sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Amanhã


Instituto MRV

O Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundado pela MRV Engenharia, realizará o evento de encerramento da 1ª Chamada Pública em que foram eleitos, por votação popular, quatro projetos que receberam patrocínio da instituição. O evento será na próxima terça-feira (22), às 17 horas, no Museu Inimá de Paula. Durante quatro meses, os projetos realizaram atividades na área de educação, com foco em esporte, meio ambiente e cultura. Cada projeto recebeu um aporte financeiro no valor de R$50mil, para se desenvolver e contribuir ainda mais com a comunidade.
A 1ª Chamada Pública do Instituto MRV ocorreu entre 28 de março e 15 de abril e convidou instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas a apresentarem projetos sociais transformadores. Os projetos passaram por processo seletivo e os quatro vencedores foram escolhidos entre as 345 propostas inscritas. “A Chamada Pública veio para fomentar boas ideias de projetos sociais e potencializar ainda mais as atividades do Instituto MRV. Os resultados conquistados dão mais fôlego para seguirmos com o que acreditamos, o poder transformador de projetos voltados para a educação”, destacou Raphael Lafetá, diretor do Instituto MRV.
Os projetos
O “Projeto viver basquete”, com a atuação em Nova Lima, investiu o valor recebido no ensino de esporte a crianças e jovens, oferecendo uma alternativa saudável contra a violência, possibilitando novas perspectivas para essas pessoas. Entre as ações desenvolvidas no período, estão o Festival de basquete, excursão ao Parque Mangabeiras, treinamento esportivo e acompanhamento pedagógico. As atividades conseguiram impactar diretamente 75 crianças e adolescentes.
Já o “Aprendizagem criativa” trabalha com oficinas para aproximação de ciência e artes, por meio do desenvolvimento de projetos coletivos em bibliotecas, museus e parques da cidade de São Paulo. Como resultados, os idealizadores do projeto destacam que a partir das ações realizadas, os educadores impactados passaram a enxergar outros espaços como extensão da escola e que a aprendizagem criativa pode ser uma potente forma de expressão.
O Projeto “Oportunidade para Brilhar” atua em Nova Contagem, na Região Metropolita de Belo Horizonte, e visa contribuir para a proteção de direitos das crianças e adolescentes expostas a vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, realizadas fora do turno escolar. As ações impactaram diretamente 1067 pessoas, envolvidas em atividades como tae-kwon-do, futsal e basquete. 
O “Coração da Terra”, com sede em Belo Horizonte, trabalhou com educação ambiental, oferecendo oficinas sobre a conscientização ambiental, técnicas de utilização da terra como pigmento para o desenvolvimento e oficina de compostagem. O projeto conseguiu impactar 120 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos

Expolog 2016

A Expolog 2016, que acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, contará com novidades em sua estrutura. Trata-se do setor Business Lounge, um espaço reservado para construção de negócios dentro de uma das principais feiras de logística do país.
O setor vai abranger uma área de 225 metros quadrados em ambiente destinado para convidados e expositores que estiverem participando do evento. Na ocasião, o Business Lounge contará com espaços para realizar reuniões, rodadas de negócios, oportunidade de networking com os principais players do setor de logística, além de possuir acesso à canais de TV por assinatura, jornais e internet.
Para confirmar presença no espaço, os interessados devem baixar em seus celulares o aplicativo Veniin. Através dele, os inscritos terão a possibilidade de interagir com os demais participantes que estarão na feira e efetuar o pagamento de acesso.
Expolog
Chegando a sua 11° edição, a Expolog -Feira Nacional de Logística- reúne as principais empresas do segmento de logística, comércio exterior e transportes do país em um único evento. Neste ano, mais de 60 expositores confirmaram presença, incluindo representantes de grandes marcas, autoridades públicas e palestrantes de experiência nacional e internacional.
SERVIÇO
Setor Business Lounge da Expolog 2016
Local: Centro de Eventos do Ceará:
Data: 30 de novembro e 1 de dezembro

Hoje na AL-CE

Hoje, às sete da noite, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) promove sessão solene, em homenagem aos 83 anos de fundação do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza.

BC em debate na AL-CE

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (21), a partir das 15 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão especial para debater o Banco Central do Brasil, Desenvolvimento Nacional e atendimento das demandas locais da sociedade. A iniciativa é do deputado Carlos Felipe (PCdoB).
O deputado explica que o Banco Central tem como missão institucional a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro. “As infraestruturas do mercado financeiro desempenham um papel fundamental para a economia de uma forma geral. Seu funcionamento adequado é essencial para a estabilidade financeira e condição necessária para salvaguardar os canais de transmissão da política monetária”, observa.
Carlos Felipe destacou que o índice de desemprego saltou de 4,5% para 11,5%, nos últimos dois anos. Portanto, se faz necessária a adoção de política pública que devolva ao País a geração de emprego. “O Banco Central dos Estados Unidos tem como princípio o desenvolvimento econômico. Não adianta tratar só da inflação e matar o doente. Precisa curar o doente, precisa haver desenvolvimento”.
De acordo com o parlamentar, estarão presentes o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes; professores da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foram convidados ainda representantes da direção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Central.

Passeio Azul


Contra o mosquito


A quadra chuvosa se aproxima e por isso é importante a população ficar em alerta sobre os cuidados no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente ao armazenar água em cisternas, tambores e tanques. De acordo com o terceiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), esses depósitos de água localizados ao nível do solo foram os que registraram mais focos do mosquito (60,62%), seguidos pelos depósitos móveis, com 11,73% (vasos ou pratos de plantas, bebedouros de animais etc.).
O Relatório Técnico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, reúne informações repassadas por 111 dos 184 municípios cearenses entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro de 2016. Neste mês, 10,81% (12) dos municípios que realizaram o LIRAa apresentaram alta infestação. Um total de 32 municípios (28,83%) estão em situação de média infestação e 67 (60,36%) apresentaram índice satisfatório após a conclusão do terceiro relatório deste ano. Os relatórios anteriores foram realizados nos meses de abril e julho.
Os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito, como por exemplo, as visitas de casa em casa, feita pelos agentes de endemias, e a pulverização de inseticidas. Mas cada cidadão também é corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis para evitar focos do mosquito, como evitar que água de chuva se acumule sobre a laje e calhas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, encher até a borda os pratinhos dos vasos de planta e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.


ONDE OS MOSQUITOS SÃO ENCONTRADOS


banner todos contra mosquito liraa




Planejamento
No momento em que muitos municípios estão trocando de gestão, a equipe do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) alerta para a necessidade de as ações de combate ao mosquito não serem descontinuadas. “Esse período, antes da quadra invernosa, é o de maior alerta. Os municípios que por algum motivo paralisam as ações de vigilância e controle são os que costumam ter maior problema no ano seguinte”, explica a técnica do Nuvet, Ricristhi Gonçalves.
O LIRAa é um método de amostragem que ocorre em quatro etapas: planejamento com definição da amostra, execução da pesquisa, análise e a avaliação dos resultados. O principal objetivo desse trabalho é a obtenção de indicadores entomológicos de maneira rápida. Os resultados contribuem ainda para o direcionamento e maior efetividade das ações de combate ao vetor em áreas mais vulneráveis a ocorrência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).
Dengue, chikungunya e zika
Conforme planilha da atualização semanal de doenças compulsórias, referente à semana epidemiológica 45, divulgada pela Sesa nesta quinta-feira, 17, este ano o Ceará tem 35.122 casos confirmados de dengue, com 25 óbitos; 27.333 casos confirmados de chikungunya, com 14 óbitos, e 1.929 casos de zika, 93 deles em gestantes. Dos 150 casos de microcefalia confirmados no ano, em 24 houve identificação do vírus zika.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesa, os casos de dengue do tipo grave caíram 65,51%, de 116 para 40, de janeiro até a primeira semana de novembro deste ano comparados a igual período de 2015. Os casos da doença com sinal de agravamento (DCSA) também tiveram redução entre a primeira e a 44ª semana deste ano frente ao resultado das mesmas semanas de 2015. Caíram de 648 para 174, uma redução 73,14%. Quanto ao número de óbitos, a redução chegou a 60,3% em igual período do ano passado.

Viva o Parque


Em Tabuleiro

Comemorando a entrega do primeiro condomínio solar em geração distribuída do país, a Enel Brasil promove uma série de ações para a população de Tabuleiro do Norte, entre amanhã (19) e sexta-feora (25). As atividades envolverão as comunidades próximas ao empreendimento. O condomínio solar, construído pela Enel Soluções, fornecerá energia para quarenta farmácias da rede Pague Menos no Ceará. 
Entre os dias 21 e 23, cerca de 120 famílias das comunidades Cabeça da Ladeira e Saco Verde terão as lâmpadas de suas residências substituídas por lâmpadas LED oferecidas pela Enel Soluções. 
A ação da Enel Brasil prossegue nos dias 24 e 25. Na quinta (24), a Enel Distribuição Ceará realizará ações educativas visando o consumo consciente da energia elétrica através de palestras e oficinas comunitárias. Já na sexta (25), o projeto Troca Eficiente fará a troca de mais de 100 geladeiras usadas por refrigeradores novos e mais eficientes, de moradores pré-selecionados de acordo com os critérios do projeto e que fizeram seus cadastros anteriormente. 
Condomínio solar 
O condomínio solar, empreendimento da Enel Soluções, tem 3.420 placas fotovoltaicas e potência total instalada de 1.060 kWp, o suficiente para abastecer cerca de 900 residências todos os dias. Foram investidos R$ 7 milhões na elaboração e na construção do projeto. A planta ocupa uma área de 35 mil metros quadrados. A unidade funciona como um condomínio, com vários lotes de microgeração que podem ser utilizados para o autoconsumo remoto. 
A rede de farmácias Pague Menos recebe 1.750 megawatts/hora (MWh) por ano, para atender a rede de lojas no estado do Ceará, o que representará uma economia em torno de 8% por mês na conta de luz. A usina construída pela Enel Soluções, funciona através do sistema de compensação de energia – estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Resolução 482. A resolução permite que os clientes produzam sua própria energia, mesmo que em local diferente do consumo, com obtenção de créditos na conta de luz. Esse benefício é o autoconsumo remoto, ou seja, o cliente pode utilizar os créditos do ponto de instalação em outro onde será consumido, desde que seja na mesma área de concessão. 
Enel Soluções 
A Enel Soluções atua na consultoria, desenvolvimento e comercialização de soluções inteligentes em energia. A empresa desenvolve projetos de geração distribuída, com instalação de sistemas fotovoltaicos, soluções completas em eficiência energética, serviços de infraestrutura elétrica, como construção de subestações e redes de distribuição; projetos de armazenamento de energia e automação, além da oferta de serviços de comercialização e cobrança na conta de energia. Mais informações em www.enelsolucoes.com.br

Salão Auto Caixa

Começa na próxima segunda-feira (21) mais um Salão Auto CAIXA, em parceria com a CAIXA Seguradora, o Banco Pan, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). Esta é a 11ª edição do evento, que será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Centenas de lojas participantes contarão com o apoio de gerentes da CAIXA e operadores do Banco PAN para atender os clientes. O Salão Auto CAIXA encerra no sábado (26).
Durante a ação, gerentes da CAIXA e operadores do Banco Pan disponibilizarão atendimento personalizado nas concessionárias participantes. O objetivo é garantir agilidade e excelentes condições aos clientes, que podem financiar até 90% do veículo e ainda ganhar um brinde especial. Nos dias do evento, a CAIXA oferecerá aos seus clientes taxas a partir de 1,24% ao mês, prazo para pagamento de até 60 meses e ainda há possibilidade de contratar com carência de 120 dias para pagamento da primeira parcela. A CAIXA financia carros e motos, nacionais ou importados, novos ou usados. Para contratar o Crédito Auto CAIXA, o cliente precisa apresentar RG, CPF, comprovante de renda e de residência atualizados.
A lista das concessionárias participantes do Salão Auto CAIXA está disponível no endereço www.salaoautocaixa.com.br. O portal oferece a possibilidade do cliente consultar as concessionárias participantes por cidade, bairro, marca do veículo e nome da concessionária. O cliente que financiar seu carro ou moto durante o evento também ganhará um brinde concedido pela concessionária parceira. 
Seguro Auto - A CAIXA Seguradora também participa da ação. Clientes que contratarem o CAIXA Seguro Auto poderão parcelar seu seguro em até 10 vezes sem juros e ainda obter descontos nas taxas de juros do financiamento do veículo.

Feirão da Renegociação

Com a proximidade do pagamento do 13º salário, muitas pessoas já se preparam para utilizar essa renda extra. Uma das opções é usar o dinheiro para regularizar o nome na praça e retomar o poder de compras no mercado cearense. Diante desse fato, a CDL de Fortaleza disponibilizou um espaço na entidade para as empresas que pretendem oferecer descontos atrativos para os consumidores inadimplentes que querem quitar suas dividas diante do comércio neste fim de ano. 
A CDL resolveu fazer o Feirão de Renegociação de dívidas em parceria com algumas empresas, no formato de mutirão presencial para os que residem em Fortaleza ou na Região Metropolitana, a partir da próxima segunda-feira (21) das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, no balcão de atendimento da CDL/SPC Brasil (Rua 25 de Março, 882, Centro) 
O feirão tem por objetivo ofertar condições diferenciadas dos credores para os consumidores, fazendo com que estes possam quitar suas dívidas com descontos de até 90%. "Com esses descontos excepcionais, os consumidores estão aptos a realizar as compras de fim de ano, certamente de forma mais consciente e sustentável", avalia a entidade. 
Participação e características
Uma instituição financeira. Uma administradora de cartões de crédito e três empresas do varejo participam do feirão de renegociação. 
O Banco Itaú estará presente no balcão de atendimento durante uma semana, de 21 a 25 de novembro 2016, atendendo exclusivamente aos clientes com dívidas adquiridas junto às agências de Fortaleza. A FORTBRASIL oferecerá desconto de até 90% para os que estão com dívidas de 90 a mil dias. A Casa Pio e C Rolim vão receber os inadimplentes que estão com as contas em atrasos entre 60 a 365 dias, oferecendo desconto entre% 20 a 60%, e os com mais de 365 dias desconto de 50% a 90%. A Esplanada chega no feirão oferecendo abatimento de até 70% para consumidores inadimplentes que tenham a carteira de cartões de base própria da loja, que iniciem com 6369, e dívidas acima de 360 dias e a partir de R$ 300. O consumidor inadimplente poderá obter mais informações no próprio balção de atendimento. 
Serviço
Feirão de Renegociação de Dívidas
Quando:  De 21 a 25 de novembro (Itaú); 
De 21 de novembro a 23 de dezembro (Fort Brasil, Casa Pio, C. Rolim e Esplanada)
Onde: CDL de Fortaleza - Rua 25 de Março, 882, Centro de Fortaleza
Horário de funcionamento: das 8h às 17h – de segunda-feira a sexta-feira

Fórum de Jovens Lideranças em dezembro

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) realizará, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2016, a 4ª edição do Fórum de Jovens Lideranças Empresariais, no Centro de Convenções do Marina Park Hotel. O evento irá reunir jovens empresários dos segmentos da indústria, comércio e serviço vindos de diversas cidades do Estado do Ceará e Região Nordeste.
Em um mundo com sobrecarga de informações, o 4º Fórum de Jovens Lideranças Empresariais enfoca as questões mais relevantes para a gestão de negócios da atualidade, estimulando um novo pensamento e ação inspiradora para que o jovem empresário se posicione para solução de desafios. A estimativa é reunir, aproximadamente, 400 empreendedores durante os dois dias de encontro.
Também se apresentarão no evento empresários veteranos e que tenham a inovação como fator competitivo, pois para se alcançar o sucesso nos negócios é preciso ouvir quem já passou por situações desafiadoras e se manteve no mercado. Entre os nomes dos debatedores estão: Beto Studart, Michel Chaim, Italo Paiva, Fábio Motta de Oliveira, Rodrigo Rodrigues, Herbert Maia, Sandro Alex, Fabiano Moura, Valdemir Alves.
“Nossa ideia é trazer pessoas para debater assuntos que são corriqueiros em nosso dia a dia, as dificuldades, mas mostrar que a dificuldade é importante para o crescimento. São pessoas de referência nacional, que vão poder mostrar que é possível criar oportunidades, desenvolver equipes, focar nas áreas para trazer solução. Temos que enxergar que, independente da crise, podemos trabalhar para alcançar resultados. Essas pessoas tiveram dificuldades e superaram e não estão em crise e, sim, readequando à necessidade do mercado. Queremos mostrar a vivência empresarial e construir um empreendedorismo cada vez mais forte, porque o Ceará é um grande celeiro de empreendedores”, disse o coordenador de estudos e pesquisas da AJE Fortaleza, Valdemir Alves.
O Fórum também é uma oportunidade para troca de experiências, estabelecer e fortalecer relacionamentos e gerar oportunidades de negócios, além de inspirar a busca pela excelência; despertar a ousadia e a capacidade de reação nos participantes; estabelecer a visão de ecossistema empresarial; proporcionar a apresentação de painéis com “cases empresariais”.
AJE FORTALEZA - A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza é a pioneira no movimento jovem empresarial brasileiro. Idealizada por Demócrito Dummar e Kleber Aquino em 1989, com o objetivo de estabelecer uma plataforma para a formação de novas lideranças empresariais, a AJE Fortaleza foi a primeira Associação de Jovens Empresários do Brasil. Com um histórico de realizações que se estende por 27 anos, a AJE de Fortaleza se consolidou como referência no meio empresarial, jamais abrindo mão da sua independência, princípios e identidade. Não se limita a capacitar jovens empresários, mas molda-os para que se tornem líderes.
SERVIÇO
Fórum de Jovens Lideranças Empresariais,
Dia: 6 e 7 de dezembro de 2016
Local: Centro de Convenções do Marina Park Hotel
Inscrição: 3 pacotes de leito em pó
Mais informações: (85) 32447909

Fenacam 2016

Na próxima segunda-feira (21), às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, acontece a abertura da XIII Feira Nacional do Camarão (Fenacam). na ocasião, autoridades e representantes da cadeia produtiva estarão presentes. 
Este ano, a Fenacam acontece nos dias 21 (só abertura), 22, 23 e 24 de novembro, das 8 às 22 horas, e tem como tema central: “Maneiras de se conviver com a Mancha Branca". São esperados mais de 10 mil visitantes para discutir esse tema e demais assuntos de interesse da carcinicultura e da aquicultura brasileira e mundial. Na ocasião, também serão gerados negócios e parcerias, entre aquisição de equipamentos, insumos e produtos da ordem de mais de R$ 100 milhões. A maior feira do setor da carcinicultura na América Latina também reunirá conferencistas de diversos países, que proferirão palestras, todas com tradução simultânea. 
Durante a programação também acontece o XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; X Simpósio Internacional de Aqüicultura; XIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aqüicultura e o XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar. 
Setor
A carcinicultura marinha no Nordeste é a mais forte do país. O Ceará, por exemplo, é o maior produtor nacional de camarão cultivado e vem consolidando cada dia mais esse status. Segundo a ABCC, o estado fechou o último ano com uma produção de 50 mil toneladas, que representa 65,7 % da produção brasileira (76 mil toneladas). 
O presidente da ABCC alerta que ainda há muito potencial na atividade a ser explorada no Brasil, em especial no Ceará, mas que um grande entrave deve afetar os números deste ano: a Mancha Branca. "Temos de buscar maneiras de superar e conviver com a mancha branca. Isso é possível, como biossegurança, boas práticas de manejo, entre outras ações. Vale ressaltar que até hoje nunca foi constatado nenhum mal ao ser humano por conta da doença", comenta o presidente da ABCC, Itamar Rocha. 
No entanto, a título de paralelo de quanto o Estado pode crescer, uma comparação com o atual desempenho da carcinicultura do Equador, que possui a mesma linha de costa do Ceará (600 quilômetros, mas graças a um apoio governamental diferenciado, explorou 330.000 hectares de viveiros com cultivo de camarão marinho em 2014, utilizando terras improdutivas e águas salitradas, salobras ou salgadas, produziu 330.000 t de camarão marinho cultivado, cujas exportações de 277.170 t, geraram US$ 2,3 bilhões de divisas, valor esse, superior às exportações de todo o agronegócio do Nordeste no referido ano. 
Sobre a FENACAM 2016 - A FENACAM 2016 reúnirá as maiores empresas mundiais envolvidas com a fabricação de equipamentos e insumos para a área de aquicultura, bem como, empresários, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes ligados a essa atividade, notadamente a carcinicultura, onde somente no Estado do Ceará já existem mais de 1.000 produtores de camarão marinho e no país 2.500. 
SERVIÇO
Abertura da XIII Feira Nacional do Camarão
Data: 21 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: 19 horas

Radioweb

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Luz Solidária Enel

A Enel Distribuição Ceará iniciou o sétimo ciclo do Luz Solidária, projeto que estimula o uso de eletrodomésticos eficientes. O cliente que adquirir um novo equipamento poderá receber até 50% de desconto. Cerca de 3 mil produtos serão substituídos por meio do programa no Estado. 
O programa viabiliza projetos sociais que irão contribuir na geração de renda de comunidades, além de estimular a cultura do consumo consciente e da preservação ambiental, por meio da troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos e econômicos. Para receber o desconto, o cliente deve realizar uma doação de cerca de 15% do seu bônus para uma das instituições cadastrada no Luz Solidária. Além disso, os primeiros clientes que adquirirem um eletrodoméstico ganharão uma régua no-standby, equipamento que elimina o consumo no modo de espera dos aparelhos eletrônicos, proporcionando mais economia e segurança.
Para participar do programa, basta procurar uma das lojas Macavi ou Liliane, escolher o eletrodoméstico, fazer a doação para um dos projetos sociais e solicitar o desconto. Os clientes que adquirirem equipamentos novos e eficientes entregarão o equipamento antigo, que será 100% reciclado.
Quando o cliente adquire um equipamento eficiente por meio do Programa Luz Solidária Enel, ele passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira eficiente, pois todos os equipamentos têm a garantia de baixo consumo de energia elétrica dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Ao entregar o equipamento usado, o cliente também tem a garantia da destinação correta do resíduo gerado a partir do seu descarte sustentável. Isso evita a contaminação do meio ambiente com gases, plásticos e outros resíduos gerados. As lojas receberão os equipamentos antigos no momento da entrega do novo equipamento, na residência do cliente.
Seleção de projetos
A troca proporciona a oportunidade de contribuir com um projeto social. Os projetos contemplados este ano foram selecionados por meio de um edital, disponibilizado no site do programa, durante o mês de agosto. Ao comprar um novo equipamento, o cliente escolhe um dos projetos cadastrados no Luz Solidária Enel e recebe o desconto. Serão concedidos R$ 2,5 milhões de descontos para os clientes e a expectativa é destinar R$ 375 mil para os projetos sociais.
Desde o primeiro ciclo, iniciado em dezembro de 2009, foram beneficiados 141 projetos no Ceará e Rio de Janeiro, onde o Grupo possui outra distribuidora. Além disso, foram vendidos 39 mil aparelhos e concedidos 19 milhões de reais em bônus.
Eletrodomésticos que fazem parte do Luz Solidária Enel
Geladeira
Ar condicionado
Freezer
Desconto através do projeto
Para aderir ao Luz Solidária Enel, o cliente deverá ir a uma das lojas parceiras credenciadas, assinar o contrato de adesão ao projeto e concordar com as seguintes premissas/condições:
Ser cliente residencial adimplente e com fornecimento regular de energia;
Possuir equipamento ineficiente para troca, compatível com o novo;
Fazer a doação para, no mínimo, uma das entidades ofertadas;
Permitir a visita de técnico da distribuidora, se for escolhido, para a medição do aparelho velho.

Em Limoeiro

Segue até este sábado, a IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que durante três dias reúne poetas, cordelistas, livreiros, cantadores, músicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população da cidade na Praça da Matriz. Na programação musical, nesta sexta-feira, 18, às 22h, tem Chorinho na Praça com Luiz José em Quarteto. O grupo é formado por Luiz José (cavaquinho 6 cordas), Ribamar (violão 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete) e Paulinho (pandeiro). No repertório, composições de Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Tarcísio Sardinha, Nelson Alves e do próprio Luiz José, que interpreta de sua autoria "Prenúncio", "Amigos" e "Boteco". A programação é gratuita.
Luiz José iniciou o estudo no cavaquinho aos 10 aos de idade, em 1990, de forma autodidata, e em 1997 iniciou os estudos formais do instrumento com os professores Adriano e Elismar Pontes, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. Em 2008, idealizou o cavaquinho de 6 cordas.
Sua carreira é marcada por diversas apresentações com nomes de destaque na Música Popular Brasileira, dentre os quais, Jair Rodrigues, Bezerra da Silva, Roberto Silva e Ataulfo Alves Junior. Já tocou ao lado de nomes como Marco de Pina (RJ), Marco Cesar (PE), Pedro Amorim (RJ), Luciana Rabello (RJ), Carlinhos Patriolino (CE), Macaúba (CE), Hamiltom de Holanda, Zé Menezes, Ronaldo do Bandolim, Zé da Velha e Silvério Pontes, Zé Calixto e Adelson Viana. 
Em 1997 entrou para o Cordas Que Falam, um dos mais atuantes grupos de chorinho de Fortaleza. Participou de CDs de vários artistas, dentre os quais, o CD Canções, do violonista Nonato Luiz, e o CD Bandolim do Brasil, de Jorge Cardoso e Cordas que Falam.
Mais programação na sexta-feira
Antes do Chorinho na Praça, a programação artística da IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte terá, a partir das 18h, na Carreta Cultural: espetáculo teatral A Megera Domada, apresentado por alunos da Escola Normal; Banda Aécio de Castro, formada alunos Colégio Diocesano, sob a regência de Bergson de Castro; espetáculo teatral Lampião e Maria Bonita em O Rei do Cangaço e a Mulata da Terra do Condor, encenado pelas associações Paz e União (Cidade Alta) e Unidos para o Progresso (Espinho); e às 21h, o Sarau de Poesia, organizado por João Filho, Jade Chaves e Isaac Cangaia.
Na Sala dos Autores, estrutura montada na Praça da Matriz, acontece, às 20h o Encontro com o Autor. Na ocasião, acontecelançamentos de livros de Arlene Holanda (O piolho, a princesa e o trovador), Prof. Cleison Rabelo (Arte-Educação – Contribuições para a Formação Docente) e sessão de autógrafos de Dércio Braúna (Aridez lavrada na carne, poesia) e Alan Mendonça (De Peixes e Aquários e outras obras, poesia).
Na Tenda das Artes, às 20 horas, a programação é a Jornada das Letras, com a Roda de Conversa "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres", com Ana Remígio, Fernanda Cardoso e Leila Tabosa. Haverá também o lançamento do livro Toda Mística é de Si, de Graciele de Lima.
A IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte é realizada pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Editora IMEPH, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Enel. Tem também o apoio da Câmara Cearense do Livro, Academia Limoeirense de Letras, FAFIDAM/UECE, CDL Limoeiro do Norte, Auritransp, Unimed, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 
SERVIÇO
IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte - De 17 a 19 de novembro em Limoeiro do Norte/CE. Solenidade de abertura: Dia 17, às 20h, na Praça da Matriz (Praça José Osterne). Informações: (88) 9.9661.0512. www.facebook/brasildedentro.com.br

Na Argentina

O presidente da Fecomércio/CE, Luiz Gastão Bittencourt, e presidentes de federações estaduais e nacionais do comércio de bens, serviços e turismo estão em Buenos Aires, na Argentina, para cumprir uma agenda de compromissos com autoridades e entidades do país vizinho. A inciativa é promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para Luiz Gastão, é preciso melhorar o ambiente de negócios. “Quando se discute comércio, é preciso também tratar do comércio de serviços. Como as empresas desse segmento podem participar de concorrências entre países dentro do Mercosul? É um debate que queremos desenvolver, e esta é uma oportunidade para isso”, destacou Gastão.
Ainda na ocasião, Darci Piana, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio Paraná, falou da importância de realizar esta missão; para nós representa um congraçamento com o governo e com as entidades do comércio de bens, serviços e turismo argentinas, precisamos melhorar nosso relacionamento com este país e também nossas tratativas no âmbito do Mercosul, que não têm progredido. Porém, com a nova fase política das duas nações, podemos melhorar efetivamente este cenário”, concluiu.

Kogas


O governador do Ceará. Camilo Santana (PT) reforçou hoje (17), durante visita à Korea Gas Corporation (Kogas), em Incheon, na Coreia do Sul, o interesse do Ceará para a instalação de uma unidade fixa de regaseificação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A comitiva cearense, que contou ainda com os secretários Antônio Balhmann (Assuntos Internacionais) e André Facó (Infraestrutura), participou de reunião com o presidente da Kogas, Seung Hoon Lee. A companhia é dona do maior complexo coreano de produção e fornecimento de gás natural.

web IMG 1987
No mês de setembro, o Governo do Estado já havia assinado um memorando de entendimento com a Kogas para a instalação de um terminal de Gás Natural Liquefeito no Pecém. Agora, será criado um grupo de trabalho misto (Ceará e Kogas) para dar continuidade à análise do processo de implementação. "A ZPE oferece todas as condições para receber o terminal de gás. Tenho convicção de que o empreendimento será muito importante para o desenvolvimento do nosso estado nessa área", citou  Camilo Santana.

De acordo com o memorando de entendimento assinado há dois meses, a unidade de regaseificação está avaliada em 400 milhões de dólares e terá capacidade total de 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por hora - deverá ser desenvolvida em duas fases de 6 milhões de metros cúbicos cada.

De acordo com Camilo Santana, o Estado tem investido de forma significativa em infraestrutura e em atração de novos investimentos na última década. “Há menos de 10 anos, o Ceará praticamente não gerava sua própria energia. Ou seja, ela era gerada em outros estados. Agora, estamos investindo muito em geração de energias renováveis, incluindo eólica, gás e carvão”, ressalta.

Museu

Também nesta quinta-feira, a comitiva cearense visitou em Incheon o "Gas Science Museum", construído pela própria Kogas em 1998 e que mostra toda história do gás natural e energias renováveis do país.
Amanhã, a agenda na Coreia do Sul será encerrada com reuniões com os diretores das empresas Posco e Dongkuk, que são acionistas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Filosofia

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra no próximo sábado (19), o Dia Mundial da Filosofia, com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. Este ano, o tema será "Convivência: Como somar num mundo em conflito?". Na capital cearense, as atividades comemorativas a data serão gratuitas e acontecerão no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no sábado, a partir das 18 horas. 
A data foi instituída pela UNESCO desde 2005, como forma de valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.
O objetivo do evento é mostrar como as relações humanas e o respeito entre diferentes culturas, povos e crenças pode apoiar o desenvolvimento social, político e econômico. "É na riqueza de trocas entre as pessoas que as ideias surgem, novos projetos nascem e é possível fazer a sociedade avançar em termos de conhecimento e progresso científico e tecnológico. O sectarismo e isolamento geram guetos e conflito que atrapalham o desenvolvimento das instituições", afirma o diretor da Nova Acrópole no Brasil, Luís Carlos Marques. 
Para ele, um dos grandes problemas do mundo atual é a contradição entre o avanço nas comunicações e o crescente problema de depressão e sociopatia. "Infelizmente, as relações são superficiais. Quando as pessoas sabem se relacionar, geram mais vida e criatividade e conseguem crescer e promover o desenvolvimento comum em todos os níveis", explica.
Programação local
Em Fortaleza, a programação será aberta com o painel “Como eu penso?” que contará com a participação de artistas, cientistas e filósofos e suas reflexões sobre a convivência. Dentre os convidados, o professor José Osvaldo Carioca, da Universidade Federal do Ceará e a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar.
A palestra magna “Convivência: como somar num mundo em conflito?” será ministrada pela coordenadora regional de Nova Acrópole no Nordeste, consultora e professora de filosofia, Renata Peluso, às 19h40.
O evento será encerrado com a Orquestra de Flautas Transversal da Universidade Estadual do Estado do Ceará (UECE), às 20h30, que apresentará obras de Mozart, Vivaldi, J. S. Bach, G. F. Handel, dentre outras. 
Concurso Nacional de Fotografia
Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promoveu o concurso nacional de fotografias “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”. As vinte melhores fotos serão expostas em diversas capitais brasileiras, com curadoria da fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro. Mais de 200 fotógrafos amadores e profissionais que procuraram retratar a convivência no cotidiano.
No Ceará, a exposição conta com o apoio da Infraero e tem visitação gratuita até 9 de dezembro, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. 
Sobre Nova Acrópole - Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 59 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos das obras clássicas sejam debatidos no mundo contemporâneo, por tratarem das grandes questões humanas, como convivência, civilidade, desenvolvimento das potencialidades individuais e a construção de uma sociedade melhor.

Serviço
Dia Mundial da Filosofia
Convivência: como somar num mundo em conflito?
Data: 19 de novembro (sábado)
Horário: 18 às 21 horas
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Edital Cultura Infância

A infância será o grande foco das ações lançadas amanhã (18), às 16 horas, no Vicente Pinzon. O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Cultura, em parceria com a TV Ceará, realizará o lançamento das ações do Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceara, e do I Edital Cultura Infância, primeiro edital em todo o Brasil voltado exclusivamente para apoio a projetos culturais para o público infantil. O evento contará com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana; do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; do presidente da TV Ceará, Tibico Brasil; do presidente do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar; do coordenador do Fórum Cultura Infância do Ceará, Emídio Sanderson, entre outros representantes de ações e políticas para a infância.
Durante o evento desta sexta-feira, as crianças vão se divertir com programação de arte, cultura e lazer, a partir das 16 horas. Entre as atrações estão teatro infantil e de fantoches, contação de histórias, espetáculo infantil, apresentação do Circo Escola, além de oficinas de brinquedo, pintura facial e em tela, escultura de balões, jogos e brincadeiras populares, entre outros.
As ações do Programa Mais Infância que serão lançadas nesta sexta-feira incluem a série “Tempo de Brincar”, com cinco pequenos documentários, de aproximadamente cinco minutos cada, sobre as formas de brincar das crianças do Ceará. A coleção criada pela TVC é uma realização do Governo do Ceará, por meio do “Programa Mais Infância Ceará”, idealizado pela primeira-dama Onélia, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Os filmes são inspirados nos cinco direitos fundamentais do brincar: “brincar com todos, brincar o tempo todo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando”. Cada filme explora uma dessas ideias em situações reais, mostrando como o tempo de brincar acontece em diferentes comunidades cearenses. As gravações foram realizadas em Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzon, Sabiaguaba, Aldeota), e em Nova Olinda, município da região do Cariri.
Outra ação é o lançamento do Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância, que é voltado para crianças. O material tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, através dos desafios, passatempos e atividades diversas que trabalham a ludicidade. As crianças também vão conhecer e se identificar com a turminha formada por 12 personagens.
I Edital Cultura Infância
Também nesta sexta-feira será lançado o I Edital Cultura Infância, com R$ 1 milhão em recursos do Governo do Ceará para investimento direto em projetos culturais relacionados a essa temática, a serem realizados em todo o Estado. O Edital Cultura Infância é o primeiro, em todo o País, destinado especificamente ao apoio a projetos culturais voltados para premissas como o reconhecimento das crianças como indivíduos autônomos, cidadãos e detentores de direitos, promovendo a infância como categoria social e cultural; o respeito às peculiaridades das diferentes identidades e fases da infância e suas implicações culturais, educacionais, sociais e econômicas; a contribuição para o desenvolvimento integral da criança por meio da Cultura Infância, nos aspectos físico, mental, ético, estético, político, humano e social.
O incentivo à convivência familiar e comunitária por meio da Cultura Infância, o acesso da criança a experiências e interações estéticas, contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais, e a valorização da diversidade cultural da infância cearense são outros princípios que norteiam o edital, construído com amplo diálogo com a sociedade, com destaque para os debates com o Fórum Cultura Infância, do Ceará, e para a consulta pública aberta via Internet pela Secult no último dia 12 de outubro, Dia da Criança, no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço
Lançamento das ações do Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará e do I Edital Cultura Infância
Quando: 18/11/2016
Horário: a partir das 16 horas
Onde: Praça da Conquista do Conjunto São Pedro, na Rua Brisa do Mar, s/n, Vicente Pinzon.

Passeio Ciclístico Pinheiro


Mesa ao Vivo Ceará

Durante os dias 18 a 20 de novembro, o Beach Park, empreendimento referência em diversão e entretenimento no Brasil, receberá a 7ª edição do Mesa Ao Vivo Ceará - Especial Beach Park, evento promovido pela revista Prazeres da Mesa em parceria com a marca, que apresenta o que há de melhor na gastronomia e enologia atual. Durante os três dias, o público terá acesso a uma programação completa que inclui aulas, palestras e jantares com renomados chefs de cozinha, além de sessões de degustação em espaços montados especialmente para a ocasião.
Grandes nomes da gastronomia nacional marcarão presença no evento, como Flávia Quaresma (RJ) que apresentou durante três anos o programa “Mesa pra Dois” no canal GNT junto ao Chef Alex Atala; Danielle Dahoui atual apresentadora do programa Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão (SBT); Ivan Achcar (SP) do Cozinheiros em Ação e Food Truck – A Batalha, ambos no canal GNT; Paulo Machado(MT) apresentador do programa Comitiva de Sabores, da TV MS Record; Pablo Oazon (MG), que passou por vários restaurantes renomados na Europa; e Beto Pimentel (BA), um dos mais premiados chefs brasileiros da atualidade. 
Representando a cozinha local estão os chefs anfitriões do Beach Park, Bernard Twardy e Fábio Moreira, e sua equipe. Estarão presentes também os chefs cearenses: Lia Quinderé, Rodrigo Viriato, Liliane Pereira, Bia Leitão, Luciano Ferreira, Leo Gonçalves, Marco Gil, Faustino Paiva, Valdir do Nascimento, Isabel Cunha, Fabio Moreira, Maninha Menezes, Karliano Pereira, Neiva Terceiro, Lucio Figueiredo Pedro Liberalesso e Vivian Teixeira. E ainda, atuando lado a lado destes chefs, 100 alunos de gastronomia voluntários irão fortalecer seus conhecimentos educacionais com a prática.
Serão cerca de 30 aulas shows de gastronomia gratuitas em torno do tema “Sal, sol e mar – ingredientes locais que definem a cozinha cearense”, divididas em dois palcos com apresentações simultâneas, no Coqueiral Bar e Restaurante e na Vila Azul do Mar; uma ala de aulas de vinhos e cervejas conduzidas por especialistas da revista e do Beach Park; o espaço Mesinha Gostosa, de gastronomia para crianças, oferecendo duas aulas de sobremesas com o Chef José Alves; e ainda o espaço Farofa, onde diversas barracas de produtos artesanais e food trucks esperam pelo o público sob o agradável coqueiral do Beach Park.
Para aqueles que tiverem interesse em degustar os deliciosos pratos ensinados nas aulas shows, é possível acessar as áreas restritas com ingressos específicos, de R$ 60,00 (um dia) a R$ 120,00 (três dias), que dão acesso também à área reservada Empório Mesa, com degustação livre de vinhos, cafés e produtos gourmet. As vagas são limitadas e podem ser consultadas pelo site - www.mesaaovivoceara.com.br.
Destaque especial do evento são os Jantares Magnos, onde os chefs locais recebem os chefs convidados, nos dias 18 e 19, para executar um menu exclusivo, em que serão degustados cinco pratos harmonizados com vinho ou espumante, sob o tema “Ceará Sol e Mar”. Os jantares possuem um preço especial (R$240,00* cada) e os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento.
*uma entrada, três pratos principais, uma sobremesa + vinho ou champagne
Chefs Jantares Magno:
Dia 18/11 – Jantar Chandon: 
Paulo Machado (MS) 
Marcos Gil (CE)
Pablo Oazen (MG)
Fábio Moreira (CE)
Danielle Dahoui (SP) 
Dia 19/11 – Jantar Tropicália:
Beto Pimentel (BA)
Ivan Achcar (SP)
Bernard Twardy (CE)
Isabel Cunha (CE)
Flávia Quaresma (RJ)

SERVIÇO
Mesa Ao Vivo Ceará 2016
Data: 18 a 20 de novembro
Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 - Porto das Dunas, Aquiraz
Horário: a partir das 16h
Telefone para informações: (11) 3023-5509
Valores para área exclusiva de degustação:
Ingresso 1 dia: R$ 60,00*
Ingresso 2 dias: R$ 100,00*
Ingresso 3 dias: R$ 120,00*
*pulseira dá acesso à participação e degustação
Obs: valores especiais para estudantes
Sobre o Circuito MESA ao Vivo
O MESA Ao Vivo é uma das expressões mais marcantes do circuito, reunindo chefs, restaurantes e profissionais da gastronomia para aulas, debates e demonstrações culinárias em tempo real. Este ano, o evento marca presença em oito estados brasileiros, impactando mais de 35 mil pessoas. A iniciativa começou em São Paulo, há 12 anos, e expandiu-se para Pernambuco, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul e Porto Alegre, além da edição internacional em Portugal. 
Quem participar do “Mesa ao Vivo Ceará” poderá assistir à construção da principal publicação de gastronomia do Brasil. Toda a programação oferecida ao público se transforma em material editorial pelas mãos e lentes dos repórteres da revista Prazeres da Mesa, concluindo assim, in loco, uma publicação especial que irá às bancas logo após o evento. A inscrição para o Mesa Ao Vivo pode ser feita pelo site: www.mesaaovivoceara.com.br.
Beach Park – Com 30 anos de história, o Beach Park é genuinamente cearense e já se tornou uma das opções de lazer mais procurados pelos turistas do país inteiro. Localizado num cenário paradisíaco a somente 17 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas, o empreendimento ocupa hoje mais de 160 mil m² reúne parque aquático, três resorts, um hotel, além de restaurante de praia com acesso livre e a Vila Azul do Mar - espaço de convivência, entretenimento e serviços.
O parque, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano mais de 970 mil visitantes e inaugurou o brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua tornado do mundo. No meio deste ano, foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina, pelos usuários do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. 
Em 2016, o Beach Park estreou mais uma opção de entretenimento voltada para turistas e público local: o Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado realizado pelo Beach Park Entretenimento. Localizado em uma área com intensa circulação de turistas, o Teatro Ceará Show resgata a cultura cearense e traz um espetáculo musical que conta a história do Ceará de forma lúdica e interativa, ressaltando a imagem de grandes figuras reconhecidas no Brasil inteiro e no imaginário dos cearenses, como o Seu Lunga, a índia Iracema, Dragão do Mar e Jovita Feitosa.
Com seu rigoroso sistema de gestão de segurança de alimentos, o Beach Park também mantém desde 2012 a certificação ISO 22000, norma internacional que especifica os requisitos que regem esse sistema, garantindo o preparo dos alimentos desde a qualificação de seus fornecedores até o consumidor final. 
Serviços Beach Park:

Taty Girl no Country Hall

Conhecida pela voz inconfundível, a cantora Taty Girl se apresenta pela primeira vez no Country Hall nesta sexta-feira (18) levando seu “Baile da Taty” para os amantes do forró. 
Músicas como "Tô luxando", "Fala aqui com a minha mão", "Falta coragem", "Mel" e "Louca", além dos forrós das antigas que foram sucesso na voz da cantora, não vão ficar de fora da apresentação.
O cantor Paulo Calado completa a noite que tem ainda o DJ Sandiego com o melhor do funk.
SERVIÇO
Quando: Amanhã (18)
Hora: 22 horas
Local: Country Hall (Avenida Washington Soares, 3500 - Edson Queiroz)
Ingressos: R$ 40
Venda: Antecipada no Country Hall (Washington Soares, 3500 - Edson Queiroz) ou no local com valor atual de lote.
Lista Free Feminina: Direct para @countryhallfortaleza
Informações: (85) 99658.7620 / 3273.6033
Instagram: @countryhallfortaleza
Estacionamento: Sim (pago)
Aceita cartão de crédito

PCdoB

A direção estadual do PCdoB-CE realizará, na próxima segunda-feira (21), o 6º Encontro do Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Partido. Apesar da crise política, a legenda saiu vitoriosa das urnas nas eleições municipais deste ano. Foram eleitos oito prefeitos, 10 vices e 87 vereadores, com representação comunista em quase 60 cidades.
Na programação do encontro, duas mesas terão o objetivo de integrar gestores, parlamentares e a direção do Partido. A primeira mesa, “Experiências de Gestão”, contará com a participação dos ex-prefeitos George Valentim (Maranguape), João Ananias (Santana do Acaraú) e José Vandevelder, atual prefeito de Farias Brito. “Com a participação de pessoas experientes, o debate possibilitará troca de experiências e rica discussão tanto para os prefeitos reeleitos quanto para os que assumirão os cargos”, avalia Luís Carlos Paes de Castro, presidente do PCdoB-CE.
A segunda mesa abordará a “Relação entre os Prefeitos com os mandatos parlamentares e os Governos” e contará com a participação dos deputados estaduais Augusta Brito e Carlos Felipe, além do deputado federal Chico Lopes e do Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda. “Neste debate, nossa intenção é reforçar a relação dos prefeitos com os parlamentares, com a gestão estadual e com a direção do Partido. Sabemos que os prefeitos, para administrar bem os municípios, devem contar com o apoio tanto dos governos estadual e Federal, quanto dos parlamentares, que facilitam a gestão através de emendas”, pondera Paes.
Marca comunista
O dirigente partidário reforça que o Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos é uma oportunidade de o PCdoB contribuir, entre outras iniciativas, para que “prefeitos cumpram bem com seus mandatos, servindo à população”, reitera. A ideia, segundo Paes, é realizar o evento pelo menos uma vez a cada semestre.
“Precisamos criar uma marca que demonstre a o jeito de fazer política do PCdoB, pautados pelo cuidado exemplar com a coisa pública, liderando uma administração que não desperdice e utilize bem os recursos que são do povo. Nosso intuito é cuidar das cidades com foco nas pessoas, criar mecanismos que ampliem a participação popular nos destinos da comunidade, com diálogo e transparência. É importante que nossos prefeitos estimulem o debate com a população, buscando ouvir, democraticamente, sugestões, opiniões e críticas, afinal, o povo é o dono da cidade e a gestão comunista deve estar voltada à população. Se conseguirmos isso, certamente essas gestões serão reconhecidas e apoiadas”, avalia Luís Carlos Paes.
O PCdoB elegeu prefeitos em Ipu (Sergio Rufino), São Benedito (Gadyel), ambos reeleitos, além de Farias Brito (Zé Maria), candidato que recebeu apoio do atual prefeito José Vandevelder, do PCdoB, que está em seu segundo mandato. Além das cidades que confirmaram uma gestão comunista, novos municípios apostaram no 65: Graça (Augusto Brito), Jardim (Dr. Aniziário), Mucambo (Chaguinha), Novo Oriente (Vanaldo Moura) e Uruburetama (Dr. Hilson).
Além dos 10 vice-prefeitos eleitos (Acopiara, Farias Brito, Graça, Ibiapina, Ipueiras, Penaforte, Potengi, Santana do Cariri, São Luís do Curu e Uruburetama), o PCdoB elegeu ainda 87 vereadores. “Uma candidatura a vereador ainda está sub judice. Também foram eleitos 26 primeiros-suplentes. Isto significa que deveremos iniciar o ano com mais de 90 vereadores em quase 60 municípios cearenses”, comemora Paes.
Serviço
6º Encontro do Fórum de prefeitos e vice-prefeitos do PCdoB
Data: Segunda-feira (221)
Hora: a partir das 8 horas
Local: Auditório Messias Pontes (Sede do Comitê Estadual - Avenida da Universidade, 3199, Benfica)
Programação
8h: Abertura
8h30: Mesa sobre Experiências de Gestão (George Valentim – ex-prefeito de Maranguape; João Ananias – ex-prefeito de Santana do Acaraú; José Vandevelder – prefeito de Farias Brito)
9h30: Mesa sobre a Relação dos Prefeitos com os Mandatos Parlamentares e Governos (Augusta Brito e Carlos Felipe – deputados estaduais; Chico Lopes – deputado federal; e Inácio Arruda – secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará)
10h30: Debate

Ceará em Destaque

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará
Edição Nº 257
 Fortaleza, 17 de novembro de 2016
PROSPECÇÃO
Coreia do Sul: Ceará e Kogas formam grupo de trabalho para instalação de terminal de gás no Pecém
 
O governador Camilo Santana reforçou nesta quinta-feira (17), durante visita à Korea Gas Corporation (Kogas), em Incheon, na Coreia do Sul, o interesse do Ceará para a instalação de uma unidade fixa de regaseificação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A comitiva cearense, que contou ainda com os secretários Antônio Balhmann (Assuntos Internacionais) e André Facó (Infraestrutura), participou de reunião com o presidente da Kogas, Seung Hoon Lee. A companhia é dona do maior complexo coreano de produção e fornecimento de gás natural.

Leia mais>                                                                             Foto: Ascom / Governo do Ceará

A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, iniciada no último dia 1º de novembro, acontece até 30 de novembro. Executada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura,  Ematerce, Secretarias de Agricultura municipais e sindicatos rurais, a expectativa é que sejam vacinados acima de 95% de bovinos e 85% de propriedades, de um total de 2,5 milhões de animais.

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará que autoriza o pagamento de complementação salarial para mais de 2,9 mil servidores públicos do Estado. Os beneficiados ganhavam a remuneração mínima do Estado, trabalhavam seis horas por dia e optaram pelo aumento de carga horária para oito horas. O aumento representa um impacto de pouco mais de R$ 7 milhões na folha de pagamento do Poder Executivo.
+ Notícias do dia
Compartilhe nas redes sociais ou envie por email.
Share
Tweet
Forward

Seguidores

Arquivo do blog