sábado, 31 de janeiro de 2015

De olho no lance

  • O Ceará goleou o Guarany de Sobral, hoje à noite, pelo Grupo A-2 do Cearensão 2015 por 4 a 0. no Presidente Vargas.
  • Assisinho com mais dois gols chega a seis, sendo o artilheiro do Cearensão.
  • O Ceará alcança 15 pontos e já está classificado para a próxima fase.
  • Magno Alves fez um gol, mas perdeu um pênalti.
  • Wesley marcou o primeiro da partida e o primeiro pelo Ceará.

Jazz e Blues 2015

Fanta Konatê (foto de Cláudio Pepper)
A sonoridade jazzística e o ritmo envolvente do blues novamente se encontram para compor a trilha sonora do Carnaval! De 14 a 17 de fevereiro de 2015, a acolhedora e aprazível cidade serrana de Guaramiranga, situada no Maciço de Baturité, no Ceará, recebe a 16ª edição do Festival Jazz & Blues. E em Fortaleza nos dias 19 e 20 de fevereiro no Teatro Via Sul. No dia 21 de fevereiro, é a vez dos Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu. 

Realizado desde 2000, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, se tornou tradição e referência nacional e internacional. Anualmente, mais de 10 mil pessoas vindas de diversas regiões do Brasil, buscam a cidade como destino para os dias de carnaval, movimentando a economia e o turismo do Ceará. Nos quatro dias de Festival, o público presente em Guaramiranga desfruta além da programação musical, o espetáculo que a natureza reserva: clima ameno, as belezas naturais e a tranquilidade da serra. 
AS ATRAÇÕES DA EDIÇÃO 2015
Sempre marcado pelo multiculturalismo, nesta edição, no palco da Cidade Jazz & Blues grandes shows de nomes da música nacional e internacional: o som ancestral e universal de Fanta Konatê (Guiné). A lenda da Soul Music americana, Willie Walker (EUA), nome comparado aos lendários O.V Wright, Marvin Gaye, Otis Redding e Sam Cooke, faz seu debut em solo cearense e trará à Cidade Jazz & Blues como convidado especial, o organista Raphael Wressnig (Áustria), músico aclamado pela revista Down Beat. O músico abriu shows para alguns dos maiores nomes da música, como, Joe Cocker, Jeff Beck, Sonny Landreth, Al Jarreau, Van Morrison, Randy Brecker, Lucky Peterson, Robben Ford, Roy Hargrove, Dr. John, Bill Wyman, James Blunt, Marcus Miller e Keith Jarrett. Uma das vozes mais aclamadas da Europa, a diva do jazz de Portugal, Jacinta, cantora que transmite uma grande emoção e garra no timbre da sua voz que a crítica especializada define como quente, redonda e possante, sendo complementada com um swing sólido e natural.
O gênio do jazz, Miles Davis e seu disco, Kind of Blue, um dos mais importantes da história do gênero, será integralmente executado no palco da Cidade Jazz & Blues no show Kind of Blue – Tributo a Miles Davis, com os músicos cearenses Hugo D´Leon (trompete), Márcio Resende (saxofone tenor), Ferreira Júnior (saxofone alto), Adriano Oliveira (teclado), Luciano Franco (contrabaixo e direção musical) e Denilson Lopes (bateria). Um dos grandes instrumentistas brasileiros, Ricardo Bacelar (CE), ex-integrante do grupo Hanoi Hanoi e que já tocou com nomes, como, Erasmo Carlos, Luiz Melodia e Belchior.
O ecletismo renovador do violinistaRodrigo Cardozo (CE). A descontração e as apresentações performáticas da Big Time Orchestra (PR). O jazz fusion de Ellis Mário (CE) está de volta ao Festival. O duo inusitado formado por Fernando Moura e Ary Dias (RJ), a releitura jazzística de Heitor Villa-Lobos com o projeto Villa-Lobos Injazz(RJ). O show homenagem a Tom Jobim por seu neto Daniel Jobim (RJ). Jefferson Gonçalves convida o mestre Laudir de Oliveira (RJ), que integrou junto com Milton Nascimento, Robertinho Silva, Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix e Tavito, a lendária banda Som Imaginário e que já tocou com importantes nomes da música, como Nina Simone, Chick Corea, Gal Costa e Airto Moreira.
As bandas da Casa Blues (CE) fecharão as noites com as tradicionais e aguardadas Jam Sessions.
ANTES DOS SHOWS
Antes da programação noturna, o Festival oferece programação diurna e gratuita: Café no Tom, uma conversa afinada com os artistas convidados, onde acontece um bate-papo descontraído. Nesta edição, participam os músicos Daniel Jobim, Jefferson Gonçalves, Laudir de Oliveira e Ary Dias. Ensaio Aberto, um dos momentos de interação entre artista e público, quando este acompanha os preparativos para os shows da noite. Fanta Konatê, Big Tim Orchestra, Willie Walker Band e Jacinta, serão os artistas que dividirão este momento com o público. Em seguida, entra em cena o final de tarde com mais música no Jazz ao Pôr do Sol.
Pela Cidade Jazz & Blues passaram e passam consagrados ícones da música instrumental brasileira e mundial em shows memoráveis como: Toninho Horta, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, João Donato, Leny Andrade, Wagner Tiso, Paquito D´Rivera (Cuba), Stanley Jordan (EUA), Jean Jaques Milteau (França), Scott Henderson (EUA), Frères Guissé (Senegal), Toots Thielemans (Bélgica), Magic Slim (EUA), Ravi Coltrane (EUA), Artur Menezes, Omar Puente (Cuba), Mimi Rocha, Casa do Blues, Rosa Passos, Arthur Maia, Nélio Costa, Adelson Viana, Manassés de Sousa, Moreira Chonguiça (Moçambique), Nicolas Krassik (França), J.J. Jackson & Tia Carroll (EUA), Robertinho de Recife e muitos outros nomes da nossa música. 
EXPRESSO JAZZ
A grande novidade desta edição. Oferecido pelo Festival, o Expresso Jazz & Blues possibilita que as pessoas que não têm como chegar a Guaramiranga, ou não querem dirigir até lá, possam usufruir do Festival Jazz & Blues. Trata-se de um serviço confortável e seguro, pensado para os amantes do Jazz e Blues.
Haverá disponibilidade de transporte com ar-condicionado em todos os dias do evento, com saídas pela manhã, às 10 horas. Além dos shows, as pessoas que utilizarem o serviço terão oportunidade de desfrutar da programação paralela do Festival ao longo do dia e dos inúmeros restaurantes da cidade. O retorno será à uma da madrugada, após a conclusão dos shows das 21 horas. Em Fortaleza, os transportes sairão do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé e do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com destino a Guaramiranga. Após o encerramento da programação diária, o Expresso retorna à Fortaleza, para os mesmos pontos de onde partiram.
Para embarcar nesse Expresso, basta acessar o portal e adquirir o passaporte Jazz & Blues. 
Preço do Passaporte Jazz & Blues: R$ 100,00 (preço único).
FESTIVAL DESCE A SERRA
Quando o carnaval termina, é hora de voltar pra Fortaleza! Aqui os grandes shows da Cidade Jazz & Blues acontecerão no Teatro Via Sul. No dia 19 de fevereiro, às 21h, o show de Fanta Konatê (Guiné)e no dia 20 de fevereiro, às 21h, Ricardo Bacelar (CE) e Jacinta (Portugal).
No dia 21 de fevereiro, às 19h30, os Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu, terão programação especial com oficinas e shows gratuitos de Jefferson Gonçalves (RJ), Villa-Lobos Injazz (RJ) e Casa do Blues (CE).
O Festival Jazz & Blues 2015 acontecerá de 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga e de 19 a 21 em Fortaleza/CE.
O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores: Indaiá, Agrícola Famosa, Banco do Nordeste, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Meia Sola, C Rolim, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Rede Cuca, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Coelce e GVT. É uma promoção do Diário do Nordeste e realização da Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura/ Governo Federal.
SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2015
De 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga.
Dias 19 e 20 em Fortaleza.
Dia 21 de fevereiro: Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu
Informações: www.jazzeblues.com.br

Nova paróquia em Canindé

O arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, cria hoje, uma nova paróquia em Canindé, no bairro Bela Vista, dedicada a São José.

A missa de instalação da Paróquia será também a celebração de posse de Pe. Roberto Reinaldo Pereira de Queiroz, sacerdote que já atuou na área Pastoral do distrito Caiçara, também em Canindé.
Serão atendidas pela nova paróquia os seguintes bairros na sede, Bela Vista, Riacho São Francisco, Boa Vista, Campinas, Conjunto Habitacional e Imaculada Conceição; na zona Rural, Monte Orebe, Renquengue I e II, Vista Alegre, Cachinoar, Assentamento 1º de Maio, Camarão II, Agreste, Madeira Cortada, Cachoeira São José, Ipueira dos Gomes, Longar, Boa Hora, Retiro, Sousa e Transval.
Até então Canindé contava apenas com uma paróquia, a de São Francisco, responsável pelo Santuário. Espera-se ainda para este ano a implantação da paróquia de Caiçara e em breve, a paróquia de São Pedro no Alto do Moinho, como também a separação da Paróquia de São Francisco do Santuário sendo assim, ficará a Paróquia de São Francisco das Chagas com a matriz de Nossa Senhora das Dores.

Amanhã


Estadão


O POVO


Matou a Pauta hoje


Mania de Explicação


Fill Sete


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Coluna Esportes-O Estado

RODÍZIO NO ARBITRAGEM
Levantamento feito pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF) constatou que em cinco rodadas do Campeonato Cearense 2015, quase todo o quadro principal de árbitros já apitou jogos no Cearensão 2015. Entre os assistentes a rotatividade também é notável. Ao término da quinta rodada são 20 jogos e 26 auxiliares utilizados. Dos mais tradicionais a estreantes, as escalas de arbitragem do Cearensão 2015 apresentam nomes diversificados rodada a rodada. O espaço entre repetições também é pertinente. Apenas cinco árbitros já comandaram dois jogos até a quinta rodada. O presidente da Comissão de Arbitragem, Milton Otaviano, vê como importante e necessário o “rodízio do apito”. Para Milton, a flexibilidade que a CA/FCF tem para fazer escalas (que vão a sorteio) é fruto do trabalho de ampliação do Quadro de Árbitros da FCF. A FCF tem 33 árbitros, sendo 20 do Quadro A. Em cinco rodadas, 15 árbitros diferentes já apitaram jogos. Foram escalados duas vezes até aqui: Almeida Filho, César Magalhães, Cleuton Lima, Glauco Feitosa e Gleysto Gonçalves. Estreou este ano no Cearensão Série A: Luciano Miranda, que apitou Horizonte 1x0 São Benedito. São 30 assistentes, sendo que 26 já atuaram no Cearensão 2015. O campeão de escalas até a rodada agora é Samuel Oliveira, que trabalhou em três partidas.

SÓ DOIS - Horizonte e Icasa são os únicos invictos no Cearensão 2015, após cinco rodadas.
CAIU - No Grupo A-2 não tem mais nenhum invicto. O último, o Guarany de Sobral caiu para o Maranguape, no Juncão, na quarta-feira.
DISPARA - O Ceará disparou na liderança do A-2 com 12 pontos, após fazer 2 a 0 no Itapipoca.
REI DO EMPATE - O Fortaleza é o rei do empate. Em cinco jogos, empatou três. Rendimento de apenas 40%.
18H45 - Ceará x Guarany de Sobral, amanhã, às 18h45, no Presidente Vargas, abre a sexta rodada do Cearensão 2015.
DOMINGO I - No domingo tem mais três jogos. Pelo Grupo A-2, às quatro da tarde, o Maranguape recebe no Presidente Vargas, o Guarani de Juazeiro.
DOMINGO II - Pelo Grupo A-1, às quatro da tarde, jogam no domingo: São Benedito x Fortaleza, no Domingão; e Icasa x Horizonte, no Romeirão.

PIOCERÁ 2015
Termina hoje, na Praça central de Beberibe, o Piocerá 2015. O enduro-rally, que abre a temporada brasileira, movimenta pilotos de mais de 20 estados e leva além do esporte cidadania para as comunidades carentes por onde o Piocerá passa. São doações de livros, kits de higiene, óculos, cestas básicas e consultas de oculistas. Destaques até agora nas categorias de 4x4, motos, quadriciclos e UTVs os pilotos cearenses Lucas Barreto, Vinicius Silva, José Augusto Neto e Wellington Rezende Júnior; o maranhense Artur Júnior; e o piauiense Philipe Melão. 

UM GOL - As defesas menos vazadas no Cearensão 2015 estão no Grupo A-1. Icasa e Quixadá só levaram um gol.
DOIS GOLS - No Grupo A-2 as defesas que menos levaram gols foram do Ceará e Guarany de Sobral, com dois gols cada uma.
CINCO GOLS - A defesa do Fortaleza é a segunda mais vazada no Grupo A-1 com cinco gols tomados.
OITO GOLS - A defesa mais vazada do Cearensão 2015 é do São Benedito, com oito gols levados.
BOLA BRANCA - Assisinho, artilheiro do Cearensão 2015, com quatro gols. Fez a metade do melhor do ataque, o do Ceará, que marcou oito gols.
BOLA PRETA - Defesa do Itapipoca, uma das mais vazada do Cearensão 2015, com sete gols. O pior é que o ataque não fez nenhum gol.

HIPISMO

Um ganho para o esporte cearense. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anuncia o resultado final do ranking nacional 2014 e o Centro Hípico Harafah conta com alunos nessa lista. Na categoria Mini Mirim, Mel Tibúrcio Castelar foi a campeã e João Manuel Caminha Gentile (foto) ficou em 10º lugar. Já na categoria Amador A, Uinie Caminha conquistou a quarta colocação. Mel e João disputaram com mais de 100 esportistas de todo o Brasil e, Uinie, mais de 250.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ceará hoje


Agenda de amanhã de Camilo

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) tem a seguinte agenda para amanhã:
  • 11 horas - Posse da Diretoria-Executiva e  do Conselho Deliberativo da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), no auditório da Superintendência do Banco do Brasil (Avenida Santos Dumont, 2889).
  • 14 horas - Reuniões internas, no Palácio da Abolição.
  • 16 horas - Posse da desembargadora Iracema do Vale, na presidência do Tribunal de Justiça do Ceará.

Refinaria x Anacés

  1. Reunião agendada para 9 de fevereiro também analisará possíveis impactos da suspensão do projeto da Refinaria Premium II para a reserva
  2. Taba dos Anacés: MPF e Anacés discutirão problemas na implantação de reserva indígena no Ceará -

Camilo Santana com BID


5 h · 
Me reuni nesta manhã, no Palácio da Abolição, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Conversamos sobre assuntos de extrema importância para o estado, como o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares) e a Saúde. Participaram comigo os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Carlile Lavor (Saúde) e Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social).
Fotos: Carlos Gibaja
Curtir ·  ·  · 1911917

Estágio na BR

A companhia lançou, nesta quinta-feira (29/01), o Programa de Estágio de Estudante Petrobras 2015. O edital do processo de recrutamento e seleção está disponível emwww.petrobras.com.br.

O processo oferece vagas para cadastro de reserva em diversas formações de nível médio, técnico e superior, distribuídas pelas unidades da companhia, em todo o país. Ao todo as vagas contemplam 45 cidades de 17 estados.

Os estudantes poderão se inscrever, entre os dias 3 e 26 de fevereiro, no site da Petrobras, para até três vagas, indicando a ordem de prioridade, da mais prioritária para a menos prioritária.

Seleção e contratação

O processo de recrutamento e seleção será executado em conjunto com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e realizado em duas etapas de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

A primeira etapa será realizada online e composta da análise de pré-requisitos e avaliação de conhecimentos básicos. Os inscritos deverão fazer uma prova online nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 8h às 18h (horário de Brasília). A avaliação será composta de 60 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Raciocínio Lógico e 20 de Conhecimentos Gerais. Os resultados desta etapa estarão disponíveis no site da Petrobras no dia 9 de março.

Já a segunda etapa será presencial e composta de entrevista para avaliação de conhecimentos específicos e habilidades. De acordo com a conveniência e a necessidade da Petrobras, os candidatos poderão, durante a vigência do processo de seleção e recrutamento, ser convocados para esta etapa, observada a classificação obtida na prova online e a prioridade indicada pelo candidato na inscrição.

As convocações para a segunda etapa serão realizadas pelo CIEE por e-mail e/ou contato telefônico. Os candidatos convocados e aprovados para as entrevistas serão encaminhados para a realização do exame admissional.

Carga horária e bolsas

A carga horária do estágio poderá ser de 20 ou 30 horas semanais (condicionado aos requisitos dispostos em cada vaga). Os estágios de 40 horas semanais serão permitidos exclusivamente para estudantes matriculados em cursos que alternem aulas teóricas e práticas, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, desde que esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

Os candidatos podem obter mais informações junto ao CIEE pelo e-mail petrobras2015@cieerj.org.br.

Sobral


29 cidades cancelam Carnaval no CE

Todos os municípios cearenses que não haviam se manifestado sobre realização de Carnaval e que agora estão lançando editais, ou aqueles que estão revendo posição sobre o patrocínio de festas, terão o processo licitatório integralmente acompanhado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Essa é a orientação do presidente do órgão, conselheiro Francisco Aguiar, com desdobramento até o início do período momino. Os valores acumulados para os contratos previstos já superam a casa dos R$ 9 milhões.
Atá agora 52 Municípios acompanhados - 47 Municípios Inspecionados in loco.
Semana de 19 a 23/01
- 16 municípios iriam realizar festividades (Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Cascavel, Fortim, Granja, Pacoti, Palhano, Paraipaba, Paracuru, São Benedito, São Gonçalo do Amarante e Viçosa do Ceará);
- 24 municípios não iriam realizar festividades (Acopiara, Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Caucaia, Coreaú, Crato, Eusébio, Guaramiranga, Iguatu, Itarema, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Mauriti, Massapê, Moraújo, Mulungu, Pacajus, Palmácia, Russas, São Luis do Curu, Sobral e Ubajara);
- Sete municípios estavam indefinidos (Icapuí, Ipu, Itapipoca, Maracanaú, Pindoretama, Trairi e Várzea Alegre);
- Valor das contratações até o final da semana de 23/01 - R$ 6.526.651,40 - 72% menor de 2014 - R$ 23,5 milhões.
Atualização dos dados em 29/01/2015 – 10:30
- 19 Municípios irão realizar festividades.
Da listagem inicialmente mencionada: Beberibe(R$ 792.256,65); Bela Cruz (R$ 93.000,00) e Viçosa do Ceará (150.000,00) desistiram dos festejos.
Já Icapuí, que encontrava-se no rol dos indefinidos, lançou Edital para a realização de festividades no valor de R$ 327.637,57.
Granja retificou o Edital alterando o valor estimado de R$ 360.000,00 para R$ 440.900,00.
Cascavel disponibilizou seus dois Editais passando o valor inicialmente informado de R$ 400.000,00 para R$ 511.143,59.
Aracati disponibilizou a licitação relativa ao fornecimento de lanches e refeições no valor de R$ 165.400,00, agregando ao valor de R$ 1.880.300,00, passando assim para R$ 2.045.700,00.
Pacoti alterou o valor inicialmente divulgado de R$ 100.000,00 para R$ 123.666,77.
ITAIÇABA, CARNAUBAL, JAGUARUANA, HORIZONTE, TIANGUÁ, ORÓS e BREJO SANTO, apesar de não terem feito parte do escopo da fiscalização in loco, lançaram Editais para realização do Carnaval 2015.
Desses municípios, até o momento, apenas BREJO SANTO E ORÓS anunciaram a revogação do Edital.
ITAIÇABA - VALOR ESTIMADO EM R$ 247.953,18
CARNAUBAL - VALOR ESTIMADO EM R$ 4.000,00
JAGUARUANA - VALOR ESTIMADO EM R$ 682.295,00 
HORIZONTE - VALOR ESTIMADO EM R$ 1.477.853,01
TIANGUÁ - VALOR ESTIMADO EM R$ 689.241,50
- 29 municípios não irão realizar festividades. Da listagem inicialmente mencionada foram acrescentados os municípios de: Beberibe, Bela Cruz, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
- Quatro municípios estão indefinidos: Ipu, Itapipoca, Maracanaú e Pindoretama.
- Valor das contratações até o dia 28/01 - R$ 9.301.486,37 – 60,42% menor de 2014 - R$ 23,5 milhões
Toda a documentação está sendo solicitada pelo TCM para análise.
O TCM continua acompanhando as publicações de Editais no Portal de Licitações do órgão, nos meios de comunicação, e, em especial, nos municípios que ainda não receberam fiscalizações.

Em São Gonçalo

Dando continuidade ao programa “Governar com o Povo”, o município de São Gonçalo do Amarante realiza neste sábado (31), às 14 horas, o II Fórum da Municipalidade.
O evento acontece na quadra da Escola Tasso Jereissati da sede e espera reunir um público de cerca de 150 pessoas, oriundas de 14 localidades. Realizado através da Secretaria de Governo, o propósito do encontro é tornar a gestão cada vez mais participativa, construindo um diálogo aberto com a população.
O Fórum reunirá o prefeito, Cláudio Pinho, gestores, entidades de classe, conselhos e associações do município pra discutir ações e projetos dos distritos e localidades.
“Pensando junto, fazendo junto por um São Gonçalo cada vez melhor” será o tema abordado. A primeira edição do Fórum da Municipalidade foi realizada em São Gonçalo, em julho de 2014.

No Via Sul


No Teatro Via Sul


Mais Médicos


Tweets

Ver 2 novos Tweets
  1.   retweetou
    Hoje, dia 29 de janeiro, às 20h termina o prazo para as inscrições de Médicos para o Programa .

Futricas Cearenses

  1. O Bloco Matou a Pau...ta! completa uma década de folia homenageando o jornalista Francisco Félix, presidente da Crônica Carnavalesca do Ceará.
  2. Os desfiles serão realizados nos dois próximos sábados (31 de janeiro e sete de fevereiro), com concentração na Praça Murilo Borges, no Centro de Fortaleza, a partir das cinco e meia da tarde.
  3. Após o esquenta, com a banda de metais Boca Folia, os foliões seguem em cortejo pela Floriano Peixoto até a Praça do Ferreira, onde serão recebidos em grande estilo pelo bloco “Concentra, mas não sai”.
  4. “Homenagear Francisco Félix representa o reconhecimento do Matou a Pau...ta! ao jornalista que tem em seu currículo o mérito de manter vivas a tradição e a história da Crônica Carnavalesca, iniciada em 1948, com a coroação anual da Realeza Momina de Fortaleza”, afirma a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro.
  5. Apoiado pelo Edital da Prefeitura Municipal, o Matou a Pau...ta! desfila ininterruptamente no Pré-Carnaval de rua da cidade desde 2006. O bloco é uma agremiação de jornalistas, radialistas, sindicalistas, estudantes universitários, familiares, simpatizantes e quem mais desejar brincar ao som de marchinhas carnavalescas, que lembram os antigos carnavais.

Esportes-O Estado

VERDADES DO JUDÔ
O especialista Mário César Martins esclarece que o Judô é uma alternativa para o esporte escolar. Sensei Marinho, como é conhecido, destaca que o Judô "é como uma poupança feita durante a infância para fortalecer os códigos morais dos atletas na pré-adolescência e na adolescência". O especialista lembra que "antes de enxergar os treinos como a solução para controlar a energia da criança, os pais devem entender que, muitas vezes, o gasto energético não é grande o suficiente para este efeito que muitos esperam, de cansar o pequeno atleta". Para Sensei Marinho, os pais devem conhecer o professor de Judô e também saber os conceitos e objetivos do esporte, "para verificar se eles vão de encontro das crenças da família". O especialista enumera as vantagens do Judô: "além do fortalecimento da estrutura física dos praticantes, o Judô ajuda a construir a personalidade da criança; equilíbrio físico e mental. A criança passa a confiar em si própria e na capacidade de realizar conquistas, ao mesmo tempo que tem noções de hierarquia e entende que é fundamental respeitá-la para ter sucesso nestas conquistas. Com o Judô as crianças aprendem a cair, protegendo a cabeça e evitando consequências mais graves". Sensei Marinho tem 30 anos de Judô, atuando em escolas, clubes,a associações e academias brasileiras. Ele foi bicampeão brasileiro de Judô (1984-1985).

PIOCERÁ I - Termina amanhã com chegada em Beberibe, a 28ª edição do Piocerá.
PIOCERÁ II - Hoje, a partir das sete da manhã, o enduro-rally segue de Crateús para Quixadá, passando por Quixeramobim.
PIOCERÁ III - O Piocerá tem hoje competições de motos com 319 quilômetros; quadriciclos, UTVs e carros 4x4 em 302 quilômetros.
PENÚLTIMO - Com a derrota de 90x63 para o Minas, na última rodada, o Basquete Cearense agora é o penúltimo no Novo Basquete Brasil (NBB).
HOJE - Hoje, o Basquete Cearense enfrenta em Uberlândia (MG), o Unitri/Energizer.
18 JOGOS - Em 18 jogos pelo NBB, o Basquete Cearense venceu apenas quatro. São 14 derrotas acumuladas.

SEGUNDONA DO CEARENSÃO
Em primeiro de março começa a Segundona do Cearensão 2015. Pela primeira vez disputará a Segundona, o Ferroviário, que estreia contra o Tiradentes. Na rodada inaugural tem ainda: Barbalha x Crato, América x Uniclinic, Nova Russas x Crateús, Trairiense x Itapajé e Arsenal, de Caridade x Maracanã, de Maracanaú. Campeão e vice sobem para a Primeirona do Cearensão 2016. A coluna vai acompanhar de perto a Segundona do Cearensão e mostrar o desempenho de seus 12 participantes.

HORIZONTE - O Horizonte fez 1 a 0 no São Benedito, pelo Grupo A-1 do Cearensão, abrindo a série de jogos de volta.
SÃO BENEDITO - O São Benedito continua sem somar pontos. Em quatro jogos, quatro derrotas.
INVICTO - O Horizonte permanece invicto.
50 MIL - Começa hoje a venda dos 50 mil ingressos para Ceará x Fortaleza, pela Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira, na Arena Castelão.
30 REAIS - A cadeira superior custa R$ 30,00.
40 REAIS - A cadeira inferior vale R$ 40,00.
BOLA BRANCA - Para Cuca Radical, um programa que o Cuca Jangurussu vem desenvolvendo com grande participação.
BOLA PRETA - Para Adalberto (Fortaleza) e Albano (Horizonte), que foram os primeiros no Cearensão 2015 a completarem três cartões amarelos.

FUTEBOL AMERICANO
O cearense Kaléo Melo, de 23 anos, está na Seleção Brasileira de Futebol Americano. O que começou como brincadeira hoje é coisa séria para ele. O sonho virou realidade graças ao apoio de treinadores, familiares e da patrocinadora Marquise Incorporações. No mês passado, o Brasil fez treinamento intensivo no Rio de Janeiro, já pensando na Copa do Mundo. No próximo sábado (31), Kaleó estará no Panamá, para uma partida do Brasil contra Panamá. O jogo contra Panamá é decisivo para uma vaga do Brasil no Mundial. "Se ganharmos, conquistaremos uma vaga para a Copa do Mundo de Futebol Americano, que acontecerá em Ohio, em julho próximo", destaca o cearense. Kaléo sempre foi apaixonado por esportes. Antes do Futebol Americano, praticou Natação, Judô, Capoeira, Vôlei e Basquete. No Futebol Americano, o cearense é linebacker (joga na linha de defesa).

Seguidores

Arquivo do blog