sábado, 3 de janeiro de 2015

33 desabamentos

Até seis da noite, a Defesa Civil de Fortaleza recebeu 107 chamados devido as chuvas de 148 milímetros de hoje.
Foram:

  • 59 alagamentos.
  • 33 desabamentos.
  • Nove inundações.
  • Três bueiros entupidos.
  • Dois deslizamentos.
  • Um risco de deslizamento.


A foto oficial de Camilo

  1. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), não terá foto oficial, nas repartições estaduais, tampouco no seu gabinete.
  2. Mas hoje, ele alterou o seu perfil no seu facebook e publicou a foto acima, que passa a ser a oficial dele.

Nota do RioMar


Copa São Paulo Júnior

  • Os três primeiros jogos já encerrados da 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior:
  • Cruzeiro (MG) 3x0 ABC (RN).
  • Primavera (SP) 1x2 Araguaína (TO).
  • Linense (SP) 1x0 babaçu (MA).
  • O Ceará estréia amanhã, às três da tarde, contra o Gama (DF), na Arena da Fonte, em Araraquara.
  • Já o Fortaleza pega também amanhã, às três da tarde, o Botafogo (SP), no estádio Bruno Lazzarini, em Leme.

Trinave hoje

Dois mil e cinco começa para valer hoje à noite com Durval Lelys e Banda Eva, no show Trinave, no Mucuripe. A festa lança os blocos 'Me Abraça' e 'Coruja' para o Fortal de 2015, de 23 a 26 de julho.
A Trinave marca o início do calendário das melhores festas de 2015 e promete arrastar uma multidão para o Mucuripe, tanto de cearenses quanto de turistas que visitam o Estado do Ceará nessa época do ano. Os ingressos já estão sendo vendidos na sede do Bloco Me Abraça. 
ATRAÇÕES
DURVAL LELYS – Irreverência é a marca registrada deste cantor baiano que conquistou o Brasil. A criatividade e alegria vivida à frente do Asa de Águia, por mais de 20 anos, tem continuidade nessa nova trajetória solo do artista. Veterano no maior carnaval fora de época do País, Durval sabe bem como manter o pique dos foliões no Fortal e promete isso também no primeiro grande show do ano em Fortaleza. Com músicas marcadas pelo alto astral, o público é contagiado pela animação do artista.
Desde pequeno já manifestava seu gosto pelas artes em geral. Alegre, sincero, brincalhão, sensível, espirituoso, enfim, um misto de qualidades que fez de Durval um garoto ambicioso, mas cauteloso; irrequieto, mas tranqüilo; sempre ponderador, colocando na balança os aspectos positivos e negativos em qualquer situação para tomar as decisões certas na sua vida. Com uma personalidade aguçada e uma rica criatividade, fez com que o estudante de arquitetura, música e pintura se tornasse um grande artista, músico e compositor da maior festa popular do planeta: o Carnaval da Bahia.
BANDA EVA - Quando se fala em Eva, é imediato pensar em história de sucesso, crescimento musical e artístico. Quem passa pelo grupo sabe que há um cuidado especial com a produção de música de qualidade e com uma adequada preparação de artistas. Afinal de contas, em mais de três décadas o Eva ajudou a preparar grandes nomes da música baiana como Jota Morbeck (in memorian), Marcionílio, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Durval Lelys, Ivete Sangalo, Emanuelle Araújo e Saulo Fernandes. Estrelas que fizeram parte de equipes vitoriosas na escola EVA e que depois seguiram novos caminhos.
Desde fevereiro de 2013 quem está à frente da banda é o cantor Felipe Pezzoni, junto com o tecladista/arranjador/produtor musical Marcelinho Oliveira e uma nova banda. A nova turma do Eva, em um ano de formação, realizou cerca de 130 shows e participou de grandes eventos como Carnabeirão e Planeta Dragão em Ribeirão Preto, Carnafacul em São Paulo e Florianópolis, PE Folia no Recife, Eva Private no Rio de Janeiro, com ingressos esgotados, Fortal, Villa Mix em Brasília, micareta de Feira de Santana, na Bahia, que rendeu a Felipe o prêmio de cantor revelação da folia, e na capital baiana, foram sete apresentações. 
SERVIÇO:
Trinave
Dia: Hoje (três de janeiro)
Local: Mucuripe Club
Ingressos: sede do Bloco 'Me Abraça' – Rua Vicente Leite, 881, Aldeota
Informações: (85) 3244.0026.

Nota da Funceme


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que a chuva, que banhou algumas regiões do Estado hoje, constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos:
O primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará.
O segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.



Segundo informações das Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) automáticas que a Funceme acessa, na Capital o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz, com 148 milímetros (mm) de precipitação entre cinco da manhã e meio dia.
Já a rede convencional de pluviômetros mostrou que choveu também em outros 32 municípios cearenses, em regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba. O maior registro nos pluviômetros convencionais foi em Crateús, com 47 mm até às sete da manhã.
A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses. A Funceme esclarece ainda que os dois sistemas que provocaram as chuvas de hoje não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro.

55 chamados

Chuvas de hoje em Fortaleza por Clara Pompeu


A Defesa Civil de Fortaleza recebeu 55 chamados até o meio-dia deste sábado (3). As ocorrências se concentraram na área da Secretaria Regional II com 49 sinistros, sendo 32 alagamentos, oito desabamentos, quatro riscos de desabamentos, duas inundações, um deslizamento e um risco de deslizamento.

A Defesa Civil de Fortaleza intensificou, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Emlurb e AMC, os trabalhos na Avenida da Abolição, no Mucuripe, onde um deslizamento interditou a via hoje pela manhã. “Até o fechamento desse relatório, foram retiradas mais de 30 carradas de areia liberando uma das faixas da avenida e, pela tarde, o trabalho será concluído” explicou o coordenador especial da Defesa Civil, Cristiano Férrer.
Outro local que concentrou maior trabalho dos agentes foi o desabamento de uma casa no Mirante do Morro Santa Terezinha que comprometeu a estrutura de outras quatro residências. “As famílias afetadas já foram retiradas do local e encaminhadas para abrigos” afirmou Férrer.
Os chamados para a Defesa Civil são realizados pelo número 190 e, de acordo com o coordenador especial, o órgão está com o efetivo reforçado para atender as demandas. “Estamos com todas as nossas equipes de alerta para que as consequências dessa chuva sejam minimizadas”, observou Cristiano.
Dados da chuva - De acordo com a site oficial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a chuva deste sábado estava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores. As precipitações foram ocasionadas pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará; O segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.
Ainda de acordo com o órgão, o bairro Edson Queiroz teve o maior registro de chuva com 148 milímetros até o meio-dia. A previsão é que o restante do dia o céu permaneça nublado, com pancadas de chuva em todas as regiões cearenses.

Ataque ao bolso do consumidor



"Mesmo com um sofrível serviço elétrico prestado aos consumidores brasileiros, segundo indicadores de desempenho da própria Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as companhias distribuidoras seguem recebendo as benesses de um capitalismo sem risco.
Nos últimos anos as empresas dependeram de repasses do Tesouro Nacional e de aumentos tarifários bem acima dos índices inflacionários, o que lhes garantiu lucros líquidos e dividendos excepcionais aos seus acionistas, quando comparados com a realidade do país. Tudo para garantir o malfadado equilíbrio econômico-financeiro das empresas – como rezam os “contratos de privatização”. Em nome deste artifício contratual, as empresas têm garantido até a possibilidade de reajustes tarifários extraordinários. E é exatamente isso, segundo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE), que será solicitado a ANEEL pelas empresas no início de 2015, justificado pela “conjuntura do setor elétrico”.
O que se verifica na pratica é que, mesmo com a qualidade dos serviços prestados se deteriorando, os reajustes nas tarifas aumentam seus valores abusivos, beneficiando empresas ineficientes que deveriam ser cobradas e punidas, e não premiadas.
Mas a tragédia que se abate sobre o consumidor de energia elétrica não acaba ai. A partir de janeiro, haverá uma cobrança adicional nas tarifas, com a implantação das bandeiras tarifárias. Então, além dos reajustes tarifários anuais ordinários (na data da privatização das empresas), cujas estimativas para 2015 apontam percentuais que podem chegar a ser de 3 a 5 vezes superiores à inflação, e da possibilidade de um reajuste extraordinário, se somarão os acréscimos das bandeiras tarifárias.
Este mecanismo indicará como está a situação do parque gerador de energia elétrica do País, utilizando as cores verde, amarela e vermelha. A bandeira verde indicará condições favoráveis de geração, e a tarifa não sofrerá nenhum acréscimo. A bandeira amarela indicará que as condições de geração são menos favoráveis, e a tarifa sofrerá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. A bandeira vermelha indicará as condições mais custosas de geração (uso das usinas térmicas), e a tarifa sofrerá acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos. A ANEEL divulgará mês a mês as bandeiras que estarão em vigor em cada um dos subsistemas que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo médio brasileiro é de 163 kWh/ residência, e a tarifa média para o consumidor residencial é de R$ 400,00/ MWh. Assim, uma conta de R$ 65,20 na bandeira verde subiria para R$ 67,65, ao passar para a bandeira amarela; e para R$ 70,09, no caso da bandeira vermelha. Nestes cálculos não estão sendo levados em conta os encargos e impostos incidentes na tarifa elétrica.
Os valores parecem pouco significativos individualmente, mas considerando que existem 75,2 milhões de unidades consumidoras (sob o regime de bandeiras tarifárias) no País, em um mês de bandeira vermelha, haverá para os cofres das empresas, segundo cálculos da própria ANEEL, o recolhimento de 800 milhões de reais a mais em todo o Brasil, e de 400 milhões de reais em um mês de bandeira amarela. Em 2014, considerando o sistema de bandeiras tarifárias, a bandeira amarela seria acionada apenas no mês de janeiro, e no restante do ano teria vigorado a bandeira vermelha para todos os subsistemas.
O mecanismo das bandeiras tarifárias funcionará efetivamente para arrecadar e aumentar o caixa das distribuidoras. Diferente do que alegam os promotores desta proposta que dizem que o sistema teria por objetivo estimular o consumo consciente. Ou seja, levar o consumidor a reduzir o consumo quando o custo do kWh for maior.
As bandeiras tarifárias estavam previstas para entrar em vigor em janeiro de 2014, mas foi postergada para janeiro de 2015. Mesmo após 12 meses de adiamento, nada foi feito para tornar esta proposta mais conhecida pela população, e mesmo discutida pela sociedade.
Sabendo-se que o setor elétrico tem como ingredientes um modelo mercantil, uma privatização “sem riscos”, dirigentes incompetentes, decisões autoritárias e antidemocráticas, além da notória falta de transparência – o resultado no bolso do consumidor não poderia ser diferente.
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco."

Raios, trovões e relâmpagos

Na foto de Paulo Rabelo o registro de um raio, que caiu hoje no Papicu. Em Fortaleza foram mais de cem descargas entre relâmpagos e trovoadas com a chuva de 148 milímetros de hoje. A Coelce só divulga o número oficial na próxima segunda-feira (cinco)

Defesa Civil e a chuva de hoje


Três equipes da Defesa Civil de Fortaleza estão atendendo às demandas deste dia chuvoso.



HGF e a chuva de hoje

Eis, na íntegra, a nota do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) sobre a chuva de hoje de 148 milímetros, que banhou Fortaleza até dez e meia da manhã:

"A Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza informa que por conta das fortes chuvas que caem desde o inicio da manhã parte das instalações do hospital foram atingidas.
Mas não houve prejuízos consideráveis.
Com relação a Emergência Obstétrica, algumas alas foram isoladas para evitar o comprometimento dos equipamentos.
O Setor Administrativo (que não funciona no dia de hoje) ainda foi atingido.
Mas também não houve prejuízos considerareis.
A Direção Administrativa e o Setor de Manutenção do HGF estão tomando todas as providencias necessárias para resolver o problema, isso porque as chuvas ainda continuam".

Estragos com a chuva de hoje

Morro desceu com a chuva e interditou avenida em frente ao Iate Clube (reprodução do whatsapp)
  1. A chuva de hoje em Fortaleza (148 milímetros) causou muitos estragos:
  2. Morro desceu em frente ao Iate Clube, no Mucuripe.
  3. Avenidas e ruas alagadas em toda a cidade.
  4. Parte de teto do Shopping RioMar caiu.
  5. Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) alagou.
  6. Sinais queimados.
  7. Postes derrubados.
  8. Árvores caídas.


Chove em 33 cidades cearenses

No click de Clara Pompeu a chuva de hoje em Fortaleza. Para ela 'clarões' com chuva de 66 milímetros até às sete da manhã
Fortaleza, neste momento, está nublada.
Uma chuva de quatro horas de três da madrugada às sete da manhã foi medida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em 66 milímetros.
Mas continua chovendo em Fortaleza.
Com isso:
Sinais queimados.
Ruas alagadas.
Árvores caídas.
Até 11 da manhã tinha chovido em 33 cidades cearenses.

As maiores chuvas aconteceram em:

  1. Fortaleza - 66 milímetros.
  2. Crateús - 47 mm.
  3. Maracanaú - 43 mm.
  4. Campos Sales - 41.6 mm.
  5. Nova Russas - 38.5 mm.
  6. Maranguape - 38 mm.
  7. Pacatuba - 33 mm.

Com chuvas abaixo de 30 milímetros:
  1. Pindoretama.
  2. Redenção.
  3. Palmácia.
  4. Guaramiranga.
  5. Guaiúba.
  6. Mauriti.
  7. Cariús.
  8. Brejo Santo.
  9. Jati.
  10. Farias Brito.
  11. Araripe.
  12. Quiterianópolis.
  13. Monsenhor Tabosa.
  14. Novo Oriente.
  15. Santa Quitéria.
  16. Catunda.
  17. Tamboril.
  18. Independência.
  19. Reriutaba.
  20. Ipaporanga.
  21. Poranga.
  22. Ipueiras.
  23. Guaraciaba.
  24. Iracema,
  25. Potiretama.
  26. Limoeiro do Norte.

'Enchente'

Saída do Terminal do Papicu. Foto de Fabiana Ximenes!

Sinais quebrados

atenção PRE semáforos quebrados na W. Soares em frente ao Via Sul! O transito da Índia perde é feio!

Camilo em Brasília

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou ontem, em Brasília, da transmissão de cargo de cinco ministérios.
Começou na Educação, onde saiu Henrique Paim e entrou Cid Gomes. A solenidade foi realizada na sede do Ministério da Educação (MEC).
“Desejo muito sucesso ao agora ministro Cid Gomes. O desafio é grande, mas tenho certeza que ele fará um excelente trabalho”, disse Camilo na foto com Cid Gomes.
Ainda pela manhã, Camilo Santana participou da transmissão de cargo do Ministério da Integração Nacional. Na ocasião, o ex-ministro Francisco Teixeira, que agora é secretário de Recursos Hídricos do Ceará, passou o cargo para Gilberto Occhi. “Agradeço a confiança da presidenta Dilma e a colaboração dos servidores e da equipe direta de assessores na construção de um ministério fortalecido institucionalmente. Parto agora para um novo desafio em meu estado”, disse o cearense Francisco Teixeira. 
À tarde, Camilo Santana acompanhou a transmissão de cargo no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no qual Aldo Rebelo recebeu o cargo do então ministro Clélio Campolina Diniz.
O governador do Ceará acompanhou ainda as solenidades da Secretaria-Geral da Presidência da República (Miguel Rosseto assumiu o cargo no lugar de Gilberto Carvalho) e Relações Institucionais (Pepe Vargas recebeu a transmissão de cargo de Ricardo Berzoini).
Camilo tem na próxima segunda-feira (cinco) a primeira reunião com seu secretariado, no Palácio da Abolição.
Ontem tomaram posse seis secretários:
Desenvolvimento Agrário - Dedé Teixeira.
Infraestrutura - André Facó.
Desenvolvimento Econômico - Nicolle Barbosa.
Justiça - Hélio Leitão.
Planejamento - Hugo Figueiredo.
Segurança Pública - Delci Teixeira.
O restante assume na próxima semana.

P-66

Está navegando rumo a Angra dos Reis (RJ) o módulo de lançadores, recebedores e manifolds da P-66. A balsa São Luís, onde o módulo foi embarcado, saiu do Porto de Maceió (AL), em 24 de dezembro do ano passado e tem previsão de chegada no estaleiro Brasfels hoje (três). Com a ação, está concluída a entrega dos módulos para o primeiro FPSO Replicante, construídos no Consórcio Tomé Ferrostaal.
Devido à sua dimensão (cada base mede 22m x 18m, com altura de 10m e peso total de 2.500 toneladas), o Módulo 9 foi dividido em duas partes (M09A e M09B) para facilitar o embarque, o transporte e a integração do mesmo ao casco.
As operações de load out (retirada do canteiro de obras para embarque na balsa) dos Módulos 9A e 9B contaram com o uso de um sistema de guinchos denominado skid tracionado.O Estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis (RJ), foi contratado para construção do Pacote I de módulos e integração da P-66. A integração é a conexão dos módulos entre si e com o casco. O casco da P-66 saiu rebocado do Estaleiro Rio Grande 1 (ERG-1), localizado em Rio Grande (RS), e chegou em Angra dos Reis em 16 de dezembro.
A P-66 é a primeira plataforma da série de oito FPSO Replicantes, que estão em construção para atendimento às demandas de produção de petróleo do pré-sal da Bacia de Santos e será utilizada no bloco BM-S-11.FPSO (Floating Production Storage Offloading Uni t) é a sigla em inglês que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo.
O bloco BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Futricas Cearenses

  • Com Camilo Santana deixou de circular o informativo Ceará Hoje.
  • Voltou a sair o Boletim de Notícias do Estado.
  • Jornalista Vanderlúcio Souza deixa a Assessoria de Imprensa do Shalom:
  • "Comunico que a partir do dia cinco de janeiro não estarei mais à frente da Assessoria de Imprensa Shalom.
  • Quis o bom Deus mudar a pauta da minha vida e a partir do dia 25 deste mês estarei ingressando no Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza para trilhar o caminho de formação rumo ao sacerdócio.
  • Quero agradecer a todos pela atenção à Comunidade Católica Shalom, pela presença e enorme prestação de serviço que fizeram ao reverberar através dos mais diversos meios as obras de promoção da dignidade humana realizada pela instituição através de diversas formas, especialmente, de eventos que tocam a alma da cidade.
  • Assim que a Comunidade Shalom estiver com novo assessor será comunicado à imprensa e peço desde já que o acolham com a mesma estima que a mim foi dispensada.
  • Deixo meu novo contato 85 8894.3283 (whatssap) para indicação de personagens, ou tirar dúvidas em eventuais necessidades sobre o universo religioso.
  • Contém comigo e com minhas orações.
  • Também estarei com o e-mail vanderluciosz@gmail.com .
  • Com atenção, Vanderlúcio Souza".
  • Aniversariam hoje os jornalistas:
  • Ian Gomes.
  • Felipe Pontes.

Chuvas e trovoadas

Foto de Clara Pompeu
  1. Neste sábado, três de janeiro de 2015, Fortaleza está chuvosa.
  2. Madrugada e manhã com trovões e relâmpagos.
  3. Clima ameno.
  4. Temperatura de 22 graus.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Zumba no Parangaba


Só em 2016

O novo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse hoje, em Brasília, ao tomar posse, que a transposição das águas do Velho Chico para Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, só ano que vem (2016).

Em solenidade concorrida realizada no auditório do edifício Celso Furtado, em Brasília, tomou posse nesta manhã de hoje (2) o novo ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para substituir o engenheiro Francisco José Coelho Teixeira.
Em discurso, Occhi agradeceu a forma republicana como Teixeira se comportou no cargo e conduziu a transição. O novo ministro assumiu o compromisso de continuar o trabalho da Pasta na ampliação da infraestrutura hídrica do País e fortalecimento de sua capacidade de resposta a eventos naturais.
A preocupação com a questão hídrica, disse Occhi, é de âmbito mundial e afeta não só o Nordeste, mas todo o Brasil. Ele disse que se empenhará para ampliar a capilaridade da atuação da Pasta.  “Esse é um ministério não só do Nordeste, mas de todos os brasileiros. Por isso precisa se fortalecer nacionalmente, para que tenha respostas que atendam a todo o Brasil.”
Occhi prometeu aprofundar a parceria já existente com o Ministério das Cidades, no enfrentamento e na convivência com eventos climáticos extremos, seja de escassez de água ou de excesso de chuvas. “Vamos fazer um trabalho de integração de todas as políticas públicas na área hídrica.”
O objetivo, segundo explicou, é melhorar os mecanismos de enfrentamento e de prevenção de desastres naturais. Nesse sentido, buscará intercâmbios internacionais que possibilitem o aperfeiçoamento dos instrumentos de combate e da convivência com intempéries.
Ele informou que dará prosseguimento aos trabalhos de transposição de águas do Rio São Francisco, que estão com 70% da sua execução física concluídos. Uma das prioridades será a revitalização da bacia do rio e de seus tributários.
Ministro das Cidades desde março de 2014, mineiro de Ubá, Occhi é formado em Direito, com pós-graduação nas áreas de finanças, mercado financeiro e gestão empresarial. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, exerceu as funções de gerente de Mercado no Espírito Santo, superintendente regional em Sergipe e em Alagoas. Foi ainda superintendente da região Nordeste e vice-presidente de Governo.
Teixeira, que assumiu o cargo de secretário de Recursos Hídricos do Governo do Ceará, agradeceu a confiança da presidenta Dilma e a colaboração dos servidores e da equipe direta de assessores na construção de um ministério “fortalecido institucionalmente”.
A posse do novo ministro foi prestigiada por políticos e dirigentes públicos, entre os quais o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Fala Élcio Batista

  • O novo chefe de gabinete de Camilo Santana, Élcio Batista, fala sobre o desafio de administrar o Ceará:
  • 'Um desafio enorme que o governador Camilo Santana (PT) tem pela frente nos próximos quatro anos.
  • A gente vai contribuir para que este desafio seja vencido.
  • Não será vencido somente por aqueles que estão no Governo.
  • Será vencida com a sociedade.
  • Essa relação Governo-Sociedade é fundamental para que a gente enfrente esse desafio e consiga alcançar os resultados.
  • Tanto aqueles propostos durante a campanha, mas também, óbvio alguns resultados que foram traçados e estavam em execução pelo ex-governador Cid Gomes'.

RioMar Fortaleza sorteia 50 sonhos

  • Dez carros Mercedes-Benz 2014/2015 CLA 200 Urban, 20 tablets Samsung Galaxy e 20 televisões Sony 65 polegadas serão sorteados, na próxima terça-feira (seis), no RioMar Fortaleza.
  • A apuração ocorrerá em três horários 13 horas (20 tabletes), 17 horas (20 TVs) e 19 horas (10 carros).
  • O sorteio faz parte da Campanha Promocional Natal dos 50 Sonhos, que termina, na próxima segunda-feira (cinco).
  • A cada R$ 300,00 em compras, o consumidor pode trocar por um cupom que dá direito a concorrer a todos esses 50 prêmios.

Greve no IJF é ilegal

Uma possível greve de servidores do Instituto José Frota (IJF) é ilegal e deve gerar uma multa diária de R$ 100 mil contra o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (SINDIFORT) e Associação dos Servidores do Instituto José Frota (ASSIJF).

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará confirmou que a decisão da Desembargadora Maria Gladys Lima Vieira, da 7ª Câmara Cível, datada do dia 16 de junho de 2014, encontra-se em pleno vigor.
A decisão da desembargadora relatora concedeu o pedido de antecipação de tutela para determinar ao Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza e Associação dos Servidores do Instituto José Frota que se abstenham de promover, liderar ou apoiar, qualquer movimento de paralisação parcial ou total das atividades do Instituto José Frota, bem como se abstenham de realizar piquetes ou assembleias a menos de 500 metros da sede da Unidade Hospitalar, até ulterior decisão deste Tribunal, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 100 mil.
A Superintendência do IJF reforçou, mais vez, que sempre está disposta a buscar entendimento com os representantes dos sindicatos, como vem fazendo na mesa de negociação.

Futricas Cearenses

Grato a Marcellus Rocha pela menção em sua Coluna do Blog (cearaenoticia.blogspot.com.br/ sobre a Mídia Cearense:
* Está funcionando em fase experimental a rádio comunitária do bairro Benfica, em Fortaleza.
* O jornalista Lauriberto Braga estreia nesta sexta-feira a sua coluna de esporte no Jornal O Estado.

'Professores mais felizes'


Link permanente da imagem incorporada
  • Ao tomar posse no Ministério da Educação (MEC), Cid Gomes disse, agora há pouco, em Brasília:
  • 'Quero professores valorizados e mais felizes'.
  • 'Vou ampliar o Ciência Sem Fronteiras'.
  • 'Vamos tentar atingir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação'.
  • 'Em quatro anos vamos criar doze milhões de vagas no Pronatec'.
  • 'Vamos reformar o curriculum do Ensino Médio'.
  • 'Vamos ampliar o número de escolas profissionalizantes'.
  • 'Visitarei todas universidades federais e escolas de ensino federal".

MEC-Ministério da Educação do Ceará

  • Ao transmitir o cargo de ministro da Educação, Henrique Paim, para Cid Gomes, agora, em Brasília, disse que teve uma "agenda maluca" no Ministério da Educação.
  • "Quero desejar um sucesso muito grande para o ministro Cid Gomes. Sempre tivemos um alinhamento muito grande com o Governo do Estado. Sempre disse que pela parceria com o Ceará o MEC era o Ministério da Educação do Ceará"

Diário do Nordeste



Nedo volta ao Leão



Depois de vários contatos com alguns nomes para o cargo de chefe da Comissão Técnica leonina, o presidente Jorge Mota juntamente com seus pares do Departamento de Futebol optaram por Nedo Xavier.

Valdonedo da Silva Xavier dirigiu o Fortaleza em 2012, tendo realizado um bom trabalho. Naquela ocasião o Leão chegou às finais do Estadual, perdendo o título com dois empates com o Ceará, que tinha a vantagem.
Naquela ocasião Nedo dirigiu o Leão por 210 dias, entre dezembro de 2011 e julho de 2012. Foram 34 jogos, 21 vitórias, sete empates e seis derrotas, com 68,62% de aproveitamento. 

Nedo desembarca e assume a equipe na segunda feira pela manhã. Até lá, o preparador físico Roger Gouveia comanda os treinamentos no Pici. 
Estatísticas/fonte: Miguel Junior

Estadão


Esportes-O Estado

Reestreia
Voltamos a escrever a coluna Esporte de O Estado. Passamos por aqui nos anos 2010 e 2011. Agora reestreamos em 2015 com o propósito de divulgar o Esporte Cearense. E começamos pelo Cearensão 2015 de Futebol, que começa em 14 de janeiro de próximo. A rodada inaugural, que terá Ceará x Itapipoca, às 20h20, no Presidente Vargas, dia 15, encerrando a abertura do certame; apresenta em 14 de janeiro três partidas começando às 20h20: Quixadá x Fortaleza, no Domingão; Maranguape x Guarany de Sobral, no Presidente Vargas; e São Benedito x Horizonte, no Juncão. E os times do Cariri? Icasa só estreia, na segunda rodada, no sábado (17), às quatro da tarde, contra o Horizonte, no Domingão; e o Guarani de Juazeiro faz seu primeiro jogo, no domingo (18), às quatro da tarde, no Romeirão, contra o Maranguape. E outra perguntinha. Por quê São Benedito, Itapipoca, Maranguape e Quixadá não mandarão seus jogos nos seus estádios? Tudo porque Tarcisão, Perilão, Moraizão e Abilhão não tiveram laudos liberados para funcionamento. O jeito foi a Federação Cearense de Futebol (FCF) improvisar os jogos do São Benedito, no Juncão, em Sobral; do Itapipoca, no Vieirão, em Itapajé; do Maranguape, no Presidente Vargas; e do Quixadá, a princípio no Domingão, mas a partir de meados de fevereiro, os jogos do Quixinha serão mandados no...Não, não é no Abilhão. Serão no Coliseum, em Alto Santo.

SÓ CINCO - Até a sexta rodada do Cearensão estão aptos para jogos apenas cinco estádios: Presidente Vargas, Domingão, Juncão, Romeirão e Vieirão.
ARBITRAGEM - A pré-temporada da arbitragem cearense, nos dias 9, 10 e 11 próximos, terá como instrutor o ex-árbitro Alício Pena Júnior. Ele foi indicado pela Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF).
AMISTOSO 1 - O Fortaleza mostra seu novo time com Deola, Auremir, Pio, Samuel, Jefferson, Régis, Marcio Digo e Lúcio Maranhão, no sábado (10), às quatro da tarde, no Alcides Santos, em amistoso contra o Maranguape. Marcelo Chamusca deixou o comando técnico do time.
AMISTOSO 2 - O clássico do Cariri entre Icasa x Guarani abre a temporada 2015 para eles, no Romeirão, em amistoso, no domingo (11), às quatro da tarde, no Romeirão. Em disputa a Taça Verdes Mares.
FERRÃO - O Ferroviário estreia, na Segundona do Cearensão, em primeiro de março, contra o Tiradentes.
SEGUNDONA - A Segundona do Cearensão 2015 terá 12 times disputando duas vagas na Primeirona do Cearensão 2016: Ferroviário, Tiradentes, Uniclinic, América, Crato, Crateús, Nova Russas, Arsenal, Itapajé, Trairiense, Maracanã e Barbalha.
FRACASSO - Devido ao fracasso do Jogo dos Campeões em 2014 entre Ceará e Barbalha, este ano a FCF cancelou a promoção.

Copinha
Ceará e Fortaleza estreiam, na 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, no próximo domingo (4). O Ceará comandado por Juninho Chicchinato pega o Gama (DF), às três da tarde, na Arena da Fonte, em Araraquara. O Fortaleza treinado por Jorge Veras, enfrenta o Botafogo (SP), às três da tarde, no estádio Bruno Lazzarini, em Leme. O Vovozinho está no Grupo I com Ferroviária (SP), Monte Azul (SP) e Gama. Já o Leãozinho está no Grupo H com Lemense (SP), Botafogo (SP) e Independente (PA). Destaques do Vovozinho: Buiu, Arnold, Mateus e Robinho. No Leãozinho as apostas são em Jackson, Léo Amaral e Felipe Bala. O Fortaleza levou de ônibus 19 jogadores. O Ceará seguiu de avião com 20 atletas.

ETIÓPIA - A Etiópia desbancou o Quênia, na 90ª Corrida de São Silvestre. Ganharam os etíopes Dawit Admasu, no masculino, com o tempo de 45 minutos e quatro segundos; Ymer Ayalew, no feminino, com 50 minutos e 43 segundos. Os melhores brasileiros foram Giovani dos Santos (quinto lugar) e Joziane Silva Cardoso (oitava colocada).
CFONE - A primeira etapa do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE), ao lado da Arena Castelão, está entregue. Que a segunda etapa seja entregue, no prazo prometido de março de 2015, até porque para as Olimpíadas Rio 2016 faltam apenas 581 dias.
VOZÃO - As apostas do Ceará para 2015 são em Assisinho, Tiago Cametá, Tiago Costa, Sandro Manoel, Eloir, Charles e no treinador Dado Cavalcanti.
BOLA BRANCA - Para o novo secretário de Esporte do Ceará, o deputado estadual David Durand (PRB), que promete trabalhar em sintonia com o novo ministro do Esporte, George Hilton. Assim também trabalharão os secretários de Esporte de São Paulo e Distrito Federal indicados pelo PRB.
BOLA PRETA - Viagem da delegação do Fortaleza de ônibus para 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Basquete Cearense
Uma vergonha a participação do Basquete Cearense no Novo Basquete Brasil (NBB) 2014-2015 até agora. De 11 jogos, apenas duas vitórias. Perdemos nove partidas e amargamos a vice-lanterna. A chance de recuperação vem agora com os jogos de janeiro. Começa, na próxima quarta-feira (7), às sete da noite, no Ginásio Paulo Sarasate, contra o Paulistano (SP). Em seguida ainda nesta primeira quinzena de janeiro mais três jogos no Paulo Sarasate: dia 9 contra a Liga Sorocabana; dia 12 contra o Uberlândia; e dia 14, contra o Mogi das Cruzes. Todos as partidas começam às sete da noite, com entrada franca. Mas se a participação do Basquete Cearense é uma vergonha no NBB 2014-2015; é uma glória na Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Em sua terceira etapa concluída, o Basquete Cearense lidera com 100% de aproveitamento. Venceu todos 17 jogos, somando 34 pontos. Destaque para o treinador Espiga; os pivôs Alexandre Paranhos e Rômulo; os alas Luís Enrique e Victor Gusmão; e o armador Davi Rossetto. A LDB é um campeonato de base (Sub 22) organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Baquete (CBB). No último dia 30 de dezembro de 2014 terminou a terceira etapa da LDB 2014-2015. Vem ai a quarta etapa de 15 a 21 de fevereiro, em Minas Gerais.


O Estado


quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

De Dilma para Cid

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
A presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia do Compromisso Constitucional, leitura do Termo de Posse e o pronunciamento no Congresso Nacional (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Dilma diz que educação será a "prioridade das prioridades" no segundo mandatoAntonio Cruz/Agência Brasi
A presidenta Dilma Rousseff disse na cerimônia de posse no Congresso Nacional, que o lema do novo governo será “Brasil: pátria educadora”. Ela caracterizou o lema como simples, direto e que reflete com clareza qual será a prioridade do governo, além de sinalizar o setor para o qual devem convergir os esforços de todas as suas áreas.

“Estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar em todas as ações do governo um sentido formador, uma prática cidadã”, explicou, ao acrescentar que só a educação liberta um povo e abre portas para o futuro.

Dilma defendeu um ensino de qualidade em todos os níveis de formação e para todos os segmentos da sociedade. A presidenta destacou que a expectativa é que, ao longo deste novo mandato, o setor comece a receber volumes mais expressivos de recursos oriundos dos royalties do petróleo e da exploração da camada pré-sal.

“Buscaremos, em parceria com os estados, efetivar mudanças curriculares e aprimorar a formação dos professores” disse, ao avaliar ser esta uma área frágil no sistema educacional brasileiro. A presidenta prometeu dar atenção especial ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ao Programa Jovem Aprendiz. “O Brasil vai continuar como país líder no mundo em políticas sociais transformadoras”.

Cid anuncia piso, Enem e Sisu

Mariana Jungmann e Paulo Victor Chagas - Repórteres da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
O governador do Ceará Cid gomes compareceu ao lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas, que busca fazer do Brasil um dos maiores centros produtores de conteúdos (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A valorização dos professores, a ampliação da oferta de vagas em creches e no ensino integral e a reforma do ensino médio são prioridades de Cid GomesFábio Pozzebom/Agência Brasil
O novo ministro da Educação, Cid Gomes, disse hoje (1º), logo após sua posse, que vai assumir priorizando três compromissos de campanha da presidenta Dilma com a educação. Segundo Cid, a valorização dos professores, a ampliação da oferta de vagas em creches e no ensino integral, além da reforma do ensino médio devem ser o foco a partir de agora. 
"Todas as prioridades que eu coloquei são compromissos da presidenta Dilma, especialmente essas três. Ela traduziu tudo isso que ela chama de melhorar a qualidade do ensino público", disse o ministro.
Cid assumirá oficialmente a partir de amanhã, quando haverá a cerimônia de transmissão do cargo com o ex-ministro Henrique Paim. Segundo ele, além dessas prioridades, há ainda a agenda do ministério que está em curso e que deve tomar a sua atenção nos próximos dias.
"Na primeira semana, vamos ter que decidir e divulgar o piso nacional do magistério. Na segunda semana, tem o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem], na terceira semana, abre a primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada [Sisu]. Então tem uma agenda aí que tem que correr", disse.
Com foco nesses compromissos, Cid negou que pense em sair do seu partido, o PROS, para se filiar ao PT.

Seguidores

Arquivo do blog