Pesquisar no blog

sábado, 20 de agosto de 2016

1ª Datafolha-Fortaleza 2016 amanhã

Três notas esportivas


  1. O Brasil é ouro olímpico inédito no futebol masculino.
  2. Ceará perde de 2 a 0 para o Paysandu (PA), pelo Returno da Segundona do Brasileirão.
  3. Fortaleza perde de 2 a 1 para o ABC (RN), pelo Returno da Terceirona do Brasileirão, onde Pio foi expulso e Erivelton defendeu um pênalti.

TRE-SE e a Imprensa

http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-se-manual-de-relacionamento-com-imprensa

Teatro Transcendental no Interior

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chegou ao interior do estado. Um dos destaques é o grupo de teatro Amigos da Luz, do qual faz parte o ator e comediante Fábio De Luca. Eles se apresentam na 14ª edição do evento. Na programação, acontecem apresentações itinerantes, pelo interior, sendo abertas ao público e gratuitas. As cidades que irão receber os espetáculos são: Limoeiro do Norte, Guaiúba, Horizonte, Sobral, Pentecostes e Tabuleiro do Norte. 

Os artistas cariocas, que possuem mais de 7,2 milhões de visualizações em seu canal no youtube e são conhecidos em todo o país, se preparam para uma série de apresentações na programação da 14ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Já o ator Fábio de Luca, em seu outro grupo chamado Parafernalha, possui mais de 8 milhões de inscritos em seu canal no youtube.  Eles irão atuar com a comédia: "Morrendo e Aprendendo". 

Saiba mais sobre o Grupo Amigos da Luz
A Cia. Amigos da Luz surgiu de um grupo de amigos que vivia de atuar lá pelas bandas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, com apresentações de peças infantis nas escolas e temporadas nos teatros. Quando em 2007 resolveram montar uma peça de tema espírita, já que esse era um assunto de interesse comum. Seria uma comédia, linguagem que movimenta o grupo até hoje. Nasceu então a peça "Morrendo e Aprendendo" e com ela a CIA AMIGOS DA LUZ (a razão desse "da Luz" não é tão transcendental como parece, surgiu por causa da localidade iguaçuana onde morava parte do grupo, o Bairro da Luz).
          
Mas foi em março de 2015 com o lançamento dos vídeos de Humor e Espiritismo no Canal do Youtube, que rápido foram se espalhando por de milhares de telinhas de computadores e celulares por aí, que a Cia Amigos da Luz atravessou fronteiras, geográficas e do preconceito, e passou a ser repeitado em todo o país.  
Confira as apresentações no interior:
20 (sábado) - Tabuleiro do Norte
Local: Quintal da Cultura
21 (domingo) - Icó
Local: Teatro da Ribeira dos Icós
22 (segunda) - Pentecoste
Local: Auditório da Escola Técnica
23 (terça) - Viçosa do Ceará
Local: Teatro Dom Pedro II
24 (quarta) - Sobral
Local: Teatro São João
25 (quinta) - Guaiúba
Local: Teatro Tom Cavalcante 
26 (sexta) - Horizonte
Local: Teatro Nego Cardoso

Finais das Olimpíadas no Parangaba

  • Brasil x Alemanha, a grande final do futebol masculino, poderá ser conferida no Shopping Parangaba neste sábado, às 17h30.
  • Esta e outras competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como atletismo, saltos ornamentais, box e canoagem, são transmitidas na praça de alimentação do centro comercial durante o final de semana.
  • As transmissões acontecem na praça de alimentação, piso L3, onde é possível acompanhar as partidas gratuitamente. 
  • Por fazer parte da  Rede Aliansce, apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Shopping Parangaba é o único shopping de Fortaleza autorizado a realizar exibições abertas da transmissão das competições.

Selo Ceart

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, participa neste domingo (21), em Barbalha, de mais um Seminário do Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) através da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), com a presença de artesãos e representantes de entidades artesanais. Fortaleza, Juazeiro de Norte e Sobral já receberam o seminário.

O Selo Ceart é uma certificação voluntária que tem como objetivos estimular a melhoria dos processos produtivos, elevar o padrão de qualidade e a busca pela excelência dos produtos. É mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e ainda o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado, Amanaci Diógenes, considera a implementação da certificação um marco importante na consolidação da Política Estadual de Desenvolvimento do Artesanato. “O Selo Ceart é uma estratégia estabelecida pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato para ampliação dos canais de comercialização através da oferta ao mercado de produtos com garantia de qualidade, de procedência e de respeito aos aspectos da sustentabilidade”, destacou a coordenadora. 

Entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação canais de comercialização e ampliar mercados; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente, reconhecendo seu valor de tradição e cultura; proteção do artesanato cearense da falsificação e da concorrência desigual de produtos similares, além da promoção da confiança do consumidor facilitando a identificação do artesanato cearense.

Além do Selo Ceart, o governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tanto para vendas ao consumidor final como para os lojistas, em todo o Estado. Além da realização de feiras e capacitações de artesãos para aperfeiçoar o design do produto, a construção do novo Centro de Rendeiras da Prainha e a abertura de uma nova loja na Praça Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), em Fortaleza, que será inaugurada em breve. O Governo do Estado mantém ainda mais cinco lojas da Ceart.

Serviço
Seminário do Selo Ceart em Barbalha
Data: 21/08/2016
Horário: 9 horas
Local: Sítio Coité, em Barbalha

Agenda de Camilo

9h: Inauguração do BPRaio de Iguatu
Local: Praça Gonçalves de Carvalho, em Iguatu

20.08.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898



O Governo do Ceará tem investido de forma contínua em todas as regiões do Estado. Uma das prioridades é a melhoria da qualidade da educação em todo o Ceará e a Região do Cariri é uma das grandes beneficiadas com os investimentos. Estão previstos 33 novos equipamentos: três Escolas de Ensino Médio, quatro Escolas Estaduais de Educação Profissional, 12 Centros de Educação Infantil (CEI) e 14 ginásios. O investimento total supera R$ 68 milhões. A região também conta com ensino superior na Universidade Regional do Cariri (Urca), que atende alunos de mais de 100 cidades do Interior, principalmente do Cariri, além de estados vizinhos, formando cerca de 1.300 alunos por ano em seus cinco campi: Crato, Juazeiro, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha. São 25 cursos de graduação ofertados, seis cursos de mestrado e oito de doutorado.
Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana incorporou o ensino militar ao Centro Educacional de Referência Almirante Ernane Vitorino Aboim (Cere), que, por meio de decreto, recebeu o nome de Colégio Militar do Ceará. A unidade conta, atualmente, com 1.000 alunos do 8º ao 3º ano, distribuídos em 29 turmas, nos períodos da manhã e tarde. São 51 professores, 14 funcionários civis e 21 policiais militares (oficiais e praças) no quadro de profissionais da escola, que conta com laboratórios de Matemática, Informática, Biologia e Física, auditório, biblioteca, ginásio e salas de aula.

Na saúde, temos o avanço da rede estadual, que descentraliza os serviços em todas as regiões. O Cariri, por exemplo, é a região que tem o maior número de policlínicas das cinco macrorregiões do Estado. Além da que já funciona em Campos Sales, está em construção, com mais de 80% das obras já concluídas, uma policlínica no Crato. A Região conta ainda com o serviço do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), com o Samu 192, que garante atendimento pré hospitalar, reduzindo óbitos nas vias públicas em casos de acidentes, nas residências em casos de AVC, quedas e outras doenças. Os hospitais da rede pública do Estado no interior também têm um papel fundamental na descentralização dos atendimentos médicos da Capital, pois garantem serviço de saúde para os municípios cearenses. Atuando desde 2011, quando o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, abriu as portas à população de 1,4 milhão de habitantes dos 44 municípios da macrorregião, a unidade já realizou mais de 2.600 atendimentos. 

Segurança Hídrica

O Cinturão das Águas (CAC) é uma das grandes intervenções para aumentar a segurança hídrica para o Ceará. O Trecho 1, que vai levar água do final do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco até Nova Olinda, beneficiando mais de um milhão de pessoas na região. Esse primeiro trecho, além de atender o Cariri, vai levar as águas do São Francisco ao Rio Cariús, e dali ao Açude Orós. A chegada das águas, por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pirsf),  é fundamental para o abastecimento de milhões de cearenses, bem como para a economia do Estado. 

Já para garantir o abastecimento de água no município de Aurora, o Estado iniciou a construção de 3,5 km de adutora DN (diâmetro nominal) 250mm. A captação será do açude Cachoeira e tem previsão de conclusão até o mês de setembro. O investimento para a obra é de R$ 690 mil.

Segurança Pública 

Outra área prioritário para o Governo do Ceará no Cariri é a segurança pública. Desde julho do ano passado, a região recebeu importantes reforços para as ações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), como a instalação do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), da base fixa da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambas em Juazeiro do Norte; e o Batalhão de Divisas, em Penaforte.

Na área de atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Juazeiro do Norte recebeu nova Cadeia Pública este ano. A unidade, que fica no bairro Campo Alegre, ampliou em 272 vagas a demanda da região, em investimento de cerca de R$ 10 milhões. Já o Centro Socioeducativo de Juazeiro, que será inaugurado em outubro, ofertará 90 vagas e será importante para que os adolescentes em conflito com a lei não sejam transferidos para as unidades de Fortaleza e, por consequência, deixem o convívio familiar e comunitário.



Infraestrutura e Urbanização

O Cariri recebeu investimentos de R$ 202.820.212,04 em infraestrutura rodoviária, nos anos de 2015 e 2016 entre obras concluídas, em andamento e licitadas. São mais de 154,89 quilômetros de estradas que vão beneficiar a população dos municípios de Assaré, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Salitre, Granjeiro, Aurora, Crato, Nova Olinda e etc. Desse total, mais de 84,20 quilômetros de rodovias já foram entregues e 32,89 km seguem em execução. Além de outros 37,80 km que encontram-se em fase de licitação. 

Entre as obras realizadas na região, está a construção de 8,56 km em pista dupla da Avenida do Contorno de Juazeiro do Norte. A 1ª etapa, que recebeu investimento de mais de R$ 15 milhões, contempla 3,4 km de malha viária e vai do município de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho, com previsão de entrega já no segundo semestre. Já as obras da 2ª etapa da via somam uma extensão de 5,17 km, com investimento de cerca de R$ 33 milhões. Esse trecho tem início na ponte sobre o Rio Salgadinho até a interseção com a rua Beatriz Gondim Santana, e segue até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para a cidade do Crato.

Também está em fase de conclusão, restando apenas a execução da sinalização, a obra de duplicação da CE-060, em Jardim, localizada entre a avenida Wilson Roriz e a saída para a divisa do Ceará com o Estado de Pernambuco. Nesta obra, estão inclusos serviços de pavimentação, sinalização, drenagem e ciclovia. Com estas ações, o Estado está investido mais de R$ 1 milhão no município.

Camilo Santana autorizou ainda a construção da ciclovia do Cariri, com 17 km de extensão, no canteiro central da Rodovia Padre Cícero (CE 292, numa extensão de 7 km) e da Rodovia Leão Sampaio (CE 060, numa extensão de 10 km), com uma largura de 2 metros, conforme a legislação, que contará com iluminação especial. Investimento de R$ 2,6 milhões. O governador autorizou também o início das obras de urbanização do entorno do Horto de Nossa Senhora de Fátima. A intervenção tem investimento de cerca de R$ 2 milhões de reais. Além disso, foi publicada a licitação para construção de camelódromo no município.

Recentemente, também foi entregue à população do Crato a urbanização do Bairro Seminário. A obra, era uma reivindicação antiga da população da cidade e foi viabilizada pelo Governo, com um investimento total de R$ 33.500.009,95, beneficiando aproximadamente 12.500 famílias na região.

O Governo concluiu também os investimentos no Geopark Araripe. As ações somam um total aproximado de R$ 10 milhões de reais por meio do Banco Mundial (Bird), e consistem em obras de infraestrutura e melhoria, capacitação técnica, diagnósticos, publicações, além da elaboração de um Plano de Negócios para o local. As intervenções tiveram como objetivo tornar os espaços mais atrativos aos visitantes e oferecer bem estar e segurança para a contemplação da natureza dentro do Geopark, além de favorecer as pesquisas da comunidade científica mundial.

A Vila da Música, no município do Crato, recebeu mais de R$ 3 milhões, por meio do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird). Com uma área de 2.713,38 m2, a escola é composta por auditório, biblioteca, salas de aula para grupos e individual, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, quadra poliesportiva, estacionamento, pátio, além da oficina luthieria, utilizada para conserto de instrumentos.

Habitação

No Crato, também está sendo construído o residencial Filemon Lima Verde, por meio do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento é composto de 982 casas que possuem 43,85 m2 de área útil, divididas em sala, 02 quartos, cozinha e área de serviço. A construtora responsável pela obra é a Constantini, e o agente financeiro é a Caixa Econômica Federal. O percentual de obra executada até o momento é de 94,71% e a entrega das unidades está prevista para acontecer no mês de outubro deste ano.

Em julho passado, o governador entregou 596 casas no Crato, do residencial Monsenhor Montenegro. O empreendimento foi financiado através da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e recebeu investimento de R$ 40.230.000,00, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 5.066.000,00. São 43 m2 de área, que contempla pátio, sala, cozinha, dois quartos e banheiro.

Mais ações

- Ação Social

O Governo do Ceará realiza importantes obras sociais na região através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), via STDS. Em Juazeiro, são duas obras inauguradas e duas em construção. Os recursos totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal. 

As obras inauguradas são os centros de referência da assistência social (Cras) dos bairros Pedrinhas e Triângulo, com meta de atendimento de mil famílias por unidade. O bairro Frei Damião também vai receber um Cras e um Polo de Convivência Social com Quadra Poliesportiva – ambos estão em construção.

- Equipamentos públicos

O Cariri vai receber a nova sede do Detran, com investimento R$ 3,1 milhões, com dois pavimentos, em uma área total de 4.000 metros quadrados, garantindo a estrutura necessária para prestação dos serviços de atendimento ao público nas áreas de habilitação e registro de veículos. Em Juazeiro do Norte, será erguida a Escola de Educação para o Trânsito do Cariri, com área de 1.200 metros quadrados e um investimento de R$ 1,3 milhões.

Infância

A infância é outra área que recebe atenção do Estado. A política para as crianças vem sendo articulada através do Gabinete da Primeira-Dama. A criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas, que conta com a parceria do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), do programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios, tem o objetivo de atender crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, entre outros. No Cariri, os atendimentos são em Barbalha e Brejo Santo. O núcleo de Campos Sales, também na região, está previsto para ser inaugurado até o fim do ano.

Em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE) e com o apoio das prefeituras municipais, o Gabinete da Primeira-dama realizada o “Arte na Praça”, ação do Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. Na Região do Cariri, 15 municípios já foram contemplados pelo projeto.

O Estado desenvolve ainda a instalação de brinquedopraças, brinquedocreches e Praça Mais Infância tipo II. Dos municípios que serão beneficiados em todo o Ceará, 10 serão da Região do Cariri. São eles: Araripe, Assaré, Missão Velha, Campos Sales, Jardim, Potengi, Salitre, Altaneira, Santana do Cariri e Farias Brito. Todos os equipamentos estão em licitação com previsão de entrega para 2016/2017.

- Vapt Vupt 

No último dia 12 de agosto, a unidade Vapt Vupt de Juazeiro do Norte comemorou dois anos de funcionamento. Nesse período, foram cerca de 900 mil atendimentos aos moradores de Juazeiro e das cidades do entorno. A central de atendimento ao cidadão, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, reúne diversos serviços públicos, a exemplo de emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestação de serviços. No Cariri, durante os dois anos de operação, o equipamento realizou cerca de 900 mil atendimentos, sendo 310 mil somente em 2016.

Os serviços mais procurados pela população no Vapt Vupt são aqueles ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), com uma média mensal de 17.536 atendimentos. Na sequência, estão o Sistema Nacional de Emprego (Sine), com 6.290 solicitações mensais, Bradesco e Pefoce, com médias de 5.494 e 4.946 atendimentos por mês, respectivamente.


19.08.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Ceará

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará                                     Fortaleza, 19 de agosto de 2016
Edição Nº 198
ACESSIBILIDADE
Praia Acessível: Crianças e idosos com deficiência se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez
 
Na manhã desta sexta-feira (19), cerca de outras 50 pessoas de Maracanaú, entre idosos, pessoas com deficiência e familiares, estiveram na Praia de Iracema, em Fortaleza, e participaram de diversas atividades oferecidas pelo projeto Praia Acesível. 
                                     
Leia mais>                                                                  Foto:  Marcos Studart  /  Governo do Ceará
CARIRI
BALNEABILIDADE
BILHETE ÚNICO
FOTO DA SEMANA                                  Foto:  Tiago Stille / Governo do Ceará
Nesta sexta (19), a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará iniciou a série especial "Ceará de Resultados", que vai apresentar as ações do Governo em cada região do Estado. Nesta primeira edição, mostramos os investimentos na Região do Cariri. O registro de Tiago Stille, traz um dos símbolos da região: a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. 
+ Notícias do dia
Compartilhe nas redes sociais ou envie por e-mail.
Share
Tweet
Forward

Blog nas Eleições 2016

  • Os candidatos a prefeito e a vereador no interior do Ceará estão encontrando dificuldade em abrir conta bancária. 
  • O secretário de controle interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Rodrigo Cavalcante denunciou o caso ao Banco Central, que está intimando os bancos a facilitarem a abertura de contas, uma exigência da lei eleitoral.
  • "Isso está sendo resolvendo ainda. Os bancos estão exigindo documentos que não estão previstos na resolução do TSE. O Banco Central emitiu aos bancos um novo comunicado orientando que exigisse só aquilo que está previsto na resolução", revelou Rodrigo Cavalcante durante seminário eleitoral realizado, hoje (19), na Câmara Municipal de Fortaleza.
  • Cavalcante esclarece que nas cidades cearenses onde não tem banco o candidato não precisa abrir conta, "mas naquelas que tem ele é obrigado e muitos nos comunicaram que não conseguindo abrir, porque o banco está exigindo muitos documentos".
  • Segundo o secretário do TRE-CE, a Corte está acompanhando os casos para agilizar a abertura das contas.
  • No Ceará, o TRE-CE já recebeu pedido de 13509 candidatos a vereador e 506 a prefeito.
  • São 184 municípios no Ceará.
  • Fortaleza tem oito candidatos a prefeito e 1.100 a vereador.
  • Estão disputa 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza.
  • Duas cidades cearenses só terão um candidato a prefeito.
  • Com isso basta tirar o próprio voto para que Maria de Jesus Diniz Nogueira (Neta), do PSD seja eleita prefeita de Jati; e Francisco Luiz Rodrigues Mendes de Sousa (Titico), do PT seja eleito prefeito de Potengi.

Transfnit


  • Dois dias de apresentações de tecnologias desenvolvidas em universidades com potencial de chegar ao mercado e debates sobre experiências concretas de sucesso do relacionamento universidade-empresa.
  • A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (REDENIT-CE) realizam o Encontro de Cooperação para a Inovação, o qual integra os fóruns “TRANSFNIT” e “Redes de Cooperação Universidade-Empresa para a Inovação”.
  • O Encontro acontece até hoje, na Casa da Indústria.
  • O Encontro de Cooperação em Rede para Inovação tem como objetivo principal contribuir com a difusão da inovação a partir da formação de redes de cooperação universidade-empresa. Busca-se, para tanto, apresentar e discutir experiências, oportunidades e desafios de cooperação universidade-empresa para inovação por meio de fóruns com especialistas no assunto de todo o Brasil, bem como promover rodadas de negócios entre pesquisadores e potenciais investidores com vistas a transferências de tecnologia, a geração de spin-offs, a difusão da inovação.
  • Confira a programação dos Fóruns e da Rodada de Negócios TRANSFNIT:
  • PROGRAMAÇÃO
  • Hoje:
  • RODADA DE NEGÓCIOS TRANSFNIT
  • Local: Sala VIP – Cobertura
  • 9 às 12 horas – Rodada de negócios
  • Oportunidades de negócios e de transferências de tecnologias entre os pesquisadores ligados à REDENIT-CE e empresários interessados.
  • FÓRUM DE REDES DE COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA A INOVAÇÃO
  • Local: Auditório Luiz Esteves
  • 14 às 14h30 – Credenciamento e coffee-break
  • Coleta de assinaturas, entrega de crachás, pastas, programação etc. e serviço de coffee-break.
  • 14:30 às 14:45 – Abertura
  • Mário Gurjão – Assessor da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
  • 14h45 às 15h15 – 1ª Palestra
  • Cooperação Universidade-Empresa: um caso de sucesso entre a Unicamp e uma multinacional do setor de telecomunicações.
  • Elias Drummond – Assessor da diretoria do Instituto de Computação da Unicamp.
  • 15h15 às 15h45 – 2ª Palestra
  • Redes de inovação e inovação em rede: a experiência da REDENIT no Ceará.
  • Samuel Façanha – Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • 15h45 às 16h15 – 3ª Palestra
  • DNApta Biotecnologia: experiências de colaboração com instituições de ciência, tecnologia e inovação.
  • Rodrigo Lovato – Diretor comercial e administrativo da DNApta Biotecnologia.
  • 16h45 às 17 horas – Debate mediado
  • Perguntas e respostas sobre os temas abordados pelos palestrantes.
  • Mediador: Eduardo Tavares – Diretor de negócios da Táquion Inovação.
  • Informações para a Imprensa
  • Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
  • (85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
  • (85) 3421.5431/ (85) 3421.4203

Futricas Cearenses

  • Os filhos das jornalistas Samira Castro e Carmen Pompeu participam da final da VIII Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), na Unicamp amanhã.
  • A viagem foi hoje pela manhã pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins.


Na torcida, filho

Equipe C7S Olimpíada Nacional de História do Brasil.
Boa sorte, filho!


Luciano Melo

Um especialista na compreensão do comportamento humano, o consultor, empresário, professor universitário e terapeuta Luciano Melo lança seu primeiro livro e compartilha a sua experiência de mais de 20 anos de carreira dedicada ao desenvolvimento de empresas e pessoas.
"Buscando a Integridade Perdida – A Sabedoria Perene Aplicada à Vida Cotidiana" é uma viagem interior tendo como guia a trajetória desse profissional de referência.
O lançamento será na noite do dia 29 de agosto, na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi Fortaleza.
A AD2M está de braços dados com o Luciano para permitir a você uma série de reflexões e ajudá-lo nesse processo de transformação interior.
Contamos com sua presença!
Dia 29 de agosto
19 horas

Saraiva Mega Store – Shopping Iguatemi

Big Mac dia 27

Há 28 anos, o último sábado do mês de agosto tem um gostinho especial, e não é o gostinho do Big Mac, não. É o sabor da solidariedade. O McDia Feliz, que anualmente beneficia projetos pela cura do câncer infantil e juvenil já tem data marcada, será no dia 27 de agosto.
A mobilização para a Associação Peter Pan já começou. A instituição é participante da campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e já está trabalhando para fazer da arrecadação deste McDia Feliz, mais um recorde.
Em 2016, serão contemplados 79 projetos de 58 instituições; o apoio será com base no valor arrecadado com a campanha em todo o território nacional. A Associação Peter Pan será beneficiada com a venda de tíquetes antecipados, produtos promocionais com a marca McDia Feliz e sanduíches Big Mac nos restaurantes de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte no dia 27 de agosto.  
 O projeto beneficiado com a arrecadação será a Expansão do Centro Pediátrico do Câncer (CPC). A expansão visa a garantir acesso à rede de atenção oncológica, através da ampliação do número de leitos (enfermaria, UTI e isolamento), ambulatórios, centro cirúrgico, leitos para cuidados paliativos, a fim de atender ao aumento da demanda no estado do Ceará, gerada pelo fechamento de outros serviços de oncologia pediátrica e pelo sucesso do Programa de Diagnóstico Precoce. O projeto pretende assegurar o tratamento especializado e humanizado de crianças e adolescentes com câncer e seus familiares, reduzindo a diferença atual entre demanda e número de leitos.
“O McDonald´s dá muita ênfase ao trabalho de combate ao câncer infantil. E enquanto existir uma chance de alcançar os 100% de cura, estaremos todos empenhados nessa causa. Sem dúvida, é muito gratificante, nesses 18 anos, em parceria com a Associação Peter Pan no Ceará, ver os resultados alcançados com o McDia Feliz’, declara Adolfo Bichucher, franqueado local do McDonald´s. 
Como adquirir os tíquetes antecipados
A Associação Peter Pan já está com os tíquetes antecipados disponíveis para a venda em 2016, ao preço de R$ 15,50 a unidade. Cada um poderá ser trocado pelo sanduíche Big Mac na data do McDia Feliz, sábado, dia 27 de agosto.
 Os moradores de Fortaleza, interessados na compra de tíquetes antecipados, podem entrar em contato direto com a Associação Peter Pan, em sua sede, na Rua Alberto Montezuma, 350, Vila União, ou pelo telefone (85) 4008.4109.
 A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais com a marca McDia Feliz, vendidos pelas instituições participantes. 
Sobre o McDia Feliz
A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.
O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil.
  Sobre o Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer.  Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.
Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 17 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald. 
Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.
Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.