Pular para o conteúdo principal

No Dragão

Programação cultural da semana de 30 de junho a 5 de julho no Dragão do Mar


 Espetáculo Uma Flor de Dama
Coletivo Artístico As Travestidas

SINOPSE
Uma noite na vida de uma travesti: momento em que entra no camarim e se prepara para fazer um show até ir às ruas prostituir-se. No decorrer, no fim da noite, sentada no bar tomando a última cerveja quente, fala sobre sua vida, suas escolhas, seus amores, seus desejos, seu ódio. O público acompanha a vida dessa personagem fictícia, mas acrescida de fatos reais, a partir de uma pesquisa de campo do ator. Traz à cena questões como HIV, política, preconceito, e, especialmente, as escolhas que a vida nos oferece (ou das quais nos priva).

RELEASE
Considerados como minorias, os travestis sofrem constantemente o preconceito da sociedade, tanto no meio familiar, como educacional e profissional. A não aceitação da família provoca a saída de casa e com isso deixam de estudar. Para se manterem, precisam urgentemente de trabalho. No entanto, são poucos as que conseguem
uma carreira profissional, por conta da falta de qualificação. Deste modo, são empurrados para a prostituição.

O espetáculo UMA FLOR DE DAMA foi construído a partir do conto DAMA DA NOITE, de Caio Fernando Abreu; do livro ENGENHARIA ERÓTICA, de Hugo Denizart, e de pesquisas e entrevistas com travestis cearenses num trabalho de campo do ator Silvero Pereira, no intuito de compreender esse universo considerado marginalizado.

Descobriu-se assim uma carência tanto afetiva quanto de trabalho para essas travestis, que se perdem em meio às ruas e noites de prostituição. Deste modo, o espetáculo vem questionar até que ponto uma sociedade quadrada e cheia de paradigmas colabora para essa marginalização e que mecanismos políticos, educacionais e sociais são necessários para dar maior dignidade a estas pessoas que sofrem diariamente com o preconceito.

FICHA TÉCNICA
Atuação, Direção, Texto, Figurino, Maquiagem, Cenário e Adereços: Silvero Pereira
Produção Executiva: Lukas Nóbrega
Iluminação: Tomaz de Aquino e Silvero Pereira
Técnico: Fabinho Vieira

Dia 30, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 60 minutos.

Contato: Lukas Nobrega (8832-5407 / lukasnobrega@gmail.com)





► II Mostra Pibid de Teatro do IFCE
Realização: Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE
Apoio: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Alunos de escolas públicas apresentam a II Mostra Pibid de Teatro, nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), no Teatro Dragão do Mar. Gratuita, a mostra é a culminância das atividades práticas e teóricas desenvolvidas ao longo de um ano nessas escolas por alunos do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). As escolas participantes são: EEFM Adauto Bezerra, EEFM João Mattos, EEFM Figueiredo Correia e EEFM Cesar Cals.

A cada dia, duas escolas apresentam dois espetáculos cada uma, com quinze minutos de duração, perfazendo o total de oito espetáculos. A temática das peças versa sobre assuntos extraídos em sala, tais como Meio ambiente, Bullying, Relações humanas, Economia etc. A intenção dessa mostra concentra-se na oportunidade que os alunos de Licenciatura em Teatro do IFCE terão em desenvolverem sua teoria e prática teatral como atividade docente, consolidando assim, seus conhecimentos acumulados.

Esse projeto só é possível porque o IFCE participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), projeto federal da CAPES. Esse programa oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, entre elas a de Teatro, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas.

O IFCE, ao participar mais uma vez do Pibid, insere 21 cursos de licenciaturas, abrangendo sete áreas de formação de professores e duas modalidades, presencial e à distância. São mais de 700 bolsistas. Os cursos ocorrem em treze campi e em um pólo de Educação à Distância (UAB).

Nas ações do PIBID/IFCE, serão atendidas mais de 50 escolas de Educação Básica do Estado, proporcionando aos licenciandos bolsistas de iniciação à docência o conhecimento das realidades institucionais diversas e instrumentalizando-os para a busca de soluções de problemas enfrentados na educação básica de sua região.

A formação do professor da educação básica envolve o estudo das teorias da educação e a aplicação dessas teorias no espaço escolar. Desse entrelaçamento surgem as ações educativas que possibilitam a aprendizagem efetiva. O PIBID IFCE também divulga seus impactos nos encontros universitários locais (UECE, UFC, UNIFOR) e eventos da área de formação do curso, por exemplo, no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF dentre outros.

Dias 1º e 2 de julho, das 14h às 18h, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Paulo Ess (8803-4034 / pauloess@ig.com.br)




 V Mostra da Cultura Reggae no Ceará – Reggart

Realizada pelo Coletivo Reggart e parceiros, a V Mostra da Cultura Reggae no Ceará acontece 1º a 7 de julho, em vários locais de Fortaleza, sob o tema "Bob Marley 70 anos". Na próxima quarta-feira (1º), a partir das 17h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre oficialmente a mostra com bate-papo, exibição de documentário sobre o cantor jamaicano, exposição e o show de Andread Jó, com os convidados Felipe Cazaux e Nayra Costa, entoando os grandes sucessos de Bob Marley.

“Bob Marley 70 anos” foi escolhido como tema do Reggart deste ano em virtude do aniversário de 70 anos do artista em 2015, caso estivesse vivo. Vida e obra do jamaicano perpassaram todas as atividades da mostra que acontece durante a Semana Municipal da Cultura e da Identidade Reggae da capital cearense. A abertura será exatamente no Dia Internacional do Reggae, dia 1º de julho, com programação gratuita que se inicia às 17h, no Dragão do Mar.

Quem dá a partida na mostra é Feira Roots. Depois às 18h, haverá a abertura da exposição fotográfica "Olhares do Palco", do fotógrafo e jornalista Russo Don, na Arena Dragão do Mar. A exposição é composta por trinta fotos em preto e branco e a cores, de tamanhos 20x30 cm que retratam diversos shows de música através dos palcos no período de dois anos. A perspectiva das lentes do palco para o público captam momentos de diversos artistas, músicos e bandas, como as lendas do Reggae Horace Andy, Dub Inc, Easy Stars All Stars, R Zee Jackson, Mato Seco, Groundation, Israel Vibration.

Às 19h, no Auditório do Dragão, os cantores e compositores Andread Jó e David Lima e o jornalista e crítico musical Luciano Almeida fazem uma roda de conversa sobre a cultura reggae. Às 20h, ainda no Auditório, acontece a cerimônia de abertura oficial da Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae e da V Mostra Cultural de Reggae no Ceará.

Depois, é hora de curtir um som. A Praça Almirante Saldanha receberá, às 20h30, o show especial “Bob Marley 70 anos”, interpretado por Andread Jó e pelos convidados Felipe Cazaux e Nayra Costa. O acesso é gratuito.

Além da abertura no Dragão, a Mostra conta ainda com rodas de conversas, exposições, feira de artesanato, oficinas, vivências, exibição de vídeos e apresentações musicais com bandas e DJs de reggae, no Cuca Barra, Cuca Jangurussu, Cuca Mondubim e Praça dos Leões.

Concebido como uma grande mostra de cultura com referência central na cultura reggae, o REGGART vem sendo, desde sua primeira edição, em 2011, um dos principais eventos da linguagem do reggae no Ceará. A mostra ocupa espaços públicos e aborda as relações do reggae com a moda, a culinária, a dança, o audiovisual, mostrando sua importância para o desenvolvimento e mapeamento sócio, econômico e cultural do reggae.

Confira a programação no Dragão:

17h – Abertura da Feira Roots

18h – Abertura da exposição fotográfica  “Olhares do palco”, por Russo Don
Na Arena Dragão do Mar

18h – Exibição de vídeo – Bob Marley
No Auditório

19h – Roda de Conversa com Andread Jó (cantor e compositor), Luciano Almeida (jornalista e critico musical) e o David Lima (cantor e compositor)
Na Multigaleria

20h – Abertura da Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae e da V Mostra Cultural de Reggae no Ceará
No Auditório

20h30 – Show especial Bob Marley por Andread Jó com participações especiais de Nayra Costa e Felipe Cazaux
Na Praça Almirante Saldanha

Dia 1° de julho, a partir das 17h, no Dragão do Mar. Acesso gratuito. Programação completa e mais informações: https://www.facebook.com/ReggartBR

Contatos para entrevista
Coordenação Geral: Ivy Ariane - 85 99991.8382 | ivyariane@gmail.com
Produção: Priscilla Delgado-  85 99779.0663 / 98675.2084 |priscilladproducao@gmail.com

Assessoria de Imprensa
Dênis Nacif - denisnacif@gmail.com | 85 99871.6303





 Lançamento do livro “José Julião: A Crônica das Artes Plásticas no Ceará 1969/1978”

No dia 2 de julho, será lançado em Fortaleza, às 19h, no foyer do auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o livro “José Julião – A crônica das Artes Plásticas no Ceará - 1969/ 1978”.

A publicação reúne artigos, matérias jornalísticas e registros fotográficos de obras e eventos do movimento das artes plásticas registrados há 30 anos pelo crítico de artes José Julião (1916 / 1986) na imprensa cearense. O material, que conta ainda com depoimentos de artistas, críticos e marchands, se constitui numa fonte de pesquisa sobre o cenário das artes plásticas no Ceará na década de 1970 com seus salões e movimentos.

Responsável pela coordenação editorial da publicação, o professor Gilmar de Carvalho destaca que a publicação das crônicas de José Julião busca difundir junto às gerações atuais a efervescência que foi o movimento das artes plásticas no Ceará, durante a década de 1970, e perpetuar para a história um momento importante das artes no cenário cearense, recuperando nomes de artistas importantes lançados na época e que contaram com o apoio do crítico para alavancar suas carreiras.

O livro, organizado por suas filhas Clara, Paula, Raquel e Liliza, reúne artigos publicados por José Julião nos jornais Gazeta de Noticias, O Povo, nos tablóides Balaio e Fortaleza, e reproduz fotos de eventos da época, bem como obras de arte do acervo do crítico e seus familiares.

 O Projeto é coordenado pela ONG Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e tem o apoio da Lei Rouanet e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O livro conta com 358 páginas, tem o selo da Expressão Gráfica e Editora, projeto gráfico de Edmilson Miranda Forte Jr. e será vendido por R$ 30,00.

Dia 2, às 19h, no Auditório do Dragão. Gratuito.

Contato: Raquel Gadelha (99989-4009 / rachelgadelha@gmail.com)






 Lançamento do Livro “Casamento – Quando Impor? Quando Supor? Quando Propor?”
De Paulo Roberto Cândido

O livro "Casamento - Quando Impor? Quando Supor? Quando Propor? é a mais nova obra do escritor Paulo Roberto Cândido, que é membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - AMLEF e Presidente da  Academia  de Letras  e  Artes  da Sociedade  de  Assistência aos Cegos - ALASAC.

Trata-se de um ensaio sobre a instituição casamento, com uma abordagem poética, filosófica e realista de quem aprendeu as regras conjugais de impor, supor e propor, para que o relacionamento matrimonial se torne um ambiente psicológico de felicidade existencial para dois seres que fizeram uma aliança entre o amor e a racionalidade humana.

É um livro que não pode faltar na biblioteca daqueles que pretendem casar mentes, juntar sonhos e dividir venturas, acreditando na arte da convivência sustentável debaixo do mesmo teto. Você quer casar e ser feliz? Você quer renovar o seu casamento? Você quer aprender a impor, supor e propor dentro do matrimônio? Então venha para a noite de autógrafos.

Dia 3, às 19h30, no Auditório do Dragão. Gratuito.

Contato: Paulo Roberto (3206-6841 / 9983-5543 / prcandido@oi.com.br)





 Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
Com Ferreira Junior e Pife Contemporâneo

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta ao público mais uma programação para encher de boas vibrações o fim de tarde por aqui. É o projeto semanal Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão que, todos os sábados, às 17h, traz em apresentação gratuita um grupo de instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), na Arena Dragão do Mar. Nesta edição, o público poderá conferir Ferreira Junior e Pife Contemporâneo.

No Pôr do Som, os grupos de câmaras (música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes) oriundos da OSUECE, com formações variadas, mostrarão um repertório variado de música de concerto de câmara de vários compositores cearenses, brasileiros e de outras nacionalidades. Serão apresentados até canções imortalizadas pelo cinema e músicas que compõem as trilhas de jogos de videogame, entre outras surpresas.

“O objetivo desta série de concertos é proporcionar ao público diferentes aspectos da apreciação musical, com perspectiva de formação de plateia, informação e interação com o público”, define o professor de música da Uece e maestro da Osuece, Alfredo Barros.

Ferreira Junior e Pife Contemporâneo é um grupo baseado nas influências e raízes musicais que o instrumentista Ferreira Junior traz desde a infância em Assaré (CE). Com linguagem jazzística, busca explorar o som do pife em releituras modernas mostrando ao público as inúmeras possibilidades que esse instrumento tem fora do contexto “rústico” ao qual normalmente tem sua imagem associada, como nas bandas cabaçais. Grupo formado em 2012, leva ao palco músicas de artistas como Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, além de composições e arranjos próprios com harmonia elaborada e um time selecionado de músicos.

Dia 4, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Alfredo Barros (9651-8563 / 8818-0120 / alfredo.barros@uece.br)




 Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Dia 4, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



 Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores. 
Dia 5, das 16h às 19h, na Praça Verde. Gratuito.



 Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.
Dia 5, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia).

Contato: Rocha (8616-7017 / producao@orquestra-ce.org.br)



 Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes de domingo no Dragão. Nesta edição, confira Márcio Resende e o Choro.

Márcio de Carvalho Resende nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 23 de Junho 1961. Começou a tocar flauta aos sete anos de idade. Sua primeira banda foi a Banda "SEMENTE", junto com Mario Adnet, Claudio Nucci, Zé Luis Oliveira, Alberto Rosenblitz, Paulo Soledade, Mu Carvalho e Claudinho Infante. Estudou nos Eua de 1981-91(Berklee Colege of Music,New England Conservatory e New York University). Foi aluno de Joe Allard, Jimmy Guiffre, Don Cherry, Joe Lovano, George Garzone, George Russel e Dr. William Thomas McKinley.

Nos Eua, tocou com Dave Douglas, Dave Kikosky, Brian Bromberg, Aydin Esen, Rachel “Z" Nicolazzo, Baron Browne e Tiger Okoshi.

No Brasil, já tocou (ou gravou) com Toninho Horta, Wilson Simonal, Nana Caymmi, Claudio Nucci, Mario Adnet, Nelson Angelo, Jorge Helder, Adelson Viana, Carlinhos Patriolino, Zé Menezes, Nailor “Proveta” Azevedo, Sizão Macahado, Lula Galvão, Luciano Magno, Fagner, Elza Soares, Ednardo, Belchior, entre outros.

Atualmente, reside em Fortaleza desde 1999, onde leciona Harmonia Popular e Erudita, Saxofone, Arranjo e Contraponto na Universidade Estadual do Ceará.

Dia 5, das 16h às 20h, na rena Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Soledad Brandão (9728-6576 / soledadbrandao@gmail.com)




EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


 Ela
Ocupando todo o piso superior do MAC-CE, a exposição de Bruno Vilela – pela primeira vez em mostra individual em Fortaleza – apresenta treze obras das séries Animattack e Dia de festa é véspera de dia de luto, que fazem referência ao conceito da Anima, da psicologia junguiana, que é a personificação do inconsciente masculino na figura de uma Deusa.
“Essa entidade surge de várias maneiras nos meus quadros: nos olhos enigmáticos num fundo azul; em rostos femininos em que os outros elementos humanos como boca e nariz são suprimidos, reforçando esse olhar; em memórias de infância, através da desconstrução de fotos antigas de simples festas de aniversário”, exemplifica o artista.

A obra Ela, que dá nome à exposição, é fundamental para o entendimento da série. É o aparecimento de uma figura feminina fantasmagórica no meio da natureza. Sem cabeça, as mãos são levadas de modo desesperado ao local onde ela deveria existir. No meio da floresta o homem se funde com a mata e, então, finalmente, Ela, a consciência da existência, toma conta do ser humano que tem medo profundo do que não sabe explicar. “A Mãe Terra, La loba, A bruxa, A Santa, A deusa, Ela, são vários os nomes dados ao sentimento de integração com o cosmos ao longo das eras por diversos povos primitivos, em lendas escritas, tradição oral, pinturas e esculturas”, explica.

Entre as obras expostas, o público poderá conferir um trabalho inédito, feito exclusivamente para o Dragão do Mar: uma pintura na parede, feita com grafite e óleo, numa técnica nova descoberta pelo artista numa recente residência em Lisboa. Além disso, a exposição lança o filme Se Cria Assim, documentário dirigido pelo cineasta Beto Brant sobre o processo criativo de Bruno Vilela. 

O filme mostra o processo do artista no ateliê, desde suas técnicas de pintura e desenho até referências de seus misteriosos cadernos – que estarão numa vitrine em exposição –, passando por um dia de fotografia na floresta. Entre entrevistas e depoimentos, o filme é um passeio pela obra e vida do artista pernambucano.

Piso superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.




 Interstícios

            A exposição Interstícios ocupará duas salas do andar inferior do MAC-CE, com obras dos artistas Célio Celestino, Cris Soares, Emanuel Oliveira, Haroldo Saboia, Filipe Acácio, Jared Domicio, Marcos Martins, Herbert Rolim e Milena Travassos. Todos trazem em comum as singularidades em torno da ideia de um corpo sensível, aberto à experimentação, a novas rupturas e aos abalos estruturais, desfazendo construções complexas e organizadas para a constituição de outras.

“Cada trabalho ressoa essa experiência por meio de fissuras, dobras, torções, sobreposições, rasgos e fendas. Interstícios que se estruturam tanto como uma espécie de memória do diálogo com o outro, mas também se mostram como zona de inventividade de qual se é possível pensar em outros caminhos poéticos para as obras em questão”, define a curadora da exposição, Ana Cecília Soares.

A jornalista e crítica de arte desenvolve ainda que os artistas entregam-se ao estranhamento de si próprios, deixando-nos índices em forma de fissuras, ranhuras, marcas, sobreposições e atritos de suas trocas sensíveis, afetações recíprocas e deslocamentos existenciais. “Todos, interstícios, configurados como zonas de inventividade que permitem ponderar uma relação particular entre o mundo percebido por cada artista e aquilo que não aparece normalmente no que é”. 

Piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.




 Sobrenaturezas Sobnaturezas

Com curadoria de Valéria Laena e Bitu Cassundé, “Sobre Naturezas Sob Naturezas” une os acervos do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea para apresentar um recorte da arte popular cearense, marcada pela riqueza e diversidade do seu artesanato e forte expressão do imaginário social.

Entre 67 trabalhos de artistas como Racar, Antonio Bandeira, Nino, Manoel Graciano, Mestre Chico, Beto, Abraão Batista, Cícera Lira, Luiz Hermano, Mestre Alencar e Chico da Silva, constam obras esculpidas em madeira, modeladas no barro ou desenhadas em papelão, ex-votos, mamulengos e xilogravuras. Surgem curiosas figuras do Reisado de Congo, assombrantes máscaras dos Reis de Couro, orixás, sereias, bonecos de traços humanos perfeitos ou unidos à fantasia.

“A exposição apresenta um recorte que articula o acervo do MAC e MCC, evidenciando distintas naturezas que se aproximam por um viés mágico, por fabulações que habitam as lendas, o onírico e estão presentes na oralidade, na ficção, nas lendas, nos seres ou coisas, no sincretismo religioso. A exposição interliga diferentes acervos, une o popular com o contemporâneo numa estreita relação entre vida e a arte”, explica o curador Bitu Cassundé.
Piso intermediário do Museu da Cultura Cearense (MCC). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


 Exposição A Palavra e o Traço
Com curadoria da historiadora Valéria Laena, a exposição promete levar o visitante a um passeio pela história pessoal e profissional do arquiteto, urbanista, poeta, cantor e letrista Fausto Nilo, que se tornou um dos nomes cearenses mais consagrados da cultura nacional. A partir de desenhos, fotos pessoais, fragmentos de composições, croquis, entre outros itens, a exposição abordará a trajetória do multitalentos, já homenageado em dezembro de 2014, no Dragão do Mar, por ocasião do seu septuagenário, quando lançou o seu último álbum, “Palavras Abandonadas”.
Ao longo de 40 anos de carreira, Fausto inseriu sua assinatura em grandes obras urbanas - como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira - e em grandes obras musicais brasileiras. Foram mais de 400 letras registradas por mais de 100 parceiros, entre músicos e intérpretes do cancioneiro popular nacional, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos e Zeca Baleiro.
A exposição está dividida em dez seções. A primeira, QUIXERAMOBIM: 1944 – 1955, traz um breve histórico do lugar em que nascia o menino Fausto. Em FORTALEZA: 1956 – 1964 e PRAÇA DO FERREIRA: Década de 1960, o visitante fará um verdadeiro percurso pela cidade de Fortaleza às épocas. FACULDADE: 1965 – 1970 narra as memórias do período em que o artista inicia seu aprendizado como arquiteto. CONGRESSO DA UNE -1968 discorre sobre a turbulenta oposição ao regime militar e sua participação no movimento estudantil.
BRASÍLIA E SÃO PAULO: 1971 – 1975 aborda o tempo em que Fausto sai do Ceará e começa a trabalhar na profissão como urbanista. A seção RIO DE JANEIRO: 1976 – 1988 fala sobre a época da boemia, período em que Fausto inicia suas principais parcerias musicais e compõe as músicas mais consagradas da sua carreira. FORTALEZA E FAMÍLIA: 1988 trata sobre o retorno de Fausto a Fortaleza e a formação do seu núcleo familiar.
ARQUITETURA E URBANISMO: Década de 90 traz os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos do artista, entre eles o Dragão do Mar, a Ponte dos Ingleses, a Praça do Ferreira e o Mercado São Sebastião. O passeio encerra com a seção FAUSTO NILO 70, onde poderá ser apreciado um apanhado da sua carreira musical, com mostra dos discos que ele gravou, fotos atuais, trechos de suas principais composições e áudios de suas canções mais conhecidas.

No Museu da Cultura Cearense. Acesso gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".