sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pecém

Empresários e gestores do CIPP terão a oportunidade de debater sobre a logística da região no próximo dia 28 de julho no projeto Ciclo de Palestras. Realizado pela AECIPP -
Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o evento, nesta edição, terá como palestrantes Guilherme Muchale, economista e consultor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Carlos Alberto Alves, gerente comercial da empresa Tecer Terminais. Guilherme falará sobre infraestrutura e logística como vetores de desenvolvimento do CIPP e do Ceará e Carlos sobre os impactos da abertura do canal do Panamá no Porto do Pecém.
O encontro ocorre às  nove da manhã, na sede da AECIPP no Pecém (CE 422 - KM 04). 
​Mais informações sobre a AECIPP em: www.aecipp.com.br

Ibiapaba

07

Estadão

Começa amanhã

07Grandes encontros musicais, nos palcos, praças e salas de aula vão marcar o XII Festival Música na Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), de 23 a 30 de julho, com programação formativa e artística em Viçosa do Ceará, em outras oito cidades da região da Ibiapaba e em Sobral, contemplando a diversidade musical e o intercâmbio entre artistas cearenses. Estimulando a música em todos os sentidos e atraindo participantes e público de todas as idades, o festival chega à 12ª edição com o objetivo de provocar professores, alunos e o público a criar livremente e se expressar com os sons.

Além dos participantes das oficinas, o público em geral está convidado para curtir uma programação especial de shows, com grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, em apresentações que dialogam com as ações de formação promovidas no evento, propondo novas formas de pensar, fazer e viver a música. Toda a programação tem entrada franca.

Final de semana de abertura em Viçosa do Ceará

Nos dois primeiros dias (23 e 24) e nos três últimos (28 a 30) as atividades formativas e artísticas acontecerão em Viçosa do Ceará. De 25 a 27 a programação será realizada nas outras cidades, com oficinas simultâneas nos nove municípios e shows em duas a três cidades por noite.

No dia 23, a programação em Viçosa do Ceará acontecerá no Patamar da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, com abertura oficial às 20 horas. Em seguida, a banda Dona Zefinhaapresenta o show "Invocado que só", projeto cenomusical montado a partir da noção de conectivos cruzados abordada no livro-cd “Invocado – um jeito brasileiro de ser musical”, do jornalista Flávio Paiva – Armazém da Cultura/2014 e produção musical de André Magalhães. O grupo combina as linguagens da música, do teatro, do humor e da literatura, com um repertório a um só tempo divertido e reflexivo, aproximando o som do batuque a música de câmara, passando pelas contribuições do maestro Alberto Nepomuceno numa combinação de elementos multiétnicos. No Festival Música na Ibiapaba o grupo fará uma homenagem a Alfredo Miranda tocador de pife da cidade de Viçosa convidando Inês Mapurunga sua filha para cantar canções de autoria de seu pai.

Na tarde de domingo, 24, acontece um Encontro com Regentes de Bandas às 14h na Escola Modelo. No mesmo local, às 15h30, será realizado o Encontro com representantes dos Pontos de Cultura. A programação artística será no fim de tarde, a partir das 16h, com a riqueza dos metais evidenciada na apresentação das bandas de música dos municípios da região, na Praça da Matriz.

Artistas da região levam "Nosso Som" às outras cidades

A região da Ibiapaba é celeiro de grandes artistas. Para promover um rico intercâmbio entre os grupos da Serra Grandee de Sobral, o festival apresenta a programação "Nosso Som". São eles: Rapper MH (Tianguá), Saxteto de Sopros e Percussão (Croatá), Glaydson Frota (Sobral), TrovadorEletrônico (Sobral), Jofran Fontenelle (Meruoca), show "Amigos do Choro" (São Benedito) e Grupo Choro Feliz (Ipu). A programação completa pode ser conferida no site do Festival: www.festivalmusicaibiapaba.com
  
Shows e formação: "Música em Todos os Sentidos"

A programação artística, assinada pelas curadoras Lu Basile e Consiglia Latorre, foi pensada dentro do conceito desta edição do Festival, de provocar a "Música em Todos os Sentidos", buscando contemplar a diversidade musical, apresentar grupos de formações inovadoras e convidar o público em geral, compreendendo que todos podem - e devem - fazer e viver a música. Essa será a marca nos palcos de Viçosa do Ceará.

Grandes nomes: criatividade e experimentação

Na fase final do festival, grandes artistas voltam a se apresentar em Viçosa do Ceará. Na quinta-feira, dia 28, às 19h30, na Igreja Matriz, vão ecoar os sons do Grupo Uirapuru, orquestra de barro criada pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe, com instrumentos de corda, sopro e percussão, todos feitos de barro. O grupo apresenta composições autorais sob a regência do multiinstrumentista e compositor Luizinho Duarte. Às 21h começa a programação na Praça General Tibúrcio com o rapper Erivan Produtos do Morro apresentando o novo show, “Bendito Som das Quebradas”, e sua mistura das batidas do rap com vertentes do rock, do ragga, da MPB, do morro com o asfalto, sem perder de vista as influências regionais do repente e da embolada e de toda gente que figura sua memória afetiva. Na sequência, o público vai conferir e a riqueza sonora provocada pelo violinista Ricardo Herz e Samuca do Acordeon (SP/RS), em um criativo diálogo musical passando por ritmos como choro, frevo, tango e chamamé.

A inventividade também vai marcar a noite da sexta-feira, 29, dedicada aos instrumentais da Orquestra Transversal, formada por alunos do Bacharelado em flauta transversal e de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a direção do professor Heriberto Porto, interpretando composições e arranjos de autores cearenses que vão do erudito ao experimental, passando pelo regional; Trio Herluno, o mais novo trabalho do baixista Hermano Bezerra, do baterista Luizinho Duarte e do acordeonista Nonato Lima, interpretando composições próprias e de autores nacionais e internacionais em ritmos como bossa nova, baião, samba, frevo, tango, tudo sem largar mão da improvisação jazzístico. E para fechar a noite, a tradicional Roda de Som dos professores e alunos do festival, um dos momentos mais aguardados do evento, pela liberdade das performances e pela interação entre jovens e mestres.

Com a Apresentação de Encerramento das Oficinas o Festival conclui sua 12ª edição no domingo, 30, na Praça General Tibúrcio, a partir das 18 horas. Em seguida, o palco é do BeBossa, sexteto vocal do Rio de Janeiro que traz as influências de grandes grupos como Boca Livre, MPB4, Quarteto Em Cy, Take6. A pesquisa musical que vem sendo feita desde 2000 pelo BeBossa é a sequência de uma importante tradição no Ceará e no Brasil, da música vocal, em grupos ou corais, apresentada pelo grupo carioca em uma fusão da rítmica brasileira com a harmonia do jazz. Entre os integrantes do BeBossa está o arranjador Zeca Rodrigues, que já participou como professor do Festival Música na Ibiapaba nas edições de 200a a 2007 e em 2014.

Encerrando a programação de forma festiva, com um show de muita intensidade e com arranjos diferenciados, a cantora Lorena Nunes, uma das maiores vozes do novo cenário da música no Ceará, faz sua Homenagem à Tropicália, projeto lançado em fevereiro deste ano no Festival Jazz & Blues, e mostra canções do aplaudido disco "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol".

Os mestres nas salas de aula

As atividades formativas serão conduzidas por 34 professores e músicos de importante atuação no Ceará e no país, para ministrar oficinas ligadas de poética do som, canto, coral infantil, prática de instrumentos diversos e de conjunto, música na educação, orquestra experimental, construção de brinquedos sonoros, percussão corporal, entre outras ações. Os professores são:
Adylson Martins (CE) – Especialista no ensino da arte, professor e músico.
Amanda Nunes (PB) – Violonista e professora.
Ana Oliveira (CE) – Fonoaudióloga, cantora e professora de técnica vocal.
Arley França (CE) – Regente e diretor artístico.
Ayrton Pessoa (CE) – Mestre em artes, filosofo, professor, músico e instrutor de sonoplastia.
Bruno Silva (CE) – Violonista, guitarrista, bandolinista, compositor e professor.
Carlos Bandeira (CE) – Artista plástico, luthier e alegorista.
Daniella Gramani (PB) – Mestra em música, professora, cantora, percussionista e atriz.
Davi Silvino (CE) – Mestre em Educação, regente e professor.
Ellis Mário (CE) – Mestre em música, saxofonista, flautista, regente e compositor.
Emiliano Castro (SP) – Violonista, produtor, compositor e professor.
Erivan Produtos do Morro (CE) – Rap, grafiteiro, DJ e produtor musical.
Gigi Castro (CE) – Cantora, compositora, arte-educadora e regente popular.
Geni Sobreira (CE) – Turismologa, contadora de historias, educadora social e ambiental.
Hermano Bezerra (CE) – Contrabaixista e professor.
Jair Soares (CE) – Músico, arte-educador, ator, ritmista e mestre de bateria.
Jônatas Gaudêncio (CE) – Clarinetista e solista convidado em diversas orquestras.
José Brasil (CE) – Cantor, regente, educador musical, gestor e produtor cultural.
Josy Correia (CE) – Atriz, poeta, cordelista, dramaturga, compositora e arte-educadora.
Lia Veras (CE) – Musicoterapeuta, cantora e professora de canto.
Lenina Silva (CE) – Violonista, professora e pesquisadora em música popular e performance.
Luciana Costa (CE) – Pianista, cantora e compositora.
Luizinho Duarte (CE) – Músico, compositor e arranjador.
Miquéias dos Santos (CE) – Contrabaixista, compositor e professor.
Mimi Rocha (CE) – Guitarrista, arranjador, produtor musical e professor.
Moacir Bedê (CE) – Multi-instrumentista e compositor.
Nonato Lima (CE) – Músico, instrumentista e compositor.
Pedro Madeira (CE) – Músico e compositor
Rafael dos Santos (SP) – Pianista, arranjador e compositor.
Raphael Bruno (CE) – Músico, compositor, multi-instrumentista e terapeuta do som.
Rômulo Santiago (CE) – Trombonista, regente e professor.
Simone de Souza (CE) – Atriz, cantora e professora de canto.
Tchesco  Carvalho (CE) – Músico e professor.
Tércio Araripe (CE) – Artista plástico, luthier e criador de instrumentos musicais orgânicos.
Thiago Almeida (CE) – Pianista, compositor e pesquisador.

Quem faz o festival?
O XII Festival Música na Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com a Fundação Educacional Silvestre Gomes como entidade parceira selecionada via edital. Organização: W10 Produções e Eventos.

SERVIÇO

XII Festival Música na Ibiapaba - De 23 a 30 de julho de 2016 em Viçosa do Ceará. 

Kassab no Ceará

O presidente licenciado do PSD e ministro das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, estará no Ceará nesta sexta-feira (22). O primeiro compromisso será em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde acontecerá o encontro de lideranças do PSD, PMB, SD, PT e PSDC. O evento será no Sindicato dos Comerciários.
Em seguida, às 10h30min, o Ministro segue para Russas, no Vale do Jaguaribe, para participar da convenção do PSD que homologará o nome de Raimundinho à prefeitura daquele município. Às 16 horas, o compromisso será em Granja, no Litoral Oeste, onde Gilberto Kassab estará no primeiro encontro do PSD, que acontecerá na Casa do Oiteiro.O último compromisso do Ministro
será em Tauá para a convenção que lançará a candidatura de Patrícia Aguiar à prefeitura. Será às 18 horas, no Clube Forró do Sertão. Neste evento já foram confirmadas as presenças da presidente nacional do PMB, Suêd Haidar; do governador Camilo Santana, do ex-governador Cid Gomes, dos deputados que integram o bloco PSD-PMB: deputado federal Domingos Neto e deputados estaduais Odilon Aguiar, Osmar Baquit, Gony Arruda, Bethrose, Laís Nunes, Roberto Mesquita, Naumi Amorim e Nizo Costa, além de lideranças políticas e da sociedade.

Futricas Cearenses

Samira Castro reeleita presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará:
Eleições Sindjorce.
Chapa 1 é vencedora.
...Ver mais
Curtir
Comentar

Revezamento Diagonal

No último final de semana deste mês, 30 e 31 de julho, no stand do Praça da Luz, a Diagonal dá encerramento a sua campanha Revezamento Diagonal com condições imperdíveis, como o pagamento das parcelas do empreendimento será dividido entre o cliente e a incorporadora, a empresa garante a compra do imóvel, caso o cliente comprove a falta de condições de pagar as prestações, e as taxas de ITBI e registro do imóvel não ficam a cargo do cliente.
Os empreendimentos participantes são: Vivendas Jóquei Ville, VG Sun Cumbuco, Praça da Luz e Prisma Residencial Clube.

Em Juazeiro da Bahia

Um grupo de 30 estudantes e um professor do curso de Engenharia Agronômica, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), visitaram o Distrito de Irrigação do Perímetro de Maniçoba, localizado no município de Juazeiro, no norte da Bahia, na última terça-feira (19). Eles conheceram de perto as atividades realizadas pela assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) que vêm melhorando a vida de pequenos e grandes produtores rurais.

Inicialmente, foi dada uma palestra pelo técnico agrícola Marcelino Ferreira de Souza sobre as principais atividades de assistência técnica e expansão rural na cultura da mangueira. Segundo o técnico, esse é o cultivo que traz mais lucros aos produtores da região.

Foram também abordados os principais tipos de manga produzidas no local - Tommy, Palmer, Kent e Keitt - , além das principais pragas e doenças encontradas nos cultivos, como trípes, lagarta, mosca das frutas, antracnose e oídio, bem como o tratamento para mitigar os danos que elas podem causar.

Em seguida, o grupo foi conduzido para um lote de irrigação de manga, onde puderam visualizar os tipos de solo, a variação das mangas e como são realizados os tratamentos fitossanitários.

A visita em campo contou com o acompanhamento dos técnicos agrícolas Derivaldo Medrado, Jailson Oliveira e Saulo Nepomuceno, que promoveram debates acerca desses temas e tiraram as dúvidas dos alunos.

Para a estudante Janaina Martins de Souza, que cursa o oitavo semestre de Engenharia Agronômica, o vinculo entre os técnicos e os produtores rurais favorece não só o trabalhador, mas toda a comunidade. Segundo ela, o apoio que a Codevasf vem dando aos pequenos e grandes produtores é fundamental para o desenvolvimento da região desde o fornecimento e manutenção da água até capacitação dos trabalhadores.

Segundo a estudante Renata de Araujo Silva, no Ceará existe uma grande dificuldade na capitação e manejo da água do rio. “O perímetro de Maniçoba é bastante privilegiado pelo rio São Francisco.Conhecer a diversidade do trabalho realizado no distrito foi bastante gratificante”, avalia a estudante.

Márcio Douglas de Oliveira, que também esteve na visita,mostrou-se bastante satisfeito com toda obra. “As ações da assistência técnica melhoram a vida dos produtores. Podemos ver isso pelos resultados obtidos. Fiquei muito interessado, principalmente em atuar nessa área, e quem sabe um dia nessa Companhia, que vem trazendo tantos benefícios à população”, afirmou o universitário.

Segundo dados do Distrito de Irrigação do Perímetro da Maniçoba, dos 326 lotes, 40% já se encontram com sistema de irrigação modernizado, que facilita a produção dos trabalhadores rurais, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento da região.




Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Fone: (61) 2028 – 4758//4769


Forças de segurança


  • O governador Camilo Santana reuniu na manhã desta quinta-feira (21), no Palácio da Abolição, os representantes dos três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo), Ministério Público Federal e Estadual, OAB, Defensoria e órgãos de segurança (polícias Civil e Militar, PRE e PRF), para discutir o momento atual dos sistemas de Segurança Pública e Justiça do Estado. “Tenho convicção de que, com muito diálogo e a integração de todas as instituições, conseguiremos melhorar a segurança em nosso Estado”, citou o governador.
  • No início do encontro, Camilo Santana apresentou as ações que estão sendo realizadas para combater os recentes atentados contra o Estado, como o reforço do policiamento e de armamentos, a contratação de mil agentes penitenciários e a criação da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado, entre outras medidas. Até o momento, 14 pessoas foram presas e outras 30 já identificadas pelos ataques.
  • Segundo o governador, a reunião com todas as instituições, que durou cerca de três horas, foi importante para debater novas medidas e somar esforços para o  enfrentamento direto do crime organizado. “Não vamos permitir que haja qualquer atentado ao estado de direito democrático. Estamos unidos e não vamos medir nossos esforços para que possamos dar uma resposta à altura à sociedade, pois todos precisamos de paz e dias melhores. Por isso, contaremos ainda mais com o esforço conjunto, ampliando a integração e contribuição de todas as instituições presentes para somarmos a esse enfrentamento no Ceará”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
  • O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Zezinho Albuquerque, ressaltou que o momento é de unir esforços com o Governo do Estado para ajudar no combate ao crime organizado no Ceará. “Essa é uma iniciativa muito importante para que todos possam conhecer as ações e contribuir com a melhoria da segurança pública e do sistema penitenciário”, disse.   
  • Reforço nas ações de segurança
  • Apenas em 2016, o Governo do Ceará tem ampliado as suas ações de segurança pública no Estado, entre eles: o concurso público para a nomeação de 4.200 servidores da Polícia Militar; a convocação para 653 servidores da Polícia Civil, 113 da Perícia Forense e 1.000 agentes penitenciários; além da criação de novas delegacias e aquisição e modernização dos equipamentos de segurança.
  • O Governo do Ceará ainda tem feito diversas intervenções para a garantia de segurança pública no Estado, como a transferência de homens do sistema penitenciário estadual para o regime federal, a aprovação da lei de bloqueio de celulares nos presídios, implantação de um novo modelo disciplinar nas casas de privação e a criação da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, que gerencia as medidas nas unidades socioeducativas.
  • Estiveram presentes na reunião a vice-governadora Izolda Cela; o chefe de Gabinete, Élcio Batista; os secretários Alexandre Landim (Casa Civil), Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social), Hélio Leitão (Justiça e Cidadania), Socorro França (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário), Juvêncio Viana (Procuradoria-Geral do Estado); o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale; o procurador-chefe do Ministério Público Federal, Samuel Miranda; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Plácido Rios; o superintendente em exercício da Polícia Federal no Ceará, Daniel Corassa; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Stenio Pires; a defensora pública Geral do Estado, Mariana Lobo; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Marcelo Mota.

Futricas Cearenses

No Crato

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, entrega, hoje (22), mais 596 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As chaves da casa própria serão entregues para famílias de Crato. As moradias são destinadas às pessoas com renda familiar mensal de até R$ 1,8 mil. Estima-se que 2.384 pessoas sejam beneficiadas na região. Esta é a segunda entrega que o ministro realiza nesta semana.

Com investimento de R$ 40,23 milhões, o Residencial Monsenhor Montenegro conta com casas geminadas avaliadas no valor de R$ 59 mil, e cada unidade possui 42,78 m² de área privativa. Ao todo, 18 imóveis são adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, atendendo às exigências de qualidade do programa, o empreendimento é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, rede de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.

Investimentos – Desde 2003, o governo federal mantém, por meio do Ministério das Cidades, uma carteira de investimentos de R$ 255,45 milhões somente em Crato. Desse total, R$ 171,86 milhões para a contratação de 2.556 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. No Estado do Ceará, os investimentos totalizam R$ 19,86 bilhões, sendo R$ 8,70 bilhões para a contratação de 127.865 unidades. Em todo o país, os valores ultrapassam R$ 572,11 bilhões, com a contratação de mais de quatro milhões de unidades habitacionais e entrega de aproximadamente três milhões de moradias.

Serviço

Entrega de 596 unidades habitacionais em Crato, no Ceará
Data: Sexta-feira (22/07)
Horário: 11h10
Local: Rua Balduino Bezerra s/n Muriti

Agenda de Camilo

Agenda do governador Camilo Santana para esta sexta-feira, 22 de julho de 2016:
11h: Inauguração de 596 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida 
Local: Crato 

15h: Reuniões internas


22.07.2016


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

PSB-Rede


Futricas Cearenses

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Ceará seguro

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará
Edição Nº 178
 Fortaleza, 21 de julho de 2016
SEGURANÇA
Governo do Ceará reúne os três poderes e instituições para debater ações em Segurança Pública e Justiça 
 
O governador Camilo Santana reuniu na manhã desta quinta-feira (21), no Palácio da Abolição, os representantes dos três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo), Ministério Público Federal e Estadual, OAB, Defensoria e órgãos de segurança (polícias Civil e Militar, PRE e PRF), para discutir o momento atual dos sistemas de Segurança Pública e Justiça do Estado. A reunião com todas as instituições durou cerca de três horas e foi importante para debater novas medidas e somar esforços para o  enfrentamento direto do crime organizado.

Leia mais>                                                                  Foto: Carlos Gibaja / Governo do Ceará
Cuba chega ao CFO para se preparar para a Rio 2016
O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) dá um passo importante para se consolidar como referência no esporte mundial. A partir da noite desta quinta-feira (21), o complexo esportivo começa a receber a delegação de atletismo de Cuba, que irá participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Neste período que antecede os Jogos de 2016, o equipamento também contará com a presença de atletas da Argentina.

O fim das férias de julho tem movimentado o turismo no Ceará. A taxa de ocupação hoteleira registra uma média de 88% nesta semana em todo o Estado. O índice está em 90% em Fortaleza e em 86,7% nos outros principais destinos do Ceará. Os números são da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH). Com 92,9%, a Praia das Fontes e o Morro Branco têm maior ocupação.
+ Notícias do dia
Compartilhe nas redes sociais ou envie por email.
Share
Tweet
Forward

Seguidores

Arquivo do blog