Pular para o conteúdo principal

Piquet Carneiro

Começa nesta quarta (15) o primeiro Festival Regional Piquet Carneiro de Artes Cênicas (FERPICAC), no Sertão Central, com apresentação de 11 espetáculos, contação de histórias, workshop e oficinas formativas, além de rodas de conversa e música na praça. A programação será inteiramente gratuita, ocupará diversos locais da cidade e segue até o domingo, 19.

FERPICAC começará a partir das 19h30, com a cerimônia de abertura e a apresentação do espetáculo convidado “Pratativando”, da Cia Mais Caras de Teatro (Fortaleza), no Salão Paroquial. Dia 16, às 17h, o FERPICAC sairá com um cortejo pelas ruas de Piquet Carneiro reunindo banda marcial, grupos, companhias e coletivos de teatro e dança, artistas circenses e representantes de outras manifestações populares. 

De 16 a 18 de junho, o festival promoverá a mostra competitiva – com os espetáculos selecionados durante o período de inscrição, além da mostra paralela, que ampliará a divulgação das produções artísticas regionais. Os vencedores da mostra competitiva receberão troféus em 13 diferentes categorias durante a cerimônia de encerramento, no dia 19 de junho.

Participarão das mostras sete espetáculos selecionados previamente pela comissão organizadora doFERPICAC: “A Triste Partida”, da Cia Deus Baco de Teatro (Acopiara); “Huhuhú Hahahá”, do Grupo Elo Vanguarda de Theatro (Iguatu); “O Escarcéu de Benedito com o Diabo da Lanterna”, do Grupo Bicho do Rio Cia Teatral (Jucás); “Ser Tão Palhaços”, da Cia Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim); “Marica Lessa”, do Grupo Ritmos da Arte (Quixeramobim); “Romeu e Julieta”, do Grupo Fábrica das Artes (Deputado Irapuan Pinheiro); “A Noite é uma Criança Morta”, do Coletivo Cotinha de Teatro (Banabuiú).

Como convidados, participarão ainda os artistas Lucarocas e Chico Neto com seus espetáculos “Um Cordel Sem Cordão, um Folheto em Cada Mão” e “Cultura do Vaqueiro”, se configurando como um sarau poético-musical, além do mágico Clayton Pinheiro (Senador Pompeu) com uma apresentação de ilusionismo. O grupo local Piquet’s Coletivo de Teatro, por sua vez, fará uma performance cênica teatral.

A classificação etária dos espetáculos é livre, permitindo o acesso ao público de todas as idades. Especialmente para as crianças, haverá ainda contação de histórias com os artistas Cláudio Ivo e André Coutro, que encenarão “Benjamin e o Circo”, da Cia Mais Caras de Teatro.

“Logo em sua primeira edição, o festival irá transformar a cidade em um grande palco das manifestações artísticas da região. Em cena, os nossos artistas mostrarão o que vem sendo produzido no Sertão Central, promovendo assim a valorização da cultura cearense”, destaca o idealizador, Robério Leite.

I Festival Regional Piquet Carneiro de Artes Cênicas (FERPICAC) é uma realização da Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e conta com o apoio da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. O objetivo é promover a produção, difusão e circulação de espetáculos de artes cênicas de forma a fortalecer a identidade dos grupos da 7ª Região – Sertão Central.

OFICINAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Artistas reconhecidos no Ceará irão ministrar as oficinas do FERPICAC. Edmar Cândido (Grupo Fuzuê) será o instrutor das aulas sobre Corpo Acrobático; o maquiador com mais de 30 anos de experiência em artes cênicas, Edson Santos guiará a oficina sobre os princípios básicos da Maquiagem Artística; e Cláudio Ivo (Cia Mais Caras de Teatro) promoverá a oficina Mergulho Teatral e Palhaçaria, onde mescla práticas teatrais e técnicas circenses voltadas para a figura do palhaço.

Programação
14/06
07h30: Contação de Histórias – “Benjamin e o Circo”, com Cláudio Ivo e André Couto
Local: Distrito de Catolé da Pista

15/06
19h30: Cerimônia de abertura do I FERPICAC 
Local: Salão Paroquial
20h30: Apresentação do espetáculo convidado “Pratativando”, da Cia Mais Caras de Teatro.
Local: Salão Paroquial
Livre

16/06
07h30: Contação de Histórias – “Benjamin e o Circo”, com Cláudio Ivo e André Couto
Local: Distrito de Ibicuã
Livre

13h30: Contação de Histórias – “Benjamin e o Circo”, com Cláudio Ivo e André Couto

16h: Workshop “Piquet Carneiro – História e Memória”, com Osmar Lucena

Mostra competitiva:
17h: Cortejo artístico pelas ruas da cidade: Com a Banda de Música de Piquet Carneiro Francisco Gurgel, sob a regência dos Maestros Jonas Clares e Washington Luiz, além da participação de grupos, companhias e coletivos de teatro, dança, artistas circenses e manifestações populares.
Local: Ruas da cidade

18h: Espetáculo “A Triste Partida”, da Cia Deus Baco de Teatro de Acopiara, Acopiara-CE
Livre

Mostra paralela:
18h50: Espetáculo convidado: “Ilusionismo com Mágico Clayton Pinheiro”, Senador Pompeu-CE
Livre

Mostra competitiva:
19h15: Espetáculo “HuhuhúHahahá”, do Grupo Elo Vanguarda de Theatro, Iguatu-CE
Local: Salão Paroquial
Livre

Logo após as apresentações da Mostra Competitiva, roda de conversa com jurados e os grupos.

17/06
16h: Workshop “Piquet Carneiro – História e Memória”, com Osmar Lucena
Local: Escola Reino Infantil

Mostra competitiva:
18h: Espetáculo “O Escarcéu de Benedito com o Diabo da Lanterna”, do Grupo Bicho do Rio Cia Teatral, Jucás-CE
Livre

Mostra competitiva:
18h30: Espetáculo “Ser Tão Palhaços”, da Cia Lamparim de Circo e Teatro, Quixeramobim-CE
Livre

Mostra paralela:
19h: Sarau Poético-Musical com os artistas convidados Lucarocas com o espetáculo “Um Cordel sem Cordão, um folheto em cada mão” e Chico Neto, com o espetáculo “Cultura do Vaqueiro”
Livre

Mostra competitiva:
20h: Espetáculo “Marica Lessa”, do Grupo Ritmos da Arte, Quixeramobim-CE
Local: Salão Paroquial
Livre

Logo após as apresentações da Mostra Competitiva, roda de conversa com jurados e os grupos.

18/06
Mostra competitiva:
18h: Espetáculo “Romeu e Julieta”, do Grupo Fábrica das Artes, Deputado Irapuan Pinheiro-CE
Livre

Mostra paralela:
19h40: Performance Cênico-Teatral com atores convidados do grupo “Piquet’s Coletivo de Teatro”
Livre

Mostra competitiva:
20h: Espetáculo “A Noite é uma Criança Morta”, do Coletivo Cotinha de Teatro Banabuiú-CE
Local: Salão Paroquial
14 anos

Show musical:
22h: “Música na Praça” com artistas locais
Local: Praça Mariano Aires

Logo após as apresentações da Mostra Competitiva, roda de conversa com jurados e os grupos.

19/06
18h30: Cerimônia de encerramento e entrega de premiações
19h: Banda de Música de Piquet Carneiro Francisco Gurgel, sob a regência dos Maestros Jonas Clares e Washington Luiz
Local: Antigo Bumerangue

AÇÕES FORMATIVAS

16 a 19/06
08h às 11h: Oficina “Corpo Acrobático”, com Edmar Cândido
Local: Salão Paroquial

08h às 11h: Oficina “Maquiagem Artística”, com Edson Santos
Local: Secretaria de Agricultura de Piquet Carneiro

13h às 16h: Oficina “Mergulho Teatral e Palhaçaria”, com Cláudio Ivo
Local: Pousada e Churrascaria Sombra das Palmeiras

Mais informações:
Tel.: (85) 99773.1097

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".