Pesquisar no blog

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Colação do Estácio do Ceará

O Centro Universitário Estácio do Ceará promove hoje (1) e amanhã (2) a colação de grau de 1.046 alunos, de 37 cursos de graduação tradicional e tecnológica.
As cerimônias acontecem no Salão Aracati, do Centro de Eventos do Ceará.
Nesta sexta-feira (1), a partir das 20 horas, formam-se os alunos dos cursos
  • Marketing
  • Processos Gerenciais
  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Direito.

No sábado (2), a cerimônia acontece em três horários, às 9, às 15 e às 20 horas, para os formandos dos cursos:
  • Comércio Exterior
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Comercial
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
  • Gestão Pública
  • Segurança Pública
  • Serviço Social
  • Letras
  • Pedagogia
  • Matemática
  • Logística
  • Negócios Imobiliários
  • História
  • Comunicação Social-Jornalismo
  • Comunicação Social-Publicidade e Propaganga
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Sistemas da Informação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Design de Interiores
  • Design de Moda
  • Design Gráfico
  • Jogos Digitais
  • Redes de Computadores
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Turismo
  • Telemática.

Para a reitora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Ana Flávia Chaves, a colação de grau é um momento de grande satisfação, uma vez que o sentimento que fica, para a instituição, é o de dever cumprido.
“A colação de grau é a culminação do trabalho dos profissionais da educação, além disso, marca o esforço e dedicação dos nossos alunos. Vê-los inseridos no mercado de trabalho, com excelentes resultados, nos motiva a continuar fazendo o melhor para o avanço do nosso país, por meio da educação”, diz.
Na programação dos dois dias de cerimônia ocorre a entrega do Programa Alumni Estácio, que homenageia os egressos que se destacaram em suas carreiras profissionais.

Ceará Sem Drogas em Crateús

Presidente da AL-CE, Zezinho Albuquerque fala contra as drogas em Cratéus (Foto Edson Júnior Pio)
A 11ª edição da Campanha Ceará sem Drogas mobilizou cerca de três mil pessoas em Crateús, hoje pela manhã, em evento realizado no Ginásio Poliesportivo Raimundo Deromi Melo.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), idealizador da iniciativa, disse que o Ceará sem Drogas tem sido reconhecido como “um grande projeto de mobilização”.
O parlamentar ressaltou outras ações realizadas pelo Poder Executivo, com a colaboração do Poder Legislativo, para o combate às drogas e tratamento à dependência química, como a aprovação do Fundo Estadual de Combate às Drogas; a criação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas; e a abertura de leitos para tratamento de dependentes químicos. “Está sendo feito todo o trabalho para que as pessoas não entrem, por curiosidade ou qualquer outro motivo, no mundo das drogas”, afirmou.
A secretária especial de Políticas sobre Drogas do Estado, Mirian Sobreira, avaliou que o Ceará sem Drogas é um programa exitoso, “levando a discussão e fazendo o jovem pensar como é se envolver com drogas”. Ela lembrou que o Ceará foi o primeiro Estado a criar uma secretaria voltada especificamente para o combate às drogas, com foco, principalmente, na prevenção.
Já o secretário dos Esportes do Estado, Jeová Mota, avaliou como acertada a escolha de Crateús para sediar o evento, por ser “a maior cidade da região”, o que mobiliza também os municípios no entorno.
O prefeito de Crateús, Mauro Soares, agradeceu a chegada da campanha e disse que as drogas têm se transformado em um dos principais problemas na cidade. Ele destacou a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, do Núcleo Intersetorial de Políticas sobre Drogas e do fundo voltado a financiar ações na área. “Mas o poder público sozinho não resolve. Tem que ser uma parceria com a sociedade e, principalmente, as famílias”, avaliou.
Durante a palestra, o ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande contou como entrou em contato com as drogas e como é difícil superar a dependência química. “Depois de quase dez anos, continuo me tratando. Porque a dependência química não tem cura”, disse.
Segundo Casagrande, a família teve um papel fundamental para encarar o tratamento da dependência. O atleta alertou os pais para que observem a mudança de comportamento dos filhos, que dão índicos para o envolvimento com as drogas.
A estudante Milena Vieira, 16 anos, disse que se interessou em participar do evento para conhecer os detalhes da trajetória de vida de Casagrande e como foi a batalha dele contra as drogas. “Acho importante esse debate porque, na cidade, tem muito adolescente envolvido com droga e morrendo”, comentou.
Segundo a professora Régia Vieira, 35 anos, as escolas têm discutido o assunto com jovens, seja na sala de aula ou por meio de palestras e eventos esportivos. “Nunca teve um evento desse. Acho importante para combater e conscientizar os jovens sobre as drogas”, disse.
Também participaram do evento  os deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Walter Cavalcante (PP); o secretário dos Esportes de Crateús, Olavo Soares Gomes; o presidente do conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Crateús, Andrade Mendes; e o promotor de Crateús, José Arteiro Soares Goiano.
A campanha Ceará sem Drogas tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Já foram realizados dez encontros nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas vezes) e Acaraú.

André Figueiredo lamenta saída do PMDB

"Historicamente é da natureza do PMDB pular do barco quando de qualquer ameaça. Não vou fazer mais criticas ao PMDB, até porque o Brasil inteiro já estar fazendo". Assim reagiu o ministro das Comunicações e presidente o PDT-Ceará, André Figueiredo a saída do PMDB do Governo Dilma, hoje, em Fortaleza, onde abriu o Encontro Regional Nordeste de Provedores de Internet.
Figueiredo, entretanto, lamentou a saída: "É absolutamente lamentável um partido que anos e anos estar no Governo e por conta de uma oportunidade de se derrubar uma presidente democraticamente eleita e assumir um vice presidente que inclusive tinha responsabilidade de comandar a articulação política, que assinou vários decretos que  hoje são imputados de crimes de responsabilidade, inadequadamente. Mas que se aproveita desse momento para querer tirar uma presidente legitimamente eleita".

1873 raios no Ceará

A Coelce informa que registrou de ontem (31) para hoje (1º), por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 1873 raios no Ceará. Em Fortaleza, foram registradas 9 raios. Só nesta semana, durante as chuvas ocorridas no estado, foram registrados aproximadamente 20 mil raios.
Durante o mês de março deste ano, foram registrados cerca de 52 mil em todo o estado. Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (3656); seguido de Sobral (3419) e Forquilha (1471).
Em 2015, foram registrados mais de 140 mil raios em todo o estado. Santa Quitéria foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (5.843); seguido de Sobral, com 4.427; e Granja, com 4.092.
Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.
O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet (http://www.starnet.iag.usp.br/coelce), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

·                    Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
·                    Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
·                    Evitar consertos de instalações elétricas;
·                    Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

·                    Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
·                    Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Comunicação Externa Coelce
Fone: (85) 3453.4883 / 3453.4822 / 3453.4962
Cel: (85) 9993.9553

Fala Pedro Sampaio


Pedro Sampaio adicionou 14 novas fotos — com Lauriberto Braga.
5 h
Um momento marcante para qualquer profissional: "Falar do amor por sua profissão e de flores e espinhos inerentes à ela" Foi assim ontem no CENTRO UNIVERSITÁRIO FIC, à convite do querido Mestre Lauriberto Braga professor na Cadeira de Radialismo do Curso de Jornalismo FIC, fui bater um papo com os acadêmicos em palestra sobre o cotidiano de nossa atuação no Rádio Cearense em relatos sobre grandes momentos que marca o profissional como também as dificuldades que o radialista enfrenta na sua atividade laboral que são superadas pelo prazer de exercer uma profissão marcante. 
Quero pois, agradecer imensamente a coordenação do curso de jornalismo ao Mestre Lauriberto e essa turma paideguamente arretada e danada de boa, que nos acolheu com tanto carinho e atenção e muito me ensinou, eu não voltei como cheguei, ao sair daquela sala trouxe comigo conhecimentos frutos do aprendizado adqueridos na noite de ontem 31 de março com cada acadêmico ali reunido. Toda minha gratidão eu expresso aqui à cada um rogando a Deus que ilumine os jovens e as jovens integrados na formação para estarem à serviço da INFORMAÇÃO num futuro bem próximos como grandes jornalistas.E obrigado por ter recebido de forma tão positiva um elemento que estou sempre inserindo ao meu dia a dia profissional A POESIA. Valeu gente.
Curtir
Comentar

quinta-feira, 31 de março de 2016

Fica Dilma-V

Dragão do Mar. Encerramento do ato do 31 de março.

Fica Dilma-IV



Manifestação Fica Dilma, no Dragão do Mar. Organizadores falam em 50 mil. PM em 6 mil.

Fica Dilma-III

  • 8h21
    31/03/2016
    Manifestantes em Fortaleza

  • 18h20
    31/03/2016
    Fortaleza - Manifestantes contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff caminham pelas ruas do Centro de Fortaleza em direção ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde é esperada a presença do governador do Ceará, Camilo Santana ( PT ).
    A organização estima em 50 mil o número de participantes. A Polícia Militar ainda não informou a quantidade de pessoas, mas acompanha a manifestação por meio da cavalaria e do Batalhão de Choque. A passeata segue até o momento sem incidentes. (Carmen Pompeu)

Fica Dilma-II

17h40
31/03/2016
FORTALEZA - Médicos levam faixa no ato na capital cearense

Fica Dilma

  • ALEZA - Médicos levam faixa no ato na capital cearense
  • 16h15
    31/03/2016
    Em Fortaleza, cerca de 20 mil pessoas marcharão da Praça da Bandeira até o Dragão do Mar
  • 15h54
    31/03/2016
    Manifestantes já se encontram na Praça da Bandeira, em Fortaleza
  • Net Educação

    O desenvolvimento educacional das crianças e a capacitação dos professores são os temas do novo programa NET Educação. O conteúdo pode ser assistido no canal do YouTube (youtube.com/neteducacao) e no portal NET Educação (www.neteducacao.com.br), a partir de amanhã.
    O NET Educação traz a reflexão sobre brincar sem brinquedos e como esta prática pode ajudar as crianças no raciocínio lógico, na criatividade, na imaginação, na coordenação motora, na disciplina e até na concentração. O programa comenta que diversos objetos podem se transformar em algo lúdico para ajudar no desenvolvimento educacional dos alunos. A edição fala sobre o projeto Massacuca que, seguindo esse princípio, cria e divulga brincadeiras educacionais.
    Já na segunda parte, o programa discute sobre a capacitação dos professores. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC), com educadores capacitados, o nível de aprendizagem dos alunos aumenta até 70%. Para ilustrar o assunto, o NET Educação ouviu três especialistas e listou cinco portais que oferecem cursos gratuitos, de renomadas universidades, para se aperfeiçoar como Harvard, MIT, USP e Unicamp. "Há necessidade de sempre estudar", ressalta a diretora e professora Melanie Grun.
    SOBRE A NET
    A NET, que faz parte do grupo América Móvil, é a maior operadora de serviços convergentes via cabo da América Latina. Presente em mais de 180 das principais cidades e regiões metropolitanas do país (incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Fortaleza e Recife), oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.
    A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a operadora que mais recebe números portados de outras operadoras.
    Através de sua plataforma institucional que tem como assinatura O Mundo é para ser Melhor, a NET apoia e promove Educação, Cultura e Cidadania por meio de projetos e patrocínios. Além de buscar evolução nos indicadores sociais, estes projetos complementam os serviços oferecidos pela NET, conectando os clientes com um universo de diversão, entretenimento e informação, dentro ou fora de casa. Para mais informações, acesse www.net.com.br.

    Acaraú sem Drogas

    Foto de Edson Pio Júnior
    Cerca de quatro mil jovens, moradores e lideranças políticas da região de Acaraú participaram, hoje, da 10ª edição da campanha Ceará sem Drogas. A iniciativa, idealizada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), busca conscientizar jovens cearenses sobre os malefícios do uso de entorpecentes. O evento foi realizado na quadra esportiva do Colégio Virgem Poderosa. 
    Amanhã, a campanha chegará à cidade de Crateús em evento semelhante, a partir das 9h30.
    Zezinho Albuquerque agradeceu a receptividade da população de Acaraú e alertou para os riscos da dependência química. Ele solicitou que os presentes compartilhem com os demais conhecidos as discussões realizadas no debate. “Que cada um que está aqui se torne um membro em defesa do projeto Ceará sem Drogas. É importante juntarmos nossas forças para dizer não às drogas e não à dependência química”, afirmou.
    O presidente da Assembleia também ressaltou a diminuição nos índices de criminalidade no Ceará nos últimos anos, o que, na avaliação dele, é resultado dos esforços do Governo do Estado, Poder Legislativo, Tribunal de Justiça, prefeitos, promotores, professores e sociedade em geral. 
    O comentarista esportivo e ex-jogador Walter Casagrande contou, em palestra conduzida pelo jornalista Fábio Pizzato, a experiência dele com as drogas. Segundo o atleta, a curiosidade e a vontade de se diferenciar das demais pessoas o levaram a experimentar os entorpecentes.
    Na avaliação de Casagrande, a dependência química deve ser tratada como uma doença. Ele enfatizou a importância da família para superar o problema. Toda a experiência também é relatada no livro "Casagrande e seus Demônios".
    O prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes, afirmou que a campanha Ceará sem Drogas vem reforçar o trabalho do município no combate aos entorpecentes.
    A dona de casa Maria Filomena, de 40 anos, comentou que há um crescimento no envolvimento de jovens com drogas no município. “Acho importante ter essa discussão. É a primeira vez que tem um evento desse porte”, avaliou. Já o estudante Herbeton Rodrigues, de 14 anos, disse que há pouca discussão sobre o assunto nas escolas. Ele também ressaltou que a presença de Casagrande é uma motivação a mais para prestigiar o evento.
    Na oportunidade, houve ainda a posse dos membros do Conselho de Combate às Drogas do Município.
    Também participaram do encontro o deputado Manoel Duca (PDT); a secretária executiva de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Ceará, Aline Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Acaraú, Claudemir Silveira; a promotora de Acaraú, Cibelle Nunes; o defensor público de Acaraú, Martônio Brandão; o prefeito de Bela Cruz, Carlos Antônio, além de vereadores e secretários municipais.
    A campanha tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Ao todo, até agora, já foram realizados nove encontros em todo o Estado. Os municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas e Fortaleza (duas vezes) já sediaram o evento.

    Show de RC em Sobral adiado

    A DCSET e a Arte Produções informam que o show do cantor Roberto Carlos, que seria realizado em Sobral no Estádio do Junco dia 8 de abril, foi adiado para o segundo semestre de 2016, em data a ser confirmada.
    O adiamento se deu por questões técnicas e logísticas, alheias às produtoras.

    O reembolso de todos os ingressos já adquiridos acontecerá entre os dias 5 e 19 de abril, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h30 às 20h30 no quiosque localizado no North Shopping Sobral e na loja Topo Gigio em Tianguá.

    Para o reembolso é necessário apresentar o ingresso adquirido e o cartão em que foi efetuada a compra. Os ingressos não serão válidos para a nova data.

    No caso de ingressos adquiridos pelo site www.BilheteriaVirtual.com, o estorno para o cartão de crédito no qual foi realizada a compra será automático.
     Mais informações estão disponíveis pelo telefone: (85) 3033.1010.

    Ceará Sem Drogas amanhã em Crateús

    A campanha Ceará Sem Drogas  chegou hoje pela manhã a Acaraú. Amanhã estará em Crateús. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT) lidera a caravana. A expectativa é de que a iniciativa ultrapasse a marca de 30 mil jovens sensibilizados em todo o Ceará, desde 2014. A organização da campanha prevê cerca de 6 mil estudantes, ao todo, somando as edições de hoje e amanhã A mobilização alcança também estudantes de municípios vizinhos.
    Tanto Acaraú quanto Crateús já trabalham com políticas públicas voltadas para a prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes com as drogas. Os dois municípios possuem conselhos técnicos, integrando membros de várias entidades da sociedade civil, para tratar especificamente do tema no âmbito regional.
    Casagrande
    Além da presença do deputado Zezinho Albuquerque, idealizador do evento, haverá a conversa franca e direta dos jovens com o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira, Walter Casagrande. Ele tratará do tema a partir de sua experiência, narrada no livro autobiográfico “Casagrande e seus demônios”.
    A campanha tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Ao todo, até agora, já foram realizados nove encontros em todo o Estado. Os municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas e Fortaleza (duas vezes) já sediaram o evento. A 10ª edição foi hoje em Acaraú. Amanhã chega a Crateús. 
    Dia: 1º de abril de 2016
    Horário: 9h30
    Local: Ginásio Poliesportivo Raimundo Deromi Melo. Rua Barão do Rio Branco, S/N, Bairro de Fátima I. Crateús.

    Futricas Cearenses

    O pleno do Tribunal de Contas do Ceará, por maioria de votos, decidiu pela aplicação de multa no valor de R$ 10 mil à ex-gestora da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), em 2013, por irregularidades em convênio celebrado entre a Seduc e a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural. O objeto do convênio 67/2013, no valor de R$ 430 mil, era a execução do Projeto Música é para a Vida.
    Para o relator do processo nº 06391/2014-6, conselheiro substituto Itacir Todero, bem como para a maioria do colegiado, “a Secretaria da Educação celebrou convênio com entidade que não possuía capacidade técnica, operacional e infraestrutura para a consecução do objeto, o qual foi executado, de fato, por entidade privada com fins lucrativos”. O Tribunal apontou a omissão quanto à análise das contas da entidade convenente, implicando em descumprimento de Lei, além da celebração de convênios sem o atendimento dos devidos requisitos normativos.
    A aplicação da multa se deve pela celebração do convênio, sem a devida prestação de contas de parcelas anteriores; ausência de adoção de medidas diante da demora da convenente em responder à diligência relativa à quarta parcela; liberação de parcelas subsequentes, enquanto as prestações contas anteriores não tiveram suas diligências atendidas.
    Tendo em vista que o objeto foi parcialmente concluído e o convênio expirou por decurso de prazo, a medida cautelar homologada pelo Tribunal em 2014 foi suspensa. A Secretaria de Controle Externo do TCE Ceará deverá tomar providências no sentido de verificar a existência de terceirização na atividade-fim da Seduc em processo de Representação na Corte de Contas.
    A ex-gestora tem 30 dias, contados a partir da notificação, para o pagamento da multa. No caso de não recolhimento, fica autorizado o desconto em folha, bem como a inscrição do nome na lista de inadimplentes do Tribunal, no Cadastro de Inadimplência da Fazenda Estadual (Cadine) e envio de cópia para cobrança judicial por parte da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Foi determinado, ainda, que convênios só sejam celebrados com entidades que tenham fins públicos.
    Assessoria de Comunicação Social