sábado, 2 de agosto de 2014

Fortaleza dispara


  1. O Fortaleza venceu o ASA por 3 a 1, nesta noite.
  2. Disparou na liderança da Terceirona do Brasileirão 2014.

Fala Cid



video

Odorico II


video

Em Moraújo

Os candidatos da coligação "Para o Ceará Seguir Mudando", Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (senador) foram recebidos hoje à tarde pele população de Moraújo. Em carreata que percorreu as principais ruas do município, eles circularam em carro aberto, cumprimentando milhares de pessoas que acompanhavam a atividade nas ruas e calçadas.

Recebidos pelos prefeitos de Moraújo, Jurandi Fonteles, e de Coreaú, Érika Cristino, os candidatos interagiram com os moraujenses ao longo do percurso. Por diversas ocasiões, pararam para tirar fotos com as pessoas e conversar sobre as ações do governador Cid Gomes que beneficiam Moraújo desde 2007.

Local de início e término da carreata, o estádio municipal ficou pequeno quando Camilo, Izolda e Mauro concluíram a carreata e circularam nas proximidades de algumas residências, conversando com a população. Nem mesmo o forte calor da tarde de sábado reduziu o ânimo das pessoas que ouviram as propostas dos candidatos apoiados por Cid Gomes nestas eleições.

Também participaram da carreata os candidatos a deputado federal Leônidas Cristino e a deputado estadual Gony Arruda.
Com Assessoria

Em Alto Santo

"Não queremos máquina, queremos poço profundo ou chafariz. O povo clama, com sede". Esse grito foi proferido pelo prefeito de Potiretama, Chico Adelmo, na manhã de hoje, em Alto Santo, em reunião na qual lideranças políticas de 19 municípios declararam apoio a Eunício 15 para o Governo do Estado e Tasso 456 para o Senado Federal. O encontro foi realizado na casa de Adelmo Aquino, ex-prefeito de Alto Santo e pai de Chico Adelmo.
Segundo Chico Adelmo, faz muitos anos que a população de Potiretama pede ao Governo do Estado a construção de uma adutora no município, de modo a minimizar os efeitos da forte seca de que se abate sobre o Ceará. "Só agora, o Governo corre para fazer algo emergencial por conta das eleições. Não aguentamos mais viver de carro-pipa", reforçou, ao citar que outra demanda de Potiretama, uma estrada que ligue o município ao Rio Grande do Norte, nunca foi considerada pelo governador atual.
Eunício agradeceu a confiança que está sendo depositada na coligação "Ceará de Todos" e defendeu que o Governo o Estado deve ouvir a voz do povo, antes de definir suas prioridades. "Quero entrar para a história como o governador que ouviu os anseios de cada município, que levou a água e construiu a estrada que a população queria".
O peemedebista afirmou que é candidato, ao lado de Tasso, por não se conformar com a situação atual do Estado, na qual as mães não conseguem atendimento de saúde para os filhos, as pessoas não conseguem sequer andar pelas ruas por falta de segurança e estão com a auto estima embaixo da terra. Propomos um novo momento de ruptura, que tire o Ceará das páginas policiais e o devolva às páginas de economia dos jornais", ressaltou.
Tasso saudou as pessoas presentes em nome de Adelmo Aquino e sua esposa, dona Norma. Para ele, há duas virtudes que caracterizam o bom homem público, que são o amor por sua terra e por sua gente e o espírito público. "O Vale do Jaguaribe é uma das regiões mais promissoras do Ceará. Aqui temos sol e água em abundância, mas não têm sido bem trabalhados pelo governo. Por isso, eu e o Eunício estamos aqui e uma reunião como essas só nos enche de mais coragem", pontuou.
Roberto Pessoa, candidato a vice-governador, reforçou as palavras de Tasso, ao enaltecer a pujança da região jaguaribana. Ele citou a amizade que nutre por Adelmo Aquino e confessou profunda alegria de encontrar tantas pessoas reunidas em torno do bem comum do cearense. Reuniram-se em Alto Santo lideranças políticas e a população de mais 18 municípios, Morada Nova, Jaguaribara, Jaguaretama, Jaguaribe, Iracema, Pereiro, Potiretama, Ererê, Ibicuitinga, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Quixeré, Tianguá, Catarina e Iguatu.
Adelmo Aquino mostrou-se feliz por acolher a reunião, que acabou transformando-se em um comício pela espontaneidade das presenças. Ele informou que desistiu de uma candidatura a deputado estadual para apoiar a candidatura de Eunício 15 ao Governo do Estado. "Esse vale agoniza pela falta de apoio do governo. Queremos projetos de irrigação para a caatinga grande, para integrar a região ao projeto São Francisco. E só aqui teremos isso, pois Eunício, Tasso e Roberto estão ao lado do povo", declarou.

Literatura da Unicamp 2015

Lista de livros - Vestibular Unicamp 2015
A Unicamp exige dos candidatos a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras indicadas:
  • Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
  • Til – José de Alencar;
  • Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
  • O cortiço - Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras - Eça de Queirós;
  • Vidas secas - Graciliano Ramos;
  • Capitães da areia – Jorge Amado;
  • Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.
A literatura no Vestibular Unicamp*
Considerando-se que é possível acessar, por meio da literatura, um tipo específico de experiência
acumulada numa cultura, espera-se que o candidato tenha tido contato com textos narrativos, líricos e dramáticos em língua portuguesa.
Embora o texto literário se preste, por sua própria natureza, a múltiplas leituras e interpretações, que dependem em parte das circunstâncias histórico-sociais e dos objetivos do leitor, há sempre um núcleo de leituras possíveis que são delimitadas pelo próprio texto e constituem a base para qualquer
interpretação posterior.
No Vestibular Unicamp, essas leituras são usadas como parâmetro para elaborar as questões e avaliar o candidato quanto ao conhecimento de uma parte representativa de textos literários em língua portuguesa. Não se espera que o candidato tenha tido contato com análises literárias especializadas, que, embora adequadas no contexto acadêmico e crítico, escapam às expectativas em relação à sua formação no âmbito do ensino médio.
*extraído do Manual do Candidato 2015.
- See more at: http://www.comvest.unicamp.br/noticias/lista_livros2013.html#sthash.kHbHwsuv.dpuf

Trilha do Cocó

  1. Fiz a trilha do Parque do Cocó hoje.
  2. Falta policiamento na área.
  3. Trilha é bela pelo pulmão verde que proporciona.
  4. Mas tem árvores cortadas criminosamente.
  5. Porém tem soins lindos.
  6. Aos montes.
  7. Muita gente andando, correndo...
  8. Uma trilha que merece, enfim, mais cuidado da Semace...

Notícias eleitorais de sábado

  1. Eunício e Tasso visitaram Alto Santo e Morada Nova hoje.
  2. Ontem em Russas fizeram a festa.
  3. Amanhã Eunício e Tasso vão a Barra do Ceará e Seis Bocas.
  4. Hoje, Camilo e Mauro estiveram em Piquet Carneiro, Juazeiro do Norte e Sobral.
  5. Amanhã estarão no Mucuripe e Limoeiro.


Eunício hoje

Alto Santo e Morada Nova recebem, hoje, a Caravana do 15, com Eunício e os candidatos da coligação “Ceara de Todos”. Serão dois grandes eventos capitaneados pelo próximo governador do Ceará Eunício, por seu vice Roberto Pessoa e Tasso 456 senador.
Em Alto Santo uma caminhada com os cidadãos acontece às 10 horas. Como as principais atividades econômicas do município são a agricultura e a pecuária, o próximo governador do Ceará aproveitará para conversar com a população sobre o desenvolvimento rural e geração de emprego e renda no campo. 
Em Morada Nova, o peemedebista se reúne com prefeitos, ex-prefeitos vereadores e lideranças do Vale do Jaguaribe a partir das 20 horas. Na ocasião, Eunício irá  ouvir os apelos, além de somar novas ideias para compor seu Plano de Governo no desejo de construir um Ceará de todos os cearenses. Na sequência, o próximo governador do Ceará participa de tradicional festa popular do Município, a partir das 22 horas.
Agenda
Sábado dia 02/08/2014
10 horas: Caminhada de Eunício 15 em Alto Santo
20 horas: Encontro com lideranças do Vale do Jaguaribe
22 horas: Participação de Eunício 15 em tradicional festa popular de Morada Nova

Camilo hoje

1) Juazeiro
    Caminhada
    Local; Rua São Pedro
    Horário: 9 horas
2) Moraújo
    Caminhada
    Local: Centro
    Horário: 15 horas
3) Groaíras
    Caminhada
    Local: Centro
    Horário: 17 horas
4) Viçosa do Ceará
    Caminhada
    Local: Centro
    Horário: 20 horas

Oi

A Oi lança hoje oferta pré-paga em que o cliente pode falar por até 60** minutos com celulares e fixos da Oi de todo o Brasil (usando os códigos 31 ou 14), por apenas R$ 0,10 por dia. A nova oferta disponibiliza serviços completos de voz, internet para o celular, SMS e wi-fi, com cobrança por dia, e reforça a estratégia da Oi, que foca no crescimento do segmento pré-pago. O cliente pode usufruir também dos serviços de internet no celular, SMS para qualquer operadora e acesso aos mais de 700 mil pontos da rede Oi WiFi, por R$ 0,75 por dia. A oferta não tem recarga mínima, ou seja, todas as recargas são válidas para aproveitar as tarifas promocionais.

A nova oferta está alinhada com a estratégia de crescimento do segmento pré-pago da Oi, pois disponibiliza os serviços mais completos e de alta qualidade, com a melhor relação custo x benefício para os clientes, e com isso gera ganho em escala para a companhia”, afirma Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos da Oi.

Clientes do serviço pré-pago da Oi podem contratar a oferta ligando para *880. Novos clientes precisam apenas comprar e habilitar um chip da Oi, disponível nas lojas Oi, grandes redes varejistas e bancas de jornal. A oferta é válida até 30 de setembro de 2014. Mais informações sobre a nova oferta de serviço pré-pago da Oi estão disponíveis no site: www.oi.com.br/oicartao.

**Oferta válida para os DDDs: 33, 74, 77, 89, 93, 94, 95, 96, 98, 99, 24, 32, 35, 71, 73, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 91, 62, 63, 66, 69, 46, 21, 31, 48, 51, 53, 55, 61, 79, 45.

Nos DDDs: 22, 38, 41, 42, 44, 47, 49, 54, 64, 65, 67, 68, 75, 92 e 97, o cliente pode falar por até 300 minutos com celulares e fixos da Oi de todo o Brasil (usando os códigos 31 ou 14).

Nova fase da Sorte na Palma da Mão sorteará carros*, smartphones* e prêmio de R$ 50 mil*

Clientes da Oi têm a chance de participar da nova fase da promoção Sorte na Palma da Mão, inaugurada pela companhia nessa semana, e concorrer a carros 0 km*, smartphones* e um prêmio de R$ 50 mil*. O sorteio é válido para clientes pré-pagos da Oi e também dos planos Oi Controle, Oi Galera, pós-pagos e Oi Conta Total. Aqueles que efetuarem qualquer valor de recarga já concorrem aos prêmios diários da promoção, que garante, ainda, o sorteio de prêmios exclusivos para os clientes que participarem de um quiz por mensagem de texto. A nova fase da Sorte na Palma da Mão começou na segunda-feira dessa semana, dia 28/07, e é válida até o dia 02 de novembro de 2014. Lançada em agosto de 2012, a promoção já premiou mais de 600 clientes, com o valor total de R$ 6 milhões.

Depois do sucesso da Sorte na Palma da Mão, com o sorteio de ingressos para grandes eventos patrocinados pela Oi – como o Rock in Rio e a Copa das Confederações da FIFA – e de diversos prêmios no último Natal, a companhia inaugura uma nova fase da promoção, sempre permitindo a participação de clientes de telefonia móvel de todos os perfis de consumo. No pré-pago, recargas de qualquer valor já permitem que os clientes participem da promoção e concorram a prêmios”, comenta Eduardo Aspesi.

Participação por recarga: Todos os clientes de planos pré-pagos, Oi Controle e Oi Galera que efetuarem uma recarga de até R$ 24,99 receberão, em até 24 horas, uma mensagem de texto, confirmando sua participação na promoção Sorte na Palma da Mão, e concorrerão a um smartphone Motorola Moto G*. No total, 98 aparelhos* serão sorteados até o fim da promoção, ou seja, um por dia. Além de concorrer aos prêmios diários, os clientes que efetuarem recargas de valor igual ou superior a R$ 25,00 também concorrerão ao sorteio de R$ 50 mil* no mês.

Participação por quiz: Os clientes de telefonia móvel dos planos pré-pagos, Oi Controle, Oi Galera ainda podem participar de um quiz para concorrer, além de smartphones Motorola Moto G* diários e a R$ 50 mil* no mês, a prêmios exclusivos: 14 carros 0 Km* – um carro sorteado por semana. O quiz também está disponível para clientes dos planos pós-pagos e Oi Conta Total da Oi. Para participar, basta o cliente enviar uma mensagem de texto com a palavra OI para o número 300 e assinar o quiz. Depois disso, ele receberá perguntas em seu celular sobre temas variados e deverá respondê-las, sem tarifação adicional por número de perguntas respondidas. O valor da assinatura do quiz é R$ 2,80, sendo renovada automaticamente uma vez por semana. A cada cinco respostas corretas e/ou uma renovação de assinatura, o cliente ganha mais um cupom para concorrer aos prêmios da promoção. Caso deseje cancelar o quiz, o cliente deve enviar a palavra SAIR para o número 300.

Todos os detalhes da promoção Sorte na Palma da Mão estão descritos no hotsite www.oi.com.br/sortenamao. A Oi reforça que não comunica os vencedores da promoção por mensagem de texto.

* Títulos de Capitalização da modalidade incentivo emitidos por Sul América Capitalização SA – SulaCap, CNPJ 03.558.096/0001-04 e Processo SUSEP15414.900879/2013-20 e 15414.900874/2013-05. Período da promoção:  28/07/2014 a 02/11/2014. Durante o período da promoção serão sorteados 98 prêmios no valor total de R$ 600,00 cada (com sugestão de uso: aquisição de um smartphone), 14 prêmios no valor total de R$ 22.000,00 cada (com sugestão de uso: aquisição de um automóvel) e 01 prêmio no valor total de R$ 50.000,00 (com sugestão de uso: aquisição de um automóvel ou dois automóveis). Valores líquidos de IR. A aprovação deste Título pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, em incentivo ou recomendação a sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Consulte os períodos de participação, os produtos participantes no Regulamento completo no site www.oi.com.br/sortenamaoImagens meramente ilustrativas.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A Oi está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população.

Em março de 2014, a empresa possuía 74,6 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs). Deste total, 48 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 18 milhões no segmento Residencial, 8 milhões no segmento Empresarial/Corporativo e 657 mil Telefones de Utilidade Pública (TUP). Atualmente, a Oi conta com mais de 700 mil hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.

Pelo sexto ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de boas práticas de governança corporativa. A companhia integra também, pelo quarto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Index, na categoria Mercados Emergentes. 

A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil. Para mais informações, acesse www.oi.com.brwww.oi.com.br/ri e www.oifuturo.org.br.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Luarenas esclarece

A Luarenas, empresa responsável pela Arena Castelão esclarece que não haverá alterações no que se refere ao trabalho dos profissionais da imprensa esportiva nos jogos de futebol realizados na Arena Castelão. Não procede a informação de que o consórcio cogitou cobrar financeiramente das equipes de comunicação pela transmissão das partidas realizadas no equipamento, assim como não há o interesse em retirar os profissionais de rádio das cabines que eles ocupam desde a reabertura do estádio, em janeiro do ano passado. A empresa esclarece ainda que, mediante solicitação dos próprios profissionais, há um estudo em andamento para se melhorar a divisão interna das cabines, no intuito de minimizar problemas de interferência entre as rádios, e que um outro estudo visa providenciar uma separação física entre os torcedores e os profissionais que trabalham na tribuna de imprensa.

Mais Informações
Mariana Barra (85) 9662-5545
Sandra Nunes (85) 9629-0753/ 8948-8274/ 8841-2337

Arena Castelão Operadora de Estádios S/A
Fone: 3304-4501

No CIC

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), reuniu-se com o setor empresarial do Estado, no auditório do Centro Industrial do Ceará (CIC), na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), para apresentar um balanço da atual gestão e anunciar novas obras de infraestrutura previstas para serem iniciadas no segundo semestre desse ano e no primeiro semestre de 2015.
A meta é que a cidade receba 124 quilômetros de obras, somando investimentos de R$ 1,58 bilhão. As intervenções integram o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito  (PAITT), que consiste numa estratégia de curto prazo (até 12 meses) para a melhoria do trânsito. "Fortaleza tem apenas 15 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Até julho de 2015, serão implantados mais 120 quilômetros desses corredores expressos, e isso sem que haja a necessidade de investimentos elevados", destacou Roberto Cláudio.
As vias que passarão a ter faixa reservada para o transporte coletivo são: Avenida Carapinima, Avenida da Universidade, Avenida José Bastos, Avenida Antônio Sales, Avenida Domingos Olímpio, Avenida Godofredo Maciel, Avenida Coronel Matos Dourado, Avenida Engenheiro Santana Júnior, Avenida Raul Barbosa, Avenida Alberto Craveiro, Avenida Bernardo Manuel, Avenida Washington Soares, Avenida Abolição, Avenida Costa e Silva e Avenida Osório de Paiva.
Investimento recorde
Na ocasião, o gestor municipal informou ainda que a Prefeitura de Fortaleza deverá encerrar 2014 somando quase R$ 700 milhões em investimentos na área de infraestrutura e mobilidade urbana. A cifra representa incremento de 80,4% ante o valor aplicado em todo ano de 2013.
Segundo o prefeito, esse é o maior volume de recursos investidos na capital nos últimos 20 anos. "Em um ano e meio conseguimos iniciar e fiscalizar um importante conjunto de obras importantes. Obviamente que em uma cidade grande como Fortaleza, enfrentamos diariamente alguns obstáculos, mas a grande mudança deve ser implantar projetos de infraestrutura que priorizem o transporte público na capital. O adensamento de pessoas e veículos não veio acompanhado de planejamento e investimentos viários", afirmou o prefeito.
Para ser entregue até o fim do ano estão intervenções como a nova Praça 31 de Março, na Praia do Futuro e o viaduto do cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, que ficará pronto para uso até 15 de outubro. Iniciando até dezembro desse ano estão intervenções como o alargamento da Avenida Augusto dos Anjos, o viaduto da Avenida Santos Dumont, a requalificação da Avenida José Bastos, o corredor expresso Avenida Fernandes Távora/Expedicionários e o corredor da Avenida Aguanambi/BR 116. Já a obra de continuação do Anel Viário Expresso, o elevado da Avenida Dedé Brasil e as intervenções na Avenida Perimetral devem iniciar nos primeiros seis meses do próximo ano.
Parcerias Público-Privada
Nesta sexta-feira, a Prefeitura entregará a população o Parque do Riacho Maceió totalmente requalificado. O espaço possui 22 mil metros quadrados e foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar). O prefeito frisou que o objetivo da gestão é que mais Parcerias Público-Privada (PPPs) sejam firmadas em benefício da cidade.
Atualmente, a gestão esta desenvolvendo três novas PPPs. A primeira refere-se à implantação de estacionamentos subterrâneos no Centro e em duas outras áreas da cidade. Outra parceria com a iniciativa privada deverá ser feita para a construção do novo centro administrativo municipal. A nova sede, que será localizada em terreno já assegurado no Centro permitirá centralizar o atendimento nos diversos órgãos da Prefeitura, gerando também maior economia de gastos.
O terceiro projeto será uma PPP para revitalizar áreas do Centro e da Praia de Iracema, estimulando também novas construções nesses espaços. Os dois primeiros projetos terão o edital público apresentados até o fim deste ano e o terceiro projeto terá edital lançado até junho de 2015.
Importância do CIC
Em sua fala, o prefeito reconheceu o papel do CIC na defesa dos interesses econômicos do Estado. O presidente da instituição, José Dias de Vasconcelos, por sua vez, destacou que o maior projeto de mobilidade que um gestor público pode oferecer a uma sociedade é a agilidade de gestão.
"Em um ano e meio de administração já estamos usufruindo de vários equipamentos concluídos e construídos nessa gestão, como viadutos, binários, corredores expressos de ônibus, túneis, rotatórias, drenagem, terraplanagem, pavimentação e alargamentos de ruas e avenidas, padronização de calcadas e obras de acessibilidade. Logo teremos também estacoes de embarque e desembarque em nível, ônibus articulados com ar condicionado e outras benfeitorias", afirmou o presidente do CIC, José Dias de Vasconcelos. 
O evento que teve duração aproximada de três horas, contou ainda com as presenças do secretário municipal de Infraestrutura, Samuel Dias; da secretária municipal de Meio Ambiente, Águeda Muniz; do atual presidente da Fiec, Roberto Macedo e o presidente eleito da Fiec, Beto Studart.

Parque Maceió

A Prefeitura de Fortaleza entrega hoje, às cinco da tarde, o Parque do Riacho Maceió requalificado para a população. O espaço possui 22 mil metros quadrados e foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar). O evento contará com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).
A área, que receberá o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão), em homenagem ao arquiteto e urbanista cearense, está localizada no encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe. A Operação Urbana Consorciada que revitalizou o espaço investiu cerca de R$ 7 milhões na recuperação do recurso hídrico e em obras de drenagem.
A iniciativa também ordenou o curso do manancial e realizou o plantio de árvores adequadas no entorno. Com o convênio, a Norpar, além do investimento na implantação do Parque, realizará a manutenção do espaço por 10 anos.
As Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) estão previstas na Lei 8.503/2000 e são instrumentos para que a cidade se beneficie de parcerias entre o poder público municipal e empresas. Por meio delas, intervenções planejadas pela Prefeitura são executadas pela iniciativa privada, permitindo ações sociais nas comunidades atendidas, obras de mobilidade e a urbanização de áreas verdes e parques que passam a ser de uso de todos.
“O Estatuto das Cidades prevê uma série de instrumentos para possibilitar a criação de uma infraestrutura para a cidade, apesar das limitações de recursos das gestões municipais. Um deles é a Operação Urbana Consorciada, um tipo de Parceria Público-Privada que permite construção de grandes empreendimentos em troca de melhorias urbanas”, explica o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Seuma, Prisco Bezerra Júnior. Com 34 anos de serviço público na Prefeitura de Fortaleza, ele destaca a relevância desse instrumento como forma de melhoria da prestação do serviço público.
Outras duas empresas em Fortaleza já assumiram o compromisso com a cidade e aderiram à Operação. A cidade ganhará um novo Parque Público Urbano, o Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. Nas proximidades da Lagoa do Papicu, o Grupo JCPM, responsável pelo Shopping RioMar, realizará ações sociais, a revitalização e limpeza da lagoa e obras de mobilidade urbana.
Saiba mais
Bisão, apelido herdado quando estudante e relacionado a uma espécie bovina grande e poderosa. Era assim que Otacílio Teixeira Lima Neto gostava de ser chamado. Foi servidor de carreira na Prefeitura de Fortaleza desde 1975, quando assumiu a extinta Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Instraestrutura (Seinf), até falecer em dezembro de 2013.
Pela prancheta do arquiteto e urbanista, na Prefeitura de Fortaleza, passaram ações importantes, como a recuperação do Mercado dos Pinhões e urbanização do entorno, concepção dos parques Adahil Barreto e Alagadiço e o primeiro projeto de urbanização da Avenida Beira-Mar e da Praia do Futuro. Foram 38 anos dedicados ao serviço público, projetando um novo desenho para a paisagem urbana de Fortaleza.

Saúde do Homem Portuário

O Sest Senat Fortaleza participa da Semana de Saúde do Homem Portuário, que acontece de 4 a 8 de agosto, das 8 às 17 horas, no Centro Vocacional Tecnológico Portuário(CVT), no bairro Mucuripe, em Fortaleza. O evento é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e Companhia Docas do Ceará em parceria com o Sest Senat Fortaleza, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Ministério da Saúde.

A Semana  de Saúde do Homem Portuário tem o objetivo de traçar metas e ações eficazes que possam sensibilizar e atender aos trabalhadores do setor  sobre os cuidados com a saúde e pontuar as vulnerabilidades à saúde existentes entre este público.

Durante os cinco dias do evento, o Sest Senat estará com um estande no local,  com sua equipe de profissionais composta por dentista, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista, disponibilizando serviços em suas respectivas áreas. 

Serão oferecidos serviços  de orientações para prevenção do câncer bucal, IMC (Indice de Massa Corpórea), dicas para um alimentação saudável, orientações posturais da rotina diária, massoterapia, realização de teste de estresse com orientação psicológica, dentre outros serviços.

Haverá também distribuição de cartilhas, informativos para prevenção de saúde, além de  informações sobre os cursos profissionalizantes do Senat, bem como  inscrições de cursos on-line gratuitos.

Serviço:
Semana de Saúde do Homem Portuário
Data: 04 a 08.08.14
Horário: 08 às 17h
Local: Centro Vocacional Tecnológico Portuário(CVT)- Mucuripe
Avenida Vicente de Castro, S/N – Fortaleza-CE

Hanseníase

Com coeficiente de detecção de 23,6 casos novos por 100 mil habitantes em 2013 no Ceará, considerado muito alto, a hanseníase ainda é um sério problema de saúde pública no Estado. Na perspectiva de ampliação da rede de acesso ao diagnóstico precoce da doença e o desenvolvimento de ações estratégicas para interromper a cadeia de transmissão, a Secretaria da Saúde do Estado mobilizará escolas públicas de 92 municípios na semana de 4 a 8 de agosto para a campanha de busca ativa de casos novos de hanseníase promovida pelo Ministério da Saúde, que atenderá aproximadamente 962 mil crianças e adolescentes. O controle da hanseníase é baseado no diagnóstico precoce, tratamento e cura, visando eliminar as fontes de transmissão da doença.

A campanha envolverá escolares na faixa etária de 5 a 14 anos que frequentam o ensino fundamental, matriculados em escolas públicas, nos 1.200 municípios brasileiros considerados prioritários, com as maiores cargas dessas doenças. Além da busca ativa de casos novos de hanseníase, serão realizados tratamentos de verminoses com albendazol e exames para detecção do tracoma na população alvo. No Ceará, foram notificados 1.758 casos novos de hanseníase em menores de 15 anos no período de 2001 a 2013, com média anual de 135 casos. A ocorrência da doença nessa faixa etária demonstra a existência de foco de transmissão ativo que requer ações de controle para quebrar a cadeia de transmissão.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Apresenta múltiplas manifestações clínicas e se exterioriza, principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas. Em um país endêmico como o Brasil, em qualquer pessoa com alteração de sensibilidade na pele deve-se pensar em hanseníase. Situações de pobreza como precárias condições de vida, desnutrição, alto índice de ocupação das moradias e outras infecções simultâneas podem favorecer o desenvolvimento e a propagação da hanseníase.

A transmissão se dá entre pessoas. Uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis. O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem porque a maioria tem capacidade de se defender contra o bacilo. O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance da pessoa se infectar. Assim que a pessoa doente começa o tratamento deixa de transmitir a doença.

Jabor e Nuccio aqui

Já tem data marcada o segundo “Brasil em Debate”, fórum de ideias promovido pela Coopercon-CE em parceria com o Sinduscon-CE. Será no dia 6 de agosto, às 8 horas, no Lulla’s Plazzá Buffet, voltado para empresários, construtores e toda a sociedade civil organizada. Com o objetivo de trazer à tona importantes discussões sobre os rumos da política e economia do País, o encontro trará para Fortaleza dois palestrantes: o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor; e o comentarista de economia da GloboNews, Dony de Nuccio.
Conhecido por seus comentários críticos e polêmicos, Arnaldo Jabor aborda diariamente, na televisão, rádio e internet, os mais variados temas: política nacional e internacional, economia, cinema, artes e preconceito, mostrando sempre estar a par dos problemas vividos no Brasil e, devido à sua experiência, propondo transformações. Dony de Nuccio, com apenas 29 anos, é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e está à frente do programa Conta Corrente, da GloboNews, abordando assuntos como: mercado de trabalho, educação financeira e empreendedorismo.
“O primeiro Brasil em Debate reuniu mais de 300 pessoas, todas dispostas a debater os problemas que o nosso país enfrenta e propor mudanças. Convidamos mais uma vez os empresários da construção civil, executivos em geral e sociedade, para ouvir estes grandes debatedores e participar das discussões que podem mudar os rumos do nosso país”, diz o presidente da Coopercon-CE, Marcos Novaes.
“Já discutimos sobre os gargalos burocráticos, que causam atrasos e impacto nos valores dos empreendimentos imobiliários do país, mas temos assuntos tão relevantes quanto,  e opiniões que podem mudar o ponto de vista de cada um sobre a economia local e nacional. A participação dos empresários em mais um Brasil em Debate é vital, para pensarmos juntos para onde estamos indo, e o nosso papel como setor estratégico para o desenvolvimento do país”, defende André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE.
Para mais informações sobre o evento Brasil em Debate e realização de inscrição, os interessados podem ligar para a sede da Coopercon-CE: 3433-2277.
A Coopercon-CE
A Coopercon-CE é o maior Grupo de Negócios da Construção Civil do Brasil. Mais do que intermediar compra e venda, promove ações que contribuem para a competitividade empresarial dos associados. Atua como um fórum permanente de reflexões e proposições que promovem o desenvolvimento do setor. É pioneira no Brasil e referência nacional.
Os números não deixam dúvida: conta com 94 empresas associadas, que representam 85% do PIB do setor no Ceará, reúnem  R$ 3,48 bilhões de reais em VGV, 353 canteiros em 8 estados e empregam 32.906 trabalhadores, difundindo o modelo cooperativista nas cinco regiões do Brasil. Atualmente, já são 12 Coopercons no país, que nasceram a partir desta iniciativa.

O Sinduscon-CE
O Sinduscon-CE é a entidade que representa a indústria da construção civil em todo o estado do Ceará. O sindicato foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e é filiado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
No âmbito do nosso estado, a entidade tem importante papel na definição das políticas públicas de obras estruturantes, saneamento e esgoto, construção de moradia e planejamento urbano. Representa mais de 600 empresas da Construção Civil associadas, que empregam diretamente cerca de 90 mil trabalhadores.

Radioweb



Agência Radioweb bate recorde em julho

As duas mil rádios afiliadas fizeram 243 mil downloads do site da Agência. Durante a semana, a média diária supera os 10 mil downloads.
Prestes a completar 13 anos, em 23 de agosto, a Agência Radioweb já tem motivos para comemorar. Em julho, o número de dowloads feitos da sua página alcançou um novo recorde: 243.415.

 "Chegamos a um patamar de 10 mil downloads diários durante a semana, o que é um marco para nós", relata a sócia-diretora Daniela Madeira. "Esse desempenho é uma combinação da fidelidade das duas mil emissoras afiliadas e da qualidade do nosso jornalismo", conclui.

A Agência lançou um site novo em 15 de março e essa mudança também contribuiu para o aumento de fluxo na página.
A produção é feita por equipes fixas em Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Além disso, a Radioweb tem correspondentes em outros estados, o que garante uma cobertura nacional. Em julho foram produzidas 1.300 matérias com tempo médio de 1min40s.
Das duas mil emissoras afiliadas à Agência Radioweb, 50% são Comerciais, 45% Comunitárias e 5% Educativas.
Para tornar-se rádio parceira basta fazer um cadastro em www.agenciaradioweb.com.br, em formulário existente no topo do site.
As senhas são concedidas somente para emissoras convencionais outorgadas, AM e FM. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente. 

Futricas Cearenses

  • Mário Kempes está de volta ao Diário do Nordeste.
  • Assume a subeditoria de Esporte.
  • Deixou a Secretaria de Controladoria e Transparência da Prefeitura de Fortaleza.
  • Ana Naddaf assumiu hoje a editoria executiva de O Povo.
  • Fátima Sudário foi para equipe de reportagem especial.
  • A Ágora Comunica & Relaciona conquistou mais um cliente: a A.M.R. Serviços de Apoio a Gestão. 
  • Criada em 2007, a A.M.R. desenvolve soluções integradas para instituições públicas e privadas, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
  • Dentre suas ações, estão treinamentos gerenciais e self coaching, assessoria e capacitação, suporte logístico e produção de eventos, além de formações diversas.
  • Em junho, a A.M.R. realizou o 8º Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa do Ceará, sendo a Ágora responsável pela assessoria de imprensa do evento.



UCI no Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando e a rede UCI preparou uma promoção especial para comemorar a data: na compra de um ingresso, o do seu pai sai de graça. O espectador precisa acessar a página do Facebook da UCI, entrar no aplicativo da promoção, imprimir o cupom e apresenta-lo na bilheteria entre 4 e 10 de agosto. Na compra de um ingresso, o segundo é de graça. 
Além disso, a UCI oferece o UCI Gift Certificate como uma opção de presente para o seu pai. O UCI Gift Certificate é um cupom vendido a R$ 50 que pode ser usado na compra de ingressos e na bombonière! Não há limite máximo de compra por pessoa e para adquiri-lo basta ir a uma das bilheterias dos cinemas UCI ou acessar o site da redewww.ucicinemas.com.br e clicar no link da promoção.

Serviço:
UCI Kinoplex Fortaleza Iguatemi Shopping
Washington Soares, 85/ Loja 600
Cocó – Fortaleza - Ceará
CEP: 60811-340

UCI Shopping Parangaba
Av. Germano Frank, nº 300, nível 3 – loja 517
Parangaba – Fortaleza – CE
CEP: 60740-020 

Política vespertina

  1. Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) falta à sessão da Câmara que abriu segundo semestre legislativo de 2014.
  2. Nelson Martins (PT) reassume cadeira na Assembleia Legislativa e vai coordenar campanha de Camilo Santana (PT) para governador.
  3. Ciro Gomes não tira licença e intensa ações na Secretaria da Saúde do Ceará.
  4. Taxistas apoiam Eunício Oliveira (PMDB) para governador; Roberto Pessoa (PR) para vice-governador; Tasso Jereissati (PSDB) para senador; Raimundo Gomes de Matos (PSDB) para deputado federal; e Bruno Pedrosa (PSC) para deputado estadual.
  5. Candidata ao Senado Federal, Geovana Cartaxo (PSB) inaugura comitê temático da Rede Sustentabilidade.



TJDF-CE

O Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará tem nova diretoria. Jamilson Veras é o novo presidente e Tiago Albano Ferreira de Matos Filho vice-presidente. Gestão até 31 de julho de 2016.

Campanha de Camilo

O candidato ao governo do Estado, pela coligação “Para o Ceará seguir mudando”, Camilo Santana, sua vice-governadora, Izolda Cela, e o postulante ao Senado, Mauro Filho, participaram da inauguração do comitê do deputado federal pelo PDT, André Figueiredo. “Camilo vai ser um grande governador, assim como Cid foi nestes últimos oito anos. Além disso, Camilo representa o que tem de novo, de inovação”, afirmou André.
Camilo, ao lado de seus companheiros de chapa, destacou os avanços que o Estado alcançou nos últimos anos “Muita coisa boa aconteceu no Brasil e no Ceará. Primeiro, com o presidente Lula, há 12 anos, e agora com a Dilma. E aqui, no Ceará, muita coisa melhorou nestes últimos sete anos e meio”, disse Camilo.
Ele lembrou, também, que há desafios a serem superados. “Eu, Mauro e Izolda somos candidatos para expandir o que já foi feito e superar os desafios que ainda existem para ser atingidos”, observou. Entre os pontos citados por Camilo, estão a reorganização do Ronda do Quarteirão, o restabelecimento da hierarquia e integração de políticas públicas para garantir segurança para os cearenses.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), também participou do evento. “O crescimento do Ceará é chinês. E este crescimento só existe porque tem um governador que tem a sensibilidade de atender as grandes demandas daqueles que mais precisam de água, educação e mobilidade urbana. O Ceará é hoje líder na geração de empregos e do aumento real do salário”, avaliou o ministro Maoel Dias para acrescentar, em seguida: “Vamos eleger Camilo para o governo deste Estado e Mauro, para o Senado”.
O secretário da Saúde e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, destacou a importância de obras de segurança hídrica. “O que pode subverter as desigualdades e possibilitar o acesso à moradia, a questão do salário, quanto se paga pelo crédito para produzir, os padrões de educar o filho do trabalhador é a política. E a política brasileira precisa desesperadamente afirmar alguns valores. Isso é o que tem essa nova geração de valores que nós estamos estimulando para assumir o Ceará”, disse.
Presentes ao evento, ainda, os prefeitos de Icó, José Jaime; Aracati, Ivan Silvério da Costa; Aratuba, José Ivan; Redenção, Manoel Soares Bandeira; Madalena, Zarlul Kalil Filho; e Barbalha, José Leite. Também participaram o secretário do Trabalho e Ação Social do Ceará, Josbertini Clementino; seu antecessor, Evandro Leitão; o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini; os deputados estaduais, Ferreira Aragão, Delegado Cavalcante; o vereador Iraguassu Teixeira; e o suplente de Mauro Filho, Honório Pinheiro.

Comitê de Eunício

Um Ceará de todos, é o caminho que a população cearense espera que seja trilhado no estado partir do próximo ano. E essa mensagem, materializada pela disposição da coligação “Ceará de Todos”, foi a tônica da inauguração do Comitê Eunício 15 Governador, na noite desta quinta-feira, 31. Cerca de 5 mil de pessoas, de todas as regiões do estado, voluntariamente compareceram ao evento, ao lado de prefeitos e vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, lideranças políticas e comunitárias, candidatos proporcionais e três ex-governadores.

“Vivemos um novo momento político no Ceará, em que é preciso cuidar de gente e de gestão. Essa terra é libertária, de pessoas que não aceitam que digam em quem elas devem votar. Comparem os candidatos e, se quiserem um governador que prefira cuidar das pessoas a placas de bronze, sejam nossas pernas, nossa alma e nosso coração”, declarou Eunício, para a alegria dos presentes.

Enaltecendo a presença de três ex-governadores na inauguração, Gonzaga Mota, Lúcio Alcântara e Tasso Jereissati, Eunício disse que é preciso mudar a realidade do Ceará, que hoje tem a segunda pior saúde pública do Nordeste, um ensino médio com média 3,9 desde 2009 e que não oferece segurança aos seus cidadãos. O candidato do PMDB reservou uma fala especial a Tasso, seu companheiro de chapa, que disputa uma vaga no Senado Federal com o número 456, ao dizer que espera repetir um governo de ruptura, como Tasso fez ao assumir o governo pela primeira vez em 1986.  

Tasso também discursou reformando o compromisso da coligação “Ceará de Todos” de respeitar as pessoas. “O nosso interlocutor é o povo e ele não quer ver troca de ofensas. Só tem um sentido de estarmos aqui, que é para falar de saúde, de educação, de segurança. Por que o povo sofre tanto ao ver um familiar doente? Por que temos a sétima capital mais violenta do mundo? Vamos fazer um Ceará melhor para seus habitantes”, assegurou.

Candidato a vice-governador, Roberto Pessoa destacou que a coligação “Ceará de Todos” é a “chapa do bem”, que quer trabalhar pelo bem das pessoas. Ex-deputado estadual, federal e ex-prefeito de Maracanaú, ele enalteceu a experiência dos que estão apoiando Eunício para o Governo e Tasso para o Senado, afirmando a união e a felicidade com propósitos na caminhada eleitoral.

A inauguração do Comitê Eunício 15 Governador foi marcado ainda pela entrega de um plano estratégico de segurança ao candidato peemedebista, por parte do vereador de Fortaleza, Capitão Wagner. Candidato a deputado estadual, Wagner destacou que a coligação “Ceará de Todos” está “armada” com projetos para melhorar a segurança no Ceará. Segundo ele, o plano foi elaborado com participação da população e de especialistas na área, como pesquisadores e policiais.

Quem participou da inauguração do Comitê Eunício 15 Governador, pode conversar e tirar fotos com os candidatos da coligação, recolher material de campanha e aprender os jingles. Telões facilitaram a visualização de quem não conseguiu chegar próximo ao palco. Caravanas de todas as regiões do estado foram saudadas e puderam fortalecer o coro por um Ceará verdadeiramente de todos os cearenses.

Agência Fortaleza de Notícias: Em Porto Velho

Agência Fortaleza de Notícias: Em Porto Velho: Mais uma vez os pacientes de Porto Velho terão a oportunidade de contar com o acompanhamento do nutricionista Daniel Coimbra. O profission...

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fala Gaudêncio

Seguidores

Arquivo do blog