sábado, 26 de abril de 2014

De olho no lance


  1. Presidente do Ceará, Evandro Leitão, revela que time vai sofrer pequenas "cirurgias" para a Segundona do Brasileirão já em andamento.
  2. Primeira foi a dispensa de Rogerinho.
  3. Vem ai mais três contratações.
  4. Cada uma, uma dispensa.
  5. Evandro Leitão prepara uma grande festa para o Centenário nas vésperas da Copa do Mundo.
  6. Terá sessão solene na Câmara Municipal proposta pelo vereador Iraguassu Teixeira, subscrita por toda Câmara.


Everest fica para 2015


O montanhista cearense Rosier Alexandre, que escapou da avalanche há uma semana, no Monte Everest, cancelou nesta sexta (25) a expedição. Devido à tragédia do último dia 18, em que uma avalanche causou a morte de 16 pessoas, os Sherpas iniciaram uma greve e buscam melhores condições de trabalho junto ao governo nepalês. Um dos pedidos dos guias locais era o encerramento das expedições como protesto ao governo e respeito aos mortos.
Rosier produziu um documento com solicitações para o governo. "O clima de violência e desconforto não diminuiu", disse. Da equipe de Rosier, três pessoas morreram e duas estão hospitalizadas. Não há condições psicológicas para os Sherpas de seu grupo continuarem a escalada.
Rosier está na montanha e vai demorar pelo menos três dias para pegar um voo para Katmandu e, em seguida, retornar ao Brasil. O cearense espera chegar ao Brasil no prazo de oito dias. "O sonho foi adiado mas já tem data marcada, abril e maio de 2015. O meu muito obrigado a cada um que se uniu em vibrações, torcida e orações. Um abraço do tamanho do Everest", escreveu o cearense em seu blog.

Carta de Fortaleza

"Uma agenda sobre arquitetura e desenvolvimento urbano.
Os arquitetos e urbanistas brasileiros, reunidos em Fortaleza, Ceará, por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado nos dias 22 a 25 de abril de 2014, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade de representação de arquitetos e urbanistas brasileiros, com noventa e três anos de história e constituída em todos os Estados da Federação, reiteram o seu compromisso histórico com a democracia, a cultura, o desenvolvimento nacional e o bem-estar do povo brasileiro – ao mesmo tempo em que reafirmam os valores da arquitetura e do urbanismo como instrumentos para se alcançar tais objetivos bem como para a qualificação do espaço das cidades e do território nacional. Em um cenário de intensa urbanização, onde 85% dos 200 milhões de habitantes residem em centros urbanos, ampliam-se os desafios para os 110 mil arquitetos e urbanistas envolvidos com 
a promoção do espaço construído brasileiro. 
O XX Congresso Brasileiro de Arquitetos considera que: 
O sistema urbano nacional apresenta-se como um riquíssimo patrimônio produzido pelo esforço e possibilidades do povo brasileiro. Suas preexistências ambientais e culturais e paisagísticas precisam ser reconhecidas e valorizadas. Suas dimensões históricas, econômicas, sociais e políticas são bases fundamentais e indispensáveis para o desenvolvimento do país.
O desenvolvimento da nação e o desenvolvimento urbano são processos interdependentes. As ações sobre a cidade não podem ser isoladas já que têm consequências sobre diversos aspectos da vida social em suas diferentes escalas. 
A cidade é o lugar privilegiado do conhecimento e da inovação no mundo contemporâneo. Cada cidade é única. Embora detenham características e problemas em comum suas especificidades devem ser valorizadas. 
O Brasil urbano apresenta um elevado passivo socioambiental e urbanístico cujo enfrentamento é prioritário para o desenvolvimento nacional. As cidades possuem condições precárias de saneamento, os seus sistemas hídricos se encontram fortemente comprometidos, o lixo não tem recebido a destinação adequada, o seu parque habitacional apresenta precariedades e um expressivo déficit qualitativo, os seus sistemas de mobilidade se encontram esgotados. 
As cidades brasileiras demandam a implementação de políticas públicas integradas e participativas que garantam o direito à cidade, reconheçam as preexistências da natureza e da cultura e preservem 
o ambiente para as gerações futuras. 
O Centro das cidades representa o território da cidadania, símbolo do espaço democrático e lugar de expressão da diversidade. Os centros precisam ser cuidados e valorizados permanentemente. 
A desejada vitalidade do espaço urbano como lugar do encontro, essência das cidades, é determinada pela sua diversidade funcional em relação ao desenvolvimento econômico e sociocultural e pela adequada composição das construções em sua relação com as áreas públicas. 
A gestão do uso, a ocupação e parcelamento do solo são elementos definidores do espaço urbano e, por isso, uma prerrogativa do Estado que deve ser preservada em função do interesse público e, portanto, não pode ser terceirizada. 
Os sistemas de planejamento e projeto estão debilitados ou desconstruídos nos âmbitos federal, estadual e municipal. A má gestão de cidades e a falta de transparência levam ao improviso e a privilégios na promoção de obras públicas, fatores agravantes para a baixa qualidade construtiva, o alto custo das obras e a indução de reajustes e superfaturamentos. 
A falta de planejamento democrático e participativo, em detrimento cidadania, concentra as decisões sobre a cidade ao arbítrio do poder executivo, ao tempo em que sobrevaloriza o papel da iniciativa privada na definição da forma urbana. 
As regiões metropolitanas lugar de maior dinamismo econômico demandam estatuto próprio e de instancias de gestão compartilhadas entre estado, município e sociedade civil para a resolução de problemas em comum relacionados, por exemplo, à mobilidade, ao uso do solo, à habitação, ao saneamento, à saúde e à educação. 
As cidades brasileiras devem assumir a capacidade de se organizar para prevenir adversidades e desastres ambientais urbanas provocados pelas mudanças climáticas e pelos efeitos predatórios de ocupações incompatíveis com os geográficos. 
A construção de uma cidade inclusiva, participativa, equitativa, integrada e digna inicia-se na formação e educação dos habitantes, nos princípios de cidadania, no sentimento de pertencimento a uma comunidade e nos valores do bem estar geral com o objetivo central para o desenvolvimento social e urbano das nossas cidades. 
O atual modelo de construção das cidades tem se apresentado insustentável. Uma mudança de paradigmas se torna necessária para enfrentar tempos de extrema complexidade. 
O paradigma de desenvolvimento do mundo globalizado, baseado exclusivamente na economia de mercado, tem provocado distorções que se manifestam na estrutura das cidades, desvalorizando-as e aprofundando as desigualdades sociais. 
Sobre Habitação e o Direito à Cidade, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos afirma:
O Brasil democrático pressupõe a implementação de uma Política Habitacional que tenha como fundamentação a garantia do pleno Direito à Cidade a todo o cidadão. 
Uma Política de Habitação democrática e urbanisticamente qualificadora há de prever o aproveitamento das áreas urbanas consolidadas, com oferta de variedades tipológicas, variedade de usos para além do estritamente habitacional e atendimento às diferentes faixas de renda, com perspectiva de viabilização de cidades compactas rompendo com o espraiamento. 
O atendimento à demanda habitacional deve estar em sintonia com a adoção de políticas de mobilidade e do uso do solo que impeçam a expansão predatória das cidades. Programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, não devem ser fator de estimulo ao espraiamento predatório das cidades. 
A demanda por habitação exige variados modos de produção habitacional que possibilitem às famílias, especialmente às mais pobres, a decisão de onde, como e em que condições construirão ou comprarão a sua moradia através de um Programa de Universalização do Crédito Imobiliário. 
A cidade representada pelas favelas e pelos loteamentos populares constitui um patrimônio urbano e cultural que demanda urbanização, qualificação e regularização fundiária adequadas a estas comunidades urbanas 
A superação da crise de habitação deve contemplar uma Meta Nacional de Urbanização dos assentamentos populares – favelas e loteamentos – acompanhada pela universalização dos serviços públicos e equipamentos sociais de qualidade, sublinhando-se as responsabilidades constitucionais dos municípios quanto ao uso e ocupação do solo urbano. 
Sobre os serviços públicos e a mobilidade urbana, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos afirma que: 
A equidade no acesso e usufruto da cidade é essencial para a vida urbana e para a democracia, com a universalização dos serviços públicos a toda a população em condições adequadas à nossa contemporaneidade. 
A cidade deve assegurar uma multiplicidade de modais de transporte, inclusive, com o investimento no espaço publico para pedestres e a implantação de ciclovias. As metrópoles e as grandes cidades brasileiras demandam a implementação de políticas que priorizem o transporte público de alta capacidade – metrô, ferrovia urbana e hidrovia – integrante de rede intermodal que atenda aos deslocamentos impositivos e à diversificação de motivações, característica da contemporaneidade. 
Pedestre antes que carro;
calçada antes que rua;
espaços públicos antes que obras de trânsito;
transporte coletivo antes que o individual;
transporte público antes que o privado. 
Os investimentos públicos em mobilidade devem estar condicionados à existência de Planos de Mobilidade Urbana e Metropolitana Integrados, que garantam eficiência e conforto para o cidadão usuário. As cidades brasileiras precisam de um Fundo Financiador de Estudos e Projetos pelos municípios. 
Sobre o planejamento e a gestão das cidades, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos afirma que: 
Cada cidade precisa ser permanentemente planejada e projetada. O desenho urbano é uma ferramenta para pensar soluções democraticamente escolhidas e que atendam as demandas sociais , 
econômicas e culturais no âmbito da construção dos espaço habitado. 
Igualmente, é necessária a incorporação do Projeto e do Desenho do Espaço Urbano como instrumento indispensável à política urbana, inclusive nas definições dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano, para além da formulação de diretrizes, índices e desejos, além da efetiva consideração ao Estatuto das Cidades. 
As cidades e Regiões Metropolitanas brasileiras demandam a implantação de Sistemas de Planejamento Urbano e Metropolitano reconhecidos como Função de Estado, fazendo parte de um processo permanente de acompanhamento e gestão. 
A participação cidadã na formulação e acompanhamento de planos e projetos, com a transformação dos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais da Cidade em órgãos efetivos de deliberação, e um sistema de informações transparente e democrático. 
Sobre o Projeto de Arquitetura e Urbanismo, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos afirma que: 
Ao autor do projeto deve ser garantida a sua autoria e a sua participação em todas as etapas de elaboração e de desenvolvimento dos respectivos projetos, de forma a assegurar a integridade dos mesmos em todas as sua fases. 
O concurso Público de Arquitetura e Urbanismo é a maneira mais democrática e transparente para a seleção técnica de projetos, devendo, portanto, ser obrigatória para a contratação de projetos de obras.
Obras públicas devem ser licitadas ou financiadas somente a partir de Projeto Completo, asseguradas a independência e integralidade em relação à construção. A promiscuidade entre projeto e obra é danosa ao interesse coletivo. Quem projeta obra pública não constrói. 
É necessário a garantia de recursos específicos para o custeio de Projetos Completos, considerando-os como investimento autônomo, dissociando-o dos orçamentos de obras, uma vez que o projeto é instrumento de qualificação dos investimentos e aplicação de recursos. 
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos 
Fortaleza-CE, 25 de abril de 2014

Carta dos Arquitetos aos presidenciáveis

XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), alcançou o resultado esperado pelos mais de dois mil e quinhentos congressistas, vindos de toda parte do Brasil. Foram quatro dias intensos de atividades que mantiveram salas e auditórios com capacidade lotada. Nesta edição, o evento apresentou como tema “Identidade e Diversidade Profissional” e prestou uma homenagem ao saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Paralelo à programação de minicursos e palestras, o XX CBA recebeu mais de três mil visitantes em sua feira de produtos e serviços.

Na sexta-feira (25), último dia do Congresso, a movimentação começou no final da manhã, com uma coletiva para a imprensa cearense. Na pauta, a divulgação do posicionamento com relação à implantação de um binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luis, em Fortaleza, bem como as intervenções na Praça Portugal, prevista pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) da Prefeitura de Fortaleza.  A despeito do anúncio, o debate sobre mobilidade urbana e patrimônio público integraram a programação científica do XX CBA, que recebeu mais de 80 conferencistas do Brasil e do exterior.

Participaram da coletiva o presidente do IAB-CE, Custódio dos Santos, acompanhado pelo vice-presidente, Rodrigo Ponce de Leon; o secretário geral adjunto, arquiteto José Otávio Santos; o diretor administrativo e financeiro e presidente da comissão organizadora do Congresso, Odilo Almeida; e Fabrício Porto Cavalcanti, diretor administrativo e financeiro adjunto. A imprensa foi recebida no auditório principal do Congresso. 

Seguindo a programação, aconteceu ao final da tarde de sexta-feira, a mesa temática “Cidades Sustentáveis”, ministrada pelo arquiteto cearense Fausto Nilo, junto do Presidente da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), João Suplicy e de César Freitas, Presidente da Ordem de Arquitetos de Cabo Verde. Durante a explanação do tema foram indicadas soluções e viabilidades para assegurar a qualidade dos espaços públicos das cidades.

Em sua fala, o arquiteto Fausto Nilo destacou a importância das cidades como lugar privilegiado de intercâmbio e de desenvolvimento humano. Estruturar as cidades para facilitar as relações e garantir o seu melhor funcionamento implica em planejar e regular o uso do solo, as densidades urbanas, os sistemas de vias e múltiplos modos de transporte.
Carta aos candidatos
Ao fim do dia, houve apresentação da “Carta de Fortaleza”, documento formulado pelos arquitetos do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que levanta princípios para a elaboração de uma agenda sobre arquitetura e planejamento urbano nas cidades brasileiras. O documento deverá ser entregue, ainda este ano, aos candidatos à Presidência da República, com as demandas sugeridas pelos profissionais do planejamento para o desenvolvimento sustentável das cidades a da qualidade da vida urbana.

Para Romeu Duarte, conselheiro vitalício do IAB e presidente da Comissão Científico do Congresso, “a Carta de Fortaleza espelha o momento urbano brasileiro. Aborda desde a temática da habitação, planejamento de cidades, situação do profissional de arquitetura e também atende aos reclames legítimos das manifestações do ano passado. Talvez, essa seja a primeira e mais qualificada resposta aos problemas que foram evidenciados pelas ruas”. O documento foi apresentado ao público participante em Plenária Geral, pelo relator arquiteto Luiz Fernando Janot, membro do Conselho Superior do IAB, após a Palestra Magna com o arquiteto português Gonçalo Byrne. 

Morre Evaristo Linhares


  1. Faleceu na madrugada de hoje, em Fortaleza, o professor Evaristo Linhares Lima.
  2. Ele foi vice-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, durante 12 anos, tendo recebido o título de Professor Emérito da UVA.
  3. O sepultamento ocorrerá em Fortaleza, amanhã.
  4. O reitor da UVA, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, considerando a sua contribuição à Universidade Estadual Vale do Acaraú, decretou luto oficial de três dias.


Notas do sábado


  1. Tomei vacina contra a gripe e contra hepatite B.
  2. Vacinação bem posta pela Secretaria de Saúde do Estado.
  3. North Shopping Maracanaú vai dobrar de tamanho.
  4. Via Sul Shopping vai ser repaginado.
  5. North Shopping será remodelado.
  6. North Sobral completa um ano na próxima semana.
  7. North Jóquei tem capacidade para dobrar de tamanho.
  8. SGParticipações não vê mercado para um North Cariri.
  9. Vereador Iraguassu Teixeira reuniu emotivamente centenas de pessoas hoje em café da manhã, no Kukukaya.
  10. Kukukaya cobrar R$ 5,00 por uma água de coco é exagero.
  11. Hoje tem América (MG) x Ceará, pela Segundona do Brasileirão, às oito e meia da noite, no Independência.
  12. Presidente do Ceará, Evandro Leitão, diz que vai fazer pequenas cirurgias no elenco.
  13. Rogerinho já saiu e foi para o ABC de Natal.
  14. Poucas, mas boas contratações serão feitas.
  15. PDT ainda luta pela efetivação de Evandro Leitão no lugar de Patrícia Saboya na Assembleia Legislativa nesta legislatura.


Agenda de segunda

O Ministério da Integração Nacional (MI), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Governo do Estado do Ceará, com o apoio do Banco Mundial, darão mais um importante passo rumo à concretização de uma Política Nacional de Seca. No dia 28 de abril de 2014, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, será realizado o Seminário “Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca”, com a presença do ministro Francisco Teixeira e representantes das instituições nacionais e estaduais que participam das discussões em torno do tema.

O Seminário encerra um ciclo de debates iniciado por três eventos sub-regionais realizados em Salvador, Natal e Maceió, e terá o caráter de sintetização das discussões e das propostas alcançadas nesses seminários preliminares, na perspectiva de construção de diretrizes para uma política nacional de convivência com o semiárido e de preparação para a seca.

Não por coincidência o Seminário acontece em Fortaleza. Além do apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ao evento, o governo estadual mantém desde 2012 um Comitê Integrado de Combate à Seca, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), deixando clara a sensibilidade das instituições cearenses com a problemática da estiagem no Semiárido.

Articulações

As atuais discussões sobre uma política nacional de convivência com o semiárido e com a seca se embasam em propostas e ideias lançadas já durante a ICID+18, conferência internacional que, em agosto de 2010, reuniu representantes de 90 países em Fortaleza para discutir os efeitos do clima e suas implicações sociais e econômicas em regiões semiáridas. Desde então, o Ministério da Integração e o Banco Mundial encabeçaram uma série de eventos para articular um esforço conjunto de instituições visando a elaboração da Política Nacional de Secas.

Durante o “Seminário Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca”, as discussões abrangerão os temas “Contextualização do debate: as oportunidades para avançar”; “Conclusões dos seminários sub-regionais (Relatório - Síntese)”; e “Política para o Semiárido: Desafios da Institucionalidade e do Sistema de Governança”.

Serviço:
Seminário “Convivência com o Semiárido e Preparação para a Seca: Rumo a uma Política Nacional”
Data: 28 de abril de 2014
Local: Hotel Oásis Atlântico - Avenida Beira-Mar, 2500 – Fortaleza/CE
Horário: 9 horas


Sistemas Solares

O Ceará é um estado que tem grande potencial para exploração das energias renováveis, em especial a Solar, já que apresenta clima propício quase o ano inteiro. O Estado já deu o primeiro passo com a Usina Solar Fotovoltaica situada na cidade de Tauá. Com potência para gerar 1 megawatt, é a primeira desse tipo a atuar em escala comercial no Brasil. Mas é possível explorar muito mais. Segundo a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará, Eng. Eletricista, Thereza Neumann, a preparação e profissionalização é um dos principais passos para a ampliação da exploração da energia solar no Ceará. “Enquanto temos potencial de 1 megawatt, países como Portugal tem 46 megawatts e avançam nesta área. Assim, estamos apoiando a vinda de profissionais deste país para trocar experiências com os engenheiros, tecnólogos e outros profissionais cearenses que têm conhecimento em eletricidade, visando estimular o desenvolvimento deste setor”, revelou Thereza Neumann.

O Curso de Iniciação aos Sistemas Solares Fotovoltaicos acontecerá em Fortaleza, entre os dias 28 de abril e 3 de maio. Realizado pelo Instituto Roberto Matoso, a iniciativa tem como apoiador o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará.  Vai capacitar os profissionais locais através do conhecimento dos equipamentos, técnicas,  métodos de cálculo e normas aplicáveis, proporcionando a troca de experiências através de workshops (via skype) com profissionais que atuam no mercado português nas áreas de manutenção, produção e instalação destes sistemas, se tornando uma ferramenta de iniciação na área, auxiliando os profissionais na percepção das oportunidades de negócio no novo mercado de mini e micro geração de energia fotovoltaica e suas inserções no mesmo. O curso ainda vai transmitir a atual situação jurídica sobre a legislação brasileira para as referidas áreas. “Em cada um dos tópicos apresentaremos paralelamente o exemplo português munindo os formandos de uma plataforma comparativa para o exemplo brasileiro”, explicou  a presidente do Senge-CE.

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO 1-   Introdução aos Sistemas Solares Fotovotaicos (5 horas)
MÓDULO 2-   Instalações Fotovoltaicas Ligadas à Rede “On Grid” (8 horas)
MÓDULO 3-   Instalações Fotovoltaicas Autônomas “Off Grid” (5 horas)
MÓDULO 4-   Atualidade Normativa no Brasil (2 horas)
                       Marco legal da Mini e Microgeração no Brasil (Resolução Aneel nº 482/2012 e  NT-010 da Coelce) e o exemplo português
MÓDULO 5-   Instruções Práticas em campo (4 horas)
Visita Técnica à Central Fotovotaica do IST de Energias Renováveis do Senai, no Campus da UECE – Universidade Estadual do Ceará

Mais informações e inscrições: Telefones: (85) 3219-2376 / 3219-0099 E-mail: sengece70@gmail.com

Com RC

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, recebeu em audiência o pessoal do Sindicato dos Atletas de Futebol. O vereador Evaldo Lima viabilizou o encontro que teve as presenças de Iarley, Maisena e Marcos Gaúcho

Agenda de segunda

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, inaugura a Central de Intérpretes de Libras em Fortaleza na próxima segunda-feira (28), às 17 horas, no Casarão da Criança (Rua Pedro I, 461, Centro).
A presença da ministra, acompanhada do secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Karlo Kardozo, e de demais autoridades, marca o início das atividades da Central com o objetivo de promover acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.
A Central de Intérpretes de Libras é resultado de parceria entre Governo Federal, por meio do Programa Viver sem Limites, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Copedef) da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.
No local, serão oferecidos serviços de tradução e interpretação da linguagem de sinais, guia-intérprete e esclarecimentos. Os intérpretes estarão disponíveis para agendamento para acompanhar pessoas com deficiência auditiva em atendimentos nos serviços públicos. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas. Mais informações no telefone (85) 3105.1170.

Harmonia do Samba

Está aberto a partir de hoje, dia 11 de abril, sexta-feira, o período destinado ao credenciamento de imprensa para o evento LANÇAMENTO DO DVD DA BANDA HARMONIA DO SAMBA, que acontece no dia 30 DE ABRIL, na MUSIQUE. Os veículos interessados em fazer cobertura jornalística do evento terão até o dia 29 de abril para enviarem o pedido de credenciamento para o e-mail comunicacao@7tonseventos.com.br, de acordo com as seguintes especificações:
v  O CREDENCIAMENTO destina-se exclusivamente aos profissionais ligados aos veículos de comunicação pautados para cobertura do evento;
v  O assunto do email deverá vir como " LANÇAMENTO DO DVD DA BANDA HARMONIA DO SAMBA – NOME DO VEÍCULO
v  A solicitação não confirma a aprovação do CREDENCIAMENTO, que será analisado pela direção do evento;
v  Somente serão aceitas as solicitações enviadas para o e-mail COMUNICACAO@7TONSEVENTOS.COM.BR até o dia 29 de ABRIL de 2014, impreterivelmente, e que preencham todos os requisitos necessários;
v  Equipes impressas no máximo 2 pessoas (repórter e fotógrafo);
v  Equipes de portais no máximo 2 pessoas (repórter e fotógrafo);
v  Equipes de televisão no máximo 3 pessoas (repórter, cinegrafista e assistente);
v  Uma vez encerrado o período de CREDENCIAMENTO NÃO serão aceitos pedidos para substituição de profissionais listados anteriormente; 

REGRA GERAL – O editor ou diretor responsável pelo veículo deverá enviar a solicitação de CREDENCIAMENTO dos profissionais que cobrirão o evento para o e-mail informado acima e preenchidos corretamente, seguindo o modelo indicado abaixo. 
  
DADOS PARA CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA A SEREM ENVIADOS POR EMAIL

1.    Veículo (nome do jornal, revista, site ou emissora);
2.    Editoria / Seção / Caderno / Programa;
3.    Nome completo do profissional a ser credenciado;
4.    Cargo / Função;
5.    RG;

RETORNO DAS SOLICITAÇÕES No dia 29 de ABRIL DE 2014 comunicaremos a aprovação ou não das solicitações de credenciamento. No caso de aprovação, será encaminhado um email com as orientações.

Atenciosamente,
  
Airlly Barbosa
Assessora de Imprensa - 7 Tons Eventos

Futricas Cearenses


  1. Will Ferrari deixou de apresentar o Rádio Notícias Verdes Mares AM.
  2. Tom Barros está no "estaleiro" e suspendeu por uma semana a apresentação do noticioso matinal da Verdinha 810.
  3. Com isso Frank Rabelo e Roberto Nascimento estão apresentando o informativo das seis e meia às sete da manhã de segunda a sábado.
  4. Francisco Washington agora presta serviço a Degage.
  5. O Ceará tem já tem maia de 3 mil jornalistas registrados.
  6. Vereador Iraguassu Teixeira monta assessoria de comunicação para sua candidatura a deputado estadual.
  7. Rogério Gomes está na ativa com uma produtora de vídeo.
  8. Revista Tá na Área, de Pepo Melo, comemora o tetra do Ceará.
  9. Time da Verdinha 810 para Copa não terá definitivamente Ciro Gomes.
  10. Gomes Farias comanda a equipe que tem como destaques Wilton Bezerra, Sérgio Pinheiro, Paulo César Norões, Caio César e Mossoró.
  11. Repercute as irregularidades em dois dos seis Prêmios Anuais da Associação Cearense de Imprensa (ACI).
  12. Diretoria da entidade, entretanto, ainda não veio a público para se explicar.
  13. Os prêmios de Rádio e Jornal foram entregues irregularmente para as rádios Verdes Mares AM e Tribuna Band News e para o Diário do Nordeste.
  14. A propósito: qual foi a comissão julgadora que cometeu essas irregularidades?
  15. Quem são os membros?
  16. Com a resposta a ACI...


De olho na Série B 2014


  1. Dois jogos marcaram o início da segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira.
  2. Em Juazeiro do Norte, o Icasa-CE perdeu para o Sampaio Corrêa-MA por 3 a 0.
  3. Já o Paraná foi derrotado por 3 a 2 pelo Joinville, em Curitiba.
  4. No Romeirão, o Icasa recebeu o Sampaio Corrêa, que venceu por 3 a 0, com gols de Willian Paulista, Eloir e Válber.
  5. O time maranhense somou seus primeiros três pontos na competição e subiu para a quarta posição na tabela.
  6. Os cearenses, com um ponto, caíram para o 17º lugar.
  7. No Durival Britto, o Joinville venceu o Paraná por 3 a 2, com dois gols de Jael e um de Edigar Júnior, e também somou seus primeiros três pontos.
  8. Giancarlo marcou duas vezes para os paranaenses, que estão em terceiro lugar.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prêmio Estácio de Jornalismo

A Estácio, uma das maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, lança o Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2014, que irá escolher as melhores reportagens veiculadas no país que tenham o Ensino Superior como tema central. O objetivo da premiação é fomentar a cobertura jornalística sobre o assunto, ampliando o debate e aumentando sua importância para o desenvolvimento do país.
Veículos de imprensa de todo o Brasil podem concorrer ao Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2014 nas mídias TV, Rádio, Internet e Impresso, tanto na modalidade Nacional, quanto na Regional. São elegíveis reportagens que tenham sido publicadas ou veiculadas pela primeira vez entre os dias 11 de junho de 2013 e 10 de junho de 2014.
A pedido dos candidatos que participaram das últimas edições, a Estácio criou uma plataforma online de inscrição para facilitar a participação dos jornalistas. É possível fazer o upload de matérias sem necessidade de sair da redação para se dirigir a uma agência do Correio. Mas aqueles que optarem por enviar suas reportagens pelo Correio poderão fazê-lo da mesma forma. Os dois formatos de envio serão igualmente aceitos.
As inscrições pela internet só poderão ser efetuadas até 23h59 do dia 11 de junho de 2014. A partir deste horário o sistema vai bloquear qualquer intenção de inscrição. Já a data limite de postagem ou entrega do material é 11 de junho de 2014, lembrando que cada reportagem inscrita pelo Correio deve ser acompanhada de uma ficha de inscrição (disponível no site do Prêmio Estácio de Jornalismo) e do arquivo digital (gravado em CD ou DVD). Cada concorrente poderá inscrever até 3 (três) reportagens.
Como na edição anterior, o Prêmio Estácio de Jornalismo irá atribuir à melhor reportagem produzida sobre o ensino superior um prêmio principal. Todos os trabalhos finalistas, independentemente da categoria em que estiverem inseridos, concorrerão ao prêmio máximo, o "Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2014".
O Prêmio Estácio de Jornalismo – Edição 2014 vai distribuir nove prêmios no valor total bruto de R$ 100 mil, divididos entre duas modalidades: Nacional e Regional, e estas divididas nas categorias Impresso (Jornal e Revista), Televisão, Rádio e Internet. Na modalidade Nacional, o prêmio para cada vencedor será no valor bruto de R$ 12 mil. Na modalidade Regional, o prêmio para cada vencedor será no valor bruto de R$ 8 mil. O vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2014, receberá a quantia bruta de R$ 20 mil. Todos receberão certificado e troféu alusivos à premiação.

JULGAMENTO
A apreciação dos trabalhos será realizada em três etapas:

Na primeira etapa, uma comissão da Estácio ficará encarregada de fazer uma pré-seleção dos trabalhos. Caberá a esta comissão averiguar se os trabalhos inscritos seguem os critérios definidos pelo regulamento.

As reportagens que atenderem aos critérios do regulamento serão encaminhadas para a Comissão de Seleção. Esta comissão será integrada por professores universitários de Jornalismo da Estácio, com atuação no mercado de trabalho em várias partes do país, que terão seus nomes e currículos divulgados ao longo do processo. Caberá a eles indicar os 3 (três) finalistas de cada categoria (Impressa, TV, Rádio e Internet), nas modalidades Nacional e Regional.

Na terceira e última etapa, uma Comissão de Premiação, composta por formadores de opinião de projeção nacional, como ocorreu nas três primeiras edições do prêmio, terá a função de indicar os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2014 em cada categoria e também o vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2014. Os membros da Comissão de Premiação também serão conhecidos e divulgados ao longo do processo.

RESULTADOS
Os finalistas terão seus nomes divulgados em agosto e o anúncio dos vencedores será feito durante solenidade, em setembro, em lugar e data a serem divulgados oportunamente. Só nesta data serão divulgados os nomes dos vencedores.

SERVIÇO
Trabalhos elegíveis: Publicados/Veiculados entre 11 de junho de 2013 e 10 junho de 2014
Inscrições online: até 23h59 do dia 11 de junho de 2014 pelo website www.premioestaciodejornalismo.com.br
Inscrições pelo Correio: postagem até 11 de junho de 2014

Caso a opção seja enviar a reportagem por serviços postais, segue endereço abaixo:

Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2014
Gerência de Relacionamento com a Imprensa do Grupo Estácio
A/C Cíntia Marin e André Marins
Endereço: Avenida Abelardo Bueno, 199, 6º andar – Condomínio Office Park Center, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ - CEP 22.775-040

Mais informações

XI Expo Ceará

Com a expectativa de R$ 10 milhões em negócios, acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Fortaleza, a XI Expo Ceará. Durante cinco dias, os visitantes que forem ao Parque de Exposição Governador César Cals poderão ter acesso a uma programação diversificada, pensada, especialmente, para o evento. Neste ano, o encontro traz como slogan: “XI Expo Ceará, a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, é a força do sertão invadindo a cidade”. São esperadas 70 mil pessoas durante toda a feira.
Dentre os atrativos, pavilhões de equinos, bovinos, caprinos e ovinos de alta linhagem, exposição e leilōes das principais raças. Ao todo, serão cerca de dois mil animais. “Estamos esperando o maior número de animais em uma exposição já realizada no Estado do Ceará”, afirma o organizador do evento, Colombo Cialdini. Só na comercialização de equinos, o presidente do Núcleo do Manga Larga Machador, Moacir Cavalcante Sá, espera a movimentação de R$ 2 milhões. O evento ainda vai contar com concurso leiteiro, prova de tambor e baliza, pesque e pague, prova de marcha, parque infantil, praça de alimentação, restaurantes e shows com bandas de forró.
Uma das novidades deste ano será a apresentação do maior queijo de cabra do mundo. O presidente do Clube do Berro, Amilcar Feitosa, adianta que serão utilizados entre 3,5 mil a 4 mil litros de leite na fabricação do alimento.
Os leilões de bovinos, caprinos e ovinos acontecem na quinta (1º de maio), a partir do meio-dia. Já no dia 2 de maio, a partir das 18 horas, será realizado o leilão de cavalos manga larga machador.
A abertura oficial acontece dia 30, às 17 horas, e contará com a presença de autoridades do setor agropecuário do Estado, entre secretários, prefeitos e Governo do Ceará. O funcionamento para o público será de 8 às 20 horas.

SERVIÇO:
XI Expo Ceará
De 30 de abril a 4 de maio
Local: Parque de Exposição Governador César Cals, na Av. Sargento Hermínio, 2677, Bairro: São Gerardo
Informações: (85) 3224.7009

Carta de Fortaleza

A Carta de Fortaleza tirada no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, divulgada no encerramento do evento, hoje, em Fortaleza, será apresentada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) aos presidenciáveis nas eleições 2014. "Nas últimas décadas a questão os crescimento das grandes cidades foi abandonado. Foi colocado no segundo ou terceiro plano", destaca o presidente do Congresso, Odilo Filho, que assina a Carta de Fortaleza. "As estruturas de planejamento das cidades não tão conta da velocidade de crescimento das cidades. Hoje os problemas se avolumam em todos os sentidos, estourando ultimamente no problema da mobilidade urbana, que foi o estopim dos protestos dos ano passado, onde as pessoas disseram que não estão satisfeitas com as cidades que nós temos", completa Filho.
A Carta de Fortaleza é liberada a menos de seis meses das eleições presidenciais. "Estamos num ano eleitoral e achamos muito oportuno que os arquitetos que são por profissão obrigada a pensar as cidades, nós estamos dando uma contribuição maiuscula nesse debate. Precisamos obter dos candidatos a presidente, a governador e aos parlamentos compromissos com a reforma urbana. com o planejamento urbano, com uma política de habitação mais adequada. É inconcebível se gastar bilhões com mobilidade urbana sem ter planejamento, pois corremos o risco desses recursos serem mal aplicados"

De olho no lance

  1. Começa neste fim de semana em Fortaleza os jogos do Campeonato de Futebol da Região Metropolitana 2014, organizado pela Classic Promoções.
  2. O torneio vai reunir atletas da categoria Sub-17 de vários bairros da capital cearense e de outros 14 municípios da Região Metropolitana, como Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Maracanaú, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.
  3. "A Classic Promoções organizará a montagem de toda a Infraestrutura, comissão de arbitragem, maqueiros e gandulas, ambulâncias, arenas e bolas. Nosso objetivo é dar todas as condições para os surgimento de novos craques, como também favorecer uma opção de lazer sadia para a juventude na periferia de Fortaleza e em outros municípios", destacou Ailton Júnior, promotor do Campeonato de Futebol da Região Metropolitana 2014.
  4. A previsão é que o torneio tenha uma duração de 40 dias.
  5. Os jogos do Campeonato de Futebol da Região Metropolitana 2014 acontecerão nos meses de abril e maio em vários estádios da capital e interior. Neste primeiro fim de semana, as partidas ocorrem apenas em Fortaleza.
  6. "Temos uma parceria firmada com as secretarias de Esportes dos municípios, que vão nos auxiliar na realização das partidas", ressaltou Ailton Júnior. 
  7. O Campeonato de Futebol da Região Metropolitana 2014 segue um regulamento característico do futebol de base, sendo realizado em partidas eliminatórias.
  8. A competição será composta pelo Zonal de Fortaleza, com cerca de 60 equipes, e zonal do interior, com pelo menos mais 36 times.
  9. Um total estimado de 2.500 atletas deve fazer parte das disputas.
  10. A final do torneio está prevista para o dia 18 de maio. 
  11. A premiação do campeonato envolve a entrega de um conjunto de uniformes para os jogadores, com camisa, calção e meias para as oito melhores equipes do interior e da capital.
  12. Os finalistas ainda receberão troféus e medalhas.
  13. O time campeão que sairá do confronto entre os melhores da capital contra os do interior levará de presente uma moto zero quilômetro.
  14. "Esta é uma competição inédita em nosso Estado. O Campeonato de Futebol da Região Metropolitana é mais um degrau no processo de revelação de futuros atletas através da inclusão social. Trata-se de um aprendizado na disciplina, esportividade e no desejo que esse jovem levará para toda a sua vida, sendo este o objetivo da competição em propiciar condições necessárias para revelação dos talentos", concluiu Ailton Júnior.

No Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba, em ação conjunta com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), realiza o cadastramento de vagas para idosos e pessoas com deficiência. A ação começou ontem e segue até o dia três de maio. Pessoas com idade a partir de 60 anos (ou motoristas que transportem idosos) devem apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência; já as pessoas com deficiência devem levar ainda atestado ou laudo médico. O cadastro é feito apenas para residentes de Fortaleza. A carteirinha é válida por todo território nacional e deve ser renovada a cada dois anos com a presença do titular.
A ação reforça a atenção que o Shopping Parangaba tem com este público. Preocupado em atender às suas necessidades específicas, o shopping cumpre a legislação e reserva 2% das vagas do estacionamento para deficientes físicos e 5% para idosos, além de alertar aos demais motoristas que respeitem este direito.

Revista Fígaro

Não é mais nenhuma novidade o cuidado que os homens estão tendo em relação a sua aparência e saúde. Em alta, o seguimento traz cada vez mais novidades para um público que até bem pouco tempo não admitia, se quer, cortar o cabelo em um salão de beleza.
Pensando nessa perspectiva, a Fígaro Barbearia Social Club aposta 
em um canal de comunicação voltado ao público masculino. A Revista Fígaro abordará temas relacionados à economia, saúde, moda, esporte, relacionamento, entre outros. Com uma tiragem inicial de cinco mil exemplares, a revista será semestral e terá sua distribuição gratuita. 
“Começamos a observar que os homens, tanto quanto as mulheres, estão cada vez mais investindo nos cuidados com o corpo, cabelos, unhas e também com a pele, em virtude da barba ou bigode. Nossa Barbearia trabalha e oferece serviços personalizados e diferenciados, desde o atendimento até as ações de relacionamento. A Revista Fígaro será um canal entre os homens e o mundo que eles descobrem a cada dia – a vaidade masculina”, disse o empresário Rennan Perdigão. 
Focado em atender as necessidades da moda masculina, a Fígaro Barbearia Social Club vem se destacando em seus serviços exclusivos, neste mercado que movimenta cerca de R$ 15,4 bilhões por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje a Barbearia atende em média 1100 clientes/ mês. 
Com o lançamento da revista há uma expectativa de um crescimento de 5% acima do esperado para o ano de 2014.
Lançamento - O lançamento da Revista Fígaro acontecerá no próximo dia 30 de abril, a partir das 16 horas, na sede da Fígaro (Rua Henriqueta Galeno, 603 – Dionísio Torres). Na oportunidade, a Fígaro trará para o lançamento, a Ex-BBB, Talula Pascoli, capa da primeira edição, que foi escolhida pelos empresários, por ter uma elegância, sensualidade e postura peculiares, que atraem os homens. O evento também terá a participação do DJ Pedro Garcia.

Último dia do CBA2014


A Luz

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 29 de abril a 4 de maio, a mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”, que exibirá 21 produções, entre longas e curtas-metragens, em homenagem a Walter Carvalho, que completa 35 anos de carreira em 2014. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
"Quando se fala em fotografia para cinema, no Brasil, o primeiro nome que vem é de Walter Carvalho. Mesmo com 7,5 graus de miopia, ele consegue encantar o espectador com uma luz que emociona e chama a atenção. A mostra será uma aula de história do cinema brasileiro, nos últimos anos, englobando não só a evolução da fotografia, mas também da narrativa e dos meios de produção”, explicam os curadores Breno Lira Gomes e Carla Barbosa.
Walter Carvalho já assinou a fotografia de mais de 70 produções. Além de consagrado nessa arte, também dirigiu seus próprios filmes, entre os quais, “Raul – o início, o fim e o meio”, “Budapeste”, “Moacyr arte bruta”, “MAM S.O.S.”, “Cazuza – O tempo não para” (codireção com Sandra Werneck) e “Janela da alma” (codireção com João Jardim).
OS FILMES DA MOSTRA
A mostra será um passeio pela história do cinema brasileiro, nos últimos 40 anos,abrangendo a evolução da fotografia, a narrativa e os meios de produção. A seleção de filmes mostra a versatilidade do diretor de fotografia, pois reúne obras de cineastas tão distintos como Claudio Assis, Julio Bressane, Walter Salles Jr, João Moreira Salles, Sandra Werneck, Ruy Guerra e Karim Ainouz, entre outros.
Entre os muitos filmes que serão exibidos na mostra, em Fortaleza, destaque para produções como "Budapeste", de Walter Carvalho (2009); "Chega de Saudade", de Laís Bodanzky (2007); "Madame Satã", de Karim Aïnouz ( 2002); e "Amarelo Manga", de Cláudio Assis (2003). 
EXIBIÇÕES, MASTERCLASS E DEBATE 
Nos seis dias a programação terá início às 13 horas, com última sessão iniciando às 19h. Na quinta-feira, 1º de maio, às 13h, o crítico e pesquisador Sérgio Moriconi ministra masterclasssobre a obra de Walter Carvalho. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail blgentretenimento@gmail.com. Vagas Limitadas. 
Sérgio Moriconi é cineasta, professor, crítico de cinema da revista Roteiro. Dirigiu o curta-metragem Athos, uma homenagem ao artista Athos Bulcão. Colaborou no roteiro de vários curtas e longas. Ao lado da Objeto Sim, é o criador e curador do Slow Filme - Festival Internacional de Cinema e Alimentação, que acontece na cidade goiana de Pirenópolis. É o autor do livro Cinema – Apontamentos Para Uma História, editado pelo ITS. Atualmente é programador do Cine Brasília. 
Também na quinta-feira, às 19h, haverá uma mesa de debate com o tema “Walter Carvalho e a fotografia no cinema brasileiro”, com a participação de Sérgio Moriconi e Marcelo Ikeda, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como mediador Breno Lira Gomes, um dos curadores da Mostra. O debate será com entrada franca, mediante distribuição de senhas. 
SESSÕES ESPECIAIS
A primeira sessão da mostra, dia 29, às 13h, será exclusiva para uma instituição educativa. Na ocasião, será exibido o filme "Central do Brasil", produção de 1998, com direção de Walter Salles e direção de fotografia de Walter Carvalho.
Ainda no dia 29, a sessão das 19h, será para convidados, com a exibição do curta “MAM S.O.S.”, dirigido por Walter Carvalho em 1978, ano em que o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sofreu um incêndio.
SOBRE WALTER CARVALHO
Paraibano de João Pessoa, nascido em 1947, Walter Carvalho começou sua carreira com remanescentes do Cinema Novo, trabalhou com nomes surgidos nos anos 1980 e ganhou grande destaque a partir da Retomada. Walter não se limitou a assinar a fotografia dos filmes, também dirigiu seus próprios filmes como “Raul – o início, o fim e o meio”, “Budapeste”, “Moacyr arte bruta” e “MAM S.O.S.”, além de assinar a codireção de “Cazuza – O tempo não para” e “Janela da alma”. Sua estreia na ficção foi em “Boi de Prata”, de Augusto Ribeiro Jr., produto da primeira safra da política da Embrafilme, de implantar novos polos cinematográficos em convênio com os estados. Também trabalhou em parceria com o irmão Wladimir Carvalho e com o filho Lula Carvalho.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Carla Barbosa. Curadores: Breno Lira Gomes e Carla Barbosa. Coordenação geral: Breno Lira Gomes e Carla Barbosa. Produção executiva: Mariana Sobreira. Assistente de produção: João Monteiro. Coordenação editorial: Angélica Coutinho. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
SERVIÇO
Mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”
Data: 29 de abril a 4 de maio de 2014 (terça-feira a domingo)
Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Classificação indicativa: consultar programação por filme
Telefone: (85) 3453-2770
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais



SUGESTÕES DE ENTREVISTAS:



Breno Lira Gomes e Carla Barbosa - Curadores da Mostra



Sérgio Moriconi - Crítico e pesquisador: ministra masterclass e compõe mesa de debate sobre Walter Carvalho.

Orquestra Sinfônica

A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), sob a regência do maestro Alfredo Barros, abre a temporada de 2014 com programação nos dias 27 e 29 de abril no Theatro José de Alencar. As apresentações têm entrada gratuita.



No domingo, dia 27, às 17h, a OSUECE em sua Série Concertos de Câmara, apresenta o Siara Quarteto, formado por Luis Gustavo de Lima (1° Violino), Diego Cavalcante (2° Violino), Rélmerson Lima (Viola) e Rondinelly Bezerra (Violoncelo). O grupo surgiu da necessidade de por em prática um estudo de música de câmara, tendo como objetivo a divulgação da música erudita no Ceará. O Siara Quarteto apresentará: Quarteto Op.18 N°4 (L.v. Beethoven), Quarteto N°19 in C Maior K 465 (W.A. Mozart) e Clarão - versão para quarteto de cordas (Alfredo Barros).



Na terça-feira, dia 29, às 19h30, na Série Concertos Sinfônicos, a apresentação é da Orquestra Sinfônica da UECE com o pianista Vitor Duarte como solista convidado, interpretando o Concerto em Ré menor de Bach. E mais, Meddley da Série Dr. Who e Quinta Sinfonia de Mendelssohn.



Orquestra Sinfônica da UECE



A OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto de obras variado em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

A orquestra é formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. É dirigida artisticamente e regida pelo prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, Texas, EUA. O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

Os músicos se reúnem quatro vezes por semana e participam de dinâmicos ensaios no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperí (Av. Dr. Silas Munguba, 1700), Segundas e Quintas (18h-20h), Quartas e Sextas (14h-17h).

Com menos de quatro anos de existência este projeto já tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OSUECE oConcerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A Cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012, apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho do jovens músicos da orquestra. A OSUECE apresentou-se no lançamento do Plano de Cultura do Estado do Ceará e no concerto de abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012, com grande êxito.

A Orquestra participou da gravação do DVD em homenagem a Luiz Gonzaga, pelo seu centenário, com Adelson Viana, Waldonys e Rodolfo Forte, Manassés e Nonato Luiz, entre outros, e fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, Ceará, no Anfiteatro do CDMAC, com o gaitista José Staneck, como solista.

O projeto é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. Neste ano de 2014, a OSUECE entra em sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra, atendendo a vários jovens e adolescentes de diversas localidades do Ceará, todas as Quintas 15h, gratuitamente, com aula de teoria, ensaio de orquestra de cordas, e aulas em grupo.

A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias: de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGPq, a Coordenação do Curso de Música da UECE, Imprensa Universitária, e a Fundação Eleazar de Carvalho, a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNCEPE, têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da UECE - Domingo (27), às 17h: Siara Quarteto na Série Concertos de Câmara. Terça-feira (29), às 19h30: Orquestra Sinfônica da UECE com o solista convidado, pianista Vitor Duarte. Local: Theatro José de Alencar. (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza. Tel: (85)3101.2583. GRATIS.





SUGESTÃO DE ENTREVISTA:

Maestro Alfredo Barros - (85) 9651-8563



Contatos para Imprensa:

DÉGAGÉ

Jornalista Responsável: Sônia Lage

(85)3252.5401 / 9989.5876

degage@degage.com.br / www.degage.com.br



Twitter: @OrquestraOSUECE

Facebook: Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará

E-mail: osuece@uece.br

Tel.: 3101 9760

Daniel Coimbra

O reconhecimento do trabalho do nutricionista Daniel Coimbra chegou ao Rio de Janeiro. Além de participar do Arnold Classic 2014, que acontece neste fim de semana – de 25 a 27 de abril- na capital carioca, desde ontem (24) o profissional já está dando consultoria na Academia Bodytech, na unidade localizada no Shopping Citta America, na Barra da Tijuca.  Em apenas dois dias, ele atendeu cerca de 20 pessoas.

Além de Fortaleza, Boa Vista, Porto Velho, São Luis, o nutricionista chega ao Rio levando toda estrutura utilizada na Capital cearense, inclusive, com seu mais novo método de trabalho: a calorimetria indireta, que faz a análise do metabolismo do indivíduo por meio de trocas gasosas e, ainda, identifica o desempenho do metabolismo, se é lento, dentro da normalidade ou acelerado.

Especializado em Nutrição e Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), membro do American College Sports Medicine, atualmente, Daniel é, também, mestrando em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seu currículo, ainda tem a experiência de professor universitário na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Além da rotina clínica e acadêmica, ele ainda participa de encontros em diversas cidades do Norte, Nordeste e Sudeste como palestrante, sempre enfocando a nutrição e a qualidade de vida, nutrição e composição corporal e suplementação. São 1500 horas entre aulas e palestras. Em relação a avaliações e pacientes atendidos, somam-se mais de 4500 pessoas. 

Na FCF

Gerente de Futebol da Federação Cearense de Futebol, Luizinho Torquato

Dia do Trabalho

No Dia Internacional do (a) Trabalhador(a) – 1º de Maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) ressalta sua participação protagonista na construção de uma sociedade mais justa e sai às ruas de todo país na perspectiva de defender as bandeiras de luta da classe trabalhadora. 
No Ceará, a programação começa na segunda-feira (28/04), com audiência pública de autoria da Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza, às 15 horas, na sede da CUT-CE (Rua Solón Pinheiro, 915. Bairro José Bonifácio).  O evento marca o início das comemorações pelo Dia do(a) Trabalhador(a).

CAMINHADA
Na quarta-feira (30/04), a partir das 15 horas, os trabalhadores e trabalhadoras saem em caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza. A concentração será às 15 horas na Praça da Bandeira com destino a Praça do Ferreira.
Com o tema “Fortalecendo a democracia para manter direitos e avançar nas conquistas”, os trabalhadores estarão organizados, durante a caminhada, simbolicamente em oito alas. Cada ala representará bandeiras da pauta de reivindicações, sendo elas: Reforma agrária, Já!, Educação, Igualdade de oportunidades, Pela reforma do sistema político, Trabalho Decente, Redução da jornada de trabalho, Queremos Paz e Ditadura nunca mais.
A estimativa é de que participem da mobilização os 13 ramos de atividade econômica organizados na CUT, diversas representações dos movimentos sociais, populares, e sociedade civil. Os trabalhadores metalúrgicos garantem a presença massiva do ramo na mobilização.

CARREATA
E na quinta-feira, 1º de maio, será realizada, a partir das 8 horas da manhã, uma carreata tendo como tema central a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, bandeira histórica dos trabalhadores. A mobilização conta com a parceria da Igreja São Francisco de Assis/Região São José - Pastorais Sociais e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos CNM/CUT. A concentração da carreata será em frente à Igreja Santa Edwirges, na avenida Leste Oeste, após a tradicional missa prevista para às 07:30 e o café da manhã solidário, que será realizado logo após a celebração na paróquia. Os carros seguirão pela Avenida Beira Mar com destino à Praia do Futuro.
Além da programação em Fortaleza, o 1º de maio será marcado por mobilização em mais 8 regionais do Ceará: Crateús, Sobral, Iguatu, Cariri, Maciço do Baturité, Vale do Jaguaribe, Itapipoca e Sertão Central. Os atos regionais no interior juntamente com a carreata de Fortaleza vão reunir cerca 11 mil trabalhadores de forma descentralizada no 1º de Maio.  
Segundo a presidenta da CUT-CE, Joana Almeida, a data é um marco para a classe trabalhadora, já que foi estabelecida em homenagem aos operários dos Estados Unidos que se organizaram por melhores condições trabalho e qualidade de vida. “A greve de 1886 teve como foco a redução da jornada de trabalho. E mais de cem anos depois, o tema continua em pauta. Naquele momento dezenas de trabalhadores foram mortos, oito dirigentes sindicais condenados, cinco deles a força, dois a prisão perpétua e um a 15 anos de prisão. No Brasil com muita organização e lutas conquistamos a democracia, e com ela estabelecida é necessário manter os direitos conquistados até e aqui e ampliar. É por essa razão que os(as) trabalhadores(as) do Ceará e do Brasil estarão mobilizados neste dia tão simbólico da nossa luta”, ressalta.

SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO 1º DE MAIO
SESSÃO SOLENE – DIA DO(A) TRABALHADOR(A)
DATA: 28/04/2014 (Segunda-feira)
HORÁRIO: 15 horas
LOCAL: Sede da CUT-CE - Rua Solón Pinheiro, 915. Bairro José Bonifácio

CAMINHADA
DATA: 30/04/2014 (Quarta-feira)
HORÁRIO: 15 horas
LOCAL: Praça da Bandeira (Concentração)

CARREATA
DATA: 1º de maio de 2014 (Quinta-feira)
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Igreja Santa Edwirges (Av. Leste Oeste)
CONTATO: Camila Carvalho – Assessoria de Comunicação da CUT-CE (9674.7316 / 8897477)



PROGRAMAÇÃO REGIONAL
Dia 1º de Maio (quinta-feira)
07h – REGIÃO CRATEÚS - Feira da Agricultura Familiar e comemoração do 1º de Maio, em Ararendá.

08h – REGIÃO SOBRAL - Caminhada no Município de Ibiapina, em parceria com o Sind. Trabalhadores Rurais.

08h – REGIÃO IGUATU - Caminhada dos trabalhadores em Icó, em parceira com o Sind. Trab. Rurais de Icó.

08h – REGIÃO CARIRI - acampamento do trabalhador e final da 11ª Copa de Futebol Society, em parceria com o Sind. Comerciários de Juazeiro do Norte.

08h – REGIÃO VALE JAGUARIBE – Ato público em Tabuleiro do Norte.

08h – REGIÃO METROPOLITANA – Ato público, na Praça da Matriz, em Caucaia.

09h – REGIÃO SERTÃO CENTRAL - Ato público dos trabalhadores – “Dia
de Luta e de Luto”, em Quixadá.


Seguidores

Arquivo do blog