Pular para o conteúdo principal

Mostra Transcendental

Durante os dias 19 e 23 de agosto, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental volta a ocupar a agenda cultural de Fortaleza. O evento acontecerá no Teatro do Via Sul e, durante os cinco dias, levará ao público seis espetáculos teatrais, entre drama, comédia e infantil. Em sua 13ª edição, a Mostra trará peças que valorizam o tema escolhido esse ano: “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!” e transmitem mensagem de paz, amor e solidariedade.
Como nos anos anteriores, o evento tem caráter beneficente. Os ingressos para os espetáculos da Mostra podem ser adquiridos por meio da troca de dois quilos de alimentos não perecíveis nos postos localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping. Este ano, os alimentos serão doados para sete entidades assistenciais: SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.
Espetáculos
O espetáculo de abertura da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será a comédia cearense “O Velório de Mamãe”, com texto de Caroline Secundino Treigher, no dia 19 de agosto, às 20 horas, no Teatro Via Sul. No segundo dia do evento, o grupo Cangaral de Minas Gerais, comandado por Maurício Canguçu e Ílvio Amaral, dupla conhecida pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”, apresentará, em duas sessões, a peça “La Nonna”. Na sexta-feira, Ronaldo Ciambroni, que estrelou na edição passada da Mostra o espetáculo “Donana, traz a comédia “O Fantasma da Minha Sogra”. No dia 22, a programação começa à tarde com o espetáculo infantil “Inconto Marcado” (CE), da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O espetáculo será apresentado também no domingo, no mesmo horário, 15h. Ainda no sábado,Aguinaldo Gabarrão estrela “Cândido, uma poética espiritual” sobre a vida do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, através de poesias de Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Tertuliano Inácio Reis e Manoel Rodrigues da Cunha. Fechando a programação da Mostra, a comédia “PatÉticos” (RJ), do grupo Amigos da Luz, que se apresentou no ano passado com “As Irmãs Buonanotte”, é diversão garantida. A programação completa está disponível no site do evento www.teatrotranscendental.com
Além das apresentações no Teatro Via Sul, a Mostra também fará apresentações em municípios do interior do Estado, nos presídios e instituições beneficentes. A Mostra Itinerante se apresentará em Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Pentecoste, Horizonte e Guaiúba com o as peças “Patéticos”, “Cândido – uma poética espiritual” e “Gandhi, a ética inspiradora”.
Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristides Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade. No dia 24 de agosto, a apresentação será na Escolinha Sol e, no dia 25, na Escola Clara Luz. Nos presídios se apresentarão os espetáculos Gandhi, na CPPL II, no dia 25, e Inconto Marcado, no dia 26 de agosto, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).
Ética e cidadania: vamos usar todo dia!
A 13ª edição da Mostra vem esse ano com uma abordagem nova valorizando e destacando os princípios da integridade, honestidade e respeito, através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!”. Com o tema e uma estética mais atual, o evento visa conquistar também o público jovem. Afinal, como a Mostra tem o objetivo de plantar bons sentimentos nas pessoas, a força do público jovem ajudará a disseminar essas lições das quais a sociedade anda tão carente nos últimos tempos.
Para atingir o público jovem, a campanha se apropriou da linguagem das redes sociais. Uma das peças, as camisetas, estampam a temática através de mensagens com hashtags, típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como "curto" e "compartilho", também próprios das redes. Dentre as mensagens terão: Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito.
A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão e uma atitude coerente com as mensagens que estampam. Dessa forma, a pessoa ao usar a camisa se compromete a honrar a mensagem que está vestindo. A campanha está sendo fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook e Instagram).
Exposição Zilda Arns
Ainda na programação da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, está em cartaz até o dia 23 de agosto no Shopping Benfica (Av. Carapinima 2200), em Fortaleza, a exposição cultural sobre Zilda Arns. Por meio de fotos e painéis,o público poderá conhecer melhor a vida, carreira e conquistas sociais da renomada médica pediatra e sanitarista falecida em 12 de janeiro de 2010, no terremoto do Haiti. A entrada é gratuita.
A iniciativa da Mostra de Teatro em homenagear a Zilda este ano se deu pelo fato de a vida da médica ter sido dedicada aos cuidados dos mais necessitados, levando, além de informações, carinho e atenção às crianças pobres brasileiras, o que vai de encontro aos princípios de amor, respeito e solidariedade transmitidos pela Mostra.
Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural - com fins solidários, realizado há doze anos no Estado do Ceará pela Associação Estação Luz. São dias de muita arte com a temática da espiritualidade, onde são abordadas lições de fé, amor e altruísmo.
O evento é gratuito e pede apenas que os interessados em assistir aos espetáculos troquem doações pelos ingressos. Ao longo de todas as edições foram arrecadados cerca de 122,6 toneladas de alimentos, R$ 532.466,30, 11.400 livros, 5.600 litros d'água, além de 1.187 doações de sangue e 584 cadastro de medula óssea, numa ação realizada junto ao Hemoce. Essas doações são totalmente revertidas para instituições beneficentes e, nesses doze anos, 69 entidades foram contempladas. Nesse ano, as inscrições serão 2 kg de alimentos não perecíveis.
Entre os dia 19 e 23 de agosto de 2015 acontecerá a 13ª edição do evento, no teatro do shopping Via Sul. O tema desse ano será “Ética e Cidadania: vamos usar todo dia”. A escolha do tema se deve a grande relevância dessas questões para a sociedade, principalmente nos dias atuais. Devido à grande demanda de peças de todo o País que se inscreveram, ainda não foram definidas, mas estão sendo escolhidas com base na sua afinidade com o tema central. Nos próximos dias, a organização do evento estará divulgando a lista dos espetáculos selecionados.
Associação Estação Luz
A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará; com atuação local e nacional. Foi criada em 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários que assumiu a missão de implementar Projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte. Todos com compromisso e responsabilidade para a construção de uma cultura de PAZ e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL usando a ferramenta da Espiritualidade.
O trabalho iniciado há mais de onze anos tem se tornando referência de ações de responsabilidade social. Entre diversos prêmios recebidos pela Estação da Luz destacam-se: Prêmio de Responsabilidade Cultural do Estado do Ceará na categoria diamante nas duas últimas edições; Prêmio da Fundação Abrinq Amigo da Criança; Premio Fiesp de Cinema; Premio Brasilian Film Festival; Comenda Chico Xavier entre outros.
Na área cultural, além das ações culturais com o Projeto Tocando a Vida e o Projeto Arte e Comunicação, voltados para a comunidade do Eusébio, a Associação Estação Luz tem trabalhado em projetos nacionais e internacionais, através da Estação Luz Filmes, que já produziu, ao longo dos seus nove anos de história, onze produções cinematográficas, e da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental que, em 2015, vai para sua 13 edição, com 89 espetáculos apresentados nesses treze anos de evento, oriundos de diversas cidades do Brasil e apresentados em Fortaleza e em 34 municípios do Ceará e mais de 302 mil espectadores.

SERVIÇO
13ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental
Data: 19 a 23 de agosto de 2015
Local: Teatro do Via Sul
Entrada: Dois quilos de alimento. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping.
Telefone: (85) 3260-5140

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.