sexta-feira, 20 de março de 2015

No sábado

No próximo sábado, dia 21 de março, cerca de 200 educadores dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia, conveniados ao Sistema Maxi de Ensino, participam em Fortaleza de um Encontro Pedagógico pautado na valorização das interações humanas no processo de ensino-aprendizagem por meio da Pedagogia Afetiva. O evento será realizado no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2380) durante todo o dia.

Com atuação em escolas privadas e públicas, o Sistema Maxi tem hoje 471 escolas conveniadas, abrangendo quase 120 mil alunos em 25 Estados do país. A Pedagogia Afetiva, proposta pedagógica desenvolvida pelo Sistema, pauta a formação do aluno como um cidadão com competência relacional e prepara o professor para enxergar melhor o aluno e ampliar seu repertório de comportamentos. A proposta avança também para a escola na busca da construção de relações humanas melhor sucedidas e para a sociedade com foco na formação de pessoas equilibradas e capazes de buscar soluções para problemas cotidianos.

“Por meio da Pedagogia Afetiva, o aprendizado acontece pela relação de afeto, limites e confiança que ressaltam aspectos da vida em sociedade, unindo cognição com a qualidade social da educação”, afirma Daniel Leite, Coordenador da Assessoria Pedagógica do Sistema Maxi de Ensino e que fará a abertura oficial do evento às 9 horas.

A palestra de abertura será comandada pelo psicólogo Rossandro Klinjey, palestrante e autor de vários livros nas áreas de educação, liderança, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, entre outros. Segundo ele, várias pesquisas já evidenciam o caráter afetivo da relação professor – aluno e de como esta relação está associada à aprendizagem. “A postura do professor em sala de aula tem implicações sobre a experiência de aprendizagem dos alunos, seja negativa ou positiva. Assim, quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso culmina em uma experiência de aprendizagem favorável para ambos”, afirma.

No período da tarde serão realizadas três oficinas, cada uma com três horas de duração, direcionadas aos professores. Os temas vão abordar “As histórias infantis como possibilidade de alfabetizar letrando”, “Brincadeiras populares: resgatando e inserindo no ensino da matemática” e “Como conquistar seus alunos: diversidade de gerações e desenvolvimento de equipes”. Para os gestores, a oficina será focada no tema “Marketing Educacional”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de março pelo site www.sistemamaxi.com.br

·  Encontro Pedagógico Fortaleza
Data: 21 de março de 2015
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às15h30
Local: Hotel Mareiro (avenida Beira Mar, 2380 – Meireles – Fortaleza)
Inscrições: até o dia 13 de março de 2015 pelo site www.sistemamaxi.com.br

'Auri'


No Dragão do Mar

 Seminário III INTERFACES

Em 2015, a terceira edição do Seminário INTERFACES, realizado pelo Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade – MAPPS/UECE, traz como proposta fomentar a leitura crítica e o debate acadêmico em torno do livro Sobre O Estado do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Traduzido recentemente no Brasil, este livro póstumo será alvo de ampla partilha de apropriações disciplinares, por meio de um ciclo de oito mesas redondas com acadêmicos brasileiros e franceses, os quais se interessem pela questão do Estado e, mais especificamente pela perspectiva sociológica bourdieusiana.


O Seminário será realizado em um circuito de lugares, com periodicidade quinzenal, a partir do dia 05 março. Da abertura, no Auditório da Livraria Cultura, o III INTERFACES percorrerá os auditórios do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (dia 18 de março), do Centro de Humanidades da UECE, do Centro Cultural BNB, da Reitoria da UECE, encerrando suas atividades em junho, mais uma vez na Livraria Cultura.

Cada um dos encontros previstos debaterá três dentre as 23 sessões que compõem o livro do intelectual francês que foi professor do Collège de France.


Assim, o Seminário INTERFACES reafirma sua importância junto à sociedade cearense realizando um evento de interesse público, no qual o poder político e as relações de dominação estatal são abordados de forma criativa, rigorosa, crítica e dialogada.

III Seminário INTERFACES: O Estado na Obra de Pierre Bourdieu
Sessão no Auditório do CDMAC: 18 de março – 14h
Inscrições pelo Sistema de Eventos da UECE – período: 20/02 a 01/04.
Livro: Sobre o Estado (autor: Pierre Bourdieu).

Contato: Kadma Marques (kadmamarques@yahoo.com.br)







 Espetáculo "Vagabundos" [teatro e dança]

A proposta de VAGABUNDOS nasce dentro uma disciplina do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará em 2013 e ganha vida para além dos muros institucionais, abrindo espaço a atores advindos de outras instâncias e grupos, formando um elenco composto de 24 pessoas e mais de 24.000 narrações.

Movidos pelos desesperos que nos rondam os quais insistimos em considerar fracos, pela juventude que pulsa em nossos sonhos e pela força dos gigantes da mitologia que são os inimigos dos deuses supremos, decidimos ensaiar estas cenas que tecem uma dramaturgia composta pelos elementos de um presente-passado-futuro desinteressados na ordem crescente dos números.

Aqui, certamente não seremos nós dois, mas só um mesmo, não daremos conta de ser o discurso do mundo, nem mesmo a exibição violenta dos seus gestos, pode ser que nessa busca de manifestação política, artística e viril, encontremos gritos de um incêndio que não estará satisfeito em queimar registros de nascimento, apagar nossos nomes. Talvez, se nos for dado a sorte do bom discurso, consigamos, depois de tudo, dizer para um o homem que ELE NUNCA conseguirá amar se não existir outro homem.    

Hoje, enlouquecidos com um amontoado de coisas, fedidos como viajantes pobres, desejamos uma pausa para encher o pulmão de ar, ou uma observação com o pensamento, ou um ir embora rapidamente.

SINOPSE

Uma coleção de histórias transformada numa coleção de gestos, misturada a uma lista de músicas composta por um coletivo de bombas, exposto numa rua sem começo e sem fim. Uma multidão de amores que vai e volta num espiral, muitos gritos, muitos sustos, muitos saltos, muitos mundos.


FICHA TÉCNICA:
Direção: Andréia Pires



| Elenco: Acauã Pessoa, Amanda Freires, Felipe Bira, Gabriela Santos, Gabriella Ribeiro, Gabriela Jardim, Gabriel Mota, Geane Albuquerque, Getúlio Cavalcante, Gil Rodriguêz, Israel Diogo, Karen Cristini, Karla Fonseca, Leonardo William, Leuise Furtado, Löe, Lucas Duarte, Marcos Paulo, Michell Barros, Michelle Gandolphi, Nataly Barbosa, Pedro Matheus, Rodrigo Ferrera, Sérgio Cavalcanti. | Textos: Grupo | Orientação de figurinos: Rodrigo Ferrera | Trilha: Andréia Pires | Iluminação: Paulo Victor Aires | Registro audiovisual e técnica: Victor Costa Lopes | Projeto gráfico: Getúlio Cavalcante | Produção: Andréia Pires, Getúlio Cavalcanti, Eli Sousa, Michell Barros, | Técnica: Pedro Henrique.


Dias 21 e 22, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.







 Quarteto Cearense [Circuito de Música Erudita]
O Quarteto Cearense é um dos grupos solos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresenta, todo mês, repertório que vai do barroco ao contemporâneo.
Dia 22 de março, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia).







► Fuxico no Dragão
Música, performances e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical.

Dia 22, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.








EXPOSIÇÕES



 Corpo da Obra

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) apresenta a exposição Corpo da Obra e evidencia eixos temáticos que compõem o seu acervo. Uma ação constante na atual política curatorial do Museu é a de proporcionar a visibilidade e o acesso das obras que compõem sua coleção, através de mostras que provoquem reflexão e dinamizem a relação público/obra. Uma dinâmica efetiva dentro dessa metodologia são as oficinas preparadas pela ação educativa do MAC-CE, que potencializam questões conceituais ao estimular percepções e instigar o olhar crítico do participante.

conectam ediscutem eixos importantes que compõem o acervo do museu. São eles: Seres ou Coisas, que traz o caráter mágico, os ambientes pós-apocalípticos, sombrios e misteriosos ativam potencialidades além do real; Método e Construção, em que articulam-se relações entre o tempo e o espaço, na arquitetura e geometrização da forma; Escritas e Sujeitos ativam processos subjetivos, fluxos narrativos por onde emerge a palavra e a instância do confidencial; já em Corpo da Obra, o corpo é o elo entre a participação, a ausência e o limite.

Divididas entre esses quatro momentos, estarão expostas obras de José Rufino, Brigida Baltar, Leonilson, Eduardo Eloy, Herbet Rolim, Marcelo Gandhi, Sebastião de Paula, Efrain Almeida, Antonio Bandeira, Leya Mira Brander, entre outros.


Trecho da apresentação do curador Bitu Cassundé sobre a exposição

"A parte de um todo, um pequeno território versus a geografia de uma totalidade, membros de um corpo, o corpo da obra. Metáforas de muitos corpos, corpo que não é corpo, a reinvenção do corpo, fragmentos ou ausência. Nesse contexto, nos apropriamos de diversas linhas e caminhos para apresentar fragmentos da coleção, alguma parte de um todo, alguns caminhos de uma estrada, alguns afluentes de um rio. O conjunto não discute apenas questões relacionadas à poética do corpo, se bifurca por outras searas. O corpo aqui é apenas o alicerce, o estopim para o novo instante".

Em cartaz até abril de 2015. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Acesso gratuito.







► MÚLTIPLAS LINGUAGENS 


5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.


Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Todas as sextas, sábados e domingos, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.


Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.


Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar.







 PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Sessões:

O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.

Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

Sessões às quintas e sextas-feiras:
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:
17h - ABC do Sistema Solar
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Vem ai...

Lá Fora – Food Park 4 (Fortaleza)
Data: 27, 28 e 29 de março
Horário: 16h30 às 22 horas.
Local: Estacionamento Mangueira do Shopping Center Iguatemi (Avenida Washington Soares, 85 - Água Fria)
Entrada gratuita ao food park. Estacionamento pago. Arena infantil paga.

Estelar

A nova coleção da Nayanne Rodrigues Moda Íntima, "Estelar", será lançada nacionalmente na próxima segunda-fera (23) e mescla inovação com diversidade para satisfazer ainda mais as clientes que há 14 anos aprovam essa marca de excelência no segmento. Desenvolvidas com materiais e acabamentos exclusivos, as linhas possuem um mix de cores iluminadas e tamanhos para atender os mais variados gostos e padrões da mulher brasileira. 
Entre as novidades, as linhas "NR MAGIC", que oferece produtos com efeito silicone, aumentando o volume dos seios e do bumbum; e a LINHA ULTRA FIRMADORES, com sutiãs que se adaptam ao corpo de cada mulher. As peças foram desenvolvidas com bojo decotado, com copa mais profunda e alças mais resistentes, oferecendo mais segurança aos seios. Também destacam-se na coleção os tecidos com brilhos; alças em renda; costas em evidência; tiras à mostra e o contraste de cores. 
O CONCEITO "NAYANE" EM DETALHES
Com base em tendências de moda, a cartela inspirada na constelação nas cores aqua, maravilha, mel, seda, carbono e pimenta, as peças levam materiais exclusivos e inéditos no ano 15 da marca. Eles conferem flexibilidade de movimento, alta durabilidade, respirabilidade, sensação agradável em contato com a pele e secagem rápida. Além disso, a "Nayane" busca a praticidade e investe em fechos diferenciados e personalizados, preocupando-se com a funcionalidade para destacar a mulher brasileira e acompanhar todo os seus momentos íntimos.
Os novos sutiãs e calcinhas foram criados a partir de três concepções: básica (produtos que unem conforto e praticidade em cores variadas); fashion (modelos estilizados, inspirados nas tendências de moda atual); e sensual (produtos elegantes, que ressaltam a sensualidade, com shapes desenvolvidos para causar efeitos provocantes). Os tamanhos vão do P ao Extra Grande e, para o público plus size, os números 48 ao 54, que garantem modelagens confortáveis e sustentação dos movimentos. 
A EMPRESA
Qualidade, trabalho sério, criatividade, beleza dos produtos e comprometimento. Essas são as características que levaram a empresa Nayane Rodrigues a destacar-se e ser reconhecida no mercado nacional. Há 14 anos sempre oferecendo o melhor para os clientes e parceiros, a marca está em constante movimento para desenvolver seus produtos, buscando tecidos com qualidade superior, modelos sempre na moda e confortáveis, cores inovadoras, resultando num estilo exclusivo, seja básico ou sensual. 
Fundada em 2001, em Iguatu, no Ceará, a empresa iniciou pequena, com cinco colaboradores, mas já produzindo 20 mil peças por mês, focando no mercado de São Paulo. No mesmo ano, conseguiu instalar sua fábrica em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Atualmente, a produção média chega a 350 mil peças por mês, empregando 320 funcionários. Para dar vazão a todos esses produtos, a Nayane Rodrigues mantém escritório comercial em São Paulo. Todo esse crescimento só foi possível devido ao investimento em recursos humanos e em tecnologia, prioridades para a empresa.
Em 2014, mais um passo importante foi dado. A Nayane Rodrigues inaugurou sua primeira loja própria, em Fortaleza. Agora, além de encontrar os produtos nas melhores lojas do Brasil, o cliente pode adquirir as peças direto da loja, sempre recebendo as principais novidades produzidas.

De olho no lance

  • Ceará confronto pelas quartas-de-final da Copa do Nordeste 2015 contra o Salgueiro (PE).
  • Fortaleza pega o Sport (PE).
  • Confrontos de cearenses contra pernambucanos para se conhecer dois semifinalistas do certame.
  • Os outros dois confrontos das quartas-de-final são:
  • Vitória x América (RN).
  • Bahia x Campinense (PB).
  • Árbitros alagoanos apitam jogos de ida dos cearenses em 25 de março:
  • Charles Ferreira para Fortaleza x Sport.
  • José Ricardo para Salgueiro x Ceará.

Cagece no Dia Mundial da Água

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e, para celebrar essa data, a Cagece participará de ações como uma blitz ambiental e um seminário, respectivamente, nos dias 23 e 24. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do uso responsável da água e discutir as questões referentes ao Plano de Convivência com a Seca, além de reuso de água, gestão de recursos hídricos e eficiência energética.
A blitz ambiental será realizada, no dia 23, segunda-feira, ao lado da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), das 8 às 10 horas. Haverá distribuição de folders da Cagece sobre o uso responsável da água. A Cagece contribuirá com a presença dos bonecões, representando os personagens Pingo e Gota d’Água. Também serão distribuídos copinhos com a Água de Beber da Cagece, sacolas veiculares, mudas de plantas (nativas e frutíferas), adesivos de conscientização do uso responsável da água, entre outras ações.
No dia 24, terça-feira, será apresentado o Seminário “O Desperdício pode ser a gota d´água”, das 9 horas ao meio dia, no auditório da Cogerh. O seminário, com formato de talk-show terá a participação da Cagece além de especialistas de órgãos como Secretária dos Recursos Hídricos (SRH), Cogerh, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, a Cláudia Caixeta, Diretora de Mercado da Cagece, irá representar a Companhia.
SERVIÇO:
Dia 23/03 - 8h às 10h: Blitz ao lado da Cogerh, localizada na Av. José Américo.
Dia 24/03 - 9h ao meio dia: Seminário “O desperdício pode ser a gota d´água” na Cogerh, localizado na Rua Adualdo Batista, 1550, Parque Iracema.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ferroviário perde

  • Ferroviário perde de 2 a 1 para o Uniclinic, no Presidente Vargas, pela Segundona do Cearensão 2015.
  • É segunda derrota em quatro jogos do Ferroviário no certame.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Demissão aceita

"O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República".

Cid deixa MEC


Paulo Victor Chagas e Iolando Lourenço – Repórteres da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

Após polêmicas com o Congresso Nacional, o ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão hoje. A demissão foi aceita pela presidenta Dilma Rousseff. Ainda não há mais detalhes sobre a substituição de Gomes na pasta. 
"O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou hoje, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta", diz a nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência. 
Cid Gomes foi hoje à Câmara dos Deputados para explicar declarações que deu em evento na Universidade Federal do Pará, de que há no Congresso Nacional “400 ou 300 achacadores” que se aproveitam da fraqueza do governo para levar vantagens. Cid Gomes disse que essa não é sua “opinião pública” e que a fala foi feita a estudantes dentro da sala do reitor após ser questionado pelos estudantes sobre a falta de dinheiro para a educação.
Líderes partidários da base governista e da oposição criticaram duramente as declarações e a postura do ministro da Educação, Cid Gomes, no plenário da Câmara, e pediram a saída dele do cargo.
Minutos depois, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou no plenário que havia recebido um comunicado do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, comunicando a demissão de Cid Gomes. O líder do governo da Câmara, José Guimarães (PT-CE), confirmou que o ministro foi ao Palácio do Planalto ao sair do Congresso.

No Cariri


Assaí Sobral

A loja do Assaí Atacadista em Sobral, no Ceará, vai ganhar um reforço nas suas ações de responsabilidade socioambiental. A rede fechou parceria com a Coelce para o funcionamento de um ponto do Ecoelce no estacionamento da loja, com funcionamento a partir de 21 de março. A parceria entre o Assaí Atacadista e o Ecoelce, se iniciou em janeiro deste ano, com a inauguração da Estação de Reciclagem do Assaí em Juazeiro do Norte, no Cariri.

Em atuação desde janeiro de 2007, o Ecoelce troca materiais recicláveis dos clientes cadastrados no programa por descontos na conta de energia. Qualquer cliente da Coelce quer for na loja Assaí Sobral, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta localizado no estacionamento da loja do Assaí de Juazeiro. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Podem ser doados os seguintes materiais, já devidamente pré-separados por tipo: papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente etc); ferros em geral, arames e pregos; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc); e óleo de cozinha.

Esta parceria é mais uma iniciativa que reforça o compromisso que o Assaí Atacadista possui em ser um agente transformador da cadeia de valor de pequenos e médios comerciantes, por meio da conscientização e contribuição das melhores práticas sustentáveis. Um dos objetivos da rede é ser um aliado do consumidor, oferecendo rentabilidade, economia de tempo, otimização do capital de giro e qualidade para o cliente comerciante, que é um dos principais públicos da rede.

Além da Coelce, no Ceará, a rede também possui parcerias semelhantes em São Paulo e Rio de Janeiro, com as concessionárias de energia AESEletropaulo e Ampla, respectivamente.



Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista possui 84 unidades em 13 estados (AL, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço e está em plena expansão. Em 2013, a rede inaugurou 14 novas unidades no Brasil, chegando a cinco novos Estados e presença em quatro regiões do País. Em 2014 foram 9 novas unidades inauguradas. A rede fechou o 1º semestre de 2014 com avanço de 38% de crescimento na receita liquida, em relação ao mesmo período de 2013.

A rede oferece 7 mil itens entre mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, hortifrúti, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas. Baixo custo operacional, preços competitivos, mix e volumes de mercadorias adequados ao seu publico alvo são os principais diferenciais da rede. Consulte no site da rede os dias e horários de funcionamento das 83 lojas da rede www.assai.com.br


Fundep

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Crio* com o objetivo de desbaratar uma organização por fraudar processos licitatórios e desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Cerca de 45 policiais federais participaram da operação visando o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Juazeiro do Norte.
A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal - MPF, iniciaram as investigações a partir de denúncias em outubro de 2013, que apontavam supostas irregularidades nas licitações em Juazeiro do Norte para contratação de empresa especializada em serviços de manutenção em condicionadores de ar.
A investigação apurou que faziam parte da organização, além de outros profissionais, empresários, contadores e a possível participação de servidores públicos nas licitações, em desvio e aplicação indevida de verbas públicas federais do Fundeb e em lavagem de dinheiro público.
O grupo agia abrindo empresas de fachadas, visando o superfaturamento dos serviços contratados, os quais, parte sequer eram realizados.
No cumprimento do mandado de prisão preventiva o alvo fugiu, encontrando-se foragido. Equipes de policiais federais continuam em diligências para efetivar o mandado de prisão.

Caos político


Sobral


Coluna De Primeira

Coluna
O Estado
De Primeira

Clássico Rei
Ceará e Fortaleza decidem hoje posições para quartas-de-final da Copa do Nordeste. O Clássico Rei, às dez da noite, na Arena Castelão, válido pela última rodada da fase classificatória do Nordestão 2015, promete fortes emoções. De um lado o Fortaleza com 11 pontos e buscando no empate a liderança do Grupo D. Do outro lado, o Ceará, cm nove pontos, almejando ser líder com a vitória. O cenário está montado para logo mais à noite. Que os times entrem em campo para fazer como sempre fizeram um belo espetáculo. É isso que todos torcedores esperam. Até porque os dois já estão classificados. A decisão é pelas posições. Mas é sempre agradável para torcida quer de Fortaleza ou Ceará vencer o Clássico Rei.

Queridos
Os treinadores Marcelo Chamusca (Fortaleza) e Silas Pereira (Ceará) caíram na graça dos torcedores. Chamusca até fala em casamento que tinha dado um tempo. Silas recém chegado ganhou a confiança dos alvinegros. São treinadores queridos e competentes. Têm tudo para dar alegrias a tricolores e alvinegros na temporada. E que o trabalho deles seja reconhecido pelos dirigentes, não só pelas torcidas.

Taça Padre Cícero I - A Taça Padre Cícero 2015 concedida pela Federação Cearense de Futebol ao campeão do Interior está entre Icasa e Guarani de Juazeiro.
Taça Padre Cícero II - Correndo por fora estão Quixadá e Maranguape.
Taça Padre Cicero III - O Guarani de Juazeiro conquistou a Padre Cícero em 2011.
Taça Padre Cícero IV - O Horizonte ganhou em 2012.
Taça Padre Cícero V - O Guarany foi campeão em 2013.
Taça Padre Cícero VI - No ano passado a Padre Cícero ficou com o Icasa.
Bola Branca - Festa hoje na Arena Castelão para Ceará x Fortaleza, pelo Nordestão.
Bola Preta - Para o Atlético, que ainda não pontuou no Cearensao Sub 20.

100%
No Cearensão Sub 20, três times estão com 100% de aproveitamento. Destaque para as campanhas Tiradentes, Fortaleza e Ceará. Com quatro rodadas do Sub 20 já realizadas eles só venceram. Não com 100%, mas líder líder do Grupo A-1, o Floresta tem três vitórias e um empate. O Fortaleza é o segundo do grupo com nove pontos, vindos dos três jogos que disputou. No A-2, o Tiradentes em quatro jogos soma 12 pontos e lidera. O Ceará é o segundo com nove pontos conquistados nas três partidas que jogou até agora.

Preziosa

Na próxima sexta-feira (20), o navio MSC Preziosa vai atracar no Porto do Mucuripe na capital. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo vai recepcionar os passageiros com brindes, chapéus e folhetos. Ainda no local será montado um guichê de informações para tirar dúvidas e orientar aos turistas.
Ao todo serão mais de 4.300 passageiros, entre estrangeiros e brasileiros. O navio deve atracar no início da manhã com previsão de permanência em Fortaleza até início da tarde, onde seguirá viagem para Europa, com destino final à Genova, Itália.
Esse será o maior navio que a cidade vai receber em 2015. A previsão é que mais cinco navios atraquem ainda este ano na capital cearense. O navio MSC Preziosa já é quinta embarcação recepcionada pela Prefeitura de Fortaleza.
No último dia 8, 450 turistas desembarcaram na cidade e passaram mais de 24 horas. De acordo com a Companhia Docas do Ceará, até o final do mês, mais dois mil passageiros devem aportar no Porto do Mucuripe. A próxima embarcação está prevista para o dia 30 de março.
Na temporada 2013/2014, em toda a costa brasileira a movimentação foi de 596.532 cruzeiristas, sendo 81% de brasileiros (483.191) e 19% estrangeiros (113.341).

O setor movimentou cerca de R$ 1,15 bilhão na economia brasileira.

Lançamento

A Honda Novaluz está a todo vapor com os preparativos de lançamento do novo Honda HR-V. O veículo será revelado em Fortaleza na sexta-feira (20), às 18h30, na concessionária Novaluz (Avenida Barão de Studart, 345), com um coquetel exclusivo para clientes e convidados. 
A Novaluz é a revenda pioneira da Honda Automóveis no Ceará seguindo todos os padrões de qualidade da Honda do Brasil e sob a chancela da matriz no Japão. 
Sobre o HR-V
Concebido para ser um SUV que exceda as novas demandas dos consumidores, o novo Honda HR-V reúne de forma inédita as qualidades de carros de diversos segmentos. Seu design apresenta de forma única as linhas características de um coupé esportivo combinadas à força e postura robusta de um SUV e ao espaço interno e funcionalidade de uma minivan. 
Em seu interior, o amplo espaço e a praticidade são pontos fortes. Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” e com tanque de combustível na posição central, o HR-V permite acomodar até cinco ocupantes com conforto. O veículo ainda permite o uso extensivo do compartimento de carga com 437 litros, por meio do sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos.
Outro destaque é seu cockpit com design esportivo e sofisticado no qual se destaca o console central elevado, que cria ambientes exclusivos para o motorista e o passageiro da frente, e uso de materiais macios ao toque, combinando áreas de tecido e couro, que o posicionam como veículo de categoria superior em todas as suas versões: LX, EX e EXL.
.: Lançamento novo HR-V
Data: sexta-feira (20/03).
Horário: a partir de 18h30.
Local: Honda Novaluz – loja Barão de Studart.
Endereço: Av. Barão de Studart, 345.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Lava Jato

22 anos do Siriguella

No ano em que o Axé completa três décadas, Bell Marques convoca fortalezenses e turistas a serem contagiados pela alegria do ritmo, em um dos eventos mais esperados no País, o Aniversário do Siriguella. Bell, que é um dos maiores nomes do Axé e anfitrião da festa, divide o palco com Jorge e Mateus, principais nomes do Sertanejo, e com Simone e Simaria, as amadas Coleguinhas, que vêm representando o forró. Seguindo os passos do pai, os filhos de Bell Marques, Rafa e Pipo, também tocam no evento, trazendo banda Oito7Nove4, que já conquistou os cearenses. O evento acontece no dia 21 de março, no Marina Park Hotel.
Completando 22 anos no Fortal de 2015, o Siriguella está entre os blocos mais disputados pelos foliões. Isso porque Bell Marques, com sua energia inesgotável e sempre com um sorriso no rosto, conquista, de cima do palco ou trio, todos os foliões. No Aniversário do Siriguella, soma-se a isso todo o cuidado e esmero que a organização tem com o evento, oferecendo sempre a melhor estrutura, seja na pista, camarotes ou lounge, além de buscar os principais artistas do Brasil para integrarem a festa, garantindo muitas horas do melhor som, surpreendendo cada vez mais os fãs do Siriguella. 
O resultado de tanto carinho e dedicação dos sócios do bloco - Pedro Neto, Ênio Cabral, Carvalho Júnior e Alexandre Frota - para o evento não podia ser outro. O Aniversário de 22 anos do Siriguella promete entrar para a história como mais um capítulo do ritmo baiano que conquistou todos os brasileiros. Afinal, pelo Axé, “esse amor valeu demais… Então, vumbura pra festa, que Bell quer ‘belzar' você!”
BELL MARQUES - Completando um ano em carreira solo, Bell Marques recebe elogios por onde passa. O cantor surpreendeu o público com sua nova banda e com o repertório eclético. No palco, Bell Marques apresenta, além de canções do Chiclete com Banana, imortalizadas em sua voz, sucessos de outros grandes nomes da música e faixas do novo CD, batizado de Vumbora. No álbum, o artista canta novos sucessos, como Nicolau, Amor Bacana, Eu Vou Bellzar Você e Vumbora Vumbora, inédita que ganha medley com Vumbora Amar e Savassi, que marcaram sua trajetória até agora. Um dos destaques dos shows, além da clara satisfação do cantor, tem sido a nova banda, escolhida a dedo pelo próprio Bell. “Estou muito contente com a equipe que consegui reunir. Me sinto mais livre para ousar e, para isso, conto agora com um trio de metais, com um violoncelo e até violino”, conta. Mesmo com mais um guitarrista na banda, ele garante não largar a sua. “Minha forma de tocar a guitarra virou marca registrada. Jamais abandonaria. Além de minha paixão, é a minha força”, reforça o cantor, que mantém a levada de antigamente com esses novos elementos, que resultam em um som mais complexo e elaborado no palco.
JORGE E MATEUS - Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, “Querendo Te Amar”, “Amo Noite E Dia”, entre outras, os goianos Jorge & Mateus, da cidade de Itumbiara, interior de Goiás, ganharam projeção nacional e, hoje, são considerados uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Acompanhados por Anderson (bateria), Luiz Henrique Silva (guitarra e violão), Alfredo Liduário (guitarra), Ekton Silva (percussão), Leomar da Silva (baixo), Marciano Santos (teclado), Reniones Dias (sanfona) e Anaclea Melo e Neuliene Marques (vocais), Jorge & Mateus, com oito anos de carreira marcada por grandes sucessos, seguem levando o seu show para muitas cidades do Brasil.
OITO7NOVE4 - Dois anos na estrada já renderam um currículo invejável para a carreira da Oito7Nove4. Rafa e Pipo Marques lideraram a banda em alguns dos mais importantes eventos do calendário de festas do Brasil, como Fortal (CE), Ensaio Geral (BA), Pré-Caju (SE), Micareta de Feira de Santana (BA), Siriguella Banana (CE), Carnatal (RN), Olinda Beer (PE), Espírito Elétrico (ES), Circuito Voa-Voa Belém (PA) e Marafolia (MA). A energia e empolgação no palco viraram marca registrada da banda. O sucesso rápido garantiu apresentações bem-sucedidas no Festival de Verão e Carnaval de Salvador, o maior do planeta, onde a Oito7Nove4 vem fazendo história com o bloco Banana Coral. As apresentações bem produzidas levaram a Oito7Nove4 a se destacar nas redes sociais, como Twitter e Facebook. A popularidade da banda tem rendido convites para participações em programas da Rede Globo, como Encontros com Fátima Bernardes, Esquenta, TV Xuxa, Aventuras do Didi, TV Globinho e TV Garagem do Faustão e contrato com a VEVO Brasil, provedor internacional de música e entretenimento, que já representa oficialmente destaques como Pitbull e One Direction, entre outros artistas atualmente no topo das paradas. 
SIMONE E SIMARIA - Uma energia e irreverência impressionantes em cima do palco, respeito ao público, letras caprichadas e o amor pela música. Essa tem sido a fórmula do sucesso para as irmãs Simone e Simaria, já consideradas um verdadeiro fenômeno da música brasileira. Com a formação inédita de uma dupla de mulheres no forró e uma batida pé de serra que faz uma deliciosa mistura com as principais tendências da música, as cantoras vêm construindo uma sólida carreira, resultado do trabalho árduo e intensa agenda de shows por todo o Brasil. 
O SIRIGUELLA - Nascido em 1993, o Siriguella surgiu da vontade de fazer pessoas felizes e se consagrou pela concretização desse sonho. O bloco é comandado pelos empresários Pedro Neto, Carvalho Junior, Ênio Carlos e Alexandre Frota. Exaltar essa alegria de viver é o que o bloco faz melhor, por isso, o Siriguella acontece não apenas no Fortal, mas no decorrer do ano, transformando simples eventos em encontros emocionantes, em recantos de alegria. E se o Siriguella já é, por si só, pura festa, ao lado de Bell Marques, transforma-se em puro encanto, emoção legitimada em cada farra gostosa. Uma sintonia perfeita que há anos conquista corações, embala multidões fervorosas e firma o conceito de diversão entre amigos. Conceito que é revigorado a cada ano, aumentando essa sede festeira que existe nas essências dos dois. Essências estas que já no Pré-Reveillon, florescem as primeiras emoções. No mês de março, a parceria inseparável com um dos principais cantores do axé comemora o aniversário do bloco. Em julho, chega a hora da maior das folias: o Fortal! Milhares de pessoas cantam e dançam com o Bell, vivendo grandes emoções. Esse é o espírito Siriguella! Essa é a sua magia que contagia a todos e alegra uma multidão, junto com Bell Marques, em 22 anos de festa e diversão.
INGRESSOS - A venda dos ingressos acontece nas lojas do Siriguella e Zefirelli. Os público tem três opções de espaços para festejar junto: pista, camarote (com fichas de bebidas e front stage) e lounge (open bar, buffet e front stage).
SERVIÇO
22 anos do Siriguella
Dia: 21 de março de 2015
Local: Marina Park Hotel
Venda de ingressos Loja do Siriguella e Zefirelli.

Outuno-Inverno

Durante a temporada Outono-Inverno 2015, o Pátio Savassi também mostrará ao seu público como a moda desempenha um papel fundamental na construção e expressão das identidades das pessoas e dos grupos sociais. Para isto, o shopping conta com a participação do renomado arquiteto Pedro Lázaro, que ao longo de sua carreira usou odesign como instrumento de expressão cultural e temporal, fazendo projetos com desenhos especiais em função de necessidades especificas.
Entre os dias 18 de março e 19 de abril, a exposição “Identidade”, que tem curadoria do arquiteto, ficará à mostra no piso L2 do shopping, e contará com 11 totens horizontais com fotos de clientes do mall, homens e mulheres de diferentes estilos, etnias e idades, mas que se apropriam do Pátio Savassi como objeto de apoio a construção da manifestação individual.
Para a exposição, Pedro fez uma extensa pesquisa sobre o processo de identificação por meio da moda. “A roupa é um elemento de comunicação e um importante identificador individual ou de grupos. Nada melhor do que fazer um projeto como este dentro de um templo da moda”, revela o arquiteto.
O projeto tem participação também do fotógrafo Márcio Rodrigues, que por meio de suas lentes captou a essência e o estilo dessas 11 pessoas “convencionais”. Na produção de moda está Davi dos Santos Leite, um apaixonado pela imagem e pela estética dos anos 1990, uma das tendências para o Outono-Inverno deste ano. Já omake up e os cabelos ficaram por conta de Bruno Cândido, que soma uma trajetória de sucesso de mais de 10 anos no ramo da moda e beleza. O resultado são fotografias artísticas e que mergulham no universo de cada personagem, e confirmam a moda como um fenômeno cultural capaz de revelar quem de fato é o indivíduo.





Ficha técnica:

Direção de criação: Carol Penido

Criação: Carol Penido e Alexandre Santos

Foto: Márcio Rodrigues

Planejamento: Andrea Loureiro

RTV: Marcelo Henrique

Fashion movie: Paulo Raic

Produção gráfica: Edson Leão

Atendimento: Júlia Innecco

Aprovação: Maria Lúcia Renault e Rejane Duarte

Seguidores

Arquivo do blog