Pesquisar no blog

sábado, 12 de abril de 2014

Futricas Cearenses

  1. Nilton Júnior deixou a bancada do Jornal Jangadeiro da TV Jangadeiro (afiliada da Rede Bandeirantes) e segue para o Canadá, onde vai ensinar Jornalismo.
  2. Quem deixou a TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) foi o repórter Luiz Costa. Trocou o Jornalismo pelo ramo gastronômico.
  3. Ricardo Mota foi efetivado como narrador esportivo da TV Diário.
  4. Jornalistas Roberto César e André Capiberibe criaram o blog Fala Ceará (www.falaceara.com.br).
  5. No Diário do Nordeste, Emerson Rodrigues assumiu a editoria de Polícia. Já Capibaribe Neto deixou o jornal, onde estava desde a sua fundação em 1981.
  6. A final da Copa do Nordeste, na Arena Castelão, foi a estreia de um grupo de dez estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará em cobertura jornalística.
  7. Outro grupo de futuros jornalistas vai entrevistar no Centro Universitário Estácio do Ceará o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) e o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes (Pros).

288 anos de Fortaleza IV

Parabéns, Fortaleza!

Neste domingo, 13 de abril, Fortaleza completa 288 anos. Para o PT Fortaleza, este é um momento de alegria, claro, pois temos orgulho de nossa cidade. Apesar de todas as dificuldades, Fortaleza tem um povo que a ama e que luta cotidianamente para torná-la melhor e mais humana. No entanto, o aniversário é também uma oportunidade de refletirmos sobre o momento atual de Fortaleza. Tendo em vista o que já conquistamos e os desafios que estão pela frente desta cidade cheia de contrastes, violenta e com um gigantesco abismo entre ricos e pobres.

No período de 2005 a 2012, tempo em que a capital cearense foi administrada pela ex-prefeita Luizianne Lins, do PT, vivenciamos uma série de conquistas que elevaram o bem estar e a autoestima do fortalezense. Sempre em busca da justiça social, favorecendo prioritariamente as pessoas que mais precisavam.

Para citar apenas alguns avanços, podemos lembrar que, na saúde, reduzimos a mortalidade materna em 50% e a mortalidade infantil em 60%, bem como implantamos o terceiro turno nos postos. No transporte público, criamos a Tarifa Social, a Integração Temporal e mantivemos o valor da passagem congelado por mais de quatro anos. Na habitação, construímos mais de cinco mil casas e reduzimos as áreas de risco. Na educação, reformamos e construímos 367 escolas, totalizando 900 novas salas de aula, e implantamos o tempo integral. Temos orgulho de programas e projetos como o Vila do Mar, os CUCAS, a revitalização da Praia de Iracema, Drenurb, Transfor e Hospital da Mulher. 

No entanto, de 2013 para cá, vemos o novo governo realizar obras que já havíamos deixado encaminhadas e, ao mesmo tempo, fragilizar conquistas do povo, como o transporte escolar, o tempo integral das creches, o cuidado com o meio ambiente, o orçamento participativo, o Hospital da Mulher e tantas outras políticas públicas criadas pelo PT. Vemos também os índices de violência aumentarem assustadoramente, com a divulgação recente, pela Organização das Nações Unidas, de que Fortaleza é a sétima cidade mais violenta do mundo.

Apesar das dificuldades e desafios que se apresentam para o povo, o PT Fortaleza quer reafirmar o sonho de uma cidade mais justa e humana, sonho este compartilhado com milhões de fortalezenses. O sonho de uma cidade mais alegre, que respeita seus recursos naturais, que tem lazer, educação de qualidade, acesso à saúde, moradias dignas e um transporte público mais decente. O PT continuará sempre na luta por uma Fortaleza que faça jus ao seu nome, atenta e forte. Como o povo merece!

PT Fortaleza

De olho no lance


  1. Crateús conquistou hoje a Taça Brasil de Futsal ao ganhar na final do Krona, de Joinville (SC).
  2. Logo mais a partir de cinco da tarde, no Presidente Vargas, será conhecido o primeiro finalista do Cearensão Onix 2015, entre Fortaleza e Icasa.
  3. O Icasa leva a vantagem de perder até por um gol.


As últimas da Política 2014

  1. O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), não assumiu a Prefeitura com a licença do prefeito Roberto Cláudio (Pros) para não se tornar inelegível para as eleições já desde ano.
  2. Gaudêncio Lucena é cotado para uma suplência de senador.
  3. O presidente da Câmara, vereador Walter Cavalcante (PMDB) pode assumir a Prefeitura caso haja necessidade, mesmo sendo candidato a deputado federal.
  4. O secretário cearense de Saúde, Ciro Gomes, está na Rússia numa viagem de 10 dias de turismo com a filha Lívia Saboya.
  5. Com isso a entrevista, que ele concederá aos estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, antes prevista para 24 de abril, foi adiada para oito de maio, no auditório do campus Via Corpvs.
  6. Não é a primeira vez que Ciro Gomes concede entrevista a alunos do Centro Universitário Estácio do Ceará.
  7. No ano passado, quando ainda não era secretário, falou por mais de uma hora com os estudantes.
  8. A entrevista acabou repercutindo na mídia nacional e local.
  9. Quem também tem entrevista agendada para os estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará é o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
  10. Está marcada para 30 de abril, também no auditório do campus Via Corpvs.
  11. Roberto Cláudio, depois do sucesso da cirurgia que fez para redução de estômago, deve receber alta nesta final de semana, do Hospital Monte Klinikum.
  12. O governamentável Eunício Oliveira (PMDB) reúne mais de duas mil pessoas, em Russas, desde a manhã de hoje, no encontro regional do PMDB.
  13. No encontro de Russas tem gente do PV, como o deputado estadual Roberto Mesquita.


Céu de Luiz

Será lançado na terça-feira, dia 15, no Teatro Dragão do Mar, o livro Céu de Luiz, uma publicação de belas fotografias de Tiago Santana, que retratam o universo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense, que é culturalmente uma das mais representativas da cultura popular do Nordeste.  Com texto de Audálio Dantas, o Céu de Luiz é uma homenagem ao centenário de Gonzaga.
Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu, foi o ponto de partida para sua carreira artística e também o ponto de partida do livro, que reflete o que podemos chamar de Céu de Gonzaga.  O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra.
O livro conta com o ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Tiago Santana e os textos do jornalista e escritor Audálio Dantas, repetindo assim a dupla de sucesso no livro O Chão de Graciliano (Ed. Tempo d’Imagem, 2006), publicação que recebeu, entre outros prêmios, o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Conrado Wessel, em 2007. O livro tem apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Governo do Estado de Pernambuco.
O lançamento do Céu de Luiz, no Teatro Dragão do Mar, terá ainda a participação especial da Orquestra Filarmônica do Ceará, tocando clássicos de Luiz Gonzaga, como “Sabiá”, “Asa Branca” e “Assum Preto”.

“Ainda hoje, e creio que por muito tempo, ou para sempre, escutaremos sua voz trovejante e veremos seu semblante altivo toda vez que andarmos pelos lugares do Brasil. Cidade grande e interior, interior e cidade grande, Luiz Gonzaga andará sempre com a gente por ai”.  GILBERTO GIL


OS AUTORES

TIAGO SANTANA, fotógrafo, atua desde 1989, desenvolvendo ensaios pelo Brasil e América Latina. Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro homônimo publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995. Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA, pelo ensaio O Chão de Graciliano, livro realizado em parceria com o jornalista Audálio Dantas. Ganhou o Prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Tem trabalhos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior. Sua obra integra importantes acervos e coleções de fotografia. Em 2011 foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografia francesa Photo Poche. Organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil. É fundador da editora Tempo D'Imagem.

AUDÁLIO DANTAS, jornalista, escritor e autor de mais de 10 livros, entre eles, As duas guerras de Vlado Herzog(Grupo Record/Civilização Brasileira), Prêmios Jabuti (Câmara Brasileira do Livro) e Juca Pato (União Brasileira de Escritores); Tempo de reportagem (Leya); O menino Lula (Ediouro) e O Chão de Graciliano, com fotografia de Tiago Santana (Tempo d’Imagem), Prêmio APCA 2007. Fez a compilação do diário da escritora Maria Carolina de Jesus, resultando no livro Quarto de despejo, obra já traduzida para 13 idiomas. Atuou em diversas entidades profissionais e culturais. Em 1981 recebeu prêmio da ONU por seu trabalho na área de direitos humanos. É presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros e diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação.


FICHA TÉCNICA:

CÉU DE LUIZ
Editora Tempo d’Imagem e Edições Sesc São Paulo
Autores: Tiago Santana (fotografias) / Audálio Dantas (texto)
Textos de apresentação: Danilo Santos de Miranda e Gilberto Gil
ISBN Edições Sesc São Paulo: 978-85-7995-083-4
ISBN Tempo d´Imagem: 978-85-87314-39-0
Número de páginas: 156
Formato: 28 x 28 cm
Preço: R$ 90,00


LANÇAMENTO DO LIVRO
Data: 15 de abril de 2014
Hora: às 19h30
Local: Teatro Dragão do Mar
Evento gratuito.


SOBRE A EDITORA TEMPO D’IMAGEM
A Tempo d’Imagem é uma editora especializada em livros de fotografia. Criada no Ceará, a editora desenvolve projetos editoriais de documentação do Brasil, sempre trabalhando em parceria com renomados fotógrafos de vários pontos do país. Além de obras documentais, a Editora Tempo d’Imagem investe em trabalhos autorais divulgando um panorama da fotografia brasileira contemporânea. Os ensaios fotográficos são sempre acompanhados de textos de historiadores, antropólogos, sociólogos, críticos, curadores, escritores, poetas; resultando em obras de interesse cultural abrangente.

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Segmento editorial do Sesc, as publicações das Edições Sesc São Paulo são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. As Edições Sesc SP têm em seu catálogo publicações nas áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais, que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.


Russas lança Eunício


Via Sacra hoje

Revivendo uma tradição milenar da Igreja Católica, a Comunidade Católica Shalom realiza neste sábado, dia 12 de abril, às 19h, uma Via Sacra em preparação à Semana Santa que se aproxima. A concentração será no Shalom da Paz (rua Maria Tomásia,72, Aldeota).

Em seguida, os peregrinos percorrerão o caminho das 14 estações que narram a condenação, paixão e morte de Cristo nas ruas Tibúrcio Cavalcante, Av. Dom Luis, Av. Desembargador Moreira, finalizando ao lado do Náutico Atlético Cearense. Um palco móvel,montado sobre um caminhão, acompanhará o percurso que contará com a presença de 38 atores que através da arte, reviverão a via dolorosa de Cristo. Padre atendem confissões durante a Via Sacra. 

Durante a Via Sacra, membros da Comunidade Shalom conduzirão momentos de oração e reflexão baseados em textos da escritora cearense e Cofundadora do Shalom, Emmir Nogueira. “A Via Sacra nos recorda o imenso amor de Cristo por nós. Somos deste modo, impulsionados a segui-Lo e tornar público nosso amor a Ele e o desejo de também amar os mais fracos e necessitados”, disse Fábio Lima , organizador do evento.

SERVIÇO

Via Sacra

Quando: Dia 12 de abril de 2014

Onde:
             Início: 19h - Shalom da Paz ( Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota)
             Rua Tibúrcio Cavalcante
             Avenida Dom Luis
             Avenida Desembargador Moreira
             Término: Ao lado do Náutico

Meus 49 anos 288 anos de Fortaleza

Fortaleza completa amanhã 288 anos de fundação oficial. Estou nesta cidade há 49 anos. Nasci e estou me criando aqui. Desde o nascimento quase inaugurando a Maternidade Escola Assis Chateaubriand nos idos de 1965 até a passagem muito boa pelo velho Barro Vermelho (Antônio Bezerra), há 15 anos moro na maior avenida de Fortaleza, a Visconde do Rio Branco. Tenho orgulho de ser fortalezense.
Tenho orgulho de escrever sobre essa cidade há mais de 30 anos. Tenho orgulho de ter eleito a primeira mulher prefeita de capital brasileira, Maria Luiza Fontenelle. Tenho orgulho de ter votado por duas vezes numa prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Tenho orgulho dessa cidade de Inácio Arruda, Roberto Cláudio, Tasso Jereissati e tantos outros políticos. Tenho amor pela Beira-Mar, Mucuripe, onde passei toda minha infância ao lado dos barcos Boa Esperança e São Luiz. Orgulho do Mercado São Sebastião, onde também passei boa parte de minha infância, madrugando para abrir o ponto de merenda que ali minha mãe.
Orgulho ainda do Mercado São Sebastião de suas cooperativas e dos fregueses que carreguei compras. Orgulho da Escola de 1º Grau Antônio Bezerra, o nosso "Grupo". Orgulho do Colégio Joaquim Nogueira, Skema (Gregório Mendel), Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade de Fortaleza e onde hoje estou no Centro Universitário Estácio do Ceará, a nossa eterna Faculdade Integrada do Ceará (FIC).
Orgulho de ter trabalho na VSM Comunicação. Na Rádio Universitária FM. Nos jornais O Povo, Tribuna do Ceará, Diário do Nordeste, O Estado, Fort News, Folha do Ceará...Orgulho de ter sido bolsita da Teleceará e UFC. De ter trabalhado no Sesi, no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e no Banco Mercantil de São Paulo (Finasa). De ter boas passagens pelas assessorias da Coca-Cola, FM 93...De ter sido frila da Agência Estado e O Estado de S. Paulo, da Agência Radioweb, da Agência Política Real e da Agência Nordeste.
Gosto dessa cidade, da empresa Timbira com seu ônibus 44 e do apita Moreira. 
Sou da época que no final da Bezerra de Menezes tinha o agradecimento: "Fortaleza agradece sua visita e boa viagem". Sou da época do padre João Pessoa, na Paróquia Jesus, Maria, José, em Antônio Bezerra.
Tenho muitas lembranças dessa Loira Desposada pelo Sol. Do Romcy, da Mesbla, da Samasa, das Casas Veneza, do Armazém do Sul...
Lembranças que vão indo e mostrando que os 288 anos de Fortaleza são de desenvolvimento.

Fala Demétrio Andrade

Fortaleza com 288 anos é menina impúbere e inquieta, que protesta chorando seus quereres e se cala à menor menção de um novo doce. Descobrir seus becos e prazeres é tarefa de amantes abnegados. Como amadurecer este amor? Como preservar o afeto que nunca se encerra em lugar algum? Como fazer de Fortaleza a urbe que nos oferece um sentimento de pertença casado com pessoas, lugares, passeios, parques, tradições? Fortaleza não nos lembra de amá-la. Talvez por ser tão linda, ache que não precise.
A nós, porém, não nos é dado este luxo. O patrimônio material e imaterial de Fortaleza é um fluxo ininterrupto que precisa ser sedimentado por cada um, em palavras, sentimentos, orgulhos, canções, causos, personagens. Eu lhe abraço em mim, Fortaleza, pra não deixar o mar apagar seu nome na praia do tempo.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Verdade

O líder do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vereador Evaldo Lima informa como está a saúde do prefeito após a cirurgia bariátrica:

EVALDO

Evaldo Lima destaca agora o título de cidadania fortalezense para dona Maria de Lourdes

EVALDOLOURDES

O vereador Acrísio Sena lembra a luta da mais nova cidadã fortalezense, dona Maria de Lourdes

ACRISIO
O filho de dona Maria Lourdes, Pedro Albuquerque, agradeceu a homenagem:

PEDRO

O vereador Acrísio Sena defende uma Comissão da Verdade em Fortaleza

ACRISIOVERDADE

Maria do Caritó

Amanhã, acontece a primeira apresentação da peça Maria do Caritó em Fortaleza. Mesmo em meio às gravações da próxima novela das 21 horas - Falso Brilhante -, na qual será protagonista, Lilia Cabral encontrou tempo para fazer turnê, pelas principais capitais do País, com o espetáculo que tem emocionado o público. Só no eixo Rio/ São Paulo foram mais de 100 mil espectadores. A atriz, também, estará nas telonas com o filme "Julio sumiu", ao lado de Fiuk e Carolina Dieckmann. A comédia está prevista para entrar em cartaz no próximo dia 17 de abril.
Na Capital cearense, a atriz estará nos dias 12 e 13 de abril, no Teatro do Shopping Via Sul. O espetáculo - trazido para a cidade à convite da Procult -, é aclamado pela crítica e público por onde passa.
Os ingressos continuam sendo vendidos com os valores de R$ 90,00 plateia inferior e R$ 60,00 plateia superior (valores de inteira). Podem ser adquiridos na bilheteria do shopping ou pelo site: www.teatroviasul.com.br. Sábado, a apresentação acontece às 21 horas e, domingo, às 19 horas.
 O texto, escrito especialmente para a atriz por Newton Moreno, do aclamado “As Centenárias”, tem direção de João Fonseca. Ainda formam o elenco Fernando Reys, Dani Barros, Fernando Neves e Silvia Poggetti.
A comédia revela valores, costumes e crendices que permeiam o imaginário do povo brasileiro. Maria do Caritó é solteirona, chegando aos 50 anos. Mas ela está decidida a se casar, mesmo que, para isso, precise enfrentar a fúria do pai e de toda a cidade, que acreditam que ela é santa.
Ficha técnica
Autor: Newton Moreno
Direção: João Fonseca
Direção de produção: Maria Siman
Produção local: Mário Alves (Procult)
Direção de movimentos: Kika Freire
Elenco: Lilia Cabral, Fernando Reys, Dani Barros, Fernando Neves e Silvia Poggetti
Cenário: Nello Merrese
Trilha Sonora: Alexandre Elias
Figurino: J.C Serroni
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Realização: Primeira Página Produções Culturais e Lilia Cabral
Assessoria de Imprensa: Capuchino Press

SERVIÇO
Data: 12 3 13 de abril
Local: Teatro do Shopping Via Sul
Hora: Dia 12, às 21 horas. Dia 13, às 19 horas
Ingressos: Bilheteria do Teatro Via Sul ou pelo site  www.teatroviasul.com.br
Preços: R$ 90,00 plateia inferior e R$ 60,00 plateia superior (valores de inteira)
Informações: (85) 3052.8027

15 anos do Dragão

No próximo dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa 15 anos. A data será celebrada com ações culturais ao longo de todo o ano de 2014, mas a largada de celebrações se inicia com a Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, de 30 de abril a 4 de maio. Neste período, todo o Dragão do Mar terá seus espaços ocupados por artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas, numa grande festa. Parte da programação é composta pela Mostra Especial do Porto Iracema das Artes,quando serão apresentados ao público 19 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação.
O presidente do Instituto Dragão do Mar e idealizador do CDMAC, Paulo Linhares, explica que Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. “O Dragão tem se constituído no imaginário popular como este lugar público e democrático que proporciona a articulação social e cultural da nossa produção simbólica, lugar comum onde se encontram todas as tribos. É justamente esse conceito de coletividade e diversidade que queremos promover nesta efervescência cultural. São cinco dias de celebração da maturidade que alcançamos, com a difusão de produtos culturais de excelência, mas, principalmente, com expertise em criação, produção e formação. Braço do Dragão do Mar, o Porto Iracema é, hoje, o grande celeiro de novos talentos, sendo reconhecida nacionalmente por sua importância, motivo de orgulho e comemoração de todos os cearenses”, afirma Linhares.
Segundo o presidente, para celebrar este apogeu da arte e da cultura no Ceará, boa parte da programação da Maloca privilegia apresentações de artistas cearenses, entre nomes já consagrados e alunos dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. Serão mais de 70 atrações entre música, teatro, dança, audiovisual, hip-hop, infantil e cultura popular distribuídos em seis palcos.
A programação também homenageará 15 representantes que, de acordo com Linhares, compõem a memória afetiva do Dragão do Mar e suas relações com a Praia de Iracema. São eles: Rocilda Lima (Poço da Draga), Ciro Gomes (governador à época da criação do CDMAC), Fausto Nilo (arquiteto do CDMAC), Mário Gomes (artista), Zé Tarcísio (artista), Célio Paiva (Amici's), Alexandre Veras (Alpendre), Nonato Freire (Coração Materno), Maninha Morais (Ex-presidentes), Pedro Álvares (Besame Mucho), Carri Costa (Teatro da Praia), Rejane Reinaldo (Teatro Boca Rica), Dilson Pinheiro (Domínio Público), Valéria Pinheiro (Teatro das Marias), Elis Regina (funcionária mais antiga do Dragão).
Mostra Especial Porto Iracema das Artes
Os 19 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes integram uma Mostra Especial, que inclui 05 espetáculos teatrais, 5 shows musicais, 4 exposições de artes visuais, além de um pitching  de apresentações dos 5 projetos de séries de televisão. As apresentações seguem a lógica das Rotas de Criação, momentos de exibições públicas dos projetos que têm como objetivo mostrar o estado da arte dos processos formativos. São 19 grupos de artistas que há sete meses desenvolvem em regime de imersão seus projetos, que, reunidos, formam um painel marcado pela diversidade estética e por inovações de linguagens. Muitos destes projetos ainda continuarão em processos de aperfeiçoamento para a apresentação no MIRANTE, uma grande feira de arte que acontecerá em agosto/2014, no Dragão.
 As apresentações de alguns laboratórios contarão com a presença de profissionais das diversas áreas que participaram do projeto como tutores e consultores dos grupos de criação. Os músicos Arrigo Barnabé e Alexandre Kassin, por exemplo, farão shows especiais durante a Maloca Dragão. Os cineastas Karim Ainouz e Marcelo Gomes farão pré-estreias de seus últimos filmes, respectivamente “Praia do Futuro” e “O homem das multidões”. Artistas e pensadores das Artes Visuais, como Santiago Navarro e Marcelo Campos, acompanharão os trabalhos do Laboratório de Artes Visuais, enquanto profissionais de televisão estarão no 1º Pitching Aberto dos projetos das 5 séries de TV.
Os Programas de Formação Básica e Técnica participarão com espetáculos de dança e teatro, exposição de artes visuais e de projetos de games, realizados pelos alunos, além de mostras de vídeos.


Programação Maloca do Dragão – o encontro de todas as tribos
(Programação sujeita a alteração e lotação dos espaços. Informações sobre ingressos divulgadas em breve )

Quarta, dia 30
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
18h às 19h Dragão das Crianças – Cortejo de Malabares (vários espaços)
18h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Visita guiada da Mostra do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes
19h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Abertura da exposição, com trabalhos de Diego de Santos e Marcelo Campos (“Lar é onde ele está”), Claudia Sampaio e Marcio Harum (“A casa enquanto vida”), Lara Vasconcelos e Santiago Navarro (“Figuras do comum”), e Marina de Botas e Clarissa Diniz (“Experiências com videoarte”) (Museu de Arte Contemporânea)
19h Dança – Cláudio Bernardo, espetáculo "Usdum" (Teatro Dragão do Mar)                  
20h Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, com show "Rock Concert" (Anfiteatro)
21h Artur Menezes (Praça Almirante Saldanha)                  
22h Tributo a Belchior – com Laya Lopez, Jonnata Doll, Nayra Costa, Verónica Valenttino, Belchior Cover e Amelinha (Praça Verde)
23h Cidadão Instigado toca Pink Floyd (Praça Verde)         
00h Descendentes da Índia Piaba (Tenda Djs)
01h Fertinha (Tenda Djs)

Quinta, dia 1
15h Contação de Histórias: "Contos que encantam", com Paula Yemanjá (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
16h Teatro Infantil - "Criaturas de papel", do grupo Bricoleiros (Teatro Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
17h Dança Infantil - "Mistura - A dança das coisas", grupo N Infinito (Teatro Dragão do Mar)
18h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
18h Kazane (Praça Almirante Saldanha)      
18h Irmãos Aniceto e filhos (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
19h Maracatu Vozes da África (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Rodger 70 anos (Anfiteatro)
20h Hip hop e rap - Dj Flip e Show do Rapper Nego Gallo (Arena Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Outro Grupo Cia de Teatro, com o espetáculo “Caio e Léo” (Estúdio Audiovisual do Porto Iracema)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Marco Leonel Fukuda apresenta o show “Jornada de Violão e Viola” (Teatro Dragão do Mar)        
20h Daniel Groove (Praça Almirante Saldanha)
20h Calé Alencar (Espaço Rogaciano Leite Filho)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Jonnata Doll & Os Garotos Solventes com o show "O mundo contra nós", marcando o lançamento do 1º disco da banda(Anfiteatro)
21h20 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Grupo EmFoco de Teatro com a performance “PriceWorld ou Sociedade a Preço de Banana” (ônibus itinerante saindo do Porto Iracema das Artes)                   
22h Banda Renegados (Praça Almirante Saldanha) 
22h Luxo da Aldeia (Praça Verde)   
23h Eliane (Praça Verde)      
23h Daniel Peixoto+Nayra Costa (Tenda Djs)
00h DJ Famoso (Tenda Djs)

Sexta, dia 2
15h às 20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Apresentação pública (Pitching) dos projetos das 5 séries de televisão do Laboratório de Audiovisual para TV, com os trabalhos de Arthur Leite ("O Distante Caminho de Volta"), Samuel Brasileiro (“Os Herdeiros"), Diego Hoefel ("Cidade Submersa"), Janaína Marques ("Fortaleza Paraíso") e Rafael Martins (Grupos Bagaceira e Alumbramento/"Inferninho").
Presença dos tutores: Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, com suporte de Daniela Capelato e João Vieira Jr. Convidados: Carla Esmeraldo (a confirmar) e Mario Diamante (a confirmar) (Auditório Escola Porto Iracema)
15h Contação de História, com Josy Correia, da Cia Catirina (Teatro Dragão do Mar)
17h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)     
16h Dragão das Crianças – Cia Cearense de Molecagem (Teatro Dragão do Mar)
16h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Ensaio Aberto do show “Clara Crocodilo", com o músico Arrigo Barnabé (Praça Almirante Saldanha)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Roda de Capoeira, grupo de Capoeira Renovo (Espaço Patativa)
18h Dança - "Terreno Baldio", da Cia dos Pés Grandes (Teatro Dragão do Mar)   
18h Moacir Bedê (Anfiteatro)
18h Teatro de rua - As Catirinas (Espaço Rogaciano Leite Filho)    
19h LA Danças Urbanas – Revê (Teatro Dragão do Mar)
19h Coco do Iguape (Espaço Rogaciano Leite Filho)
20h Hip hop e rap - Dj William e Show Felipe Rima            (Arena Dragão do Mar)       
20h Teatro – "Lesados", do grupo Bagaceira de Teatro (Teatro Dragão do Mar)
20h Soledad Brandão (Praça Almirante Saldanha)
20h Fulô da Aurora (Espaço Rogaciano Leite Filho)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Carlos Hardy & O Circo dos Littles com o show "O Preço do Sucesso" (Anfiteatro)
21h Dança "Parabach", da Cia Paracuru (Teatro Dragão do Mar)
21h Show Década de 80 - Mona Gadelha, Lúcio Ricardo, Chico Pio, Régis e Rogério(Anfiteatro)
22h O Cabaré das Travestidas, do Coletivo Artístico As Travestidas (Teatro Dragão do Mar)
22h Laya Lopez, com show Gal Fatal (Praça Almirante Saldanha)
22h Pantico Rocha (Praça Verde)
23h Otto canta Martinho da Vila (Praça Verde)
23h Verónica Decide Morrer (Tenda DJs)
00h Djs da Farra na Casa Alheia (Tenda DJs)

Sábado, dia 3
15h "A cadeirinha e eu", de Silvia Moura (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
16h "Alegria, Alegria!", da Vila das Artes (Teatro Dragão do Mar) 
17h Dragão das Crianças – Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Dança de Rua, da Escola Porto Iracema (Espaço Patativa)    
18h Teatro - "O Cacto", do grupo Expressões Humanas (Teatro Dragão do Mar)
18h Dragão das Crianças – Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar)  
18h Lídia Maria (Anfiteatro)  
18h "Bagaceira Cana e Engenho", da Cia Vatá (Espaço Rogaciano Leite Filho)      
19h Afoxé Acabaca (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Dragão das Crianças – Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar)
19h Show Década de 90 - Paulo Façanha, Humberto Pinho, Isaac Cândido, David Duarte, Marcus Café, Aparecida Silvino, Karine Alexandrino (Anfiteatro)       
20h Hip hop e rap - Encontro de Bboys Planeta Hip Hop e grafiteiro Edu (grafitando ao vivo
painel) (Arena Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Espetáculo teatral "Sólito", da Scenogramas Cia. Cênica (Teatro Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Show Beto Villares (Praça Almirante Saldanha)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Lorena Nunes apresenta o show "Ouvi Dizer que lá faz Sol" (Anfiteatro)
21h "A dança dos Girassóis", grupo Vidança (Teatro Dragão do Mar)
22h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Show "Clara Crocodilo", com Arrigo Barnabé (Teatro Dragão do Mar)
22h Selvagens à Procura da Lei (Praça Almirante Saldanha)                                  
23h Andread Jó (Praça Verde)
23h Don L (Tenda DJs)
00h Céu canta Bob Marley (Praça Verde)
00h DJ Fill + Lobão (Tenda DJs)

Domingo, dia 4
15h Contação de histórias, com Josy Correia, da Cia Catirina (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Teatro de Animação Circo Alegria, com grupo Garajal (Arena Dragão do Mar)
17h Eriberto Porto e Tiago Almeida   (Teatro)
18h Chácomdega+Vitor e Rodrigo Colares + Ivan Timbó (Anfiteatro)
18h "Ramadança", de Ricardo Guilherme (Teatro Dragão do Mar)
18h Mestre Zé Pio (Espaço Rogaciano Leite Filho)              
19h "Graça", de Graça Martins (Teatro Dragão do Mar)
19h Capoeira Água de Beber  (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Oscar Arruda (Praça Almirante Saldanha)
20h Hip hop e rap - Show de Dança Poppin & Lockin com o grupo Ritmo Soulto e show de Erivan Produtos do Morro (Arena Dragão do Mar)          
20h Musical "O Menino", do Coral da UFC (Teatro Dragão do Mar)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – A banda Banana Scrait estreia o show "Jangada Electra" (Anfiteatro)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Espetáculo teatral “Ros & Guil estão mortos”, última obra que compõe a trilogia Hamlet, do Coletivo Soul (Estúdio Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes)
21h Os Transacionais  (Praça Verde)
22h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Show "Kassin & Alberto Quinteto"(Praça Almirante Saldanha)
22h Dona Onete (Praça Verde)
22h DJ Fran Viana (Tenda DJs)

+ Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco (programação com salas e horários em breve no blog do Cinema)
PRAIA DO FUTURO + debate com Karim Aïnouz e elenco.
O HOMEM DAS MULTIDÕES + Debate com Marcelo Gomes e Cao Guimarães
O LOBO ATRÁS DA PORTA + Debate com Fernando Coimbra
Mostra de Curtas Cearenses

Aos 15 anos, Dragão toma novo fôlego e comemora resultados

Inaugurado em 28 de abril de 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos maiores equipamentos culturais do Brasil e da América Latina. Diante da força cultural crescente que o Dragão representa no Estado, Dragão do Mar. 15 anos no centro da culturaé o slogan que se desenha para o momento. Desde outubro de 2012, quando o sociólogo e jornalista Paulo Linhares assumiu a presidência do Instituto Dragão do Mar, a organização tem ganhado novo fôlego com a inauguração do Cinema e da Escola Porto Iracema e com nova programação dentro dos museus, teatro e demais espaços do equipamento.
Logo em 2012, foram lançados os Editais Culturais 2013. A fim de promover a satisfação entre os grupos artísticos participantes e de melhorar a qualidade dos projetos apresentados, os investimentos no pagamento de cachês dos Editais Culturais 2013 foram quase que quadruplicados. Em relação à última edição, os valores passaram de R$ 145.000 para R$ 600.000,00, chegando a um montante global de R$ 1.300.000,00.
Os Editais Culturais 2013 selecionaram 99 projetos de artistas, grupos, companhias, bandas, autores e produtores cearenses, em sete linguagens: Música, Dança, Circo, Literatura, Teatro, Artes Visuais e Cinema. Serão 246 apresentações, de novembro de 2013 a outubro de 2014, compondo a já difundida Temporada de Arte Cearense. Alguns de seus espetáculos, como “Engenharia Erótica: Fábrica de Travestis”, do coletivo As Travestidas, tem apresentado sucesso de público, com todas as sessões lotadas no Teatro Dragão do Mar.
Grandes eventos de sucesso também foram apresentados de 2013 para cá como “Não é Qualquer Carnaval” (2013), Uma Noite em 68 (2013), Dragão do Mundo (2013), o Baile à Fantasia do Dragão (2014) e o Bloco Chão da Praça, com a banda Os Transacionais (2013 e 2014). Todos também com lotação total.  Outro destaque é o Fuxico no Dragão – com feira, música e comida – que, neste mês, voltou com tudo para as tardes de domingo do Dragão do Mar. O Fuxico aproveita o espaço de convivência criado com as duas modernas salas de cinema do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, fundado em setembro de 2013, e os dois cafés.
O Cinema tem atraído, em média, 1.300 pessoas por semana. Chega a sua 30ª semana de programação e já apresentou grandes mostras como o Cine Ceará, For Rainbow, Panorama Alemão e agora o Festival Varilux de Cinema Francês; além de grandes clássicos remasterizados como a Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Além da exibição de filmes fora do circuito comercial, o Cinema do Dragão também promove debates e palestras com grandes diretores, atores e especialistas na sétima arte.
 Além desses eventos, a reabertura do Planetário – um dos mais modernos do País – e grandes exposições nos museus tem também atraído cada vez cearenses e turistas aos espaços do CDMAC. Hoje, em cartaz, são cinco exposições: Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira e Crônicas do Devir (MAC); mostra bauhaus.filme (Multigaleria); Vaqueiros e Brasil um país um mundo (MCC). A Biblioteca de Artes Visuais Leonilson e exposições anteriores como Nicestrigas, Marighella e Ceará Sagrado também contribuíram positivamente para desenhar esse novo momento do Dragão do Mar.

Obras realizadas na gestão de Paulo Linhares
> Duas modernas salas de Cinema e o Teatro Dragão do Mar (entregues)
> Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação (entregues)
> Reforma de 15 anos do Dragão: pintura, atualização do projeto luminotécnico, recepção (em andamento)
> Integração com a Biblioteca Pública (em andamento)

Balanço de PÚBLICO*
Com novas atrações, o Dragão do Mar tem apresentado uma média mensal expressiva Confira:
2012
Outubro - 86.778
Novembro - 259.268
Dezembro - 99.878
2013
Janeiro - 86.596
Fevereiro - 60.928
Março - 64.946
Abril - 93.680
Maio - 60.754
Junho - 59.918
Julho - 142.188
Agosto - 66.832
Setembro - 52.482
Outubro - 87.092
Novembro - 93.278
Dezembro - 92.314
2014
Janeiro – 83.232
Fevereiro – 65.264
Março – 64.712

Meta em 2014: 1,2 milhão de pessoas no ano
*O período de apresentação dos dados corresponde à gestão de Paulo Linhares