Pular para o conteúdo principal

Jazz e Blues 2015

Fanta Konatê (foto de Cláudio Pepper)
A sonoridade jazzística e o ritmo envolvente do blues novamente se encontram para compor a trilha sonora do Carnaval! De 14 a 17 de fevereiro de 2015, a acolhedora e aprazível cidade serrana de Guaramiranga, situada no Maciço de Baturité, no Ceará, recebe a 16ª edição do Festival Jazz & Blues. E em Fortaleza nos dias 19 e 20 de fevereiro no Teatro Via Sul. No dia 21 de fevereiro, é a vez dos Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu. 

Realizado desde 2000, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, se tornou tradição e referência nacional e internacional. Anualmente, mais de 10 mil pessoas vindas de diversas regiões do Brasil, buscam a cidade como destino para os dias de carnaval, movimentando a economia e o turismo do Ceará. Nos quatro dias de Festival, o público presente em Guaramiranga desfruta além da programação musical, o espetáculo que a natureza reserva: clima ameno, as belezas naturais e a tranquilidade da serra. 
AS ATRAÇÕES DA EDIÇÃO 2015
Sempre marcado pelo multiculturalismo, nesta edição, no palco da Cidade Jazz & Blues grandes shows de nomes da música nacional e internacional: o som ancestral e universal de Fanta Konatê (Guiné). A lenda da Soul Music americana, Willie Walker (EUA), nome comparado aos lendários O.V Wright, Marvin Gaye, Otis Redding e Sam Cooke, faz seu debut em solo cearense e trará à Cidade Jazz & Blues como convidado especial, o organista Raphael Wressnig (Áustria), músico aclamado pela revista Down Beat. O músico abriu shows para alguns dos maiores nomes da música, como, Joe Cocker, Jeff Beck, Sonny Landreth, Al Jarreau, Van Morrison, Randy Brecker, Lucky Peterson, Robben Ford, Roy Hargrove, Dr. John, Bill Wyman, James Blunt, Marcus Miller e Keith Jarrett. Uma das vozes mais aclamadas da Europa, a diva do jazz de Portugal, Jacinta, cantora que transmite uma grande emoção e garra no timbre da sua voz que a crítica especializada define como quente, redonda e possante, sendo complementada com um swing sólido e natural.
O gênio do jazz, Miles Davis e seu disco, Kind of Blue, um dos mais importantes da história do gênero, será integralmente executado no palco da Cidade Jazz & Blues no show Kind of Blue – Tributo a Miles Davis, com os músicos cearenses Hugo D´Leon (trompete), Márcio Resende (saxofone tenor), Ferreira Júnior (saxofone alto), Adriano Oliveira (teclado), Luciano Franco (contrabaixo e direção musical) e Denilson Lopes (bateria). Um dos grandes instrumentistas brasileiros, Ricardo Bacelar (CE), ex-integrante do grupo Hanoi Hanoi e que já tocou com nomes, como, Erasmo Carlos, Luiz Melodia e Belchior.
O ecletismo renovador do violinistaRodrigo Cardozo (CE). A descontração e as apresentações performáticas da Big Time Orchestra (PR). O jazz fusion de Ellis Mário (CE) está de volta ao Festival. O duo inusitado formado por Fernando Moura e Ary Dias (RJ), a releitura jazzística de Heitor Villa-Lobos com o projeto Villa-Lobos Injazz(RJ). O show homenagem a Tom Jobim por seu neto Daniel Jobim (RJ). Jefferson Gonçalves convida o mestre Laudir de Oliveira (RJ), que integrou junto com Milton Nascimento, Robertinho Silva, Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix e Tavito, a lendária banda Som Imaginário e que já tocou com importantes nomes da música, como Nina Simone, Chick Corea, Gal Costa e Airto Moreira.
As bandas da Casa Blues (CE) fecharão as noites com as tradicionais e aguardadas Jam Sessions.
ANTES DOS SHOWS
Antes da programação noturna, o Festival oferece programação diurna e gratuita: Café no Tom, uma conversa afinada com os artistas convidados, onde acontece um bate-papo descontraído. Nesta edição, participam os músicos Daniel Jobim, Jefferson Gonçalves, Laudir de Oliveira e Ary Dias. Ensaio Aberto, um dos momentos de interação entre artista e público, quando este acompanha os preparativos para os shows da noite. Fanta Konatê, Big Tim Orchestra, Willie Walker Band e Jacinta, serão os artistas que dividirão este momento com o público. Em seguida, entra em cena o final de tarde com mais música no Jazz ao Pôr do Sol.
Pela Cidade Jazz & Blues passaram e passam consagrados ícones da música instrumental brasileira e mundial em shows memoráveis como: Toninho Horta, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, João Donato, Leny Andrade, Wagner Tiso, Paquito D´Rivera (Cuba), Stanley Jordan (EUA), Jean Jaques Milteau (França), Scott Henderson (EUA), Frères Guissé (Senegal), Toots Thielemans (Bélgica), Magic Slim (EUA), Ravi Coltrane (EUA), Artur Menezes, Omar Puente (Cuba), Mimi Rocha, Casa do Blues, Rosa Passos, Arthur Maia, Nélio Costa, Adelson Viana, Manassés de Sousa, Moreira Chonguiça (Moçambique), Nicolas Krassik (França), J.J. Jackson & Tia Carroll (EUA), Robertinho de Recife e muitos outros nomes da nossa música. 
EXPRESSO JAZZ
A grande novidade desta edição. Oferecido pelo Festival, o Expresso Jazz & Blues possibilita que as pessoas que não têm como chegar a Guaramiranga, ou não querem dirigir até lá, possam usufruir do Festival Jazz & Blues. Trata-se de um serviço confortável e seguro, pensado para os amantes do Jazz e Blues.
Haverá disponibilidade de transporte com ar-condicionado em todos os dias do evento, com saídas pela manhã, às 10 horas. Além dos shows, as pessoas que utilizarem o serviço terão oportunidade de desfrutar da programação paralela do Festival ao longo do dia e dos inúmeros restaurantes da cidade. O retorno será à uma da madrugada, após a conclusão dos shows das 21 horas. Em Fortaleza, os transportes sairão do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé e do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com destino a Guaramiranga. Após o encerramento da programação diária, o Expresso retorna à Fortaleza, para os mesmos pontos de onde partiram.
Para embarcar nesse Expresso, basta acessar o portal e adquirir o passaporte Jazz & Blues. 
Preço do Passaporte Jazz & Blues: R$ 100,00 (preço único).
FESTIVAL DESCE A SERRA
Quando o carnaval termina, é hora de voltar pra Fortaleza! Aqui os grandes shows da Cidade Jazz & Blues acontecerão no Teatro Via Sul. No dia 19 de fevereiro, às 21h, o show de Fanta Konatê (Guiné)e no dia 20 de fevereiro, às 21h, Ricardo Bacelar (CE) e Jacinta (Portugal).
No dia 21 de fevereiro, às 19h30, os Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu, terão programação especial com oficinas e shows gratuitos de Jefferson Gonçalves (RJ), Villa-Lobos Injazz (RJ) e Casa do Blues (CE).
O Festival Jazz & Blues 2015 acontecerá de 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga e de 19 a 21 em Fortaleza/CE.
O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores: Indaiá, Agrícola Famosa, Banco do Nordeste, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Meia Sola, C Rolim, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Rede Cuca, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Coelce e GVT. É uma promoção do Diário do Nordeste e realização da Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura/ Governo Federal.
SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2015
De 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga.
Dias 19 e 20 em Fortaleza.
Dia 21 de fevereiro: Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu
Informações: www.jazzeblues.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".