitas de primeira qualidade. Tudo isso somado a uma estrutura confortável, inovadora, descontraída e moderna, apropriando-se de um cardápio que já possui total aceitação por parte dos clientes. Atualmente, o Oh My Dog! está presente em seis pontos: Praia de Iracema, Avenida Washington Soares, Shopping Iandê (Caucaia), Shopping Via Sul, Shopping Parangaba e North Shopping Jóquei.

Serviço
Oh My Dog! Amazing Hot Dogs
- Shopping Via Sul (Avenida Washington Soares, 4335 – Sapiranga) (Horário: domingo a quinta 10 – 22 horas; sexta e sábado 10h – 00h)
- Praia de Iracema (Rua dos Tabajaras, 458) (Horário: 12h – 00h)
- Shopping Reserva Open Mall (Avenida Washington Soares, 3000) (Horário: 12h – 00h)
- Shopping Parangaba (Rua Germano Franck, 300 – Piso L3 - Parangaba) (Horário: 10h as 22h)
- North Shopping Jóquei (Avenida Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube) (Horário: 10h – 22h)
- Shopping Iandê Caucaia (Avenida. Edson da Mota Correia, 950 - Caucaia) (Horário: 10h - 22h)


Cai Fernando Pimentel. Assume Mauro Borges

A presidenta Dilma Rousseff anunciou que Fernando Pimentel deixará o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em seu lugar, foi anunciado o economista Mauro Borges, atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que assume interinamente o cargo.
De acordo com nota oficial, Dilma aceitou hoje (13) o pedido de demissão de Pimentel. Ele deve se candidatar ao cargo de governador de Minas Gerais pelo PT. “A presidenta agradeceu a dedicação, competência e lealdade de Fernando Pimentel no comando do MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] ao longo dos últimos três anos”.
Essa é a primeira vez que o comando da pasta é trocado no governo Dilma, já que Pimentel ocupa a pasta desde 2011. A ABDI, onde estava Mauro Borges, é ligada ao MDIC, e responde pela execução de políticas industriais do governo, atuando na mediação entre o setor público e privado.
De perfil acadêmico com foco na economia regional, Mauro Borges Lemos é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assumiu a presidência da ABDI em 2011, cargo que ocupa conjuntamente com a secretaria executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), entidade também vinculada ao MDIC.
Mauro Borges também é membro do Conselho de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Com pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e na Universidade de Paris, na França, o recém-anunciado ministro também foi secretário executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.
(Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil. Edição: Davi Oliveira).

PDT discute 2014 no sábado

O PDT Ceará vai se reunir no próximo sábado, a partir das nove da manhã, no Viana's Buffet, em Fortaleza, para discutir 2014.
Presenças confirmadas de:

  1. Carlos Lupi - presidente nacional do PDT.
  2. Miguel Dias - ministro do Trabalho.
  3. André Figueiredo - presidente do PDT-Ceará e deputado federal.
  4. Heitor Férrer - deputado estadual.
  5. Patrícia Saboia - deputada estadual.
  6. Delegado Cavalcante - deputado estadual.
  7. Ferreira Aragão - deputado estadual.
  8. Papito Oliveira - presidente do PDT Fortaleza.
  9. Iraguassu Teixeira - vereador.
  10. Didi Mangueira - vereador.
  11. Cid Gomes (Pros) - governador do Ceará.
  12. Roberto Cláudio (Pros) - prefeito de Fortaleza.







Trabalho Decente

O relatório Trabalho Decente e Juventude na América Latina: Políticas para Ação, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que 21,8 milhões dos latino-americanos entre 15 e 24 anos não estudam, nem trabalham, o que representa 20,3% dos jovens. Destes 21,8 milhões denominados nem-nem, 30% são homens e 70%, mulheres, diz o relatório, divulgado hoje pela OIT.
Aproximadamente 25% desses jovens (5,25 milhões) buscam trabalho; mas não conseguem, 16,5 milhões não trabalham, nem buscam emprego e cerca de 12 milhões dedicam-se a afazeres domésticos. Mulheres jovens constituem 92% desse grupo.
Cerca de 4,6 milhões de jovens são considerados pela OIT o “núcleo duro” dos excluídos, pois representam o maior desafio e estão sob risco de exclusão social, já que não estudam, não trabalham, não procuram emprego e tampouco se dedicam aos afazeres domésticos.
Os países com maior percentual de jovens nem-nem são Honduras, com 27,5%, Guatemala, com 25,1%, e El Salvador, com 24,2%. Os países com menor percentual são Paraguai, com 16,9%, e Bolívia, com 12,7%. No Brasil, 19% de jovens não trabalham, nem estudam.
O relatório da OIT destaca positivamente o fato de que, apesar de as estatísticas laborais não serem alentadoras, a porcentagem de jovens que somente estudam aumentou de 32,9%, em 2005, para 34,5%, em 2011.
“Não há dúvida de que temos a geração mais educada da história e, por isso mesmo, é necessário tomar as medidas apropriadas para aproveitar melhor seu potencial e dar-lhe a oportunidade de iniciar com o pé direito sua vida laboral”, disse a diretora regional da OIT para a América Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco.
(Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil. Edição: Nádia Franco).

Seguidores

Arquivo do blog