Pesquisar no blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ceará hoje


De olho no Cearensão Onix 2014

  1. Hoje às oito e vinte da noite tem pelo Cearensão Onix 2014, Horizonte x Icasa, no Domingão.
  2. Os dois lutam por vagas nas semifinais do certame.


Saúde em Dia

Estive hoje de meio dia e meia a uma da tarde no programa "Saúde em Dia", na Rádio Assunção. Fui entrevistado por Arruda Bastos e Ronaldo Machado. Um papo sobre políticas públicas de Saúde e a Comunicação nessa história. Falei sobre Municipalização da Saúde, SUS, filas, hospitais, campanhas educativa, dengue, Aids e pesquisas que apontam a Saúde como principal calo dos brasileiros

O futuro do Ceará


  1. No inicio da tarde de hoje, no Palácio da Abolição, o futuro político do Ceará começou a ser traçado.
  2. O governador Cid Gomes (Pros) não quis dar detalhes das duas horas de almoço com o senador Eunício Oliveira (PMDB).
  3. Eunício saiu do Palácio pela direita e não conversou com os jornalistas que pegaram Cid pela esquerda quando ia para a Residência Oficial.
  4. Em pouco mais de dois minutos, Cid disse que quem falaria sobre o encontro seria Eunício, já que foi quem pediu a audiência.
  5. Cid Gomes passou a bola para Eunício que preferiu traçar o cenário eleitoral com o PMDB para depois falar com os jornalistas.
  6. Cid Gomes disse que até a próxima sexta-feira "será uma eternidade".
  7. O governador quer ficar, mas ao mesmo tempo estuda com Ciro Gomes cenários, cenários e cenários eleitorais.
  8. Nas possibilidades, nas especulações e nas definições até sexta-feira, Cid e Ciro vão conversando, trocando ideias.
  9. Eunício deu seu recado.
  10. Cid ouviu.
  11. O PT fica de orelha em pé.
  12. Aliás a tática eleitoral do PT a ser possivelmente tirada amanhã, no Romanos, pode ser empurrada para uma definição mesmo somente lá para junho.
  13. Pros e PMDB trocaram ideias hoje.
  14. O prato parece indigesto para o Pros.
  15. PMDB não abre mão da postulação ao Governo.
  16. Ivo Gomes deve ser o único Ferreira Gomes candidato em outubro 2014.
  17. Tese de Clodoveu Arruda ou Camilo Santana como candidato do PT à sucessão de Cid Gomes é natimorta.
  18. Izolda Cela pelo que deixou transparecer Cid Gomes não se candidatará a nada este ano.
  19. Nelson Martins também não.
  20. Mas quanto a Fernando Oliveira, Oman Carneiro e Eugênio Rabelo, pode ser que eles deixem o Governo na próxima sexta-feira.
  21. Cid vai a posse de Patrícia Saboia no TCE na próxima segunda.
  22. Cid não vai ao encontro de tática eleitoral do PT amanhã.
  23. Por fim o recado de Eunício Oliveira via twitter agora há pouco:
  24. "Tudo na vida é uma questão de escolha: quando se quer, se faz." @Eunicio #SenadorDeTodos http://bit.ly/1nHtSMC "


Vai um Montilla com limão e mel?

Montilla, uma marca que sempre foi reconhecida por sua ligação com a cultura nordestina e ousada por natureza, inova mais uma vez e traz ao mercado Montilla Esquente – Mel e Limão. Pronto pra beber e ideal para ser dividido com os amigos em qualquer ocasião, Montilla Esquente é resultado da parceria entre a marca e seus maiores apreciadores da região. O produto chega ao mercado com exclusividade para Pernambuco e Ceará a partir de abril. Após seis meses, será avaliada a possibilidade de abertura para as demais praças do Nordeste.
Com preço sugerido de R$ 19,90, Montilla Esquente – Mel e Limão já vem pronto para consumo, ideal para ser apreciado puro, gelado ou com gelo. A versão entra para o portfólio de Montilla e tem como público-alvo os consumidores que se identificam com o espírito inovador da bebida e, principalmente, a classe C, que vem em uma crescente para o mercado e está sempre em busca de novas experiências. Ou seja, um público jovem, moderno e de atitude. “A proposta do produto é de ser dinâmico, ideal para compartilhar em todos os momentos com os amigos, seja em casa, num esquenta, ou nas baladas”, acrescenta Patrícia Cardoso, gerente do grupo de bebidas standard da Pernod Ricard Brasil.
O principal diferencial da criação de Montilla Esquente é a presença dos consumidores em todo o processo de criação do produto. Para chegar ao novo sabor da bebida, a marca se aproximou ainda mais de seu público. “Convidamos grupos de apreciadores para ouvir o que eles esperavam de Montilla. Dessas sessões de co-criação foram saindo ideias e aos poucos o conceito de Montilla Esquente foi criado e o seu sabor, mel e limão, também foi citado diversas vezes nesses encontros“, enfatiza Patrícia Cardoso.
Após a validação desses conceitos, a equipe de criação se reuniu novamente e mostrou ao consumidor o desenvolvimento do produto, a embalagem e a linha de comunicação que seria adotada. “Tudo foi 100% aprovado por eles! Podemos dizer que Montilla Esquente foi criado e três vezes aprovado por quem mais nos interessa: nossos consumidores”, reforça Patrícia Cardoso.
Fabricado, inicialmente, na unidade da Pernod Ricard Brasil em Resende-RJ, o produto deve entrar na linha de produção da unidade de Suape-PE nos próximos meses.

SÃO JOÃO do NORDESTE – Montilla possui uma forte ligação com as tradições nordestinas. Por conta disso, a marca nunca deixou de estar presente nos principais festejos da região. Este ano, Montilla Esquente marcará presença no São João do Nordeste. “Nosso plano é investir no São João da região como um todo, mas teremos uma maior expressividade em Caruaru porque é uma das principais praças de consumo de Montilla”, explica Patrícia Cardoso.

As demais cidades da região também receberão investimentos de Montilla e contarão com ações em pontos de vendas, comunicação em mobiliário urbano e outras atividades destinadas aos consumidores.

DADOS - Líder de mercado de rum no Nordeste com  87% de market share (Nielsen), Montilla aposta no lançamento de Montilla Esquente com exclusividade em Pernambuco e no Ceará, onde registra 93% e 96% de presença respectivamente. A estratégica se dá em função da liderança nos mercados e, principalmente, da forte tradição e liderança da marca nestes estados.

GARRAFA – A inspiração para criação da garrafa veio do sabor mel e limão e do nome Esquente. É uma embalagem jovem e bastante inovadora, se destacando de todas as outras embalagens disponíveis no mercado. Ela combina a força e ousadia do nosso pirata com a alegria e o dinamismo das cores do mel e do limão.A agência responsável pela criação foi a Team Creatif.  

PLANO DE MÍDIA – A campanha é assinada pela agência NBS e as peças procuram trazer o conceito de dinamismo e praticidade. O plano de mídia será composto por ações de visibilidade e ativações em pontos de vendas, além de campanha especial de mídia exterior com brigadas de ônibus, outdoors e frontlights. Inicialmente, as praças que serão contempladas com as ações serão as de Pernambuco e Ceará.  

SOBRE O RON MONTILLA
Ron Montilla, lançado no Brasil em 1957, é o carro-chefe do portfólio da Pernod Ricard Brasil - grupo multinacional francês, co-líder de mercado de bebidas destiladas. Já na década de 80, Montilla alcançou o volume de 1 milhão de caixas vendidas, marca essa que a coloca em posição de destaque dentre os destilados no Brasil.

Com as versões Carta Branca, Carta Ouro, Carta Cristal e Limão, Ron Montilla é marca líder absoluta dentro da categoria de rum no Brasil, com volumes que superam 14 milhões de litros anualmente. Em média, a cada dois segundos uma garrafa de Ron Montilla é vendida no Brasil.

A figura do Pirata tornou-se o mais importante elemento da marca, sendo utilizado em toda a comunicação. Em 1998, foi lançada a variante Montilla Limão. Em 2005, celebrou o ano do lançamento de novas embalagens e nova identidade visual, além de um posicionamento mais moderno e inovadora campanha publicitária. Em 2013, a marca lançou sua primeira edição limitada Montilla Tesouro do Pirata, em homenagem à rica cultura nordestina, berço onde a marca encontra seus fiéis consumidores.

PERNOD RICARD BRASIL
O grupo multinacional francês é uma das mais importantes empresas no mercado de bebidas mundial. Com a aquisição da Vin & Sprits, dona da marca Absolut, ocorrida em 2008, a companhia passou a ter a co-liderança no setor de destilados e vinhos.  A expansão da Pernod Ricard no Brasil teve uma grande mudança em 2001 com a compra das operações da Seagram no País. Desde então, a afiliada brasileira tinha uma estrutura pequena e focada no desenvolvimento de marcas importadas. Esta aquisição, parte da compra da Seagram, transformou a presença da Pernod Ricard Brasil em um negócio focado fortemente no desenvolvimento de marcas líderes locais.

No Shopping Parangaba

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará presente no Shopping Parangaba, com o objetivo de reforçar o estoque de sangue antes da chegada do feriado da Semana Santa. A Unidade Móvel do Hemoce permanecerá em frente à entrada principal do Shopping de 31 de março a três de abril. De segunda a quarta, a doação poderá ser feita entre 14 e 20 horas, e na quinta, das 10 às 17 horas.
Para ser um doador de sangue basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento oficial com foto. A doação de sangue não oferece riscos para o doador. Os menores de idade só poderão doar com o consentimento dos pais.

SUS na Copa 2014

Fortaleza é uma das seis cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 a receber a capacitação de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em planos hospitalares, com profissionais especialistas do programa de cooperação internacional Host City Programm (HCP). O treinamento vai preparar de 31 de março a 4 de abril 80 profissionais de 20 hospitais públicos e particulares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e das secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza. O curso é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral da Força Nacional do SUS, em parceria com o Governo Alemão, através da agência de cooperação GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Global. A abertura da capacitação acontecerá na próxima terça-feira, 1º de abril, às 9 horas, no Marina Park Hotel.
O Host City Programm (HCP) é financiado pelo BMZ através da Engagement Global/SKEW e a GIZ é responsável pela execução do programa no Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A proposta do Ministério da Saúde é subsidiar estratégias e ferramentas de gestão para fortalecer os Hospitais Referenciados de Alta Complexidade na organização dos Planos Hospitalares integrando assim o componente móvel e fixo da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo de promover intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras, tendo em vista a necessidade de um produto teórico prático na construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas.

O curso envolve um módulo teórico, com conteúdos necessários para a preparação hospitalar e construção de planos hospitalares, e um módulo simulado, com simulado de mesa e simulado em hospital indicado pelos gestores da cidade-sede. Em Fortaleza, a parte parte prática do treinamento será realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF).

Instituições participantes:

- HOSPITAL ABERLADO GADELHA - CAUCAIA/ CE
- GONZAGA MOTA JOSÉ WALTER
- HOSPITAL GERAL DR. CÉSAR CALS
- HOSPITAL DR. CARLOS ALBERTO STUDART - HOSPITAL DO CORAÇÃO
- INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA
- HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA
- HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN
- HOSPITAL DISTRITAL EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA - FROTINHA DE MESSEJANA
- HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSE BARROSO DE OLIVEIRA-FROTINHA DE PARANGABA
- HOSPITAL DISTRITAL EVANDRO AYRES DE MOURA- FROTINHA DE ANTÔNIO BEZERRA
- HOSPITAL DISTRITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO
- HOSPITAL SAO JOSE DE DOENÇAS INFECCIOSAS
- HOSPITAL DE MARACANAU
- SAMU - CEARÁ
- SAMU - FORTALEZA
- NÚCLEO DE ATENÇÃO A URGÊNCIA E MERGÊNCIA – NUAEM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -SMS




Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

Crusoe Foods no Siupé

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, lança na próxima segunda-feira (31), às 11 horas, a pedra fundamental da fábrica de industrialização de pescados Crusoe Foods, do grupo espanhol Jealsa-Rianxeira, que se instalará no distrito de Siupé. 
O evento contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Benedito Lopes, além de autoridades locais.
Em parceria com a R&B Aquicultura, a Crusoe Foods terá um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões e tem previsão de início das atividades em julho deste ano. Além disso, a indústria deverá gerar cerca 500 empregos diretos. “Destas vagas, 80% serão destinadas para mulheres. Esta é, sem dúvida, mais uma grande conquista para nosso Estado, em especial nosso município, que vem crescendo a passos largos no quesito desenvolvimento socioeconômico”, comenta o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho.
 
Crusoe Foods
A Crusoe Foods é a 2ª maior indústria de pescados da Europa e 5ª do mundo. Ela será a primeira indústria de conservas de pescados do Norte e Nordeste e terá, quando em operação, a capacidade de produzir mensalmente oito milhões de enlatados. Segundo Pinho, a escolha de São Gonçalo do Amarante para abrigar essa potência do segmento é o fato do município ter uma privilegiada posição geográfica no Nordeste, que é uma região estratégica para os consumidores de enlatados no País. Além disso, a matéria-prima dos produtos a serem produzidos são oriundas da região. Vale destacar que a empresa está inserida no protocolo isenções fiscais do Estado.  
 
Logística
De acordo com a Prefeitura, a empresa espanhola terá todo o apoio do município. “Estamos colocando em prática nossos planos de governo: melhorando estradas e, consequentemente, as vias de acesso para a indústria, facilitando, assim, a logística”, afirma o prefeito.


Serviço:
Lançamento da Pedra Fundamental da Crusoe Foods
Data: 31.03.2014
Horário: 11h
Local: Distrito de Siupé - Vizinho R&B Aquicultura.

Meia Maratona de Fortaleza

Está chegando o dia da corrida que já virou tradição na Capital cearense. E, neste ano, a 12ª Meia Maratona de Fortaleza é um evento internacional. Atenção corredores! A disputa acontecerá no dia 13 de abril, comemorando um duplo aniversário: de Fortaleza e do Exército Brasileiro. Além de participar da prova, os competidores concorrerão a um carro zero KM. Os atletas podem optar em correr 5, 10 ou 21 quilômetros. A saída acontece do Marina Park Hotel. Para quem não vai querer ficar de fora, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sitewww.meiamaratonadefortaleza.com.br ou na loja Barcellos Sport, localizada na Av. Padre Antônio Tomás, 850. Mais informações: (85) 3224.7709.

Em São Gonçalo do Amarante

Logo mais às seis da noite, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Claudio Pinho (Pros) assina ordem de serviço autorizando a reforma e ampliação de duas escolas municipais, no valor de R$ 730 mil, através da Secretaria de Educação do Município. Estão contempladas as escolas “Gertrudes Prata Lima” e “Poetisa Abigail Sampaio”, localizadas nas comunidades de Paul e Parada, com previsão de finalização das obras em 150 dias.
 Na escola “Gertrudes Prata Lima” será criada uma biblioteca, uma sala de informática, novos banheiros, com acessibilidade, área para a merenda, cozinha, dispensa, pátio coberto, e muro externo frontal, com gradil. Além de reforma do piso e paredes das cinco salas de aula, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, depósitos e lavanderia, manutenção nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias e recuperação das esquadrias.
 Já na “Poetisa Abigail Sampaio”, onde acontece o evento, será feito o muro frontal com gradil, reforma dos banheiros para terem acessibilidade, pintura, manutenção das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, recuperação da coberta, do piso das esquadrias, além do revestimento cerâmico nas paredes.

INVESTIMENTO
Em 2013 a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante investiu R$ 19.528.536,51 somente de recursos próprios na educação. Dentre as ações, estão à contratação de novos professores através de processo seletivo simplificado, aquisição de 16 ônibus escolares com ar condicionado, elevador de acesso para estudantes com deficiência e capacidade para transportar até 26 passageiros, além da inclusão de veículos 4x4, para atender a população que mora nas regiões de difícil acesso; fardamento e material escolar para as 7.200 crianças matriculadas na rede municipal de ensino e os 107 alunos inscritos no Programa Brasil Alfabetizado; reforma estrutural de nove escolas, com compra de novo mobiliário, com a inclusão de lousas digitais. Já foram assinadas as ordens de serviço das Escolas Porfírio de Araújo, em Croatá, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia na sede e Escola Tasso Jereissati, também na sede do município.

SERVIÇO:
Assinatura da 5ª Ordem de serviço para reforma de escolas
Data: 28.03.2014
Horário: 18h
Local: Escola Poetisa Abigail Sampaio na Comunidade "Parada"

Cid Gomes passa a bola para Eunício

O papo de pouco mais de dois minutos que o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) teve com os jornalistas após ter recebido em audiência, no Palácio da Abolição, hora do almoço, o senador Eunício Oliveira (PMDB):
  • "Nada extraordinário que um senador da República se encontre com o governador do Estado. 
  • Penso que como foi uma audiência pedida por ele é ele quem pode falar.
  • O que posso dizer é que minha relação com ele é uma relação tranquila.
  • Eu penso que quem deve falar sobre a audiência foi quem pediu. 
  • Nós conversamos sobre muitas coisas.
  • Desde preocupações com o inverno desde e do próximo ano.
  • Questão de saúde.
  • Mais repito.
  • Quem deve expressar, quem deve dizer o teor da conversa é dele.
  • Quem deve falar sobre o encontro é ele.
  • Ele deve marcar ai com vocês um encontro.
  • O senhor fica ou sai?
  • "Tenho uma semana para decidir se saio.
  • Não há nenhuma mudança daquilo que já declarei.
  • Minha disposição é de ficar no Governo.
  • Tem um conjunto de obras e de ações que me realizaria muito concluí-las.
  • Mas tem uma possibilidade que seria a possibilidade de uma candidatura, se ele se dispuser, de Ciro ao Senado.
  • Conversei com o Ciro ontem.
  • Nenhuma conversar atá o dia quatro será uma conversa conclusiva.
  • Nós estamos levantando possibilidades, estudando ai, fazendo prognósticos.
  • Enfim até a sexta-feira a gente tem uma posição.
  • Bom tempo ainda.
  • Tem uma eternidade até sexta-feira.
  • Até sexta-feira da semana que vem será uma eternidade.
  • Secretariado estadual que pode ainda sair:
  • "No Estado, a regra é que quem deveria ser candidato este ano já saiu em setembro do ano passado.
  • Isso foi uma preocupação minha para que não houvesse agora já com o orçamento iniciado a gente tivesse solução de continuidade mudando secretários.
  • Por conta dessa decisão sete ou oito secretarias tiveram mudanças nos seus comandos.
  • Então a possibilidade de desincompatibilização agora é muito pequena.
  • Pode acontecer.
  • Mas a regra foi ter saído antes. O que acontecer agora será exceção.
  • Falaram da presidência da Assembleia para 2015-2016?
  • "Ave Maria, pode ter certeza que não".
  • Renuncia do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda.
  • "O Veveu?
  • Nunca ouvi falar nesse ideia.
  • Nunca. Nunca".

Festival do Circo

Considerado o coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira, no centro da capital cearense, é sempre palco de grandes acontecimentos. Amanhã, às 15 horas, quem estiver transitando pelo centro de Fortaleza poderá conferir gratuitamente na Praça, as apresentações do mágico Tilim e chicote com Robertinho do Chicote. As apresentações fazem parte daprimeira edição do Festival de Circo do Ceará,  A partir das 17 horas, os espetáculos continuam na Praça Verde do Dragão do Mar. Toda a programação é gratuita.
A primeira  edição do Festival de Circo do Ceará conta com o patrocínio da Oi, apoio cultural do  Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Secretaria da Cultura do  Governo do Estado do Ceará, além de receber apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Esta iniciativa da Iluminura Produtora Cultural em parceria com a Associação  Artística Dona Zefinha – também responsáveis por sua realização - é uma porta para o  público cearense conhecer mais de perto o trabalho que os artistas circenses realizam  sob as lonas dos pequenos circos espalhados por todo o estado. Mais informações podem ser encontradas no site www.festivaldecircodoceara.com

Serviço:
Festival de Circo do Ceará
De 24 a 29 de março
Local: Centro Dragão do Mar, Sebrae e Praça do Ferreira
Informações: (85) 3459-0096

Tec Urbanismo

Polo econômico do Vale do Jaguaribe, a cidade de Russas receberá empreendimento imobiliário completamente estruturado com serviços de energia, iluminação, abastecimento de água, asfalto, drenagem e implante de paisagismo. Tendência consolidada em urbanização e mobilidade urbana, o bairro planejado será levado ao município pela Tec Urbanismo, empresa referência no desenvolvimento de projetos urbanísticos e de infraestrutura.
Com lançamento amanhã, o Complexo Bela Vista será dividido em três áreas, compostas pelos Loteamentos Bela Vista I, Bela Vista II e Alto da Bela Vista. O projeto contempla a instalação de sistema de sinalização de trânsito, asfaltamento de todas as vias e será totalmente integrado a infraestrutura existente no município. Ao todo, serão 700 lotes de 150 a 300 m², ordenados em residenciais, comerciais, áreas institucionais, áreas verdes e áreas para futuras instalações de equipamentos de comércio e serviços de grande porte. Será o primeiro loteamento da região com infraestrutura completa, pronto para construção.
Instalado no ponto mais alto de Russas, do Loteamento Bela Vista é possível apreciar a vista de toda a cidade. O sistema viário foi criteriosamente estudado e implantado de forma integrando à malha viária existente, assim, o Complexo contribui para o ordenamento e estruturação da área. Situada a 165 km de Fortaleza, o arrojado empreendimento de Russas foi construído no mais alto padrão de qualidade e projetado estrategicamente para potencializar a estrutura econômica e social do município. Com localização privilegiada, próximo ao Centro e vizinho ao polo de lazer da Lagoa da Caiçara, o novo bairro de Russas está em uma das áreas mais nobres e crescentes da cidade.
“O complexo vai promover a revitalização e requalificação de uma área importante da cidade que, embora bem localizada, encontrava-se estagnada. As vias principais possuem canteiros centrais pavimentados e arborizados e os passeios dos lotes comerciais, padronizados em pedra portuguesa, favorecem a criação da identidade destes novos polos como ‘galerias comerciais’ da cidade de Russas. Uma excelente oportunidade para bons negócios”, explica a diretora técnica da Tec Urbanismo, Flávia Catão.
SOBRE A TEC URBANISMO
Há 20 anos a Tec Urbanismo atua nos segmentos público e privado, acumulando vasta experiência em projetos de urbanismo e infraestrutura. Referência no desenvolvimento de estudos e projetos para implantação de empreendimentos, como: projetos urbanísticos, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, distribuição de energia elétrica, terraplanagem, drenagem, pavimentação, paisagismo, projetos arquitetônicos de equipamentos, projetos de cálculo estrutural e instalações prediais, a empresa amplia sua expertise e investe em loteamentos e desenvolvimentos de bairros planejados.
Com atuação em todas as etapas para a viabilização de projetos, a empresa elabora desde a prospecção, seleção e negociação de áreas, passando pela definição de conceito do negócio, aprovações legais, gestão e implementação da obra, efetivação do plano de marketing e gestão administrativa da carteira de recebíveis. A Tec Urbanismo promove a valorização da sustentabilidade, buscando a redução de custos, otimização ambiental e promoção de ganhos sociais.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Oferta de emprego

A Aço Cearense Industrial, empresa do Grupo Aço Cearense localizada em Caucaia, está com mais de 250 vagas abertas para copeiro/auxiliar de cozinha, auxiliar de Expedição, auxiliar de Operação de Máquina e auxiliar de Estoque. Para se candidatar é necessário possuir Ensino Fundamental e desejável experiência anterior na função. Para a vaga de copeiro/ auxiliar de cozinha, voltada para Pessoa com Deficiência (PCD), é desejável experiência anterior em refeitórios. Além do salário compatível com o mercado, ainda tem como benefícios: plano de saúde Unimed Fortaleza, plano odontológico, transporte da empresa, refeição na empresa, cartão alimentação e seguro de vida em grupo. Os interessados devem enviar os currículos, com o nome do cargo no assunto, para selecao@acocearense.com.br ou entregar na matriz da empresa, que fica na BR 222, Km 19 – Caucaia.

Dia do Circo

A abertura da programação de espetáculos do Festival de Circo do Ceará acontece nesta hoje, Dia do Circo, às 17 horas na grande lona instalada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  Vivências do universo do circo com o Grupo Garajal – Maracanaú (CE) (perna-de-pau, malabares, pinturas, jogos, adereços). Na abertura oficial, às 19h, homenagens às famílias e artistas mais antigos do circo no Ceará, gestores e artistas.  Logo após, a programação segue com as apresentações de Reginho Show (CE), Palhaço Pimenta (Mestre da Cultura - CE), – Latin Duo (Rosário –Argentina), Tecido Acrobático com Nayendy Pâmela (CE) e Fun_farra com a Charanga do Festival encerrando a primeira noite. O público poderá percorrer o universo do conferindo  exibição de filmes, documentários, fotografias de circo e artistas circenses do Ceará.
Conhecido como a terra do humor, o Ceará consolida sua vocação para uma  das artes mais democráticas e populares do mundo, o Circo, promovendo, pela  primeira vez, o Festival de Circo do Ceará com a participação de artistas circenses  brasileiros e argentinos. A programação de 24 a 29 de março é gratuita e será realizada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e na Praça do Ferreira. A primeira  edição do Festival de Circo do Ceará conta com o patrocínio da Oi, apoio cultural do  Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Secretaria da Cultura do  Governo do Estado do Ceará, além de receber apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Com o tema ‘O Palhaço Cearense’, esta primeira edição homenageia a  oralidade, a irreverência e o improviso que contagiam plateias em picadeiros por todo  o estado do Ceará e garante risadas dos mais diversos públicos. Os seis dias do  festival serão divididos em formação e mostra artística, além do subprojeto “Luz no Picadeiro”, programa de formação e informação voltado para o público circense, profissionais, artistas e gestores. O programa inclui minicursos, treinamentos, oficinas  e palestras para capacitar a classe circense em suas atividades artísticas, técnicas e administrativas.
Cerca de 80% da programação será composta por artistas cearenses, que dividem a cena com mestres como Pimenta e Biribinha, além de experimentarem novas formas de fazer circo com vizinhos argentinos como Latin Duo, Cia. manoAmano, Muruya e Manic Freak. “Nosso festival anuncia tempos de alegria e futuro mais visível para o Circo e artistas circenses do Ceará”, prevê a diretora executiva do festival, Giza Diógenes.
Esta iniciativa da Iluminura Produtora Cultural em parceria com a Associação  Artística Dona Zefinha – também responsáveis por sua realização - é uma porta para o  público cearense conhecer mais de perto o trabalho que os artistas circenses realizam  sob as lonas dos pequenos circos espalhados por todo o estado. Mais informações podem ser encontradas no site www.festivaldecircodoceara.com

Sobre a Programação
Os encontros, oficinas e minicursos serão realizados, de 24 a 26 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Passeio Público, no Café Teatro das  Marias e no SEBRAE. Serão oferecidas quatro oficinas de técnicas circenses e três minicursos de brigadista de incêndio, instalações elétricas e gestão de negócios/microempreendedor individual.
Atendendo à demanda da classe circense do Ceará, o Festival ainda promove  dois encontros: um para debater com os representantes das Secretarias Regionais Executivas da Prefeitura Municipal o exercício da Lei do Circo de Fortaleza; e o segundo, para promover o intercâmbio de informações e a fruição de produtos artísticos numa conversa com programadores de festivais, produtores culturais e artistas.
A programação segue entre os dias 27 e 29 de março com a mostra de artes circenses, que é inteiramente gratuita e será apresentada em dois espaços em Fortaleza: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praça do Ferreira. Para receber o público, foi montado um picadeiro sob uma lona de circo, especialmente ambientado para oferecer conforto durante as quatro horas de programação diária.
A programação começará às 17 horas, com vivências de técnicas circenses por meio de aulas de perna-de-pau, malabares, maquiagem, além de exibição de documentários e fotografias. A partir das 19h, a programação segue no picadeiro com apresentações de palhaços, equilibristas, malabaristas, mágicos e tudo de fantástico que o circo oferece, sempre acompanhadas pela Charanga e fanfarras que não deixarão faltar boa música.

Teatro Carlos Câmara

Espaço de uma longa história e de uma vasta contribuição ao cenário cultural e artístico do Ceará, o Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro) tornará a abrir as portas ao público nesta quinta-feira (27), Dia Mundial do Teatro, com uma programação especial preparada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult). Além de conhecer as novas instalações do teatro, o público poderá assistir a espetáculos de diferentes linguagens, do maracatu Vozes da África ao teatro do Grupo Bagaceira, incluindo a apresentação "Carlos Câmara em Três Tempos", com Ricardo Guilherme, Marcelo Costa, Rafael Martins, Tiago Arrais e Carlos Hardy, em homenagem ao dramaturgo que dá nome ao teatro.
A programação terá início às 18 horas, no pátio externo do Teatro Carlos Câmara, com a coroação do rei e da rainha do Maracatu Vozes da África. Às 18h30, apresenta-se o Quarteto Cearense, uma das formações da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, que fez do Teatro Carlos Câmara, o TCC, seu espaço de ensaios, desde 2013. Às 19 horas acontece uma performance solo de dança, no hall do Teatro.
A apresentação intitulada "Carlos Câmara em Três Tempos: do autor ao teatro, do teatro ao futuro" terá início às 19h15, reunindo grandes nomes do teatro cearense: Ricardo Guilherme (responsável pela sugestão de batizar o espaço em homenagem a Carlos Câmara), Marcelo Costa, Rafael Martins e Tiago Arrais. Além do multiinstrumentista e compositor Carlos Hardy, um dos mais aplaudidos e promissores nomes da nova cena da música cearense.
O grupo Bagaceira de Teatro, um dos mais premiados das artes cênicas no 
Ceará, também participa da programação de retomada do TCC, apresentando 
o espetáculo "Meire Love". Fechando a noite, a DJ Renatinha convida o público a "esticar" no pátio externo do Teatro, ao som de muita música brasileira, em clima dançante.
" É com muita satisfação que convidamos artistas e público a participar deste 
momento de retomada das atividades do Teatro Carlos Câmara, agora um 
equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, um espaço importante na história das artes cênicas no nosso Estado e que estamos devolvendo à sociedade, para que seja importante também no presente e no futuro", destaca o secretário da Cultura do Governo do Estado, Paulo Mamede.
"Todos estão convidados a ocupar o teatro, participando da programação, que será definida por meio de uma convocatória, assistindo aos espetáculos, integrando-se às atividades para que o teatro esteja vivo, presente no cotidiano da cidade e das pessoas", aponta o secretário.
Diretor do Teatro Carlos Câmara, o ator, dramaturgo e produtor cultural Fernando Piancó ressalta a missão do espaço, de promover a difusão da cultura por meio das artes cênicas, da música, das artes visuais e da intersecção entre essas e outras linguagens. "O Teatro Carlos Câmara está de volta, como um espaço para espetáculos de pequeno e médio portes, fomentando a nossa criação artística, abrigando diferentes linguagens e gerações, oferecendo ao público uma casa qualificada para a arte e a cultura", enfatiza Piancó, também responsável pela programação deste dia 27/3.
TCC: ontem e hoje
Antes conhecido como Teatro da Emcetur (ou Teatrinho da Emcetur, para muitos dos que nele se apresentaram ou assistiram a espetáculos nas décadas de 1970 e 1980), o atual Teatro Carlos Câmara foi inaugurado em 1974, na gestão do governador Cesar Cals. O espaço recebia então jovens companhias teatrais e cantores, compositores e instrumentistas cearenses, além de atrações nacionais. 
Diversificado, o público contava com espectadores mais habituados ao circuito cultural e também com trabalhadores do Centro e turistas provenientes de várias regiões. Ao longo das décadas de 1970 e 1980, o equipamento se manteve como um dos mais ativos teatros da cidade, inclusive recebendo espetáculos de estreia de muitos atores, dramaturgos e músicos que viriam a se tornar nomes de destaque nas cenas cearense e nacional.
Fechado desde 1994, o teatro foi reinaugurado em 5 de setembro de 2012, pelo governador Cid Gomes, com o novo nome de Teatro Carlos Câmara. Totalmente reformado e modernizado, inclusive com ampliação da plateia, com a construção de um segundo piso (capacidade total para 368 espectadores), e com acessibilidade, tornou-se um novo espaço em potencial para as artes cearenses, tendo entre seus diferenciais a capacidade de receber espetáculos de pequeno e médio porte; a variedade de espaços de exibição e difusão, desde a sala principal até o hall e o pátio para apresentações e eventos ao ar livre; a localização privilegiada, no Centro da cidade, contribuindo para o esforço de requalificação da região e se somando a uma série de equipamentos culturais.
Em 2014, o Teatro Carlos Câmara, cedido pela Secretaria do Turismo à Secretaria da Cultura, volta à cena em definitivo. Com 110m² de palco e 8,4m² de proscênio (boca de cena), o espaço de 3.334m² de área total e de 2.664m² de área construída, sediou em fevereiro o lançamento dos Editais 2014 da Secult. Em 27 de março, a comemoração pelo Dia Mundial do Teatro marca o retorno do TCC ao público e à comunidade artística.
Programação e convocatória
O Teatro Carlos Câmara seguirá recebendo os ensaios da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e contará com uma programação diversificada, elaborada por meio de uma convocatória, a ser lançada em breve, da qual todos os interessados poderão participar. Através dessa seleção e do diálogo entre a direção do TCC e a Coordenadoria de Ação Cultural da Secult, será definida a programação do teatro para o primeiro semestre de 2014.
O teatro poderá ceder pauta para artistas, produtores e grupos interessados, que definirão os detalhes para a realização de seus espetáculos, inclusive com bilheteria. 
Porém, toda a programação própria, realizada pela Secretaria da Cultura, terá 
entrada franca.
Conforme ressaltam o secretário da Cultura do Estado, Paulo Mamede, e o diretor do TCC, Fernando Piancó, o objetivo é utilizar ao máximo o equipamento, contemplando diversas linguagens, do teatro à dança, da música popular ao humor, da música erudita à cultura tradicional popular, passando pelas artes visuais, com pequenas exposições, e pela realização de eventos como debates, minicursos e lançamentos de livros. Retoma-se, assim, a vocação do teatro como espaço de convergência de públicos e de fomento à difusão da arte e da cultura, no contexto de novos tempos para nossa cidade e nossa cena.
Serviço
Reabertura do Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro). 
Programação especial quinta-feira, 27/3, a partir das 18h. Com Maracatu Vozes da África, Quarteto Cearense da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Ricardo Guilherme, Marcelo Costa, Rafael Martins, Tiago Arrais, Carlos Hardy, Grupo Bagaceira e DJ Renatinha. Entrada franca.

Montilla


Outros Cinemas

A Mostra Outros Cinemas, que acontece anualmente em Fortaleza, traz uma programação diversificada de filmes brasileiros, de curta e de longa duração, para a sua sexta edição, que será realizada de 20 a 25 de maio, na Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema). Uma mistura de gêneros, formatos e narrativas marcam a seleção de filmes desse ano, em um amplo painel da produção dos jovens realizadores brasileiros contemporâneos. 

“Foram selecionados 26 curtas de 12 estados brasileiros. Recebemos inscrições de filmes de várias partes do Brasil. As múltiplas temáticas e linguagens dos realizadores fizeram o processo seletivo ser um dos mais difíceis desde que a Mostra Outros Cinemas iniciou suas atividades, mas acredito que esse ano temos uma programação imperdível para quem gosta de um bom cinema”, afirma Bárbara Cariry, coordenadora e curadora do evento.
Filmes premiados como “Os Irmãos Mai” (SP), de Thais Fujinaga; “Jessy” (BA), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge; “A Dama do Estácio” (RJ), de Eduardo Ades; “Sanã” (MG), de Marcos Pimentel; “Faroeste – Um Autêntico Western” (GO), de Wesley Rodrigues; e “Lição de Esqui” (CE), de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro, estão na programação não competitiva. Todas as sessões são gratuitas e serão seguidas de debates com realizadores, possibilitando assim debates sobre estéticas vigentes e modos de produção, bem como novas formas de cooperação e de associações criativas. 
Além dos curtas, a Mostra Outros Cinemas exibirá quatro filmes de longa-metragem:“Feio, Eu?” (RJ), de Helena Ignez, que é presença confirmada no evento; o documentário “Entre Mim e Eles” (CE), de Marcelo Ikeda, crítico e professor de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC); “Assuntina das Amérikas” (RJ), de Luiz Rosemberg Filho, ficção de 1976, um marco do cinema marginal e combativo; e “O Exercício do Caos” (MA), de Frederico Machado.
Esse ano, a Mostra também realizará uma exibição especial, na tarde do dia 21 de maio, para escolas públicas cearenses, com o objetivo de aproximá-las da produção audiovisual realizada por jovens diretores. “Queremos quebrar o bloqueio que algumas pessoas ainda têm com o cinema nacional, mostrando as muitas histórias interessantes produzidas em todos as regiões do país, por gente de diferentes classes sociais”, conta Cariry.

CURTAS SELECIONADOS
“Batchan” (SP – 2013 – 15’ – ficção), de Gabriel Carneiro
“Strip Solidão” (AM – 2013 – 20’ – ficção), de Flávia Abtibol
“Cilada” (CE – 2011 – 3’ – experimental), de Henrique Dídimo
“Tubarão” (PE – 2013 – 13’ – documentário), de Leo Tabosa
“A Descoberta” (BA – 2012 – 17’ – ficção), de Ernesto Molinero
“Atrás da História (ou no Coração do Filme)” (GO – 2013 – 8’ – ficção), de Jarleo Barbosa
“Vento Virado” (MG – 2014 – 21’ – ficção/experimental), de Leonardo Cata Preta
“Malha” (PB – 2013 – 14’ – documentário), de Paulo Roberto
“Multidões” (CE – 2013 – 20’ – ficção), de Camila Vieira
“Jessy” (BA – 2013 – 15’ – documentário), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge
“Sobre Minha Melhor Amiga” (PE – 2013 – 21’ – ficção), de Luiz Otávio Pereira
“No Interior da Minha Mãe” (MA – 2013 – 17’ – documentário), de Lucas Sá
“Somos Todos Ilhas” (RS – 2012 – 15’ – ficção/documentário), de Pedro Martins Karam
“Os Irmãos Mai” (SP - 2013 – 19’ - ficção), de Thais Fujinaga
“Contos da Maré” (RJ – 2013 – 17’ – documentário), de Douglas Soares
“Deixem Diana em Paz” (PE – 2013 – 10’ – animação), de Júlio Cavani
“A Dama do Estácio” (RJ – 2012 – 22’ – ficção), de Eduardo Ades
“Parque Soviético” (RJ – 2013 – 10’ – ficção), de Karen Black
“Sanã” (MG – 2013 – 18’ – documentário), de Marcos Pimentel
“Não Servimos Zumbis” (SP – 2012 – 9’ – ficção), de Antônio Matos
“Fernando que Ganhou um Pássaro do Mar” (RJ – 2013 – 20’ – ficção), de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.
“A que Deve a Honra da Ilustre Visita este Simples Marquês ?” (PR – 2013 – 25’ – documentário), de Rafael Urban e Terence Keller
“Faroeste – Um Autêntico Western” (GO – 2013 – 18’25’’ – animação), de Wesley Rodrigues
“Duas, Uma” (RJ - 2012– 7’ – experimental), de Cavi Borges e Lucíana Ponso
“Linguagem” (RJ – 2013 – 19’ – experimental), de Luiz Rosemberg Filho
“Lição de Esqui” (CE – 2013 – 23’ – ficção), de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro

LONGAS SELECIONADOS – EXIBIÇÕES ESPECIAIS
“Assuntina das Amérikas” (RJ – 1976 - 98’ – ficção), de Luiz Rosemberg Filho
“Feio, Eu?” (RJ – 2013 – 70’ – ficção), de Helena Ignez
“Entre Mim e Eles” (CE – 2013 – 80’ – documentário), de Marcelo Ikeda
“O Exercício do Caos” (MA – 2012 – 71’ – ficção), de Frederico Machado

Sobre a Mostra Outros Cinemas - A Mostra Outros Cinemas tem como proposta difundir o cinema de arte, experimental e contemporâneo, para os que estudam cinema, trabalham com cinema ou querem fazer cinema, bem como para ao público em geral, com livre acesso a todas as sessões, possibilitando o conhecimento da produção realizada por jovens de todo o Brasil. São outros olhares, discursos, sentimentos e estéticas, bem diferentes dos estabelecidos pelo grande mercado de entretenimento.

Serviço
VI Mostra Outros Cinemas (www.mostraoutroscinemas.com)
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema).
Data: 20 a 25 de maio de 2014
Horário: 19 horas
Entrada gratuita.
Informações: (85) 3244.6944

Hoje


BB no Minha Casa, Minha Vida

O Banco do Brasil (BB) entregou ontem seu primeiro empreendimento contratado no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Faixa 1, voltados a famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00. Ao todo, são 396 unidades habitacionais, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O evento de entrega teve participação do ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi; do governador Cid Gomes (Pros); do prefeito do município, Alexandre Alencar; do vice-presidente de Governo do BB, Benito Gama, além de autoridades municipais, estaduais e outros representantes do BB.
Atuação ampliada e Ações Complementares
O Residencial Pacatuba também foi contemplado com um pacote de ações complementares que visam colaborar na transformação da realidade das famílias beneficiárias e na garantia da sustentabilidade do empreendimento, dentre as quais destacam-se:
-Realização de Investimento Social Privado com a Fundação Banco do Brasil para implantação de Estação Digital e de salas para realização de capacitações com os beneficiários do empreendimento
-Realização da oficina de educação financeira “Saúde Financeira não tem Preço” pelo Instituto Cooperforte
- Aprovação do Projeto Lar Digital no âmbito do BB Voluntariado FIA, com a instituição Casa Beneficente Lar Maria de Nazaré, que alcançará 160 crianças e adolescentes do entorno do empreendimento.
Sobre Pacatuba
Segundo dados do IBGE, o município tem 75.411 habitantes. O empreendimento, Conjunto Residencial Desembargador Francisco Hugo Alencar Furtado, fica na Rua Antônio Ferrer de Lima, s/n, Bairro São Luiz. Localizado na malha urbana, possui acesso pavimentado, aproximadamente 45 quilômetros para o centro urbano. O município tem aeroporto (Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins), a aproximadamente 33 km do empreendimento.

Atuação no Minha Casa Minha Vida
Os primeiros projetos da Faixa 1 foram contratados no BB em junho de 2012 e, com pouco tempo de atuação nessa faixa do Programa, a instituição já conta com 150.456 unidades habitacionais contratadas.

Ceará hoje


Microempreededores na CMFor

(www.cmfor.ce.gov.br) - Com o objetivo de incentivar os pequenos negócios, a Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Sala do Empreendedor, realiza hoje, uma exposição dos trabalhos de microempreendedores. A Exposição, que será realizada no Hall de entrada da Câmara, é um projeto do Legislativo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Maria de Jesus, destacou a importância do projeto. “Trata-se de uma iniciativa que visa divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos microempreendedores e oferecer um espaço para a venda de seus produtos. É também um forma de incentivo para as pessoas que querem abrir seu próprio negócio”, frisou.
Ainda de acordo com a coordenadora Maria de Jesus, a Câmara cederá o espaço para a Exposição, uma vez ao mês. Os expositores são escolhidos, conforme o calendário de Feiras do Município. “Nesta feira, nós teremos cerca de 10 empreendedores, expondo e vendendo seus produtos. O momento reforça a política de apoio ao microempreendedor na Capital”, ressaltou. Na ocasião, os parlamentares, funcionários e visitantes poderão frequentar a exposição.
A Câmara de Fortaleza vem ao longo de quatro anos desenvolvendo uma política de incetivo aos profissionais autônomos, com a implantação da Sala do Empreendedor com o Programa Microempreendedor Individual (MEI). O MEI atua na legalização de pequenos negócios com um faturamento mensal até R$ 5 mil, além de proporcionar o crescimento das atividades com a abertura de linha de crédito especial.

MPC

Com o objetivo de analisar e debater os graves problemas que assolam o Ministério Público do Estado do Ceará, a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promove mobilização amanhã, às 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ-CE).
Promotores e Procuradores de Justiça estarão reunidos para debater e apontar novos caminhos para a instituição, analisando modelos já adotados em outros estados brasileiros. O evento contará com a presença do Presidente da Associação do MP-RN, Eudo Rodrigues Leite; do Presidente da Associação do MP-PI, Paulo Rubens Parente Rebouças; e do Presidente da Associação do MP-PB, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. 
Na pauta, fatores que impossibilitam uma atuação mais ágil e eficaz do MP-CE, como: inexistência de prédios e gabinetes para Promotores e Procuradores de Justiça, carência de membros e servidores, segurança institucional, recursos tecnológicos, além de outros. 
Serviço
Evento: Mobilização ACMP
Data: 28 de março
Horário: 9 horas.
Local: Sede da PGJ (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio)

Boticário Ferreira para Josué Castro Neto

Na foto de André Lima estão os vereadores Adail Júnior,  John Monteiro, Joaquim Rocha e Fábio Braga com o médico Josué Castro Neto
(www.cmfor.ce.gov.br) - A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou, na noite de ontem, a Medalha Boticário Ferreira ao cirurgião cardiovascular Josué Viana de Castro Neto. A homenagem, proposta pelo vereador John Monteiro (PTdoB), destacou as contribuições do cirurgião para os avanços nos procedimentos cardiovascular, reduzindo o tempo de internação e problemas na recuperação do pós-operatório.

“A Medicina tem uma evolução rápida, e uma maneira bem especial vamos homenagear um de seus cientistas na área cardiovascular”, ressaltou John Monteiro. O parlamentar enfatizou a dedicação do Dr. Josué de Castro na minimização dos impactos das cirurgias cardíacas, sendo referência no país com a técnica de vídeo-cirurgia. “Continue estudando e desenvolvendo métodos para melhorar a saúde do povo brasileiro”, apontou.
Com a Medalha Boticário Ferreira no peito, Dr. Josué de Casto agradeceu a comenda que traz à tona todo um trabalho voltado para o desenvolvimento da Medicina pensando no bem-estar paciente. “Venho desempenhando este minha missão sempre com o pensamento de menos trauma, precisão, segurança e conforto para as pessoas”, enfatizou. Dr. Josué de Castro destacou o apoio da família e amigos na conquista de seus ideais, se desculpando pelos momento em que esteve ausente na realização de estudos e pesquisas.
Josué de Castro formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Fortaleza (UFC) e no ano seguinte ingressou na residência médica em Cirurgia Geral do Hospital Universitário Walter Cantídio. Fez doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Universidade de São Paulo (USP) e participou de vários cursos no Brasil e Exterior, no Texas, Estados Unidos e Alemanha.
Com todo o conhecimento adquirido ao longo de sua vida acadêmica, o Dr. Josué desenvolveu um novo método cirúrgico de cirurgias cardíacas com procedimentos minimamente invasivos. Foi o fundador e o atual Presidente do Instituto do Coração do Nordeste- INCONE. Atualmente é professor do Curso de Medicina da UFC, e Cirurgião Cardiovascular do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Universitário Walter Cantídio.
A solenidade contou com a presença dos vereadores José do Carmo (PSL), Adail Júnior (PROS), Joaquim Rocha (PV) e Fábio Braga (PTN); da reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras; do secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia; da presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz. 


Na Casa da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC), tendo à frente o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), realiza a segunda série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense e também na Região Metropolitana de Fortaleza, entre os dias 18 e 28 de março. Fortaleza sediará o painel da mesorregião Metropolitana de Fortaleza, o último do projeto, amanhã, na cobertura da Casa da Indústria, sede do Sistema FIEC, com aproximadamente 40 representantes dos setores produtivos, governo, academia e 3° setor. Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.
O Projeto Portadores do Futuro quer construir uma visão de futuro para a Indústria Cearense, em um horizonte temporal de 10 anos, mapeando as atividades produtivas alinhadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado O Ceará é primeiro Estado do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná(FIEP).
Este exercício de prospecção sobre o futuro tem por objetivo priorizar os setores industriais cearenses com maior potencial econômico no desenvolvimento do estado e de suas sete mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões, Jaguaribe, Norte e Região Metropolitana de Fortaleza. Nesse exercício, será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas internacionais.
A metodologia de trabalho compreende ainda estudos de base sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais, e industriais internacionais. Estes estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Por região, estão sendo convidados 40 especialistas que indicarão as tendências tecnológicas de maior atratividade para a Região através de um questionários respondido em tablets. 
Esses encontros com especialistas são o ponto de partida de uma construção coletiva de uma visão de futuro para a Indústria do Ceará. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, por meio de Rotas Estratégicas, com objetivo de situar o Estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.
O projeto é uma iniciativa do Sistema FIEC, com realização do Senai e do INDI, e apoio do SESI-CE, IEL-CE, e Fireso.

PMSB

Será realizada, hoje, a partir das duas da tarde, a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A consulta, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
O PMSB é resultado de um conjunto de estudos cujo objetivo é conhecer a situação atual do município de Fortaleza e planejar as ações e alternativas para a universalização dos serviços públicos de saneamento. As consultas integram o processo de elaboração dos PMSBs, como forma de controle social e aberta à população.
Na ocasião, a Cagece fará a apresentação do diagnóstico de esgoto de Fortaleza. O próximo passo que será dado pela Companhia, trata-se da elaboração das metas e planos para atingir a universalização dos serviços de esgoto, no município.
Serviço
Dia: 27 de março de 2014
Horário: 14 horas.
Local: Auditório da Secretaria Municipal da Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA)
(Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras)

CopaMais

O Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais, abre nova fase de inscrições. Serão mais 1200 novas oportunidades para os cearenses que buscam capacitação profissional. "Essas oportunidades são de extrema importância para formação dos cearenses que buscam capacitação. Os cursos são gratuitos e realizados pela Unifor que é uma universidade de excelência. O CopaMais está formando profissionais qualificados, modificando a vida de muitas pessoas e elevando a qualidade dos nossos serviços", reforça o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.
Serão 17 cursos distribuídos em 30 turmas. As cargas horárias variam de 40, 60 e até 80 horas/aula. Nesta etapa, dois novos cursos foram incluídos na grade: Formação de Governança e Barman. A lista completa dos cursos e o link para a pré-inscrição estão disponíveis no site da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará: www.secopa.ce.gov.br/copamais.
Outra novidade para este mês de abril, é que alguns cursos serão reaizados em dois períodos, de 07 a 22/04 e 23/04 a 08/05. A medida tem por objetivo, garantir um maior número de vagas e, portanto, dar mais oportunidade de formação para os cearenses. 
O período de pré-inscrição online segue até o dia 02/04. Lembramos que para concluir o processo e garantir vaga em um dos cursos, o interessado deve se dirigir até a Universidade de Fortaleza nesse mesmo período e concluir a inscrição. Para isso, é preciso levar documentação pessoal e entregar no Bloco Z, sala 34, das 8h às 12h e das 14h às 20h. As aulas começam no dia sete de abril.
A parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará, e Universidade de Fortaleza (Unifor) já beneficiou 3.400 pessoas, em diversas áreas como: organização de eventos, línguas estrangeiras, guia de turismo, entre outras.  A meta é formar 12 mil pessoas até o fim do ano.
Serviço
Pré-Inscrição online: até 02/04/2014
Matrícula presencial Unifor: até 02/04/2014 (de segunda a sexta)
Horário: 8h as 12h e 14h as 20 horas
Local: Bloco Z, Sala 34
Informações: (85) 3477-3420 
Lista de cursos:

Cursos de 40h (14 TURMAS)
01.Auxiliar Administrativo TARDE 
02.Primeiros Socorros MANHà
03.Higienização, Seleção, Manipulação e Preparo de Alimentos TARDE  
04.Telemarketing TARDE 
05.Informática Básica TARDE 
06.Formação de Governanta TARDE 

Cursos de 60h (12 TURMAS)
07.Inglês Básico TARDE 
08.Francês Básico TARDE 
09.Espanhol Básico TARDE 
10.Recepcionista em Meios de Hospedagem TARDE
11.Recepcionista de Eventos TARDE 
12.Curso Básico de Guia de Turismo TARDE 
13.Agente de Aeroporto TARDE 
14.Barman MANHà

Cursos de 80h (04 TURMAS)
15.Auxiliar de Eletricista NOITE 
16.Organização de Eventos MANHÃ e TARDE 
17.Curso Básico de Secretariado TARDE

Período dos cursos:
Cursos de 40h: Período 1: 07/04 a 22/04 / Período 2: 23/04 a 08/05
Cursos de 60h: 07/04 a 29/04
Cursos de 80h: 07/04 a 29/04

Horário dos cursos:
Manhã: 8h as 12h
Tarde: 13h20 as 17h20
Noite: 18h as 21h30
 
Coordenadoria de Comunicação
Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará

Renúncia?


  1. O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), em entrevista à TV Diário desmente que já teria renunciado.
  2. Informação teria sido dada em entrevista a jornalistas sulistas.
  3. Cid disse na TV Diário que só renuncia de Ciro Gomes aceitar se candidatar ao Senado.
  4. Cid desmente que pretenda se candidatar.
  5. "Só saiu se for para viabilizar candidatura de Ciro ao Senado. Caso contrário fico até 31 de dezembro deste ano e me candidato a uma diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento", afirmou Cid à TV Diário.


Radioweb


A Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - lança nesta quinta-feira, em Brasília, uma campanha nacional pela flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil. A campanha “A Voz que Eu quero Ouvir” será veiculada em âmbito nacional em rádios, TVs, jornais, revistas, internet e redes sociais. A iniciativa pretende mobilizar a sociedade com um abaixo-assinado pela aprovação do projeto de lei que já tramita no Congresso Nacional e que permite às rádios transmitirem o programa entre 19 e 22 horas. A campanha também vai revelar os resultados de uma pesquisa sobre o que pensa o brasileiro do programa criado em 1935. Acompanhe nossa cobertura a respeito.
Destaques desta quinta-feira, 27 de março de 2014
Internacional
Governo da Malásia confirma que avião desaparecido caiu no mar
Geral
Exército vai ocupar Complexo da Maré após ataques a UPPs
Política
STF manda prender deputado Asdrúbal Bentes
Economia
Mercado sobe estimativa de inflação deste ano pela 3ª vez
Radionovela
Cap 12: Confira dicas práticas para o equilíbrio financeiro
Copa 2014
Brasileiros já jogaram copas por outras seleções
Copa 2014
Começa treinamento de voluntários para Copa 2014
Cidadania
Consumidor pode poupar até R$ 1.440 ao ano com TV paga