Em Maranguape

​​Com uma programação voltada para o incentivo à leitura entre crianças e adolescentes, a Caravana da Leitura e do Autor Cearense chega a sua edição de setembro com um dia cheio de atividades. Será amanhã, das 7h30 às 11 horas, na escola Paulo Sarasate e na Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape. A iniciativa é da Companhia Prisma de Teatro, que tem a missão de levar cultura e educação à periferia da cidade e Região Metropolitana.
Dentro da programação, que é gratuita e aberta à comunidade, atividades de roda de leitura, apresentação de contação de histórias, trabalhos manuais com lã e oficinas de desenho. Haverá também uma roda conversa com o autor cordelista cearense Rouxinol do Rinaré.
O objetivo da Caravana é envolver as crianças no universo da leitura, instigando-as para a curiosidade literária. “Temos ciência que as crianças estão cada vez mais distante da leitura e esse projeto vem para mudar esse cenário. É muito importante para as crianças conhecerem o autor do livro que eles leram e estudaram”, explica Raimundo Moreira, um dos idealizadores do projeto, que é viabilizado por meio da Lei do Mecenato Estadual e possui o patrocínio da Coelce.
Raimundo Moreira explica ainda que a Caravana da Leitura envolve três etapas. A primeira foi a dinamização dos livros e contação de histórias para os professores da escola e comunidade contemplada. Segunda etapa propriamente dita, aquela que acontecerá com os alunos, feito pela escola com o acervo que será entregue do autor a ser trabalhado. E a terceira etapa consiste na entrega oficial dos livros à escola ou entidade parceira para benefício da comunidade.
Sobre o autor
Rouxinol do Rinaré nasceu em Rinaré, Quixadá-CE. Poeta cordelista, com mais de 80 títulos de cordéis publicados e 20 livros, por diversas editoras. Várias vezes premiado, seu trabalho já foi citado nos principais jornais e revistas do Brasil, e também na França nas revistas LATITUDES, QUADRANT e INFOS BRÈSIL.
Tem muitos de seus livros adotados em projetos de educação das escolas do Ceará, Belo Horizonte (MG), São Paulo, Biblioteca Nacional (RJ) e compôs, por duas vezes, o catálogo da Feira Internacional de Frankfurt, na Alemanha. A obra do poeta é citada em mais de 10 trabalhos acadêmicos, entre teses e monografias.
Rouxinol do Rinaré atua também como revisor e ministrante de oficinas de Cordel.
Serviço
O quê: III Caravana da Leitura e do Autor Cearense
Quando: 29 de setembro (quinta-feira)
Onde: escola Paulo Sarasate e na Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape
Horário: Das 7h30 às 11 horas.

Comentários