sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Marciano Lopes

Morre o memorialista e jornalista Marciano Lopes.

Exame de Suficiência do CFC

  • A Unidade Via Corpvs, do Centro Universitário Estácio do Ceará será sede, amanhã, do segundo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade 2015.
  • O exame acontece em todo o país e, no Ceará, além da capital, haverá provas em Juazeiro do Norte e em Sobral.
  • Ao todo, o Estado receberá 11.446 candidatos e, desse total, 902 realizarão a prova no Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza.
  • O resultado do Exame tem validade de dois anos e somente os aprovados poderão fazer o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade.
  • Sem o registro, o profissional fica impedido de atuar no mercado de trabalho.

Este escriba

Este escriba em foto produzida por Mateus Dantas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pague Menos no Rio de Janeiro

As Farmácias Pague Menos seguem sua rota de expansão no Rio de Janeiro e inauguram a 18ª loja na capital fluminense, situada na Rua Joaquim Pinheiro, 16, no bairro da Freguesia. Com a nova unidade, a rede soma 32 pontos de venda em funcionamento no Estado. Para marcar a abertura, os clientes têm direito a descontos de até 75% em medicamentos.
Além das lojas da capital, a rede conta com três unidades em Campos de Goytacazes, duas em Niterói, duas em Macaé e outras sete em Cabo Frio, Itaperuna, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras e Volta Redonda. As Farmácias PagueMenos levam para essas cidades um dos mais variados mix de artigos de higiene pessoal, beleza e cosméticos, além de um amplo estoque de remédios a preços competitivos. Mantêm ainda uma série de ações de estímulo ao bem-estar e à responsabilidade social, como doações de ambulância, o Circuito de Corridas e a campanha Cidade Verde, pela qual a venda de produtos é revertida em recursos para plantio de mudas em áreas públicas.

Irauçuba treme

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou, desde o dia nove deste mês, mais de 30 novos tremores de terra em Irauçuba, no semi-árido cearense. De acordo com o professor Joaquim Ferreira, ontem ocorreu atividade sísmica de magnitude preliminar de 2.8 na Escala Richter. 
"Verificamos que esses eventos vinham ocorrendo desde o dia nove, conforme registros da estação de Morrinhos (NBMO), que está a cerca de 54 km da área epicentral. Até agora, mais de 30 eventos foram registrados pela estação NBMO sendo que muitos deles foram sentidos pela população da zona rural de Irauçuba", informou.
De acordo com ele, atividade sísmica em Irauçuba não é nova. Em 1991 ocorreram vários tremores, ao sul da localidade de Juá, sendo que o tremor de maior magnitude atingiu 4.9, magnitude só superada no Ceará pelo tremor de Pacajus de 1980 (5.2). "A nova área epicentral é distinta da de 1991, o que significa que uma nova falha sismogênica foi detectada na região", disse o professor.
Ferreira informou que o Laboratório da UFRN está em contato permanente com a Defesa Civil de Sobral, município próximo de Irauçuba e com a Defesa Civil do Ceará. "Assim que pudermos vamos instalar equipamentos na região e, conjuntamente com a Defesa Civil, esclarecer a população sobre o que está ocorrendo", afirmou.

No CEC

  1. ExpoConstruir e Soea hoje no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
  2. Amanhã na Soea tem palestra de Ciro Gomes sobre Transnordestina.
  3. Hoje na ExpoConstruir tem palestra de André Montenegro sobre Métodos Construtivos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

72ª Soea

72°SOEA INICIA COM SUCESSO
Com a parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua, a 72° Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, iniciou com sucesso no Centro de Eventos do Ceará com 3,5 mil participantes.
Confira matéria no link: ...
Ver mais

ExpoConstruir 2015

  • ExpoConstruir aberta com grande frequência de visitantes, no Centro de Eventos do Ceará.
  • Vai até sábado.

Folha de São Paulo


Pague Menos em Araçatuba

Com 34 anos de tradição, as Farmácias Pague Menos fincam bandeira em mais um município brasileiro. Única varejista presente em todos os estados e no Distrito Federal, a rede acaba de inaugurar sua primeira unidade em Araçatuba, totalizando 74 lojas em todo o Estado de São Paulo. A companhia já conta com cerca de 800 pontos de venda em território nacional.
A nova loja está situada na Rua Porangaba, 15, na Vila Industrial. Para marcar a abertura, os consumidores terão descontos de até 75% em medicamentos. A rede leva para a cidade um dos mais variados mix de artigos de higiene pessoal, beleza e cosméticos, além de um amplo estoque de remédios a preços competitivos. As Farmácias Pague Menos mantêm ainda uma série de ações de estímulo ao bem-estar e à responsabilidade social, como doações de ambulância, o Circuito de Corridas e a campanha Cidade Verde, pela qual a venda de produtos é revertida em recursos para plantio de mudas em áreas públicas.
Sobre as Farmácias Pague Menos
As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantêm um crescimento médio anual (CAGR) de 20% nos últimos dez anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. Contam hoje com cerca de 800 lojas e mais de 19 mil colaboradores que atuam em aproximadamente 300 municípios. Com sede na capital cearense, a rede figura também com destaque no ranking dasMelhores & Maiores do Brasil da revista Exame, edição 2015: ocupa a 133ª colocação geral e é a 11ª maior nas regiões Norte e Nordeste.

TCE Debate


Migrantes


Domingo


Assessorias Esportivas


Sobral


XX Enjai


Hoje


Estadão


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Combate à Corrupção

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle da CGU e STN – Regional Ceará (Unacon-CE) promove, na próxima sexta-feira (18) o Fórum “Fortalecimento das Parcerias Institucionais no Combate à Corrupção”. O evento acontecerá no auditório térreo do Edifício do Ministério da Fazenda, à Rua Barão de Aracati, 909, Aldeota, das 9 às 12 horas, e contará com a participação de autoridades federais e estaduais, além de membros da sociedade civil.

O objetivo é reunir os órgãos de defesa do Estado para discutir propostas de ações no enfrentamento da corrupção no País e a importância dessas parcerias por melhores resultados na coibição de crimes relacionados a desvio de recursos públicos.

Atualmente cumprem esse papel, na esfera federal, órgãos como o Ministério Público Federal, a Controladoria Geral da União - CGU e o Departamento de Polícia Federal. Em nível estadual, essa atribuição compete ao Ministério Público dos estados, quando o dinheiro desviado se origina dos tesouros estaduais e municipais. No Ceará, no âmbito do Ministério Público Estadual, foi criada a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública – PROCAP.

Para o presidente do Unacon-Ceará, Edilberto Barreto, a sociedade clama por um maior empenho dos governantes na identificação dos corruptos, entretanto, na contramão desses anseios, os cortes de recursos orçamentários em órgãos responsáveis pela investigação de crimes de desvio de recursos têm impacto negativo nessas ações. “No caso da CGU, por exemplo, essa redução afeta diretamente a apuração de irregularidades, situação agravada com o quadro deficitário de servidores responsáveis pelas auditorias e fiscalizações dos recursos federais”, enfatiza.

Ele acrescenta que outro fato preocupante, recentemente veiculado pela imprensa, refere-se ao possível rebaixamento da condição ministerial da CGU, como alternativa de economia no pacote de ajuste fiscal do Governo Federal. “Tal medida, se confirmada, inspira preocupação, pois enfraquece mais ainda o principal órgão de controle do executivo federal, especialmente no momento em que o tema corrupção ocupa o noticiário nacional”, destaca.

O chefe da Controladoria Geral da União no Estado, Roberto Vieira Medeiros, que também participará do evento, ressalta que as despesas discricionárias da CGU estão projetadas para 2016 em R$ 114 milhões, o que representa apenas 0,05% das despesas discricionárias do Governo Federal, dimensionadas em R$ 250 bilhões para aquele exercício.

O Fórum contará com palestras do Promotor da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), Luiz Alcântara Costa Andrade; do Procurador da República no Ceará, Rômulo Moreira Conrado; e do tesoureiro da Ordem dos Advogados da União (OAB - Secção CE), Marcelo Mota Gurgel do Amaral. O Analista de Finanças e Controle da CGU, Michel Cavalcante Pinto, apresentará painel sobre ações do órgão de controle.

Mobilização Nacional

Edilberto Barreto informa que o evento faz parte de uma mobilização nacional pelo fortalecimento da CGU, promovida pelo Unacon Sindical, e conta com o apoio de várias entidades, como o Instituto Federal de Fiscalização e Controle (IFC), que lançou abaixo-assinado de deputados federais e senadores como peça fundamental na articulação nacional em defesa do órgão.

A campanha disponibilizou spot de rádio (em anexo), que vem sendo veiculado todas as terças, quartas e quintas-feiras deste mês de setembro. “Também encontram-se abertas as inscrições para Concurso de Redação e Desenho, tendo como objetivo despertar nas crianças e jovens o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania”, destacou.

A União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle - UNACON é uma entidade civil, com natureza de associação profissional, organização sem fins lucrativos representativa da categoria profissional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle do Poder Executivo Federal (http://www.unacon.org.br/).

Combate à corrupção

No início do mês, a Controladoria Geral da União anunciou a criação de 26 núcleos de ações especiais nas suas Unidades Regionais e um núcleo de coordenação, além da edição de um manual de procedimentos, no intuito de fortalecer a estrutura da CGU para atuar com mais efetividade nas operações e no combate à corrupção.

De 2003 e 2015, foram realizadas 182 operações especiais, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, com o objetivo de apurar fraudes na execução de programas e de montagem de licitações, bem como prestação de contas irregulares.

Atualmente, são 101 investigações conjuntas em andamento, das quais cerca de 40% originaram-se na CGU. Em 65% dos casos, o foco é avaliar a gestão de recursos federais repassados a estados e municípios. As operações geraram procedimentos administrativos contra pessoas e empresas.

Serviço:
Fórum “Fortalecimento das Parcerias Institucionais no Combate à Corrupção”
Quando: Sexta-feira, 18/09/2015, das 9:00h às 12:00h
Local: Auditório térreo do Edifício do Ministério da Fazenda
Endereço: Rua Barão de Aracati, 909, Aldeota, Fortaleza-CE


Contra nova CPMF

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade que representa o varejo brasileiro e administra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), considera importante o corte de despesas orçamentárias divulgadas ontem pelo Governo Federal, mas avalia como "disparate" a proposta de retorno da Contribuição Provisória para Movimentação Financeira (CPMF).

Embora seja preciso a aprovação no Congresso, para Honório Pinheiro, presidente da CNDL, a volta da CPMF potencializa a carga tributária e diminui a competitividade da produção interna. "A classe média já carrega mais um grande fardo tributário. É um grande retrocesso para o país. Além disso, a alíquota de 0,2% pode agravar ainda mais o quadro inflacionário", afirma.
"Acredito que o retorno da CPMF não será aprovada porque mexe com custos em toda cadeia produtiva. O cenário político está complicado e temos um governo extremamente desgastado. A tentativa de equilibrar as contas pública é válida, mas muita coisa ainda precisa ainda ser alinhada", conclui Pinheiro. 
A CNDL tem como objetivo básico representar o Varejo Nacional através de 27 Federações e mais de 1.400 Câmaras de Dirigentes Lojistas que congregam mais de 450 mil empresas associadas, com a geração de mais de 2 milhões de empregos.

Risadaria aqui



Após seis edições de sucesso na cidade de São Paulo, o RISADARIA - maior festival de humor do mundo - realiza pela primeira vez uma turnê nacional. Até dezembro, o festival ainda passará por mais sete cidades: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Belém (PA). Antes de Fortaleza, os artistas passaram por Brasília e Salvador.
Na turnê, o público de cada cidade pode desfrutar de uma programação “pocket” do festival, com apresentações do RISADARIA SuperShows, série de espetáculos inéditos com grandes nomes de diferentes gêneros do humor nacional.
Em Fortaleza, os responsáveis por comandar a programação sãoLeandro Hassum, o ator mais popular no universo da comédia brasileira em TV e cinema, e Rafael Cortez, apresentador do “CQC” (Band), fazem sessões especiais e inéditas ao dividir o palco com outros grandes representantes da comédia nacional, como Victor Sarro, Rodrigo Fernandes, LC Galeto e Murilo Couto.
Os ingressos custam a partir de R$ 35 e já estão à venda no site www.risadaria.com.br. Serão três sessões na cidade: sexta (18/9), às 22h; sábado (19/9), às 22h; e domingo (20/9), às 20h.
Turnê RISADARIA – Fortaleza
Serviço
Teatro Rio Mar Fortaleza
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Loja 3001 – L3 - Papicu
Data: 19/9 (sexta-feira), às 22h; 19/9 (sábado), às 22h; 20/9 (domingo), às 20h
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia entrada)
Vendas na bilheteria do Teatro: 3ª a sábado das 12h às 21h e Domingo das 14h às 20h
Pelo Telefone*: 11 4003-1212
Pela internet*: www.ingressorapido.com.br
*compra sujeita a cobrança de taxa de conveniência e taxa de entrega.
Capacidade: 909 lugares
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação etária: 16 anos. Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais com documentação 
Obs: Programação sujeita a alteração

Ciro sexta na Soea

  • Ciro Gomes encerra na sexta-feira às quatro e meia da tarde, a 7ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, no Centro de Eventos do Ceará.
  • A abertura do evento será hoje, às oito na noite, com a entrega do Prêmio Livro do Mérito.

Emmy 2015

NET NOW, serviço de vídeo sob demanda da NET, traz para seus clientes as séries que concorrem ao Emmy 2015, premiação que será transmitida ao vivo pelo canal Warner, no dia 20 de setembro.

Para os clientes HBO, os títulos estão reunidos em Programas de TV > HBO. Já para quem possui o canal Sony em seu pacote, os filmes poderão ser assistidos em Programas de TV > Canal Sony. E para clientes Clarovideo, o acesso ilimitado aos conteúdos pode ser encontrado em NOW Clube > Clarovideo.

Os conteúdos disponíveis no NET NOW e indicados aos Emmy, de acordo com suas categorias, são:

Melhor série de comédia
"Louie"
Clarovideo
"Modern Family"
Clarovideo
"Parks and recreation"
Clarovideo
"Silicon Valley"
HBO
"Veep"
HBO
Melhor série dramática
"Downton Abbey"
Clarovideo
"Game of thrones"
HBO
"Homeland"
Clarovideo
"Mad men"
HBO
Melhor ator em série dramática
Liev Schreiber ("Ray Donovan")
HBO e Clarovideo
Jon Hamm ("Mad men")
HBO
Melhor atriz em série dramática
Claire Danes ("Homeland")
Clarovideo
Elisabeth Moss ("Mad Men")
HBO
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Joanne Froggatt ("Downton Abbey")
Clarovideo
Lena Headey ("Game of Thrones")
HBO
Emilia Clarke ("Game of Thrones")
HBO
Christina Hendricks ("Mad Men")
HBO
Uzo Aduba ("Orange Is the New Black")
Clarovideo
Melhor ator coadjuvante em série dramática
Ben Mendelsohn ("Bloodline")
Clarovideo
Jim Carter ("Downton Abbey")
HBO
Michael Kelly ("House of Cards")
Clarovideo
Melhor ator convidado em série dramática
Michael J Fox ("The Good Wife")
Clarovideo
F. Murray Abraham ("Homeland")
Clarovideo
Beau Bridges ("Masters of Sex")
HBO
Melhor atriz convidada em série dramática
Diana Rigg ("Game of Thrones")
HBO
Allison Janney ("Masters of Sex")
HBO
Khandi Alexander ("Scandal")
Sony e Clarovideo
Melhor ator em série de comédia
Louis C.K. ("Louie")
Clarovideo
Don Cheadle ("House of Lies")
Clarovideo
Melhor atriz em série de comédia
Edie Falco "Nurse Jackie"
Clarovideo
Julia Louis-Dreyfus "Veep"
HBO
Amy Poehler "Parks and Recreation"
Clarovideo
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Julie Bowen ("Modern Family")
Clarovideo
Kate McKinnon ("Saturday Night Live")
Sony
Anna Chlumsky ("Veep")
HBO
Melhor ator coadjuvante em série de comédia
Ty Burrell ("Modern family")
Clarovideo
Tony Hale ("Veep")
HBO
Melhor atriz convidada em série de comédia
Gaby Hoffmann ("Girls")
HBO
Pamela Adlon ("Louie")
Clarovideo
Elizabeth Banks ("Modern Family")
Clarovideo
Melhor filme para TV
"Bessie"
HBO
Melhor reality show de competição
"The voice"
Sony
Melhor série de variedades
"Last Week Tonight"
HBO
Melhor ator convidado em série de comédia
Bill Hader ("Saturday Night Live")
Sony
Louis C.K. ("Saturday Night Live")
Sony
Melhor série limitada (antiga categoria minissérie)
"The Honorable Woman"
Clarovideo
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
Queen Latifah ("Bessie")
HBO
Maggie Gyllenhaal ("The Honorable Woman")
Clarovideo
Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Michael Kenneth Williams ("Bessie")
HBO
Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Mo'Nique ("Bessie")
HBO

O NET NOW possui dezenas de séries disponíveis, sem custo adicional, para os assinantes NET e já inclusas na mensalidade do seu pacote de TV. São exibidas em canais como HBO, Sony, AXN, GNT, +Globosat, Universal Channel, entre outros.

Além disso, os clientes NET têm a opção de assinar o pacote Clarovideo, por R$ 19,90 (1º mês grátis), que possui mais de 100 séries como How I Met your Mother, Breaking Bad, Elementary, entre outras, para assistir de forma ilimitada, onde e quando quiser.


SOBRE A NET

A NET, que faz parte do grupo América Móvil e foi incorporada pela Claro S.A em dezembro de 2014, é a maior operadora de serviços convergentes via cabo da América Latina. Presente em mais de 180 das principais cidades e regiões metropolitanas do país (incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Fortaleza e Recife), oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.

A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil, com mais de 8,5 milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a operadora que mais recebe números portados de outras operadoras.

Através de sua plataforma institucional que tem como assinatura O Mundo é para ser Melhor, a NET apoia e promove Educação, Cultura e Cidadania por meio de projetos e patrocínios. Além de buscar evolução nos indicadores sociais, estes projetos complementam os serviços oferecidos pela NET, conectando os clientes com um universo de diversão, entretenimento e informação, dentro ou fora de casa. Para mais informações, acesse www.net.com.br.


Seguidores

Arquivo do blog