sexta-feira, 1 de maio de 2015

Terceirização


Desemprego





Caro(a) Lauriberto Carneiro Braga,







Gostaríamos de informar que a pesquisa Índice de Medo do Desemprego do Município de Fortaleza  elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE pode ser acessada através do link:














Cordialmente,







Equipe IPDC

quinta-feira, 30 de abril de 2015

18 praias aptas

O número de pontos próprios para banho nas praias de Fortaleza subiu nesta semana em relação ao boletim de balneabilidade anterior, emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com o documento, divulgado hoje (30), 18 trechos estão aptos à recreação de contato primário com a água. Ao todo, a autarquia monitora 31 locais da orla da capital cearense.

Para saber se um local está ou não apropriado para o banho, os frequentadores das praias de Fortaleza podem ficar atentos às placas indicativas instaladas pela Semace. Elas ficam posicionadas nos calçadões da orla e contam com um letreiro informativo dizendo se aquele trecho encontra-se próprio ou impróprio.

A Gerência de Análise e Monitoramento da Semace segue os parâmetros indicados pela Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação indica que o número de coliformes termotolerantes presentes em cada 100mL de água não pode passar de 1.000 em mais uma semana. São levadas em consideração as últimas cinco.

Veja a lista completa dos trechos monitorados em Fortaleza:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14– Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29– Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30– Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio 

Brejo Santo x Ceará amanhã

Num clima de festa pela conquista da Copa do Nordeste, o Sub-20 do Ceará Sporting enfrenta a Seleção de Brejo Santo na reinauguração do Estádio Geraldo Alves nesta sexta-feira, primeiro de maio. Segundo prefeito Guilherme Landim, que acaba de chegar de São Paulo, onde Brejo Santo recebeu o título de melhor município brasileiro em educação básica, “será uma grande festa”.

Com a reforço de quatro profissionais, a equipe Sub-20 do Ceará Sporting deixou Fortaleza nesta manhã de quinta-feira e deve chegar em Brejo Santo por volta das 17 horas. Para o jogo de amanhã, na reinauguração do Estádio Geraldo Alves, o “Geraldão”, o técnico Aderson Silva terá o reforço de profissionais que não participaram da decisão contra o Bahia, quarta-feira passada, no Castelão, quando o alvinegro venceu por 2 a 1 e conquistou a inédita Copa do Nordeste, como o goleiro Gustavo, o lateral Sanches, o meia Carlos Alberto e o atacante Robinho.

A delegação do Ceará é composta pelos seguintes atletas: Diego, Piauí, Felipe Maia, Bruno Gabriel, Renan Miranda, Igor, Mateus, Jean Carlos, Gustavo, Yuri Correia, Artur, além dos que já jogaram pelo time profissional, como Caio Vinicius, Victor, Rômulo, Mancha, Carlos Alberto, Allef, Rafinha e Caio César. O time que começará jogando somente será conhecido nesta sexta-feira pela manhã. A delegação é comandada pelo diretor do departamento amador do Ceará, advogado Ângelo Oliva.

O técnico da Seleção de Brejo Santo, José Miranda, vai contar com o reforço de dois atletas de renome: o zagueiro Ronaldo Angelim, ex-Icasa, Fortaleza e Flamengo; e o lateral Márcio Alan, ex-Sport do Recife. O time está escalado com Danilo; Tico e Ronaldo Angelim. Rafinha e Berg; Jefferson e Naza; Deo e Márcio Alan; João Taffarel e Rafael. Para o secretário de Esporte de Brejo Santo, Sergio Rufino, “o estádio esta lindo e esta festa vai ficar na história”. Quem confirmou presença em Brejo Santo foi o deputado Welington Landim, que, ao lado de Guilherme Landim, foram os principais responsáveis pelos novos equipamentos do Estádio Geraldão.

Antes do jogo Brejo Santo e Ceará será disputada a partida Mauriti e Uiriaruna (Paraíba) pela Copa Interestadual de Futebol, que é disputada em Brejo Santo com a participação de 16 equipes, inclusive, de Pernambuco e da Paraiba. Fazem parte ainda desta competição os municípios de Porteiras, Jardim, Barbalha, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Abaiara, Milagres, Barradão (Juazeiro do Norte), Uiriaruna (Paraíba), São José do Belmonte e Cedro, ambos de Pernambuco. Real (atual campeão da 1ª divisão de Brejo Santo) e Novo Popular (campeão da 2ª divisão de Brejo Santo). No sábado jogarão Juventude (Brejo Santo) e Jati e no domingo Cedro (PE) e Barradão. No domingo, ainda no Geraldão, o Cedro (PE) enfrentará o Barradão (Juazeiro do Norte).

O NOVO “GERALDÃO”

Depois da reforma e ampliação, o novo Geraldão recebeu os seguintes melhoramentos: pracinha, fachada coberta, estacionamento, arquibancada coberta para 3 mil pessoas, cabine de rádio, túneis, vestiários, gramado, alambrado, iluminação, para-raio e sistema antiincêndio.

A PROGRAMAÇÃO

16 horas – Desfile das equipes participantes da Copa Interestadual de Futebol

17 horas – Mauriti x Uiriaruna (Paraíba)

19 horas – Seleção de Brejo Santo x Ceará Sporting

Agência Fortaleza de Notícias: Hoje na CMFor

Agência Fortaleza de Notícias: Hoje na CMFor: 33ª Reunião Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura 30 de Abril de 2015 (Quinta-feira) Identificação Básica Tipo da Sessã...

Agência Fortaleza de Notícias: Fala Fábio Braga

Agência Fortaleza de Notícias: Fala Fábio Braga: O vereador Fábio Braga (PTN) manifestou apoio hoje (30), na Câmara Municipal de Fortaleza, a situação dos servidores da Maternidade Escola...

Agência Fortaleza de Notícias: Fala Fábio Braga

Agência Fortaleza de Notícias: Fala Fábio Braga: O vereador Fábio Braga (PTN) manifestou apoio hoje (30), na Câmara Municipal de Fortaleza, a situação dos servidores da Maternidade Escola...

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Aperol Spritz

A Campari do Brasil segue investindo no projeto “Embaixada Aperol Spritz”, que certifica casas em diversas cidades do país no preparo correto do drinque mais cobiçado da Europa, o Aperol Spritz. A ação já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e agora chega a Fortaleza garantindo ao Restaurante Muda e ao Moleskine Gastrobar, o título de embaixadas oficiais do drinque. Refrescante na medida certa, a bebida possui características ideais para agradar ao paladar do público de Fortaleza.

Para certificar as casas e torná-las “Embaixadas Aperol Spritz”, a Campari elegeu a bartender Talita Simões, com mais de 18 anos de experiência no mercado de coquetelaria, como embaixadora da marca. Talita foi à Itália, país berço de Aperol, para conhecer a marca e a legítima elaboração do drinque. Agora, a bartender tem a missão de dividir seus conhecimentos em bares de Fortaleza, credenciando-os como lugares onde é possível apreciar o verdadeiro Aperol Spritz. Até o momento, o Muda e o Moleskine já passaram pelo treinamento com a bartender e receberam a certificação para serem considerados “Embaixadas Aperol Spritz”.

“A ideia do projeto surgiu a partir do desejo dos consumidores brasileiros, que viajam para a Europa, experimentam o Aperol Spritz, e voltam ao Brasil apaixonados pelo drinque, mas aqui acabam encontrando variações e não o autêntico drinque italiano”, explica Marina Santos, Diretora de Marketing da Campari do Brasil. “Para encurtar essa distância e proporcionar aos nossos consumidores o verdadeiro Aperol Spritz, lançamos o projeto ‘Embaixada Aperol Spritz’ e agora temos a felicidade de fazer o projeto crescer ainda mais e desembarcar no Nordeste, uma praça estratégica para a companhia”, completa.

Aperol é uma das grandes apostas da Campari do Brasil para o país. A bebida que mais cresce no mercado italiano, está seguindo o mesmo caminho por aqui. Considerado um aperitivo, Aperol é feito com infusão de raízes e ervas, como ruibarbo, que lhe dá o toque amargo, laranjas e outras especiarias. A receita é mantida em segredo desde 1919, por apenas três pessoas.

Curiosidade
Na Itália, nos bares mais tradicionais Aperol Spritz é sempre servido com batatas fritas chips lisas, que combinam com a textura leve do drinque. Na região de Veneza, em Vêneto, onde o drinque foi criado, é muito comum que ele seja acompanhado de petiscos chamados "Cicchettis" que são "side dishes" que variam de pequenos sanduíches, pratos de azeitonas, ovos cozidos ou porções de frutos do mar.



Aprenda a preparar o autêntico Aperol Spritz

Basta colocar em uma taça com bastante gelo:

  • 3 partes de Prosecco
  • 2 partes de Aperol
  • 1 parte de água com gás
  • Decore com uma fatia de laranja

Prove o autêntico Aperol Spritz nas nossas embaixadas:
Moleskine
Rua Professor Dias da Rocha, 578
Meireles
Tel: 3037-1700
Segunda a domingo - a partir das 12h

Muda Restaurante
Rua Oswaldo Cruz, 919
Meireles
Tel: 3046-8946

SOBRE O GRUPPO CAMPARI
Davide Campari-Milano S.p.A., juntamente com suas afiliadas ("Gruppo Campari"), é uma empresa importante no setor global de bebidas, comercializando suas marcas em mais de 190 países ao redor do mundo com posições de liderança na Europa e nas Américas. O Gruppo foi fundado em 1860 e hoje é a sexta maior empresa mundial na indústria de bebidas destiladas premium. O portfólio do Gruppo Campari, com mais de 50 marcas, está dividido em bebidas destiladas (seu principal negócio), vinhos e refrigerantes. As marcas de renome internacional incluem Aperol, Appleton, Campari, Cinzano, SKYY Vodka e Wild Turkey. Com sede em Sesto San Giovanni, na Itália, a Campari possui 16 fábricas e três vinícolas em todo o mundo e tem a sua própria rede de distribuição em 19 países. O Gruppo Campari tem mais de 4 mil colaboradores. As ações da matriz, Davide Campari-Milano SpA (Reuters CPRI.MI - Bloomberg CPR IM), são listadas na Bolsa de Valores italiana desde 2001.
Para mais informações: www.camparigroup.com.

Aprecie nossas marcas de forma responsável.

Agência Fortaleza de Notícias: Hoje na CMFor

Agência Fortaleza de Notícias: Hoje na CMFor: 32ª Reunião Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura 29 de Abril de 2015 (Quarta-feira) Identificação Básica Tipo da Sessã...

Agência Fortaleza de Notícias: Fala Salmito

Agência Fortaleza de Notícias: Fala Salmito: O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (Pros), falou hoje (29), em discurso no plenário, sobre a eleição da União do...

II Corrida Gran Marquise


terça-feira, 28 de abril de 2015

Off Outlet

Nesta sexta-feira (primeiro de maio), feriado do Dia do Trabalhador, o OFF Outlet Fashion Fortaleza não irá funcionar, retomando suas atividades normalmente no final de semana: sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 11h às 19 horas.
Mais informações sobre o OFF Outlet Fashion Fortaleza:
Telefone: 85 3401.0600 | Site: http://www.offoutletfashionfortaleza.com.br

Mc Lon


O Povo Noivas

Convites, decoração, músicas, vestidos, lua de mel, música, cerimonial, gastronomia...são muitos os detalhes para definir até o dia do casamento. Expositores que compõem a cadeia de negócios do segmento “festa de casamento” estarão reunidos na 3ª edição do evento O POVO Noivas, confirmado para os dias 13 e 14 de maio, das 10h às 22h, no La Maison Dunas.
O Grupo de Comunicação O POVO aumentou o tempo e as possibilidades para que os noivos escolham as melhores opções para realizar a sua festa. Agora, os participantes terão dois dias para conferir as tendências em penteados, iluminação, fotografia, bolo e os outros itens que integram o antes e pós da festa. O evento conta, ainda, com oficinas e desfiles dos principais estilista da cidade.
Para participar, basta preencher, gratuitamente, a ficha de inscrição disponível no sitewww.opovo.com.br/opovonoivas A VC Eventos assina a organização do evento.
Revista O POVO Noivas - Durante o evento, os participantes vão conferir a revista O POVO Noivas, com tendências e novidades do universo dos casamentos e um guia completo com os principais profissionais e serviços.

SERVIÇO
O POVO Noivas 2015Dias 13 e 14 de maio, das 10h às 22 horas
La Maison Coliseu (Av. Engenheiro Luís Vieira, 555, Dunas, Fortaleza-Ceará)Inscrições prévias e gratuitas pelo site
 www.opovo.com.br/opovonoivas
A Revista O POVO Noivas poderá ser adquirida no local 
Estacionamento gratuito 
Acompanhe novidades pelas redes sociais:
Facebook: facebook.com/OPOVONoivas
Instagram: @opovonoivas

Jovens Embaixadores

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil abre hoje, por meio de vídeo, as inscrições para a décima quarta edição do programa Jovens Embaixadores, intercâmbio estudantil de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições vão até 9 de agosto de 2015.  Para assistir ao vídeo do lançamento, acesse o site:  www.facebook.com/jovensembaixadores.

Alunos da rede pública interessados em saber como se tornar um jovem embaixador poderão participar de um Google Hangout(https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rMqZ6JXLTEA) para tirar as suas dúvidas com Jovens Embaixadores de anos anteriores e com a coordenadora do programa, no dia 04 de maio, às 14:00, horário de Brasília. 

O programa é destinado a jovens de 15 a 18 anos, da rede pública de ensino, que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa é financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.

O programa:

O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003.  A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidose também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil. 

Unicef pelo Nepal

O UNICEF inicia hoje no Brasil uma campanha de arrecadação de recursos para atender crianças, adolescentes e famílias vítimas do terremoto que atingiu o Nepal no último sábado, 25 de abril, destruindo grande parte da capital do país, Katmandu.

Os recursos captados no Brasil serão integralmente utilizados para atender crianças, adolescentes e famílias mais afetados na tragédia.

Quem quiser efetuar uma doação, pode fazê-lo por três canais:

·Pelo site da organização (www.unicef.org.br).

·Enviando a palavra “UNICEF” para o SMS 27146. Neste caso, o UNICEF entrará em contato para acolher a doação.

·Pela central de atendimento, no número 0800 605 2020.

2,8 milhões de crianças afetadas – Pelo menos 2,8 milhões de crianças que vivem em áreas afetadas pelo terremoto, sendo que quase 1 milhão precisam urgentemente de ajuda humanitária, diz o UNICEF. O terremoto de magnitude 7,9, no dia 25 de abril, e cerca de 60 tremores secundários causaram grande devastação em grande parte do país, incluindo cerca de 2 mil mortes e destruição geral de prédios.

Equipes do UNICEF já estão atuando nas áreas mais afetadas desde o dia do terremoto. O UNICEF está mobilizando pessoal e suprimentos de emergência para atender às necessidades humanitárias urgentes das crianças afetadas pelo terremoto, com foco em água e saneamento, nutrição, educação e proteção da criança. O UNICEF já está apoiando com o abastecimento de água e o fornecimento de sais de reidratação oral e suplementos de zinco para as pessoas reunidas em assentamentos informais, e fornecendo tendas para instalações médicas, utilizando suprimentos já disponíveis no país.

As equipes do UNICEF no Nepal relatam a escassez de água e alimentos, a falta de energia elétrica e a pane nas redes de celulares. Centenas de milhares de pessoas passaram a noite dormindo em áreas abertas, com medo de mais tremores. Há também relatos de chuvas intensas que agravam as condições no local. Essa crise deixa as crianças particularmente vulneráveis – o acesso limitado a água potável e saneamento vai colocar as crianças em grande risco de doenças transmitidas pela água; e também algumas crianças podem ter sido separadas de suas famílias.

O UNICEF também está enviando por avião para Katmandu 120 toneladas de suprimentos humanitários, incluindo suprimentos médicos e hospitalares, tendas e cobertores.

Curso de Direito

Curso de Direito da Estácio Ceará é recomendado pela OAB Federal. O Centro Universitário Estácio do Ceará recebeu, com unanimidade, a recomendação e o reconhecimento da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo a coordenadora do curso, professora Eveline Frota, o título vem dar credibilidade para a sociedade, além de referendar a qualidade do curso que já é reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. O curso tem nota média de 4,6 no MEC, e um índice de aprovação na OAB de 24,7%.  ​“Esse resultado é fruto do investimento da Estácio no corpo docente do curso. Hoje são 14 doutores lecionando no Centro Universitário Estácio do Ceará”, afirma a Reitora Ana Flávia Chaves.
Para comemorar a recomendação, a instituição realizou hoje, na unidade Moreira Campos, sessão solene de congratulação. No evento, foram homenageados representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, OAB Ceará, e docentes do Centro Universitário Estácio do Ceará. Estave presente o diretor Regional da Estácio Nordeste, Elísio Alcântara Neto.
O curso é ainda referência em cidadania. No Campus da Aldeota funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) que atende a comunidade, possibilitando o acesso da população à justiça e a prática jurídica dos alunos do curso de Direito, através da orientação dos professores e da parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Dia do Trabalho em Sobral

Para comemorar o Dia do Trabalhador, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Prefeitura de Sobral e CDL promovem, na quinta-feira (30), o XXIII Encontro do Trabalhador Sobralense. A partir das 16h, na Praça de Cuba, serão oferecidos diversos serviços de saúde, beleza e lazer, além de emissão de documentos, apresentação cultural e show com a Banda Forró Misturado.

Com a tradicional Corrida dos Garçons, o encontro anual reunirá órgãos públicos, instituições, sindicatos, empresas oferecendo diversos serviços à comunidade. Veja a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO:
16h – Apresentação da Banda de Música e início das Atividades na Praça
17h30 – Show do Ivan Frota, com apresentação cultural de Angela Noeme
17h45 - Chegada da Corrida dos Garçons
18h - Momento das autoridades (Prefeito Municipal, Superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Presidente da CDL e Presidente do Sindicato os Empregados no Comércio).
20h – Show com Forró Misturado
21h – ENCERRAMENTO

Trabalho Decente


Maloca Dragão

"Caro jornalista,
Convidamos você a participar de coletiva de imprensa amanhã, 29 de abril, às 14h, na sala da presidência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na ocasião, será apresentada a operação logística da 2ª edição da Maloca Dragão, programação comemorativa do aniversário de 16 anos do Dragão do Mar, festival multicultural que acontecerá de 30 de abril a 3 de maio de 2015, com mais de cem atrações de linguagens artísticas diversas. Participam também do encontro com a imprensa representantes da Autarquia Municipal de Trânsito - AMC, Secretaria Regional do Centro de Fortaleza, Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos – SCSP, Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza - Etufor, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará – SSPDSAs instituições parceiras apresentarão medidas preventivas para a melhor realização da Maloca Dragão 2015. As ações relativas a controle do tráfego e bloqueio de vias, reforço do efetivo policial e da fiscalização do serviço ambulante, e melhorias na limpeza e iluminação da região integram o início do plano de reordenamento do entorno no Dragão do Mar.
Serviço:
Coletiva de Imprensa – Apresentação do projeto logístico da Maloca Dragão 2015
Data: 29/04/15
Hora: 14h
Local: Sala da Presidência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura".

Lançamento


Black


Fala Rosier Alexandre

"Neste momento escrevo de Debuche (3.800m) retornando para Katmandu onde devo chegar em 3 ou 4 dias. Neste momento estou em ambiente seguro, diferente dos que estive nos últimos dias.

No ultimo dia 23 escalei a temível Cascata de Gelo, trecho de maior risco em todo o Everest, utilizando a nova rota aberta este ano, evitando a rota que sofreu a avalanche de 2014, e cheguei salvo ao primeiro acampamento avançado. Acampamos em uma plataforma de gelo cheia de gretas por todos os lados, mas ainda considerada segura. Dia 24 descansamos para seguir em frente no dia seguinte.

Dia 25 acordamos cedo e o tempo parecia normal, caia neve além do normal, mas isso não é um problema. Por conta do frio e do tempo fechado, tomamos café um pouco mais tarde e às 9h40 pegamos nosso caminho para o dia de menor esforço físico de toda a escalada. Saímos de 6.120m do Campo 1 para o Campo 2, que está a 6.550m. Além de um desnível de apenas 430m temos um pequeno sobe e desce nos primeiros 30 minutos, depois mais 39 minutos de zigue-zague contornando imensas gretas e depois seguimos um linha reta com uma subida bem suave.

Era 12h30 e tudo transcorria bem, enquanto caminhávamos com tempo fechado pela neve que caía sem parar. Nosso grupo de 12 alpinistas estava dividido em 3 subgrupos, eu estava no primeiro grupo, liderado por Garret Madison, o segundo grupo estava uns 500 metros atrás, mas a neve não nos permitia contato visual, o terceiro, ainda mais atrás. O contato entre os grupos se dava apenas por rádio. Escutamos um imenso estrondo, paramos e tentamos identificar de onde vinha, veio um segundo estrondo seguido de outros, mas a nevasca não nos permitia ver de onde era, apenas sabíamos que havia avalanches vindas de todos os lados. Neste momento a plataforma de gelo começou a tremer sem parar, parecia que o iríamos ser sugados. Garrett, enquanto procurava identificar de onde vinha o maior perigo, nos disse para colocarmos o buff (lenço) sobre a boca e o nariz. Todos estávamos em pânico, escutávamos varias avalanches e sequer sabíamos identificar de onde vinham. Passado o sufoco, todos estavam ofegantes e Garrett então decretou um break para lanche e hidratação. Ele entrou em contato com os demais guias que confirmam ter passado pela mesma situação, porém estavam bem.

Por volta de 12h30, quando estávamos chegando ao Campo 2, Garrett entrou em contato com o Campo Base via radio e foi informado que uma avalanche de proporções gigantesca havia descido da encosta do Pumori, que o Campo Base havia sido destruído e nossa médica, Dra. Eve, estava gravemente ferida e havia muitos desaparecidos. Tudo foi destruído e apenas o rádio funcionava precariamente. Depois de mais alguns contatos informaram que meu filho Davi, que estava no Campo Base, estava bem e havia sido levado para Gorak Shep, junto com Michael, cinegrafista da NBC e Ron, nosso colega australiano que havia desistido da escalada na Cascata de Gelo.

Por volta de 13h recebemos informações de que havia ocorrido um terremoto, que as avalanches foram simultâneas e incluíam praticamente todas as montanhas do Nepal.
Posteriormente soubemos que em Katmandu havia mais de mil mortos. Claro que eu fiquei muito preocupado com o Davi. 
Depois de muitas tentativas consegui uma ligação para a Danubia (minha esposa) e lhe disse o que sabia até o momento e, em menos de 1 minuto, a ligação caiu. A tensão foi aumentando à medida que recebíamos notícias e sabíamos a dimensão do problema. A cascata de gelo ruiu completamente, logo estamos presos a 6.500 metros de altitude e precisamos pensar numa saída.

Garrett nos reúne e diz que a Cascata de Gelo está destruída e pode levar dias para ser recuperada, e nossos suprimentos de comida ainda não haviam subido, logo precisamos racionar todos os suprimentos. À noite Garrett informa que a Dra Eve não resistiu ais ferimentos e faleceu, o clima não podia ser pior. Nossa saída dali só tinha dois caminhos, uma operação com helicóptero ou a Cascata de Gelo. E falar em dias para recuperar a Cascata de Gelo é muito otimismo. Na reunião seguinte, Garrett nos informa que 6 helicópteros estavam em Lukla e esperavam apenas bom tempo de voo para nos resgatar, mas sabemos que um resgate a esta altitude é de grande risco e custos muito elevados. Nossos seguros podiam cobrir isso, mas o clima estava ruim e com previsão de mais 3 dias de nevascas. A tensão só aumenta.

Às 15h eu estava começando a arrumar a barraca a terra voltou a tremer fortemente e muitas avalanches voltam a ocorrer piorando ainda mais a situação. À noite foi possivelmente a pior da minha vida, eu não conseguia comunicação com o Davi nem com minha família, não dormi um só minuto. Amanheceu mais um dia, o sol brilhou por poucos minutos e tensão continua. Por volta de 13h a terra volta a tremer. Estávamos na barraca restaurante e tudo foi chacoalhado, neste momento os olhares eram estarrecedores, todos se entreolhavam assustados e sem sabem o que fazer.

À tarde, vencido pelo cansaço e a tensão, entrei na barraca e dormi das 14 às 16 horas. No final da tarde a nevasca deu lugar a um lindo por do sol que parecia nada ter acontecido, mas isso não aliviava em nada o clima dúvidas, medo e incertezas.

À noite Garrett nos disse que ao amanhecer deveríamos descer para o Campo 1, onde era menos seguro, mas era ali que iríamos esperar o possível resgate.  A crise parecia estar se encaminhando para uma solução.

O dia amanheceu com tempo aberto, eu havia passamos mais uma noite sem dormi um só minuto, a noite foi a mais fria que lembro já ter passado. Levantei às 6h45min sob um frio cortante, mas a esperança de um resgate era mais forte. Levantei, me equipei e fui tomar café. O frio era tamanho que meus pés e mãos começaram a esfriar
Sabendo da tragédia e eu preso sem poder fazer nada. Eu fiquei arrasado. 

Meu resgate era feito por helicóptero cada voo com 2 passageiros... Ao pousar no campo base senti uma mistura de terror, euforia e alegria. Em 2014 me vejo envolvido na maior tragédia da historia  do Everest. E em 2015 numa maior ainda, com meu filho Davi no olho do furacão.

Rosier Alexandre.

Data Center do TCE Ceará

Dez horas. Esse foi o tempo necessário para que o Contêiner Data Center (CDC) fosse transportado pelas ruas de Fortaleza até ser descarregado completamente no TCE Ceará. A condução da carreta, que transportava o equipamento de 14 toneladas, contou com a força-tarefa de órgãos municipais e funcionários da Administração da Sede do Tribunal na interdição de ruas e continuidade do trânsito. A operação começou na noite do sábado (25), terminando às nove horas da manhã do domingo (26).
Após instalada, a tecnologia passará por novas fases. O segundo passo para que a tecnologia seja ativada será fazer a interligação entre as fibras óticas e as partes elétrica e lógica. Ar condicionado, tubulações de gás e sensores devidamente instalados começará, então, a etapa chamada moving, que consiste na transferência dos equipamentos do Data Center operante no TCE para o novo local. Os equipamentos principais e de contingência serão divididos entre as duas bases de funcionalidade: no Edifício 5 de Outubro desta Corte e no estacionamento atrás do galpão.
O TCE contará com o suporte e o monitoramento da Gemelo, empresa vencedora da licitação e responsável por implementar o sistema na Corte de Contas. A previsão é que até o fim de maio todo o sistema esteja em pleno funcionamento
“O projeto está todo dentro do prazo estimado e em breve estaremos operando em um ambiente mais seguro.”, finaliza a Secretária de TI, Érika Campos.

DFB 2015


Doidas


Professores param

Na próxima quinta-feira (30), convocados pelo Sindicato APEOEC, os profissionais da Educação param as atividades em todo o Ceará e realizam Atos Públicos em Fortaleza, às 9 horas, no Palácio da Abolição; no Crato, às 8 horas, na Praça Siqueira Campos; e em Juazeiro do Norte, às 8 horas, na Praça da Prefeitura. A categoria está mobilizada na Capital e no Interior, e manifestações acontecem em todas as regiões do Estado na Paralisação Geral desta quinta-feira.
O Sindicato APEOC, em defesa de urgentes reivindicações dos profissionais da educação, realizou nos meses de março e abril, dentre outros eventos: Assembleias Regionais com participação dos educadores; Manifestação em Defesa da Educação e Petrobras, dia 13/03, na Praça da Imprensa; Marcha nas ruas e praças centrais de Fortaleza, dia 15/04; Bicicletada "Nenhum Passo Atras", por um novo ciclo para a educação e valorização da categoria, dia 21/04; além de manter permanentes encontros com os educadores em seus próprios locais de trabalho, “No Chão da Escola”.
O professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, declara: “Vamos parar todo o Estado. Nossa caminhada tem rumo, estratégia e responsabilidade e, neste dia 30/04, estaremos Paralisando Capital e Interior por: aplicação do Piso Salarial dentro da atual estrutura de Carreira do Magistério; revisão da Tabela Vencimental de todos os funcionários envolvidos na área; fortalecimento do ISSEC; valorização dos Servidores da Educação; nomeação dos convocados do concurso 2013; Royalties no Fundeb; nacionalização da carreira; e contra cortes de verbas na Educação”.
A greve pela valorização da educação e de seus profissionais também acontece nos outros estados e distrito federal, puxada pela agenda de lutas da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), da qual o Sindicato APEOC é filiado.

Em Crateús

O projeto “Eita Forrozão” comandado pelas bandas Lagosta Bronzeada, Forró Sacode, Forró Real e Toca do Vale chega a cidade de Crateús para agitar o feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira, dia 1º de maio.

O Park Planalto de Crateús vai receber o vanerão de Toca do Vale, o romantismo da Lagosta Bronzeada, da batida eletrônica do Forró Real e o molejo do Forró Sacode.

O Eita Forrozão vai apresentar o melhor do forró, fazendo uma mistura dos vários estilos deste, através da pegada particular de cada uma das bandas envolvidas no projeto. 

Toca do Vale - Forronerão, um dos ritmos mais tocado pelas bandas de forró do Ceará, se propagou por todo circuito do forró, tornando algumas bandas especialistas neste estilo. Um dos responsáveis por esta propagação é, sem dúvidas, o Rei do Forró, Toca do Vale. O ex-vocalista da banda Brasas do Forró - uma das primeiras na linha forronerão - é um dos poucos cantores que alavancaram no sucesso mesmo em carreira solo. Toca, começou muito cedo, tocando pandeiro com o grande mestre da sanfona João Bandeira. Depois de um tempo, começou a carreira como cantor. Alguns anos depois, fez parte do grupo do Sanfoneiro Paulo Ney e, lá, trabalhou por 15 anos. Passou por algumas bandas de forró, quando foi convidado pelo sanfoneiro Didi , para ingressar na Banda Brasas do Forró. 

Lagosta Bronzeada – Uma das bandas mais românticas no cenário forrozeiro, a Lagosta Bronzeada traz um repertório para embalar os corações apaixonados. A banda faz os casais dançarem de rosto colado há mais de 10 anos. Em seu setlist, a banda traz o romântico com uma batida mais rápida do que o convencional, tornando um estilo único e particular da Lagosta. Sucessos como “Frio da Solidão”, “Tudo ou Nada”, “Sempre Assim”, “Louca Saudade” e “Te Levo no Meu Coração” não podem faltar nos shows da Lagosta Bronzeada. As canções do grupo embalam o público de diferentes idades. Desde os acima dos 30 anos, como a nova geração forrozeira. Sob o comando de Lana e Lano Gama, a Lagosta Bronzeada gravou DVD na capital cearense, batendo recorde de público, esgotando todos os ingressos.

Forró Real – São mais de duas décadas  de muito forró e irreverência em cima do palco. A voz inconfundível de Fernandinho lidera o time de vocalistas da banda mais forrozeira do Brasil, junto com Sebastian e Janaína. Recentemente, o Forró Real gravou um DVD super especial em comemoração aos 20 anos de carreira. O trabalho emocionou os fãs, que tiveram a oportunidade de rever as principais vocalistas que já passaram pelo grupo, como Taty Girl, Laninha Show, Nildinha Cearense, Rose Morais e Manu Castro que, juntamente com Janaína Alves, atual vocalista do grupo, cantaram grandes sucessos desses 20 anos de estrada. O Forró Real é chamado carinhosamente pelos fãs de “Real de Aço” e é uma das bandas mais conceituadas no segmento do forró.
Forró Sacode – Criada em 2001 pelo cantor, compositor e empresário Tony Guerra, o Forró Sacode apresenta um estilo diferente de tocar forró. A banda, que já foi eleita várias vezes pelo público como “Melhor Banda de Forró” em concurso de televisão local, apresenta um estilo forrozeiro que encanta por onde passa. A banda é referência no forró e domina o público em outros estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. Mas, não somente pelo Nordeste que o Forró Sacode arrasta multidões. A banda é conhecida no cenário nacional e participou de programas importantes como o Domingão do Faustão, Estação Globo e A Praça é Nossa. A cada ano, Tony Nunes inova o trabalho no Forró Sacode, sempre dando uma pitada de atualidade. No repertório, sucessos como “Vaqueiro Apaixonado”, “Elas Ficam Loucas”, Edredon, Eu Sou Safado, Fusquinha e “Dona do Meu Prazer”, não podem faltar.
Serviços:
Quando: 1º de maio
Onde: Park Planalto (Crateús – CE)
Hora: 21 horas
Pista: R$ 5 | Frontstage: R$40
Vendas: Lojas Nobre Lar e Cacau Show (Crateús – CE)
Informações: 85 9765.1895

Sobral


Ecoar

O Programa de Formação de Plateias e Indústria Criativa (ECOAR), que acontece em Sobral, é composto de oito projetos e compreende mostras culturais e cursos livres na perspectiva de qualificar a oferta de bens e serviços e fomentar novas plateias para as manifestações artístico culturais. As ações buscarão, além de ofertar espetáculos artísticos de qualidade, atender jovens em formação inicial e contemplar a formação de multiplicadores, ou seja, qualificar profissionais que já atuam na área criativa como professores e profissionais liberais. Com esse intuito, o ECOAR abre inscrições para o Curso de Regência Coral, que é dividido em três módulos que acontecem entre 27 de abril a nove de maio (primeiro módulo), 18 a 30 de maio e seis a 17 de julho, para o segundo e terceiro módulo, respectivamente. As inscrições já estão abertas.
O Ensinarte é um desses oito projetos do Programa ECOAR. A cidade de Sobral tem se consolidado como polo formador de musicistas e educadores sociais, por isso, a busca pelo incentivo e formação de multiplicadores dentro da área. Além dos cursos formativos o Programa também apresenta o projeto Sobral ECOA Música cuja intenção é ampliar o reconhecimento e a apreciação da música partindo da apresentação de grupos clássicos e populares. O projeto está dividido em quatro ações: ECOA Instrumental (apresentação de grupos instrumentais clássicos e populares); Porto do Som Brasil (apresenta novas referências e conceitos em espetáculos, promovendo a integração e intercâmbio dos artistas de outros circuitos com os locais); Sobral ECOA Rock (apresentação de artistas locais em três edições com dois grupos em cada), e Solistas (apresentação de solos de violão popular ou clássico).
O ECOAR tem aporte financeiro do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil e da Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é do Instituto ECOA.
Programa ECOAR - Programa de formação de plateias e Indústria Criativa é composto dos seguintes projetos: Sobral Ecoa Música (Solistas, Instrumental, Ecoa Rock e Porto do Som Brasil) Ecoa Encena (Quinta com Dança, Terças no Teatro, O Teatro Rumo a Escola a Escola Rumo ao Teatro) Ecoa Mostra de Cinema, Ecos Visuais – Mostra de Artes plásticas, Escola de Dança, Ensinarte, Encontros “A Poética da Cidade” e Edição Histórias de Sobral. O programa busca o incremento da economia criativa e uma dinâmica cultural que favorecerá a ampliação do público apreciador das manifestações artístico culturais.
Serviço:
Oficina de Regência Coral
Ecoa (Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 – Centro - Sobral - Ce - Atrás do Restaurante Popular) ou ainda pelo endereço eletrônico ecoasobral@gmail.com
Informações: (88) 3111.1661
Curso de Regência Coral
Módulo 1: Prática de Canto Coral e Técnica Vocal
Ementa:
Compreensão da anatomia e fisiologia do aparelho fonador. Atributos e possibilidades da voz. Exercícios de relaxamento, respiração, apoio (diafragmático, intercostal e torácico) e impostação (articulação) da voz em contextos individuais e coletivos. Junção de aspectos técnicos e interpretativos da emissão vocal através da prática de canto solo e em grupo.
Prática de canto em conjunto. Leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas com ênfase na música popular e folclórica brasileira, música latino-americana e música erudita europeia (renascença e barroco).
Conteúdo Programático:
1. Relaxamento, postura e respiração para o canto;
2. Ressonadores e articuladores;
3. Higiene vocal.
4. Aquecimento e técnica vocal.
5. Vivências musicais para o desenvolvimento da capacidade auditiva e criativa.
6. Introdução ao estudo do repertório brasileiro para canto coral.
Pré-requisitos: não há.
Carga horária: 40h presenciais
Período do curso: 27 de abril a 10 de maio
Turma 1: segundas e quartas de 18h às 22h; sábados de 8h às 12h 
Turma 2: quartas, sextas e sábados de 8h às 12h

Seguidores

Arquivo do blog