sábado, 3 de maio de 2014

De olho no lance


  1. Ceará arrancou empate de 2 a 2 com o Náutico, na tarde de hoje, na Arena Castelão.
  2. O Ceará estava perdendo de 2 a 0 e ainda estava com um jogador a menos.
  3. O Ceará teve desastrosa apresentação no primeiro tempo.
  4. Sousa e Tadeu quebrando a bola.
  5. Ricardinho e Gil salvaram o Ceará do desastre maior.
  6. A renda foi de R$ 115.773,00.
  7. O público de 9.747 vaiou o time no final do primeiro tempo e na saída de Tadeu na etapa final.
  8. O Ceará que ganhou na estreia, perdeu a segunda partida e empatou a terceira.
  9. Vai enfrentar o Paraná, na quarta rodada da Segundona do Brasileirão, no próximo sábado, às nove da noite, na Arena Castelão.
  10. Vai sem Anderson expulso hoje.
  11. Kicão deve ganhar vaga no time com fraco desempenho hoje de Sousa.

Escreve Fábio Campos



4. UMA FACA DE MUITOS GOMES
Com base no apurado das avaliações que vicejam no mercado político, vamos a alguns pontos para explicar a lógica que, no momento, rege o Pros. Uma unanimidade: a decisão será familiar. Ou seja, os irmãos Gomes é que batem o martelo. Mas, nota-se que as preferências entre eles estão diluídas.

Ivo Gomes trabalha abertamente para Izolda Cela, sua companheira de trabalho na educação de Sobral e do Estado e, ainda por cima, esposa de Veveu Arruda, o petista-cidista a quem o deputado Ivo pretende suceder em Sobral como prefeito em 2016.

Ciro Gomes dispõe de três opções. Pela ordem de preferência: Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque. São três velhos amigos de geração política e administrativa. Ciro, é claro, trabalhará para emplacar um companheiro de sua confiança.

Mas, é o governador Cid Gomes quem tem mais motivos para fazer um sucessor que não destrua ou se aproprie de seu legado. Esfinge, introspectiva, a cabeça do governador é a mais difícil de ser lida. Porém, com base na sequência de acontecimentos, não seria arriscado afirmar que Cid pode bandear-se para o lado de Domingos Filho.
 
Foi Domingos o escolhido pessoalmente por Cid para ser o seu vice. Antes, em 2006, foi o então deputado que trabalhou com ardor para colocar o PMDB no palanque de Cid, que, naquele momento, era um concorrente com poucas chances de bater o bem avaliado governador Lúcio Alcântara.

Mas, e os episódios recentes dando conta do suposto desconforto do governador com Domingos? Os dias seguintes àquela reunião emitiram alguns sinais. O principal: em visita ao O POVO, Cid tanto desmente abalos com Domingos como reafirma que o vice se mantém no páreo entre os pré-candidatos.

Por fim, na mesma entrevista, Cid ainda culpou terceiros pelos supostos problemas na relação ao dizer o seguinte: “estão querendo fazer intriga” (entre ele e Domingos). Dias depois, na data em que fazia 51 anos, o governador saiu de Sobral para Tauá. Foi participar de uma festa político-familiar preparada por Domingos. São sinais consideráveis.

5. A LÓGICA DA DECISÃO
E então, como se definirá o candidato governista? Eis a questão. É bem possível, e até provável, que os Ferreira Gomes adotem o tradicional estilo de escolha entre si e arrisquem a eleição com base tão somente na aprovação da gestão de Governo, que dizem ir muito bem obrigado.

Outra hipótese é ouvir os demais partidos parceiros, as pesquisas quantitativas e qualitativas e, como já tratei aqui, escolher a candidatura que reúna as melhores condições de vencer o pleito sem ampliar o risco iminente. É a lógica de escolha mais racional e política.

Outro ponto: o PT será peça fundamental na montagem do Governo. O Pros ficou muito dependente dos minutos na televisão e dos votos do Partido dos Trabalhadores. Tem ainda o imbróglio do Senado a ser resolvido que pode desarrumar o casamento pros/petista.

Como dentro do Pros existem preferências e intenções, mais não existem ainda decisões e nem vetos aos pré-candidatos, o certo é que o resultado da equação para ampliar as possibilidades de êxito do candidato governista terá que levar em conta o maior potencial de chances de vitória que o nome agregar.

Escreve Jocélio Leal

LOCADORAS
O diretor regional (CE-PI) da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), Eduardo Porto Lima, diz que o novo Centro de Eventos causou considerável melhora no período que as empresas chamavam de baixa estação. Mas, pondera, não significa que isso seja uma constante, pois alguns eventos não têm demanda para locação de veículos pequenos. “São eventos locais com público local e alguns grandes eventos geram demanda para locação de ônibus e vans”. 

LOCADORAS II
Acontece que alguns participantes dos eventos também ficam mais um ou dois dias na cidade e vão conhecer as praias e pontos turísticos. É neste nicho que as locadoras miram. Eduardo ratifica que a maior procura é por veículos populares, de motor 1.0. “É o que o turista quer porque é o mais barato”. Carros mais caros ficam para o turista de negócios, executivos ou pessoas que viajam ao interior e precisam de carros mais potentes. 

LOCADORAS III
Na quinta-feira, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) lança o Anuário Abla 2014. Será em um café da manhã no hotel Blue Tree, na Praia de Iracema. As Locadoras de automóveis são hoje os principais clientes das montadoras que atuam no Brasil. No Ceará, houve crescimento declarado de 7% no ano passado.

Futricas Cearenses


  1. Hermann Hesse enquanto não consegue montar a TV Terra do Sol vai assessorando a secretária da Copa, Patrícia Macêdo.
  2. Felipe Araújo já é ex-editor-chefe de Cultura & Entretenimento de O Povo.
  3. Parte para novos projetos.
  4. Ruy do Ceará Filho trocou a área comercial do Diário do Nordeste para ser gerente de programação do Sistema Verdes Mares.
  5. Para Copa, 40 dias, as emissoras de rádio e televisão vão entrar no tubão para transmitir os jogos.
  6. Por falar em Copa, a assessoria de imprensa da Arena Castelão muda.
  7. Ainda bem que a anterior era ruim demais.
  8. Alberto Bardawil resistiu a nova investida para vender a TV União.
  9. Lá, Luizianne Lins estreia programa jornalístico diário agora em maio.


Seis escapam

2014

Helicóptero cai no mar da Praia do Presídio, em Aquiraz

Seis pessoas estavam a bordo. Aeronave teria sofrido pane de causa ainda desconhecida. Ninguém morreu
Um helicóptero com seis pessoas a bordo caiu, no começo da tarde deste sábado, 4, na Praia do Presídio, localizada no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O vice-prefeito da cidade, Marquinhos Callou (PMDB), era um dos passageiros. Duas crianças também ocupavam a aeronave.

Conforme um familiar do peemedebista com quem O POVOconversou e pediu para não ser identificado, a aeronave sofreu uma pane e “fez um pouso forçado no mar”. Segundo ele, “porque foi o melhor canto.”

Um banhista informou ao O POVO, entretanto, que se tratou, de fato, de uma queda. O acidente ocorreu próximo ao Hotel Dom Pedro Laguna. De acordo com o familiar do vice-prefeito, o grupo estaria “a trabalho” e o helicóptero pertenceria um dos passageiros

Os passageiros teriam sido socorridos por frequentadores da praia antes de os bombeiros chegarem por conta do risco de a aeronave submergir. Eles foram encaminhados para o Hospital Municipal de Aquiraz por um bugueiro. De acordo com o parente do vice-prefeito, todos já estão em casa, em Fortaleza, e passam bem. A Polícia Militar de Aquiraz confirmou ao O POVO o bom estado de saúde de todos os passageiros.

O motivo da pane na aeronave ainda não foi identificado. Ele será descoberto somente após o helicóptero ser submetido ao trabalho pericial. Até as 13h30min deste sábado, a máquina permanecia no local do acidente.

Na quarta pela manhã


Lauriberto Braga@LCBrag
Demétrio Andrade@demetrioandrade
@LCBrag: E agora @acrisiosena?opovo.com.br/app/opovo/coti…” Vamos discutir a situação com Sind dos Bancários, OAB, PGM, Procon e Decon quarta, 9h
3 de mai de 2014 10:58

Um minuto de silêncio

  1. Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, foi atingido por um vaso sanitário e não resistiu aos ferimentos.
  2. FCF determinou 1 mim de silêncio em homenagem ao torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva que morreu ontem no estádio Arruda.

Para a Copa II

Na próxima terça-feira (6) Fortaleza receberá a terceira edição do Seminário Internacional sobre o "Uso Estratégico da Propriedade Intelectual na Indústria do Esporte". O evento acontece a partir das 8 horas na Federação da Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e é uma realização da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil (INPI), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Secretaria do Esporte (Sesporte).
O Seminário teve as duas primeiras edições realizadas no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, com o mesmo objetivo: discutir o uso do sistema de propriedade intelectual na indústria do esporte, buscando evidenciar seus benefícios econômicos e sociais. No ceará, o evento é voltado para técnicos e representantes de todas as áreas envolvidas na cadeia da indústria do esporte e na realização de eventos esportivos.
Na programação constam as seguintes palestras: "Propriedade intelectual como instrumento de apoio à indústria de esportes - O caso do clube Real Madri"; "Propriedade intelectual como um instrumento de desenvolvimento econômico e social - desafios e oportunidades na organização de grandes eventos esportivos; "Estratégias de Marketing para grandes eventos esportivos"; "Inovação na indústria do Esporte" e "Aplicação dos direitos de PI: implicações para os negócios na indústria de esportes".
Participam da cerimônia de abertura o secretário da Secitece, René Barreira, o secretario da Sesporte, Gilvan Paiva, o diretor de Marcas do INPI, Vinicius Bogéa Câmara, o diretor Coorporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), Carlos Matos Lima e o diretor regional do Escritório da OMPI no Brasil, José Graça Aranha.
Confira a programação
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9h - Cerimônia de Abertura:      
Vinicius Bogéa Câmara, diretor de Marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Rio de Janeiro
Carlos Matos Lima, diretor coorporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI)
René Teixeira Barreira, secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece)
Gilvan Paiva, secretário da Secretária do Esporte do Governo do Estado do Ceará (Sesporte)
José Graça Aranha, diretor Regional do Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Brasil - Rio de Janeiro
9h às 9h45 - Palestra Inaugural: Propriedade Intelectual como Instrumento de Apoio à Indústria de Esportes: O Caso do Clube Real Madri 
Palestrante: Carolina Pina Sánchez, especialista em PI e Questões Legais Esportivas, Guarrigues Advogados, Madri/Espanha 
9h45 às 10h - Pausa para café
10 às 12h - Tópico 1: Propriedade Intelectual como um Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social: Desafios e Oportunidades na Organização de Grandes Eventos Esportivos
Coordenador: Francisco Carvalho de Arruda Coelho, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece - Fortaleza
Palestrantes: Isaac Edington, secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - Salvador
Andaleeb Basunia, ferente de Direitos de Propriedade Intelectual do Comitê Organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres
12h às 12h15 - Debate
12h15 às 13h30 - Almoço
13h30 às 15h - Tópico 2: Estratégias de Marketing para Grandes Eventos Esportivos 
Coordenador: representante da Secretaria do Esporte do Governo do Estado do Ceará
Palestrantes: João Gilberto Vaz, presidente da Associação Brasileira de Operadores e Fornecedores de Arenas Multiuso (Abrarenas) 
Vinicius Bogéa Câmara, diretor de Marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) - Rio de Janeiro
Alex Kelham, gerente de Marcas do Comitê Organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres
15h às 15h15 - Debate
15h15 às 15h30 - Pausa para café
15h30 às 16h30 - Tópico 3: Inovação na Indústria do Esporte
Coordenador: Antônio Roberto Lins de Macedo, diretor-Executivo de P&D, Armtech Tecnologia em Robótica - Fortaleza
Palestrantes: Ricardo de Lorenzo, sócio, Beltgroup - São Paulo
Tironi Paz Ortiz, diretor presidente, IMPLY - Santa Cruz do Sul
16h30 às 16h45 - Debate
16h45 às 17h30 - Palestra de Encerramento: Aplicação dos Direitos de PI: Implicações para os Negócios na Indústria de Esportes
Palestrante: Gustavo Piva de Andrade, sócio do Escritório Dannemann Siemsen - Rio de Janeiro
17h30 às 17h45 - Encerramento
Serviço
Seminário Internacional sobre o "Uso Estratégico da Propriedade Intelectual na Indústria do Esporte"
Data: 6 de maio de 2014 (terça-feira)
Hora: A partir das 8 horas
Local: Federação da Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) - Avenida Barão de Studart, 1980 - Aldeota
Informações: (85) 3101-6445

Para Copa

Equipes da Secretaria da Copa de Fortaleza (SecopaFor) e da Secretaria de Infraestrutura (SEINF), acompanharam hoje o lançamento das últimas vigas sobre o túnel da Avenida Santos Dumont no cruzamento com a Via Expressa.
"O cronograma da obra está no prazo e as equipes trabalhando em ritmo acelerado," disse durante a visita a Secretária Patrícia Macêdo, responsável pelo acompanhamento das obras da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, na nossa capital.
"Com essas ações, teremos uma condição de trânsito melhor não apenas para quem vai nos visitar, mas, principalmente, para todos os moradores de Fortaleza. Afinal, a Copa acontecerá e as obras ficarão como benefício permanente", esclarece a secretária.

Futricas Cearenses

  1. A jornalista Adriana Negreiros escreve a história de dona Yolanda Queiroz.
  2. Ela está em Fortaleza colhendo depoimentos.
  3. Já falaram Lêda Maria e as filhas de dona Yolanda.
  4. O livro será lançado pela Editora Braba, de São Paulo.
  5. Adriana Negreiros é ex-Diário do Nordeste, Playboy e Veja.
  6. Lêda Maria entra de férias e vai a Espanha visitar familiares ao lado do esposo jornalista Souto Paulino.
  7. Fátima Coutinho não responde mais pela Comunicação dos Correios do Ceará.
  8. Informa Sônia Pinheiro sobre a TVC:
  9. GUTO BENEVIDES brinda:
  10. A programação da TVC será apresentada também na grade da TV Brasil, começando por Leruaite, do Falcão; História da música, com Ulisses Gaspar, e Ceará Caboclo, com Dilson Pinheiro.
  11. Festeja ainda a exclusividade para a transmissão dos jogos do Fortaleza na Série C, em canal aberto, via TV Ceará.
  12. Informa Eliomar de Lima em O Povo-Vertical:
  13. A partir de segunda feira, a Rádio O Povo/CBN passará a transmitir o boletim “OAB na Rádio”.
  14. Será mais um canal de informação da OAB cearense para o advogado”, diz o presidente da Ordem, Valdetário Monteiro.
  15. O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira, as 19 horas, no Espaço O Povo de Cultura e Arte. 
  16. Entrega do Prêmio BNB de Jornalismo 2013 só deve acontecer depois da Copa 2014.
  17. E a Associação Cearense de Imprensa (ACI) vai se manifestar ou não quanto a irregularidades nos seus 45º Prêmios Anuais?


Hoje

  1.  
    03/05 — Dia Mundial da Liberdade de Imprensa | Dia Internacional do Sol | Dia Nacional do Pau-Brasil | Dia do Parlamento | Dia do Sertanejo

De olho na Segundona do Brasileirão


  1. Um torcedor do Santa Cruz morreu na madrugada de hoje após ser atingido por um vaso sanitário, no Arruda, após empate do time pernambucano pela Segundona do Brasileirão.
  2. O Icasa ainda não venceu na competição.
  3. Perdeu duas e empatou na estreia.
  4. Ontem levou de 2 a 1 do Joinville.
  5. Hoje tem às quatro e vinte da tarde, na Arena Castelão, agora administrada pelos franceses e alemães, Ceará x Náutico.
  6. Ceará vai com Magno Alves e companhia.


Tudo é Política

  1. O futuro candidato a prefeito de Sobral, o deputado estadual Ivo Gomes está com o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, em missão no México e nos Estados Unidos.
  2. Sobral é governada até a volta de Clodoveu pelo presidente da Câmara, Itamar Medeiros, uma vez que o vice Carlos Hilton está numa missão no Exterior.
  3. Programa de Governo de Eunício Oliveira será montado por João Alves de Melo, Aloísio Carvalho, César Pinheiro e Bruno Sarmento.
  4. Exatamente os quatro secretários que deixaram ontem o Governo Cid Gomes.
  5. O PMDB anuncia pré-candidatura oficial de Eunício Oliveira neste mês em encontros em Crateús e Fortaleza.
  6. Cid Gomes que disse que não queria ser o técnico para escalar o candidato a sua sucessão no Pros passa a bola para o presidente do partido, Danilo Serpa.
  7. Preferência, então, por José Albuquerque.
  8. Leônidas Cristino vai mesmo se candidatar a deputado federal.
  9. Izolda Cela volta para Secretaria de Educação em julho.
  10. Mauro Benevides Filho tenta a reeleição para Assembleia e buscará se reeleito à presidência da Casa.
  11. Para Domingos Filho, a vice na chapa de José Albuquerque.
  12. O Pros ainda decide se vai apoiar José Guimarães para o Senado, optando por indicar os candidatos a suplente.
  13. E a pesquisa Ibopa-Diário do Nordeste deixou de lado o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, como candidato ao Governo do Estado.
  14. Já nas inserções de Rádio e Televisão a campanha de Nicolle Barbosa (PSB) para o Governo do Estado e de Geovanna Cartaxo (PSB) para o Senado.
  15. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) pode anunciar cartilha de Copa 2014 na coletiva que concederá aos estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Fic, em 14 de maio.
  16. O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, concede coletiva para estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Fic na próxima quinta-feira, às sete da noite, no auditório Via Corpvs.
  17. O presidente do PMDB de Fortaleza, Walter Cavalcante, disse o seguinte na edição de hoje do Diário do Nordeste:
  18. Os representantes do PMDB mais ligados à Prefeitura de Fortaleza não acreditam que o impasse motivado pela sucessão estadual com o governador Cid Gomes interfira na posição que cada membro da legenda ocupa na gestão do prefeito Roberto Cláudio.
  19. Apesar de o partido ter entregue os cargos que mantinha no secretariado do Governo do Estado, o Diretório Municipal do PMDB negou haver uma movimentação semelhante no âmbito da Capital.
  20. O presidente municipal do PMDB e da Câmara Municipal, vereador Walter Cavalcante, alegou que, apesar de o prefeito Roberto Cláudio fazer parte do mesmo grupo político de Cid Gomes, a disputa pela sucessão estadual não vai afetar a relação entre os dois partidos.
  21. "O Governo Municipal é outra coisa. São duas instâncias totalmente diferentes. A disputa é estadual. O momento da Prefeitura é outro. Em nenhum momento também, falou-se em ruptura. A atitude do PMDB em entregar os cargos é deixar o governador tranquilo e livre para tomar uma posição", disse Walter.

E ai Etufor?

Se a Carteirinha Não Liberar, FORTALEZA VAI PARAR
Segunda-feira, 5 de Maio às 8:00 em IFCE

Prêmio Jornalista Tropical

Prêmio Jornalista Tropical: prazo encerra 30 de maio

* Premiação em dinheiro será no valor de R$ 3.000,00

* Profissionais interessados podem se inscrever ou indicar matérias veiculadas entre 1º de janeiro de 2013 e 15 de maio de 2014

* Os prêmios serão para jornalistas que produziram matérias escritas veiculadas em jornais e revistas ou vídeos e matérias jornalísticas apresentadas na tv

O prazo para envio de material para participar do Prêmio Jornalista Tropical vai até o dia 30 de maio. Os interessados devem enviar o PDF ou link da publicação veiculada em jornais e revistas ou vídeos e matérias jornalísticas apresentadas na televisão para o endereço eletrônico: ascomsbmt@gmail.com, indicando o assunto: Prêmio Jornalista Tropical. No e-mail, também deve constar telefone para contato.

O Prêmio contemplará duas categorias: jornalista e veículo. Os profissionais interessados podem se inscrever ou indicar matérias produzidas entre 1º de janeiro de 2013 e 15 de maio de 2014. Além do valor em dinheiro de R$ 3.000,00, sendo R$ 1.500,00 para o jornalista vencedor e R$ 1.500,00 para o veículo que primeiramente divulgou o material, os ganhadores serão convidados a participar, sem custo, do 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) para receberem o título de Jornalista Tropical – reportagem e veículo. O evento será realizado em Rio Branco, no Acre, de 26 a 30 de agosto.

O Prêmio:
A SBMT criou o Prêmio Jornalista Tropical com o objetivo de reconhecer o trabalho de quem contribui levando informações relevantes sobre temas relacionados à Medicina Tropical. A proposta é valorizar profissionais da área de comunicação que colaboram para disseminar informações e conhecimentos à população, ajudando na prevenção e no controle de doenças tropicais, como: dengue, malária, leptospirose, Aids, hepatites, esquistossomose, entre outras.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O novo Código Florestal e a Exigência da Reserva Legal

Com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos, além de promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa, a Reserva Legal trata-se de uma exigência prevista no Código Florestal antigo, tendo sido mantida quando do advento do novo Código, por meio da Lei Federal nº 12651/2012.
Porém, diferentemente da lei anterior, a nova Lei criou o Cadastro Ambiental Rural com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Ainda em fase de implantação, tal Cadastro, segundo a Lei, é de cunho obrigatório para os imóveis rurais e tem um prazo de um ano, prorrogável uma única vez, por igual período, para que todos os imóveis sejam cadastrados. Para tanto, foi previsto um Acordo de Cooperação Técnica com os Estados e Municípios com o objetivo de dar escala ao processo de cadastramento, facilitando o acesso do proprietário ao órgão ambiental e aumentando o número de imóveis cadastrados.
Sem o cadastro, o proprietário rural não poderá usufruir de alguns benefícios estipulados no Novo Código Florestal, a exemplo da possibilidade de cômputo das Áreas de Preservação Permanente no cálculo do percentual da Reserva Legal do imóvel. 
Também será criado um importante mercado de serviços ambientais, na medida em que o proprietário ou possuidor de imóvel com Reserva Legal conservada e inscrita no Cadastro Ambiental Rural - CAR, cuja área ultrapasse o mínimo exigido por esta Lei, poderá utilizar a área excedente para fins de constituição de Cota de Reserva Ambiental.
Porém, o referido cadastro ainda não se encontra implantado no Brasil. Para isso, é preciso ser publicada uma instrução normativa que regulamenta o processo de implementação do cadastro. 
Outrossim, mesmo depois de publicada a supra citada norma infra legal, apesar de o Ministério do Meio Ambiente já disponibilizar, no seu site, o Sistema Nacional Cadastro Ambiental Rural – CAR - que consiste num programa no qual o proprietário já pode fazer o cadastro do seu imóvel rural, os Estados e Municípios ainda carecem de um segundo programa, no qual, cada proprietário estará habilitado a enviar suas informações cadastradas para o Ministério do Meio Ambiente. Somente quando vencidas as questões acima, o prazo de um ano prorrogado por mais um para cadastro começará a correr e esse importante instrumento de controle ambiental restará efetivado. 
Tiago Andrade Lima - Titular de Direito Ambiental do Queiroz Cavalcanti Advocacia, mestre em Tecnologia Ambiental e especialista em Direito Público e em Direito Urbanístico. Foi também consultor jurídico na 
elaboração dos Projetos de Lei que instituíram o Sistema Estadual de Unidades de Conservação e a Política Estadual de Resíduos Sólidos em Pernambuco.

BNB em Maranguape

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) convida clientes, entidades parceiras e agentes públicos de Maranguape, município da região metropolitana de Fortaleza, a participarem da solenidade de inauguração da nova agência naquela cidade. A cerimônia será realizada terça-feira, dia 6 de maio, às 9 horas.
A nova agência atenderá micro e pequenos empreendedores do município, hoje com cerca de 118 mil habitantes (Censo de 2010). Entre os nichos mais aquecidos da economia local, e que estão no foco de atendimento da unidade, estão o setores de confecções e comércio varejista. “Estamos prontos para atender o mercado local, com produtos e serviços que contribuam para o crescimento dos negócios aqui instalados”, afirma o gerente Roberto Edinísio Vasconcelos Rocha.
No Banco do Nordeste, empresas com faturamento anual até R$ 3,6 milhões contam com condições especiais de financiamento. Para financiamento de bens de capital, os prazos são de até 12 anos, com carência de até quatro anos. Os juros variam conforme o porte do empreendedor, partindo de 5,30 % a. a.. Na contratação de capital de giro, para financiamento de aquisição de matéria-prima, insumos e mercadorias, a taxa parte de 0,79% a. m., com prazo de até 24 meses e até três meses de carência.
Com a ampliação do número de agências bancarias em toda a Região Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo, os clientes do Banco do Nordeste contam com 264 unidades em funcionamento, sendo 42 no Estado do Ceará.
SERVIÇO:
Agência MaranguapeInauguração dia 6 de maio, às 9h.
Rua Capitão Jeová Colares, 101, Centro, Maranguape – CE
Telefone: (85) 3387-7655

Saúde na Copa

Profissionais de saúde que trabalharão durante a Copa do Mundo FIFA 2014 em Fortaleza participam de segunda a sexta-feira, 5 a 9 de maio, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, da oficina de capacitação em ameaças Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (QBRN), promovido pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Coordenação Geral da Força Nacional do SUS. O treinamento está sendo realizado em todas as cidades-sede dos jogos da Copa para capacitar os profissionais de saúde na identificação dos principais agentes QBRN, uso de equipamentos de proteção individual, atendimento pré-hospitalar e hospitalar e manejo de pacientes vítimas de ataques.

Os três primeiros dias da oficina serão destinados ao treinamento dos profissionais das vigilâncias de saúde (sanitária, epidemiológica e ambiental), de promoção da saúde e dos laboratórios de saúde pública do Estado e do município. Os outros dois serão dedicados à assistência médica, envolvendo os profissionais dos hospitais de referência que serão porta de entrada para vítimas de QBRN e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os profissionais serão preparados para identificar os agentes QBRNE, avaliar cenas de crime, coletar provas, mitigar e desarmar dispositivos de dispersão e lidar com outros perigos potenciais relacionados a estes agentes e com diferentes e potenciais ameaças químicas, biológicas, radiológicas, nucleares e de explosivos que possam vir a enfrentar em grandes eventos.

A oficina vai capacitar 100 profissionais de saúde, sendo 50 da área da assistência e 50 da vigilância. Participarão do treinamento profissionais de saúde dos hospitais-retaguarda – Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José, Instituto Dr. José Frota (IJF) e Instituto do Câncer –, da Vigilância Sanitária, do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Seguidores

Arquivo do blog