Pesquisar no blog

sábado, 12 de setembro de 2015

Folha de São Paulo


Leilão da PF


Termina o 22º FNT

Depois de uma semana de imersão nas artes cênicas, termina hoje, em Guaramiranga, o 22° FNT - Festival Nordestino de Teatro. Artistas, moradores e visitantes de todas as idades com ou sem fantasias, adereços ou bonecos, são convidados a desfilar no tradicional Cortejo de Encerramento do FNT, a partir das 16 horas nas ruas da cidade.

Depois do cortejo, tem espetáculos nas praças e teatro. Na Tenda FNT, às 17 horas, a Cia Teatral Acontece participa do FNT para Crianças com o espetáculo "Não tem dois pais?". Na sequência, às 18h30 na Praça da AGUA, o Grupo Garajal, de Maracanaú,  volta a Guaramiranga com sua versão da história de amor mais conhecida do mundo. "Romeu e Julieta" já foi encenada no FNT em 2011 e 2013, sempre com grande público, e circulou no país por meio do Palco Giratório do Sesc.

Depois do Garajal, ainda na Praça da AGUA, acontece a Solenidade de Encerramento do FNT, quando será anunciado o Melhor Espetáculo da Mostra Nordeste eleito pelo Júri Popular.

É de Itapipoca do grupo Dona Zefinha, que apresenta "O casamento de Tabarim", espetáculo com texto e direção de Orlângelo Leal. Será às 20h30 na Praça do Teatro Municipal, logo após o lançamento do livro "Arte da Enganação", de Orlângelo, marcado para às 20h. No enredo da peça, Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Vive inventando trapaças para ganhar dinheiro do modo mais fácil.

Na Mostra Ceará Convida, a atração é o Tryo Teatro Banda, do Chile, com o espetáculo "Pedro de Valdívia", às 21h30 no Teatrinho Rachel de Queiroz O grupo chega ao Festival de Guaramiranga por meio da Rede Nordeste de Festivais de Teatro, em parceria com o Filte Bahia - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia. É um premiado e vibrante espetáculo teatral (juglaresco), que recorre aos primeiros anos da conquista do Chile, desde a chegada do capitão espanhol Pedro de Valdivia ao Chile até sua morte, em 1553.

Três atores músicos contam as enormes dificuldades que o conquistador teve que afrontar, dotado de um grande arsenal militar, em sua tentativa de submeter ao povo Mapuche, originário daquelas terras, e como a ambição o impediu de reconhecer o valor e a inteligência de um dos povos mais emblemáticos da resistência indígena à invasão hispânica. Com mais de 20 instrumentos musicais em cena (bandolim, trombone, violino,clarineta, baixo elétrico, percussão...) esta obra, com direção de Sebastian Vila, logra uma perfeita sintonia entre música e teatro.

Depois do Teatro, a Música. No palco da Central de Artesanato a Escola de Música de Guaramiranga faz apresentação às 22h30 . Depois da meia-noite, a festa é no Odilon Bar, com show da banda Os Transacionais.

O Festival - Com o tema central "O lugar do teatro", o  22° FNT acontece até o dia 12 (sábado) numa realização d AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Patrocínio da Oi. Apoio cultural do Oi Futuro, Fecomércio/Sesc - CE, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretarias da Cultura e Turismo e Theatro José de Alencar. Agradecimento: Coelce.

Informações: (85)3321-1405. fnt@agua.art.brwww.agua.art.br.

PROGRAMAÇÃO  - DIA 12.09 (SÁBADO)

9h - FNT PARA CRIANÇAS
Vivência com o clubinho da fotografia/ Escola de Comunicação da Serra / AGUA
LOCAL: Tenda FNT

10h - DEBATE MOSTRA NORDESTE
LOCAL: Sede da AGUA

16h - CORTEJO DE GUARAMIRANGA
LOCAL: Ruas de Guaramiranga

17h - FNT PARA CRIANÇAS
Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Não tem dois Pais?
Grupo: Cia Teatral Acontece
Classificação Etária: Livre
LOCAL: Tenda FNT

18h30 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Maracanaú)
Espetáculo: Romeu e Julieta
Grupo: Garajal
Duração: 50min. Classificação Etária: Livre
LOCAL: Praça da AGUA

19h30 - SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO
LOCAL: Praça da AGUA

20h - LANÇAMENTO DE  LIVRO
"Artes da Enganação". Autor: Orlângelo Leal
LOCAL: Praça do Teatro Municipal

20h30 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Itapipoca)
Espetáculo: O casamento de Tabarim
Grupo: Dona Zefinha
Duração: 60min. Classificação Etária: Livre
LOCAL: Praça do Teatro Municipal

21h30 - MOSTRA CEARÁ CONVIDA (Chile)
Atividade na Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas em parceria com o Festival
Latino Americano de Teatro (FiltBahia)
Espetáculo: Pedro de Valdívia
Grupo: Tryo Teatro Banda
Duração:70 min. Classificação Etária: 13 anos
LOCAL: Teatro Rachel de Queiroz

22h30 - MÚSICA NO FNT
Grupo da Escola de Música de Guaramiranga / AGUA
LOCAL: Central de Artesanato

0h30 - MÚSICA NO FNT
Grupo: Os Transacionais
LOCAL: Odilon Bar


Ferrovia


  • O empresário e um dos diretores da grife de óculos Ferrovia, Allan Sankey, é o próximo convidado do “Virando a Mesa”, palestra-almoço da CDL Fortaleza, que acontecerá na terça-feira (15).
  • No encontro, marcado para as 12 horas, o também diretor de eventos da CDL Jovem abordará o tema "Varejo", por meio do case de sucesso da Ferrovia Eyewear. 
  • Além disso, Allan também participará de uma palestra para estudantes do curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Na ocasião, o debate será sobre “ Teoria x Prática". O evento deverá reunir cerca de 200 participantes, no dia 24 de setembro, no Teatro Celina de Queiroz.

No Beach Park

  • A programação do Beach Park para este final de semana promete agitar até os mais tranquilos.
  • No Restaurante da Praia as bandas do projeto Ao Vivo Rádio Beach Park animam as tardes com grandes sucessos da música.
  • Hoje, a Pukabanda presenteia o público com os maiores hits da pop music, e amanhã, O Verbo apresenta o melhor da música brasileira, passeando por diferentes ritmos, do rock ao samba e MPB.
  • O Ao Vivo Rádio Beach Park começa ao meio dia e vai até as 16 horas.
  • Domingo também é dia de deixar a preguiça de lado e sacudir o esqueleto com a instrutora Cintia Levy e sua equipe do Studio MoZaico. Suas aulas de Zumba já são tradicionais no Beach Park e são realizadas às 11h, no coqueiral do Beach Park.
  • Com a sua mistura de ritmos latinos, como a salsa e o merengue, e movimentos aeróbicos, a zumba já caiu no gosto dos brasileiros e vem conquistando cada dia mais espaço por proporcionar diversão e perda calórica de uma só vez.
  • A aula é gratuita e tem 50 minutos de duração.
  • Serviço
  • Ao Vivo Rádio Beach Park
  • Bandas: Pukabanda (sábado, 12/09) e O Verbo (domingo, 13/09)
  • Horário: das 12h às 16h
  • Local: Restaurante da Praia (Rua Porto das Dunas, 2734, Aquiraz)
  • Couvert: R$ 9
  • Aula de Zumba
  • Instrutora: professora Cintia Levy
  • Data: Domingo, 13/09, às 11h (duração de 50 minutos)
  • Local: Coqueiral do Beach Park
  • Entrada gratuita
  • Mais informações: 85 4012.3036

Lula-Lava Jato


Vila dos Pescadores



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) entregou, na manhã de ontem, as primeiras, de um total de 32 casas, do projeto “Vila dos Pescadores”, na região do Vila do Mar. As seis famílias, que tiveram que ser realocadas para dar continuidade ao projeto municipal, receberam as novas casas na região que viviam, uma ação sensível as peculiaridades daqueles que tem na cultura do mar o principal meio de sobrevivência.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, “a ideia é que as pessoas que vivem economicamente da pesca, nesse processo de construção do Vila do Mar, pudessem permanecer na comunidade. Estamos cumprindo nosso compromisso de mantê-los na comunidade. São casas que em metragem mantém mais ou menos a de uma casa popular do Minha Casa Minha Vida, com dois quartos, banheiro e sala. A gente entrega hoje as seis primeiras e a expectativa é que em abril, ou maio do próximo ano estejamos entregando as outras 26, garantindo que toda a vila de pescadores permaneça aqui”, afirmou.

O pescador Francisco Cézar Curvelo, de 32 anos, pai de um casal de filhos, sempre viveu na região e recebeu com felicidade a nova moradia. “Morávamos próximo da avenida do Vila do Mar, mas, com as obras, tivemos que ceder o espaço que vivíamos, mas teve esse projeto para os pescadores. Agradecemos a Deus e a Prefeitura por essa casa, aqui está bom demais. Perto do nosso trabalho, acordo cedinho, às 4h30min, a casa é bem novinha, pintada. Enfim, hoje mesmo a gente já quer se mudar”, disse.

Antônia das Graças de Oliveira, 36 anos, mãe de dois filhos, sendo um deles, uma jovem com deficiência, contou que com a nova habitação e a permanência no mesmo bairro, poderá manter todas as facilidades para o tratamento adequado à filha especial. “Graças a Deus, a Prefeitura nos manteve aqui e fica tudo mais fácil. Aqui no bairro, ela faz a fisioterapia na Vovó Marieta, vai para o colégio Dom Hélio, faz todo o tratamento próximo. Ficou até melhor, porque quando quisermos pegar o ônibus, pegamos em frente da escola. Para mim tudo isso é uma vitória, uma bênção de Deus”, declarou.

Para a secretária Eliana Gomes, da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), a entrega das primeiras casas é um momento de muita alegria para a comunidade de pescadores. “Nós compreendemos que os pescadores ganham o pão de cada dia com a sua pesca, por isso acreditamos que eles têm que permanecer aqui no local. Realizar o sonho deles nos dá muita alegria, é a conquista de uma luta. O projeto Vila do Mar não é apenas a urbanização, mas também a regularização habitacional dessas unidades”, completou.

As 32 casas que compõem a vila dos pescadores possuem aproximadamente 40 m² privativos, com dois quartos, banheiro, sala cozinha e área de serviço. Também contam com esgotamento sanitário e abastecimento d’água. As outras 26 unidades estão em fase final de contratação e a ordem de serviço deve ser dada até o final deste ano.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO VILA DO MAR

O Projeto Vila do Mar possibilita, além da urbanização da Orla da Regional I, a regularização fundiária dos imóveis e a entrega de habitações para mais de 1.700 famílias.

Ações municipais locais complementares estão em realização, ou se iniciarão nos próximos meses, como a construção de uma creche, um posto de saúde, finalização das obras da Praça do Chafariz que, além das ações de reurbanização, receberá nova iluminação e playground. Está previsto, também, a construção de uma praça de esportes para os jovens da comunidade, além de uma Areninha que será construída no local do antigo kartódromo local.

A perspectiva é que seja entregue a segunda parte do Vila do Mar em apenas até o primeiro semestre do próximo ano.

Sustentabilidade e Responsabilidade

O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza, entre os dias 14 a 19 de setembro, a 3ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Dentre as ações estão atrações culturais, palestras e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade e instituições parceiras. Além de oficina de reutilização de óleo de cozinha para produção de sabão liquido, ações sociais promovidas por alunos e professores, e diversos atendimentos para a população local como o atendimento de saúde gratuito às comunidades. Estarão envolvidos na semana os mais de 35 mil alunos, dos quatro Campi na Capital, Via Corpvs, Moreira Campos, Parangaba e Centro.

Além do Ceará, a Estácio vai realizar ações em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 400 atividades gratuitas para a população. Mais de 70 campi da Instituição participarão do evento. A Semana de Sustentabilidade acontece em paralelo à campanha de responsabilidade social da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. As unidades participantes irão receber o selo de Instituição Socialmente Responsável.

“Para a Estácio, a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é uma oportunidade de colocar em prática a missão de Educar para Transformar, envolvendo alunos, colaboradores, docentes e a comunidade no entorno por meio de atividades que promovam a cidadania e a conscientização de temas relevantes para a sociedade.”, afirma Cláudia Romano, Diretora de Responsabilidade Social e Parcerias do Grupo Estácio.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Estácio promove, durante uma semana inteira, ações de sustentabilidade e responsabilidade social em todo o país. O objetivo é informar, não só aos alunos, mas também aos colaboradores e a comunidade sobre o consumo consciente de água e energia, coleta seletiva de resíduos, doação de alimentos, desperdício de alimentos, descarte de eletrônicos, plantio de árvores, além de prestar serviços à comunidade nas áreas da saúde, nutrição, jurídica, entre outros.

Na programação local, a mesa redonda sobre: Sustentabilidade e Cidadania: uma prática educativa, será ofertada em três unidades, Moreira Campos (14), Parangaba (15) e Via Corpvs (17). No dia 14 irá acontecer ainda na unidade Moreira Campos palestra com representantes de instituições carentes, e atendimento de saúde gratuito oferecido no Núcleo de Fisioterapia.
Na unidade Via Corpvs às ações acontecem nos dias 15, 16 e 17 de setembro. No dia 15, a atração é o Festival de Vídeos Caseiros em Sustentabilidade. No dia seguinte, será feito atendimento gratuito à comunidade, através do Circuito Saúde. Já na unidade Parangaba, no dia 18, de 8h ás 11h, o destaque é para a Oficina de reutilização de óleo de cozinha para produção de sabão liquido que acontece na unidade Parangaba.

Na unidade Centro, durante toda a semana, será realizada ainda a distribuição de sinalização em toda a Unidade, orientando a economia de energia e água, além da coleta de materiais recicláveis em grande quantidade para trocar em desconto da conta de energia, através da parceria com a Coelce no projeto Ecoelce. No dia 17, às 19h, acontece a palestra de Sustentabilidade & Cidadania.

Povos Indígenas em Itarema

Até hoje acontece  em Itarema a XX Conferência Estadual dos Povos Indígenas, que tem como principais pontos de debate a situação fundiária e territorial, a organização política e institucional e a valorização cultural dos povos indígenas. O secretário de Movimentos Sociais do Estado, Acrísio Sena, participa hoje do evento representando o governador Camilo Santana.

Acrísio apresentará os encaminhamentos das reuniões que aconteceram durante o mês de agosto, quando recebeu as representações indígenas das etnias Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Potiguara e Tabajara, com pautas relativas à demarcação de suas terras e o processo de ensino e aprendizagem.

“Há o compromisso do governador em cumprir o estabelecido nos planos nacional e estadual de educação. Para isso a Secretaria de Educação assumiu o compromisso de realizar o levantamento de demandas por equipamentos, analisar a estrutura dos prédios e estabelecimentos das escolas indígenas além de realizar estudo técnico quanto à questão da energia elétrica, tendo em vista que em alguns locais será necessária a construção de uma subestação para atender a demanda”, informa Acrísio.

No tocante à demarcação das Terras foi assinado pelo Ministro Eduardo Cardozo a demarcação da Terra Indígena Tremembé, em Itapipoca, e pelo Governo do Ceará da Terra Indígena Tapeba, em Caucaia.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Foot Fame


Reserva hídrica no Ceará hoje

  1. Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), cuja capacidade total são 18,79 bilhões m³, apresenta hoje volume de 3,10 bilhões m³ (16,50%).
  2. Atualmente, o volume de água das bacias está distribuído:
  3. Litoral (41,55%)
  4. Alto Jaguaribe (32,86%)
  5. Coreaú (30,39%)
  6. Metropolitanas (32,03%)
  7. Serra da Ibiapaba (23,49%)
  8. Médio Jaguaribe (14,83%)
  9. Salgado (19,50%)
  10. Acaraú (11,72%)
  11. Banabuiú (4,36%)
  12. Curu (3,94%)
  13. Sertões de Crateús (2,36%)
  14. Baixo Jaguaribe (0,87%).
  15. Nos últimos sete dias, destaca-se o aporte no açude: Vieirão (0,004 milhões m³).
  16. No ano de 2015, já foi registrado um aporte total de 596,6 milhões m³.

No UCI Iguatemi

O AGENTE DA U.N.C.L.E. invadiu a tela do UCI Cinemas do Shopping Iguatemi Fortaleza! Venha fazer parte de toda a ação nesse grande lançamento, estrelado por Henry Cavill, o ator de Superman. Garanta já o seu ingresso clicando aqui 
UCI Cinemas. A melhor imagem, o melhor som e o melhor público. Consulte a programação do cinema UCI mais próximo de você. O AGENTE DA U.N.C.L.E. IMAX LEG. THE MAN FROM U.N.C.L.E. Na década de 1960 os até então...
UCICINEMAS.COM.BR

De olho no lance

  • O Ceará segue hoje à noite para São Luis sem Mazola, Júlio César e Wescley.
  • Mas vai com Ricardinho, Ricardo Conceição, Siloé, Rafael Costa e Cia.
  • Amanhã, às quatro e meia da tarde, no Castelão, de São Luís, enfrenta o Sampaio Correa, pela 25ª rodada da Segundona do Brasileirão.

XII Feira Nacional do Camarão

Na próxima segunda-feira (14), às 8 horas, no Hotel Golden Tulip Iate Plaza, acontecerá o lançamento oficial da XII Feira Nacional do Camarão (Fenacam). Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, estará em Fortaleza para participar da solenidade e apresentar para a imprensa e parceiros do evento a programação da mostra, assim como os números da atividade no Ceará e no país. 
Este ano, a Fenacam acontece dos dias 16 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará e tem como tema central: “Ciência e Indústria unindo forças para atender a crescente demanda de produtos aquícolas". São esperados mais de 10 mil visitantes para discutir esse tema e demais assuntos de interesse da carcinicultura e da aquicultura brasileira e mundial. Na ocasião, também serão gerados negócios e parcerias, entre aquisição de equipamentos, insumos e produtos da ordem de R$ 100 milhões. A maior feira do setor da carcinicultura na América Latina também reunirá 40 conferencistas de diversos países, que proferirão palestras, todas com tradução simultânea. Além disso, um grande Festival Gastronômico dará um requinte especial à programação. 
Setor
A carcinicultura marinha no Nordeste é a forte do país. O Ceará, por exemplo, é o maior produtor nacional de camarão cultivado e vem consolidando cada dia mais esse status. Segundo a ABCC, o estado deve fechar 2015 com uma produção de 50 mil toneladas, que representa 66,7 % da produção brasileira (75 mil toneladas) projetada para 2015. Além disso, o volume de negócios que a atividade gerou no estado no ano passado foi de R$ 1 bilhão e deve fechar este ano na casa de R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 20%.
O presidente da ABCC alerta que ainda há muito potencial na atividade a ser explorada no Brasil. "Já fomos líder da produtividade mundial de camarão cultivado em 2003, com 6.083 kg/ha./ano, tendo produzido (90.190 t) e exportado (58.455 t) em 2003, ocupando o segundo lugar das exportações do agronegócio do Nordeste e o primeiro lugar do setor pesqueiro brasileiro." No entanto, a título de traçarmos um paralelo de quanto poderemos crescer, vamos fazer uma comparação com o atual desempenho da carcinicultura do Equador, que possui a mesma linha de costa do Estado do Ceará (600 km), mas graças a um apoio governamental diferenciado, explorou 330.000 hectares de viveiros com cultivo de camarão marinho em 2014, utilizando terras improdutivas e águas salitradas, salobras ou salgadas, produziu 330.000 t de camarão marinho cultivado, cujas exportações de 277.170 t, geraram US$ 2,3 bilhões de divisas, valor esse, superior às exportações de todo o agronegócio do Nordeste no referido ano. 
Sobre a FENACAM’15
A FENACAM'15 reúnirá as maiores empresas mundiais envolvidas com a fabricação de equipamentos e insumos para a área de aquicultura, bem como, empresários, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes ligados a essa atividade, notadamente a carcinicultura, onde somente no Estado do Ceará já existem mais de 500 produtores de camarão marinho. Na sua programação se realizará de forma simultanea o XII Simpósio Internacional de Carcinicultura; IX Simpósio Internacional de Aqüicultura; XII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aqüicultura, o Evento Técnico Anual do LACC/WAS (Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura); o SARA’15, primeiro Evento Regional de Aquicultura da WAS; e o XII Festival Gastronômico de Frutos do Mar. "Em realidade, a FENACAM & LACQUA / SARA (WAS)'15, representa uma excepcional oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e a aproximação dos produtores aquícolas com as tecnologias e empresas, líderes desse setor, notadamente nas áreas de equipamentos, insumos voltados para a produção e a industrialização de pescado oriundo da aquicultura”, ressalta Rocha.
SERVIÇO
Lançamento da Feira Nacional do Camarão
Data: 14 de setembro
Local: Hotel Golden Tulip Iate Plaza (Avenida Beira Mar, 4753 - Meireles)
Horário: 8 horas

Mudas

Amanhã (12), a C. Rolim Engenharia realiza distribuição de mudas de plantas no Iandê Shopping em Caucaia, a partir do meio dia até às 16 horas.
Serão unidades de mini flamboyant, guanandi, ipê amarelo, ipê rosa, pitanga e ata.
Ações como essas fazem parte do cotidiano da construtora, que ergue belos empreendimentos na cidade e, por outro lado, não abre mão do cuidado com o meio ambiente, realizando a manutenção de áreas públicas, limpeza de praias, distribuição de mudas ao longo de todo o ano em diversos pontos da cidade, campanhas de conscientização em favor do meio natural e muitas outras ações socioambientais.
Para cada metro quadrado que a construtora adquire, uma muda é doada para ser plantada em área pública.

Jornalistas lançam livros

Acontece na próxima quarta-feira (16), a partir das 18h30, na livraria Cia. dos Livros, localizada no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o lançamento dos livros Um sábado que não existiu, de Renato Modernell, jornalista, ganhador de duas edições do Prêmio Jabuti (1989 e 2013) e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), eMídia pública na sociedade da informação, da jornalista e também professora da UPM, Márcia Detoni, ganhadora dos prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, entre outros, que atuou em diversos veículos de expressão como BBC de Londres, Reuters e Radiobrás eFolha de S.Paulo.
Explorando temas transversais na fronteira entre o jornalismo e a literatura, Um sábado que não existiu apresenta reflexões sobre pessoas, lugares, ideias do universo da cultura, das comunicações sociais e do aprendizado. Na obra, o autor apresenta textos prazerosos e instigantes, com breves visitas a pensadores de magnitude universal, como Jung, Bakhtin, Benjamin, entre outros.
A obra traz uma visão bem fundamentada sobre grandes criadores literários, como Saramago, Dante e Guimarães Rosa. Tudo isso sem discurso hermético nem pedantismo intelectual, apenas retratando o mundo com os olhos de repórter.
lançamento da Editora Mackenzie, em coedição com a Summus, ultrapassa a esfera acadêmica, combinando substância teórica, informação precisa e carga poética.
Reunindo extensa bibliografia internacional sobre a função social da mídia e a construção de espaços plurais de expressão e interação, Mídia pública na sociedade da informação, examina o desenvolvimento dos serviços públicos de comunicação no cenário internacional e brasileiro, desde a criação da BBC de Londres, em 1927, até os movimentos contemporâneos para a revitalização do setor. 
A obra, ambientada no cenário atual, constitui uma importante referência não apenas para pesquisadores e profissionais da mídia pública, mas também para todos os interessados em práticas comunicacionais democráticas e conectadas às aspirações sociais.
A sessão de autógrafos desses livros será realizada no hall da livraria Cia. dos Livros, localizada na Rua da Consolação, 896 – Consolação – São Paulo – SP.
Sobre os autores
Renato Modernell é jornalista, professor de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e ganhador de duas edições do Prêmio Jabuti (1989 e 2013). Nasceu em 1953 no extremo sul do Brasil, onde sua família, com raízes no Uruguai e na Itália, possuía um hotel de veraneio. Aos 18 anos, radicou-se em São Paulo, cursou Jornalismo e atuou como repórter de viagens. Publicou vários livros, entre os quais são: Mare Magnum (2013), A notícia como fábula (2012), Gird (2012),Em trânsito (2011), Viagem ao pavio da vela (2001).
Márcia Detoni é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ciências Sociais e Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É jornalista e professora de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atuou em grandes empresas de comunicação, como BBC de Londres, Folhade S.Paulo, Reuters e Radiobrás. Recebeu vários prêmios de jornalismo por suas reportagens na área social, como GKP-Panos Media Award, Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio de Jornalismo do Programa da ONU para o Controle de Drogas.

Título: Um sábado que não existiu
Autor: Renato Modernell
Editora: Mackenzie em coedição com a Summus Editorial
Preço: R$ 32,90 (E-book: R$ 22,90)
Páginas: 144 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-85-8293-257-5 e 978-85-323-1027-9

Título: Mídia pública na sociedade da informação
Autora: Márcia Detoni
Editora: Editora Mackenzie
Preço: R$ 73,20
Páginas: 240 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-85-8293-259-9
Informações sobre como adquirir os livroslivraria@mackenzie.br

Sobre a Editora Mackenzie
A Editora Mackenzie, com mais 15 anos de mercado, publicou mais de 100 títulos nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Informações para a imprensa: Instituto Presbiteriano Mackenzie;
Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Alvaro Bufarah; alvaro.bufarah@viveiros.com.br; 11 2766-7048 / 9 8169-9912
Beatriz Massi; beatriz.massi@viveiros.com.br; 11 2766-7048
Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br; 11 2114-8016 / 9 8169-9912
Rodrigo Freitas; rodrigo.freitas@viveiros.com.br; 11 2114-8576
William Prado; william.prado@viveiros.com.br; 11 2766-7254
Celular do Plantão: (11) 9.8169-9912

72ª Soea

A Caixa de Assistência dos profissionais do Sistema Confea/Crea (Mútua) participa da 72ª Soea e dispõe seus serviços, durante a Semana, através de estande especial na ExpoSoea. Na ocasião, também será possível, aos profissionais ainda não associados, realizar a inscrição na Caixa de Assistência.
Confira matéria:
http://www.creace.org.br/noticia.asp?cod=1657

'O Cargueiro Sentimental'

Cesare Battisti, ex-membro da esquerda radical italianalança com exclusividade, pela Martins Fontes – Selo Martins, seu novo livro: O Cargueiro Sentimental”, com noite de autógrafo a partir das 19h, durante a Bienal Internacional do Livro – RJ, no Pavilhão Azul, estande I16/J13.
 Antigo membro dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo de extrema esquerda ativo na Itália no fim dos anos 1970, o escritor é colecionador de fatos polêmicos. Quando vivia foragido, na França, trabalhou como escritor, editor e até zelador de um prédio. Antes de ter a sentença executada sobre sua extradição ao país de origem, fugiu novamente para o Brasil, onde teve sua prisão preventiva, em 2007, a pedido do governo da Itália. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição, mas como extradição é feita mediante decreto, a decisão final é do presidente da República. Battisti permaneceu preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília até dezembro de 2010. Abaixo segue o release editorial:

O Cargueiro Sentimental
Na Itália, nos anos 1970, um jovem deixa a casa da família para se juntar a um movimento esquerdista, rompendo assim com seu pai, ele próprio envolvido a contragosto na Resistência. No entanto, tão interessado nas garotas quanto no combate político, ele logo encontra Silvana, que o inicia no amor. Porém, um dia, a moça lhe informa que está grávida antes de desaparecer. A luta chega ao fim. É hora da fuga. Vem, então, o tempo das andanças que o levam a Paris, onde ele deve se confrontar com as dificuldades de um exilado político sem situação reconhecida.
 Sobre o autor: Cesare Battisti nasceu em 1954, nos arredores de Roma. Ele faz seu aprendizado nas ruas de um bairro popular. Aos 21 anos, junta-se à luta armada: os anos 1970 são para ele anos de clandestinidade, anos de chumbo. Em 1981, ele foge da prisão e se exila no México, onde cria uma revista e organiza a Bienal de Artes Gráficas do México. Em seguida, instala-se na França e publica seu primeiro romance policial, Les Habits d’ombre. Em 1998, ele publica Dernières cartouches, nas edições Joëlle Losfeld. Em 2000, pelas edições Rivages, é publicado Avenida Revolucion.
Serviço: Noite de autografo com Cesare Battisti
Livro: O Cargueiro Sentimental, Martins Fontes – Selo Martins
Quando: 12/08/2015 / Horário: a partir das 19h
Onde: Bienal Internacional do Livro - Rio 2015 (Riocentro - Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca – RJ) / Estande:  J13/I16 / Site: www.emartinsfontes.com.br  
Informações: (21) 2221-2823 / (11) 3116-0000 

Ficha Técnica: Obra: O Cargueiro Sentimental
Autor: Cesare Battisti / Coleção: Prosa / Páginas: 180
Ano de Publicação:  2015 / Edição: 1ª
Editora: Martins Fontes - Selo Martins
Valor: R$ 29,00

Outros títulos também serão destaque durante a Bienal Internacional do Livro - RJ
- Frida Kahlo, Rauda Jamis * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- As Cartas De Ernest Hemingway - Volume I 1907-1922, com org. de Sandra Spainer e Robert W. Trogdon * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- Os Objetos e a Vida – reflexões sobre as posses, as emoções, a memória, de Giovanni Starace * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- Os Animais Célebres, de Michel Pastoureau * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- Francisco: O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos, de Giovanni Miccoli
- C.S. Lewis - Além do Universo Mágico de Nárnia, de Robert MacSwain e Michael Ward
- Moral Universal ou os Deveres do Homem Fundamentados Na Sua Natureza, do Barão de Holbach