Filosofia

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra no próximo sábado (19), o Dia Mundial da Filosofia, com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. Este ano, o tema será "Convivência: Como somar num mundo em conflito?". Na capital cearense, as atividades comemorativas a data serão gratuitas e acontecerão no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no sábado, a partir das 18 horas. 
A data foi instituída pela UNESCO desde 2005, como forma de valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.
O objetivo do evento é mostrar como as relações humanas e o respeito entre diferentes culturas, povos e crenças pode apoiar o desenvolvimento social, político e econômico. "É na riqueza de trocas entre as pessoas que as ideias surgem, novos projetos nascem e é possível fazer a sociedade avançar em termos de conhecimento e progresso científico e tecnológico. O sectarismo e isolamento geram guetos e conflito que atrapalham o desenvolvimento das instituições", afirma o diretor da Nova Acrópole no Brasil, Luís Carlos Marques. 
Para ele, um dos grandes problemas do mundo atual é a contradição entre o avanço nas comunicações e o crescente problema de depressão e sociopatia. "Infelizmente, as relações são superficiais. Quando as pessoas sabem se relacionar, geram mais vida e criatividade e conseguem crescer e promover o desenvolvimento comum em todos os níveis", explica.
Programação local
Em Fortaleza, a programação será aberta com o painel “Como eu penso?” que contará com a participação de artistas, cientistas e filósofos e suas reflexões sobre a convivência. Dentre os convidados, o professor José Osvaldo Carioca, da Universidade Federal do Ceará e a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar.
A palestra magna “Convivência: como somar num mundo em conflito?” será ministrada pela coordenadora regional de Nova Acrópole no Nordeste, consultora e professora de filosofia, Renata Peluso, às 19h40.
O evento será encerrado com a Orquestra de Flautas Transversal da Universidade Estadual do Estado do Ceará (UECE), às 20h30, que apresentará obras de Mozart, Vivaldi, J. S. Bach, G. F. Handel, dentre outras. 
Concurso Nacional de Fotografia
Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promoveu o concurso nacional de fotografias “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”. As vinte melhores fotos serão expostas em diversas capitais brasileiras, com curadoria da fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro. Mais de 200 fotógrafos amadores e profissionais que procuraram retratar a convivência no cotidiano.
No Ceará, a exposição conta com o apoio da Infraero e tem visitação gratuita até 9 de dezembro, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. 
Sobre Nova Acrópole - Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 59 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos das obras clássicas sejam debatidos no mundo contemporâneo, por tratarem das grandes questões humanas, como convivência, civilidade, desenvolvimento das potencialidades individuais e a construção de uma sociedade melhor.

Serviço
Dia Mundial da Filosofia
Convivência: como somar num mundo em conflito?
Data: 19 de novembro (sábado)
Horário: 18 às 21 horas
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Comentários