sábado, 1 de outubro de 2016

III Ibope-TV Verdes Mares para Fortaleza

Do G1 CE
Pesquisa Ibope-TV Verdes Mares divulgada hoje aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a Prefeitura de Fortaleza:
- Roberto Cláudio (PDT) - 38%
- Capitão Wagner (PR) - 30%
- Luizianne Lins (PT) - 19%
- Heitor Férrer (PSB) - 7%
- Ronaldo Martins (PRB) - 4%
- João Alfredo (PSOL) - 1%
- Tin Gomes (PHS) - 1%
- Francisco Gonzaga (PSTU) - não pontuou
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
- Roberto Cláudio (PDT) - 34%
- Capitão Wagner (PR) - 28%
- Luizianne Lins (PT) - 17%
- Heitor Férrer (PSB) - 6%
- Ronaldo Martins (PRB) - 3%
- João Alfredo (PSOL) - 1%
- Tin Gomes (PHS) - 1%
- Francisco Gonzaga (PSTU) - não pontuou
- Brancos e nulos: 7%
- Não sabem: 3%
Segundo turno
O Ibope fez três simulações de segundo turno. Veja os resultados:
- Branco/nulo - 10%
- Não sabem ou preferem não opinar: 4%
- Branco/nulo - 11%
- Não sabem ou preferem não opinar: 4%
- Branco/nulo - 11%
- Não sabem ou preferem não opinar: 5%
O levantamento foi realizado entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número CE- 00125/2016.

Ceará cai para 10º

O Ceará caiu para 10ª colocação da Segundona do Brasileirão com os resultados dos oito jogos realizados até agora.
Os 10 primeiros colocados são:

  1. Vasco - 51 pontos.
  2. Atlético-GO - 49 pontos.
  3. Avaí-SC - 45 pontos.
  4. Brasil-RS - 44 pontos.
  5. Bahia - 43 pontos.
  6. CRB - 43 pontos.
  7. Londrina - 42 pontos.
  8. Náutico - 42 pontos.
  9. Criciúma - 40 pontos.
  10. Ceará - 40 pontos.

Horizonte a um empate da final da Fares Lopes

  • O Horizonte está a um empate da final da Taça Fares Lopes 2016.
  • Hoje à tarde, no estádio Presidente Vargas, ganhou de 3 a 1 do Floresta.
  • Pode até perder por uma diferença de dois gols, no jogo da volta, no próximo sábado (oito), às três e meia da tarde, no Domingão, em Horizonte.
  • O outro finalista sai do confronto Crato x Guarani de Juazeiro, que vão jogar em:
  • Domingo (9), às 15h30 - Crato x Guarani (J), no Mirandão. 
  • Quarta-feira (12), às 15h30 - Guarani (J) x Crato, no Romeirão.
  • O campeão da Fares Lopes 2016 garante vaga na Copa do Brasil 2017.

Frequência Beatles

Dia Internacional do Café

Hoje, primeiro de outubro é celebrado o Dia Internacional do Café, uma das bebidas mais agradáveis, sociáveis e consumidas no mundo. Para marcar esse momento tão especial para o Brasil, que é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor mundial da bebida, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), colocou no ar uma campanha comemorativa para aumentar o awareness junto aos consumidores.
Na prática, a ação engloba postagens nos canais oficiais do Cecafé nas redes sociais - Facebook (https://www.facebook.com/cecafebrazil), Instagram (https://www.instagram.com/cecafebrazil/) e Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=4t8EdhDEGTs&feature=share) - de um vídeo especial sobre o Dia Internacional do Café, ressaltando a importância da bebida no cotidiano das pessoas, enaltecendo a eficiência e a sustentabilidade dos processos produtivos e a qualidade do café nacional.
Para aumentar o engajamento, a pessoa é convidada a publicar uma foto de um momento marcante enquanto saboreia uma xícara de café, utilizando as hashtags #ilovecafédobrasil e #cecafe. O Dia Internacional do Café foi estabelecido pela OIC para celebrarmos o café e todas as pessoas que trabalharam e continuam trabalhando para construir, manter e inovar no segmento.
Sobre o Cecafé - Fundado em 1999, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 139 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 95% dos agentes desse mercado no País.

IV Datafolha-O Povo

A quarta rodada da pesquisa Datafolha-O Povo aponta para Fortaleza em votos válidos:
Roberto Cláudio (PDT) - 39%.
Capitão Wagner (PR) - 31%.
Luizianne Lins (PT) - 17%.
Heitor Férrer (PSB) - 7%.
Ronaldo Martins (PRB) - 4%.
João Alfredo (Psol) - 2%.
Tin Gomes (PHS) - não atingiu 1%.
Francisco Gonzaga (PSTU) - não atingiu 1%.
Com votos brancos/nulos e indecisos os números são os seguintes:
Roberto Cláudio - 36%.
Capitão Wagner - 28%.
Luizianne Lins - 16%.
Heitor Férrer - 6%.
Brancos e nulos - 5%.
Indecisos - 4%.
Ronaldo Martins - 3%.
João Alfredo - 1%.
Tin Gomes - não atingiu 1%.
Francisco Gonzaga - não atingiu 1%.
Na pesquisa espontânea:
Roberto Cláudio - 30%.
Capitão Wagner - 23%.
Luizianne Lins - 12%.
Heitor Férrer - 5%.
Ronaldo Martins - 2%.
João Alfredo - 1%.
Tin Gomes - não atingiu 1%.
Francisco Gonzaga - não atingiu 1%.
No item rejeição os quatro mais rejeitados são:
Luizianne Lins - 40%.
Tin Gomes - 26%
Roberto Cláudio - 22%.
Capitão Wagner - 21%.
A quarta rodada Datafolha-O Povo ouviu entre ontem e hoje 1.748 eleitores com margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral Cearense com o número 4247/2016.

Hora de “contratar” o síndico municipal

"No século quarto antes de Cristo, Platão já advertia os cidadãos de Atenas para a necessidade de se envolver nas questões políticas da cidade. O sábio ateniense ensinou com sua sabedoria particularmente recheada de ironia que não havia muito problema em não se gostar de política; estes seriam governados por aqueles que gostam. Isso diz muito.
No atual embate para eleger o síndico da cidade há, além das naturais e super na moda, fraturas ideológicas, um certo desdém pelo pleito. Não faço uso do termo “síndico” de modo gratuito; nem o horário eleitoral é gratuito; pagamos por ele. A ideia é exemplificar o estado de espírito que move muitos cidadãos que moram em prédios e são convocados para uma reunião de condomínio. Eu já vi gente dizer que tinha compromisso inadiável: ia à missa. Quando todos sabiam que ele era evangélico. 
A necessidade de estarmos atentos a quem vai controlar os destinos das nossas cidades é mais do que obrigatoriedade democrática; é urgente! Na organização política do Brasil, em que os poderes são fatiados com o intuito de aperfeiçoar a administração pública, o prefeito é de longe o que está mais perto dos governados, uma vez que a abrangência do governador do Estado e do Presidente da República os colocam numa espécie de “distanciamento institucional” dos problemas que afetam as cidades. 
O Brasil possui 5.506 municípios. Os Estados Unidos, com 120 milhões de habitantes a mais e quase 1 milhão de quilômetros quadrados maior em território, tem apenas três mil cidades. Isso explica a necessidade da vigilância e de se empenhar em levar para a cadeira de prefeito a pessoa melhor preparada ou que apresente as soluções mais factíveis - jamais as soluções impossíveis: olho nos que vendem essa ilusão. Estaremos elegendo a pessoa que cuidará das nossas ruas. 
Praefectus urbi. Literalmente prefeito da cidade, de onde se origina também a palavra urbano, onde vivem 85% da população nacional. A primitiva designação do prefeito em Roma era a de cuidar do comércio de carne e do pão vendidos aos romanos. Como tudo evolui, a incumbência desse nobre político é fazer melhorar a vida dos contribuintes que com seus impostos, sustenta a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu Estado e o seu país. Sua cidade precisa do seu voto consciente, ela conta com você.
Alex Bezerra de Menezes, escritor, advogado e pesquisador (autor do livro Depois do Fim)".


Nota da OAB-CE

No TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, hoje, a verificação de assinaturas digitais dos sistemas de totalização nas eleições de amanhã. A finalidade do evento foi atestar se os sistemas instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral são os mesmos assinados na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, ocorrida em seis de setembro. No evento de hoje, foi confirmada a autenticidade das assinaturas das autoridades e entidades que assinaram digitalmente os sistemas eleitorais e nenhum problema foi detectado.
Participaram do evento o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, o vice-procurador-geral Eleitoral Nicolao Dino, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Sarmento, e representantes de partidos políticos.
“Esse é mais um trabalho que realizamos para atestar a autenticidade do sistema, da urna, a sua originalidade. Mostrar a todos que quiserem fazer verificação que isso é passível de se fazer. O sistema eletrônico é seguro”, afirmou o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.
O ministro ressaltou que o procedimento realizado neste sábado confirma que o sistema utilizado nas urnas eletrônicas de todo o país é original. “A verificação de assinaturas que presenciamos é o atestado de originalidade e fidedignidade dos sistemas utilizados por todos os TREs. A segurança da higidez do resultado das eleições e a garantia do sigilo do voto são compromissos perenes da Justiça Eleitoral”, salientou Gilmar Mendes, que desejou, ao final de seu pronunciamento, um ótimo domingo de eleições a todos, “bom voto e voto consciente”.
O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, destacou a segurança dos sistemas utilizados. “Houve a lacração dos sistemas [eleitorais] por meio de certificados digitais. Isto ocorreu em seis de setembro. Todos os sistemas foram lacrados e armazenados na Sala-Cofre do TSE, com o objetivo de proporcionar a verificação desses programas. Essa lacração consiste numa blindagem desses programas. E essa blindagem garante dois atributos: a possibilidade de se verificar a autoria dos sistemas desenvolvidos pelo TSE; e a integridade dos programas. Então, esses dois atributos são bastante precisos para se garantir que os sistemas que estão rodando no país possam ser verificados. Portanto, o evento de hoje evidencia a transparência e a lisura do processo eleitoral brasileiro”, disse Giuseppe Janino. 
Os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE executaram o procedimento, remotamente, em cada um dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais do país. No Distrito Federal não há eleições municipais. A verificação foi dividida em três etapas. Primeiro foi feita uma apresentação técnica sobre os softwares envolvidos, assim como o objetivo de cada um no processo de totalização das eleições. Logo após, o programa de verificação de assinaturas foi enviado aos equipamentos servidores dos tribunais para a validação dos sistemas instalados. A terceira etapa consistiu na verificação das assinaturas digitais.
Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas
De 29 de agosto a seis de setembro, o TSE realizou a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão usados nas eleições de outubro. O evento foi aberto a instituições convidadas, conforme estabelecido em resolução. Consistiu na apresentação dos programas a serem utilizados no pleito deste ano, em suas versões finais, aos representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público (MP) e outros.
Em seis de setembro, os sistemas eleitorais foram assinados digitalmente pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, e pelo secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Sarmento.
A solenidade de setembro, que teve como objetivo garantir a segurança e a confiabilidade dos programas computacionais usados nas eleições, foi acompanhada pelo vice-presidente do TSE, ministro Luiz Fux, e pelos ministros Rosa Weber, Napoleão Nunes Maia, Henrique Neves, Og Fernandes e Tarcisio Vieira de Carvalho, além do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e representantes dos partidos políticos.
Após as assinaturas, as mídias receberam lacres físicos, também assinados pelas autoridades presentes, e foram depositadas em envelopes novamente lacrados. Uma cópia foi armazenada pelo presidente do TSE na Sala-Cofre do Tribunal. As outras seguiram para os 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

PF nas Eleições do Ceará

A Polícia Federal (PF) está atuando nas eleições cearenses. De ontem para hoje seis operações foram executadas em seis municípios pela PF no Estado, cumprindo 11 mandados de busca e apreensão e oito ordens de prisão.
As operações aconteceram em Fortaleza, Barbalha, Aquiraz, Parambu, Ipu e Milagres.
A PF não divulgou os nomes dos presos acusados, só que eles responderão por corrupção eleitoral e utilização de organização comercial de vendas, distribuição de mercadorias, prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores. 
A pena prevista é detenção de seis meses a um ano e cassação do registro, caso o responsável seja candidato. 

Na madrugada de hoje, em Milagres, a PF apreendeu dinheiro e uma lista de nomes de possíveis eleitores. Houve a prisão de quatro homens com cédulas de R$ 50,00. Hoje de manhã, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Parambu e outros cinco em Ipu. Uma moto roubada, uma espingarda artesanal e diversos aparelhos celulares foram apreendidos.
Ontem, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Fortaleza, onde foi encontrada vasta quantidade de material de campanha irregular e dinheiro. Em outra operação em Fortaleza, houve flagrante de compras de votos por um candidato a vereador, com apreensão de dinheiro, remédios, santinhos e títulos. O candidato acabou sendo solto, depois de pagar fiança. 
Em Aquiraz, ontem, três mandados de busca e apreensão terminou no confisco de títulos eleitorais, na casa de um candidato a reeleição para Câmara da Vereadores. Ali não houve prisão.
Em Barbalha, a PF prendeu ontem três pessoas. Eles estavam na posse de diversos envelopes contendo R$ 50,00 a R$ 10000, totalizando quase R$ 50 mil, além de material do candidato a prefeito, Fernando Santana (PT). Os três estão recolhidos no presídio em Barbalha à disposição da Justiça Eleitoral.

PF nas Eleições de Goiás e do Distrito Federal

A Polícia Federal no Distrito Federal (DF) atua no combate e prevenção a crimes eleitorais em todos municípios goianos de sua circunscrição. Mais de uma centena de policiais estarão dedicados em tempo integral à tarefa de atender às demandas da Justiça Eleitoral nos 33 municípios de Goiás sob responsabilidade da Superintendência Regional da Polícia Federal no DF.
Além dos policiais dedicados à operação no entorno, toda a Superintendência do DF permanecerá de sobreaviso para acionamento em caso de necessidade.
O trabalho realizado pela PF em 2016, como em outras eleições anteriores, coloca à disposição da Justiça Eleitoral os meios policiais necessários ao célere desfecho de crimes eleitorais como compra de votos e distribuição ilegal de material de campanha.

Antes mesmo do início da votação, por determinação da Justiça Eleitoral, policiais federais do DF cumpriram na quarta-feira (28), em Novo Gama (GO) e no Gama (DF), mandados de busca e apreensão relacionados a um esquema de pirâmide para compra de votos.
No caso, além de empregarem aplicativos de troca de mensagens via internet, os policiais federais também apuram se estava em desenvolvimento um software para realizar o controle, a contagem e multiplicação dos votos comprados.
No quinta-feira (29), foi a vez de equipes de policiais federais cumprirem mandados em Planaltina de Goiás (GO), onde foi encontrada uma vasta quantidade de material de campanha irregular.
A Polícia Federal permanece à disposição da Justiça Eleitoral para cumprimento de outras determinações.

Fala Roberto Teixeira

"Nota
Depois de dar apoio decisivo ao golpe militar, confessar a prática de cartel e praticar outros atentados ao Estado Democrático de Direito, a Globo - junto com a Operação Lava Jato - pretende agora criminalizar a advocacia
De forma ilegal e antidemocrática, em sua edição deste fim de semana (30/9/2016), a revista Época ataca minha reputação e honra na reportagem “Compadre de Lula comandou compra, diz empresário que vendeu nova sede do Instituto Lula" de Daniel Haidar. Publicação das Organizações Globo, a revista ignorou informações sobre a questão tornadas públicas reiteradas vezes por mim, deixando claro ser parte ativa – junto com agentes públicos - do movimento que busca criminalizar o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem também presto assessoria jurídica. 
Tenho 46 anos ininterruptos de atuação como advogado, já fui eleito em duas oportunidades pelos meus pares para presidir a Subseccional de São Bernardo do Campo da OAB. Não sou “maestro” de nada e jamais participei de “negociata” alguma. Não bastasse a ofensiva inadmissível contra meu cliente, uma tentativa de criminalização sem materialidade, acompanho abismado a busca por “evidências” que me coloquem como artífice de ações espúrias, em conluio. Afastando o circo midiático, o que sobra é apenas má-fé e uma indisfarçável tentativa de fragilizar a defesa de Lula, para interferir no processo eleitoral do País, especialmente nas eleições de 2018.
Reitero os fatos como se deram:
1. Assessorei juridicamente um cliente – que não é o Instituto Lula ou o ex-Presidente Lula – na aquisição de um imóvel na Vila Clementino, em São Paulo (SP). Posteriormente, solucionadas as intrincadas pendências jurídicas, assessorei o mesmo cliente na revenda, com lucro, do referido imóvel para a DAG Construtora Ltda.;
2. Diante da intenção desse cliente de revender o imóvel, houve, nesse interregno, sugestão de aquisição pelo Instituto Cidadania, que viria a ser sucedido pelo Instituto Lula. Porém, após análise, não houve interesse na compra pelo Instituto;
3. Minha atuação em relação ao imóvel ocorreu por conta e ordem de meu cliente, exclusivamente na condição de advogado.
Esclareço, ainda, que:
1. O imóvel em questão integrava o acervo de um inventário com relevantes pendências jurídicas. O trabalho jurídico que realizei superou tais pendências e permitiu que os direitos sobre o imóvel fosse vendidos ao meu cliente. Na sequencia (10/02/2014), o mesmo cliente fez a venda, com lucro, para a DAG Construtora Ltda., também com a minha assessoria jurídica — encerrando, neste momento, minha participação profissional no caso.
2. A análise da matrícula (matrícula nº 188.853, 14º RI de São Paulo) permite verificar que na sequência (30/05/2014) o imóvel foi vendido pela DAG, também com lucro, à Odebrecht Realizações Ltda., que, por seu turno, vendeu o imóvel à Mix Empreendimentos e Participações Ltda em 18/11/2014, também com lucro.
Não há, nesse histórico, como verificar qualquer participação do Instituto Lula ou, ainda, qualquer irregularidade na cadeia dominial do imóvel. Minha atuação profissional ocorreu dentro dos padrões legais e éticos inerentes à profissão.
Todos os documentos relativos à minha atuação profissional no caso foram encaminhados ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, para a defesa de minhas prerrogativas profissionais que vêm sendo atacadas por agentes públicos da Lava Jato que agem em conluio com a Globo em clara investida contra o Estado Democrático de Direito.
É preciso relembrar que não é a primeira vez que a Globo atua contra o Estado Democrático de Direito. Em 1964, o grupo de comunicação prestou relevante apoiou à ditadura militar e levou quase 50 anos para se desculpar perante o povo brasileiro (http://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-9771604). 
A Globo adota o cartel como forma de disseminar suas mentiras, eliminando a participação de concorrentes no mercado de comunicação social. Em agosto de 2013 o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) reconheceu oficialmente a prática de cartel pela Globo (http://www.cade.gov.br/noticias/cade-determina-fim-de-pratica-que-poderia-afetar-mercado-de-jornais-impressos) – mesmo ilícito que é imputado às empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato. O grupo confessou a prática perante o CADE ao firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o qual, claramente, contraria o disposto no art. 220, §5º, da Constituição Federal, segundo o qual “Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”.
A Globo foi mencionada diversas vezes em investigação internacional de lavagem de dinheiro do banco De Nederlandsche, dentre outros episódios envolvendo contas e negócios suspeitos no exterior, como aqueles relativos à Mossack Fonseca (http://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-de-sao-paulo/as-relacoes-entre-a-lava-jato-a-globo-e-a-mossack-fonseca).
Os integrantes da Lava Jato ou outras autoridades do País não se ocuparam de realizar qualquer investigação, no âmbito criminal, sobre o cartel – confessado pela Globo perante o CADE – ou sobre as suspeitas transações internacionais do grupo. Não houve apuração, muito menos formação de qualquer “convicção”, revelando, uma vez mais, o sistema seletivo que prevalece na persecução penal em alguns órgãos encarregados da persecução penal no País.
Um grupo empresarial com esse nefasto histórico de apoio à ditadura militar, que se utiliza de cartel — que, repita-se, é o mesmo ilícito imputado às empreiteiras no âmbito da Lava Jato — e, ainda, que está envolvido em investigações internacionais de lavagem de dinheiro, não é merecedor de credibilidade. O ataque à minha reputação pessoal e profissional pela Globo, sem qualquer base concreta, faz parte de uma nova investida contra o Estado Democrático de Direito. Tomarei todas as medidas jurídicas cabíveis que o caso requer.

Roberto Teixeira."

Denunciados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), ontem (30), dez envolvidos no esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) durante plantões judiciais. Entre os denunciados está o desembargador afastado Carlos Rodrigues Feitosa, que já responde a uma outra ação penal na Corte relacionada ao esquema. Os fatos são investigados na Operação Expresso 150 e a denúncia, feita no Inquérito 1.079/DF, é por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A denúncia é de autoria do vice-procurador geral da República, José Bonifácio de Andrada.
Caso o STJ receba a denúncia, passam a ser réus, além do desembargador, os advogados Fernando Feitosa, Éverton Barbosa, Fábio Coutinho, Sérgio Felício, João Paulo Albuquerque, Marcos Sá, Michel Coutinho, Mauro Rios, e o comerciante Paulo Araújo. Segundo a denúncia, Fernando Feitosa organizou e liderou o ajuste para recebimento das vantagens indevidas pelo comércio de pelo menos cinco sentenças, com a atuação de seu pai, o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa. Parte da atividade era organizada por meio de um grupo de Whatsapp e as cobranças, segundo investigações, podem ir de R$ 70 mil a R$ 500 mil.
Trocas de mensagens e interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça revelam que a intermediação das decisões judiciais era livremente tratada, trazendo fatos sobre plantões realizados em 25 de dezembro 2012 e 7 de julho de 2013. No primeiro, o desembargador teria concedido duas liminares em habeas corpus, cada uma por pelo menos R$ 70 mil, além de outras medidas que continuam sob investigação da PGR. No segundo caso, foram concedidas dez liminares em habeas corpus, com casos que teriam rendido R$ 150 mil. Outros plantões e condutas ainda são alvo de apuração.
Desmembramentos – A Procuradoria-Geral pede que um novo inquérito seja instaurado para seguirem as investigações por corrupção ativa e passiva que envolvem, além de Carlos Rodrigues Feitosa, os desembargadores Francisco Pedrosa Teixeira e Sérgia Maria Miranda. Também devem mantidos no STJ os elementos indiciários envolvendo o desembargador Valdsen Alves Pereira, aposentado compulsoriamente do TJ/CE, pela possível conexão com os fatos. Há ainda o pedido de investigação perante o STJ de crimes de lavagem de dinheiro que envolvem o Feitosa, seus filhos e uma nora pela aquisição de veículos e imóveis com recursos ilícitos.
Para a PGR, os indícios de prática de crimes pelo desembargador aposentado Paulo Camelo Timbó devem ser encaminhados para apuração de uma das Varas Criminais de Fortaleza, Ceará, já que ele não possui mais foro no STJ. Também caberão à Justiça de 1ª instância investigações sobre indícios de prática de crimes contra a liberdade sexual e pornografia infantil, por também não envolverem pessoas com prerrogativa de foro.
Expresso 150 – Na última quarta-feira (28 de setembro), a PGR e a Polícia Federal deflagraram a segunda fase da Operação Expresso 150, quando foram realizadas, com autorização do STJ, 24 conduções coercitivas e foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, com foco em desembargadores ativos e um aposentado, além de advogados. Dois representantes da PGR acompanharam as ações. Investigações aprofundadas na segunda fase revelam que o esquema pode ter acontecido de 2012 a 2015 Os fatos apurados serão analisados pela PGR e podem ser alvos de novos inquéritos ou denúncias.
A denúncia apresentada ontem refere-se à primeira fase da operação, que ocorreu em junho de 2015, quando o desembargador do Carlos Rodrigues Feitosa e seus dois filhos foram alvo. Na ocasião, Feitosa foi conduzido coercitivamente e afastado do cargo, decisão confirmada posteriormente pelo STJ, quando recebeu por unanimidade denúncia da PGR oferecida na Ação Penal 825.

Outubro Rosa em Iguatu

Para reforçar a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), realiza na Unidade Iguatu do Sesc uma programação especialmente voltada ao Outubro Rosa. Durante todo o mês, frequentadores da instituição, trabalhadores do comércio e população feminina em geral participam das atividades gratuitas.
A unidade é decorada na cor da campanha e é realizada uma blitz educativa, onde os usuários são abordados com panfletos informativos. No local, uma exposição educativa trata sobre a importância da prevenção através da alimentação saudável.
Entre as atividades externas, o Sesc realiza uma ação de sensibilização em parceria com a Secretaria de Saúde do município e Unimed na Praça da Matriz, além de visitas em escolas públicas com o intuito de conscientizar sobre o tema.
Estatísticas
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da SIlva (INCA), o câncer no colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. As estimativas de novos casos, neste ano, giram em torno de 16.340. Em 2013, foram 5.430 mortes de mulheres ocasionadas pela doença.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo e segundo mais comum no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Segundo os levantamentos do INCA, 57.960 novos casos devem surgir em 2016. Em 2013 foram 14.388 mortes pela doença. 
Programação
Ação: Mulher que se ama se cuida
Distribuição de fitas cor de rosa e panfletos informativos
Data: 3 a 5/10
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Horário: 17 às 19 horas.
Ação: Exposição de alimentos que previnem o câncer
Orientação sobre a importância da prevenção através da alimentação saudável
Data: 10 a 28/10
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130) e escolas públicas
Horário: 8 às 11h30
Ação: Palestra sobre a prevenção do câncer de mama
Orientação sobre postura de atenção as mulheres em relação mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas
Data: 17 a 21/10
Local: Associação das Mulheres Iguatuenses (Rua Monsenhor Coelho, 180)
Horário: 19 horas
Ação: Sensibilização ao câncer de mama em parceria com a Secretaria de Saúde e Unimed
Conscientizar a população sobre o câncer de mama
Data: 21/10
Local:Praça da Matriz (Rua Dr. João Pessoa S/N)
Horário: 8 às 11h30
SERVIÇO
Outubro Rosa – Iguatu
Informações: (88) 3581.1130

Dia do Idoso-II

Hoje é o Dia do Idoso. A revolução demográfica do Brasil atesta que o número de pessoas acima de 60 anos cresceu e hoje representa cerca de 10% da população e, com tendência para aumentar mais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50% dos habitantes estão na fase adulta e a taxa de fecundidade despencou de seis filhos para um filho por mulher brasileira. Diante desse fato políticas públicas estão sendo revistas como a previdência e a melhora de vida para esses idosos que têm perspectiva de longevidade.
Pensando nisso, o especialista em esterilizadores da Sterilair, Felipe Prado elaborou cinco dicas que podem ser adotadas pelos idosos para ajudar a melhorar a rotina e trazer um dia a dia mais saudável e feliz:
  1. Tome de seis a oito copos de água eou sucos de frutas. Isso lhe manterá hidratado e limpará impurezas do corpo;
  2. Faça amigos, converse, enfim socialize. De acordo com uma pesquisa da universidade de Harvard sobre felicidade humana, pessoas que se relacionam são mais felizes. A pesquisa reuniu mais de 250 pessoas e acompanha suas vidas há 70 anos;
  3. Tome a vacina da gripe e tenha um esterilizador de ar em casa, ele elimina os ácaros, bactérias e fungos que contribuem nas doenças respiratórias.
  4. Leia! A leitura mantêm o cérebro ativo e você só terá benefício, isso pode evitar ou retardar o aparecimento de doenças neurológicas;
  5. Faça psicólogo. A terapia ajuda o ser humano a se conhecer e compreender melhor a vida, diariamente. Não há idade para isso.
Felipe Prado é especialista em esterilizadores na empresa Sterilair e os benefícios que o aparelho faz a saúde.
Sobre a Sterilair - A Sterilair, maior empresa de esterilizadores do Brasil, está no mercado há 33 anos e o segredo do sucesso é fornecer um produto de qualidade com preço acessível. O Sterilair. esterilizador de ar, elimina cerca de 99,9% dos microorganismos aéreos no auxílio das doenças respiratórias.

Dia do Idoso-I

Hoje é o Dia do Idoso e pouca gente sabe, mas as proteínas representam o principal componente estrutural e funcional de todas as células do organismo. Por exemplo: em um indivíduo com 70 quilos de massa corporal, há aproximadamente 12 quilos de proteína, sendo que mais da metade (sete quilos) está contida nos músculos 1,2.
É por isso que a suplementação nutricional que estimula a taxa de síntese proteica no músculo é relevante para atenuar a perda de massa e força muscular comum ao envelhecimento. Estudos mostram que já a partir dos 40 anos, as pessoas perdem cerca de 8% de massa muscular a cada década. “Essa perda, se não for controlada, pode agravar problemas de saúde crônicos, acarretar quedas e afetar a capacidade dos idosos de realizar atividades cotidianas, como caminhar, levantar de uma cadeira, erguer objetos e subir escadas”, afirma Patrícia Ruffo, Gerente Científico da área Nutricional da Abbott no Brasil. “Esse quadro é chamado de sarcopenia”, diz.
Pessoas com mais de 65 anos precisam, portanto, de maior ingestão de proteínas em comparação a indivíduos adultos jovens. Essa recomendação é preventiva, pois tem o propósito de auxiliar na recuperação de doenças e manter a funcionalidade do corpo, na medida em que o indivíduo envelhece. Estudos mostram que há uma correlação positiva entre a maior ingestão de proteínas e o aumento da densidade óssea no idoso, a redução da perda de massa óssea e a manutenção da massa muscular. 4, 5, 6,7
As recomendações de ingestão de proteínas em idosos acima de 60 anos, variam também de acordo com os diferentes perfis8:
· Para aqueles que visam manter ou obter ganho de massa muscular, a recomendação é: 1,0 a 1,2 g de proteínas/kg de peso/dia.
· Para idosos que já tenham doenças agudas ou crônicas: 1,2 a 1,5 g de proteínas/kg de peso/dia.
· Para aqueles já engajados em exercícios de endurance ou de força: ≥ 1,2 g de proteínas/kg de peso/dia.
Em 2010, aproximadamente um em cada cinco pessoas tinha 50 anos ou mais. Até 2050 serão aproximadamente duas em cada cinco pessoas com 50 anos ou mais³. Acompanhando essa curva ascendente da expectativa de vida, a previsão é que o número de pessoas que apresentam perda muscular e sarcopenia também aumente.
“Estamos a caminho, portanto, de uma inversão da pirâmide etária e, por isso, estratégias simples podem nos ajudar muito nessa trajetória, que tem como foco viver mais e com melhor qualidade de vida. Melhorar a saúde muscular em adultos é uma delas, e a forma de se fazer isso é também aumentando o consumo diário de proteínas”, explica Patrícia. “Vale lembrar que os idosos devem conversar com seu médico ou nutricionista para estabelecer meios de manter a saúde muscular e prevenir a sarcopenia”, orienta.
Referências 
1. GIBALA, M.J. Regulation of skeletal muscle amino acid metabolism during exercise. Int J Sport Nutr Exerc Metab, vol.11, p. 87-108, 2001.
2. WAGENMAKERS, A.J.M. Muscle amino acid metabolism at rest and during exercise: role in human physiology and metabolism.Exerc Sport Sci Rev, vol.26, p. 287-314, 1998.
3. PROMISLOW, J.H., GOODMAN-GRUEN, D., SLYMEN, D.J., BARRETT-CONNOR, E. Protein consumption and bone mineral density in the elderly: The Rancho Bernardo Study. Am J Epidemiol, vol. 155, p. 636-644, 2002.
4. KERSTETTER, J.E., LOOKER, A.C., INSOGNA, K.L. Low dietary protein and low bone density. Calcif Tissue Int, vol. 66, p. 313, 2000.
5. RAPURI, P.B., GALLAGHER, J.C., HAYNATZKA, V. Protein intake: Effects on bone mineral density and the rate of bone loss in elderly women. Am J Clin Nutr, vol. 77, p. 1517-1525, 2003.
6. HOUSTON, D.K., NICKLAS, B.J., DING, J., HARRIS, T.B., TYLAVSKY, F.A., NEWMAN, A.B., LEE, J.S., SAHYOUN, N.R.,VISSER, M., KRITCHEVSKY, S.B.; HEALTH ABC STUDY. Dietary protein intake is associated with lean mass change in older, community-dwelling adults: The Health, Aging, and Body Composition (Health ABC) Study. Am J Clin Nutr, vol. 87, p. 150-155, 2008.
7. BAUER, J., BIOLO, G., CEDERHOLM, T., CESARI, M., CRUZ-JENTOFT, A.J., MORLEY, J.E., PHILLIPS, S., SIEBER, C., STEHLE, P., TETA, D., VISVANATHAN, R., VOLPI, E., BOIRIE, Y. Evidence-based recommendations for optimal dietary protein intake in older people: a position paper from the PROT-AGE Study Group. J Am Med Dir Assoc, vol. 14, p. 542-559, 2013.

Estácio do Ceará ganha Prêmio IEL de Estágio

O Centro Universitário Estácio do Ceará foi agraciado, na noite de ontem (29), com o Prêmio IEL de Estágio.
O reconhecimento se deu pela contribuição da instituição na formação de novos talentos para o Estado do Ceará.
Para a reitora, Ana Flávia Chaves, o prêmio é o reconhecimento de todo um trabalho em equipe, e o desafio a dar sempre o melhor da instituição no preparo dos alunos para o mercado de trabalho. 
O Prêmio IEL de Estágio objetiva incentivar a busca de excelência em programas de estágio a partir do reconhecimento de todos os envolvidos no processo: o estudante, a instituição de ensino e a empresa. As instituições de ensino são reconhecidas por apoiar os alunos na conexão entre o conhecimento acadêmico e a experiência prática.
A Estácio concorreu com o Espaço Estágio e Emprego (E3), que tem como proposta garantir a inserção de alunos no mercado de trabalho durante a graduação.
No E3, além de ter acesso a vagas de estágio e emprego, o aluno recebe orientações de carreira, dicas para se comportar numa entrevista de emprego, oficinas para elaboração de currículos, entre outras ações

Futricas Cearenses

Aniversariantes de hoje
Deseje um feliz aniversário a seus amigos!
Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Júnior.

Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Gleidson.


Juliana Sá
25 anos
Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Juliana.

Walter Bardawil
59 anos
Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Walter.

Lia Freitas
26 anos
Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Lia.

Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Grande.


Lauro Luis
24 anos
Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Lauro.

Você publicou uma mensagem de feliz aniversário na Linha do Tempo de Giordani.

Doações de campanha

Na reta final para as eleições municipais de amanhã, as primeiras com as novas regras estipuladas em 2015 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a doação de recursos pela internet para as campanhas dos candidatos às prefeituras ainda é muito pequena. Em pesquisa realizada com base na última atualização do site do TSE, e considerando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador e Recife, do total de quase R$ 66 milhões de receita, apenas R$ 92 mil foram arrecadados por meio de plataformas on-line. A quantia representa 0,14% dos recursos recebidos.
Em São Paulo, dentre as doações no ambiente da internet, praticamente todos os recursos entre os analisados vieram de um único candidato de São Paulo, que recebeu a quantia de R$ 81,5 mil. No Rio de Janeiro, dois candidatos foram beneficiados e, juntos, receberam cerca de R$ 7 mil. Em Recife, o a verba arrecadada pela internet foi de apenas R$ 150, e também para um único candidato. Já em Belo Horizonte e em Salvador, nenhum dos pretendentes ao cargo registrou qualquer valor no ambiente on-line. 
Mesmo com resultados negativos, cientistas políticos defendem o novo processo e o uso da internet como boas maneiras de aproximar a sociedade do processo eleitoral. "No momento em que o processo democrático passa pela tecnologia, o uso de suas ferramentas para o fortalecimento da decisão dos eleitores eleva o nível de participação política no Brasil”, aponta Márcio Coimbra, cientista político.
Pessoas físicas
Com as novas normas estabelecidas pelo TSE, os recursos doados por pessoas físicas ganharam uma maior relevância. Os valores podem ser encaminhados aos candidatos por meio de cheque ou transferência bancária (TEV, TED, boleto), além do cartão de crédito. Somando-se todas as formas de repasse, exceto a internet, as doações de pessoas físicas aos candidatos a prefeito das mesmas seis cidades chegam, até o momento, a R$ 22,3 milhões, 33,9% do total da receita arrecadada.
Em São Paulo, por exemplo, a receita total dos candidatos é de R$ 20,5 milhões, sendo R$ 8 milhões (39,4%) de pessoas físicas. Já em Belo Horizonte, essa porcentagem cai para 28,3%. Dos R$ 10,8 milhões somados, R$ 3 milhões foram doações diretas de pessoas físicas para as campanhas de prefeitura.
Novas regras
As eleições deste ano para prefeitos e vereadores serão as primeiras a implantar a reforma eleitoral aprovada no ano passado. Entre as principais alterações estão a redução do tempo de campanha e a proibição do financiamento por parte de pessoas jurídicas. Já as pessoas físicas podem doar até 10% do rendimento bruto obtido no ano anterior ao da eleição.
Além das doações pela internet e por pessoas físicas, há ainda outras formas de repasse de recursos. Dentre eles, transferência financeira, doação por meio de serviços prestados ou bens fornecidos (recursos estimáveis), doação de candidatos, de partidos e uso de recursos próprios (receita de aluguel).
Mais Que Voto
Para gerenciar a doação financeira aos candidatos a cargos públicos e assegurar transações seguras para os eleitores, foi criada a plataforma Mais Que Voto(www.maisquevoto.com.br). No ambiente, as doações seguem todos os parâmetros estabelecidos pelo TSE e ainda geram um recibo para o eleitor no período de 72 horas. Além disso, é possível acompanhar toda a movimentação financeira das campanhas, garantindo maior transparência ao processo.
A ferramenta permite ainda que o eleitor interaja diretamente com seu futuro representante. Dessa maneira, e com o uso de um e-mail devidamente cadastrado junto ao TSE, a doação não é apenas de recursos, mas também de ideias. Na plataforma, o eleitor pode entrar em contato com todos os 496.892 candidatos registrados no site do tribunal e enviar sugestões para os planos de governo. Entre os que estão registrados, 44.489 têm o cadastro efetivado e encontram-se aptos a receberem as doações de ideias e financeira.
“Como nas democracias mais evoluídas, o eleitor brasileiro está se tornando um cidadão empoderado. Assim, o maior e principal compromisso que o candidato deverá filmar será o de envolver o seu mandato ao eleitor, e não mais às empresas ou grupos econômicos. Então, por meio dessa nova plataforma, que segue todas as regras do TSE, vamos mostrar ao cidadão que o papel dele vai além do ato de votar. Vamos promover a sua efetiva participação e estimular que doem propostas e soluções que poderão se somar ao plano de governo dos candidatos”, explica Marcos Carvalho, um dos idealizadores do projeto.
Segundo dados estatísticos da plataforma, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades que mais acessam o site. Respectivamente cada uma atende por 14,51%, 12,41% e 8,11% na presença no portal. A análise também apurou que, geralmente, os cliques vêm 68% de homens e 32% de mulheres, ambos entre 40 e 49 anos de idade e com ensino médio completo. Até a última atualização, o Mais que Voto marcou um total de 2.997 visitas, sendo 1.961 clientes únicos e 6.648 visualizações de páginas.
Para o cientista político Márcio Coimbra os dados sobre os municípios campeões de acesso à plataforma refletem o fato de serem, respectivamente, os maiores colegiados eleitorais do país. “Quando cruzamos esses dados com as informações sobre doações em cidades como Recife, Salvador e Goiânia, percebemos que o engajamento político ainda precisa se expandir, de forma igualitária, para todo país”, comenta.
Desde já, a iniciativa espera contribuir com o fortalecimento de uma cultura de doações de recursos para as eleições de 2018.

TCE informa

O pleno do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), por unanimidade de votos, decidiu dispensar a necessidade de envio físico das Notas de Empenho a esta Corte, por parte de órgãos e entidades jurisdicionados. A medida atende o art. 80, III da Lei 9.809/73, de acordo com os meios tecnológicos atuais disponíveis. A disponibilização de todas as Notas de Empenho, para consulta pelo TCE Ceará, no sistema S2GPR (Sistema de Gestão Governamental por Resultados) supre a exigência legal, decidiu o colegiado.
O processo nº 04493/2016-7, de relatoria do conselheiro substituto Paulo César de Souza, foi julgado na sessão plenária da última terça-feira (28/9), a partir da Petição impetrada pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). A medida é extensiva a todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.
O Código de Contabilidade do Estado do Ceará (Lei Estadual nº 9.809/73), prevê, em seu art. 80, que “no prazo de cinco dias, a contar de sua devolução à repartição de origem, as três vias restantes da Nota de Empenho serão encaminhadas, mediante protocolo, respectivamente: I – a primeira ao credor; II – a segunda à Inspetoria Estadual de Finanças da Secretaria da Fazenda; e III – a terceira ao Tribunal de Contas do Estado”.
Para a Funece, o envio da terceira via das Notas de Empenho ao TCE tornou-se desnecessária, pois as informações estão disponibilizadas no Portal da Transparência. No caso de ser indispensável o envio das Notas, os órgãos/entidades serão comunicados com antecedência.
Ao Poder Executivo Estadual, responsável por desencadear o processo legislativo necessário, o Tribunal de Contas solicita a avaliação da necessidade de revogar ou atualizar o art. 80 da Lei Estadual nº 9.809/73, considerando a evolução tecnológica ao longo desses 43 anos.

Coelce informa

A Coelce fez uma parceria com estabelecimentos comerciais de Trairi, Cariré e Santa Quitéria para proporcionar mais comodidade aos clientes. Chamada de 'Rede Mais', a nova iniciativa da distribuidora permite que os consumidores paguem a conta de luz em locais credenciados.
O objetivo da companhia, que é controlada pelo Grupo Enel, é disponibilizar mais opções de estabelecimentos para pagamento de contas. Os agentes credenciados contam com um sistema seguro para o recebimento das faturas de energia.
"O Rede Mais nasce com uma proposta inovadora, proporcionando mais praticidade aos nossos clientes. Além disso, a iniciativa agrega valor ao negócio dos nossos agentes credenciados, uma vez que aumenta o fluxo de pessoas no local e remunera o estabelecimento a cada conta recebida”, afirma o gerente de Serviços ao Cliente da Enel no Brasil, Ranier Lima.
O Rede Mais foi idealizado há dois anos pela Coelce e, antes de ser implantado nos pontos comerciais, passou por uma fase de testes durante o ano de 2015. Atualmente, o sistema está disponível nos seguintes pontos comerciais: Mercadinho Itapajé (Trairi), Bellas Confecções (Cariré) e Farmacia Pollymed (Santa Quitéria). Em 2017, a Coelce pretende expandir o canal para todo o estado do Ceará.
Para ser um agente arrecadador do Rede Mais, a empresa deve estar em condições legais de funcionamento, ter acesso à internet, computador e impressora. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail redemaiscoelce@enel.com.
Mercadinho Itapajé: Avenida Salvador Martins, 125, Volta do Esse, Trairi, Ceará.
Bellas Confecções: Avenida Deputado Manoel Rodrigues, 221, Quadra 24, Centro, Carire, Ceará.
Farmácia Santa Quitéria: Rua Antônio Sabóia, 363, Centro, Santa Quitéria, Ceará.

HBO na Net-Claro

Novidade boa para os clientes da NET e Claro HDTV: Até amanhã, as operadoras abrem o sinal dos canais HBO. Neste período, os clientes poderão conferir o lançamento da série original Westworld, que conta com o ator Rodrigo Santoro no elenco, e a estreia da nova temporada de Magnifica 70.
Westworld traz uma odisseia obscura sobre o despertar da consciência artificial e o futuro do pecado, explorando um mundo onde cada desejo humano, independentemente do seu nível de nobreza ou depravação, pode ser perdoado. Dividida em dez capítulos a série é protagonizada pelo brasileiro Rodrigo Santoro e conta com um elenco de peso com Anthony Hopkins, Ed Harris, Evan Rachel Wood, James Marsden, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Tessa Thompson, Sidse Babett Knudsen e Jimmi Simpson.
Já Magnifica 70, série original HBO, com produção nacional, relata a história de Vicente, um funcionário do Departamento de Censura Brasileira, que tem sua vida transformada ao entrar para mundo da produção de cinema, na Boca do Lixo, e se tornar sócio da produtora Magnífica. A segunda temporada retrata um momento conturbado, com esquema de corrupção e chantagem. O elenco mantém Simone Spoladore; Felipe Abib, Marcos Winter, Adriano Garib e Maria Luisa Mendonça.
Amanhã, às 23 horas, está prevista a estreia de Westworld. Já a segunda temporada de Magnifica 70 será às 22 horas de amanhã, no HBO (171 SD e 671 HD). No dia seguinte à exibição, os episódios poderão ser assistidos no NOW quantas vezes quiser, gratuitamente, apenas pelos clientes assinantes dos canais.

Assaí, 42 anos

Exibindo Aniversario_42anos.jpg
Outubro é o mês do aniversário do Assaí Atacadista. Este ano, a rede completa 42 anos tendo muitos motivos para celebrar, uma vez que chegará a 100 lojas até o final do ano, consolidando-se como um dos principais atacarejos do país. Para celebrar um ano histórico, a rede sorteará aos clientes 14 carros e 42 vales-compras de um ano, além de prêmios instantâneos, 1 CRV e R$ 300 mil, totalizando mais de dois milhões em prêmios. A campanha acontece de hoje (1º de outubro) a 30 de novembro.
Para participar é simples. A cada R$ 100,00 em compras cadastradas no site da promoçãowww.aniversarioassai.com.br, o cliente ganha um número da sorte. Ao fazer isso, ele já está concorrendo aos prêmios. Além disso, o Assaí preparou outra surpresa: ao finalizar o cadastro no site, o cliente pode ganhar um vale compras de R$ 100 para ser gasto no Assaí. Serão 12 mil vale-compras instantâneos sorteados durante o período de campanha. A campanha é cumulativa, ou seja, o cliente pode cadastrar qualquer valor que, ao completar o valor mínimo de R$ 100, ele passa a concorrer ao prêmios.
“Temos muitos motivos para comemorar. O Assaí vem crescendo e se consolidando como uma das principais e maiores redes de atacado do Brasil. Tudo isso em parceria com os nossos clientes, que são os grandes responsáveis por esse sucesso. Por isso, nada mais justo do que premiá-los e comemorarmos juntos esse momento”, explica Marly Lopes, gerente de marketing do Assaí Atacadista.
Além disso, para representar a importância dos seus clientes, este ano a rede convidou os vencedores das edições anteriores para serem os garotos-propagandas das peças de comunicação nas lojas. “Encontramos nessa inciativa uma forma de prestigiar aqueles que são os nossos principais parceiros: os clientes”, finaliza Marly. A campanha será comunicada em material impresso nas lojas da rede.
Prêmio extra
Fechando a comemoração, o Assaí promoverá ainda um prêmio extra: o sorteio de uma CRV e R$ 300 mil em uma ação exclusiva com marcas parceiras. Para concorrer, é necessário gastar R$ 100,00 na rede atacadista, sendo R$ 20,00 em produtos das seguintes marcas: Aurora, Cepera, Friboi, Frimesa, Heinz Quero, Itaipava, M. Dias Branco, Minuano Ox, Nestle, Neve, P&G, Sadia, Schin, Seara, 3 Corações, Unilever, Veja, Vigor, Yoki e Ypê.
Para mais informações sobre a campanha e o regulamento, basta acessar www.aniversarioassai.com.br. Os clientes devem cadastrar seus códigos até cinco de dezembro. Certificados Caixa: 4-1972/2016 e 5-1976/2016.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 99 unidades em 14 estados (CE, AL, AM, BA, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2015, a rede inaugurou 11 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 11,3 bilhões, expansão de 25,5% em relação ao ano anterior.

Clima quente no Maranhão

Preocupado com os recentes acontecimentos ocorridos de São Luis, no Maranhão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, vai à cidade na tarde de hoje para conferir de perto as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança e a ordem durante as eleições municipais, que serão realizadas amanhã.
Bandidos promoveram uma onda de ataques na noite de quinta-feira (29), em São Luís. Ônibus foram incendiados na Capital e no Interior, e até escolas foram queimada pelos criminosos. Ao todo, nove ataques foram confirmados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão. Em nenhuma das ocorrências houve mortos ou feridos. Até o momento, 23 suspeitos foram presos.
Tropas federais
Na noite de quinta-feira, o ministro Henrique Neves determinou, ad referendum do Plenário, o envio de tropas da Força Federal para São Luís. A decisão foi confirmada pelo Plenário em sessão administrativa extraordinária realizada ontem. Além de São Luis, também serão enviadas tropas federais para outros 75 municípios do Estado.




Exercício da Cidadania


O voto é a forma mais democrática para eleger nossos representantes nos poderes legislativo (senadores, deputados e vereadores) e executivo (presidente, governadores e prefeitos).  O direito ao voto a todos os cidadãos está garantido pela Constituição de 1988. Na história brasileira, no entanto, nem sempre foi assim.
Na época da Colônia e do Império, havia restrição de voto para pessoas que não tivessem um padrão “aceitável” de renda. Com o advento da república, em 1889, o sufrágio passou a ser realizado por um universo maior de pessoas, excetuando os analfabetos – que formavam grande parte da população da época – e pasmem: as mulheres. Elas ficaram alijadas de votar até meados dos anos 1930, quando houve uma reforma no Código Eleitoral, já sob o governo de Getúlio Vargas. Apesar de um início democrático, Vargas instituiu, em 1937, o Estado Novo – um regime autoritário que restringiu a participação política dos cidadãos, período que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Com o fim da ditadura, voltaram as escolhas diretas, nas quais foram eleitos os presidentes Eurico Gaspar Dutra, o próprio Vargas,  Juscelino Kubistchek e Jânio Quadros. Em 1964, mais uma vez um regime de exceção foi instalado, com fechamento de partidos políticos. As eleições diretas para presidente e demais cargos executivos foram proibidas. Nessa época, surgiu o bipartidarismo para as eleições de membros do legislativo. Durante o período, muitos políticos foram cassados e tiveram de asilar-se em outros países. Com a abertura política, em 1979, os partidos voltaram a se organizar e, após a promulgação da Constituição de 1988, os brasileiros puderam escolher novamente o presidente. O primeiro a ser eleito foi Fernando Collor de Mello, em 1990.
O voto representa, portanto, um ato de cidadania. Temos de escolher com critério as pessoas que vão elaborar e executar leis que interferem diretamente em nosso cotidiano. Neste domingo, mais uma oportunidade que a democracia nos dá: o poder de escolha nas mãos do povo. Por isso, é importante conhecer as propostas e a história pregressa dos candidatos. E lembrar que além de prefeito, o mandatário da cidade, temos de escolher os novos membros da Câmara Municipal. Os vereadores são responsáveis por elaborar leis municipais e fiscalizar sua execução ­– peças, também, fundamentais para a nossa democracia.
Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Outubro Rosa no César Cals

O Outubro Rosa está quase aí e chega para lembrar e reforçar a importância da detecção precoce do câncer de mama. No Hospital Geral César Cals, da rede pública do Governo do Estado, ações acontecerão durante todo o mês de outubro e para alertar e orientar as mulheres sobre a realização do autoexame e da mamografia, além da prevenção do câncer do colo do útero.
Mulheres com mais de 40 anos e com solicitação de mamografia podem procurar Hospital César Cals, que fica na Avenida Imperador, 372, e agendar o exame a partir do dia 29 de setembro e durante todo o mês de outubro . O atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Devem trazer a solicitação do exame, identidade e comprovante de residência.
No centro de imagem do hospital e nos ambulatórios de ginecologia, obstetrícia e mastologia, as pacientes serão alertadas sobre o autoexame e a mamografia, bem como receberão informações de educação em saúde sobre a prevenção da doença e, com isso, estimular a população no controle do câncer.
Em 11 de outubro, na Praça da Lagoinha, o Hospital César Cals, em parceria com as universidades e faculdades que realizam estágios na unidade, promoverá uma manhã de atividades, de 8 às 12 horas. A praça será divida em quatro estações e pretende chamar a atenção de quem passa pelo Centro sobre os cuidados em saúde. Serão quatro estações com estagiários e profissionais à disposição da população com a realização de verificação de glicemia capilar, pressão arterial, avaliação de risco cardíaco e orientações em saúde. Além disso, stands multiprofissionais de nutrição, farmácia, educação física, serviço social e fisioterapia realização de ações especiais referentes às suas atuações. Na programação, haverá ainda apresentações artísticas e culturais e ginástica laboral.

Seguidores

Arquivo do blog