Pesquisar no blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

De olho no lance

Domingo é dia de Clássico Rei. Os maiores times do nosso estado vão medir forças mais uma vez após quase dez meses sem se encontrarem em campo. O torcedor promete festa na arquibancada. E a Federação Cearense de Futebol (FCF) vai promover a paz e homenagear as mulheres pela data internacional dedicada a elas.
O momento é o melhor possível. A campanha invicta do Fortaleza no Estadual contra um Ceará semifinalista da Copa do Nordeste. Não bastasse a boa fase de ambos, um esquema de segurança “Padrão FIFA” convida os torcedores a irem ao estádio.
Segurança
Mais de 30 mil pessoas são esperadas na Arena Castelão, por isso, um efetivo de 550 policias militares vai atuar dentro e fora do estádio, nos entornos e principais vias, além dos terminais de ônibus da capital. Segundo o Capitão Andrade, que participou da Reunião de Tomada de Providências para o Clássico, os trabalhos serão encarados como “uma simulação para a Copa do Mundo”.
Arbitragem
No primeiro Clássico-Rei do ano, a FCF decidiu colocar mais dois assistentes dentro de campo para garantir a melhor atuação possível da arbitragem, mais uma vez local. Dois Árbitros Assistentes Adicionais, um próximo de cada trave, estão escalados para o jogo. Um treinamento prático será realizado ainda hoje, pela Comissão de Arbitragem da FCF.
Como nos quatro clássicos anteriores, haverá concentração da arbitragem. Os seis escalados ficarão em um hotel até o dia do jogo e ainda haverá reunião técnica com o Instrutor da FCF e a psicóloga Tássia Ramos.
Promoções
Arquibancada é lugar de festa e não de violência. E para incentivar a paz entre as torcidas, os assistentes usarão bandeiras brancas, ao invés das tradicionais quadriculadas em amarelo e vermelho. A inspiração veio da Federação Paulista, que implantou a medida no estadual de São Paulo. “Tudo que remete a paz é válido e o que é bom deve ser copiado”, disse o presidente Mauro Carmélio.
O Dia Internacional das Mulher será amanhã, mas uma ação da Federação Cearense de Futebol vai estender a comemoração ao domingo. Rosas serão entregues a algumas convidadas ao gramado.
Mais detalhes
- O Ceará solicitou controle anti-doping para a partida.
- A proibição de fumar na Arena Castelão não partiu da FCF. Na Reunião de Tomada de Providências a gerência do estádio apenas comunicou a determinação.
- Pelo menos 300 seguranças particulares vão atuar na partida

Estação da Juventude em Sobral


Dia Internacional da Mulher na 810 Verdinha


Dia Internacional da Mulher no Shopping Benfica

“Dia Internacional da Mulher” é o tema a ser debatido na 3ª edição do evento “Papo Benfica”, amanhã, às 10 horas. Por meio do enfoque histórico, social e filosófico, os convidados irão destacar as lutas, conquistas e a relevância do papel da mulherna sociedade contemporânea. A participação é gratuita.

Participa do encontro a Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Sueli Oliveira. Ela fará homenagem à cearense Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Para o público e crítica, poucos são os escritores que tão bem souberam escrever/cantar a alma feminina como Chico Buarque. Por tal motivo, duas de suas importantes obras musicais serão analisadas durante o evento, pelo Filósofo, Teólogo, presidente do Clube do Pensar, professor Darkson Brito. As músicas escolhidas são “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque e Augusto Boal e “Angélica”, autoria de Chico Buarque e Miltinho. O professor irá ministrar sua palestra sobre no contexto feminino, com enfoque social, histórico e filosófico.
O objetivo do 3º Papo Benfica é relembrar a trajetória de importantes mulheres para a história do Ceará e do Brasil. Uma dessas verdadeiras heroínas nacionais é Bárbara de Alencar, primeira mulher presidente do Brasil e líder da Revolução de 1817, que terá sua trajetória homenageada durante o evento.
“O papel da mulher no século XXI” será o tema da palestra proferida pelo Mestre em Administração, professor e escritor Francílio Dourado.
O preconceito e os conflitos que permearam a emancipação feminina serão tratados na palestra da professora Lila Dourado “O Dia Internacional da Mulher no Contexto Histórico”, da Professora de História, Filosofia e Ciência Política, Lila Dourado.
O registro sonoro do evento será feito músico e compositor Helder Gondim, a cantora e professora Karen Palmela e pelo Cantor, compositor, cordelista e arte educador Tião Simpatia.
O Papo Benfica conta com o apoio cultural do programa Rapadura Cultura e do Clube do Pensar.
Durante todas as sessões nos Cinemas Benfica deste sábado (08/03), todas as mulheres pagarão meia-entrada.
Evento: 3º Papo Benfica
Sábado, dia 08 de março, às 10 horas.
Cinemas Benfica – sala 03.
Grátis.
Mais informações: 3243-1000 ou shoppingbenfica.com.br

Dia Internacional da Mulher no North Jóquei


Secretaria da Juventude de Fortaleza

A Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania, da Câmara Municipal de Fortaleza, está avaliando o Projeto de Indicação 63/2014, do vereador Benigno Junior (PSC), que trata sobre a criação da Secretaria de Juventude de Fortaleza (Sejufor).
A proposta estabelece diretrizes básicas de atuação da pasta, a saber, o desenvolvimento de políticas públicas, o fortalecimento do Conselho Municipal de Juventude e a gestão integrada de equipamentos públicos, como os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), as Praças da Juventude e os Cucas.
O vereador defende que a criação da nova secretaria irá consolidar as Políticas Públicas Municipais de Juventude dentro da estrutura organizacional do Executivo. “Nossa juventude tem demandado cada vez mais atenção e investimentos, tanto para prevenir ou minimizar a ocorrência de problemáticas, como a delinquência e a drogadição, quanto para preparar os jovens para serem adultos conscientes e produtivos”, pontua Benigno Junior.
Para além das razões expostas, o segmento em questão representa uma fatia considerável da população da Capital. Segundo dados do Censo 2010, Fortaleza possui 718.613 pessoas no grupo etário de 15 a 29 anos de idade, o que representa cerca de 29% da população fortalezense e 28% do total de jovens do Ceará.

Ceumar na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, em 18 de março, o show da cantora Ceumar, atração que inaugura a Série Solo Música na cidade – projeto que tem como principal característica convidar músicos para se apresentar a sós no palco. A cantora mineira, que vive em Amsterdam desde 2009, participa do projeto com repertório solo de voz e violão que inclui músicas presentes em seus cinco discos e composições de Zeca Baleiro, Dante Ozetti, Luiz Tati, Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Paulo Tatit, Gero Camilo e Tatá Fernandes.
Ceumar lançou o primeiro CD em 2001, em Curitiba, com o título Dindinha. Depois, se apresentou com a Orquestra a Base de Cordas, em 2004; fez show com João Egashira em prol de Osiel Fonseca em 2006; e mostrou as canções do CD Meu nome em 2009, com faixas feitas em parceria com as cantoras e compositoras curitibanas, Estrela Ruiz Leminski (“Reinvento”), e Etel Frota (“Comadre”).
Ao longo dos cinco anos em que reside na Holanda, Ceumar gravou seu quinto CD, Live in Amsterdam, com o Mike del Ferro Trio; integrou o grupo “Chorolê”, com o qual fez turnê por Israel; apresentou-se com a Budapeste Festival Orchestra e com a cantora Uxia; e, fez apresentações por toda a Holanda com diversas formações. No final de 2012, participou da trilha ao vivo do espetáculo de dança Romeu & Júlia, em 40 concertos pela Europa ao lado da renomada companhia de dança contemporânea “Scapino Ballet Rotterdam”. Ceumar prepara agora um novo disco, com canções inéditas, em parceria com o violoncelista Vincent Segal.
“Abrir a temporada do Solo com Ceumar faz todo sentido. Pela qualidade e a importância desta artista e porque ela faz música para o mundo, como ela própria diz”, explica o produtor Alvaro Collaço, idealizador e curador da Série.

Série Solo Música:
Em 2014, a Série Solo Música amplia seus territórios. Além dos concertos em Curitiba e em Brasília, cidade onde fará sua segunda temporada, inaugura sua programação em Fortaleza. O público das três cidades terá a oportunidade de presenciar concertos solo de artistas nacionais e internacionais de estilos bem variados – há desde a Música Popular Brasileira e a música clássica até o punk-blues e a música experimental. “Há música para todos os gostos, como sempre ocorreu na Série. A expectativa é que o sucesso dos anos anteriores se repita, seja porque são recitais raros de se ver, seja pela qualidade de todos eles”, enfatiza Collaço.

Confira as próximas atrações da Série Solo Música em 2014 em Fortaleza

18 de março - CEUMAR - violão e voz
A cantora mineira cantará músicas presentes em seus cinco discos.

01 de abril - MARCO PEREIRA - violão
Um dos principais violonistas o país, Marco Pereira traz ao Solo a sonoridade do violão brasileiro, com composições próprias e clássicos da MPB, em arranjos virtuosísticos.

06 de maio - FRIEDERIKE HEUMANN - lira viola
A alemã Friederike Heumann mostra um recital raro de lira viola, instrumento da viola da gamba e popular na Inglaterra dos séculos XVI e XVII. Heumann fará um programa de recital especialmente para a Série Solo Música.

03 de junho - EUDÓXIA DE BARROS - piano
Uma das principais pianistas do país, Eudóxia de Barros apresentará um repertório que traz sua identidade com musicista. Na primeira parte, obras de Osvaldo Lacerda, de quem era esposa; na segunda, o piano popular de Ernesto Nazareth, obra da qual Eudóxia foi a principal divulgadora no país.

01 de julho - O LENDÁRIO CHURCOIBILLYMAN - monobanda    
O músico radicado em Curitiba faz show de punk-blues, apresentando composições próprias. É o estilo monobanda de apresentação, no qual um só artista faz bateria, violão, sopros e canta.

05 de agosto - PAULO SÉRGIO SANTOS - clarinete
Clarinetista de referência no cenário musical brasileiro, Paulo Sérgio Santos fará um programa especial para o Solo Música, com música clássica e choros.

02 de setembro - MATTHIAS LOIBNER - viela de roda
Um dos principais vielistas do mundo, Loibner destaca-se pelo virtuosismo de suas apresentações e composições. Traz o instrumento medieval remodelado, eletrificado e com recursos eletrônicos.

07 de outubro - ROBERTO CORREA - viola caipira
Um dos mais importantes violeiros da atualidade, Roberto Correa mostrará seu virtuosismo em um recital marcado pela reflexão da música e da cultura do país.

04 de novembro -  MARIA CRISTINA KIEHR    - canto
A cantora argentina oferecerá ao público do Solo Música um recital absolutamente inédito. Será a primeira vez que ela se apresentará sozinha em um palco, um convite a uma viagem emotiva pela música antiga e contemporânea.

02 de dezembro - RENATA ROSA - rabeca, voz e percussão
A cantora paulista radicada em Pernambuco, se apresentará pela primeira vez sozinha no palco. Ela traz a força da música nordestina de raíz, sobretudo do interior de Pernambuco.

I Festival de Circo do Ceará

Fortaleza se prepara para receber a primeira edição do Festival de Circo do Ceará. O Festival acontecerá de 24 a 29 de março, reunindo 22 grupos do Ceará, Alagoas e Argentina se apresentam na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praça do Ferreira, no Passeio Público, no Café Teatro das Marias e no Sebrae.
Os encontros, oficinas e minicursos serão realizados, de 24 a 26 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Passeio Público, no Café Teatro das Marias e no Sebrae. Serão oferecidas quatro oficinas de técnicas circenses e três minicursos de brigadista de incêndio, instalações elétricas e gestão de negócios /microempreendedor individual. As inscrições e as participações são gratuitas e podem ser realizadas através do site http://festivaldecircodoceara.com/
Esta iniciativa da Iluminura Produtora Cultural em parceria com a Associação Artística Dona Zefinha – também responsáveis por sua realização - é uma porta para o público cearense conhecer mais de perto o trabalho que os artistas circenses realizam sob as lonas dos pequenos circos espalhados por todo o estado.
A primeira edição do Festival de Circo do Ceará conta com o patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, além de receber apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Oficinas, Minicursos, Encontros e Conversas 
Oficinas de Técnicas Circenses
De 24 a 26 de março das 14h as 17h no Passeio Público
- Mastro chinês com a Cia. manoAmano (Mar Del Plata - Argentina)
- Corda bamba com Josefina Pérez Gardey (Buenos Aires – Argentina)
De 24 a 26 de março das 14h as 17h na Praça Verde do Dragão do Mar
- Malabares e manipulação de chapéu – Rodrigo Möller (Rosário – Argentina)
Dia 29 de março às 9h no Café Teatro das Marias
- Confecção de nariz de palhaço – Teófanes Silveira “Biribinha” (Arapiraca – Alagoas)
Minicursos de aprimoramento técnico e gerencial para gestores e capatazes de circo.
25/03 de 8h às 12h no SEBRAE – Gestão de Negócios e Microempreendedor individual.
26/03 de 8h às 12h no Sesc Iracema - Instalação Elétrica e Iluminação para espetáculos - com Fábio Oliveira – Iluminador
26/03 de 14h às 18h no Dragão do Mar - Brigadista de Incêndio e uso de extintores – com Sargento Geraldo Bezerra - Corpo de Bombeiros do Ceará.
Encontros e conversas
Dia 25 de março às 19h no Auditório do Dragão do Mar
- Implantação da Lei do Circo com representantes das Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza
Dia 28 de março às 9h no Café Teatro das Marias – Conversa com Programadores de Festivais, Produtores Culturais e Artistas
Paula Rocha (Arueira Expressões Brasileira / São Paulo), Robson Cavalcante (Festival dos Inhamuns / Arneiroz), Nacho Rey (Festival Hazmereir/ Argentina), Ângelo Márcio (Festival de Circo do Ceará / Fortaleza).

Cagece no Dia Internacional da Mulher


Jazz & Blues até amanhã em Fortaleza

O Festival Jazz & Blues continua em Fortaleza com mais programação até amanhã. Hoje, o público poderá escolher entre dois grandes shows que marcaram a 15ª edição do festival na serra. Robertinho de Recife repete no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar seu lendário ‘Rapsódia Rock on Road’ que apresentou durante o Festival em Guaramiranga, marcando sua volta aos palcos depois de quase 25 anos. Ele sobe ao palco após o show da cantora cearense Lídia Maria, um dos nomes da nova geração que vem se destacando no Ceará. A sessão no Anfiteatro começa às 19h30.
No Teatro Via Sul, às 21h, quem se apresenta é o trio do harpista colombiano Edmar Castañeda com a participação especial da cantora Andrea Tierra. Edmar Castañeda é um dos mais originais instrumentistas em Nova York. O músico alcançou elogios fervorosos da grande imprensa e de personalidades reverenciadas mundialmente, como Paquito D´Rivera, que já esteve no palco do Festival Jazz & Blues e ganhou o prêmio Grammy 2014 de melhor álbum delatin jazz, com o Trio Corrente. O trio é formado por Edmar Castañeda (harpa), Marshall Gilkes (trombone) e David Silliman (bateria/percussão). Tem também a participação especial da cantora Andrea Tierra.
BLUES NO SÁBADO (08)
O 15° Festival Jazz & Blues termina no sábado em um novo espaço da cidade, o Cuca Mondubim. O músico Elpídio Nogueira (CE) participa às 15 horas do CAFÉ NO TOM. Às 16h ministra WORKSHOP de Ukulele. Esta edição do festival será fechada com uma grande festa do blues a partir das 18 horas, ao som dos músicos e bandas que integram o projeto Casa do Blues, entre os quais, Felipe Cazaux, banda Renegados e Blues Label.
QUEM FAZ
O Festival Jazz & Blues 2014 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento: Oi.Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.
PROGRAMAÇÃO
Hoje
Anfiteatro do Centro Dragão do Mar:
19h30 - SHOW: LÍDIA MARIA (CE)
SHOW: ROBERTINHO DE RECIFE (PE)
Teatro Via Sul:
21h - SHOW: EDMAR CASTAÑEDA TRIO - participação especial: ANDREA TIERRA (COLÔMBIA/EUA)
Amanhã
CUCA Mondubim:
15h - CAFÉ NO TOM: Bate-papo com Elpídio Nogueira (CE)
16h - WORKSHOP de Ukulele: com Elpídio Nogueira
18h - SHOW: CASA DO BLUES (CE)

'O Ator em 1ª e 3ª pessoa'

Em Fortaleza para apresentar o espetáculo “O Filho Eterno”, o premiado ator Charles Fricks ministrará a oficina “O ator em 1ª e 3ª pessoa” no dia 15 de março, das 14 às 17 horas, na Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema). O curso é gratuito e destinado a estudantes de teatro e atores profissionais que desejam expandir o conhecimento sobre a interpretação cênica. 

A oficina tem como base a adaptação do romance “O Filho Eterno”, de autoria de Cristovão Tezza, roteirizado para o teatro por Bruno Lara Resende. Charles Fricks, que atua no monólogo, vai explorar o ator como narrador da estória e realizar a leitura dramatizada de cenas do espetáculo. Os interessados podem se inscrever até 14 de março enviando o currículo para o e-mail oficina.atoresdelaura@gmail.com. O processo seletivo será realizado pela Companhia Atores de Laura.
Charles Fricks começou a carreira com teatro amador na sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 1986. Em 1994, já no Rio de janeiro, ingressou na Companhia Atores de Laura e participou dos espetáculos “Cartão de Embarque” (1994), “Sonhos Shakespeareanos de Noite de Inverno ou Juliet´s Birthday” (1995), “Romeu e Isolda” (representando o Brasil na Bienalle de Theatre Jeunes de Lyon- França), “Decote” (1996/2004), “O Julgamento” (1998), “O Conto do Inverno” (2004), “N.I.S.E.” (2006), “As Artimanhas de Scapino” (2002/2009) e “Ensaios de Mulheres” (2008) e “O Filho Eterno” (2011). Na TV, participou de “Hoje é Dia de Maria” (2005), “Capitu” (2008), “Aline” (2009) e da minissérie “Chiquinha Gonzaga” (1999). No cinema, Fricks participou de filmes como “Tropa de Elite 2”, “Chico Xavier – O Filme” e “O Passageiro”.
“O Filho Eterno” estará em cartaz de 13 a 16 de março, também na CAIXA Cultural Fortaleza, às 20 horas (quinta a sábado) e às 19 horas (domingo). O monólogo mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. A chegada do primeiro filho com síndrome de Down é apenas uma das diversas reflexões que envolvem a paternidade. Frases de impacto dão o tom poético dessa trama, que aborda muitas questões que pensamos, mas que jamais teríamos coragem de dizer em voz alta.
Sobre a Companhia Atores de Laura - A Companhia Atores de Laura foi criada no Rio de Janeiro em 1992 e desde então se apresenta em várias cidades do Brasil e no exterior (festivais em Lyon, na França; em Córdoba, na Argentina, e em Lisboa, Portugal). Tem no seu repertório 16 montagens teatrais. Inicialmente fundada e dirigida por Daniel Herz e Susanna Kruger, a Cia. passou, a partir de junho de 2009, a ser constituída por atores reunidos em uma cooperativa junto ao diretor Daniel Herz. Os Atores de Laura dedicaram-se ao trabalho coletivo, com o objetivo de pensar e realizar o ator como força principal do jogo cênico, em torno do qual são construídas e, posteriormente, a direção, a cenografia, a vestimenta e a iluminação.
O empenho em aperfeiçoar constantemente a formação artística de seus integrantes, a sintonia com a renovação da linguagem cênica do teatro contemporâneo, a exigência com a qualidade artística dos textos selecionados e a preocupação com a educação dos jovens e a formação de plateias certamente são as características que renderam aos Atores de Laura os 19 prêmios de teatro com que foram agraciados seus artistas ao longo da trajetória da companhia. Em 2000, a Cia. foi convidada para administrar o Teatro Miguel Falabella, no Rio de Janeiro. Na sua sede, os Atores de Laura têm a oportunidade de proporcionar cursos de teatro, formar plateia e oferecer um espaço de experimentação para grupos e Cias. na Sala Atores de Laura, um espaço alternativo, fundado pela Cia. dentro do Teatro Miguel Falabella.

Serviço
Oficina “O ator em 1ª e 3ª pessoa”, com Charles Fricks
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Data: 15 de março de 2014 (sábado)
Horário: 14 às 17 horas.
Inscrições: Currículo para oficina.atoresdelaura@gmail.com
Espetáculo “O Filho Eterno” (RJ)
Com Charles Fricks, direção de Daniel Herz e adaptação de Bruno Lara Resende
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Apresentações: 13 a 16 de março de 2014
Horários: 20 horas (quinta a sábado) e 19 horas (domingo)
Bilheteria: R$ 10 (inteira) e R$5 (meia)
Informações: (85) 3453.2770


21 praias boas de banho

Divulgado na tarde de hoje, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), o novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, que contempla análises de 31 pontos da orla marítima fortalezense. Com base na resolução 274 do Conselho do Meio Ambiente (Conama), de 29 de novembro de 2000, a equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia anuncia o total de 21 pontos próprios para banho na Capital.
Os técnicos da Geamo alertam: aspectos tais como condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade.

Locais Próprios:
  1. Caça e Pesca
  2. Barraca Arpão Praia Bar
  3. Barraca Itapariká
  4. Barraca Hawaí
  5. Praça 31 de Março
  6. Barraca América do Sol
  7. Barraca Crocobeach
  8. Clube de Engenharia
  9. Barraca Beleza
  10. Início da Rua Ismael Pordeus
  11. Iate
  12. Edifício Arpoador
  13. Final da Rua José Vilar
  14. Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
  15. Inace (Indústria Naval do Ceará)
  16. Marina Park Hotel
  17. Início da Av. Philomeno Gomes
  18. Kartódromo
  19. Goiabeiras
  20. Barraca Big Jeans
  21. Barra do Ceará


Locais Impróprios:
  1. Farol
  2. Mucuripe
  3. Volta da Jurema
  4. Estátua de Iracema
  5. Ideal Clube
  6. Ed. Vista Del Mare
  7. Início da Av. Pasteur
  8. Colônias
  9. Horta
  10. Início da Rua Lagoa do Abaeté


Partido da Mulher Brasileira


Clara Rocha toma posse no CRC-CE

A solenidade festiva de posse dos integrantes da gestão 2014/2015 do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE), órgão de registro, fiscalização e provimento do desenvolvimento profissional de contadores e técnicos de contabilidade, classe que soma mais de 23 mil profissionais no Estado e mais de 500 mil nacionalmente, ocorre às 19h30 da próxima segunda-feira (10), no Salão Mar do La Maison Dunas, em Fortaleza. 
A contadora Clara Germana Gonçalves Rocha, primeira mulher a assumir a presidência do CRC-CE, foi eleita para continuidade do trabalho do contador Cassius Regis Antunes Coelho. 
Profissionais da Contabilidade, representantes do Sistema CFC/CRCs , empresários, gestores dos maiores órgãos públicos do Estado e sociedade foram convidados à participar do momento solene de transmissão de cargo. 
Estão confirmadas as presenças do vice-governador do Estado, Domingos Filho, do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, do presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Ricardo Lopes e do presidente da FCDL-CE, Francisco Honório Pinheiro Alves, entre outros. 

Conselheiros Efetivos: 
PRESIDENTE CRC-CE 
Clara Germana Gonçalves Rocha 
VICE-PRESIDENTE DE ADMINISTRAÇÃO 
Lourival Alves Cavalcante 
VICE-PRESIDENTE DE CONTROLE INTERNO 
Adalberto Ferreira de Sousa 
VICE-PRESIDENTE DE FISCALIZAÇÃO, ÉTICA E DISCIPLINA 
José Batista Maciel Neto 
VICE-PRESIDENTE DE REGISTRO 
Francélio Arlindo de Souza Cavalcante 
VICE-PRESIDENTE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 
Samuel Leite Castelo 
VICE-PRESIDENTE DE INTEGRAÇÃO ESTADUAL 
Francisco Orlando Silveira Pereira 
VICE-PRESIDENTE TÉCNICO 
Francisco Coutinho Chaves 
VICE-PRESIDENTE DE AÇÕES INSTITUCIONAIS 
Pretextato Salvador Quaresma Gomes Oliveira Mello 
Contadora JOANA LUCIA DE LIMA 
Contador JOSÉ BATISTA MACIEL NETO 
Contador FRANCISCO GRIJALBA FROTA 
Contador CARLOS EUGÊNIO GOMES DA FROTA 
Contador JOSE HEITOR BATISTA JÚNIOR 
Técnico em Contabilidade JOSÉ AVELAR GOMES 
Técnico em Contabilidade JOSÉ MILTON DE CERQUEIRA 
Técnico em Contabilidade VANDERLEY COELHO VIANA 
Técnico em Contabilidade FRANCISCO JOSÉ FREITAS MOURA 

Conselheiros Suplentes: 
Contadora MARCIA MARIA MACHADO FREITAS 
Contadora SÂMIA MENEZES DE ALMEIDA 
Contador CRISTIANO MELO REINALDO 
Contador LUCAS GURGEL MOTA SARAIVA 
Contador FRANCISCO ANTONIO INACIO 
Contador JOAO ACRÍSIO ROCHA 
Contador PAULO SERGIO COUTINHO DE ALMADA 
Contador PAULO MARCELO FERREIRA DA ROCHA 
Técnico em Contabilidade DYEGO TERCEIRO SÁ 
Técnico em Contabilidade RICARDO CARVALHO NEGREIROS 
Técnico em Contabilidade MANOEL ODERNO DO NASCIMENTO 
Técnico em Contabilidade EDILEUZA TAVARES 
Contadora CLAUREA ANDREA MOREIRA TAVARES 

Evento: Solenidade de Posse gestão Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará 
Data: 10 de março de 2014 
Horário: 19h30 
Local: Buffet La Maison Dunas – Salão Mar 

Jornais

Rafael Moraes Moura - O Estado de S. Paulo
Brasília - Os jornais impressos do Brasil apresentam as informações com maior nível de confiança, quando comparados a outros meios de comunicação, como TV, internet, rádio e revistas, aponta pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgada nesta sexta-feira, 7. De acordo com o levantamento, 53% dos entrevistados que usam jornal impresso afirmaram confiar sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas.
A porcentagem cai para 50% quando o universo em questão são as notícias exibidas no rádio, 49% no caso da televisão e chega a 40% entre os leitores de revistas.
Contratado por meio de licitação, o Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira". De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.
A índice de confiança é baixo entre os entrevistados que usam a internet: apenas 28% dos usuários afirmaram confiar sempre ou muitas vezes nas informações veiculadas em sites. A confiança nas notícias veiculadas em redes sociais é de 24% e ainda menor entre os blogs, com 22%.
O Ibope também questionou as pessoas sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação. De novo, os jornais impressos lideraram os resultados: 47% dos entrevistados que usam esse meio afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados nesse veículo, índice superior ao constatado entre os anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes sociais (22%) e blogs (19%).
Frequência. De acordo com a "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira", 75% dos brasileiros não têm o hábito de ler jornais. Cerca de 85% dos entrevistados afirmaram não ler as revistas e 53% não usam a internet.
Entre os que afirmaram ler jornais impressos, a média diária de leitura é de uma hora e cinco minutos - em Goiás, chega a duas horas e doze. Em São Paulo, a média é de uma hora e um minuto.

Dia da Mulher no Del Paseo

O Shopping Del Paseo comemora durante amanhã e domingo, O Dia Internacional da Mulher. A campanha Del Paseo Feminino – A ARTE DA MULHER EM DESTAQUE acontece com uma programação especial voltada para as clientes do shopping.
A ação começa na data oficial, amanhã. As 14 horas, uma apresentação de dança flamenca, enche o espaço de charme e cultura espanhola. As 19 horas, Ludmila Amaral apresenta o melhor do jazz, pop e música brasileira. No domingo, a cantora Selma Silfer encerra a programação as 14 horas cantando clássicos da música brasileira.
As atrações são gratuitas e acontecem no piso L1 Shopping Del Paseo.
SERVIÇO
Del Paseo Feminino – A ARTE DA MULHER EM DESTAQUE
Sábado, 8 de março
14h – Apresentação de dança flamenca
19h - Ludmila Amaral
Domingo, 9 de março
14h – Selma Silfer
Shopping Del Paseo
Avenida Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500

Canais públicos pouco lembrados

Paulo Victor Chagas – Repórteres da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger
Os meios de comunicação públicos ainda não são citados espontaneamente pela população. Os brasileiros não mencionam a TV Brasil nem a Rádio Nacional, por exemplo, quando perguntados qual emissora de TV ou estação de rádio mais acessam. Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia, divulgada hoje pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR).

De acordo com a publicação Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, encomendada pela Secom e feita pelo Ibope Inteligência, programas da TV Brasil e emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apenas são lembrados pelos cidadãos brasileiros quando seus nomes são estimulados pelos entrevistadores.

A empresa foi criada em 2007 para fortalecer o caráter público e cidadão da mídia brasileira e é responsável pela Agência Brasil, por oito emissoras de rádio, pela TV BrasilTV Brasil InternacionalRadioagência Nacional e Portal EBC. Com autonomia para definir a produção de programas, os veículos da EBC disseminam conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento para levar informações de qualidade ao público.

Se o nome TV Brasil é mencionado, 37% dos entrevistados dizem conhecer a emissora. Já 62% afirmaram não conhecer aTV Brasil, nem “só de ouvir falar”. Um por cento das pessoas não respondeu à pergunta.
Foram entrevistadas 18.312 pessoas de todos os estados brasileiros e a pesquisa tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi feita em 848 municípios brasileiros. A maioria dos entrevistados são da Região Nordeste (5.684), seguida pelo Sudeste (4.410), Norte (3.724), Sul (2.282) e Centro-Oeste (2.212).

De acordo com os dados, os moradores do Rio de Janeiro são os que mais conhecem a TV Brasil (61%). A popularidade da emissora também é considerável no Piauí (55%), Rio Grande do Norte, Amapá e Distrito Federal (cada um com 50%), quando o nome da emissora é mencionado.

Os programas mais acessados da TV Brasil são Viola, Minha ViolaRepórter Brasil TardeDOC TVA Grande MúsicaTV e Ciência e Caminhos da Reportagemprograma semanal premiado que promove coberturas aprofundadas sobre temas da atualidade.

A população que mais acessa a emissora também é a mais escolarizada. Mais da metade (51%) dos entrevistados que conhecem a TV Brasil têm nível superior, e 29% não concluíram a 4ª série do Ensino Fundamental.

Na pesquisa espontânea, os programas de televisão durante a semana mais citados pelos entrevistados são da Rede Globo: o Jornal Nacional (35,1%) e Amor à Vida (31,6%) - a telenovela das 21h que era transmitida na época da pesquisa (setembro e outubro de 2013). Já nos fins de semana, os programas mais lembrados espontaneamente são Domingão do Faustão (22,5%) e Fantástico (21%).

As rádios Nacional e MEC são escutadas por, em média, 7,5% dos brasileiros, mas apenas quando os nomes das emissoras são citados. Isso porque dentre as mais de 20 estações de rádio mencionadas espontaneamente pelos ouvintes, nenhuma é pública. As duas mais lembradas são do Rio de Janeiro - O Dia FM 100,5 e Beat FM.

Quando os entrevistados são apresentados à lista de emissoras públicas, no entanto, a Rádio Nacional da Amazônia é a mais sintonizada: 11,1% dos usuários. A Rádio Nacional AM do Distrito Federal é acessada por 10,9% dos entrevistados, seguida da Rádio Nacional do Alto Solimões(7,8%).

De acordo com a pesquisa, os veículos impressos são os mais confiáveis. Apenas 6% dos entrevistados disseram não confiar nas notícias desses meios. Informações de blogs e redes sociais nunca são críveis para 20% dos internautas, seguida por notícias de sites (16%), revistas (10%) e TV e rádio (8% cada). Isso a despeito do pouco acesso ao meio impresso, já que 75% dos brasileiros não costumam ler jornais. Somente 6% o fazem todos os dias da semana.

A pesquisa ainda mostra que 65% dos brasileiros assistem TV todos os dias. Apenas 3% dos entrevistados afirmam nunca acessar o meio. O costume de assistir a televisão é maior entre os idosos, já que 73% das pessoas com mais de 65 anos assistem a televisão diariamente, hábito cultivado por 61% dos jovens entre 16 e 25 anos. O tempo diário que os telespectadores passam em frente ao televisor é, em média, de três horas e trinta minutos.

Instituto WMA

Já está disponível no YouTube e no site www.grupoacocearense.com.br o vídeo institucional do Instituto WMA. Criada em 2010, a instituição sem fins lucrativos é responsável por todas as ações de cunho social, educacional e esportivo do Grupo Aço Cearense, nos principais estados onde atua: Ceará, Pará e Tocantins. Até hoje, aproximadamente quatro milhões de reais foram investidos, beneficiando cerca de 32 mil pessoas. A produção do vídeo foi realizada em parceria com as empresas Acesso Comunicação, Jacarandá e Occiuzzi. Para assisti-lo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=Ib8jVwlJJ7Q

Internet, TV e Rádio empatados tecnicamente

Rafael Moraes Moura - O Estado de S. Paulo
Brasília - O brasileiro passa mais tempo navegando na internet do que assistindo à televisão ou ouvindo o rádio, conforme constatou pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgada nesta sexta-feira, 7.
Segundo o levantamento realizado pelo Ibope, a média de uso de internet de segunda a sexta-feira é de três horas e trinta e nove minutos, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e vinte nove minutos), ao rádio (três horas e sete minutos) e aos jornais impressos (uma hora e cinco minutos).
O Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira". De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.
A média de uso de internet sobe para três horas e quarenta e três minutos nos finais de semana, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e trinta e dois minutos) e ao rádio (três horas). A pesquisa não informa o tempo dedicado à leitura de jornais impressos nos finais de semana.
Segundo a sondagem, apesar dos usuários de internet passarem mais tempo na web do que os usuários de televisão passam assistindo a programas na telinha, a capilaridade da TV é muito maior que a da internet nos lares brasileiros: apenas 3% dos entrevistados afirmaram não assistir nunca televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.

Clássico Rei 544

  1. O Juizado do Torcedor atuará no próximo domingo (9) no Clássico Rei Fortaleza x Ceará, pelo hexagonal do Cearensão Onix 2014, na Arena Castelão, às quatro da tarde. 
  2. Os juízes José Maria dos Santos Sales, titular da 30ª Vara Cível de Fortaleza, e Paulo de Tarso Pires Nogueira, da 6ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, serão os plantonistas. 
  3. O Juizado do Torcedor atua em casos de menor potencial ofensivo, previstos no Estatuto do Torcedor e na Lei dos Juizados Especiais. 
  4. Até agora a Federação Cearense de Futebol (FCF) nada recebeu do Ministério Público Estadual sobre a proibição de fumo na Arena Castelão a partir do próximo domingo. 
  5. A proibição de fumar na Arena Castelão não partiu da FCF.
  6. Na Reunião de Tomada de Providências a gerência do estádio apenas comunicou a determinação.
  7. Fortaleza x Ceará terá apuração especial de um grupo de seis estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará. 
  8. A Easy Park, empresa que administra o estacionamento da Arena Castelão, antecipa a venda de tickets para o estacionamento no Fortaleza x Ceará e monta ponto de vendas no Shopping Varanda Mall (Avenida Dom Luís, 1010). 
  9. Os tickets podem ser adquiridos no caixa do estacionamento do shopping, a R$ 10,00. 
  10. A venda vai até duas da tarde de domingo. 
  11. Mais de 30 mil pessoas são esperadas na Arena Castelão, por isso, um efetivo de 550 policias militares vai atuar dentro e fora do estádio, nos entornos e principais vias, além dos terminais de ônibus da capital.
  12. Segundo o Capitão Andrade, que participou da Reunião de Tomada de Providências para o Clássico, os trabalhos serão encarados como “uma simulação para a Copa do Mundo”.
  13. No primeiro Clássico-Rei do ano, a FCF decidiu colocar mais dois assistentes dentro de campo para garantir a melhor atuação possível da arbitragem, mais uma vez local.
  14. Dois Árbitros Assistentes Adicionais, um próximo de cada trave, estão escalados para o jogo. Um treinamento prático será realizado ainda hoje, pela Comissão de Arbitragem da FCF.
  15. Como nos quatro clássicos anteriores, haverá concentração da arbitragem.
  16. Os seis escalados ficarão em um hotel até o dia do jogo e ainda haverá reunião técnica com o Instrutor da FCF e a psicóloga Tássia Ramos.
  17. Arquibancada é lugar de festa e não de violência. E para incentivar a paz entre as torcidas, os assistentes usarão bandeiras brancas, ao invés das tradicionais quadriculadas em amarelo e vermelho.
  18. A inspiração veio da Federação Paulista, que implantou a medida no estadual de São Paulo. 
  19. “Tudo que remete a paz é válido e o que é bom deve ser copiado”, disse o presidente Mauro Carmélio.
  20. O Dia Internacional das Mulher será amanhã, mas uma ação da Federação Cearense de Futebol vai estender a comemoração ao domingo.
  21. Rosas serão entregues a algumas convidadas ao gramado.
  22. O Ceará solicitou controle antidoping para a partida.
  23. Pelo menos 300 seguranças particulares vão atuar na partida
  24. O Clássico Rei de domingo próximo será o 544. 
  25. Ocorreram 191 empates. 
  26. O Ceará tem 185 vitórias. 
  27. O Fortaleza ganhou 167 vezes. 
  28. O Ceará marcou 747 gols. 
  29. O Fortaleza fez 717 gols.

Dia da Mulher amanhã


"Mulheres na Rua: A Nossa Luta é Todo Dia!”. Esse é o tema da caminhada que será realizada amanhã – Dia Internacional da Mulher, no Centro de Fortaleza. A concentração será a partir das oito da manhã, com saída prevista para nove horas. Em caminhada, as trabalhadoras seguirão até a Praça do Ferreira.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) mais 30 entidades ligadas aos movimentos sociais, populares e feministas participarão da mobilização. As mulheres sairão pelas ruas em seis alas. Cada grupo defenderá bandeiras específicas.
A CUT defenderá o acesso às creches públicas de qualidade por período integral, a descriminalização e legalização do aborto, igualdade salarial para o exercício da mesma função que os homens, ampliação da participação política e do poder partidário, garantia de direitos para as trabalhadoras domésticas, fim de todas as formas de violência contra a mulher, compartilhamento das tarefas domésticas e contra a mercantilização dos corpos e da vida das mulheres.
De acordo com a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-CE, Ozaneide de Paulo, 2014 é um ano atípico, por conta da realização da Copa do Mundo e das eleições majoritárias.
"Esse é um momento importante para as mulheres ocuparem as ruas com o objetivo de dar visibilidade as demandas da pauta da mulher trabalhadora. Vivenciamos no mercado de trabalho e no dia a dia fortes desafios que comprometem a igualdade e autonomia da mulher trabalhadora. Precisamos lutar e garantir mudanças”, defende.

Vox Populi CNT 1 - Ceará

RELATÓRIO DE PESQUISA
QUANTITATIVA
CEARÁ
FEVEREIRO/2014
Pesquisa REGISTRADA junto à JUSTIÇA ELEITORAL no dia 27/02/14

I - APRESENTAÇÃO
Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa realizada pela Vox Populi no estado do Ceará entre os dias 22 e 24
de fevereiro de 2014.

1 - OBJETIVOS
Os objetivos deste trabalho foram: avaliar e monitorar os sentimentos, opiniões, expectativas, atitudes e comportamentos da população do Ceará a respeito de temas econômicos, sociais e administrativos, de modo a fornecer subsídios para nortear o processo de tomada de decisão administrativa.

2 - METODOLOGIA
A pesquisa foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

3 - POPULAÇÃO PESQUISADA
População eleitora no Ceará, com 16 anos ou mais.

4 - AMOSTRA 
Foi adotada uma amostra estratificada por região, com o total de
1.600 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto do
Estado e para Fortaleza, Região Metropolitana e o Interior em separado.
As cotas utilizadas para a seleção do entrevistado foram gênero, idade, escolaridade, renda familiar e situação perante o trabalho, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do IBGE (censo de 2010 e PNAD 2011) e TSE (Cadastro de Eleitores de 2013).


5- MARGEM DE ERRO
As margens de erro, para o total do estudo e para a capital, região metropolitana e interior, estimadas em um intervalo de confiança de 95%, são as seguintes:

Casos
Margem de erro %
TOTAL 1.600 - 2,5
Fortaleza 500 - 4,4
RMF 500 - 4,4
Interior 600 - 4,0 

NOTAS
A resposta "outros", que pode ser encontrada no decorrer deste relatório, refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos de citação e, que, portanto, não serão considerados para efeito de análise.
As tabelas, por vezes, poderão fechar em mais (ou menos) de 100% devido ao arredondamento dos números no processamento dos
resultados.
Categorias que apresentam 0% significam que o percentual de
respostas é inferior a 0,5% do total de respostas da tabela.
Categorias que apresentam “-“ (traço) são aquelas onde não houve nenhuma citação.

II - ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR
1 – INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA
Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje, em quem você votaria?
Eunicio Oliveira 7%
Cid Gomes 5%
Luizianne Lins 2%
Mauro Filho 1%
Tasso Jereissati 1%
Ciro Gomes 1%
Domingos Filho 1%
Outros com menos de 0,5% de citação 3%
Ninguém/Branco/Nulo 8%
NS/NR 71%
TOTAL 100%
BASE 1600

2 - INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA
Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 31%
Luizianne Lins (PT) 17% 
Domingos Filho (PROS) 9%
Mauro Filho (PROS) 7%
Leônidas Cristino (PROS) 4% 
Zezinho Albuquerque (PROS) 3%
Isolda Cela (PSB) 1%
Ninguém/Branco/Nulo 15%
NS/NR 14%
TOTAL 100%
BASE 1600

Se (primeira escolha) não for candidato, em quem votaria? (segunda escolha)
Eunício Oliveira (PMDB) 19%
Luizianne Lins (PT) 15%
Mauro Filho (PROS) 15%
Domingos Filho (PROS) 8%
Zezinho Albuquerque (PROS) 5%
Leônidas Cristino (PROS) 4% 
Izolda Cela (PSB) 1% 
Ninguém/Branco/Nulo 17%
NS/NR 17%
TOTAL 100%
BASE 1146

E se (segunda escolha) não for candidato, em quem votaria? (terceira escolha)

Mauro Filho (PROS) 16%
Luizianne Lins (PT) 11% 
Domingos Filho (PROS) 11% 
Eunício Oliveira (PMDB) 11% 
Zezinho Albuquerque (PROS) 9%
Leônidas Cristino (PROS) 7%
Izolda Cela (PSB) 3%
Ninguém/Branco/Nulo 14%
NS/NR 20%
TOTAL 100% 
BASE 764

2.1 - CENÁRIO 1
Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 53%
Zezinho Albuquerque (PROS) 11%
Ninguém/Branco/Nulo 20%
NS/NR 16%
TOTAL 100%
BASE 1600

2.2 - CENÁRIO 2
E se os candidatos fossem estes, em qual deles você
votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 52%
Mauro Filho (PROS) 16%
Ninguém/Branco/Nulo 18%
NS/NR 14%
TOTAL 100%
BASE 1600 

2.3 - CENÁRIO 3
E se os candidatos fossem estes, em qual deles você
votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 57%
Leônidas Cristino (PROS) 9%
Ninguém/Branco/Nulo 19%
NS/NR 15%
TOTAL 100% 
BASE 1600

2.4 - CENÁRIO 4
E se os candidatos fossem estes?
Eunício Oliveira (PMDB) 58%
Izolda Cela (PROS) 6%
Ninguém/Branco/Nulo 21%
NS/NR 16%
TOTAL 100%
BASE 1600

2.5 - CENÁRIO 5
E se fossem estes os candidatos?
Eunício Oliveira (PMDB) 52%
Domingos Filho (PROS) 15%
Ninguém/Branco/Nulo 19%
NS/NR 14%
TOTAL 100% 
BASE 1600

2.6 - CENÁRIO 6
Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 47% 
Luizianne Lins (PT) 19%
Zezinho Albuquerque (PROS) 6%
Ninguém/Branco/Nulo 16%
NS/NR 11%
TOTAL 100%
BASE 1600

2.7 - CENÁRIO 7
E se os candidatos fossem estes, em qual deles você votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 45%
Luizianne Lins (PT) 19%
Mauro Filho (PROS) 10%
Ninguém/Branco/Nulo 15%
NS/NR 12% 
TOTAL 100%
BASE 1600
2.8 - CENÁRIO 8
E se fossem estes os candidatos?
Eunício Oliveira (PMDB) 47% 
Luizianne Lins (PT) 19%
Leônidas Cristino (PROS) 6%
Ninguém/Branco/Nulo 15%
NS/NR 13% 
TOTAL 100%
BASE 1600

2.9 - CENÁRIO 9
E se os candidatos fossem estes, em qual deles você votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 48%
Luzianne Lins (PT) 20%
Izolda Cela (PROS) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 16%
NS/NR 13% 
TOTAL 100%
BASE 1600

2.10 - CENÁRIO 10
E se fossem estes, em qual deles você votaria?
Eunício Oliveira (PMDB) 43%
Luizianne Lins (PT) 19%
Domingos Filho (PROS) 10%
Ninguém/Branco/Nulo 16%
NS/NR 11% 
TOTAL 100%
BASE 1600

2.11 - CENÁRIO 11
Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles você votaria?
Luizianne Lins (PT) 36%
Zezinho Albuquerque (PROS) 14%
Ninguém/Branco/Nulo 28%
NS/NR 22%
TOTAL 100%
BASE 1600

2.12 - CENÁRIO 12
Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles você votaria?
Luizianne Lins (PT) 34%
Mauro Filho (PROS) 19%
Ninguém/Branco/Nulo 29%
NS/NR 19%
TOTAL 100%
BASE 1600

2.13 - CENÁRIO 13
E se fossem estes?
Luizianne Lins (PT) 36%
 Leônidas Cristino (PROS) 13%
 Ninguém/Branco/Nulo 28% NS/NR 23% TOTAL 100% BASE 1600

2.14 - CENÁRIO 14
E se fossem estes?
Luizianne Lins (PT) 39%
Izolda Cela (PROS) 6%
Ninguém/Branco/Nulo 31%
NS/NR 24%
TOTAL 100%
BASE 1600

2.15 - CENÁRIO 15
E se os candidatos fossem estes?
Luizianne Lins (PT) 35%
Domingos Filho (PROS) 17%
Ninguém/Branco/Nulo 27%
NS/NR 21% 
TOTAL 100%
 BASE 1600

3 – REJEIÇÃO
Dentre estes candidatos, existe algum em quem você não votaria de jeito nenhum para governador do Ceará? (Se sim) Qual?
Luizianne Lins (PT) 17%
Izolda Cela (PROS) 11%
Zezinho Albuquerque (PROS) 7%
Eunício Oliveira (PMDB) 4%
Domingos Filho (PROS) 4%
Leônidas Cristino (PROS) 3%
Mauro Filho (PROS) 3%
Poderia votar em qualquer um deles 19%
Não votaria em nenhum deles 9%
NS/NR 21%
TOTAL 100%
BASE 1600

III - ELEIÇÕES PARA SENADOR 2014
1 – INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA
Se a eleição para senador fosse hoje, em quem você votaria?
Tasso Jereissati 9%
Inacio Arruda 4%
José Guimarães 2% 
Roberto Pessoa 1%
Outros com 0,5% ou menos de citação 2%
Ninguém/Branco/Nulo 7%
NS/NR 75% 
TOTAL 100%
 BASE 1600

2 - INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA
Se a eleição para senador fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Tasso Jereissati (PSDB) 44%
 Inácio Arruda (PCdoB) 22%
 Roberto Pessoa (PR) 8% 
José Guimarães (PT) 7% 
Nicole Barbosa (PSB) 1% 
Flávio Torres (PDT) 1%
 Ninguém/Branco/Nulo 10%
 NS/NR 7%
TOTAL 100%
 BASE 1600

Se não for candidato, em quem votaria? (segunda escolha)
Inácio Arruda (PCdoB) 21%
 Tasso Jereissati (PSDB) 15%
 Roberto Pessoa (PR) 15%
 José Guimarães (PT) 9%
 Flávio Torres (PDT) 3%
 Nicole Barbosa (PSB) 2%
 Ninguém/Branco/Nulo 18%
 NS/NR 17%
 TOTAL 100%
 BASE 1321

E se não for candidato, em quem votaria? (terceira escolha) 
Roberto Pessoa (PR) 21%
José Guimarães (PT) 15% 
Inácio Arruda (PCdoB) 11%
Tasso Jereissati (PSDB) 8% 
Flávio Torres (PDT) 7% 
Nicole Barbosa (PSB) 5%
Ninguém/Branco/Nulo 14%
NS/NR 18% 
TOTAL 100%
BASE 859 

Se a eleição para senador fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles você votaria?
Tasso Jereissati (PSDB) 43%
 Inácio Arruda (PCdoB) 22%
 Roberto Pessoa (PR) 8%
 José Guimarães (PT) 6%
 Flávio Torres (PDT) 1%
 Nicole Barbosa (PSB) 1%
 Ninguém/Branco/Nulo 10%
 NS/NR 8% 
TOTAL 100%
 BASE 1600 

3 – REJEIÇÃO
Pensando nesses possíveis candidatos, existe algum em quem você não votaria de jeito nenhum? (Se sim) Qual?

Nicole Barbosa (PSB) 14%
José Guimarães (PT) 11% 
Tasso Jereissati (PSDB) 10%
Flávio Torres (PDT) 8%
Inácio Arruda (PCdoB) 8%
Roberto Pessoa (PR) 6% 
Poderia votar em qualquer um deles 21%
Não votaria em nenhum deles 7% 
NS/NR 16%
TOTAL 100%
 BASE 1600

4 - AVALIAÇÃO DE APOIOS
Se apoiar um candidato a senador, governador ou deputado aqui do Ceará, você diria que sua vontade de votar no candidato aumenta, diminui ou isso não altera a sua vontade de votar nele?
Aumenta Diminui Não altera NS/NR Base Total
Cid Gomes 32% 13% 53% 2% 1600 100% 
Ciro Gomes 28% 10% 58% 3% 1600 100%
E se não for candidato e apoiar um candidato a senador, governador ou deputado aqui do Ceará, você diria que sua vontade de votar no candidato aumenta, diminui ou isso não altera a sua vontade de votar nele?

Aumenta Diminui Não altera NS/NR Base Total

Eunício Oliveira 26% 9% 62% 3% 1600 100%
Tasso Jereissati 39% 11% 48% 3% 1600 100%

IV - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2014
1 – INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA
Se a eleição para presidente da república fosse hoje, em quem você
votaria?
Dima Rousseff 45%
 Lula 5% 
Aécio Neves 2%
 Marina 1% 
Outros com 0,5% ou menos de citação 2%
 Ninguém/Branco/Nulo 5%
 NS/NR 40% 
TOTAL 100%
 BASE 1600

2 - INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA
E se fossem estes os candidatos, em qual deles você votaria?
Dilma Rousseff (PT) 69%
Aécio Neves (PSDB) 7%
Eduardo Campos (PSB) 3%
Pastor Everaldo (PSC) 2%
Randolfe Rodrigues (PSOL) 1%
Mauro Iasi (PCB) 0%
Eymael (PSDC) 0%
Levy Fidelix (PRTB) 0%
Ninguém/Branco/Nulo 8% 
NS/NR 7% 
TOTAL 100%
BASE 1600 



REJEIÇÃO
Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum?
Aécio Neves (PSDB) 14%
 Dilma Rousseff (PT) 12%
 Pastor Everaldo (PSC) 10%
 Eymael (PSDC) 6%
 Eduardo Campos (PSB) 5%
 Mauro Iasi (PCB) 5% 
Levy Fidelix (PRTB) 4%
 Randolfe Rodrigues (PSOL) 4%
 Poderia votar em qualquer um deles 13%
 Não votaria em nenhum deles 5%
 NS/NR 23% 
TOTAL 100% 
BASE 1600
 
E tem algum partido político que você não gosta de jeito nenhum? (Se sim) Qual?
PT 25%
PMDB 5% 
PSDB 4%
PSB 1% 
PTB 1%
Outros partidos 2%
Nenhum 61% 
TOTAL 100%
BASE 1600

2 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO GOVERNADOR CID GOMES
De maneira geral, como você avalia o desempenho do governador Cid Gomes à frente do governo: está sendo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo? 
Ótimo 8% 
Bom 38%
 Regular positivo 27%
 Regular negativo 11%
 Ruim 6% 
Péssimo 7%
 NS/NR 2% 
TOTAL 100%
 BASE 1600

VIII – ANEXOS
1 - GRAU DE INTERESSE POR POLÍTICA
Você se considera uma pessoa muito interessada, mais ou menos interessada, pouco interessada ou nada interessada em questões
sobre a política – governo, partidos, eleições etc.?
Muito interessada 11%
Mais ou menos interessada 24%
Pouco interessada 29%
Nada interessada 36%
NR 0% 
TOTAL 100% 
BASE 1600 
Interessadas 35%
Desinteressadas 65%
NS/NR 0%
TOTAL 100% 
BASE 1600

Vox CNT 1 Ceará 2014

Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje, em quem você votaria? Perguntou a pesquisa Vox Populi-Confederação Nacional do Transporte (CNT) CE 0001/2014, realizada de 22 a 24 de fevereiro de 2014: 

  1. Eunício Oliveira (PMDB) - 7%. 
  2. Cid Gomes (Pros)- 5%. 
  3. Luizianne Lins (PT) - 2%.
  4. Mauro Filho (Pros) - 1%.
  5. Tasso Jereissati (PSDB) - 1%.
  6. Ciro Gomes (Pros) - 1%.
  7. Domingos Filho (Pros) - 1%.
  8. Outros com menos de 0,5% de citação - 3%.
  9. Ninguém/Branco/Nulo - 8%.
  10. Indecisos - 71%.
  11. Base - 1.600 eleitores entrevistados, sendo 500 em Fortaleza, 500 na Região Metropolitana e 600 no Interior do Estado. 

Binário da Santos Dumont em 31 de maio

A Prefeitura de Fortaleza anuncia hoje a primeira fase de execução de projetos-piloto do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Lançado em dezembro de 2013, pelo prefeito Roberto Cláudio, o PAITT é um conjunto de iniciativas que buscam melhorar o trânsito e o transporte público da cidade. A apresentação para imprensa acontecerá às duas da tarde, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), na Avenida Paulino Rocha, nas proximidades da Arena Castelão.
O secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e coordenador do PAITT, Luís Alberto Sabóia, explica que o Plano prevê melhorar o transporte e o trânsito de Fortaleza já no curto prazo, com ações a serem executadas até o final de 2014.
Nos próximos meses, os projetos-piloto começam a ser implementados com a implantação de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza, tomando como referência, por exemplo, as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. 
De acordo com o projeto, a Santos Dumont passa a ter sentido único, na direção Centro-Praia, até a Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já na Dom Luís, o percurso será inverso até o fim da avenida, na Rua Tibúrcio Cavalcante. A mão única, que terá quatro faixas em ambos os casos, irá prever também ciclofaixa e faixa exclusiva para ônibus. O primeiro modelo de binário será implantado até 31 de maio, quando será inaugurado o novo túnel da Avenida Santos Dumont.
Outros projetos-piloto serão apresentados hoje, como a otimização das rotas de ônibus e vans, com implantação, inicialmente, no corredor da Avenida Bezerra de Menezes; o novo modelo de fiscalização de trânsito a ser testado no bairro Montese; e a reestruturação de estacionamentos rotativos no Centro de Fortaleza. 
O PAITT, lançado em dezembro de 2013, vem sendo conduzido por uma equipe de profissionais da área de trânsito e transporte, montada para estudar soluções de curto prazo, contando com a consultoria da empresa McKinsey & Company.

Dia Internacional da Mulher

Amanhã, data em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, acontece o 1º Ladies SUP Day, evento concebido para homenagear não só as cearenses, mas todas as mulheres e em especial as SUPer Mulheres, aquelas que recentemente descobriram o incrível prazer de praticar o SUP-Stand Up Paddle.
O evento acontecerá no Pono Point e consistirá em uma remada em três categorias: Feminino, Masculino e Infantil e promete reunir as famílias para celebrar a vida delas que carregam consigo a mágica da concepção.
O público-alvo do evento é composto por mulheres de todas as idades e seus filhos, namorados, maridos ou amigos.
Na programação do evento estão previstos Aulão de Yoga e Sup Yoga, Palestra sobre Políticas Públicas voltadas para a Saúde da Mulher, distribuição de brindes e Iniciação ao SUP, onde aquelas pessoas (homens, mulheres e crianças) que ainda não tiveram a oportunidade de praticar o esporte que mais cresce no mundo, poderão experimentar a incrível sensação de deslizar nas águas calmas do Rio Pacoti, sobre uma prancha.
SUP – O Esporte que mais cresce no mundo
Afirmar que um esporte é o que mais cresce no mundo não significa dizer que é o mais assistido no planeta, e sim, o que vem arregimentando mais adeptos. E de todos os esportes que surgiram nos últimos anos nenhum conseguiu atrair tantas pessoas, sobretudo mulheres, como o SUP. A maioria dos esportes levaram anos até que as mulheres realmente conseguissem se inserir de maneira efetiva e alguns ainda lutam para quebrar barreiras nesse sentido. Mas, com o SUP a história é outra, pois, a cada dia mais mulheres descobrem o prazer de praticar um dos esportes de ação mais democráticos de todos os tempos.

INSCRIÇÕES
As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas com antecedência no Konibaa Temakeria, localizado na Rua Júlio Abreu, 160, ou no próprio local. Mas, não perca tempo, pois, as vagas são limitadas.

IMPORTANTE
O Pono Point disponibilizará pranchas que poderão ser alugadas pelos participantes e sugerimos que quem quiser dispor desse serviço deverá fazer sua reserva com antecedência. O valor do aluguel da prancha é de R$ 30,00.

CRONOGRAMA
8h – Inscrições no local
9h30 – Encerramento das inscrições
9h40 – Aulão de Yoga e Apresentação de SUP Yoga- Espaço Respire e SYB-SUP Yoga Brazil
10h - Abertura Oficial do 1º Ladies SUP Day
12h – Palestra do CSCDH da PMF

SAIBA MAIS
SYB – SUP Yoga Brazil Lifestyle - Pioneiro na prática do Sup Yoga no Ceará, no Nordeste e segundo no Brasil, o grupo é formado por incentivadoras convictas da prática de SUP, de Yoga, e de outras atividades ao ar livre que buscam disseminar tais esportes como forma de manter a saúde em interação com a cidade e principalmente com a natureza. Responsável pela atividade: Roberta Gomes;
Espaço Respire Yoga e Pilates – Pensado para atender aqueles que buscam a evolução da sua qualidade de vida, da saúde física e mental e auto-conhecimento através da Yoga e do Pilates, o Espaço Respire oferece aulas de Ashtanga Yoga, Hatha e Pilates Fitness, com professores formados e levará um pouco de sua filosofia para o evento através de sua responsável, Gisele Maia;
Coordenadoria da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza – Promoverá palestra para divulgação das políticas públicas para a saúde da mulher, realizadas pela PMF. Palestrante: Larissa Gaspar.
Pono Point – A exuberante natureza que cerca o Pono Point por si só já justificaria a visita, mesmo que apenas para apreciar o Rio Pacoti e o mangue que o cerca. Mas, um atrativo a mais promete surpreender todos os participantes: a exótica decoração balinesa que torna o local um pequeno pedaço de Bali no Brasil.
O 1º Ladies SUP Day conta com o patrocínio de Asa Sul. Apoio: Reggae Club, Konibaa, SYB Lifestyle, Espaço Respire Yoga e Pilates, ASUP-Ce, Bitenka SUP School, Pono Point e Clube Águas Abertas. Promoção e realização: R Fun e W. Noronha Comunicação.

UTD

Quinhentos e quarenta e nove estudantes terão, a partir da próxima segunda-feira (10), a oportunidade de qualificar-se profissionalmente e ampliar sua empregabilidade, através da participação em cursos gratuitos voltados ao mercado. É que o novo ciclo da Universidade do Trabalho Digital (UTD) dará inicio a 22 turmas dos cursos de Iniciação Digital, Aperfeiçoamento Digital, Suporte e Manutenção, Java, PHP, Linux, Web Design e Criação e Manipulação de Imagens. 
As aulas são realizadas na sede da UTD, que fica no prédio do antigo Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza. A UTD foi pensada para atender a todos os públicos. Deste modo, as turmas funcionam nos turnos manhã, tarde e noite, o que proporciona mais oportunidades às pessoas que trabalham em horário comercial. 
A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará. 
A opção da UTD é pelo uso do Software Livre e na grade programática está presente a disciplina de empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. Uma parceria entre Secitece e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) também possibilita o encaminhamento dos estudantes a oportunidades de trabalho e o apoio à estruturação de novos negócios.

Como participar da UTD
As inscrições na UTD são permanentes. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos e ser alfabetizado. As inscrições são feitas na própria sede da UTD (Rua Major Facundo, 500, 10º andar - Centro), de segunda a quarta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço. 

Mais informações 
UTD - Rua Major Facundo, 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 10º a 13º andar - Centro de Fortaleza 
Telefones: (85) 3454-1969 / 1257 / 1987 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Futricas cearenses


  1. Cid Gomes reforça sua comunicação nacional e contrata a paulista Luciene Soares para tratar com correspondentes no Ceará.
  2. Fortaleza FM agora opera em 106.1.
  3. R-7 teve que retirar matéria da pesquisa CE 0001/2014 do Vox-CNT ontem do ar porque não tinha autorização para divulgá-la.
  4. Wânia Caldas agora faz assessoria de imprensa para Aliança Francesa.
  5. Jornalista Wellington Nunes fala, na próxima quarta (12), no café da manhã do Sindieventos, no La Maison Dunas, sobre "Economia Criativa e o Setor de Eventos".
  6. Vi em Guaramiranga no Festival de Jazz & Blues os jornalistas Alysson Oliveira, Luiz Viana e Hamilton Nogueira.
  7. Victor Hannover furou todo mundo divulgando em primeira mão acidente com jogadores do Trairiense, na Praia das Flexeiras.

FM Fortaleza em 106.1


  1. A Fortaleza FM já transmite em nova frequência: 106.1.
  2. Estreia foi hoje à tarde no programa Ponto de Vista numa entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB).


PSB critica Vox Populi


"Sobre a pesquisa para as eleições majoritárias realizada pelo Vox Populi, a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a direção estadual do PSB Ceará vem a público esclarecer que a empresária Nicolle Barbosa é pré-candidata ao Governo do Estado do Ceará e, em nenhum momento, foi ventilada a possibilidade de vir a disputar uma vaga ao Senado. A ambientalista e professora universitária Geovana Cartaxo, da Rede Sustentabilidade, é o nome apontado pelo partido para concorrer ao Senado Federal. O partido, portanto, estranha e questiona a pesquisa encomendada ao Instituto Vox Populi, que excluiu Nicolle Barbosa na lista de prováveis candidatos ao executivo e ainda aferiu o nome da empresária ao Senado, numa atitude que, para o PSB, reforça a tese de que tal pesquisa visa atender interesses de outro partido, que tenha ligação com a CNT.
A direção estadual do partido ressalta ainda que as decisões do PSB no Ceará seguem as orientações nacionais da legenda que, no ano de 2013, tomou a decisão de assumir um papel protagonista nas eleições de 2014 no País. O partido tem, desde então, realizado diversos encontros que estão debatendo um programa de Governo, reunindo integrantes do PSB, da Rede Sustentabilidade, do PPS e dos vários setores da sociedade civil participativa. Em nível nacional, o presidente do PSB, Eduardo Campos (que deverá se desincompatibilizar em abril do cargo de Governador de Pernambuco para disputar a presidência da República), juntamente com a ex-senadora e fundadora da Rede, Marina Silva, é a principal voz do projeto político que o PSB vai apresentar à sociedade brasileira. No Ceará, o PSB e a Rede Sustentabilidade estão também realizando encontros regionais, reunindo sugestões para um programa de governo estadual que servirá de plataforma política das candidaturas majoritárias que o PSB lançará nas eleições deste ano no Estado. 
Neste sentido, fazer uma pesquisa sem levar em consideração os projetos e as intenções reais de cada legenda é um desrespeito às instituições partidárias e a todo processo eleitoral e programático que vem sendo construído desde o ano passado pela aliança PSB/Rede.
Por fim, o PSB entende ainda que pesquisa de intenção de votos neste momento não reflete a realidade, pois alguns dos nomes pesquisados ainda não são conhecidos da maioria do eleitorado. Somente com o início da campanha eleitoral, os postulantes a cargos executivo e legislativo terão a oportunidade de se apresentar e defender seus projetos para o Governo e o Congresso. Portanto, torna-se impossível comparar, em qualquer pesquisa quantitativa, candidatos com níveis de conhecimento público-eleitoral diferentes. 
O PSB Ceará informa que realizará uma pesquisa qualitativa, através da qual será possível apontar qual o perfil de representante que a população gostaria de ter para os poderes executivo e legislativo, bem como confirmar o forte desejo de mudança latente na sociedade.
Sergio Novais
Presidente do PSB-Ceará".