A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) – representante Legal das empresas de Rádio e TV do país, traz ao 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado o pesquisador de mídia e comunicação, jornalista e professor do Rio de Janeiro, Fernando Morgado, para debater junto ao comunicador do Grupo RBS, Cláudio Brito, a valorização do Rádio no Brasil. "O debate será em torno do quanto o rádio continua relevante diante desse cenário de novas tecnologias, e mídias sociais. Além da relação desse meio com as novas plataformas digitais", diz Morgado.
"Nenhuma das plataformas da mídia bebe tanto na fonte dos sentimentos e da emoção. É, disparado, o meio mais interativo. Mesmo em sua forma convencional de comunicação, em que um emite e outro recebe, temos uma relação sempre ativa. E isso apenas ganha mais sucesso com a modernidade tecnológica. Que bom que, agora, posso ver aquele que está do lado de lá. Nos dois sentidos, pois, se o radialista quiser, o WhatsApp ou o Instragram, entre outras possibilidades, revelarão quem está ouvindo e também comunicando", exalta Cláudio Brito. Para ele, o rádio é imbatível. "A televisão não o derrotou e muito menos as múltiplas ferramentas de agora. Como está dito, são ferramentas, são meios. Tudo isso apenas agrega valor, acrescenta, transforma, inova, mas não derruba. Ao contrário, o rádio sempre cresce. Fazer rádio é gerar conteúdo. Em AM, FM, OC, OT ou seja lá o que o futuro aprontar"
O debate terá mediação do professor e jornalista Luiz Artur Ferraretto. O evento ocorre no dia 12 de junho, às 16 horas, no Serra Park.
Sobre os painelistas
Fernando Morgado é pesquisador de mídia e comunicação, jornalista e professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana, no México, da ESPM-Rio e do Instituto de Estudos de Televisão. Atua na área de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio e colabora com o Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia. Possui quatro livros como autor, coautor e colaborador. Fernando Morgado é pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM-Rio.
Cláudio Brito é radialista e jornalista, comunicador do Grupo RBS, articulista de Zero Hora, promotor de justiça aposentado, advogado, professor universitário de direto penal e processo penal e Conselheiro da ARI – Associação Riograndense de Imprensa.
Luiz Artur Ferraretto é professor do curso de Comunicação Social – Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Formado em Jornalismo pela mesma instituição (1986), onde também concluiu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Com a jornalista Elisa Kopplin, escreveu "Técnica de redação radiofônica" (1991) e "Assessoria de imprensa, teoria e prática" (6ª edição em 2009). São de sua autoria: "Rádio - O veículo, a história e a técnica" (3ª edição em 2007), "Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais" (2002), "Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20" (2007) e "Rádio – Teoria e prática" (2014). Tem participado de diversas antologias com ensaios sobre Comunicação, além de ter publicado vários artigos em revistas científicas da área. Concentra suas pesquisas na história e no futuro dos meios de comunicação, em especial analisando o rádio comercial. Na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora (2007-2010). Como jornalista, foi repórter da Rádio Gaúcha (1986-1991) e gerente de Radiojornalismo, em Porto Alegre, do Grupo Bandeirantes de Comunicação (1994-1995).
Comentários
Postar um comentário