Pular para o conteúdo principal

Caatinga

Levar transformações reais para o semiárido. Essa é a principal proposta do projeto No Clima da Caatinga, que chega ao final da sua segunda fase e quatro anos de atuação no sertão de Crateús – CE e Buriti dos Montes – PI.

Realizado pela Associação e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental o projeto une ações de conservação, uso sustentável, geração de renda e educação ambiental na Reserva Natural Serra das Almas em Crateús (CE) e nas 28 comunidades do seu entorno. O projeto já beneficiou mais de 3.000 famílias e tem contribuído de forma significativa para a mitigação de efeitos do aquecimento global e adaptação das comunidades locais às mudanças do clima na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.

O projeto No Clima da Caatinga acaba de produzir o documentário intitulado “Caatinga”, que está disponível para visualização e download. Nele é apresentado o bioma nordestino, suas características e aspectos surpreendentes, as ameaças produzidas pela ação humana e como conviver em harmonia com esse que é o semiárido mais rico do mundo. “O documentário representa importante ferramenta para sensibilizar a sociedade sobre os verdadeiros valores da Caatinga além de enfatizar a necessidade de preservação deste patrimônio natural único em tempos de grandes desafios climáticos enfrentados pelo nosso planeta” comenta Rodrigo Castro, coordenador geral do projeto.

Além disso, foi lançado pelo projeto um livro contendo as experiências realizadas pelos professores que participaram das capacitações de educação ambiental fornecidas pelo projeto. A publicação será distribuída entre educadores da rede pública para que as experiências práticas educativas possam ser compartilhadas com um número cada vez maior de escolas.

Com o objetivo de dar ampla divulgação às tecnologias sustentáveis disseminadas pelo projeto No Clima da Caatinga, foi produzido um kit de tecnologias da Caatinga com sete cartilhas para distribuição a cada secretaria municipal de agricultura e meio ambiente do Ceará. Os kits estão sendo distribuídos em parceria com o COMDETEC – Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Ceará e a APRECE – Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará e todas as cartilhas também estão disponíveis para download através dos canais virtuais do projeto.

Os resultados

Ao longo dos quatro anos de projeto foi evitada a emissão de 152 mil toneladas de gás carbônico; 12 mil toneladas de CO² capturadas; 3.300 famílias envolvidas; 1.600 pessoas capacitadas pelas ações de promoção das tecnologias sustentáveis;500 educadores capacitados; 21 mil alunos envolvidos nas ações de educação ambiental; 96 hectares de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente (APPs) protegidas e recuperadas; 16 nascentes tratadas e resguardadas, três novas Reservas Naturais criadas; três prêmios nacionais e internacionais conquistados e duas tecnologias do projeto certificadas.

Outro número de destaque alcançado foi o impacto conseguido pela estrutura de educação ambiental do projeto, a tenda itinerante “Caatinga, Um Novo Olhar – Entre Nesse Clima”, que já recebeu mais de 60 mil visitantes e conta com réplicas de animais da Caatinga em tamanho real e monitores para apresentar o surpreendente mundo da Caatinga através de painéis interativos.

Tecnologias sustentáveis

Além de conhecidas por serem soluções práticas para a adoção de uma vida socialmente responsável, as tecnologias sustentáveis do projeto No Clima da Caatinga são ferramentas de transformação social.

A compostagem e a gestão de resíduos sólidos, feitas a partir da coleta seletiva, evitam a poluição do solo e das águas e garantem alimentos livres de contaminação. A produção de mudas e sementes nativas da Caatinga proporcionam a recuperação de áreas degradadas pela ação humana através das ações de restauração florestal e contribuem para a geração de renda nas comunidades onde é feita. O projeto trabalha com mais de 35 espécies nativas.

Florestas recuperadas garantem vida. É o caso da abelha jandaíra, espécie tipicamente sertaneja que não possui ferrão e que desapareceu do sertão nordestino em decorrência dos constantes desmatamentos e uso de inseticidas. Os cuidados com a vegetação na Reserva trouxeram a jandaíra de volta ao Ceará. O mel produzido é mais rico em nutrientes e propriedades medicinais que o das abelhas africanas, que possuem ferrão.

O uso eficiente da energia também é uma das marcas do projeto. Os paineis de captação de energia solar reduzem o consumo de energia e geram economia. O fogão ecoeficiente reduz o uso de lenha, a emissão de gás carbônico e a exposição à fumaça, que é prejudicial à saúde. Já o forno solar canaliza a luz do sol e a transforma em calor, mantendo uma temperatura ideal para preparar quase todos os tipos de alimentos. Além da energia, pensar estratégias para uma boa gestão hídrica no sertão é fundamental para lidar com a estiagem: as cisternas de placas armazenam grandes quantidades de água das chuvas que podem ser utilizadas para o consumo humano, minimizando os efeitos da seca.

Prêmios

Para além de ver a vida do sertanejo mudando para melhor, o reconhecimento veio em forma de prêmios. Como a conquista na categoria Natureza do prêmio Von Martius de Sustentabilidade, um dos maiores reconhecimentos na área de sustentabilidade e meio ambiente no país.

O projeto recebeu em 2014 o título DrylandChampions, da UNCCD/Ministério do Meio Ambiente, pelas ações de combate à desertificação. Também recebeu da Presidência da República o prêmio ODM Brasil, pela importante contribuição do projeto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O No Clima da Caatinga também conseguiu o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal com a proposta Água Preservada - Segurança hídrica no sertão de Crateús, que estimula a reutilização da água do consumo doméstico em pequenas hortas e pomares além de promover a recuperação de nascentes e o projeto foi duas vezes certificado pelo Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, que agrega ideias comprovadamente eficazes para a solução de problemas cotidianos na vida de quem mais precisa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não