sábado, 9 de julho de 2016

Cocó

As recentes reformas no Parque do Cocó, aliadas a uma programação cultural diversificada e constante, estão fazendo a população de Fortaleza intensificar a ocupação daquele equipamento. No comparativo entre o primeiro semestre de 2015 (17.970 visitas) e o mesmo período de 2016 (22.994), houve crescimento de 28%. “Ressalte-se que estes números são de eventos com atividades agendadas, pois no cotidiano um número incalculável de pessoas vem ao Cocó praticar esportes, passear ou mesmo pra viver um momento de contemplação, a sós ou em família”, celebra Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado, instituição responsável pela gerência do Parque.
Em 2016, houve inauguração do parque infantil, Festa Anual das Árvores, shows musicais, Semana do Meio Ambiente, torneios esportivos, passeios ciclísticos e palestras, entre outras atividades. “Todos os sábados, 16h, temos atividade de yoga gratuita e aberta a todos, no gramado do anfiteatro, e o cine Cocó, com filmes todas as quartas-feiras, 19h”, informa Bruno.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Finalizando CFONE

Doces nomes

Nomes doces

Forum BNB de Desenvolvimento

Forum BNB 2016

Forum BNB de Desenvolvimento

LULA NAO VEM MAIS

Na AL-CEAL-CE

Dois projetos de lei e três de indicação começam a tramitar na AL.

Abap

  • Após 35 anos, a ABAP ganha uma nova marca, desenvolvida voluntariamente pela F&Q Brasil. “Estamos iniciando uma nova etapa na vida da ABAP, para atuar de modo mais ativo junto a nossas associadas e ao mercado publicitário como um todo, e nada mais natural do que renovar a nossa marca, que foi desenvolvida por uma de nossas associadas com maior competência em design, sob a liderança de Paschoal Fabra Neto”, explica Orlando Marques, presidente da entidade.
  • A nova identidade começa a ser utilizada na campanha que a ABAP e FENAPRO estão lançando, ressaltando a relevância do emprego da publicidade para as empresas aumentarem seus negócios nessa etapa de início do processo de volta à normalidade econômica do País.
  • Também será utilizada a partir desta semana no novo formato do ABAP NEWS, o boletim de notícias da entidade dirigido às suas associadas, que passará a ser enviado também às lideranças do mercado. E estará no novo ABAP SEMPRE ALERTA, um newsletter especial que a entidade emitirá sempre que um fato relevante sobre a atividade merecer um posicionamento da associação.
  • A nova marca também já está em todas as manifestações digitais da ABAP e substituirá a papelaria utilizada nas novas reimpressões a serem feitas, pois a prática de sustentabilidade da entidade requer que nenhum recurso físico seja desperdiçado.
  • Sobre o desenvolvimento da nova marca, Paschoal Fabra Neto comenta que “como Petit e Zaragoza sempre me ensinaram, uma marca tem que ser muito simples, objetiva e bem-humorada. Além disso, sempre a apresente em preto e branco. Neste caso, quando desenhava as letras da ABAP, notei que eram coincidentemente harmoniosas graficamente: quatro círculos, quatro traços, sendo que dois compridos e dois curtos. Tudo foi desenhado manualmente dando uma personalidade única à marca. Quanto às cores escolhidas, aí é uma questão de gosto pessoal, desde que harmoniosas entre si”.
  • Esta é a terceira marca da ABAP em seus 67 anos de vida. O primeiro logo foi empregado por 31 anos, da fundação em 1949 até 1980, com modestas atualizações. A segunda marca vem sendo utilizada desde 1981. Ela foi uma contribuição da CBBA e foi criada por Geri Garcia, um dos principais diretores de arte da história da propaganda brasileira (e que, coincidentemente, também trabalhou anos, assim como o Neto, com Petit e Zaragoza, na pioneira JWT).
  • Ficha Técnica
  • Agencia: F&Q Brasil
  • Designers: Paschoal Fabra Neto e Marcelo Fernando Carlini
  • Sobre a Abap
  • Fundada em 1º de agosto de 1949, a Abap defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Está presente em todos os Estados do País e é a maior organização do setor na América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3.200 profissionais e 4.100 clientes.
  • Dentre as realizações da Abap estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). Além disso, a Abap inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.
  • A associação é sister association de duas importantes entidades: Associação Americana de Agências de Publicidade (AAAA) e Associação Europeia de Agências de Comunicação (Eaca). A Abap também é entidade fundadora e integrante da Confederação da Publicidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPLP), com sede em Lisboa.
  • Abap – Informações à imprensa
  • Fidata Comunicação Corporativa
  • andreza@fidata.com.br /(11) 98145 3876
  • Sobre a F&Q Brasil
  • A F&Q Brasil faz parte do grupo M&C Saatchi, a maior rede independente de comunicação e a que mais cresce no mundo. São 25 escritórios em 19 países. Somos uma agência de ideias. Não apenas boas ideias, mas ideias que funcionam. Ideias que são muito mais do que simples inspirações. São experiências, resultado do suor, do trabalho, da constante busca por informação e interação. Somos curiosos e apaixonados pelo que fazemos. Os nossos clientes são: Absolut, ArtEEdições, Ballantine’s Brasil, Ballantine’s, Bradesco, Bradesco Cartões, Bradesco Seguros (CicloFaixa), Chivas, FPC, Jameson, Italac, Koin, Montilla, Minerva, Nilza, Passport, Parque da Mônica, Orloff, ONSV, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, Sony, SindiTelebrasil, TetraPak, World Animal Protection.”
  • F&Q Brasil – Informações à imprensa
  • Vivian Carretti
  • vivian.carretti@fqbrasil.com.br / (11) 2766-6002

Camilo hoje

Atualização da agenda do governador Camilo Santana para esta sexta-feira, 8 de julho de 2016:


9h: Entrega de 1.920 moradias do empreendimento Os Escritores, do programa Minha Casa, Minha Vida
local: Rua Antero de Quental, S/N – Messejana
11h30: 161° Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)
Local: Seara Praia Hotel
15h: Solenidade de posse de 108 novos servidores da Perícia Forense do Ceará (Pefoce)
Local: Palácio da Abolição
19h: Inauguração da 2ª etapa das obras do bairro seminário e entrega de sistemas de abastecimento de água
Local: Crato

Guto Ribeiro

Em ótima fase na carreira, se consolidando como cantor solo, Guto Ribeiro tem cumprido agenda agitada nos últimos meses. Durante o período de festas juninas, Guto chegou a fazer até nove shows por semana, uma média de 30 apresentações por mês. Neste mês de férias, o cantor segue com agenda cheia e está presente nos principais points de festas de Fortaleza, com muita animação nos palcos e cantando os melhores hits da atualidade, além das músicas autorais, que já são sucesso entre os fãs. Nesta semana, a maratona de shows começa sexta-feira (8), no Rotatória Bar. Sábado (9), é dia de agitar a Pink Elephant com o melhor do forró. No domingo (10), Guto começa o dia com uma festa particular, na Praia do Futuro. Logo mais à tarde, segue para o Barão da Villa. Ainda no domingo, Guto fecha o fim de semana com muito agito no Badalo Show.

Serviço
Sexta-feira (8)
Rotatória Bar – Joaquim F. Correia, 194, Lago Jacarey
Horário: a partir das 23 horas
Mais informações: 98734.8409

Sábado (9)
Pink Elephant – Avenida Antônio Sales, 2760
Horário: a partir de 1 hora
Mais informações: 3023.6619

Domingo (10)
Barão da Villa – Rua Barão de Aracati, 3113, Joaquim Távora
Horário: a partir das 17 horas
Mais informações: 98631.9100

Badalo Show – Av. Carneiro de Mendonça, 1354, Jóquei Clube
Horário: a partir de 00 hora
Mais informações: 98892.5288


Carreira
Desde o começo de sua carreira, iniciada quando tinha 14 anos, 
Guto Ribeiro já coleciona oito CDs e dois DVDs. Como parte do seu sucesso, atingiu primeiro lugar nas rádios, tendo uma de suas músicas na lista das dez mais tocadas. Durante a carreira, Guto foi vocalista da banda Soul Pop, quando consagrou a vida artística, dividindo os palcos com importantes nomes da música nacional, como Capital Inicial, Biquini Cavadão, Jota Quest, O Rappa e Ivete Sangalo. Guto já cantou também com Wesley Safadão, Aviões do Forró e vários outros artistas em grandes shows, como o Piauí Fest.

Há quatro anos em carreira solo, com seu estilo renovado, Guto é atração nas melhores casas de shows de Fortaleza, interior do Ceará e outros estados do país, como Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Goiânia, levando muita energia por onde passa e arrastando a legião de fãs que conquistou durante sua trajetória. Em novembro de 2015, Guto gravou um DVD solo com megaestrutura e participações especiais na casa de shows Saloon Western Pub, em Fortaleza.

Latam

São Paulo, 8 de julho de 2016 – O Grupo LATAM Airlines S.A. e suas filiais (“Grupo LATAM Airlines” ou “a Companhia”) (NYSE: LFL / IPSA: LAN), grupo de companhias aéreas líder em transporte de passageiros e cargas na América Latina, informa suas estatísticas preliminares de tráfego para junho de 2016, incluindo o comparativo com o mesmo mês de 2015.
 
O tráfego de passageiros cresceu 2,2%, enquanto a capacidade aumentou 0,1%. Como resultado, a taxa de ocupação para o mês aumentou 1,7 ponto percentual, alcançando 83,3%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 57% do tráfego total de passageiros no mês.
 
A seguinte tabela resume as estatísticas operacionais do mês e no acumulado do ano para as principais unidades de negócio da LATAM.
 
 
 
Sobre o Grupo LATAM Airlines
 
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 138 destinos, em 25 países, e serviços de carga para aproximadamente 140 destinos, em 29 países, com uma frota de 323 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 50 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS).
 
LATAM é a nova marca adotada pelas companhias aéreas do Grupo, e que já começou a ser implementada nos espaços físicos e aeronaves. O Grupo seguirá implementando a marca LATAM em seus produtos e serviços em um plano de integração gradual que durará cerca de três anos.
 
Qualquer consulta deve ser feita em www.latam.com. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net
 
 
Notas
 
(1) Doméstico SSC = Operação doméstica de passageiros da LAN em países de língua espanhola. As estatísticas de passageiros incluem operações domésticas no Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia.
(2) Doméstico Brasil = Operações domésticas de passageiros da TAM no Brasil.
(3) Os números do transporte de carga são apenas da LAN e não incluem as cargas transportadas pela TAM.
 
 
 

 
 
LATAM Airlines Brasil
Relações com a imprensa
(11) 5180-7300
Plantão: (11) 98644-0128

imprensa.latam@llorenteycuenca.com
www.latam.com

Segundo lote



Desde as nove da manhã de hoje está disponível para consulta o segundo lote de restituição do IRPF 2016, que contempla 1.490.266 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,5 bilhões.
O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2015.
O crédito bancário para 1.566.533 contribuintes será realizado no dia 15 de julho, totalizando o valor de R$ 2,7 bilhões. Desse total, R$ 951.605.753,26 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 477.147 contribuintes idosos e 51.310 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Os montantes de restituição para cada exercício, e a respectiva taxa selic aplicada, podem ser acompanhados na tabela a seguir:


A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fora Cunha

Edição Digital

Surf, Futebol e Vôlei



Aproveitando a Reunião Nacional da entidade, que acontece hoje, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) apresentará aos convidados e imprensa campanha conjunta desenvolvida com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO).
Com três anúncios, que serão veiculados por jornais e revistas de forma colaborativa, e ações digitais, as duas entidades visam estimular a retomada da normalidade econômica. 
“Como o que movimenta de fato a economia são os negócios feitos no dia-a-dia pelo conjunto das empresas que competem pela preferência dos consumidores, é essencial que elas utilizem os instrumentos que ativam suas vendas, entre os quais a publicidade sempre se destacou”, pontua o presidente da ABAP, Orlando Marques. 
Ele também lembra que “em épocas difíceis, de menor ritmo na economia, muitas delas se retraem e passam a operar apenas em termos defensivos, o que contribui para alimentar a espiral negativa, que afeta cada uma delas e o conjunto”. 
Foi pensando nessa situação e analisando o comportamento dos negócios em crises passadas, no Brasil e no mundo, que a ABAP e FENAPRO se uniram para demandar à Dentsu que criasse um esforço publicitário para ressaltar que o primeiro passo para voltar à normalidade econômica é adotar uma atitude ativa. 
Inclusive porque a história prova que as empresas que se mantém atuantes em momentos difíceis enfrentam melhor esse período e tendem a sair dele em situação mais competitiva para aproveitar com maior vantagem os períodos seguintes, quando se registra aumento generalizado dos negócios. 
“A campanha lembra que a publicidade é um dos principais instrumentos que as empresas têm para reagir em momentos difíceis, inclusive para aproveitar o fato de que diminui a competição pela atenção dos consumidores”, como pontua Gláucio Binder, presidente da FENAPRO. 
Sobre a estratégia criativa da campanha, Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, comenta que “muitas vezes ficamos parados, esperando que algo aconteça. E esse ‘algo’ não acontece exatamente porque ficamos parados.  Isso se aplica perfeitamente à vida empresarial. No mundo dos negócios, tomar novas decisões é sempre muito mais produtivo do que não tomar decisão alguma. As peças desenvolvidas procuram mostrar como a publicidade pode ajudar a enfrentar momentos difíceis e encontrar novos caminhos”. 
“E fazemos isso de duas formas muito claras, continua D’Andrea. Nos anúncios, abordamos o assunto através de analogias diretas com esportes. Nas redes sociais, partiremos para a prática, mostrando exemplos reais de cases de sucesso do nosso mercado, empresas que tomaram iniciativas diferentes durantes os últimos anos e obtiveram grandes resultados”. 
A ABAP e a FENAPRO estão entre as muitas entidades empresariais que se mostram confiantes nos novos rumos da economia brasileira e entendem que cabe às empresas, individualmente, estimular essa retomada dos negócios, que tem início justamente com a ação de cada player do mercado, que podem contar com a publicidade como uma das ferramentas mais acessíveis e efetivas para buscar essa ativação no curto prazo. 
Com esta campanha, as agências brasileiras, que atendem de forma regular a dezenas de milhares de empresas anunciantes, passam a ter mais um sólido argumento para estimular seus clientes a aproveitar o momento para manter e incrementar seus investimentos em publicidade, que têm o potencial de gerar o aumento de vendas de que todos estão precisando. 
Ficha Técnica
Título: Anuncie. E deixe a crise pros outros.
Anunciante: ABAP/FENAPRO
Peças: Anúncios (revistas e jornais) e Redes Sociais

Agência: Dentsu Brasil
Diretor Geral de Criação: Mario D'Andrea
Direção de Criação: Filipe Cuvero
Diretor de Arte: Filipe Cuvero
Redator: Mario D’Andrea
Vice Presidente de Operações e Negócios: Mauro Rabello
Atendimento: Rodrigo Rosseto
Ilustração: Caio Belim
Aprovação Cliente: Orlando Marques, Glaucio Binder e Rafael Sampaio. 
Sobre a Abap
Fundada em 1º de agosto de 1949, a Abap defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Está presente em todos os Estados do País e é a maior organização do setor na América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3.200 profissionais e 4.100 clientes.
Dentre as realizações da Abap estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). Além disso, a Abap inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.
A associação é sister association de duas importantes entidades: Associação Americana de Agências de Publicidade (AAAA) e Associação Europeia de Agências de Comunicação (Eaca). A Abap também é entidade fundadora e integrante da Confederação da Publicidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPLP), com sede em Lisboa.

Abap – Informações à imprensa
Fidata Comunicação Corporativa
andreza@fidata.com.br /(11) 98145 3876

Sobre a Fenapro
A FENAPRO - Federação Nacional das Agências de Propaganda é a entidade que representa a atividade publicitária brasileira. Congrega Sindicatos de Agências de Propaganda de todos os estados brasileiros, que, por sua vez, representam as agências de propaganda. A Fenapro atua na defesa dos direitos e interesses das agências, na valorização dos seus profissionais e da propaganda, na defesa da liberdade de expressão comercial, no cumprimento das Normas-Padrão e da legislação da atividade publicitária, no estímulo à adoção das melhores práticas e em prol do desenvolvimento da indústria da comunicação.

FENAPRO - Informações à imprensa
GPCOM Comunicação Corporativa
Débora Ferreira (deboraferreira@gpcom.com.br)
Mariana Ferreira (mariana@gpcom.com.br)
Giovanna Picillo
Fone (11) 3129-5158

Sobre a Dentsu Brasil

A Dentsu Brasil é hoje uma das principais agências de publicidade do grupo Dentsu Aegis Network. Liderada pelo CCO Mario D’Andrea, a empresa acredita na tecnologia como ferramenta para inovar e transformar a vida das pessoas e das marcas. Afinal sua assinatura é Good Inovation.
A total integração das suas diferentes áreas e profissionais de sua rede resulta em um trabalho criativo que oferece de forma convergente alta qualidade em todas suas disciplinas.  Em poucos anos, a Dentsu tem uma larga carteira de clientes internacionais e brasileiros como: Toyota, Nissin, Arteris, Ajinomoto, Canon, FLC, Sonda, Teachers, Hitachi, Salonpas e outros.

Dentsu - Informações à imprensa
Roberta Freitas
roberta@giusticom.com.br / (11) 5502.5446


Mais informações para a Imprensa sobre a Reunião Nacional da ABAP:
AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001
Aurimar Monteiro – aurimar@ad2m.com.br | (85) 98893.9485
Rafaela Britto – rafaelabritto@ad2m.com.br | (85) 98893.9474
Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | (85) 988798474

SEREIAS



  

Exposição “SEREIAS", pelos fotógrafos pesquisadores Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho, tem abertura dia 13 de julho, no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC).

 A mostra sobre o universo feminino da pesca artesanal no Ceará, com 30 fotos e vídeo documental, segue em cartaz até 03 de setembro com visitação gratuita de segunda a sexta-feira no equipamento cultural dos Correios.


Fortaleza, junho de 2016

A partir de projeto pioneiro de pesquisa antropológica visual e ensaios fotográficossobre mulheres que participam ativamente da pesca no Ceará, os fotógrafos Sérgio Carvalho e Fernanda Oliveira apresentam a exposição SEREIAS, queabre às 16 horas do dia 13 de julho (quarta-feira) no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC- R. Senador Alencar, 38 – Centro), ficando em cartaz até 03 de setembro com uma série de atividades. São 30 imagens sobre o universo feminino da pesca artesanal no Ceará, pela dupla de pesquisadores-fotógrafos, que se unem no espaço expositivo ao vídeo documental do projeto feito pelo cineasta Tibico Brasil e making of por Mika Holanda, sob curadoria das pesquisadoras Angela Magalhães e Nadja Peregrino com expografia pelo designer e produtor cultural Ademar Assaoka e textos da jornalista Iana Soares. O projeto recebeu os prêmios Latino-Americano de Fotografia da Colômbia e o Chico Albuquerque de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará.

Além de visitas guiadas gratuitas ao público (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), agendamentos podem ser feitos pelo (85) 3255-7142 e a exposição levará estudantes de escolas da rede pública à mostra.“O projeto fotográficoe de pesquisa antropológica instrumentoua coleta de dados e informações visuais, e por meio das imagens registrou e agora expõe esses ricos documentos sobre a cultura litorânea da pesca artesanal e feminina”, ressalta a fotógrafa e co-pesquisadora Fernanda Oliveira.
A exposição também contemplará a produção do livro SEREIAS, que serálançado em agosto próximo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A publicação “traz as imagens e documentações sobre as mulheres que desenvolvem essa atividade econômica ou retiram seus sustento domar, tais como pescadoras, marisqueiras, lagosteieras, algueiras, e que se encontram em quase toda a faixa litorânea do Estado do Ceará”, detalha o fotógrafo e parceiro na pesquisa, Sérgio Carvalho. O livro também terá exemplares doados aos principais museus e institutos de arte, bibliotecas municipais, Instituto Terra Mar, associações ligadas à Rede Tucum e escolas públicas das principais cidades cearenses.

O projeto expositivo e editorial “Sereias” tem patrocínio dos Correios através de Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios, sob produção da Ânima Produtora Cultural, que visam, junto ao trabalho autoral de fotografia e pesquisa, contribuir também para o reconhecimento e a conscientização das mulheres como pescadoras e para preservação e valorização da pesca artesanal como atividade geradora de renda e desenvolvimento sociocultural das comunidades alcançadas.

O Projeto “Sereias”
Iniciada em 2012, a pesquisa e documentação visual antropológica pela dupla Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho foi executado em torno de cinco anos. O apanhado revela o universo feminino do mundo da pesca artesanal no Ceará, queapesar de praticamente desconhecido na sociedade de uma maneira geral, tem tais personagens inseridas numa atividade, predominantemente masculina, em que as pescadoras, além de exercerem a pesca,estão sujeitas à dupla jornada de trabalho, cuidando dos filhos e da casa.
Apesar de serem ainda minoria, aos poucos, essas mulheres vêm se impondo num setor que guarda uma cultura de preconceitos em relação a elas. Vencer as barreiras não tem sido tarefa fácil, principalmente porque somente agora, elas próprias estão se reconhecendo como pescadoras, à medida que estão se organizando em associações e/ou colônias de pescadores. Verifica-se que muitas delas desenvolvem um trabalho de pesca, mas não se consideram pescadoras, porque fazem aquilo como extensão dos afazeres domésticos, como necessidade de sobrevivência. Mesmo com os afazeres domésticos e a dupla jornada de trabalho, as mulheres vêm cada vez mais assumindo a pesca como atividade profissional e se engajando em associações e grupos que defendem os direitos dos pescadores e do meio ambiente.
Ressaltamos também que em muitas comunidades, os pescadores artesanais e suas famílias foram e ainda são expulsos das terras em que moravam, para que fossem cedidos lugares ao turismo. Nessa disputa de territórios, as comunidades pesqueiras são as que mais sofrem no litoral do estado, por isso algumas comunidades lutam pela criação de reservas extrativistas como maneira de garantir a sua permanência e a preservação da área.
A experiência dos dois pesquisadores e fotógrafos com livros já publicados, projetos premiados e exposições fotográficas produzidas, auxiliou também ao projeto “Sereias” a ter apoios fundamentais. Entre os quais, o do Instituto Terramar (http://www.terramar.org.br) - ONG sem fins lucrativos, que atua na Zona Costeira do Ceará, visando o desenvolvimento humano com justiça socioambiental, cidadania, participação política, autonomia dos grupos organizados e fortalecimento da identidade cultural dos Povos do Mar do Ceará. Da mesma forma,o apoio da Rede Tucum (http://www.tucum.org) - formada por comunidades na zona costeira cearense, com a participação de comunidades costeiras, entre indígenas, pescadores e moradores de assentamentos rurais, entre outras parcerias institucionais.

OS FOTÓGRAFOS E PESQUISADORES

ü Fernanda Oliveira é fotógrafa e pesquisadora. Mestra em Comunicação e Linguagens - linha Fotografia e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará UFC (2012) e Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (2005) e ensina no curso de Comunicação (Jornalismo; Publicidade e Propaganda) e no curso de Design da FIC Faculdade Integrada do Ceará em Fortaleza (Grupo Estácio).
          Graduanda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR (2012). É coordenadora de memória do Fórum da Fotografia Cearense e durante 3 anos assumiu a diretoria Executiva do IFOTO Instituto de Fotografia de Fortaleza. Como jornalista, Fernanda Oliveira foi repórter fotográfica do Jornal Diário do Nordeste. Realizou, ainda, diversos trabalhos institucionais e documentais para organizações não-governamentais e outras empresas na área de fotografia e também na área de assessoria de comunição.
      Fernanda vem desenvolvendo outros projetos de experimentação estética e documental como: "Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará"; "Santa Terezinha - o morro de uma cidade" e "As Cores Violetas", os quais fora agraciada com seis prêmios e publicação de livros dos mesmos. Com o projeto "Sereias Mulheres do Mar" ganhou o prêmio internacional Latino Americano de fotografia na Colômbia 2013. Teve os seus projetos expostos nos principais festivais de fotografia brasileiros como Fotoarte Brasília 2007 (Mulheres Líderes), FestfotoPOA 2010 (Sta Terezinha: o Morro de uma cidade; e o projeto As Cores Violetas), Paraty em Foco 2011 (As Cores Violetas), Paraty em Foco 2013 (Nos Caminhos da Caravana Farkas) e Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2014 e Editais de Arte do Centro Cultural dos Correios 2015 com o projeto "Sereias: Mulheres do Mar". Finalista no Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2014. Ministrou Workshop de Documentário Imaginário na mostra paralela do Festival Outono Fotográfico 2016 Espanha.

ü Sérgio Carvalho, 46 anos, piauiense, fotografa desde os anos 1990, desenvolvendo a fotografia como expressão artística documental. Fez diversas exposições e participoude salões de arte e festivais de fotografia, como nas quatro edições do DeVERcidade em Fortaleza (2005, 2006, 2007 e 2010), FotoArteBrasilia (2010), Festival de La Luz (2010 – Argentina), Fotopoa 2012 (Porto Alegre), PhotobookAward 2011 (Kassel -Alemanha) e POY LATAM 2013.
Em 2005 participou de coletivo fotográfico que produziu o documentário “Gente do Delta”, contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE). Em 2006 foi um dos vencedores do Edital de Artes da FUNCET/Fortaleza, com o ensaio “Docas do Mucuripe”, em coautoria com o fotógrafo Paulo Gutemberg, cujo livro foi publicado em 2010. No mesmo ano, publicou o livro “Retrato Escravo”, junto ao fotógrafo João Roberto Ripper, publicação indicada como uma das melhores de 2010 pelo Internacional Photobook Festival 2011(Kassel, Alemanha) e Menção Honrosa no POY LATAM 2013.
Também publicou os livros “Barbearia do Tempo” (2011), “Às vezes, criança – Um quase retrato de uma infância roubada” (2012) com o poeta Rubervam Du Nascimento e o livro “Homens-Caranguejo” (trabalho coletivo, 2013). É membro-fundador e ex-diretor do IFOTO – Instituto da Fotografia, em Fortaleza/CE.

SERVIÇO:
Exposição“SEREIAS”, de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho
Ø  Abertura: dia 13 de julho, às 16h.
Ø  Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Ø  Visitações até 03 de setembro,de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada franca.
Ø  Fone para agendamentos de visitas guiadas e informações: (85) 3255 7142.


Atendimento à imprensa:

ü  Kiko Bloc-Boris – (85) 9 8892.1195 / e-mail kikobb@gmail.com

ü  Helena Félix - (85) 9 9993.4920 / e-mail pontualcomunicacao@gmail.com

Game Over-II

http://www.oestadoce.com.br/sem-categoria/game-over-ii

Na segunda

Olá, querido Lauriberto, boa tarde, tudo bem?

Convidamos você para participar nesta segunda-feira, 11 de julho, às 19h, no Shopping Rio Mar,  loja 2079, piso L2 da apresentação da escola de programação e robótica Happy Code que está chegando em Fortaleza. Você é o nosso convidado especial para o coquetel de apresentação da Happy Code Fortaleza e das oficinas de criação Minecraft Fun Fest a serem ministradas pelos professores da franquia.

Contamos com a sua presença! 
Um forte abraço e muito obrigada. 

Nayana Agrela. 


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Camilo hoje

Agenda do governador Camilo Santana para esta sexta-feira, 8 de julho de 2016:


8h: Recebe o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi

9h:
 Abertura da 161° Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)

Local: Seara Praia Hotel

9h45: Entrega de 1.920 moradias do empreendimento Os Escritores, do programa Minha Casa, Minha Vida

Local: Rua Antero de Quental, S/N – Messejana

15h: Solenidade de posse de 108 novos servidores da Perícia Forense do Ceará (Pefoce)

Local: Palácio da Abolição

19h:
 Inauguração da 2ª etapa das obras do bairro seminário e entrega de sistemas de abastecimento de água

Local: Crato



08.07.2016


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Beer Park


Nota

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 07/07/2016
 
 
Nota
 
 
 
 
 
O advogado Roberto Teixeira apresentou nesta quinta-feira (07/07/2016) pedido de providências ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil diante de nova violação de suas prerrogativas profissionais por membros da Operação Lava Jato e pelo Juiz Sérgio Moro.
O pedido foi baseado em demanda recebida também nesta data da jornalista Cleide Carvalho, do jornal “O Globo”, que apresentou material vazado ilegalmente no âmbito da Operação Lava Jato. Nesse material há referências de que a Operação Lava Jato tenta, mais uma vez, criminalizar a atuação de Teixeira na condição de advogado.
Em fevereiro do corrente ano, o Juiz Sérgio Moro autorizou a interceptação do telefone celular de Roberto Teixeira e do ramal tronco do escritório do qual é sócio sob o fundamento de que ele teria prestado assessoria jurídica na elaboração da escritura de um bem imóvel. O Conselho Federal da OAB apresentou manifestação no Supremo Tribunal Federal (Pet. 6062) sustentando a ilegalidade e a arbitrariedade do ato por tentativa de criminalizar atos privativos da advocacia.
Também houve a apresentação de representação ao Procurador Geral da República por abuso de autoridade, além da propositura de ação de reparação por danos morais contra a União Federal, com a possibilidade de direito de regresso contra Moro.
O vazamento ilegal levado ao conhecimento do Presidente ao CFOAB ocorre um dia após Roberto Teixeira haver subscrito exceção de suspeição contra o juiz Sérgio Moro, na condição de advogado do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva.
Teixeira pediu ao Presidente do CFOAB que tome as “providências necessárias diante do vazamento ilegal de documentos no âmbito da Operação Lava Jato — possivelmente como forma de retaliação — bem como da nova tentativa de criminalizar a atuação do REQUERENTE na condição de advogado
Os documentos estão disponíveis em www.abemdaverdade.com.br
Roberto Teixeira
 
 
 
 Assessoria de Imprensa Luiza Gorgatti tel 61 9947-2339
Mais informações em www.abemdaverdade.com.br

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