sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Filosofia


Agência Fortaleza de Notícias: Prêmio CDL de Comunicação

Agência Fortaleza de Notícias: Prêmio CDL de Comunicação: A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza entregou ontem à noite o Prêmio CDL de Comunicação 2015 para: Rádio FM Dom Bosc...

Agência Fortaleza de Notícias: 147 anos

Agência Fortaleza de Notícias: 147 anos: A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante começa na próxima segunda​-feira (23)​, as atividades da Semana do Município, em comemoração ao an...

Basquete Cearense Solar perde terceira

  • Por 69 a 64, o Basquete Cearense Solar perdeu ontem à noite, a terceira partida no Novo Basquete Brasil (NBB) 2015-2016. para o Minas, no Ginásio Paulo Sarasate. 
  • O Basquete Cearense volta a jogar em primeiro de dezembro contra o Flamengo, no Rio de Janeiro.

Agenda do dia


  • Eleição para Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), no Centro de Eventos do Ceará, até 18 horas.
  • Entrega do título de cidadania fortalezense para o jornalista Emerson Maranhão, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Proposta do vereador Paulo Diógenes.

Acidente fatal

Um acidente entre dois ônibus na madrugada de hoje, na BR 166 entre Milagres e Brejo Santo, matou uma criança e dois adultos, ferindo uma dezena de romeiros que iam para Juazeiro do Norte

Na França

Com forte apelo pela paz mundial, a Comunidade Católica Shalom realiza de 20 a 22 de novembro em Evry, a 30 km de Paris (França), o Congresso de Jovens Shalom Europeu. O País vive momentos de tensão desde os ataques terroristas da sexta-feira, 13.

Mais de 400 jovens de 17 países da América, África, Europa e Ásia, participarão do CJS, incentivados pelo bispo de Evry, dom Michel Dubost, que se manifestou após os atentados definindo o encontro como forte sinal pela paz, e pedindo que os participantes “venham sem medo”.

“A paz não é construída no isolamento e no terror”, afirma dom Dubost em comunicado aos inscritos. A organização garante que está tomando as devidas providências junto ao Governo e à polícia local para que o Congresso aconteça com segurança.

Numerosos e sem medo

Na carta aos jovens, o religioso convida: “A oração e o louvor são a resposta mais bela e eficaz que nós podemos dar. Nossa sociedade tem sede de paz! Venham, então, sem medo, numerosos!”.

Missa e vigília de intercessão pela paz abrem o Congresso na sexta-feira. O evento segue no sábado e no domingo com momentos de oração e louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, Missa, shows musicais e teatrais. O tema do CJS se baseia no sermão das bem-aventuranças, narrado no Evangelho de Mateus. O trecho escolhido é “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”.

Outro destaque da programação são as palestras. Além do bispo de Evry, pregam no encontro o fundador da Comunidade Católica Shalom e consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, Moysés Azevedo; e o responsável pelo Setor Juventude do mesmo dicastério, padre João Chagas. O sacerdote brasileiro responde pela seção do Vaticano encarregada da organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Os participantes virão dos seguintes países: Bélgica, Brasil, Roma, Croácia, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Polônia, Portugal, Espanha, Suíça, Tunísia e Canadá. Cerca de 100 missionários da Comunidade Shalom de toda a Europa estão envolvidos na organização.

CJS e Jornada Mundial da Juventude

O Congresso de Jovens Shalom é um evento internacional organizado anualmente pela Comunidade Católica Shalom. Neste ano, conta com três edições: brasileira, em Salvador (BA); europeia, em Evry (França); latino-americana, em Assunção (Paraguai). O objetivo é proporcionar uma experiência autêntica com Jesus Cristo por meio da oração, formação e convivência entre os participantes de todas as partes do mundo, e prepara-los para a Jornada Mundial da Juventude, realizada pelo Vaticano a cada três anos com a presença do Papa.

Além da paz, o assunto de destaque do CJS deste ano é a pureza. É também sobre ela que os pregadores falarão. O tema foi escolhido pelo Papa Francisco na mensagem deste ano para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2016 na Polônia. O Congresso segue a proposta do Papa para as mensagens anuais, até o ano em que ocorre a JMJ.

Serviço
Congresso de Jovens Shalom na França (Congrès de Jeunes Shalom France)
Quando: De 20 a 22 de novembro de 2016
Onde: Catedral de Evry – Évry, Ile-De-France, France

Amigos em Ação

Quadro de Maurício Cals
Unir um grupo de artistas plásticos de estilos e técnicas distintos em favor da solidariedade não parece tarefa fácil, mas, com empenho e dedicação, isto se torna possível. Em um único espaço, o visitante cearense terá um amplo panorama das artes plásticas, é com esta proposta que o movimento social Amigos em Ação realiza a 7ª Exposição de Obras de Arte do projeto. A mostra coletiva Amigos em Ação reúne 74 obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 53 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e até internacional, bem como talentos da nova geração das artes cearenses.
A exposição foi aberta ontem, na Galeria Casa D’Arte, na Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota, em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir de hoje até cinco de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.
Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do projeto Amigos em Ação e participam do tradicional Leilão de Obras de Arte, cujos lances já podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303. Este ano, participam artistas como Caetana Alcântara, Francisco Bandeira, Sergei de Castro, Maurício Cals, Ascal, Mano Alencar, Fernando Rodrigues, Vlamir de Sousa, Vando Figueirêdo, Tarciso Viriato, entre outros.
Durante o almoço de encerramento da campanha, no dia 12 de dezembro, será realizado o leilão no qual os fundos arrecadados serão destinados para manutenção das obras assistenciais do projeto Amigos em Ação durante todo o ano de 2016.
A cada edição, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano, a obra tema “Trabalho, o equilíbrio da vida” do artista plástico Expedito Lima ilustrará todas as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da campanha. Natural de Fortaleza (EC), Expedito Lima é artista plástico e pinta por mais de 30 anos. Especialista em óleo sobre tela, o pintor autodidata escolheu o impressionismo como a melhor escola para expressar seu sentimento pictórico e linguagem artística. Membro do grupo “Artistas da Praia”, Lima acumula em seu currículo diversas premiações e participações em exposições de arte e é, atualmente, um artista respeitado em todo o âmbito da sociedade cearense.
Doação de alimentos
Em paralelo à exposição de obras de arte, a Campanha Amigos em Ação vem mobilizando os conselheiros e associados para a arrecadação de gêneros alimentícios. A expectativa dos organizadores é atingir a meta de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, mantendo o montante arrecadado em 2014. Este ano, seis instituições serão beneficiadas com as doações:ABENJ – Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor, SAERG – Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.
As instituições foram criteriosamente avaliadas e selecionadas pelos 44 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 46 entidades indicadas este ano. “Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.
O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1500 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 24 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 355 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2014 foram arrecadados 33 toneladas de alimentos, 7% a mais que a meta estabelecida para arrecadação. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar, mais uma vez, o alvo de 30 toneladas.
Serviço
7ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação – 24ª Edição
Local: Galeria Casa D’Arte
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota
Visitação pública gratuita: De 20 de novembro a 5 de dezembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas

Restaurant Week

A Restaurant Week deixou o mês de novembro mais gostoso na cidade de Fortaleza. Agora, o evento brinda os assinantes OPovo no período de 23 a 29, deste mês, com exclusividade para apreciar menus especiais criados nesta edição. Os assinantes O Povo, mediante apresentação do cartão O Povo, têm a oportunidade de saborear com exclusividade cardápios especiais com os mesmos valores praticados durante as duas primeiras semanas do evento. A oportunidade vale para o portador do cartão + acompanhantes*.
Com o tema “Gastronomia Afetiva”, os chefs mostram delicadeza e sensibilidade nos pratos serviços durante o evento. Os menus variados são repletos de aromas, temperos e gostos inesquecíveis. Nesta edição, os renomados restaurantes: Azul de Prata, Barney's Burger, Cemoara, Ferreiro Café, Fuji Sushi Lounge, Geppos, Henriqueta, Jangadeiro, La Luna, La Pasta Gialla, La Terrazza, L'Entrecôte de Paris, Maestro, MeatPacking NY Burger, Medit, Moana, Misaki, Nakombi, Pasto & Pizzas, Prime Burger & Beer, Santa Grellha, Thames e Vojnilô destacam o carinho preparado nas comidas.
Segundo Fernando Reis, realizador do Festival no Brasil, o intuito desta edição é recordar as reuniões de família, as viagens e períodos marcantes na história dos restaurantes. “A Restaurant Week quer tornar a relação entre clientes e restaurantes cada vez mais próxima e prazerosa. Esta edição relembra as celebrações em torno da mesa e ressalta o valor da comida preparada com cuidado e carinho pelos chefs”, comenta.
Durante o Festival, os estabelecimentos vão dispor menus que contemplam entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos de R$ 39,90 + R$ 1,00 de doação para o Instituto da Primeira Infância - Iprede, com total de R$ 40,90 no almoço e R$ 51,90 + R$ 1,00 de doação para o Iprede, com total de R$ 52,90 no jantar.
O evento espalha solidariedade por onde passa. Os restaurantes participantes sugerem aos clientes uma contribuição de R$ 1 (ou mais) a cada refeição. Nesta sétima edição em Fortaleza, o valor arrecadado ao final será destinado ao Iprede, que promove ações de desenvolvimento na primeira infância, atenção à mulher e assistência psicossocial a famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza.
O Festival continua disponibilizando da plataforma digital de reserva para os restaurantes participantes do evento, além de site com informações atualizadas em tempo real. Através do site, o público pode efetuar reservas gratuitamente em parceria com a The Fork, empresa de reservas online. Além disso, o público será beneficiado com as vantagens Dotz e Ambev.
Os serviços e cardápios das casas participantes em breve estarão disponíveis no site www.restaurantweek.com.br.

Dia da Consciência Negra


"Vou começar com um exemplo simples.

A mãe diz pro filho que não sai do chuveiro: "sai daí, desliga isso! Você não tem consciência? Não pensa no dinheiro do seu pai? E você acha que dinheiro dá em árvore?
Entendeu? 
Não?
Compreendo. Foi muito básico. Então vamos a este: a mesma mãe, o mesmo menino no banho: "desliga logo, você não sabe que tá desperdiçando água? Você acha que tem água assim, pra jogar fora? Você não tem consciência disso?
Hummm. Não? Não vê a relação? 
Bom, vamos ver assim. A criança pergunta pra professora: por que existe esse negócio de dia da Pátria?
E ela responde: "para lembrarmos que somos todos brasileiros e que temos um passado, uma história, uma herança comum. Nosso lugar no mundo é aqui e a consciência disso ajuda a respeitar nossa terra e também a terra dos outros que, no fundo, é uma terra só, não é?
Agora sim! Viu como é fácil?
Não?
Vou tentar mais uma vez.
Aniversário da bisavó, a família se reúne, todos: primos nunca vistos, parentes por afinidades, tias com maridos novos, um zum zum zum de conversas disparatadas e olhares persistentes pro estacionamento. Mas aí vem a bisa, 99 anos, o olhar ainda firme mas as perninhas fracas, o andar claudicante. E ela se posta em frente ao bolo, olha para todos, aquele olhar longo que vai se marejando, vertendo lágrimas que escorrem pelos caminhos da face. E ela diz: "vocês são as minhas melhores lembranças". E a consciência dessa verdade profunda provoca um calor que se espalha, denso, terno, cálido, pela longa e divertida noite.
Acho que deu, não?
Olha o que diz o dicionário: 
Consciência: "sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior." Ou ainda: "sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais."
Muito bem. Se você concorda que se pode usar a palavra consciência quando a mãe apela ao filho para que ele cuide dos gastos da casa porque interessa a toda família; se você concorda que se pode usar a palavra consciência quando essa mesma mãe lembra ao filho que os recursos do mundo não são infinitos e que todos precisamos fazer a nossa parte; se você concorda que se pode usar a palavra consciência quando falamos das datas cívicas, como marcos de referencia de nosso país, nação, pátria, lugar real e simbólico de vivencia e memória, patrimônio coletivo que precisa ser preservado e perpetuado; se você concorda que se pode usar a palavra consciência quando se fala em família, filiação, recordações de amor e amizade, histórias comuns e alegrias compartilhadas.
Então. Os negros lembram, no dia 20 de novembro que são tudo isso e parte disso tudo: filhos, mães, professores, profissionais, políticos, artistas, cidadãos. São tudo isso e parte disso há séculos, com sangue, suor e lágrimas, com arte e determinação, com talento e profissionalismo, com paciência e destemor. 
Eu tenho consciência disso. Ajudaram-me a ter consciência disso. Levou tempo para eu ter consciência disso. Hoje tenho plena consciência disso e acho óbvio, como deveria ser.
O dia da consciência negra é para quem pergunta "para que serve o dia da consciência negra".
É para você?
Daniel Medeiros é Doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor de História do Brasil no curso Positivo"

Cunha


Qualidade do Ar 2015

Reforçando o propósito de incentivar o investimento em projetos ambientais para as empresas do setor, a Fetrans - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará Piauí e Maranhão promove juntamente com o Sest Senat Fortaleza – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, pelo décimo terceiro ano consecutivo a entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2015, no dia 24 de novembro (terça-feira), às 17 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. A solenidade contará com a presença de Diretores, empresários, personalidades do setor e trabalhadores das 27 empresas de transporte de passageiros e de cargas concorrentes ao prêmio e que apresentam diversas iniciativas em prol da valorização e preservação do meio ambiente.
O Prêmio busca reconhecer as empresas que mobilizam suas equipes e que investem em projetos ambientais nas suas garagens e nas comunidades onde atuam, transcendendo o aspecto econômico e mostrando à sociedade que a preocupação com a causa ambiental é algo que pode e deve ser trabalhado por todos os setores. O público presente poderá conferir ainda a apresentação das crianças da Expresso Guanabara, com a interpretação da peça “A Missão de Alice”, de autoria de Berenice Adams e Marina Strachman e adaptação da Escola Paulo Ayrton.
Dentre as 27 empresas inscritas para o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar versão 2015, 18 são empresas de transporte de passageiros e nove de transporte de cargas. O período de avaliação dos veículos se deu de janeiro à setembro de 2015.
Além do troféu principal às empresas vencedoras, a premiação contempla também outros reconhecimentos, como o Certificado de Qualidade Empresa 100% às empresas com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais e o Troféu Destaque Ambiental, entregue a personalidades ou instituições cujas ações contribuem para um meio ambiente saudável. Nesta edição, a homenageada com o Troféu Destaque Ambiental é Tâmara Freitas Aragão Lopes, socióloga com experiência em gestão pública e uma das fundadoras da Célula de Controle da Poluição Atmosférica da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), de onde hoje é gerente e vem trilhando um caminho sólido na área de Tecnologia e Gestão Ambiental, cursando ainda um Mestrado sobre Poluição Atmosférica.
Sobre o Despoluir
A Federação dos Transportes coordena desde 1997 o programa ambiental do transporte, o Despoluir, que tem como objetivo promover o uso racional de combustível e a redução de emissões no setor de transporte. A equipe do programa realiza inspeções veiculares periódicas nos veículos das frotas das empresas do Ceará, Piauí e Maranhão. Além de orientar sobre a qualidade do óleo diesel e realizar palestras sobre condução econômica e meio ambiente. 
Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar – Versão 2015 - Fortaleza
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 24 de novembro (terça-feira)
Hora: 17 horas

Linha Amarela

A Polícia Federal deflagrou ontem (19) a Operação Linha Amarela, com o objetivo de desarticular uma organização especializada em fraudes contra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.
A ação contou com 120 policiais que cumpriram 4 mandados de prisão temporária, 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de busca e apreensão específicos de veículos, expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte.
As investigações com apoio do Ministério Público Federal iniciaram a partir de processos administrativos abertos pelo MPF em Juazeiro do Norte, que apontavam supostas irregularidades nas licitações das prefeituras de Juazeiro do Norte/CE e Assaré/CE para contratação de serviço de transporte escolar naqueles municípios.
O “modus operandi” consistia na abertura de empresas de fachadas que concorriam entre si, visando o superfaturamento dos serviços contratados com concorrências simuladas entre empresas do mesmo grupo. Os desvios também ocorriam com a duplicação ou acréscimo das rotas feitas pelos ônibus escolares contratados e a subcontratação de outras empresas.
As investigações apuraram um desvio presumido de mais de R$ 7 milhões.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Matemática

Em Aurora, o estudante Francisco Guilherme Lobo Brilhante, do curso técnico em Administração da Escola Profissional Leopoldina Gonçalves, foi premiado com uma medalha de prata na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno participou, no dia 12 de setembro, da segunda fase da 11ª OBMEP e conquistou o 2° lugar. Ele competiu com mais de 300 mil alunos do Ensino Médio de todo País.
Para Guilherme, o prêmio foi resultado de muito esforço e do apoio que recebeu dos seus professores na escola. "Segui a orientação de Albert Einsten, que dizia que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, e fiquei muito feliz com essa conquista", afirmou animado.
A comunidade escolar compareceu ao momento da premiação e o núcleo gestor parabenizou os envolvidos no processo, tanto os professores de matemática, Samaria Nascimento, Aldemir Calixto e Sávio Simões, como, principalmente, o estudante premiado. Segundo a professora Samara Nascimento, que também é a coordenadora da olimpíada na escola, coordenar essa atividade foi uma tarefa muito enriquecedora. "Fico muito feliz do meu aluno ter sido premiado, esta é uma conquista de todos nós que fazemos a EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado", destacou.
Os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem por conta do desempenho dos seus alunos.
Larissa Cavalcante
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

Aumento da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu nesta quarta-feira (18), autorização da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) para aplicar revisão tarifária extraordinária e tarifa de contingência em Fortaleza.  

Com a autorização da ACFOR, os mecanismos passarão a valer no prazo de 30 dias. No caso do interior e municípios da Região metropolitana de Fortaleza atendidos pela Cagece, a proposta de aplicação dos mecanismos de revisão e contingência ainda aguardam homologação por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

Em Nota Técnica, a ACFOR autoriza aplicação da tarifa de contingência, que tem por objetivo reduzir o consumo de água na capital. O mecanismo estipula aplicação de percentual de 120% sobre as tarifas de clientes que ultrapassem 90% do consumo médio de outubro de 2014 a setembro de 2015. 

A tarifa de contingência será acompanhada da revisão tarifária extraordinária, onde será aplicado um percentual médio ponderado de 12,9%, de forma não linear para todas as categorias e faixas de consumo.

Para saber mais como vai funcionar os dois mecanismos, a Cagece disponibiliza na internet um Guia sobre a Revisão Tarifária e Tarifa de Contingência. Para baixar o material basta acessar www.cagece.com.br e escolher a opção “Revisão e Tarifa de Contingência”, no menu à esquerda da tela. Em seguida, clique em “Fique por dentro”.

Pós Estácio


Desafio Universitário

O estudante do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, Yuri Medeiros, venceu, no último domingo (15), a etapa semifinal do Desafio Universitário Empreendedor, iniciativa do Sebrae que busca estimular o desenvolvimento de atitudes empreendedoras para os universitários. Agora, junto com mais três estudantes de outras instituições de ensino, Yuri vai representar o Ceará na competição nacional, que acontece de 4 a 8 de dezembro, em Brasília.
Os quatro universitários terão duas semanas para apresentar um projeto de negócio que concorrerá com estudantes dos demais estados brasileiros. Para Yuri, o Desafio lhe dá a oportunidade de mostrar para o Brasil a capacidade inovadora do povo cearense. “A maior expectativa que tenho é conseguir representar bem a criatividade e a competência do povo cearense, mostrando para o Brasil inteiro que somos capazes de empreender e inovar”, conta o aluno cheio de expectativa.
O Desafio Universitário Empreendedor também conta com um site onde os alunos se cadastram e aprimoram os seus conhecimentos através de jogos virtuais.

O Povo Cariri

Entre as regiões que mais crescem no Estado, o Cariri está cheio de histórias de empreendedorismo, como no caso do personagem de capa, o empresário Francisco Assis Mangueira. A sua trajetória é de ousadia e inovação. Mesmo com uma carreira estável no Banco do Brasil, resolveu largar tudo e seguir em frente com seus planos de ter o próprio negócio. Construiu, assim, a marca Juá. Com erros e acertos, o empreendedor não se arrepende de nada por um só minuto. 

Junto ao case de Mangueira, a revista O POVO Cariri, traz o perfil de três jovens empreendedores arrojados da região que resolveram não ter medo de entrar em segmentos poucos explorados. Um deles é Daniel Gonçalves que passou a promover grandes shows de música no Cariri. Os outros dois são Douglas Feitosa e Pedro Furtado, com investimentos nas áreas de decoração e artigos infantis, respectivamente. Alguns deles possuem mais de um ramo de negócio. 

Falando em avanços, a revista traz ainda o sucesso de hamburguerias pela região. Tanto em Juazeiro do Norte como no Crato, os sanduíches gourmet vêm conquistando público. O consumo de vinho é outra realidade que passou a ocupar mais espaço no lazer do caririense, que já frequenta locais com mais oferta da bebida e há até quem esteja investindo na construção de adegas em casa.

Mais curiosidades dessa edição estão nos destinos preferidos do caririense na hora de viajar, a prática de tênis pelas cidades da região, a história da Fundação Padre Ibiapina, motociclistas que não vivem longe das duas rodas, avanços na área médica que já despontam na região,  a programação da 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas e, ainda, o sucesso de alunos do Cariri em olimpíadas de disciplinas escolares. Agora é ler e entender  o que vem acontecendo na região Sul do Ceará.



Seguidores

Arquivo do blog