Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

180 anos da Sefaz-CE

O Governo do Ceará realizou, na manhã de hoje (26) em Fortaleza, a solenidade de 180 anos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) com a reinauguração do Centro de Memória e a apresentação do selo dos Correios em alusão ao aniversário.
Na ocasião, também foram discutidos os desafios do mundo globalizado e da atual crise financeira, os investimentos do Estado e sua organização fiscal.

O secretário Mauro Filho, da Fazenda, destacou a importância da Pasta para o Governo do Ceará e de como sua memória merece ser preservada. “Era necessário o povo cearense ter conhecimento de como a Secretaria da Fazenda se iniciou e se mantém até os dias de hoje. Assim, podemos perceber como avançamos e acompanhamos a tendência tecnológica e as novas necessidades dos cearenses. Estar nesta Secretaria, estando no cargo há quase dez anos, é um motivo de orgulho, pois temos servidores altamente capacitados e dedicados na busca de recursos que possibilitam o desenvolvimento de um Ceará mais responsável e justo”, disse.
Centro de Memória da Sefaz
O Centro de Memória foi reinaugurado trazendo a galeria de fotos dos ex-secretários da Fazenda do Ceará, além de artigos, fotos e materiais antigos. O espaço cultural está localizado no Palácio da Fazenda, inaugurado em 27 de novembro de 1927 e construído para sediar as atividades do fisco estadual pelo então secretário Luiz de Morais Correia.
Como ex-secretário da Sefaz entre 1995 e 2002, Ednilton Soárez ressaltou a importância da história do órgão. “A Secretaria da Fazenda é um ícone na administração pública no Ceará, sempre muito presente, competente e necessária para o ordenamento do fisco do Estado. Além disso, é uma referência para as outras secretarias de Fazenda em todo Brasil. Manter essa história e esse legado vivo nos corredores da instituição é essencial para rememorarmos a importância deste órgão", destacou.
Selo comemorativo dos Correios
Na ocasião, foi lançado o novo selo produzido pela Regional dos Correios no Ceará em comemoração ao aniversário. Com a imagem da sede administrativa da Sefaz, o Palácio da Fazenda, o selo vai circular nas correspondências do Estado durante todo o mês de outubro. A peça foi idealizada pelo servidor terceirizado César Augusto Soares.

Para Eliezer Cordeiro, coordenador da Administração Tributária e servidor da Sefaz há 23 anos, participar da história da Secretaria é motivo de orgulho. “Cheguei ao topo da minha carreira nesta instituição e tenho o prazer de participar deste momento histórico para o Ceará. Nós nos empenhamos, amparamos e cuidamos da arrecadação do Estado, fazendo o trabalho com orgulho e espírito público de servidor”, afirmou.
História da Sefaz no Ceará
A história da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará teve início com a criação da Thesouraria Provincial por meio da Lei nº 58 de 26 de setembro de 1836, sancionada pelo presidente da Província José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar. Com a República, a Thesouraria Provincial teve seu nome alterado para Secretaria da Fazenda na Constituição estadual, que foi elaborada de acordo com o modelo federativo adotado pelo novo regime.
Inspirado nos palácios da cidade italiana de Veneza, o prédio, localizado no cruzamento das avenidas Alberto Nepomuceno e Pessoa Anta, tem dois pavimentos. O edifício foi elevado à condição de Monumento Histórico ao ser tombado pelo patrimônio histórico estadual por meio do Decreto 15.084, de 12 de fevereiro de 1982.
Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem
Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Nenhum comentário: