sábado, 5 de março de 2016

Intercâmbio

O presidente do Sindialimentos Ceará, André Siqueira, em viagem ao Sul do Brasil ficou impressionado com a força do cooperativismo empresarial, que é latente naquela região do País.
Ele conheceu grandes cooperativas: Aurora e Alfa. 
A Alfa teve crescimento econômico em 2015 acima dos índices inflacionários, apesar do decréscimo no PIB.
São 18 mil famílias associadas. Já a Aurora Alimentos produz 1 milhão e 500 mil quilos de alimentos por dia.
Uma carreta sai da empresa a cada 12 minutos.
Segundo André Siqueira, temos muito a aprender com as experiências associativas. Eles são muitos bons exemplos de cooperação e associativismo para nossas empresas aqui no Ceará.
De acordo com o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, a essência da Aurora são as pessoas.
"Em 1969, 18 homens representando 8 cooperativas do oeste de Santa Catarina se uniram para melhorar as condições dos produtores de suínos e conseguir mais espaço no mercado. Desse gesto nasceu a Aurora, a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil e referência mundial na tecnologia e processamento de carnes. Através da cooperação a Aurora equilibra seus objetivos empresariais com o compromisso social. Esse trabalho, baseado na política da coletividade e na partilha dos resultados, reflete no seu dia a dia com produtos de alta qualidade, valorização no campo e na cidade e cuidados com o planeta", explica.
Hoje a família Aurora é formada por 13 cooperativas filiadas, mais de 70 mil famílias associadas, mais de 26 mil funcionários da Aurora Alimentos e mais de 8 mil empregados das cooperativas filiadas ao Sistema da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Com gestão participativa, atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal. As unidades industriais, comerciais, granjas e distribuidores estão por todo o Brasil.

17 anos do Dragão

No dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa 17 anos a serviço da arte e da cultura.
Para celebrar a data, há três anos, o CDMAC iniciou a Maloca Dragão, um festival artístico com quatro dias de duração que enaltece a força e a criatividade dos artistas e grupos cearenses.
Este ano, parte da programação, que acontecerá de 28 de abril a 1º de maio, será composta por projetos inéditos de artistas cearenses no festival, previamente inscritos e posteriormente selecionados pela direção do Dragão do Mar, nas categorias Teatro, Circo, Dança, Literatura, Música e Culturas Populares.
Para inscrever um ou mais projetos, o proponente deve, inicialmente, criar um perfil pessoal ou coletivo, numa plataforma livre e gratuita que integrará uma rede de agentes culturais do Ceará.
A inscrição é simples e gratuita e traz uma série de benefícios para quem participa. Além de habilitar o inscrito para participar da Maloca Dragão e outros projetos e editais realizados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o inscrito passa a integrar uma rede social da cultura, facilitando a construção do seu próprio networking na área, além de ter à mão uma rede para divulgação dos seus próprios eventos.
Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, “a ideia é mapear o que vem acontecendo na cultura cearense, ampliando o raio de conhecimento sobre novos artistas, coletivos e trabalhos de criativos já conhecidos. O Ceará tem se mostrado uma grande potência artística e fica cada vez mais difícil dar conta de todo esse caldeirão cultural.”
Depois de cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, o artista ou grupo já poderá fazer parte da Maloca Dragão, mediante inscrição. A iniciativa tem a finalidade de criar um rico banco de projetos, alimentado pelos próprios agentes. A partir da sua inscrição no festival Maloca Dragão, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura terá mais subsídios para montar sua programação, levando em consideração que a Maloca Dragão apresenta um panorama da produção e da criação artística cearense.
As inscrições devem ser feitas até 20 de março, exclusivamente através do endereço virtual indicado. Após este período, as inscrições ficarão indisponíveis.
Como fazer a inscrição e participar da Maloca
O Mapa Cultural do Ceará é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) sobre cenário cultural cearense. A ferramenta facilita o conhecimento de trabalhos realizados no âmbito da arte e da cultura e possibilita a criação de uma rede de contato entre os mais diversos agentes culturais. A efetivação do seu cadastro facilitará a sua participação nos editais e programas da Secult-CE, além de possibilitar mais um meio de divulgação dos seus eventos, espaços ou projetos.
Para participar da Maloca Dragão 2016, o interessado deve acessar o site www.malocadragao.org.br. Na página, o interessado poderá acessar o passo a passo da inscrição.
Oficinas Tira-dúvidas
Para quem tiver dificuldades em efetivar a inscrição, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará oficina de orientação. Os interessados devem comparecer ao auditório do CDMAC nos dias 07 e 14 de março, das 14h às 18h, para tirar dúvidas. Outras dúvidas podem ser solucionadas através do email inscricoesmalocadragao@gmail.com.
A Maloca Dragão 2016
Além de atrações convidadas e da Mostra Especial do Porto Iracema das Artes, que apresenta ao público os projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação da Escola, durante o último ano, também haverá espaço para revelação de novos talentos ou artistas e grupos que estejam com trabalhos inéditos, mediante inscrição no Mapa Cultural do Ceará.
A 3ª edição da Maloca Dragão acontecerá de 28 de abril a 1º de maio de 2016. Com o slogan “O encontro de todas as tribos”, a Maloca Dragão já se consolidou no calendário cultural da cidade e segue com uma programação extensa e diversificada, que congrega vários gêneros e manifestações em arte e cultura. Na última edição, o festival chegou a mais de 100 apresentações artísticas de linguagens diversas e a um público de 130.000 pessoas, durante os quatro dias.
Serviço
Inscrições de Projetos para a Maloca Dragão 2016
Até 20 de março de 2016
Gratuito
Tira-dúvidas
Dias 7 e 14, das 14 às 18 horas, no Auditório do Dragão do Mar.
Gratuito.

Para mulheres de Maracanaú

As mulheres de Maracanaú receberão atenção especial durante a Semana de Aniversário do Município, através do Ação Mulher 2016.
O evento, que acontecerá nas praças dos bairros de Maracanaú, contará com vários serviços como zumba, orientação nutricional, verificação de pressão arterial e palestras sobre qualidade de vida e atividades físicas. Também haverá muita diversão para a criançada, com pula-pula, algodão doce e pipoca.
O evento acontecerá, a partir das 8 horas, na Pajuçara (7 de março), Novo Maracanaú (8), Novo Oriente (9), Parque São João (10) e Jereissati II (11).
O Hospital Municipal realizará um mutirão de exames e consultas médicas. Serão atendidas cerca de 80 mulheres por dia, com ultrassom mamária, pélvica, transvaginal e obstétrica, bem como consultas com mastologista. A ação acontecerá de sete a 11 de março, das nove às 16 horas. (Oswaldo Scaliotti)

Festival de Acopiara

A história de amor juvenil mais encenada no mundo, "Romeu e Julieta", escrita entre 1591 e 1595 por William Shakespeare, é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros, a mediar o embate das famílias Montecchio e  Capuleto. Essa releitura do clássico é do Grupo Garajal de Teatro, que hoje, apresenta o espetáculo na noite de abertura do 24°Festival de Teatro de Acopiara. Será às 20h30 no Polo de Lazer da cidade, com acesso gratuito. 
Criado em 2003 em Maracanaú, o grupo Garajal de Teatro ganhou prêmios e rodou o país com "Romeu e Julieta" por meio do circuito Palco Giratório. Na montagem, a expressão corporal do grupo é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras com o pau de fita e a roda de coco. Os artistas equilibram-se na gangorra entre o bardo inglês e os folguedos brasileiros. O espetáculo tem texto de Victor Augusto, livremente inspirado na obra de Shakespeare, com a direção de Diego Mesquita e Mário Jorge Maninho. O elenco é formado por Neto Holanda , Henrique Rosa, Livia Nogueira, Rafael Melo, Rayane Mendes, Miguel Cairo, Sudailson Kennedy, Flavia Cavalcante e Lu Nunes, e tem na técnica Arnaldo Moura.

O Festival

O mais antigo festival de teatro do Ceará, criado em 1989, realiza a 24ª edição de 05 a 12 próximos, na cidade localizada na região Centro-Sul do estado. Com toda a programação gratuita, o Festival de Teatro de Acopiara vem cumprindo um importante papel na democratização e descentralização cultural. Nos palcos e praças, grupos teatrais do estado, de reconhecimento nacional, alguns dos quais com participações em importantes festivais de outros países. 
No total, são 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais. Além do Garajal, participam o Pavilhão da Magnólia, Grupo Bagaceira de Teatro, Cia. Cearense de Molecagem, Coletivo Artístico As Travestidas, Marmotas Produções, Cia. Anjos da Alegria e a bailarina e coreógrafa Silvia Moura. À noite, programação do FETAC contará com apresentações musicais da Banda Municipal de Acopiara e Convidados, shows das bandas Ingroove e Decretus e, no encerramento, o ator e cantador Jackson Antunes apresenta o espetáculo "Coração Caipira".
Apresentada pela Coelce, a 24ª edição do FETAC é uma realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, patrocínio institucional da Prefeitura de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes e do Instituto BR Arte. O Festival conta, ainda, com as parcerias do Sesc e Gaspar Bandeira Advogados. Agradecimento especial: Moveletro.

SERVIÇO
24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC - De 5 a 12 de março em Acopiara/CE. Espetáculo "Coração Caipira", deJackson Antunes, dia 12, às 21h, no Polo de Lazer de Acopiara (Avenida Paulino Félix s/n). Informações: 85-3235.4063 (Cinco Elementos Produções) e 85-9.9629.7678 (Cia Cordel de Teatro  - Horário de atendimento: 2a a 6a, das 8h às 18h).Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara. Instagram: @ftacopiara.


Imposto de Renda 2015-2016

  • Os estudantes do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio do Ceará oferecem, a partir da próxima segunda-feira (sete), atendimento gratuito para elaboração da declaração do Imposto de Renda.
  • O trabalho é voluntário e faz parte das atividades do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).
  • Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e das 18h30 às 21 horas, nos campi Parangaba e Moreira Campos.
  • Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Welynádia Rodrigues, durante a elaboração da declaração é comum o aparecimento de dúvidas e possíveis erros.
  • “É muito importante o acompanhamento de um profissional durante a preparação da declaração, uma vez que possíveis erros podem levar o contribuinte a cair na malha fina”, alerta a professora.
  • O NAF da Estácio trabalha em parceria com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Secretaria Municipal das Finanças e tem o objetivo de o objetivo de disseminar a educação fiscal em pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas, além de ser uma ferramenta de estudo para alunos de ciências contábeis.
  • Serviço
  • Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
  • Endereços: R.uaVicente Linhares, 308-Aldeota (campus Moreira Campos) e Avenida Fernandes Távora, 137-Jóquei Club (campus Parangaba).
  • Atendimento: Segunda à Sexta-feira das 8 às 12 e das 18h30 às 21 horas.

Futricas Cearenses-Rádio O Povo-CBN

  • Com o fim do Horário de Verão 2015-2016, a programação da Rádio O Povo/CBN receber adequações.
  • O programa O Povo no Rádio, apresentado por Luiz Viana, passou a ser veiculado das nove às onze da manhã.
  • O Debates do Povo, comandado por Plínio Bortolotti, volta a ser transmitido das onze ao meio dia.
  • Já o Revista O Povo, apresentado pela jornalista Maísa Vasconcelos, passou a ser veiculado das quatro às cinco da tarde, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Na terça e na quinta-feira, o programa começa às três e segue até cinco da tarde.
  • Aos sábados, o programa O Povo no Sábado começa às dez dez e vai até onze da manhã.
  • Já o Saúde do Povo é veiculado das onze ao meio-dia do sábado.

Estadão-Lula


Mulher são gonçalense

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que acontece na terça-feira (oito), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal da Educação, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e em parceria com a Secretaria Regional do Pecém, realiza nos período de sete a 15 de março, um mutirão de serviços de saúde voltados exclusivamente para as mulheres são gonçalenses.
Como a ação é conjunta, escolas da cidade e distritos, durante uma semana, abrirão as portas para receber as usuárias de todas as regiões do município.
No distrito do Pecém, a ação iniciará na segunda-feira (sete) das 14 às 17 horas, na Escola Municipal Euclides Pereira Gomes, localizada no rua Macionilia Sampaio, bairro Centro. A abertura da ação contará com concerto musical composto exclusivamente por mulheres e com o Festival de Suco, promovido pelo SESC. Serão oferecidos também serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento com médico especialista e nutricionista, além de palestras educativas sobre alimentação saudável e saúde bucal. Mais de 30 tipos de exames como Hemograma Completo, Sumário de Urina, Fator Reumatóide, PCR, ASO, VSRL, entre outros, também estarão à disposição do público feminino. Durante a ação, as mulheres também contarão com atendimento psicológico e jurídico.
As atividades seguem até o dia 15. Todas as localidades do município de São Gonçalo do Amarante receberão as ações e serviços de saúde.
Confira o dia e as localidades que receberão a ação da Semana da Mulher:

Dia 7 – Distrito do Pecém
Dia 8 – Sede/Umarituba
Dia 9 – Croatá
Dia 10 – Taíba
Dia 11– Sede/Siupé
Dia 14 – Cágado
Dia 15 - Várzea Redonda

Diário do Nordeste-Lula


Futricas Cearenses

O Povo-Lula


Em São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Claudio Pinho, assina na manhã de hoje, na praça da localidade de Salgado dos Moreira, distrito do Cágado, a ordem de serviço para a construção do novo açude na localidade. Estarão presentes na solenidade o Prefeito Claudio Pinho, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Rural, Otacílio Gomes, e demais autoridades, vereadores, líderes comunitários, imprensa e a população. O açude irá operar com capacidade de 1.080.000,50 de metros cúbicos de água e será construída com investimentos provenientes de recursos do município, no valor de R$ 951.423,17.
A obra terá como objetivo abastecer de água a região de sertão de São Gonçalo do Amarante, proporcionando o bem-estar e uma melhor qualidade de vida para as famílias, além de ajudar a intensificar a produção agrícola, pois a água represada poderá ser utilizada para irrigações das lavouras, possibilitando o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Para Claudio Pinho, o açude é uma das mais importantes obras já realizadas em São Gonçalo do Amarante.
"Estamos transformando sonhos em realidade. O açude do Salgado dos Moreiras vai garantir que todas as famílias da localidade tenham mais qualidade de vida e tranquilidade. Essa obra que há muitos anos havia sido prometida e esquecida, foi concretizada e lembrada pela nossa gestão, porque a nossa gestão faz mais e melhor pelo povo”, finalizou o prefeito.

Folha-Lula


Nota

"Foi uma violência jurídica sem precedentes a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva ocorrida na data de hoje (04/03/2016), acompanhada de busca e apreensão em sua residência e na de seus filhos, diretores e funcionários do Instituto Lula e na empresa LILS Palestras e Eventos Ltda. É uma aberração jurídica cogitar-se de uma condução coercitiva sob o fundamento de garantir a segurança de Lula, como fizeram os membros da Força Tarefa Lava Jato na coletiva hoje à imprensa.
Foi montado em Curitiba, com toda clareza, um núcleo que, a pretexto de combater a corrupção, utiliza-se de procedimentos que violam a Constituição Federal e a legislação processual. Hoje, tais práticas fundamentaram atos invasivos em relação a Lula e seus familiares e pessoas próximas. Amanhã, poderá tornar-se vítima da mesma arbitrariedade qualquer cidadão brasileiro. A legalidade e a segurança jurídica são base para a garantia da atividade econômica e financeira do País, da vida de trabalhadores e empresários, mas hoje isso se rompeu.
Não havia qualquer situação jurídica que pudesse sustentar a decisão que autorizou tais medidas. Uma condução coercitiva somente se justificaria na hipótese de Lula não haver atendido uma intimação anterior, o que jamais ocorreu. A defesa do ex-Presidente já havia obtido decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo reconhecendo a impossibilidade de tal medida, que havia sido cogitada por um promotor de Justiça do MP/SP. Este é um parâmetro concreto que dimensiona a arbitrariedade cometida nesta data.
Não se respeitou sequer o fato de o Supremo Tribunal Federal ainda estar analisando a ação (ACO 2833/SP) proposta em 26/02 pela defesa de Lula para definir se a competência para promover as investigações é federal ou estadual.
Os questionamentos que foram utilizados para justificar a medida de força já haviam sido respondidos por Lula em três depoimentos prestados anteriormente, inclusive à Polícia Federal, como a propriedade do apartamento no Edifício Solaris, no Guarujá (SP) e do “Sítio Santa Bárbara”, em Atibaia (SP) e as benfeitorias realizadas nesses locais. Lula não é dono de tais imóveis, o que já foi provado por documentos dotados de fé pública. Também já eram conhecidas das autoridades as doações feitas ao Instituto Lula e os valores recebidos pela empresa LILS pela realização de palestras. Se os valores são “vultosos” ou paira “dúvida sobre a generosidade” das empresas – como qualifica o juiz Sérgio Moro –, isso não permite concluir a prática de qualquer crime ou a realização de atos invasivos e medidas de força. No máximo, justificaria esclarecimentos que poderiam ser prestados por escrito ou, ainda, através de depoimento previamente agendado.
Os advogados de Lula aguardam a definição do STF a respeito da competência para prosseguir as investigações e, além disso, tomarão todas as medidas legais cabíveis para impugnar as arbitrariedades hoje cometidas.
Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins
Assessoria de Imprensa
Luiza Gorgatti
61 99472339" 


sexta-feira, 4 de março de 2016

Dia da Mulher na Fiec


Hoje


Páscoa


No Benfica


Sebrae-Sindieventos


Nordestão 2016

GRUPO D

ClassificaçãoPJVEDGPGCSGVMVVDMDVCACV%
SPORT - PE8422085311009066
RÍVER - PI5412167-111016141
BOTAFOGO - PB4411246-2101111133
FORTALEZA - CE44112550110213033
P pontos - J jogos - V vitórias - E empates - D derrotas - GP gols pró - GC gols contra - SG saldo de gols - VM vitória mandante - VV vitória visitante - DM derrota mandante - DV derrota visitante - CA cartões amarelos - CV cartões vermelhos - % aproveitamento

GRUPO E

ClassificaçãoPJVEDGPGCSGVMVVDMDVCACV%
CEARÁ - CE74211104620016058
SAMPAIO CORREA - MA7421164211017058
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA74211532200112058
FLAMENGO - PI14013010-100112908
P pontos - J jogos - V vitórias - E empates - D derrotas - GP gols pró - GC gols contra - SG saldo de gols - VM vitória mandante - VV vitória visitante - DM derrota mandante - DV derrota visitante - CA cartões amarelos - CV cartões vermelhos - % aproveitamento
Última atualização efetuada em 04/03/2016 às 11:00

Seguidores

Arquivo do blog