sábado, 14 de fevereiro de 2015

Seis gols para sete pagantes

  • Foi quase um gol para os sete torcedores que pagaram para assistir Quixadá 2x4 Icasa, hoje, no Juncão, em Sobral, pelo Cearensão 2015.
  • O Icasa termina como líder do Grupo A-1. O Fortaleza é o segundo e o Quixadá, o terceiro.

Mais de 600

No Domingão (Horizonte x Fortaleza): Público pagante: 604 Não pagantes: 103 Renda: R$ 8.948,00

Podem acreditar...

No Junco (Quixadá x Icasa): Público pagante: 07 Renda: R$ 70,00

Na Domingos Olímpio


Combate ao sarampo

O Carnaval é bom demais. Tanto para quem vai à folia como quem aproveita o feriadão para descansar. Melhor ainda é viver o Carnaval com saúde, sem sarampo.
Se tiver febre fique em casa, evite contatos e procure uma unidade de saúde. O sarampo é uma doença altamente transmissível de pessoa para pessoa ao falar, tossir e respirar.


FIQUE SABENDO MAIS SOBRE SARAMPO


O que é?
É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada [vesículas], responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Qual o agente envolvido?

Vírus do Sarampo que pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

Quais os sintomas?

Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). É durante o período exantemático que, geralmente, se instalam as complicações sistêmicas, embora a encefalite possa aparecer após o 20° dia.

Como se transmite?

É de quatro a  seis dias antes até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.

Como tratar?

Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. É recomendável a administração da vitamina A em crianças acometidas pela doença, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado.

Quais os cuidados necessários?

As mulheres grávidas não devem receber a vacina contra a rubéola. Elas devem esperar para serem vacinadas após o parto.
Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegido contra a rubéola. Um exame de sangue (sorologia) requisitado pelo seu médico pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.

Fonte:
 Ministério da Saúde

Morre Ésio do Nascimento


Foi com grande pesar que recebi hoje a notícia da morte do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará, Ésio do Nascimento e Silva. Além de amigo, era meu companheiro de profissão dos mais dedicados e que lutava pelas causas dos agricultores cearenses. Deixo meus sentimentos aos familiares e amigos.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Vai ter Carnaval

O Social Food Park é uma das grandes atrações do Carnaval Social – Porto das Dunas 2015, que acontece de 14 a 17 de fevereiro na famosa praia cearense. O projeto é fruto da parceria entre a Baladeira Inovações, responsável pelo Lá Fora – Food Park, e a produtora cultural Social Music.
Entre os confirmados do Social Food Park estão expositores de sucesso do Lá Fora, como El Chancho (sanduíche de porco), Freakadelik(freak sausage com batata rosti, salada de batata, chucrute e pão alemão), La Burrata (sanduíches), Pão com Ovo (pão com ovos, bacon e queijo gratinado), Seu Pudim (pudim gourmet), Spot Churros (churros gourmet), Dor’s (sucos), Mr. Sacolé (dindins de frutas), Don Paletas (paletas mexicanas), Espetinhos Espetáculo (espetinhos gourmet) e Wrappin’ (wraps).
Segundo Alex Façanha, diretor criativo da Baladeira Inovações, o Social Food Park surge para elevar a qualidade gastronômica do evento. “O Carnaval é um período em que as pessoas gastam muita energia, então a ideia é oferecer opções culinárias diversificadas para os foliões estarem sempre prontos para curtir o Carnaval Social. Usaremos nossa receita de sucesso aplicada no Lá Fora para proporcionar uma experiência especial”, afirma.
Com grande estrutura de palco, som e luz, a Arena Social estará localizada na praia do Porto das Dunas, a 600 metros da entrada principal do Beach Park. A programação contará com apresentações da banda baiana Oito7Nove4, Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Israel Novaes, Kátia Cilene e Aduílio Mendes, Gabriel Diniz, MC Sapão, Forró Real, Samyra e Forró 100% e Matheus Fernandes.
Serviço
Social Food Park no Carnaval Social – Porto das Dunas 2015
Data: 14 a 17 de fevereiro de 2015
Horário: 17h à 01h (funcionamento do food park)
Informações sobre o Carnaval Social: (85) 3264.8091

Vai dar praia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), informa nesta sexta-feira (13) a balneabilidade das praias de Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e litorais Leste e Oeste do Estado para o feriado do Carnaval 2015.

Na Capital, a orla marítima conta com 21 pontos próprios para banho, esportes aquáticos e atividades recreativas de contato primário. O monitoramento é realizado de acordo com os padrões da resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As amostras são coletadas semanalmente pela equipe da Geamo.

RMF e litoral do Estado

O boletim de balneabilidade da RMF mostra que 100% dos pontos estão ideais para banho. Já os trechos do litoral do Estado, com exceção da área da Baleia, encontram-se ideais para atividades recreativas.

Contudo, a Semace alerta que os resultados podem ser modificados devido à ocorrência de chuvas, aumento da maré, presença de animais no entorno, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias.

Além do portal da Semace, os pontos próprios e impróprios podem ser acessados nas redes sociais Twitter (@semace), Facebook (semace.gov), bem como o site do Governo do Estado.

Confira o resultado dos pontos monitorados:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus

Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros

Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o INACE (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTEPosto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes

Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros

Posto 29– Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30– Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará


Confira o resultado das análises na RMF:
COFECO
Porto das Dunas
Prainha
Presídio
Iguape
Barro Preto
Batoque
Barra Nova
Icaraí
Tabuba
Cumbuco
Lagamar do Cauípe
Pecém
Taíba


Litoral cearense:

LESTETabubinha
Morro Branco Velho
Praia das Fontes
Canto Verde
Pontal de Maceió
Canoa Quebrada
Majorlândia
Quixaba
Redonda

OESTE
Paracuru
Lagoinha
Flecheiras
Mundaú
Baleia
Icaraí de Amontada
Almofala
Arpoeiras
Jericoacoara
Camocim
Bitupitá

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

De Gol

A Gollog, unidade de transporte de cargas da GOL, transportará, nessa semana, mais de 460 mil peças entre óculos, armações, colírios, equipamentos oftalmológicos e produtos de higiene pessoal para o Ceará, em apoio ao projeto “Boa Visão, Boa Educação”. Esses materiais serão distribuídos na ação social realizada pela Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, no Posto de Saúde da Praia do Preá, em Jericoacoara.
A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes em idade escolar e tem como objetivo – por meio de consultas e avaliações com especialistas – investigar, prevenir e cuidar dos problemas de saúde ocular, um dos principais motivos de atraso na alfabetização desta faixa etária.
Essa é a segunda vez que a Gollog atua no apoio a projetos sociais da Fundação Dr. Rubem Cunha. Em outubro de 2014, em parceria da entidade com a estilista Martha Medeiros, a companhia transportou o mesmo material em prol do projeto “Olhar do Sertão”, que levou assistência oftalmológica a uma comunidade de mulheres rendeiras e suas famílias no interior da Paraíba.

SOBRE A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a maior companhia aérea de baixo custo e melhor tarifa da América Latina, opera cerca de 910 voos diários para 69 destinos, sendo 15 internacionais na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 700 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfólio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Estadão


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sobral


MRV Engenharia

Líder nacional no mercado de imóveis econômicos e uma das grandes representantes do mercado da construção civil no país, a MRV Engenharia há muitos anos trabalha o tema sustentabilidade mas instituiu o ano passado como o “Ano da Sustentabilidade” na companhia como forma de dar mais foco ainda ao tema. As iniciativas que já eram realizadas foram intensificadas e novas ações foram implementadas com o objetivo de minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente e contribuir ainda mais significativamente para os municípios onde está presente.
O gestor Executivo de SSMA da MRV, José Luiz da Fonseca, ressalta que é comum as pessoas confundirem sustentabilidade com ações voltadas somente para o meio ambiente. “Na MRV enxergamos que ser sustentável requer pensar e agir nas diversas dimensões da vida: bem estar social, econômico, ambiental e como cidadão. Dentro dessa visão desenvolvemos uma série de projetos ao longo do ano nessas diversas dimensões que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades”, destacou o executivo.
Dentre as principais ações desenvolvidas ao longo do ano, José Luiz ressalta como destaques a obtenção das certificações ISO 14001 e OSHAS 18.000; a inauguração de 97 escolas de alfabetização dentro dos canteiros de obras atendendo a mais de 1750 alunos operários; a implantação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições do Trabalho na Indústria e Construção nos municípios de Araucária, Cuiabá, Campo Grande e João Pessoa. “Também investimos de mais de R$ 95 milhões em contrapartidas; segregamos 60% dos resíduos dos canteiros de obras; realizamos a doação de R$ 500 mil para o Criança Esperança e superamos a meta anual com o plantio de mais de 113 mil mudas de árvores. No ano passado, a MRV reciclou mais de 9,43 toneladas de papel nos escritórios da MRV, implicando na economia de 920.000 litros de água e 33.000kw/h de energia e promoveu arrastões de limpeza ecológica nos rios Piracicaba e Jundiaí Mirim e na praia de Ponta Negra em Natal, além da doação de 284 computadores para entidades de assistência social”, detalhou.
“As questões que envolvem a Sustentabilidade vieram para ficar e fazer parte do dia a dia das empresas e acredito que em 2015 faremos ainda mais e melhor não apenas – o que já fazemos há muitos anos – mas também em outras áreas importantes como Responsabilidade Social e Geração de Riquezas”, acrescentou o José Luiz.
Mais informações:
Programa Escola Nota 10 é uma iniciativa da MRV Engenharia e tem como propósito erradicar o analfabetismo e promover a qualificação dos operários. As aulas são realizadas nos próprios canteiros, durante o horário de trabalho através de uma parceria com o SESI, prefeituras e sindicatos.
Plantio de árvores: Prioridade nas ações de preservação ambiental, em quatro anos, a MRV Engenharia já realizou o plantio de mais de 450 mil árvores em todo país desde o início do projeto, em 2012. Anualmente a construtora estabelece metas de plantio e sempre segue as orientações das diretrizes governamentais e secretarias de meio ambiente, privilegiando o uso de espécies nativas e que estejam adequadas ao clima e solo das cidades onde foram plantadas.
Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção: Fruto da discussão entre o governo federal, as entidades representativas dos empresários e trabalhadores do setor, o Compromisso Nacional é uma parceria entre as instituições que prevê avanços e inovações nas relações e condições de trabalho, além de assegurar aos trabalhadores direitos fundamentais como saúde, segurança, qualificação e proteção social. A MRV Engenharia é a única empresa da construção leve a aderir ao pacto em todo país e em 2014 implantou o projeto em quatro cidades, com adesão de quatro canteiros de obras.
Certificações: Em 2014, a MRV Engenharia recebeu duas certificações da RINA, que estabelecem padrões rigorosos na gestão de segurança, saúde e meio ambiente. A construtora foi certificada pela norma OSHAS 18001- Saúde e Segurança do Trabalho e IS0 14001- Gestão Ambiental.
Contrapartidas: Em todas as cidades onde está presente a MRV Engenharia realiza investimentos na melhoria da qualidade de vida da população local. Só no ano passado a construtora investiu mais de 95 milhões em ações como revitalização de praças, parques e áreas de lazer, construção de escolas, postos de saúde, estações de tratamento de esgoto, pavimentação de vias urbanas e outras melhorias nas regionais.

Shopping Parangaba

Responsabilidade social também é um dos compromissos do Shopping Parangaba. Este mês, o centro comercial realizou a entrega de mais de 300 quilos de alimentos para o Abrigo Tia Júlia, Instituição localizada no bairro Parangaba que atende integralmente crianças em situação de risco pessoal, social e abandono.
A arrecadação para o Abrigo aconteceu durante as inscrições para o 2º Campeonato de Videogame do Shopping.
"Ao trabalharmos nossas ações, sempre pensamos em uma maneira de integrar as Instituições locais, como ONGs e Associações beneficentes. Procuramos ajudá-las da melhor maneira possível, de acordo com a necessidade de cada uma", explica Leonardo Franco, superintendente do Shopping Parangaba.

No Carnaval 2015

O North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping estão com uma programação especial para o feriado de Carnaval. Aqueles que não vão viajar podem aproveitar a programação dos shoppings com muito lazer e entretenimento.

No North Shopping Jóquei, o sábado de Carnaval, 14/02, vai ser uma ótima opção para a criançada. A partir das 16h terá um bailinho infantil com concurso de fantasias ao som da banda Dó-Ré-Mix.

Nos demais dias a opção é curtir o cinema e o Game Station. A programação do cinema pode ser conferida no site www.cinepolis.com.br. E o Game Station está com uma mega promoção para o Carnaval: 50% de desconto no valor da jogada da máquina.

No Via Sul Shopping a mega promoção é no cinema. O cliente poderá comprar três ingressos por R$ 12,00. Mais informações é só acessar www.centerplex.com.br. Já no North Shopping Maracanaú

Confira o horário de funcionamento de cada shopping:
North Shopping Jóquei
14/02 – Sábado: Funcionamento normal de 10 às 22h.
15, 16, 17/02 – Domingo, segunda e terça-feira: Lojas e quiosques fechados e praça de alimentação funcionará de 11h30 às 20h30 (abertura facultativa).
18/02 - Quarta-feira: De meio-dia às 22h funcionarão lojas e quiosques. A praça de alimentação abre às 11h às 22h.

Via Sul Shopping
14/02 – Sábado: Funcionamento normal de 10 às 22h.
15, 16, 17/02 – Domingo, segunda e terça-feira: Lojas e quiosques fechados e praça de alimentação funcionará de 11h às 22h (abertura facultativa).
18/02 - Quarta-feira: De meio-dia às 22h funcionarão lojas e quiosques. A praça de alimentação abre às 11h às 22h.

North Shopping Maracanaú
14/02 – Sábado: Funcionamento normal de 10 às 22h.
15, 16, 17/02 – Domingo, segunda e terça-feira: Lojas e quiosques fechados e praça de alimentação funcionará de 11h às 20h30.
18/02 - Quarta-feira: De meio-dia às 22h funcionarão lojas e quiosques. A praça de alimentação abre às 11h às 22h.

No Dragão

Eliana Carneiro - Cia. Os Buriti estreia em Fortaleza o espetáculo de dança teatro “Imagens do Sagrado – Blima”, no teatro Dragão do Mar. Protagonizado por Eliana Carneiro, intérprete criadora carioca radicada em Brasília e diretora da Cia. e do espetáculo, o solo será apresentado de amanhã (13) a domingo (15), às 20 horas. Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, “Imagens do Sagrado – Blima” está em turnê pelo país por quatro cidades. Apoio e Realização –Funarte – Fundação Nacional de Artes – Centro de Artes Cênicas/Coordenação de Dança – Ministério da Cultura. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013.
“Imagens do Sagrado – Blima” é um solo em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas no Livro da Criação da Kabala: a árvore da vida, as seis direções do mundo, o ar, a água e o fogo.
Também na programação, Eliana Carneiro ministrará uma oficina gratuita, “O Sagrado na Dança e no Corpo” dia 12 de fevereiro de 15h às 18h no Dragão do Mar, inscrições no local. * VER Texto abaixo sobre a oficina especificamente.

“IMAGENS DO SAGRADO – BLIMA”

Sinopse

Um solo de dança teatro de Eliana Carneiro, em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas no Livro da Criação da Kabala: a árvore da vida, as seis direções do mundo, o ar, a água e o fogo. O corpo se torna um elo de comunicação com o “inefável dos mistérios” - a porta para estados alterados de consciência. Busca-se o gesto simbólico e sublime que atravessa o tempo e as culturas para revelar o indizível, o incomunicável.




Ficha Técnica

Imagens do Sagrado - Blima

Concepção e interpretação – Eliana Carneiro

Músicas de - Arvo Part, Behnam Manahedjl e Graham Fitkin 

Criação de luz – Camilo Soudant

Eliana veste Cristina Cordeiro

Produção: Os Buriti Produções Artísticas



Gênero: Teatro-Dança

Tempo de duração : 60 min
Classificação: Livre





A montagem




Imagens do Sagrado - Blima é um solo de dança teatro de Eliana Carneiro em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas nas tradições kabalísticas, nas pinturas sacras da renascença cristã, na relação com as seis direções do mundo e com os elementos da natureza. Busca-se o gesto simbólico e ritualístico que atravessa o tempo e as culturas para revelar o indizível, o incomunicável. Voltamos às origens da dança como elo ritual e evocativo do sagrado na criação de significados para a existência e para a percepção de nossos corpos. O corpo se torna um elo de comunicação-interação com o divino - com o “inefável dos mistérios” - a porta para estados alterados de consciência.



Em Imagens do Sagrado - Blima Eliana Carneiro se inspira em textos do Livro da Criação que fundamentam a Kabala, datados do primeiro milênio, época da mística de Merkavá que surgiu no centro do oriente. O espetáculo evoca também, imagens bíblicas cristãs numa fusão arquetípica da eterna busca do sagrado através dos tempos e de culturas distintas. O sofrimento, o desespero, a entrega, a renúncia e o êxtase místico no encontro com o divino. Eliana dança dentro de uma roda formada pelo público relacionando-se com cada pessoa, olhando-as nos olhos. Essa proximidade cria um diálogo, uma intimidade e uma cumplicidade forte, delicada e indescritível.



O público é convidado a vivenciar um processo de síntese arquetípica e de ampliação de sua percepção do que pode ser denominado o “êxtase” e o “sublime”, temas pouco explorados na dança. Uma dança que também se traduz na simplicidade de gestos e rituais, na relação com as energias sutis e com a harmonia.O espetáculo também tem uma outra versão para palcos italianos.



Blima significa “extraordinário”, “sem existência” e “sem substância”; assim como, a possibilidade de trazer o infinito para o finito, o ilimitado ao limitado e de tornar o impalpável, palpável e manifesto. Em Imagens do Sagrado –Blima, a dança atravessa o tempo, as religiões, os corpos. Corpos que são sempre a porta, o elo de transmissão para as manifestações do divino e que traduzem a experiência mística e do sagrado através de gestos simbólicos, de adoração, doação, irradiação, purificação e devoção. Corpos em diversos estados de comunhão, oração, transe e êxtase.



Temporadas: Centro de Cultura Judaica de São Paulo (2012), 5* Mostra Lugar Nômade de Dança São Paulo (2012), Teatro SESC Garagem Brasília (2013), Festival Cena Contemporânea (2014) Brasília, Festival Movimento D. (2014) Brasília, Funarte MG (2014). Prêmio Circulação Klauss Vianna Funarte/2013, Funarte.



Eliana Carneiro - intérprete/diretora



Eliana Carneiro é uma intérprete-criadora que transita entre a dança e o teatro com originalidade. Recebeu importantes prêmios em São Paulo por seus solos e encenações. Carioca, escolheu Brasília para sediar a suaCia Os Buriti Teatro de Dança tendo sua filha Naira como principal parceira. Realizou inúmeros espetáculos e tournes no Brasil e no exterior. Coordena o projeto itinerante Caravana Buriti Arte Educação na Estrada em escolas públicas.




Eliana Carneiro teve uma premiada trajetória no universo da dança-teatro como solista nos anos 80. Entre os prêmios recebidos destacam-se os de “Melhores espetáculos de Dança pela APCA-Associação de Críticos de São Paulo” por seus espetáculos solos Anada e Antígonos, indicação ao “Prêmio Shell Melhor Atriz São Paulo” e “Melhor Atriz” no Festival de Cinema de Brasília pelo curta Feliz Aniversário Urbana de Betse de Paula, dentre outros. É autora e encenadora de vários espetáculos de dança-teatro encenados e premiados no Brasil, com temporadas pelo Brasil e participações em Festivais na Itália, Estados Unidos, Espanha e Portugal.




A trajetória de Eliana Carneiro pelo universo da escrita, ilustração e encenação de histórias para crianças começou em 1996 quando formou a cia Os Buriti teatro de dança em Brasília. Nos últimos anos, tem direcionado seu trabalho cênico ao público infantil e juvenil, além de coordenar a Caravana Buriti, Arte Educação na Estrada com a sua filha e parceira Naira Carneiro e a Cia Os Buriti. Recentemente retomou seu trabalho solo com o espetáculo “Imagens do Sagrado-Blima” e dirigiu os espetáculos de circo e ilusionismo “Circênicos Varietê” e “Utopia” para a Cia Circênicos de Brasília.




Eliana escreve e ilustra histórias fantásticas e mágicas que nos remetem a mundos simbólicos, multiculturais e arquetípicos. Mas o corpo, a expressividade do gesto, a arte do encontro pelo movimento, sempre conduzem suas pesquisas, inclusive em arte educação como no seu livro “O Pequeno Manual de Corpos e Danças”(Prêmio Klaus Vianna 2006).





Cia os Buriti



A Cia Os Buriti – Teatro de Dança foi criada em 1995 por Eliana Carneiro. A tônica dos trabalhos é o gesto, o movimento. O intuito é despertar a imaginação de crianças e de adultos, por meio do gesto simbólico, expressivo, e de histórias encantadoras e arquetípicas que nos remetem aos nossos antepassados. São histórias contadas com humor e magia que revelam o mistério e a poesia da vida, suas passagens, transformações e questionamentos fundamentais que animam e estruturam o nosso ser. 




O grupo percorreu inúmeras cidades brasileiras e participou de renomados festivais nacionais e internacionais com suas montagens. Em 2010 a Companhia conseguiu adquirir o Carneirinho, um ônibus-casa que vem levando toda a trupe e convidados em viagens com o projeto Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada. A Caravana oferece espetáculos-oficinas gratuitos de contação de histórias, expressão corporal, música, circo e teatro de formas animadas para escolas públicas de pequenas cidades ou de cidades com grande índice de violência, trabalhando com as crianças e com os professores e professoras.







Serviço:

“IMAGENS DO SAGRADO – BLIMA” 
ELIANA CARNEIRO - CIA. OS BURITI
Apoio e Realização : MINC- FUNARTE -Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013

Local: TEATRO DRAGÃO DO MAR – Rua Dragão do Mar 81- Praia de Iracema – Fortaleza CE­ - ­Telefone: (085) 3488-8600

Data: 13 a 15 de janeiro– sexta a domingo


Horário: 20h

Gênero: Teatro-Dança

Duração : 60 min
Classificação: Livre
Ingressos: R$10,00 (inteira) – R$5,00 (meia)

Assai no Carnaval

Na semana que antecede uma das maiores festas populares brasileira, as lojas do Assaí Atacadista contam com ofertas para os pequenos e médios comerciantes, utilizadores, transformadores e o cliente final que busca economia em compras de grande volume. A expectativa para esse ano é aumentar as vendas até 15% nos itens mais vendidos nessa época do ano, se comparado com o mesmo período de 2014.

As ofertas estão disponíveis nas 85 lojas da rede de todo Brasil. No Estado de São Paulo, destaque para os preços especiais nos itens como salsicha, hambúrguer, batata palha, linguiça, além de bebidas como cervejas, vodcas, cachaças, entre outros produtos. As ofertas de cada Estado podem ser acessadas no site da rede: http://www.assai.com.br/ofertas

O Assaí atende desde o pequeno e médio comerciante, que aproveitam essa época do ano para revender bebidas e itens de churrasco; transformadores, como pessoas que aproveitam para ganhar um dinheiro extra, com barraquinhas de cachorro-quente, pastel, churrasquinhos, entre outros; os revendedores, que se abastecem de produtos sazonais e típicos da data para alavancar seu comércio; e os utilizadores (igreja, escolas, quarteis, empresas); O Assaí também atende o cliente final, que busca economia nas compras de grandes volumes, principalmente para amigos e famílias que se reúnem para bailes de carnaval em casa, na praia, sítios, fazendas. 

A proposta da rede é ser o estoque da pequena empresa, um local em que o cliente empreendedor possa fazer a reposição diária de suas vendas sem a necessidade de compras para longos períodos e estoques. Para atender a necessidade de todos seus clientes, a rede oferece 7 mil itens entre mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, hortifrúti, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas. Baixo custo operacional, preços competitivos, mix e volumes de mercadorias adequados ao seu publico alvo são os  principais diferenciais da rede.  Consulte no site da rede os dias e horários de funcionamento das 83 lojas da rede www.assai.com.br

Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 85 unidades em 13 estados (AL, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço e está em plena expansão. Em 2013, a rede inaugurou 14 novas unidades no Brasil, chegando a cinco novos Estados e presença em quatro regiões do País. Em 2014 já são 8 novas unidades inauguradas. A rede fechou o 1º semestre de 2014 com avanço de 38% de crescimento na receita liquida, em relação ao mesmo período de 2013.

Recomendo


RioMar no Carnaval

O RioMar Fortaleza promoverá o Bailinho de Carnaval, que ocorrerá neste sábado, dia 14 de fevereiro. O Bailinho será uma excelente opção para quem for ficar na cidade no período carnavalesco e ocorrerá das 16h às 19h, na Praça de Eventos 01, próximo à Le Biscuit. A programação inclui atrações musicais com Átila Lopes & Banda Severina Brown que animará os pais e a criançada com músicas carnavalescas.
Além de contar com pintura facial, carrinho de algodão doce, animadores fantasiados, e claro muito confete, serpentina, diversão e alegria.
Um dos grandes diferenciais do Bailinho do RioMar Fortaleza é o incentivo a tradição carnavalesca da fantasia. “Estamos incentivando os pais a trazerem suas crianças fantasiadas para a festa ficar ainda mais linda”, explica a gerente de marketing do shopping, Michele Ribeiro.
A entrada para o Bailinho RioMar Fortaleza é gratuita.

Programação Bailinho do Carnaval
Data: 14/02/2015 (sábado de Carnaval)
Hora: 16h às 19h
Local: Praça de Eventos 1 –  Piso L1
Aberto ao público (gratuito)

Horário de Funcionamento RioMar Fortaleza
no Carnaval

15/02/2015 (domingo)
     Lojas e Quiosques: Fechados
     Game Station: das 10h às 22h
     Cinema: das 11h às 02h
     Alimentação: Facultativo
     Supermercados: das 9h às 20h
     Lojas Americanas: das 11h às 21h
16/02/2015 (segunda-feira)
     Lojas e Quiosques: Fechados
     Game Station: das 10h às 22h
     Cinema: das 11h às 01h
     Alimentação: Facultativo
     Supermercados: das 9h às 20h
     Lojas Americanas: das 10h às 22h
17/02/2015 (terça-feira)
              Lojas e Quiosques: Fechados
              Game Station: das 10h às 22h
              Cinema: das 11h às 01h
              Alimentação: Facultativo
              Supermercados: das 9h às 20h
              Lojas Americanas: das 10h às 22h
18/02/2015 (quarta-feira)
O shopping volta ao funcionamento normal a partir das 12h.

Enem 2015


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, abre oito mil vagas para o Academia Enem. O curso preparatório para o Enem é gratuito e os interessados devem se inscrever online (www.fortaleza.ce.gov.br) até 15 horas de 19 de fevereiro.

Para validar a sua inscrição, o aluno deverá comparecer ao Ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, número 2050, Dionísio Torres), nos dias 21 e 22 de fevereiro (de 9 às 17 horas), levando cópias e originais do documento de identificação com foto e comprovante de residência. Só a partir da validação presencial é que os alunos estarão devidamente inscritos.

As vagas são voltadas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e/ou pessoas que já o tenham concluído. Os alunos com renda familiar de até três salários mínimos e com idade entre 16 e 29 anos têm prioridade no preenchimento das vagas. As aulas terão início no dia 1º de março, no horário de 13h30 às 18h, no Ginásio Paulo Sarasate.

Os alunos receberão camisas, kit com apostilas, lanche, além de um documento de identificação para frequentar o curso. Também é possível acompanhar no site e Facebook do Academia Enem, dicas, notícias, videoaulas, simulados, novidades sobre o Enem e outros vestibulares.

Com o objetivo de tornar menos desiguais as oportunidades de ocupar uma vaga nas universidades, o Academia Enem tem como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, ela os prepara para o ingresso no concorrido mundo do trabalho. Os jovens, por sua vez, serão inseridos em processo de aprendizagem autônoma e contínua, visando sua maioridade intelectual e progresso social, levando-os a competirem em igualdade de condições.

Serviço:
Inscrições para o Academia Enem 2015
Inscrições online: De 12 a 19 de fevereiro (até às 15h), pelo www.fortaleza.ce.gov.br
Validação presencial: Sábado (21/02) e domingo (22/02), das 9h às 17h
Local: Ginásio Paulo Sarasate - Rua Ildefonso Albano, 2050 - Dionisio Torres
Mais informações: www.facebook.com/academiaenem

Sommelier

Com o portfólio repleto de cursos voltados para área de gastronomia, a Fanor | DeVry chega a sua quarta turma do curso de extensão “Sommelier Internacional”, com 24 horas/aulas de teoria e prática ministradas por Marco Ferrari, representante Fisar Norte/Nordeste e Sommelier do Ano em 2012 e 2013 no prêmio “Prazeres da Mesa”. As aulas acontecerão nos dias 21 e 28 de fevereiro e 7 de março, sempre das 8h30 às 12h30 e 14 horas às 18 horas. As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro e, para mais informações, os interessados podem ligar para (85) 3052.4804.
Com o aumento do consumo de vinhos de qualidade no mundo inteiro, Fortaleza também se inclui nessa lista de bons vinhos à disposição dos novos e antigos apreciadores da bebida milenar. Qualquer pessoa pode participar do curso: de profissionais do setor a aspirantes, e até amantes da bebida. “Para quem gosta e aprende lendo e viajando, por exemplo, é possível ampliar o conhecimento e ter uma visão mais abrangente de detalhes como técnicas corretas de degustação e armazenamento”, conta Ferrari. O Sommelier conta ainda que o trabalho deste profissional cresce assim como o consumo da bebida. “O mercado para quem busca fazer de sua paixão o seu trabalho é bastante promissor, tanto no serviço (restaurantes) como em lojas especializadas”, afirma Ferrari.
O conteúdo do curso irá abordar as funções do sommelier e a ficha de degustação; análise sensorial; viticultura; enologia (vinificação vinho branco, tinto, rose, espumante, especiais, afinamento e envelhecimento do vinho); legislação da viticultura; serviço do vinho; destilados, cervejas e outras bebidas. O curso inclui ainda serviço de degustação de vinhos e certificado emitido pela Fisar – Federação Italiana de Sommelier, associação estrangeira com o reconhecimento para a certificação de Sommelier Básico Internacional, Sommelier Profissional e Degustador de Vinhos, de acordo, portanto, com o Art.2°- Lei nº 4495/2008 - que regulamenta o exercício a profissão de Sommelier no Brasil. 
Sobre a origem do Sommelier
A palavra Sommelier vem do francês [bête de] somme = [besta de] carga + lier = amarrar, ligar, portanto, o "amarrador (ou lidador) das cargas". Em resumo, o carroceiro dos castelos e palácios, que, por transportar as pipas de vinho, acabou sendo incumbido de provar seu conteúdo antes que fosse servido aos reis e nobres a fim de evitar tentativas de envenenamentos durante o transporte. Quando da popularização dos restaurantes em Paris, no final do séc. XVIII convencionou-se que quem trazia ou transportava o vinho ficava com a obrigação de prová-lo, não só pelo motivo exposto acima, mas também para garantir se o produto era de boa qualidade. Assim, paulatinamente, nasceu a profissão como é conhecida hoje; o Sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente. Recentemente a profissão foi regulamentada no Brasil, através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas. 
Serviço:
Curso de extensão “Sommelier Internacional” na Fanor | DeVry
Inscrições: fanor.edu.br / migre.me/oulm4
Início das aulas: 21 de fevereiro de 2015
Mais informações: (085) 3052.4804 / 40

All About Energy

Lançada em janeiro deste ano, a 9ª Feira Internacional de Energias Renováveis – All About Energy 2015 já conta com alguns nomes fortes entre as empresas com participações confirmadas. Entre essas, CTZ , Acciona, Cortez Engenharia, Salco Logistics, FC Solar, Dupont, Braselco, Ziatech, Lomacon, Energia Bussiness, itaipu Binacional , Abinee, Abimaq e Afitech Solar.
Realizada pelo IDER – Instituto de Desenvolvimento em Energias Renováveis e organizada pela All About eventos, a feira acontece no período de 10 a 12 de junho, no Terminal Docas do Ceará e conta com o apoio do BNDES, Sudene, ISES, Redepetro-CE e ADECE, entre outras instituições, além do governo do estado. A Feira consagra-se como uma das mais importantes da América Latina, atraindo renomadas companhias do setor energético alternativo.

Capoeira

Neste sábado (14), o Shopping Parangaba preparou um momento especial para que pais e filhos tenham contato com a capoeira. Caracterizada por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos, o público poderá conferir a apresentação da Cia Capoeira Volta Ao Mundo. E, para completar a imersão nesta expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte e música, os integrantes do grupo ministrarão aula experimental gratuita para crianças e adultos presentes. A ação acontece nos dias 14 e 21, a partir das 14h, no Piso L2 (em frente à loja Americanas), e faz parte do projeto "Parangaba e Saúde, que tem como objetivo promover a diversão da comunidade e incentivar a prática de atividades físicas, alertando para uma vida mais saudável.
  
Dias: 14 e 21 fevereiro
Horário: 14h - Gratuito
Local: Piso L2, em frente à Loja Americanas

Sabia

Canteiro de obras na CSP

O ferreiro Francisco Vieira de Souza foi encontrado morto, hoje, no canteiro de obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no Ceará. Souza apresentava hematomas na cabeça. O Sindicato dos Operários da Construção Pesada apura a morte do filiado. O ferreiro tinha participado ontem de uma manifestação cobrando melhores condições de trabalho e de salário. Souza era cearense de Paracuru e estava na obra desde seu início há três anos.
A CSP informou que adotou todas providências cabíveis, convocando o trabalho da perícia forense. Através de nota a Companhia Siderúrgica lamenta a primeira morte em sua obra: "A CSP lamenta o ocorrido e está prestando toda assistência social e psicológica aos familiares da vítima". A nota destaca que em três anos essa é a primeira vítima fatal na obra: "Desde 2012, quando teve início a obra de construção civil, não tinha sido registrada fatal na obra da Siderúrgica";
O exame cadavérico de Souza foi feito, mas ainda não saiu o resultado.
A CSP é um joint venture entre a brasileira Vale e as sul-coreanas Dongkuk e Posco. O investimento é de US$ 4,861 bilhões. A previsão inicial era que a operação da usina com capacidade de produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano acontecesse agora em 2015. Essa previsão foi alterada para 2016.

Enem 2014

O vazamento do tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 no Ceará não beneficiou ninguém. Essa foi a a conclusão da investigação feita pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). Com isso a procuradora da República no Estado, Nilce Cunha Rodrigues, mandou arquivar o processo.
Para ela, considerando tudo que foi apurado nos autos do processo, "conclui-se que as irregularidades verificadas no manuseio das provas de Redação não se revelaram de potencial capaz de malferir o princípio da isonomia". A procuradora em seu despacho salienta que "não foi possível com base no relatório pericial da Polícia Federal, identificar o responsável pelo vazamento e tampouco a ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja".
A procuradora concluiu ainda que "não foi possível comprovar que o vazamento resultou de um esquema pré-organizado com o objetivo de beneficiar candidatos do Enem 2014. Para Nilce Cunha, "o que ocorreu foi, a bem da verdade, uma notícia de forma bastante restrita e desorganizada, sem potencial para malferir o princípio da isonomia entre os concorrentes".
O despacho da procuradora detalha que os estudantes participantes do Enem 2014, ouvidos na investigação, não teriam como ser beneficiados. "Uma porque um dos estudantes tomou conhecimento do tema um pouco antes do início da prova, não lhe conferindo credibilidade, achando que se tratava de mais um trote dentre tantos que circulavam nas redes sociais. Outro estudante investigado somente teve acesso à informação do tema após concluir a prova e já fora do local do exame".
Nilce Cunha finaliza seu despacho determinando o arquivamento do processo por entender que "considerando que o Ebem 2014 contou com cerca de nove milhões de inscritos, somente fatos deveras graves o suficiente para comrprometer a legalidade do exame poderiam autorizar medidas tendentes à anulação das provas, e, desde que comprovado haver um número significativo de concorrentes se beneficiado da fraude".
Os dois estudantes investigados chegaram a ser presos em Juazeiro do Norte, a 540 quilômetros de Fortaleza, pela Polícia Federal (PF) acusados de terem conhecimento antecipado do tema da Redação - "Publicidade Infantil".

Seguidores

Arquivo do blog