Em Sobral-I

Encerrando a programação de lançamento, o espetáculo Os Deslimites da Palavra, da Companhia Primeiro Ato, acontece hoje (30) com sessão especial, às 20 horas, no Ecoa. A partir das 21 horas, a festa continua. O Largo das Dores receberá o cantor e compositor Edu Asaf com o pré-lançamento do seu disco Estelar. Em seguida, Lorena Nunes e sua Banda Quente chegam para agitar Sobral e não deixar ninguém parado. Entrada gratuita para todas as atrações.
Desde 22 de setembro as artes ocupam Sobral por todos os cantos. Atividades de música, dança, cinema e teatro acontecem gratuitamente em vários equipamentos culturais da cidade. A série de eventos integra o “Sobral Cidade das Artes” - projeto realizado através de parceria entre Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Instituto Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (Ecoa). Os eventos acontecem no Teatro São João, no Cine Falb Rangel, na Praça São João e no Largo das Dores.
Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Até o fim do ano, acontece uma série de programações culturais. Artistas locais e de todo o Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no intercâmbio de ideias e apresentações previstas. Pelos próximos meses, “Sobral Cidade das Artes” é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região. E, ainda, parada obrigatória para festivais aclamados - como a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival Concreto – que conquistarão espaço no município durante os próximos meses.
Além das programações culturais, uma diversificada grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas será ofertada gratuitamente. O intuito é ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e fomentar talentos. As inscrições para os cinco primeiros cursos podem ser realizadas, até seis de outubro, na sede da Ecoa ou pelo endereço eletrônico: www.cidadedasartes.org.br.
PROGRAMAÇÃO
DIA 30 (Sexta)
ECOA – 20h
- (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra
Largo das Dores – 21h
- Edu Asaf – Pré-lançamento do disco Estelar
- Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol
CURSOS
1) Curso Áudio e Iluminação: cursos LABTEC, que fazem parte do Percurso Produção e Técnica, ofertam programas de formação técnica e profissionalizante para as artes, gestão e produção cultural em parceria com o Instituto de Artes e Técnica em Comunicação - IATEC. As aulas serão na Ecoa, de 10 de outubro a 15 de dezembro, nos seguintes horários: Percurso áudio: 08h às 12h30 e Percurso Iluminação: 14h às 18h.
2) Curso Livre de Roadie: curso será realizado no Ecoa e no Anfiteatro Largo das Dores nos dias 13 e 14 de outubro. Os horários são diferenciados: dia 13, das 13h às 17h e das 18h às 20h. No dia 14, as aulas serão das 14h às 18h e das 19h às 23h.
3) Assessoria de Imprensa: breve formação para qualificar a comunicação utilizada pelos comunicadores locais nas divulgações de seus trabalhos. O curso acontece no CED - Centro de Educação à Distância de Sobral, de 13 a 15 de outubro. Na quinta e sexta (13 e 14) as aulas ocorrem das 14h às 18h e, no sábado (15), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
4) Redes Sociais e Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais: este curso será realizado também no CED - Centro de Educação à Distância de Sobral e tem a mesma proposta de aumentar a qualidade da divulgação de seus trabalhos. As aulas ocorrem de 20 a 22 de outubro, sendo que quinta e sexta (20 e 21) será das 14h às 18h e, no sábado (22), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18 horas.
5) Oficina Participativa na Estação da Juventude: este curso contará com um mix de artistas/oficineiros e população, envolvendo profissionais como soldadores, marceneiros, pedreiros e demais pessoas residentes na área da Estação da Juventude – Recanto. A oficina será realizada entre os dias 18 e 23 de outubro e as ações a serem desenvolvidas são construção criativa de playground (horizontal, brinquedos e jogos); hortas e jardins verticais; murais (fachada estação, laterias e espaços da praça); pintura caixa d’água e sombreiros.
Serviço
OFICINAS DE FORMAÇÃO - INSCRIÇÕES
Período: até 6 de outubro
Inscrições presenciais:
Estação da Juventude Novo Recanto
Rua João Paulo II Nº 200
Telefone: 3613-1573
Estação da Juventude Nova Caiçara
Residencial Nova Caiçara
Telefone: 98047190
Estação da Juventude Mucambinho
Rua do Canal s/n Tamarindo
Telefone: 3611-2760
Instituto Escola de Cultura Comunicação Ofício e Artes (Ecoa)
Rua Conselheiro Rodrigues Júnior, 5 - Centro
Telefone: 88 3111 027
Locais: on-line: www.cidadedasartes.org.br e presencial na Ecoa (88) 3111-0257
Mais informações: www.cidadedasartes.org.br
Instagram: @cidadedasartesce

Comentários