sábado, 24 de dezembro de 2016

Equipe de RC 2017-2020


A Prefeitura de Fortaleza anunciou a composição do novo Secretariado para a gestão 2017/2020, no Paço Municipal. A partir de 1º de janeiro de 2017, os novos secretários terão a missão de iniciar um governo totalmente novo, que prezará pela inovação e ampliação no ritmo das atividades, conforme já tinha definido o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, Moacir Maia, que fez o anúncio dos novos nomes, “a nova gestão combina a experiência de alguns, que já estão no governo, com o sangue novo e a disposição necessária que tenham neste desafio a ser cumprido com a melhor capacidade técnica, empreendida por todos". "O prefeito quer que mesmo aqueles que permaneceram nas funções anteriores tenham um comprometimento cada vez maior e a renovação de ânimo, disposição para o trabalho e dos desafios de Fortaleza”, completou.
O novo governo contará com mudanças na maioria do secretariado, com ênfase no perfil técnico em sua composição. Importantes pastas, como as Secretarias de Saúde, que contará com Romel Araújo, de Infraestrutura, com Manuela Nogueira, de Educação, que terá Dalila Saldanha de Freitas, e Cultura com Evaldo Lima. Já Samuel Dias passa da Infraestrutura para se tornar secretário de Governo.
Outra novidade é a fusão de pastas que dão origem as secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome, que será comandada por Elpídio Nogueira, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, gerida por Mosiah de Caldas Torgan.
Alguns nomes que tiveram papel fundamental na primeira gestão continuam em suas respectivas pastas, a exemplo de Francisco Queiroz Maia Filho (chefe de Gabinete), João Pupo (Conservação e Serviços Públicos), Philipe Nottingham (Planejamento, Orçamento e Gestão), Águeda Muniz (Urbanismo e Meio Ambiente), Eudoro Santana (Instituto de Planejamento de Fortaleza) e Lúcio Bruno (Articulação Política).
Posse
A posse do novo secretariado ocorrerá em dois de janeiro, às 9 horas, no Paço Municipal. Em seguida já ocorre a primeira reunião deles com o prefeito.
Já nos dias 26, 27 e 28 será realizado um seminário de planejamento para ações políticas para os próximos quatro anos.
LISTA DO SECRETARIADO 2017/2020
Secretário Chefe de Gabinete - Francisco Queiroz Maia Filho
Secretário de Governo - Samuel Dias
Secretário de Finanças - Jurandir Gurgel
Secretário de Conservação e Serviços Públicos - João Pupo
Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão - Philipe Nottingham
Procurador Geral do Município - José Leite Jucá
Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente - Águeda Muniz
Secretária de Infraestrutura - Manuela Nogueira
Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome - Elpídio Nogueira
Secretário de Cultura - Evaldo Lima
Secretário de Controladoria, Ouvidoria e Transparência - Alcimor Rocha
Secretário de Saúde - Romel Araújo
Secretária de Educação - Dalila Saldanha de Freitas
Secretário de Habitação - Sérgio Rocha
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Mosiah de Caldas Torgan
Secretário de Turismo - Alexandre Pereira
Secretário de Segurança Cidadã - Antônio Azevedo
Secretário de Esporte - Ricardo Ferreira de Souza
Instituto de Planejamento de Fortaleza - Eudoro Santana
Secretário Regional I - Gilberto Bastos
Secretário Regional II - Ferruccio Feitosa
Secretário Regional III - Antônio Henrique
Secretário Regional IV - Francisco Sales
Secretário Regional V - Ronaldo Nogueira
Secretário Regional VI - Antônio José Albuquerque
Secretário Regional Centro - Adail Fontenele
Coordenador das Regionais - Renato Lima
Coordenador de Articulação Política - Lúcio Bruno
Coordenador de Comunicação Social – Moacir Maia

Praias para o Natal

Dos 31 pontos monitorados semanalmente pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) nas praias de Fortaleza, 19 estão próprios para banho neste fim de semana do Natal. O dado é do boletim de balneabilidade da orla marítima da capital, emitido ontem. O documento apresenta a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário.

RMF e litorais Leste e Oeste
A Semace divulgou, também, o resultado mensal das análises feitas nos 34 pontos acompanhados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e litorais Leste e Oeste do estado. Nesse caso, 100% dos locais monitorados estão adequados para a recreação de contato primário com água.
Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, como ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
De acordo com a legislação, para um ponto ser considerado próprio ele não pode ultrapassar mais de uma vez 1.000 coliformes termotolerantes a cada 100 ml de água nas últimas cinco coletas. A Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é quem traz os parâmetros indicadores de qualidade.

Veja a condição de cada trecho em Fortaleza:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça da Paz Dom Hélder Câmara
Posto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Av. Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará


*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Segurança Hídrica

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) inaugura, na próxima segunda-feira (26), às 8h30, o Sistema de Captação Pressurizada no Açude Gavião, previsto no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.
A obra, executada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), é uma ação preventiva do Governo do Ceará para evitar o desabastecimento caso haja um agravamento da crise hídrica e não seja possível manter o atual nível de reservação do açude Gavião. O investimento é de cerca de R$ 6,8 milhões, provenientes da Tarifa de Contingência.

Natal HapVida

As datas simbólicas do mês de dezembro representam renovação, alegria e esperança de um novo ano melhor. Por isso pessoas que se encontram em situação de rua receberam uma visita diferente. A bordo de um trenzinho da alegria, o Papai Noel fez uma visita, levando alimentos, kit higiene e roupas. Esta ação faz parte do projeto Carreata de Luz, realizada pela Associação Hapvida.
Foram 260 pessoas beneficiadas com a ação. O trajeto por onde o trem passou contou com cinco paradas estratégicas na cidade, como na praça Murilo Broges (antiga sede do BNB no centro), na esquina das avenidas Tristão Gonçalves com Duque de Caxias e mais três paradas, sendo uma na Avenida Monsenhor Tabosa e duas na Beira Mar. Durante o percurso, o Papai Noel entregou doces.
"O que a gente quer é dar um pouco mais dignidade aos moradores em situação rua, possibilitando também que eles possam ter a possibilidade de se cuidarem com a distribuição de produtos de higiene pessoal e um momento de confraternização com a distribuição de alimentos", conta a diretora da Associação, Aristela Holanda.
SOPÃO DA VIDA
A Associação Hapvida já realiza o trabalho de levar dignidade a pessoas em situação de rua por meio do projeto Sopão da Vida. De domingo a domingo, a Associação distribui 220 refeições.
O projeto faz parte das diversas ações realizadas pela associação que atende, só em Fortaleza, 200 crianças em situação de vulnerabilidade, moradores dos bairros que formam o Grande Pirambu. No espaço, de segunda a sexta-feira, elas participam de atividades lúdicas que reforçam os estudos, participam de atividades culturais como teatro, dança, coral e banda. Elas ainda realizam as refeições que são oferecidas pela associação.
Para os jovens a partir dos 16 anos, há cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. "A assistência que a Associação Hapvida oferece não tem o objetivo de ser apenas momentânea. O que queremos é transformar a vida dessas pessoas, para que possam resgatar o pensamento de que elas podem ter um futuro melhor. É a associação tratando a sociedade com muito mais carinho", afirma Aristela.

Natal do Pinheiro

Em 2016, o Pinheiro Supermercado comemorou os seus 25 anos de atuação no mercado cearense com a campanha “Vem pra festa. Vem pro abraço”.
Ao longo do ano, diversas ações foram realizadas remetendo a abraços à comunidade, como eventos culturais, esportivos e sociais e a campanha promocional com o sorteio de diversos prêmios, dentre eles três carros zero km.
E no mês de dezembro, para fechar o ano festivo e incorporar o espírito natalino que remete à solidariedade e ao amor, a rede encerra o ciclo comemorativo com um abraço solidário.
No início do mês, o Pinheiro Supermercado lançou a ação “Pinheirinho Solidário”, que irá beneficiar adultos e crianças que vivem ou convivem com HIV/AIDS, acolhidos pela Casa de Apoio Sol Nascente, em Fortaleza.
A rede de supermercados confeccionou 1.000 unidades de cinco Pinheirinhos colecionáveis, cada um remetendo a um valor – amor, amizade, gentileza, respeito e ética – e com um cordel do poeta cearense, Bráulio Bessa, padrinho da campanha.
Os Pinheirinhos estão sendo comercializados em todas as 11 lojas do Pinheiro Supermercado no estado – em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Aracati – pelo valor de R$ 20. E parte da renda da iniciativa será doada para a entidade.
“Somos conhecidos por ser Bom Vizinho. Dessa forma, não poderíamos comemorar os nossos 25 anos no estado que sempre nos abraçou, senão promovendo uma série de iniciativas que retribuíssem a esse acolhimento. Dessa forma, ao longo de 2016, intensificamos nossas corriqueiras ações sociais com a comunidade e promovemos um ano de grandes comemorações com os nossos vizinhos. E para fechar nossa programação festiva nada melhor que um grande abraço à causa social”, explica o diretor Comercial e de Marketing da rede, Alexandre Pinheiro.

Na AL-CE-II

Com a leitura do expediente da sessão plenária de ontem (23), começaram a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) um projeto de lei e um de indicação.
De autoria do deputado Danniel Oliveira (PMDB), o projeto de lei de n° 249/16 declara a vaquejada como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.
Já o projeto de indicação de n° 116/16, da deputada Augusta Brito (PCdoB), institui a Casa da Mulher Cearense no âmbito das macrorregiões de planejamento do Estado.
Após leitura no Plenário, os projetos seguem para análise da Procuradoria da AL. Na sequência, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovados, serão encaminhados para votação de todos os deputados. No caso dos projetos de indicação, como são sugestões, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação da Casa.

'Assassin's Creed'

Os fãs do game “Assassin’s Creed” podem se preparar para assistirem à estreia do filme nas salas XPLUS 3D da UCI Cinemas. Com estreia marcada para 12 de janeiro de 2017, o público já pode garantir as entradas para a primeira semana de exibição, de 12 a 18 de janeiro de 2017. Além disso, a UCI também está preparando uma sessão de pré estreia na noite de 11 para 12 de janeiro, à 00h01. Em “Assassin’s Creed”, Callum Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos e, via memória genética, revive as aventuras do guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários. 

Os ingressos já podem ser adquiridos na internet, em aplicativos de celular e nas máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos cinemas. Para informações de horários das sessões, basta acessar ucicinemas.com.br
Para animar ainda mais os fãs, “Assassin’s Creed” será o filme da semana UNIQUE e quem faz parte do programa poderá comprar ingressos com preços diferenciados para as sessões (R$ 14.00 XPLUS 3D e R$ 12.00 3D). Lançado em 2015 o UNIQUE é o programa de relacionamento da redeUCI que oferece uma série de benefícios. Descontos em ingressos todos os dias, meia-entrada para qualquer sessão de conteúdo alternativo (operas, ballets, futebol, shows) e entradas mais baratas as terças em todas as salas, incluindo IMAX e XPLUS, são algumas das vantagens do cartão. Além disso, toda semana um filme é escolhido para oferecer descontos especiais aos associados. Para ficar por dentro e fazer parte, acessewww.ucicinemas.com.br/UNIQUE .
Nas salas XPLUS, a tecnologia inovadora, exclusiva da rede UCI, oferece uma experiência cinematográfica incomparável. Os espaços são equipados com tela gigante e têm projetores de definição 4K, exibição 3D de última geração e o poderoso som Dolby Atmos. O sistema sonoro oferece uma nova distribuição de canais de áudio, agora com caixas acústicas espalhadas por toda a sala, inclusive no teto no total de mais de 54 autofalantes e 128 streams de áudio. O resultado impacta o espectador com múltiplos sons emitidos de todas as direções, que dão a sensação de se estar dentro da tela, lado a lado com os personagens do filme em exibição.
SOBRE A UCI
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda.) está há 18 anos no Brasil e tem 23 complexos, no Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Juiz de Fora, São Luís, Manaus, Belém e Campo Grande, totalizando 196 salas. Seis delas são IMAX (Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza e Curitiba), oito contam com a tecnologiaXPLUS (Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Fortaleza, Curitiba, Manaus e Salvador) e duas são DE LUX (Rio de Janeiro e Recife). 
As salas IMAX e XPLUS têm uma tela gigante e projetor com resolução 4K - quatro vezes maior do que a projeção digital comum - que geram imagem com muito mais brilho, nitidez e profundidade. As salas XPLUS ainda têm a tecnologia Dolby Atmos, com uma nova distribuição de canais de áudio. Graças ao posicionamento das caixas acústicas, a percepção do som é a mais realista possível. Os espaços DE LUX contam com atendimento exclusivo, que vai desde a compra de ingressos em local especial, elevadores e lounge privativos, a poltronas chaise longue de couro reclináveis eletronicamente e um cardápio completamente diferenciado. 
A UCI tem o maior complexo de cinemas do país, o UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com 18 salas, sendo uma IMAX e duas DE LUX, o UCI NYCC é responsável pelo maior público do Brasil desde sua inauguração.


No Parangaba

Durante esta semana que antecede o Natal, o Shopping Parangaba tem seu horário de funcionamento das 10 às 22 horas. Hoje (24) e no próximo sábado (31), as lojas, quiosques, lazer e praça de alimentação funcionam das 10 às 18 horas. Já amanhã (25) e 1° de janeiro, lojas e quiosques estarão fechados, ficando lazer e alimentação com ponto facultativo.
Durante esses dias, o cinema (UCI) funcionará normalmente, de acordo com os horários de suas sessões, que podem ser consultadas através do site www.ucicinemas.com.br.

Na AL-CE

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tin Gomes (PHS), anunciou, durante a sessão plenária que as atividades legislativas continuam até a aprovação, no Plenário, da Lei Orçamentária Anual (LOA).
As emendas parlamentares à proposta da LOA – prevista no projeto de lei nº 103/16, oriundo da mensagem nº 8.056/16 – que seriam votadas nesta sexta ainda não foram apreciadas.
Assim, na próxima terça-feira (27), às 8 horas, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realiza reunião, no Complexo de Comissões Técnicas, para deliberar sobre os textos. Em seguida, a matéria segue para a Comissão de Orçamento. Após votação em ambas as comissões, o projeto será votado em Plenário.
Durante a reunião da Comissão de Orçamento ontem (23), o deputado Roberto Mesquita (PSD) invocou o parágrafo único do artigo 308 do Regimento Interno da Casa. De acordo com a publicação, se for questionada a constitucionalidade ou legalidade do projeto ou emendas, a Comissão encaminhará a matéria para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que disporá de cinco dias improrrogáveis para se manifestar.
Além de Roberto Mesquita, os deputados Renato Roseno (Psol), Carlos Matos (PSDB), Doutora Silvana (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Sérgio Aguiar (PDT), Odilon Aguiar (PMB) e Walter Cavalcante (PP) questionaram a constitucionalidade da emenda que trata sobre o orçamento do Tribunal de Contas do Município (TCM), órgão cuja extinção foi aprovada pela Casa nesta semana.
De acordo com os parlamentares, o principal questionamento é que a proposta da LOA já prevê orçamento para o TCM. Com o fim do órgão, ainda não se sabe o que será feito com esse recurso.

Natal 2016-V


Natal 2016-IV


Natal 2016-III


Natal 2016-II


Natal 2016

Referência em diversão e entretenimento no Brasil, o Beach Park realizou uma ação especial, ontem. Cerca de 600 crianças de instituições filantrópicas participaram do ‘Natal Feliz’, com direito a entrada no parque e lanche. As associações escolhidas foram a Tapera das Artes, Edisca, Coral Joias de Cristo e Arte Sobre Sapatilhas. Além de um dia de diversão no melhor parque aquático da América Latina, os visitantes puderam assistir e se emocionar com um show natalino apresentado pelo Coral Joias de Cristo, e se divertiam com a presença do Papai Noel.
Com 30 anos de história, o Beach Park é genuinamente cearense e já se tornou uma das opções de lazer mais procurados pelos turistas do país inteiro. Localizado num cenário paradisíaco a somente 17 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas, o empreendimento ocupa hoje mais de 160 mil m² reúne parque aquático, três resorts, um hotel, além de restaurante de praia com acesso livre e a Vila Azul do Mar - espaço de convivência, entretenimento e serviços.
O parque, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano mais de 970 mil visitantes e inaugurou o brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua tornado do mundo. No meio deste ano, foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina, pelos usuários do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. Em 2016, o Beach Park estreou mais uma opção de entretenimento voltada para turistas e público local: o Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado realizado pelo Beach Park Entretenimento. Localizado em uma área com intensa circulação de turistas, o Teatro Ceará Show resgata a cultura cearense e traz um espetáculo musical que conta a história do Ceará de forma lúdica e interativa, ressaltando a imagem de grandes figuras reconhecidas no Brasil inteiro e no imaginário dos cearenses, como o Seu Lunga, a índia Iracema, Dragão do Mar e Jovita Feitosa.
Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park também acaba de ganhar o selo ISO 14.001, um reconhecimento internacional de gestão ambiental. A norma é adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Fonte Solidária

Com a chegada do Natal, o desejo de fazer o bem e ajudar ao próximo tornam-se mais evidentes. Uma das formas de contribuir com o fim do ano do Abrigo Casa de Nazaré em Fortaleza é a ação Fonte Solidária, onde as pessoas podem fazer doações de moedas. É uma ação simples e que se contar com o envolvimento das pessoas gera uma boa renda para as atividades do Abrigo. Todo dinheiro arrecadado na Fonte até 31 de dezembro será destinado ao Abrigo, entidade filantrópica que acolhe pessoas idosas carentes.
A Fonte Solidária fica na decoração de natal do shopping RioMar Fortaleza, no Piso L1, na Cidade do Papai Noel. Esta é a segunda edição da ação, que ano passado beneficiou o Lar Torres de Melo. 
SERVIÇO
Fonte Solidária
Até 31 de dezembro
Das 10 às 22 horas.

'Com moderação'

Está chegando o início oficial do verão e desde já a Ambev está convocando seus consumidores para curtir com moderação. A partir desta semana Skol, a maior marca da cervejaria estampa novas peças de sua campanha de verão nos principais jornais e revistas do país (além de peças digitais e vinhetas na TV) reforçando a importância do consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Com o mote “Redondo é sair do seu quadrado”, a marca estimula novas atitudes neste verão, entre elas, aproveitar o período da melhor forma possível, extrapolando apenas na celebração e nos bons momentos. “Neste verão, exagere só nas fotos”, diz uma das peças.


O esforço para promover o consumo adequado da cerveja é um compromisso antigo da Ambev e ganha agora o reforço da Skol, a marca de cerveja mais consumida no Brasil. A cervejaria conta há mais de 13 anos com o Programa Ambev de Consumo Responsável, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o risco do consumo indevido, ou seja, em excesso, associado à direção e por menores de 18 anos. “Queremos que nossas bebidas promovam apenas momentos de alegria e boas lembranças. Por isso, promovemos uma série de iniciativas para garantir o consumo inteligente e a campanha é a mais nova delas”, explica Renato Biava, diretor de relações corporativas, sustentabilidade e comunicação da Ambev.
O comprometimento da companhia com o consumo inteligente fica evidente na retrospectiva de 2016. Há menos de uma semana, a Ambev liderou a organização do 1º Seminário Internacional Olhares sobre as Juventudes e o Uso Indevido do Álcool. O evento promoveu discussões sobre novas maneiras de chamar a atenção de adolescentes sobre o tema. Durante o seminário, a cervejaria lançou ainda o livro “Prevenção na Prática”, que tem como objetivo auxiliar os professores a encontrarem uma linguagem que desperte o interesse de seus alunos sobre os problemas de consumir bebidas alcoólicas antes da hora.
Ainda neste ano, a Ambev também ampliou sua plataforma de Segurança Viária, lançando em parceira com o governo do Distrito Federal o programa Brasília Vida Segura. O objetivo é reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito e promover ações que visem a melhoria da saúde da população, principalmente em relação ao consumo nocivo do álcool. A cervejaria também liderou a criação de uma coalização entre agentes privados, poder público e terceiro setor para ajudar a aprimorar a gestão da segurança viária em São Paulo: o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Essa iniciativa resultou recentemente no lançamento do InfoMapa, uma ferramenta de georreferenciamento, que vai mapear os acidentes fatais de trânsito no Estado de São Paulo para auxiliar a identificar medidas práticas que reduzam as taxas de mortalidade. 
Prova da seriedade desse trabalho, o consumo inteligente faz parte da plataforma de Sustentabilidade da Ambev e está entre as metas de todo o grupo Anheuser-Busch InBev. Todos os eventos patrocinados pela Skol e outras marcas da cervejaria promovem ações para permitir apenas o consumo adequado das bebidas. Em 2016, por exemplo, a Ambev arrecadou R$ 220 mil com a ação Convite de Responsa. Nela, funcionários doam valores simbólicos ao retirar seus ingressos para festivais como Lollapalooza e Tomorrowland. O dinheiro vai para uma das ONGs do projeto Na Responsa, que visa combater ao consumo de álcool por menores de 18 anos.
Além do Na Responsa, o programa de Consumo Responsável da Ambev conta ainda com iniciativas como o Bar de Responsa e o Cidade Responsável. O engajamento de todos os funcionários no conjunto de iniciativas que formam o programa é permanente e ganha reforço no Dia de Responsa, que em 2016 aconteceu no dia 16 de setembro. Neste dia, a cervejaria mobilizou seus mais de 32 mil funcionários para disseminar mensagens sobre a importância de não vender, servir ou estimular o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, não consumir em excesso ou associado à direção.
“Nosso sonho é unir pessoas por um mundo melhor. A ação com a Skol busca justamente isso, engajar nossos consumidores para que eles construam junto conosco um verão inteligente”, afirma Biava. A peça publicitária da campanha começa a ser veiculada já na próxima quinta-feira (15). “Essa campanha fecha nossas iniciativas neste ano e abre o caminho para os projetos de consumo inteligente que virão em 2017”, completa o executivo.
Sobre a Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 19 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.
A Ambev é uma cervejaria inovadora, que busca sempre novos sabores e formas de surpreender seus consumidores. Além das melhores cervejas, o portfólio conta ainda com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem.
Só em 2015, a cervejaria investiu R$ 3,1 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

'Adote um amor'

Aproveitando o sentimento de amor ao próximo que permeia o último mês do ano, o Imprensa Food Square, em parceria com o projeto Adote Um Amor, iniciou uma campanha de doação de ração para gatos, a “Natal Sem Fome”. Toda a ração será destinada a dois locais que necessitam de apoio para continuar os cuidados com os animais abandonados. A campanha segue até sexta-feira (23).
Uma das entidades que será agraciado com as doações é o “Abrigo da Estela”, encabeçada por Maria Estela de Sousa. No local, aproximadamente 500 gatos dependem da cuidadora para sobreviver, mas as dificuldades recentes têm dificultado a rotina. “Antigamente os animais comiam o dia todo. Hoje, com as dificuldades, só são alimentados uma vez por dia”, lamenta Estela. A cuidadora, que completa 61 anos de vida no próximo mês, diz que o que a estimula a continuar com o projeto é o amor incondicional que sente pelos animais. “Sempre digo que o que eu faço é uma prova de amor a Deus. Estou cansada, são muitas dificuldades, mas sei que Ele vai me ajudar”, finaliza. 
A outra parte da ração arrecadada será destinada aos gatos que se encontram no Parque Adahil Barreto. O local é ponto de abandono dos animais. No total, mais de 1.000 gatos serão contemplados com a campanha. A meta é arrecadar três toneladas de ração até o fim do mês.
Serviço
Doação de ração para o projeto “Natal Sem Fome”, no Imprensa Food Square
Local: Avenida Desembargador Moreira, 2355, Bairro Dionísio Torres (ao lado do Colégio Santo Inácio)
Funcionamento: de terça a sexta, das 18 às 23 horas. Sábados e domingos, das 17h30 às 23 horas.
Até o dia 23 de dezembro
Entrada grátis

Em Pacatuba

O Sobrado da Abolição em Pacatuba mantém em cartaz até a próxima sexta-feira (23) a exposição “Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice”, que registraem fotografias pelo antropólogo George Arruda o acompanhamento, entre 2009 e 2013, do ofício e manufatura artesanal pelo Mestre Manuel Messias Pereira dessa ferramenta utilizada na produção agrícola na serra da Aratanha. A mostra, montada no primeiro piso da centenária edificação no bairro Alto São João, assim como o próprio prédio histórico estão abertos às visitações diárias das 14 às 21 horas, revelando nas imagens do ensaio o fazer do mestre Manuel, além de informações e memórias visuais do povo da região que frequenta a oficina do artesão.
O Sobrado da Abolição ainda se integra à realização do 1º Natal com Arte, a partir das 18 horas da próxima sexta, na Praça da Fonte em Pacatuba, organizado pela União dos Músicos de Pacatuba, cujo intuito é mostrar aos pacatubanos e visitantes a força da cultura local com apresentações artísticas e ação solidária para arrecadação de alimentos e brinquedos a serem entregues às famílias carentes do município cearense.
Após a realização dessas atividades pela “Mostra Sobrado Abolição” e do Seminário “O Papel da Educação na Formação de uma Identidade Cultural” nos últimos dias 16 e 17/12, o Sobrado em seu projeto desenvolvido pelo Instituto Aptus e Iguarias de CASA com apoio institucional do Instituto Eduardo Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua a habitação no local com atividades internas.
Saiba mais sobre o Sobrado da Abolição – Situado na Rua Major Crisanto de Almeida, onde se situam também o teatro e o museu de Pacatuba, se encontra o Sobrado da Abolição. O prédio se destaca na história da cidade, pois foi cenário de duas expedições científicas, incluindo a Expedição das Borboletas, em 1859. Além disso, foi o lugar em que se outorgou a abolição da escravidão no município e ainda sediou a primeira farmácia municipal, dirigida por Rodolpho Theophilo.
Com a proposta de ocupar equipamentos culturais da cidade, o prédio foi reaberto em 2015 pela produção do projeto Iguarias de CASA, em parceira com a Secretaria de Educação Municipal de Pacatuba. Após a ocupação, o Instituto Eduardo Campos promoveu restauros no Sobrado da Abolição, que durou de dezembro de 2015 a junho de 2016, para garantir maior segurança aos seus visitantes.
Hoje, o espaço acolhe grupos de flautas, capoeira e teatro de investigação a partir de um convite da artista e educadora Juliana Capibaribe. “Desde a sua reabertura para a realização do projeto Iguarias em Cena, a busca para ativação de espaços no centro de Pacatuba visa sensibilizar olhares e proporcionar diálogos com munícipes e turistas para preservação patrimonial da cidade, que recebe o título de nona cidade com o bioma mais preservado do País”, revela a articuladora de todas essas ações no Sobrado da Abolição. Vejam mais sobre no site: www.sobradopacatubace.com.
SERVIÇO
Exposição “Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice”
Data: até 23/12
Horários: das 14 às 21 horas
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926, Centro, Pacatuba – CE)
Grátis
1º Natal com Arte
Data: dia 23/12
Horário: a partir das 18 horas
Local: Praça da Fonte em Pacatuba
Mais informações: (85) 988405516
Instagram: @sobradoabolicaopacatuba

Ceará em Destaque

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará
Edição Nº 279
 Fortaleza, 19 de dezembro de 2016
TURISMO
Mirante da Praia da Lagoinha é entregue à população de Paraipaba

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) inaugurou nesta segunda-feira (19) o Mirante da Praia da Lagoinha, em Paraipaba, no Litoral Oeste do Estado, que passou por obra de requalificação e recebeu recursos na ordem de R$ 757.819,69. O espaço recebeu pisos em ecoblock, novo paisagismo, reforma do quiosque e construção de um deck para contemplação.

Leia mais>                                                                                              Foto: Ascom / Setur

A Unidade Móvel de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano iniciou, nesta segunda-feira (19), o registro dos moradores do bairro Pajuçara, município de Maracanaú. O número total de passageiros cadastrados já soma 60 mil. O cadastramento pela unidade móvel vem sendo feito desde maio, ao mesmo tempo em que o trabalho de atendimento é mantido em postos fixos. Até este domingo (18), mais 49.500 pessoas já tinham se cadastrado. A Unidade Móvel cumprirá atendimento também no bairro Jurema, de Caucaia, no início do próximo ano.

Os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) oferecem diversas atrações ao público cearense, neste final de ano. Nesta terça-feira (20), a atração é um recital especial com os alunos da Escola Livre de Música de Redenção, no Cineteatro São Luiz, com entrada franca. Terça, quarta e quinta-feira, tem contação de histórias sobre temas natalinos, na Biblioteca Pública Espaço Estação, também com participação gratuita. Na sexta-feira (23), acontece o tradicional Natal Beatlemaníaco, com show da banda Rubber Soul, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.
+ Notícias do dia + Notícias do fim de semana
Compartilhe nas redes sociais ou envie por email.
Share
Tweet
Forward

Ceará-Portugal

Comemorando 15 anos em 2016, a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE) teve diversos motivos para celebrar. A entidade ganhou 26 novos associados ao longo do ano. Além disso, realizou com sucesso cinco eventos de negócios. A CBP-CE firmou ainda acordos de cooperação e participou do Web Summit (um dos maiores eventos tecnológicos do mundo) e Nersant Business. Neste último, a CBP-CE alinhou acordo de cooperação para a organização de eventos bilaterais entre as organizações. 

Em parceria com a FIEC, a Câmara realizou uma curso de “Gestão de custos e formação de preços” e palestra na área de Neuromarketing aplicado aos Negócios. Outra ação de destaque foi a coerealização da EXPOLOG, com a implantação do conceito de business lounge, lançado através do aplicativo criado pela empresa sócia Nex2me. 
“Consideramos positivos nossos resultados em 2016. Conseguimos boa quantidade de novos associados e repaginamos o protagonismo da Câmara. Hoje somos reconhecidamente uma instituição preocupada com o desenvolvimento do Estado e que não se limita apenas a esperar oportunidades, mas fazê-las acontecer”, ressalta o presidente da CBP-CE, Armando Abreu.

Waldonys em Iguatu, Crato e Juazeiro

Em dezembro as opções de lazer e entretenimento se diversificam ainda mais para os comerciários. O Sesc, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio – CE, realiza shows do cantor Waldonys nas Unidades Sesc de Iguatu (20), Crato (21) e Juazeiro do Norte (22). O acesso é gratuito, porém o Sesc sugere a doação de alimentos e brinquedos, que serão doados às famílias da região atendidas pelo programa Mesa Brasil Sesc.
O músico Waldonys apresenta desde as canções tradicionais do forró de Luiz Gonzaga as suas novas músicas de trabalho. O artista gravou recentemente um novo DVD em seu estado natal com produção genuinamente cearense, intitulado de “Meu Ninho”. O DVD ainda não foi lançado, mas o sanfoneiro deve mostrar as novidades de seu novo trabalho nas cidades em que passar.
Em Iguatu, a apresentação do sanfoneiro integra a programação do Concerto de Natal, que é abrilhantado pelo Coral da Escola de Música do Sesc.
Já, em Juazeiro do Norte e Crato, a atividade faz parte do projeto Armazém do Som.
Sobre o Armazém do Som
O projeto Armazém do Som é realizado pelo Sesc Ceará, nas Unidades da Capital e do interior, com o objetivo de possibilitar a interação e o contato do público com os mais variados estilos, ritmos e concepções musicais. A proposta é formar plateias e estimular a consciência crítica, por meio de música de qualidade seja de artistas já consagrados ou que estejam iniciando no meio musical.
SERVIÇO
Show Waldonys
Iguatu
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Data: 20/12
Horário: 19h
Entrada: Sugestão da doação de 1 brinquedo para menino e 1 brinquedo para menina
Informações: (88) 3581.1130
Crato
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 21/12
Horário: 19h
Entrada: Sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível
Informações: (88) 3523.4444
Juazeiro do Norte
Local: Unidade Juazeiro do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Data: 22/12
Horário: 20h
Entrada: Sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível
Informações: (88) 3611.0954

Seguidores

Arquivo do blog