Para Sobral

A Secretaria das Cidades assinou, esta semana, ordem de serviço para a instalação de 438 postes de iluminação pública no Centro Histórico de Sobral. A iniciativa está recebendo um investimento de R$ 650.687,94, por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os equipamentos possuem estilo colonial e fazem parte do projeto de internalização das redes áreas (elétricas e telecomunicações) do Centro.
Os postes de iluminação, que possuem tamanho de seis e quatro metros, são compostos por luminárias, reatores e lâmpadas. A entrega das estruturas será dividida em dois lotes, em que o primeiro terá 100 conjuntos de postes e o segundo 338. A previsão de conclusão da instalação dos equipamentos é para o primeiro semestre de 2017.
O conjunto de postes irão complementar as ações realizadas pela SCidades no Centro Histórico do município, como a requalificação das praças do Amor, do Bosque, do Patrocínio e da Várzea, a troca da pavimentação asfáltica por blocos de concreto intertravados e a requalificação e readequação dos passeios. As obras estão sendo executadas por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais - Cidades do Ceará II, da Secretaria das Cidades.
Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais
O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais é coordenado pela Secretaria das Cidades que investe em regiões potenciais do Ceará polarizadas por municípios de médio porte, visando a descentralização do desenvolvimento socioeconômico do estado, diminuindo assim a pressão sobre a Região Metropolitana de Fortaleza.
No Cidades do Ceará II são beneficiadas as regiões do Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe. No Vale do Acaraú, a cidade polo é Sobral, já no Vale do Jaguaribe, o polo se concentra na tríade Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas. Assim, com o desenvolvimento dessas duas regiões, é possível proporcionar melhores condições aos moradores para que os mesmos permaneçam em suas cidades de origem.

Comentários