A rede de franquias Quinta Valentina, especializada em comércio de calçados femininos com canal de venda direta personalizada, mais especificamente em uma rede de franquias home-based, chega a Fortaleza com a segunda unidade da marca no estado, onde já possui em Caucaia. A rede soma 65 unidades em operação distribuídas por 19 estados, com faturamento estimado de R$ 10 milhões para 2015.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o número de franquias na região cresceu cerca de 17,7% de 2012 para 2014.“Nosso foco na região é devido ao aumento significativo da renda da população local, o que é fundamental para marca”, afirma Renato Kuyumjian, fundador da marca.
A Quinta Valentina pretende chegar a 20 unidades no Ceará e contabilizar mais de 100 unidades em todo o Nordeste até 2017 Além disso a marca planeja alcançar 500 unidades em 2 anos.
“Nosso plano é audacioso pois além de qualidade, levamos inovação. Somos a primeira rede de franquias no segmento de calçados a unir o sistema de franchising à venda direta personalizada. O franqueado leva até a casa da cliente uma quantidade significativa de sapatos nos modelos e numerações pedidos. Esse sistema elimina custos com aluguel, contratação de funcionários e outras despesas operacionais, o que tem chamado a atenção dos empreendedores, permitindo nossa expansão arrojada”, explica o franqueador.
A grande vitrine da marca é a shoe bag, uma mala especial para transporte dos pares, com capacidade média de 20 a 30 pares. Para compor o próprio mostruário, a franqueadora conta com cerca de 280 modelos de calçados, renovados constantemente.
Em média, as franquias trabalham com um mix de 60 modelos, selecionados de acordo com o perfil de sua clientela. Há opções para todos os gostos, dos clássicos aos fashions, com tíquete médio entre R$ 189 e R$ 279. Quem faz a seleção é o próprio franqueado.
Sobre a Quinta Valentina
A Quinta Valentina teve início em 2009, com a instalação de uma loja de sapatos femininos de alta qualidade no modelo de varejo tradicional, em Goiânia, Goiás.
Visando melhor atender ao seu público-alvo — mulheres das classes A e B —, a empresa adotou a modalidade de venda direta personalizada no varejo tradicional, para atender à clientela que não podia deslocar-se até a loja. Com esse novo modelo de negócios, vendedoras iam até a casa ou local de trabalho de suas clientes para apresentar e demonstrar os sapatos, com a vantagem de deixar os produtos com as clientes para que elas pudessem experimentá-los no conforto de suas casas. Ao oferecer essa praticidade a suas clientes, a Quinta Valentina obteve um resultado surpreendentemente superior às expectativas, e o varejo tradicional deu lugar ao sistema de franchising com vendas diretas personalizadas, gerando uma excelente oportunidade de negócios para franqueados.
Para testar o novo modelo de negócio, foi implantada em São José do Rio Preto a franquia piloto, que serviu de laboratório para o aperfeiçoamento do negócio, elaboração do material de treinamento em atendimento e vendas, e desenvolvimento de ferramentas para a gestão da franquia.
Ficha Técnica
Tipo de Negócio: comércio de calçados femininos com canal de venda direta personalizada.
Ano da Fundação: 2009.
Início da Franquia no Brasil: 2014.
Unidades próprias: 1.
Unidades franqueadas: 64
Investimento mínimo inicial (com taxa de franquia): R$ 16.000,00.
Taxa de Franquia: R$ 4.000,00.
Capital de giro: R$ 12.000.
Royalties: em caráter excepcional, a franqueadora isenta o franqueado deste pagamento.
Fundo de propaganda: em caráter excepcional, a franqueadora isenta o franqueado deste pagamento.
Área mínima de uma unidade: não necessita unidade fixa.
Número de funcionários por unidade: 0.
Faturamento médio: R$ 14.000,00.
Lucro líquido: R$ 3.000,00.
Prazo de retorno do investimento: de 3 a 12 meses.
Ano da Fundação: 2009.
Início da Franquia no Brasil: 2014.
Unidades próprias: 1.
Unidades franqueadas: 64
Investimento mínimo inicial (com taxa de franquia): R$ 16.000,00.
Taxa de Franquia: R$ 4.000,00.
Capital de giro: R$ 12.000.
Royalties: em caráter excepcional, a franqueadora isenta o franqueado deste pagamento.
Fundo de propaganda: em caráter excepcional, a franqueadora isenta o franqueado deste pagamento.
Área mínima de uma unidade: não necessita unidade fixa.
Número de funcionários por unidade: 0.
Faturamento médio: R$ 14.000,00.
Lucro líquido: R$ 3.000,00.
Prazo de retorno do investimento: de 3 a 12 meses.
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