sábado, 10 de janeiro de 2015

Faculdade CDL

A Faculdade CDL de Fortaleza realiza, no domingo (18), a partir das 9 horas da manhã, a prova do Vestibular 2015.1. A instituição de ensino oferece os cursos de graduação Bacharelado e Tecnológica nas áreas de Ciências Contábeis, Administração, Gestão Comercial, Marketing e Logística.
A CDL de Fortaleza com o intuito de ampliar e oferecer melhores condições de estudos firmou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) a fim de desenvolver soluções inteligentes em gestão para o mercado varejista cearense. Resultado dessa parceria são a estruturação da plataforma docente e o uso compartilhado do prédio em Fortaleza, localizado na Rua 25 de Março, onde funcionava o curso de Administração da Uece.
No local, serão instaladas 33 novas salas de aula, três laboratórios, um auditório com capacidade para 400 lugares, o Observatório do Varejo e o Salão da Inovação, espaço dedicado a pesquisas. Atualmente, a Faculdade CDL funciona no prédio da CDL de Fortaleza, na mesma Rua 25 de Março.
Inscrições - Aos interessados as inscrições estarão abertas até sexta-feira (16), e podem ser realizadas pela Internet através do site da instituição: www.faculdadecdl.edu.br. A grande novidade é o novo curso bacharelado em Ciências Contábeis, além dos cursos de Administração, Marketing, Logística e Gestão Comercial.
O candidato poderá também efetuar a inscrição nos postos localizados na sede da Faculdade CDL, situada à Rua 25 de Março, 882 – Centro. O valor da taxa custa R$10,00 e deverá ser pago via boleto nas agências autorizadas. Ao efetuar o pagamento, você recebe o mesmo valor em bônus para utilizar no celular. 
Vagas ofertadas - Para esta edição do concurso, estarão disponíveis 110 vagas, divididas em: 55 no período diurno e 55 noturno.
As Provas - O candidato participará de uma seleção com um questionário envolvendo 25 questões objetivas, com quatro alternativas (a,b,c,d). As provas estarão divididas nos seguintes conteúdos: Língua Portuguesa sete questões (gramática, interpretação de texto e literatura brasileira); Matemática seis questões; Estudos Sociais oito questões (História e Geografia) e quatro questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Já a prova de Redação, valendo até 50 pontos, constará de uma proposta de produção textual, onde serão avaliados a compatibilidade do texto com o tema proposto, o domínio da habilidade de escrita em língua padrão, coesão e coerência textuais.
SERVIÇO VESTIBULAR
Local: Faculdade CDL, Rua 25 de Março, 882 – Centro.
Inscrições abertas até 16 de janeiro de 2015 apenas pelo site (www.faculdadecdl.edu.br).
A taxa de inscrição é de R$ 10,00.
A prova será em 18 de janeiro (domingo), às nove da manhã, na sede da Faculdade CDL.




Na UTD

O ano começa movimentado na Universidade do Trabalho Digital (UTD), com o início de 29 novas turmas dos cursos - gratuitos - de Tecnologia da Informação e Comunicação, a partir da próxima segunda-feira (12).
As aulas vão acontecer na sede da UTD, localizada na Rua Major Facundo, 500 (prédio do Cine São Luiz), do 10º ao 13º andar, no Centro de Fortaleza.
Ao todo, estão matriculados 693 estudantes nos cursos de Iniciação Digital (10 turmas), Aperfeiçoamento Digital (seis turmas), Suporte e Manutenção de Computadores (três turmas), Java com Banco de Dados e Iniciação à Programação (duas turmas cada) e Design Gráfico, Web Design, Conectividade e Segurança da Informação, PHP com Banco de Dados, Administração de Sistema Linux e Formação Empreendedora (uma turma cada).
A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que oferece capacitação gratuita em TIC. As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.
Alcance de todos os públicos – A opção da UTD é pelo uso do Software Livre e as aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de alcançar todos os públicos que demandam por capacitação em TIC. Uma parceria entre Secitece e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) também vem possibilitando o encaminhamento dos estudantes a oportunidades de trabalho e o apoio à estruturação de novos negócios, através de unidade de atendimento da STDS que funciona dentro da UTD.
Inscrições – A UTD recebe inscrições permanentemente. Para participar dos cursos, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos e ser alfabetizado. As inscrições são feitas na própria UTD, de segunda a quarta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço.
Serviço
Início do novo ciclo de cursos da UTD
Cursos: Iniciação Digital, Aperfeiçoamento Digital, Suporte e Manutenção de Computadores, Java com Banco de Dados, Iniciação à Programação, Design Gráfico, Web Design, Conectividade e Segurança da Informação, PHP com Banco de Dados, Administração de Sistema Linux e Formação Empreendedora.
Data de início: 12 de janeiro de 2015 (segunda-feira)
Local: Sede da UTD - Rua Major Facundo, 500 (prédio do Cine São Luiz), do 10º ao 13º andar - Centro de Fortaleza 
Informações: (85) 3454-1257 | 1987 | 1969

Estácio contrata

O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza processo seletivo de recrutamento de docentes internos e externos para 35 disciplinas de cursos de graduação.
As ofertas de vagas são para a categoria de professor auxiliar e assistente e visam composição do quadro docente da nova Unidade Centro da Estácio, localizada a Avenida Duque de Caxias, 101.
As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (14), através do preenchimento do formulário disponível no link (http://goo.gl/fwzQzZ). Em 19 de janeiro, serão divulgados os nomes dos candidatos aprovados para a etapa de entrevista técnica e prova de conhecimentos. Confira o edital.
Unidade Centro - Recentemente, a Estácio fez a aquisição das antigas instalações Colégio Cearense, que serão recuperadas para a sociedade local com a inauguração de um novo campus do Centro Universitário Estácio a partir de 2015.
O prédio, que é um patrimônio histórico da cidade, está sendo restaurado em sua antiga forma. A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos:
  1. Engenharia Civil.
  2. Engenharia de Produção.
  3. Administração.
  4. Ciências Contábeis.
  5. Arquitetura.
  6. Gestão de Recursos Humanos.
A Estácio atua há 45 anos no Brasil, e é um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina.
Em Fortaleza, a instituição possui há 16 anos o Centro Universitário Estácio do Ceará, agora com quatro unidades:

  1. Moreira Campos.
  2. Via Corpvs.
  3. Parangaba.
  4. Centro.

Tombado

Após decisão do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic), o Colégio Cearense do Sagrado Coração, teve o tombamento aprovado por unanimidade.
De acordo com informações da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), após a aprovação do Comphic, a instrução de tombamento segue para a assinatura do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).
O prédio, que recentemente foi adquirido pela Estácio para sediar o novo campus do Centro Universitário Estácio do Ceará, a partir deste ano, está sendo restaurado em sua antiga forma, afirma a reitora  Ana Flávia Chaves.

“A escolha do local para a instalação da quarta unidade da instituição em Fortaleza deve-se a necessidade de fortalecer o projeto de Arte e Cultura do Centro Universitário Estácio do Ceará. Estamos respondendo a um anseio da comunidade acadêmica para ter um espaço com flexibilidade de horário para que, assim, possamos cumprir a nossa missão de Educar para transformar positivamente nossos alunos. Temos a responsabilidade de preparar cidadãos que tenham a sensibilidade aguçada. E a arte e cultura é o que fará a diferença nessa formação”, disse a reitora.
Projetos de revitalização - O estudo de preservação do antigo prédio do colégio cearense está sendo feito com o apoio do quadro de professores e alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino. Até o momento já foram conferidas plantas, construídas fachadas, cortes e maquetes eletrônicas, que foram parte da instrução de tombamento e também servirão de base para a realização de estudos e, ainda, futuras propostas de projetos de restauro e conservação. Os trabalhos foram realizados pelos alunos vinculados ao escritório modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará.
O grupo é um exemplo de dedicação e compromisso com projetos de responsabilidade social voltado à pesquisa e elaboração de propostas de preservação e conservação do Patrimônio Histórico Cultural Edificado de Fortaleza. Dentre os projetos trabalhados estão: a Casa do Estudante do Ceará; projeto de Retrofit das áreas externas do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a parceria entre as duas instituições; e o levantamento das instalações da Escola de Música Luís Assunção, bem tombado em nível municipal. Além disso, o grupo responde pelos projetos de restauro e conservação de instituições religiosas da capital, como a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição ( Igreja Matriz de Messejana), e a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (Igreja do Carmo), uma das mais antigas e belas do Ceará.
História do prédio - De acordo com a instrução de tombamento apresentada ao Comphic, o prédio localizada na Avenida Duque de Caxias, foi inaugurado em 1917 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé, e chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 1970, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade.
O campus da Estácio no Centro entrará em funcionamento já no primeiro semestre de 2015. O espaço contará com igreja, teatro e quadra poliesportiva, que estão passando por uma reforma estrutural. A unidade terá também biblioteca, salas de docentes, coordenação de curso e Espaço de Estágio e Emprego e Empreendedorismo (E3).
O projeto de restauração do prédio está sendo produzido pelos alunos do curso de arquitetura e design de interiores, sob a coordenação da professora Clélia Monasterio garantindo que importância cultural do antigo prédio do Colégio Cearense não seja perdida.
Unidade Estácio Centro - A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos:
  1. Engenharia Civil.
  2. Engenharia de Produção.
  3. Administração.
  4. Ciências Contábeis.
  5. Arquitetura.
  6. Gestão de Recursos Humanos.
O Brasil registrou neste ano mais de 7 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Estácio atua em 22 estados e no Distrito Federal, onde possui 468,9 mil alunos matriculados, divididos em 39 instituições de Ensino Superior e 84 campi, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades

Futebol Amador


Sólidos Pilares

"Em um ano de economia quase estagnada, a previsão do CIEE de 100 mil vagas de estágio abertas de novembro a março para os estudantes do nível médio, técnico, tecnológico e superior demonstra o comprometimento de empresas, entidades de Terceiro Setor e órgãos públicos com a capacitação e formação profissional de jovens para o mercado de trabalho. Esse número se soma aos 15 milhões encaminhados a estágio e aos 220 mil aprendizes capacitados em cinco décadas.
Foi também um ano de muitas homenagens que marcaram meio século de história, todas destacando o caráter filantrópico das atividades do CIEE, num raro exemplo de permanente fidelidade aos ideais que levaram um grupo de empresários, educadores e estudantes a criar uma instituição dedicada à inclusão dos jovens no mundo do trabalho. Esse reconhecimento teve um duplo impacto no quadro de 2,7 mil profissionais que atuam na rede nacional de 350 pontos de atendimento. Primeiro, porque indica que a instituição está no caminho certo, quando privilegia a crescente qualidade nos serviços gratuitos que presta à comunidade estudantil e a diversos grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo, porque reforça o compromisso de colaborar para que cada vez mais brasileiros, em especial os menos favorecidos, avancem rumo a um futuro mais justo e promissor – sempre com a sólida base de maior escolaridade e qualificação para atender às exigências do mercado.  
Neste ano, o CIEE ampliou seu raio de ação, incluindo no seu grupo de beneficiários as periferias das grandes cidades, os moradores de rua, os detentos em regime semiaberto, adolescentes com histórico de abusos na infância. A intenção sempre é dar-lhes condições gratuitas de acesso à cidadania, como já acontece com os 52 mil adultos matriculados em seus cursos de alfabetização e suplência, em 15 anos. O CIEE entrará em 2015, imbuído dos mesmos princípios e valores que elegeu para nortear sua atuação: ética, transparência e responsabilidade social. Esses conceitos balizarão os esforços da instituição, que direcionará as suas atividades para cumprir um dos mais relevantes objetivos de seus fundadores: contribuir para o desenvolvimento sustentável, com a consciência de que a educação e o trabalho são os mais sólidos pilares para a construção de um futuro melhor.
Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)".

Food Park III

O LÁ FORA – FOOD PARK trouxe para Fortaleza o conceito de feiras gastronômicas ao ar livre, famosas na região Sudeste do Brasil e em outros países. Movimentando a economia criativa por meio da gastronomia e de atrações culturais, o evento foi destaque de público desde a sua primeira edição, em novembro do ano passado.
Para 2015, muitas novidades também surgirão. A primeira delas é que o LÁ FORA terá um dia a mais de programação na terceira edição, marcada para os dias 23, 24 e 25 de janeiro, sempre das 16h30 às 22h, no estacionamento do Shopping Center Iguatemi.
Segundo Alex Façanha, diretor criativo da Baladeira Inovações, agência especialista em live marketing e idealizadora do evento, as mudanças começaram na edição anterior, em dezembro. “Ampliamos o espaço e o número de expositores. Percebemos também que um dia a mais proporciona mais tempo para o público, aumenta a rotatividade e beneficia as empresas gastronômicas parceiras do LÁ FORA. A nossa intenção é realizar um encontro agradável, com opções deliciosas e boa música, em um ambiente seguro proporcionado pelo Shopping Iguatemi”, afirma. A lista de expositores e atrações musicais será divulgada nos próximos dias.
Em parceria com a marca cearense Nordwest, o LÁ FORA desenvolverá uma coleção de camisetas exclusivas que estarão disponíveis para venda junto com outros produtos personalizados, como canecas, utensílios de cozinha e outros mimos. A edição também contará com um número maior de mesas bistrôs para o apoio das refeições e de lixeiras espalhadas por todo o espaço. O LÁ FORA também recomenda que os clientes efetuem o pagamento do estacionamento pelo aplicativo Iguatemi Fortaleza, direto do celular.
O LÁ FORA é uma realização da Baladeira Inovações e conta com o apoio da Desenvolve Arquitetura, Marsom Eventos, Inova Madeiras, Nordeste Locações e Rádio Beach Park, e patrocínio do Shopping Center Iguatemi, Coca-Cola, Budweiser e Pinheiro Supermercado.
Serviço
Lá Fora – Food Park 3
Data: 23, 24 e 25 de janeiro de 2015
Horário: 16h30 às 22 horas.
Local: Estacionamento Mangueira do Shopping Center Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 - Água Fria)
Entrada gratuita ao food park. Estacionamento pago. Arena infantil paga.

'Achados de Verão'

O ano novo começou e com ele o verão, período mais quente do ano. E nada melhor do que renovar o guarda-roupa com peças: leves, confortáveis, cheias de estilo e com preços reduzidos.
Pensando nisso, a Via Direta apresenta a promoção: “Achados de Verão”, que dá até 60% de desconto em produtos especialmente selecionados: são blazers, blusas, saias, vestidos em versões curtas com renda ou detalhes vazados, peças feitas de neoprene, saias jeans mais despojadas, conjuntos e camisetas.
A ação acontece em todas as 11 filiais da marca no Ceará e em outros Estados, e se estende até o fim do estoque.

Hemoce no Del Paseo

O Shopping Del Paseo recebe, entre a próxima segunda-feira (12) e oito de fevereiro, um posto fixo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. O posto fica ao lado da Loja Calvin Klein, no piso L2, e funciona diariamente, de 12 às 18 horas.

No local, os clientes do Shopping recebem orientação de profissionais do Hemoce, realizam a triagem para confirmar se estão aptos a doar e concretizam a doação.
Serviço
Shopping Del Paseo
Avenida Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
Facebook.com/delpaseo
Twitter e Instagram: @delpaseo


David Guetta hoje


Com a promessa de ser o álbum mais sofisticado e inusitado do DJ, o álbum ‘Listen’ é uma evolução cheia de surpresas, desde a dançante ‘Dangerous’ até parcerias com grandes cantores. Acostumado em criar batidas e casá-las com vocais já gravados, David Guetta muda o foco de sua produção para um modo mais tradicional, trabalhando em cima de apenas vozes, piano ou guitarra. David confessa que assumiu riscos, mas promete que o resultado ficou sensacional. Hoje à noite ele se apresenta no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A tour que é um sucesso, já passou por Florianópolis, Atlântida, Guarapari e Recife.



09/01 – Parque de Exposições, Salvador
10/01 – Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza
11/01 – Expo Minas, BH
15/01 – Estádio João Havelange, Uberlândia
16/01 – Pavilhão Parque da Cidade, Brasília
17/01 – Pavilhão do Anhembi, São Paulo
18/01 – Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto
19/01 – Rio Centro, Rio de Janeiro

 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

JCC

O Jockey Club Cearense (JCC) abre o calendário de provas 2015 com o uma emocionante programação. O primeiro grande prêmio do ano acontece nos próximos dias 17 e 18 de janeiro.
Marque esta data na sua agenda e venha conferir a emoção das corridas de cavalos. Sem dúvida será um final de semana para, não só voltar a ver acirradas disputas no Hipódromo de Aquiraz, mas principalmente, dar início a uma temporada que promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos.
E nesse ponta pé inicial, a diretoria do JCC programou o Grande Prêmio ACEQM – Associação Cearense do Quarto de Milha, 301 metros, para animais da raça, geração 2012, nascidos na região Nordeste. Serão R$ 100 mil em premiação, mais um carro zero quilômetro para o treinador vencedor. “Vamos bater todos os recordes neste ano, que promete entrar para a história do turfe do Ceará”, ressalta entusiasmado o presidente do Jockey Clube Cearense, Paulo Miranda.
Nesse início de ano, o JCC realizou uma Assembleia Geral Extraordinária onde ficou aprovado um novo período para recadastramento do quadro social. Nos próximos seis meses os sócios terão o direito de anistia de seus débitos junto a secretaria desde que atendam a este ultimo chamado de recadastramento.
“Em 2015 queremos reafirmar nossos compromissos de fazer do JCC uma casa de todos os amantes do cavalo de corrida. Nesse primeiro programa do ano, iniciaremos o calendário de provas com 33 animais inscritos, o que proporcionou uma receita de 132 mil reais. Acreditamos que teremos um volume de apostas superior a 350 mil reais”, revela Paulo Miranda.
Apenas vinte e um dias depois do GP ACEQM, em 7 de Fevereiro, o Jockey Clube Cearense vai estar realizando o GP Criação Nacional. Na mesma data, as portas do tattersall serão abertas para mais um GRANDE LEILÃO de 47 animais. 
Já no mês de Abril, o Grande Prêmio Fortaleza Quarter Horse Show deverá bater todos os recordes. A previsão é de 42 animais inscritos.
Também em abril, haverá o II GP Maggi Averaldo, que promete ser uma das mais movimentadas provas do cavalo PSI (Puro Sangue Inglês), no Nordeste . Em todos os grandes eventos, o JCC fará páreos especiais para os cavalos PSI .
O Jockey Clube Cearense fica no quilômetro 3 da Estrada da Coluna, rodovia que liga a BR 116 à CE-040.

De olho no lance

  1. Por divergência com a administração do Romeirão, o Icasa cancelou a disputa da Taça Verdes Mares contra o Guarani, que seria realizada no próximo domingo.
  2. Com isso, o Guarani vai jogar amistosamente amanhã em Cajazeiras (PB), contra o Atlético, em preparação para o Cearensão 2015.
  3. O Quixadá é cigano.
  4. Treinou no Alto Santo (estádio Coliseum) e agora está terminando a pré-temporada em Limoeiro (Bandeirão), mas vai estrear contra o Fortaleza, no Cearensão 2015, na próxima quarta-feira às 20h20, em Iguatu (Agernozão).

Amanhã


Ataque na França

O atentado contra o jornal satírico Charlie Hebdo, na quarta-feira (7), vem repercutindo fortemente nas mídias sociais do Brasil. Estudo realizado pela Polis Consulting, utilizando o software de pesquisa de mercado em tempo real NetBase, revela que o impacto sobre os brasileiros nas primeiras 36 horas após o ato terrorista vem se consolidando na forma de preocupação em relação à liberdade de imprensa e aos mortos no ataque. A constatação parte das principais expressões utilizadas para comentar o incidente – “liberdade”, “imprensa”, “ataque”, “atentado” e “mortos”. Elas só não foram mais citadas que as palavras usadas para localizar o atentado – respectivamente “Paris” e “#JeSuisCharlie”.
Segundo a pesquisa Polis/NetBase, até o fim da tarde dde ontem (8), foram registradas mais de 83,7 mil menções em português sobre o atentado terrorista. Dos internautas cuja localização geográfica foi identificada – mais de dois terços da base pesquisada – 71% são do Brasil e outros 17% de Portugal. Só entre a tarde de ontem e a manhã desta sexta, 9, o total de menções às ações terroristas cresceu em 18 mil citações em português, e a tendência é que aumentem no decorrer do dia. 
A ferramenta de pesquisa em mídias sociais criou uma “nuvem de expressões” com as palavras mais faladas. Embora as nuvens sejam móveis – isto é, seu conteúdo muda dinamicamente segundo o que se comenta nas redes – é possível verificar a indignação dos internautas por conta do cruzamento de expressões usadas. Por exemplo, a soma de repetições de “ataque terrorista”, “atentado”, “ataque” e “mortos” supera 5 mil. O estudo mostra, ainda, que a população de língua portuguesa da web vem conectando o ataque a causas religiosas: a palavra “Maomé” teve mais de 1,7 mil menções já nas primeiras 24 horas.
Mais informações sobre o levantamento podem ser obtidas no site da Polis Consulting (www.polisconsulting.com.br).

Futricas

  • O amadorismo domina a cobertura da Globo aos ataques terroristas na França.
  • O apresentador do Jornal Hoje, Evaristo Costa, soltou um "abrido".
  • Cecília Malan e André Luiz Azevedo mais perdidos que os franceses.
  • O Jornal Hoje para cá (Fortaleza) terminou duas vezes.
  • Entrou Plantão da Globo em meio ao Jornal Hoje ao vivo.

O Estado


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Futebol Digital


A importância da tecnologia

"O momento é de análise e cautela. Muito (ou melhor, quase nada) pode acontecer neste ano e as indústrias devem estar preparadas. Segundo analistas internacionais, embora o cenário geral seja de otimismo, Brasil, China e Rússia não estão tão bem quanto poderiam.
O vergonhoso 0,7% de crescimento previsto para o país nos coloca em situação de risco e muita análise. Cada passo deve ser cuidadosamente calculado. Investimentos devem vir no próximo ano com a certeza de valor agregado e não custo com retorno à longo prazo.
É o que acontece, por exemplo, em casos como a automação industrial. Dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), revelam que para este segmento é previsto um crescimento de apenas 0,5%. Algo irrisório. Estamos caminhando à passos pequenos e alguns tropeços.
Por essa razão as indústrias devem rever suas ações, ou melhor, suas produções. Não se pode mais perder tempo ‘arrumando’ erros. É preciso que seja feito algo para que justamente essas falhas não aconteçam. E hoje encontramos excelentes soluções e sistemas que nos deixam mais tranquilos.
É a famosa frase: “Melhor prevenir do que remediar”. Uma vez que o estrago está feito, precisa mover ‘o mundo’ para reverte essa imagem.
Então, sugiro a você gestor, administrador, líder, empreendedor e visionário, a pensar além. Sair desta visão de pessimismo e enxergar que sua empresa deve sim, ser cautelosa, mas jamais deixar as melhorias de lado.
Afinal, sua linha de produção agradece!
Leandro Coeli é diretor da PhiSystems, fábrica de software especializada em automação industrial. Para saber mais acesse www.phisystems.com.br"

Convivência com o Semiárido


FlorestAção

O plantio de mais de 100 mil mudas de espécies nativas da Caatinga, da Mata Atlântica e da Mata de Tabuleiro (restinga) está ajudando a converter áreas degradadas em produtivas no estado do Ceará. Patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto FlorestAção vem transformando a realidade de comunidades rurais da região de Vales do Curu e Aracatiaçu, no litoral, na serra e no sertão do estado, garantindo assessoria técnica a 87 famílias para o cultivo de quintais de árvores frutíferas, hortaliças e plantas nativas.
Em aproximadamente um ano e meio, o projeto também está investindo na formação de 31 multiplicadores em atividades de educação ambiental direcionadas a escolas e comunidades, tais como palestras, passeios ciclísticos e percursos guiados em trilhas ecológicas. Coordenado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), o FlorestAção atua na conservação de florestas e biomas, recuperação de áreas degradadas e conversão dessas áreas em quintais produtivos e sistemas agroflorestais.
“O projeto é bastante amplo. Abrange planejamento participativo junto com agricultores e multiplicadores por meio de oficinas anuais programadas, diagnósticos das áreas de abrangência e planos de intervenção agroecológica. Prevê a formação de multiplicadores em manejo sustentável de agroecossistemas. Garante assessoria técnica aos agricultores na implantação e no cultivo dos quintais e sistemas agroflorestais. Incrementa o cultivo de temperos como a pimenta-do-reino e a araruta, e de alimentos como o café da serra. Multiplica conhecimentos por meio de visitas de troca de experiências e intercâmbios intermunicipais e interestaduais. Sensibiliza a população mediante campanhas, mutirões de plantio e feiras agroecológicas. Além disso, inclui monitoramentos trimestrais dos quintais cultivados, avaliações, correções e melhorias", explica o coordenador do projeto, Luís Eduardo Sobral.
Atualmente, trinta comunidades têm sido beneficiadas pelo projeto, que se estenderá até 2015. “Asseguramos a sustentabilidade aos agrossistemas familiares das comunidades rurais em foco, que hoje adotam práticas ambientais agroecológicas. Conservamos espécies nativas, como carnaúba, pau d’arco, murici e oiticica. Conseguimos reduzir danos ao meio ambiente graças aos replantios. Além disso, de olho no futuro, disseminamos conhecimentos para crianças e jovens que vão cuidar desse patrimônio amanhã”, conclui Luis Eduardo Sobral.
Programa Petrobras Socioambiental - Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a companhia investe em projetos de todo o país, com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Profetas da Chuva

O Encontro dos Profetas da Chuva, que começa amanhã em Quixadá, chega à 19ª edição como integrante do calendário climático-ambiental brasileiro. Todos os anos, os profetas e profetisas da chuva usam como instrumentos para as suas previsões a sintonia com a natureza, rituais, a observação dos ventos, formigueiros, cupinzeiros, casas joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras “experiências” (estudos, feitos a partir de observações ao longo do ano, que prenunciam como será a próxima quadra chuvosa do Ceará).
O XIX Encontro dos Profetas da Chuva, que acontece de quinta-feira (9) a domingo (11), é promovido pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, produzido pela Mungango Produções e conta com a apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, Cagece, Instituto Agropolos, SEBRAE, SDA, Convention Bureau Fortaleza e ACVQ. Este ano, será homenageado André Macêdo Facó, atual secretário de Infraestrutura do Ceará, ex-presidente e diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
O público terá a oportunidade de assistir, logo na abertura, ao talento de violeiros e trovadores de várias regiões do Estado, no VIII Encanta Quixadá (Praça da Fundação Cultural Rachel de Queiroz). No sábado (10), às oito da manhã, haverá a exposição das previsões de 30 profetas: cada profeta ou profetisa faz a sua previsão para a próxima quadra chuvosa e diz qual o método usado para sua análise. Às 16h, tem início o Seminário Convivência com o Semiárido, que reunirá nomes de especialistas como Helder Cortez, gerente de Saneamento Rural da Cagece, que abordará o tema Modelo de Gestão para o Saneamento Rural, Nicolas Fabre, engenheiro agrônomo representante da Aprece e graduado na França, que abordará o tema Agroecologia - estratégias para agriculturas sustentáveis no contexto do Semiárido Brasileiro, e Rodrigo Castro, da Associação Caatinga, que discorrerá sobre a experiência da ONG na convivência com o semiárido.
A preservação da cultura e da sabedoria popular seculares, herdadas de pai para filho, é o que incentiva a organização anual do encontro, que em 2016 chega aos seus 20 anos como um dos eventos mais esperados pelos agricultores cearenses: “Existe uma disputa saudável entre os participantes, cada um em busca de conhecer melhor os sinais da natureza e de sua terra. Portanto, a ideia maior é a de fortalecer a tradição e cultura popular, não só em Quixadá como em outros municípios do Ceará e do país, tendo como elemento a água e as condições climáticas que tanto afligem os sertanejos”, diz João Soares, idealizador do encontro. 
Os profetas da chuva - Em 1996, o gerente regional da Cagece em Quixadá, Helder Cortez, juntamente com o comerciante João Soares, observou o grande número de pessoas que o procurava alertando quanto às chuvas e recargas dos mananciais da região e resolveu reuni-los no I Encontro dos Profetas da Chuva, que hoje é uma tradição no Ceará. 
Os sinais - Se o ninho do joão-de-barro está com a porta voltada para o poente, é sinal de chuva; se o joão-de-barro não está no ninho, para alguns profetas esse é um sinal de bom inverno, pois elas saem em busca de alimentos antes, para evitar sair no período invernoso; para outros, é sinal de seca, pois os passarinhos estariam armazenando alimentos para a difícil época que se aproxima.

Comando da Segurança Pública

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou hoje o secretário-adjunto e executivo da Secretaria da Segurança Pública e de Defesa Social (SSPDS) e os principais cargos da Polícia Militar do Ceará, Superintendência da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública.
Os nomes serão publicados no Diário Oficial (versão eletrônica) de hoje. 

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social 
Secretário-adjunto: Lauro Carlos de Araújo Prado.
Secretário-executivo: Odécio Rodrigues Carneiro.
Polícia Militar
Comandante-geral: coronel Geovani Pinheiro da Silva.
Comandante-geral adjunto: coronel Hervano Macedo Júnior.
Secretário-executivo: ainda a ser definido.
Superintendência da Polícia Civil
Delegado-geral: Raimundo de Souza Andrade Júnior.
Delegado-geral adjunto: Marcus Vinícius Saboia Rattacaso.
Corpo de Bombeiros
Comandante-geral: coronel João Carlos de Araújo Gurgel.
Comandante-geral adjunto: coronel Heraldo Maia Pacheco.
Secretário-executivo: coronel José Hélcio Costalima de Queiroz.
Perícia Forense
Perito-geral: Maximiliano Leite Barbosa Chaves.
Perito-geral adjunto: Adilina Feitosa e Feitosa.
Secretário-executivo: Luciana Santos Lustosa da Costa.
Academia Estadual de Segurança Pública
Diretor-geral: coronel PM José Herlínio Dutra.


Secretario-executivo: Maria Eliane Gondim Barbosa.

Jazz na Praça

O Jazz que passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX vira tema de evento aberto ao público, em Fortaleza. É o Festival JAZZ  NA PRAÇA que pretende oferecer uma alternativa cultural no período de Pré-Carnaval. O projeto está previsto para acontecer nas sextas-feiras, 23 e 30 de janeiro, como também, em seis de fevereiro de 2015, a partir das 17 horas, na Praça Rogério Fróes, no bairro Dionísio Torres. 
Nascido do BLUES, o JAZZ que dá nome ao Festival tem como finalidade, proporcionar uma nova forma de consumir música e gastronomia em Fortaleza, diferente do que existe disponível. Serão ao todo nove bandas locais, divididas em três dias de programação, com repertórios que se encaixam nos estilos JAZZ, BLUES e/ou BOSSA NOVA. 
Apresentar ao público todos os três estilos é um dos objetivos do JAZZ NA PRAÇA que deseja ainda oferecer ao fortalezense, a chance de conhecer uma música disseminada mundialmente, mas pouco acessível na região. O termo JAZZ que começou a ser usado no final dos anos 1910 e início dos anos 1920, tem a intenção de criar com o referido evento, um ponto de referência, nesse período de Pré-Carnaval, para quem já conhece e aprecia. 
Serviço: 
Festival JAZZ NA PRAÇA
Dias: 23, 30 de janeiro e seis de fevereiro de 2015.
Horário: A partir das 17 horas.
Local: Praça Rogério Fróes.
Rua Vicente Leite – Bairro Dionísio Torres.
Próximo do Hospital São Carlos, na Avenida Pontes Vieira.

Charlie Hebdo

'Poucos acontecimentos já despertaram, em escala mundial, um sentimento tão forte de repulsa e indignação quanto o atentado dessa quarta-feira (7), na sede do Charlie Hebdo, em Paris. É como se o planeta inteiro tivesse sido atingido pelas balas assassinas que ceifaram a vida de 12 pessoas, dentre elas alguns dos mais geniais chargistas franceses.
O atentado – e isso o torna ainda mais aberrante e inconcebível – acontece no coração da França, país que há séculos entronizou, em seu cotidiano, as práticas democráticas e que consagrou princípios como as liberdades de pensamento, de culto e de expressão.
Sintonizada com esses fundamentos, que pratica e defende há 60 anos, a Universidade Federal do Ceará se soma ao coro mundial de repúdio ao sectarismo que gerou os acontecimentos de ontem no histórico bairro da Bastilha. Através do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, temos sido o berço de sucessivas gerações de jornalistas cearenses que, nos mais variados contextos históricos, têm erguido trincheiras em defesa da democracia. Por isso, estamos solidários com todo o mundo civilizado que hoje pranteia a tragédia de Paris.
Fortaleza, 8 de janeiro de 2015.
Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias.
Vice-Reitor da UFC, Henry de Holanda Campos'.

North Jóquei



Enfim, férias! Um dos meses mais esperados pela criançada chegou e a diversão está garantida no North Shopping Jóquei. Além da programação aos domingos dedicada ao público infantil, muitas aventuras no cinema e também com um evento que promete muita animação para a galerinha.
Show de Atrações - Todo domingo tem uma atração especial para a criançada. Sempre às 16 horas, na Praça de Alimentação. No próximo domingo (11) a garotada vai dançar muito ao som de Joãozim e Pé de Feijão. No domingo (18) tem “Histórias Cantadas com Babi e Babu”. E para finalizar o mês, domingo (25) tem teatro infantil com o Grupo Abre Alas, encenando “Os três porquinhos”.
Aqua Ball - O Aqua Ball é uma maneira divertida de flutuar sobre a água. Dentro de grandes bolas de plástico sobre uma piscina, o desafio é dominar a bola, ficar de pé e se locomover sobre a água em diferentes direções.A sensação é a de andar sobre a água sem se molhar. A brincadeira também é um convite ao exercício físico, devido ao esforço feito para a bola girar. Venha dar cambalhotas na água sem se molhar!
Idade mínima: três anos.
Peso máximo: 60 quilos.
Duração: cinco minutos.
Valor: R$ 15,00.
Começa hoje (8) e segue até 25 de fevereiro de 2015.
Cinépolis
O cinema do North Shopping Jóquei traz para a criançada as estreias mais esperadas. É só acessar www.cinepolis.com e conferir a programação.
Game Station - O Game Station do North Shopping Jóquei oferece nestas férias uma manhã inteira de muitas brincadeiras e diversão, e o melhor, tudo por um preço muito bacana: R$ 35,00 por criança. Além das máquinas liberadas, o Game Station oferece atividades lúdicas acompanhadas por monitor. E para recarregar as energias, um lanche super esperto.
As Manhãs de Diversão acontecem de 10 às 13 horas, de segunda a sexta, e se estende até 30 de janeiro. Crianças menores de 10 anos devem obrigatoriamente estar acompanhadas de um responsável, que também terá direito a lanche. As inscrições podem ser feitas previamente, diretamente no parque ou pelo contato: (85)3111-0454.

Ceará Hoje


Na Multiplay

A partir de hoje (8), os assinantes inclusos a partir do pacote Multiplay TV 2 HD terão acesso ao mais novo canal do Esporte Interativo em alta resolução. O canal Esporte Interativo HD (601) entrará no ar trazendo ainda mais opções de programação para os clientes Multiplay, sem nenhum custo adicional para os mesmos.
O Esporte Interativo conta com uma programação 100% dedicada a coberturas de diversas modalidades esportivas, sobretudo o futebol, com exclusividades. Até 2022, por exemplo, será o único canal a transmitir todos os jogos da Copa do Nordeste.
No Esporte Interativo também é possível conferir as principais competições de clubes do mundo – UEFA Europa League, Copa Del Rey e Supercopa – e lutas ao vivo do Bellator MMA, MMA World Series of Fighting e One Fighting Championship.

Prêmio Petrobras de Jornalismo

As inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo se encerram em seis de fevereiro. Serão premiadas as melhores reportagens nacionais e regionais veiculadas em jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além da melhor foto nacional e da melhor regional. Na categoria Internacional, será escolhida a melhor reportagem ambientada no Brasil sobre qualquer uma das áreas citadas, desde que tenha sido escrita por correspondente de veículo estrangeiro que resida no país. Os trabalhos vencedores e seus autores serão conhecidos no primeiro semestre de 2015, no Rio de Janeiro.
Podem concorrer matérias e fotos publicadas entre 10 de maio de 2013 e 9 de abril de 2014. Todas as matérias inscritas concorrem ainda ao "Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo" para a melhor reportagem. Os arquivos com as matérias em PDF, fotos, vídeos e/ou áudios deverão ser enviados à Petrobras através do link disponível no endereço eletrônico http://www.premiopetrobras.com.br. Na página, o jornalista pode acessar também o regulamento completo do prêmio.
Os ganhadores da categoria nacional em cada uma das áreas e em cada tipo de veículo, o ganhador da categoria internacional e o autor da melhor foto nacional vão receber R$ 18.250,00 (valor bruto). Os vencedores da categoria regional em cada uma das áreas e tipo de veículo e o autor da melhor foto regional ganharão R$ 7.600,00*. O vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo receberá R$ 31.800,00*. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção, composta por oito jornalistas com experiência profissional comprovada. Os dez melhores trabalhos selecionados por tema e categorias serão encaminhados à Comissão Julgadora, formada por seis profissionais renomados da imprensa. Mais informações pelo e-mail contato@premiopetrobras.com.br ou pelo telefone (21) 2524 3424.

Sobral


Zabumbeiros Cariris

O grupo Zabumbeiros Cariris chega a capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as cidades do Litoral Leste para fazer sua música interagir com o público em feiras livres e mercado público. O projeto “Canto de Feira” foi selecionado pela Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
Vindo do Cariri cearense o projeto reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista pernambucano Luciano Brayner, num encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri. O diálogo se dará através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao púbico e transeuntes que proporcionará reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.
A primeira parada é hoje, no Anfiteatro do Cuca Jangurussu, seguindo pela manhã do próximo sábado (10) pela Feira do Mercado dos Pinhões em Fortaleza e pela Feira Municipal de São Gonçalo os planos são chegar às feiras ou mercados das cidades e propor uma intervenção musical e cênica à rotina desses espaços, numa mistura de comércio, festa e arte, estabelecendo o encontro entre o fluxo de pessoas que frequentam as e mercados com esse grupo de artistas do Cariri cearense que juntos trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca. Seguindo ao Litoral Leste ainda tocam no Mercado Público de Aracati e na Praça de Quixaba.
Nas cidades da região foram feito contatos com as secretaria de culturas locais, grupos musicais e de tradição e serão realizadas duas Ações Formativas. A aula-espetáculo “Sons do Cariri”, que é um encontro de demonstração estética e técnica dos instrumentos que compõem a sonoridade do grupo e da região do Cariri. Numa demonstração sonora e participativa de ritmos. Num encontro simples entre músicos e púbicos, onde harmonia e musicalidade constroem formas de interação espontaneamente de ambos, tornando-os sujeitos ativos desse processo de fruição artística. Em São Gonçalo o encontro acontece junto a Banda de Música da Cidade, numa articulação da Secretaria de Turismo e em Quixabá no Terreiro da Mestra Maria Felipa sede do Grupo Folclórico Filhos De Quixaba.
SHOWS E INTERVENÇÕES
8/1/2015
19h - Canto de Feira – CUCA Jangurussu- Fortaleza ( Endereço: Avenida Castelo de Castro, 9 - Jangurussu, Fortaleza - CE, 60866-681
Telefone:(85) 3444-6201)
9/1/2015
8h - Canto de Feira - Galpão da Feira Municipal de São Gonçalo do Amarante -SEDE
11h - Canto de Feira - Feira do Mercado dos Pinhões - Fortaleza (Endereço: Praça Visconde de Pelotas, 41 - Centro, 60110-210)
10/1/2015
10h - Canto de Feira - Mercado Público de Aracati (Endereço: Rua Coronel Alexandrino, Aracati)
19h - Canto de Feira - Praça de Quixaba
AÇÕES FORMATIVAS
9/1 – 17h às 19h - Aula- Espetáculo Sons Cariris
Secretaria de Esporte Juventude - Sala de Ensaio da Banda de Música
São Gonçalo do Amarante
Contato: Luiz Emanuel – (85) 8902 8889
11/11 – 9h às 11h – Aula Espetáculo Sons Cariris
Casa do Grupo Folclórico Filhos de Quixaba - Quixaba
Contato: Juaci Araujo – (85) 8859 3347
Sobre o Projeto Canto de Feira:

Camilo com deputados

Deputado estadual eleito Elmano de Freitas (PT) foi recebido pelo governador Camilo Santana (PT)
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) se reuniu com 12 deputados eleitos, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque. Além dele, Sérgio Aguiar, Dr. Sarto, Elmano, Carlos Matos, Augusta Brito, Evandro Leitão, Heitor Ferrer, Zé Aílton Brasil, Roberto Mesquita, Laís Nunes e Wellington Landim participaram de encontro com o governador no Palácio da Abolição.
Todos os 46 deputados estaduais foram convidados por Camilo Santana para participar das reuniões, que terminam na próxima terça-feira. Amanhã, mais 12 parlamentares serão recebidos no gabinete do governador. "Independentemente de ser da situação ou da oposição, todos foram eleitos pelo povo do Ceará. Vamos manter o diálogo aberto com todos", disse Camilo.

Net

Fortaleza está mais colorida. Isso porque os carros da NET estão circulando adesivados com personagens dos canais do Grupo Viacom. Ao todo, são 16 veículos que estão com adesivos de diversas carinhas conhecidas do público como, por exemplo, do Bob Esponja.
Essa é mais uma das ações da empresa que é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil, com mais de oito milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a empresa que mais recebe números portados de outras operadoras.

'Um Sonho de Criança'

O Shopping Del Paseo apresenta sua programação especial de férias que tem como tema: “Um sonho de Criança – Férias no mundo dos brinquedos”. O evento acontece de 12 de janeiro a seis de fevereiro, de 16 às 22 horas de segunda à sexta e de 14 às 20 horas aos sábados e domingos.
Na ação, os pequenos podem participar do Espaço Kids, para brincar com os vários brinquedos disponíveis, jogar vídeo game, pular na cama elástica e ficar ainda mais lindos no Camarim Fashion. Além disso, acontece uma exposição de brinquedos antigos e figuras de ação para encantar ao público de todas as idades, que funcionará nas mesmas datas, de 10 às 22 horas. 
Todas as atividades são gratuitas e realizadas no Piso L1 do Shopping Del Paseo.
Sobre a exposição de brinquedos antigos e Action Figures - Na exposição que se realiza no Shopping Del Paseo foram reunidos amantes e proprietários de brinquedos de vários tipos, segmentos e marcas, fabricados até a década de 1990 e action figures, estátuas e afins, dos anos 1970 a 2014. O objetivo da mostra, é preservar e perpetuar a memória de brinquedos que marcaram época, apresentando às novas gerações um pouco da história da indústria e do comércio nacional e internacional neste seguimento.

SVO Móvel

Serviço inédito no Brasil, o SVO Móvel realizou nos 100 primeiros dias de funcionamento, entre 8 de setembro e 18 de dezembro de 2014, o total de 332 procedimentos para emissão de declaração de óbitos e liberação de corpos para sepultamento na residência da pessoa falecida. Conforme levantamento do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, o número representa 25% de todo atendimento realizado no período. Acionada pelo número 190, uma equipe do SVO Móvel se desloca até a casa onde ocorreu a morte, com tempo de resposta de 40 minutos, e libera a declaração de óbito no próprio domicílio. No processo de rotina, com deslocamentos e necrópsia, a entrega do documento à família é feita em, no máximo, 6 horas até a liberação do corpo para o enterro.
O SVO Móvel funciona com quatro equipes compostas por médico, assistente social e um técnico, que também é o motorista. As quatro equipes ficaram baseadas em postos de apoio na sede do SVO, no Instituto Médico Legal (IML), na Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). O serviço funciona das 7 às 19 horas. Nos 100 primeiros dias de funcionamento do SVO Móvel, as equipes fizeram atendimentos domiciliares em 79 dos 116 bairros de Fortaleza e juntas rodaram 19.128 quilômetros, média de 191 quilômetros diários. Dos 332 declarações de óbito emitidas, 80% foram de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com quatro casos de idosos com mais de 100 anos. Na atividade do SVO, 63% dos corpos liberados são de idosos que faleceram em casa, com média anual de 5,5 mil liberações com esse perfil.
No ano passado, com o início do projeto, o SVO implantou o horário noturno para a liberação de corpos, que passou a acontecer 24 horas, como já funcionava o recebimento de corpos. Também passaram a funcionar 24 horas, inclusive nos fins de semana, o acolhimento de familiares e responsáveis pelas autorizações das necrópsias e a emissão de declarações de óbitos. Com as medidas relacionadas ao fluxo de corpos, plantão noturno e a implantação do SVO Móvel, o tempo de liberação de corpos diminuiu em 70%. Em 2014 o SVO liberou 5.700 corpos para sepultamento e a estimativa para 2015 é de 6 mil liberações, 40% delas pelo SVO Móvel.
Ainda no ano passado, o SVO adotou uma série de medidas para melhorar o serviço, entre elas a reestruturação do quadro de funcionários, com o ingresso de 10 médicos e 15 técnicos em necrópsia, reestruturação física do prédio, com novos espaços como os setores para recepção de corpos e acolhimento das famílias, informatização do atendimento aos usuários, com cadastro e geração automática do número de identificação dos corpos, criação da central de prontuários e laudos e vigilância eletrônica com instalação de 14 câmeras de visão noturna.

Mortes naturais
O SVO tem por finalidade esclarecer a causa mortis em casos de morte natural sem assistência médica ou quando não houver uma definição da causa, mesmo quando o caso é acompanhado por equipe de saúde. O esclarecimento de causas dos óbitos é importante para a família e para a comunidade, pois fornece informações para a obtenção de benefícios sociais, como auxílio-funeral, seguros, pensões, entre outros. Alerta, também, para medidas de saúde visando o combate e controle de doenças que ameaçam a vida das pessoas, especialmente dos familiares em contato com o falecido, no caso de doenças contagiosas. Esclarece se a morte foi por causa natural ou externa.
O SVO deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Do interior do Estado devem ser encaminhados ao SVO especialmente os casos de interesse da Vigilância em Saúde, como dengue, meningite, leptospirose e outras doenças infectocontagiosas. Os hospitais enviam ao SVO casos de óbitos de causa natural, nas primeiras horas de internação, em que a necrópsia é a única forma de esclarecer o diagnóstico.
Para fazer o encaminhamento do corpo em caso de óbito familiar, deve ser feito contato preliminar com o SVO pelo telefone 3101.2150 e providenciar posteriormente a remoção. Nos óbitos em vias públicas, o contato deve ser feito com o CIOPS, pelo 190, para verificação da natureza da morte e posterior encaminhamento ao órgão responsável – SVO ou IML.

Mostra 21

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, de 12 de janeiro a 1º de fevereiro, a Mostra 21, com o tema “O desejo aguça com o olhar”. As exibições acontecem durante 21 dias consecutivos de maneira gratuita às quartas-feiras, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc, aos sábados, no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB) Cariri e nos demais dias da semana, na Unidade Crato do Sesc. O projeto acontece em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste e a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Nesta edição, a Mostra 21 busca alertar que o desejo é a mola propulsora de todas as conquistas das pessoas, não só as amorosas. Entre os elementos-chave que se entrelaçam na simbologia da Mostra 21 deste ano está a casa enquanto unidade máxima da construção da identidade afetiva e sexual. Um lugar de recolhimento e intimidade. 
Sobra a Mostra 21
A Mostra 21 é um projeto anual, que acontece através de uma parceria entre o Sesc (Unidades Crato e Juazeiro do Norte), o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA. A proposta é ser um evento esclarecedor, iluminador quanto às mais relevantes e diversas possibilidades do cinema. A heterogeneidade da linguagem, as temáticas, formas, origens e motivações do filme são representadas na mostra.


PROGRAMAÇÃO


Data/Horário
1ª sessão
2ª sessão
Local
12/01 (SEG)
Sessão única às 19h

NINFOMANÍACA VOLUME 1(Nymphomaniac: volume 1, Dir. Lars Von Trier, Alemanha/Bélgica/Dinamarca/França/Reino Unido, 2013, 118min)
Joe é uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho sua história pessoal. Ela relata suas experiências ao longo de oito períodos da sua vida, marcados por diversos encontros e incidentes.
SESC CRATO
13/01 (TER)
Sessão única às 19h

A RELIGIOSA (La religieuse, Dir. Guillaume Nicloux, Alemanha/Bélgica/França, 2013, 114min)
No século XVII, a jovem Suzanne sonha em ter uma vida livre, mas seus pais têm outros planos para ela, colocá-la em um convento.
SESC CRATO
14/01 (QUA)
1ª sessão às 14h
2ª sessão às 19h
DE OLHOS BEM FECHADOS (Eyes wide shut, Dir. Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1999, 159min)
Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa.
ELA (Her, Dir. Spike Jonze, EUA, 2013, 126min)
Em um futuro não muito distante, o escritor solitário Theodore compra um novo sistema operacional projetado para atender todas as suas necessidades. Para surpresa de Theodore, começa a se desenvolver uma relação romântica entre ele e o sistema operacional.
SESC JUAZEIRO
15/01 (QUI)
Sessão única às 19h

SEDE DE SANGUE (Bakjwi, Dir. Chan-Wook Park, Coreia do Sul, 2009, 133min)
Sang-hyun, padre querido na cidade onde vive, se oferece como voluntário para os testes de uma vacina contra um novo vírus letal. Infectado acidentalmente com o vírus, seu corpo desfalece. No entanto, uma transfusão de sangue de última hora o traz milagrosamente de volta à vida. O padre, agora, precisa lidar com outras preocupações: o desejo incessante por sangue, e a paixão pela mulher de um amigo de infância.
SESC CRATO
16/01 (SEX)
Sessão única às 19h

FLORBELA (Florbela, Dir. Vicente Alves do Ó, Portugal, 2012, 119min)
A poeta Florbela Espanca vive em Portugal na época do fim da Primeira República. Depois de uma separação traumática, ela aceita se casar para encontrar estabilidade e ter paz para escrever.

17/01 (SAB)
1ª sessão às 13h30
2ª sessão às 17h30
SESSÃO ENCOBERTA (13h30)
*Apenas na hora da exibição o filme será revelado. Os 20 primeiros espectadores ganham o direito de permanecer na sala para a sessão seguinte
JOVEM E BELA (Jeune et Joulie, Dir. François Ozon, França, 2013, 90min)
O retrato de uma garota de 17 anos, em 4 estações e 4 canções.
CCBNB CARIRI
18/01 (DOM)
Sessão única às 19h

NINFOMANÍACA VOLUME 2(Nymphomaniac: volume 1, Dir. Lars Von Trier, Alemanha/Bélgica/Dinamarca/França/Reino Unido, 2013, 124min)
A continuação da história de vida de Joe investiga os aspectos mais sombrios de sua vida adulta, e o que a levou aos cuidados de Seligman. Últimos três capítulos de "Ninfomaníaca".
SESC CRATO
19/01 (SEG)
Sessão única às 19h

UM ESTRANHO NO LAGO(L’inconnu du lac, Dir. Alain Guiraudie, França, 2013, 92min)
Em pleno verão, um lago é usado como praia nudista. Os frequentadores  sentem-se à vontade no local e usam o bosque ao lado do lago para ter relações sexuais.
SESC CRATO
20/01 (TER)
Sessão única às 19h

O QUE EU MAIS DESEJO (Kiseki, Dir. Hirokazu Koreeda, Japão, 2011, 128min)
O anúncio da construção de uma linha de trem ‘bala’ ligando duas cidades enche o garoto Koichi de esperança e o faz acreditar que a chegada do trem irá reunir sua família mais uma vez.
SESC CRATO
21/01 (QUA)
1ª sessão às 14h
2ª sessão às 19h
BARRY LYNDON (Barry Lyndon, Dir. Stanley Kubrick, Reino Unido, 1975, 184min)
As aventuras de um irlandês que, expulso de seu país, tem por objetivo alcançar a aristocracia e conquistar a felicidade, jogando, duelando e utilizando a arma da sedução.

CLUBE DE COMPRAS DALLAS(Dallas buyers club, Dir. Jean-Marc Vallée, EUA, 2013, 117min)
A trajetória do eletricista Ron Woodroof, que iniciou uma batalha de vida ou morte contra a classe médica e as companhias farmacêuticas.
SESC JUAZEIRO
22/01 (QUI)
Sessão única às 19h

AMOR (Amour, Dir. Michael Haneke, Alemanha/Áustria/França, 2012, 125min)
Georges e Anne estão na faixa dos oitenta anos. Ambos são professores de música aposentados. Sua filha, que também é musicista, mora no exterior com sua família. Um dia o vínculo amoroso do casal será severamente testado.
SESC CRATO
23/01 (SEX)
Sessão única às 19h

VIOLETTE (Violette, Dir. Martin Provost, Bélgica/França, 2013, 132min)
Violette Leduc encontra Simone de Beauvoir em Paris nos anos que precedem a Guerra. Começa assim uma relação intensa entre as duas mulheres. Uma relação baseada na busca pela liberdade e pela escrita, por parte de Violette, e na convicção de Simone de ter nas mãos o destino de uma escritora fora do normal.
SESC CRATO
24/01 (SAB)
1ª sessão às 13h30
2ª sessão às 17h30
SESSÃO ENCOBERTA (13h30)
*Apenas na hora da exibição o filme será revelado. Os 20 primeiros espectadores ganham o direito de permanecer na sala para a sessão seguinte
PRAIA DO FUTURO (Praia do Futuro, Dir. Karim Ainouz, Brasil, 2014, 106min)
O salva-vidas cearense Donato resgata o turista alemão Konrad, na praia do Futuro, em Fortaleza. Em seguida, ambos vão para Berlim.
CCBNB JUAZEIRO
25/01 (DOM)
Sessão única às 19h

A GRANDE BELEZA (La grande bellezza, Dir. Paolo Sorrentino, Itália, 2013, 150min)
Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance "O Aparelho Humano", escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro.
SESC CRATO
26/01 (SEG)
Sessão única às 19h

BEM AMADAS (Les bien-aimés, Dir. Christophe Honoré, França/Reino Unido/República Tcheca, 2011, 139min)
Madeleine e Vera, mãe e filha, são duas mulheres que vagueiam sobre o relacionamento delas com os homens que aparecem em suas vidas, tentando responder a questão de como resistir à passagem do tempo e ainda ter que lidar com os mais profundos sentimentos.
SESC CRATO
27/01 (TER)
Sessão única às 19h

FAUSTO (Faust, Dir. Aleksandr Sokurov, Rússia, 2011, 144min)
Fausto é um pensador, um rebelde e um pioneiro, mas também um ser humano anônimo feito de carne e sangue governado por impulsos internos, cobiça e luxúria. Livremente inspirado pelo Fausto de Goethe.
SESC CRATO
28/01 (QUA)
1ª sessão às 14h
2ª sessão às 19h
HOLY MOTORS (Holy Motors, Dir. Leos Carax, Alemanha/França, 2012, 115min)
A história de um homem que muda constantemente, adquirindo milhares de identidades e personalidades.

AZUL É A COR MAIS QUENTE (La vie d’Adèle, Dir. Abdellatif Kechiche, França, 2013, 179min)
Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher.

SESC JUAZEIRO
29/01 (QUI)
Sessão única às 19h

UMA PRIMAVERA COM A MINHA MÃE (Quelques heures de printemps, Dir. Stéphane Brizé, 2012, 93min)
Aos 48 anos de idade, Alain Evrard tem que voltar a morar com sua mãe. A convivência forçada traz de volta toda aviolência de seu relacionamento passado.
SESC CRATO
30/01 (SEX)
Sessão única às 19h

DENTRO DA CASA (Dans la maison, Dir. François Ozon, 2012, 105min)
Estudante de 16 anos registra suas impressões sobre a casa de um colega de classe em uma redação para seu professor de Literatura.
SESC CRATO
31/01 (SAB)
1ª sessão às 13h30
2ª sessão às 17h30
SESSÃO ENCOBERTA (13h30)
*Apenas na hora da exibição o filme será revelado. Os 20 primeiros espectadores ganham o direito de permanecer na sala para a sessão seguinte
LOLITA (Lolita, Dir. Stanley Kubrick, Reino Unido, 1962, 152min)
A história de um professor britânico de meia-idade que vai morar nos EUA e aluga um quarto na casa de uma viúva extremamente carente, mãe de Lolita, uma linda adolescente por quem ele se apaixona perdidamente à primeira vista.

CCBNB CARIRI
01/02 (DOM)
Sessão única às 19h

TATUAGEM (Tatuagem, Dir. Hilton Lacerda, 2013, 113min)
Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas.
SESC CRATO


SERVIÇO
Mostra 21 – O desejo aguça com o olhar
Locais: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
            Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
            CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337)
Horários: 14h e 19h (quartas-feiras) | 13h30 e 17h30 (sábados) | 19h (demais dias)
Informações: (88) 3512.3355

::: Gratuito :::

Seguidores

Arquivo do blog