Pular para o conteúdo principal

Fala Rosier Alexandre

"Neste momento escrevo de Debuche (3.800m) retornando para Katmandu onde devo chegar em 3 ou 4 dias. Neste momento estou em ambiente seguro, diferente dos que estive nos últimos dias.

No ultimo dia 23 escalei a temível Cascata de Gelo, trecho de maior risco em todo o Everest, utilizando a nova rota aberta este ano, evitando a rota que sofreu a avalanche de 2014, e cheguei salvo ao primeiro acampamento avançado. Acampamos em uma plataforma de gelo cheia de gretas por todos os lados, mas ainda considerada segura. Dia 24 descansamos para seguir em frente no dia seguinte.

Dia 25 acordamos cedo e o tempo parecia normal, caia neve além do normal, mas isso não é um problema. Por conta do frio e do tempo fechado, tomamos café um pouco mais tarde e às 9h40 pegamos nosso caminho para o dia de menor esforço físico de toda a escalada. Saímos de 6.120m do Campo 1 para o Campo 2, que está a 6.550m. Além de um desnível de apenas 430m temos um pequeno sobe e desce nos primeiros 30 minutos, depois mais 39 minutos de zigue-zague contornando imensas gretas e depois seguimos um linha reta com uma subida bem suave.

Era 12h30 e tudo transcorria bem, enquanto caminhávamos com tempo fechado pela neve que caía sem parar. Nosso grupo de 12 alpinistas estava dividido em 3 subgrupos, eu estava no primeiro grupo, liderado por Garret Madison, o segundo grupo estava uns 500 metros atrás, mas a neve não nos permitia contato visual, o terceiro, ainda mais atrás. O contato entre os grupos se dava apenas por rádio. Escutamos um imenso estrondo, paramos e tentamos identificar de onde vinha, veio um segundo estrondo seguido de outros, mas a nevasca não nos permitia ver de onde era, apenas sabíamos que havia avalanches vindas de todos os lados. Neste momento a plataforma de gelo começou a tremer sem parar, parecia que o iríamos ser sugados. Garrett, enquanto procurava identificar de onde vinha o maior perigo, nos disse para colocarmos o buff (lenço) sobre a boca e o nariz. Todos estávamos em pânico, escutávamos varias avalanches e sequer sabíamos identificar de onde vinham. Passado o sufoco, todos estavam ofegantes e Garrett então decretou um break para lanche e hidratação. Ele entrou em contato com os demais guias que confirmam ter passado pela mesma situação, porém estavam bem.

Por volta de 12h30, quando estávamos chegando ao Campo 2, Garrett entrou em contato com o Campo Base via radio e foi informado que uma avalanche de proporções gigantesca havia descido da encosta do Pumori, que o Campo Base havia sido destruído e nossa médica, Dra. Eve, estava gravemente ferida e havia muitos desaparecidos. Tudo foi destruído e apenas o rádio funcionava precariamente. Depois de mais alguns contatos informaram que meu filho Davi, que estava no Campo Base, estava bem e havia sido levado para Gorak Shep, junto com Michael, cinegrafista da NBC e Ron, nosso colega australiano que havia desistido da escalada na Cascata de Gelo.

Por volta de 13h recebemos informações de que havia ocorrido um terremoto, que as avalanches foram simultâneas e incluíam praticamente todas as montanhas do Nepal.
Posteriormente soubemos que em Katmandu havia mais de mil mortos. Claro que eu fiquei muito preocupado com o Davi. 
Depois de muitas tentativas consegui uma ligação para a Danubia (minha esposa) e lhe disse o que sabia até o momento e, em menos de 1 minuto, a ligação caiu. A tensão foi aumentando à medida que recebíamos notícias e sabíamos a dimensão do problema. A cascata de gelo ruiu completamente, logo estamos presos a 6.500 metros de altitude e precisamos pensar numa saída.

Garrett nos reúne e diz que a Cascata de Gelo está destruída e pode levar dias para ser recuperada, e nossos suprimentos de comida ainda não haviam subido, logo precisamos racionar todos os suprimentos. À noite Garrett informa que a Dra Eve não resistiu ais ferimentos e faleceu, o clima não podia ser pior. Nossa saída dali só tinha dois caminhos, uma operação com helicóptero ou a Cascata de Gelo. E falar em dias para recuperar a Cascata de Gelo é muito otimismo. Na reunião seguinte, Garrett nos informa que 6 helicópteros estavam em Lukla e esperavam apenas bom tempo de voo para nos resgatar, mas sabemos que um resgate a esta altitude é de grande risco e custos muito elevados. Nossos seguros podiam cobrir isso, mas o clima estava ruim e com previsão de mais 3 dias de nevascas. A tensão só aumenta.

Às 15h eu estava começando a arrumar a barraca a terra voltou a tremer fortemente e muitas avalanches voltam a ocorrer piorando ainda mais a situação. À noite foi possivelmente a pior da minha vida, eu não conseguia comunicação com o Davi nem com minha família, não dormi um só minuto. Amanheceu mais um dia, o sol brilhou por poucos minutos e tensão continua. Por volta de 13h a terra volta a tremer. Estávamos na barraca restaurante e tudo foi chacoalhado, neste momento os olhares eram estarrecedores, todos se entreolhavam assustados e sem sabem o que fazer.

À tarde, vencido pelo cansaço e a tensão, entrei na barraca e dormi das 14 às 16 horas. No final da tarde a nevasca deu lugar a um lindo por do sol que parecia nada ter acontecido, mas isso não aliviava em nada o clima dúvidas, medo e incertezas.

À noite Garrett nos disse que ao amanhecer deveríamos descer para o Campo 1, onde era menos seguro, mas era ali que iríamos esperar o possível resgate.  A crise parecia estar se encaminhando para uma solução.

O dia amanheceu com tempo aberto, eu havia passamos mais uma noite sem dormi um só minuto, a noite foi a mais fria que lembro já ter passado. Levantei às 6h45min sob um frio cortante, mas a esperança de um resgate era mais forte. Levantei, me equipei e fui tomar café. O frio era tamanho que meus pés e mãos começaram a esfriar
Sabendo da tragédia e eu preso sem poder fazer nada. Eu fiquei arrasado. 

Meu resgate era feito por helicóptero cada voo com 2 passageiros... Ao pousar no campo base senti uma mistura de terror, euforia e alegria. Em 2014 me vejo envolvido na maior tragédia da historia  do Everest. E em 2015 numa maior ainda, com meu filho Davi no olho do furacão.

Rosier Alexandre.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não