Pular para o conteúdo principal

Em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza divulgou hoje, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o plano operacional do Ciclo Carnavalesco 2017, além da programação detalhada do período carnavalesco, que começará neste sábado (25), em diversos polos da cidade, e seguirá até a próxima terça-feira (28).
No Aterrinho da Praia de Iracema passarão diversos artistas locais e nacionais. No sábado (25), a cantora Teresa Cristina interpretará as canções de Cartola. No domingo (26), será a vez da “rainha do carimbó chamegado”, Dona Onete, diretamente do Pará. Na segunda-feira (27), o paraibano Chico César, com o seu novo álbum “Estado de Poesia”, quebra o silêncio e mostra sua versatilidade em composições harmônicas e, encerrando a programação, na terça (28), a cantora Maria Rita animará os foliões com o melhor do samba. 
Além do Aterrinho, a festa contará ainda com atrações no Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Domingos Olímpio, além de marchinhas de Carnaval no Mercado da Pontes Vieira e no Mercado dos Peixes. A Prefeitura apoia ainda outros projetos, por meio do Edital de Apoio aos Blocos de Rua, que farão apresentações em diversos espaços públicos da capital cearense. 
O Ciclo Carnavalesco 2017 é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e patrocínio oficial da marca SKOL. O tema deste ano é os “100 anos do Samba”, com homenagem ao jornalista e pesquisador, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez). 
Carnaval da Domingos Olímpio 
O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio começará a partir de sábado (28). As 35 agremiações que desfilarão no local foram selecionadas via edital público, que neste ano contou com o investimento de R$ 894.000,00. Também estarão pela avenida os blocos dos sujos, como são conhecidos, e que tradicionalmente participam da festa. 
A Avenida receberá a mesma estrutura de arquibancadas do ano passado, que também é utilizada no Autódromo de Interlagos (SP) e no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Trata-se de uma arquibancada mais segura e com um design diferenciado em relação aos anos anteriores. No total, há acomodação para 4.800 lugares por dia. Haverá também espaço para portadores de necessidades especiais. 
Trânsito 
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) organizará o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na cidade: Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público e Avenida Domingos Olímpio. Um efetivo de 600 agentes do órgão, bem como do Via Livre, estará trabalhando, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, para garantir a segurança e boa circulação dos veículos e pedestres. Os polos contam com o auxílio de 150 agentes de trânsito por dia, de sábado a terça-feira. 
Durante todos os dias de carnaval, a partir de 15 horas, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. Para tanto, dez agentes de trânsito atuam e fecham a Av. Beira Mar no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano. O Largo da Dona Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro, entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir do mesmo horário. 
Na Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão irá promover a interdição da via, a partir de 15h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. O objetivo da operação é otimizar a fluidez e segurança viária local, bem como resguardar a integridade das agremiações carnavalescas. A festa acontecerá de domingo a terça-feira. 
Os desvios sugeridos são os seguintes: 
- Sentido oeste da Domingos Olímpio: Pela Rua Antônio Pompeu 
- Sentido leste da Domingos Olímpio: Avenida da Universidade/Rua Meton de Alencar 
- Desvio de tráfego do fluxo sentido norte: Rua Joaquim Magalhães/Avenida Aguanambi 
- Desvio de tráfego do fluxo sentido sul: Rua Antônio Pompeu 
No Mercado dos Pinhões, seis agentes atuam diariamente, efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli. Todos os demais polos carnavalescos, como Passeio Público, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Peixes, Mercado da Pontes Vieira e Estoril contam com o apoio de uma viatura da AMC que reforçará a segurança viária no entorno dos eventos. Além da operação, a fiscalização e o atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente durante todo o feriado. A população pode acionar a AMC através do número 190. 
Faixa exclusiva na Domingos Olímpio será liberada 
Para viabilizar a realização do desfile de Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) interdita provisoriamente uma faixa de tráfego no sentido leste-oeste da Av. Domingos Olímpio. Com isso, os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados para coibir o desrespeito à faixa exclusiva de ônibus ficarão temporariamente desativados até o encerramento do período carnavalesco. 
A desativação ocorrerá nos dois sentidos da Domingos Olímpio, no trecho compreendido entre as avenidas Aguanambi e Universidade, onde está instalada a arquibancada para o desfile carnavalesco. O funcionamento da fiscalização eletrônica no trecho será retomado após a completa desmontagem das arquibancadas. As opções de rota para o motorista que quiser evitar a Domingos Olímpio são as avenidas Duque de Caxias e Pontes Vieira. 
Transporte 
Para facilitar o transporte, os foliões devem utilizar as linhas regulares do Sistema Integrado de Transporte que, por meio da integração física e tarifária, possibilita à população se deslocar de qualquer ponto da cidade para os polos carnavalescos. Com ônibus expresso saindo direto dos sete terminais para a Praia de Iracema, entre os dias 25 e 28/02, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reserva 20 veículos para a área do Aterrinho, de 19h às 2h. Para o atendimento do Carnaval de Rua na Domingos Olímpio, a frota será reforçada com 16 veículos reservas de 20h às 4h no mesmo período. 
Saúde 
A Secretaria Municipal da Saúde montará a seguinte estrutura para o Carnaval de Fortaleza: dois Postos Médicos Avançados (PMA), localizados no Aterrinho da Praia de Iracema e outro na Avenida Domingo Olímpio. O atendimento acontecerá por meio de um acolhimento com classificação de risco, espaço para observação, área para pequena cirurgia, estabilização e duas ambulâncias de Suporte Básico do Samu (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado do Samu (USA). O PMA é composto pelos seguintes profissionais: coordenador operacional, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais. O PMA abrirá uma hora antes do evento começar e fechará uma hora após o término. O índice de resolução dos casos no PMA é de 98%. O Instituto Dr. José Frota será a referência para os agravos que necessitarem de atendimento hospitalar.
Ambulantes
A Secretaria Regional II cadastrou entre os dias 10 e 17 de Janeiro, os vendedores ambulantes que irão comercializar no pré-carnaval de Fortaleza, no bairro Praia de Iracema. No total, foram 328 inscritos, para concorrer as 150 vagas disponibilizadas pela prefeitura. 
Uma equipe composta por aproximadamente 66 agentes de fiscalização e controle urbano estará posicionada na orla da Praia de Iracema e Avenida-Beira-Mar, para ordenar o comércio ambulante e orientar os comerciantes sobre a utilização correta e igualitária do espaço público. 
A Secretaria Regional II, realiza diariamente a fiscalização nesta área, porém devido ao evento e a quantidade de vagas para o comércio informal que ele gera, o trabalho é intensificado, para que não haja crimes contra a Lei de uso e Ocupação do Solo de Fortaleza. 
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disponibilizará durante o Carnaval, 56 guardas na Domingos Olímpio. Deste total, 40 guardas estarão no 1º turno, que segue de 08h às 18h, e 16 guardas no 2º turno, de 18h até o término do evento. 
O Aterrinho contará com 28 guardas (20 no 1º turno e oito no 2º turno). Já na Mocinha, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia e Passeio Público serão disponibilizados oito guardas em cada local, durante os quatro dias de evento.
Será disponibilizado ainda guardas, a partir das 8h, para apoio no Aterrinho e Domingos Olímpio. A Guarda Municipal não fará bloqueios de trânsito.
Proteção de crianças e adolescentes 
Durante o Carnaval, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome e com o Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário do Estado do Ceará, promoverá ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes. 
Cerca de 30 profissionais da Prefeitura de Fortaleza e outros 50 Agentes de Proteção realizarão atividades de prevenção, que ocorrerão nos locais de maior fluxo de brincantes, como na Av. Domingos Olímpio e no Aterrinho da Praia de Iracema. As intervenções têm o intuito combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas. Serão distribuídos material educativo e pulseiras de identificação de crianças. 
Para denunciar qualquer tipo de violação de direito de criança e adolescente é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Dique 100.
Ciclofaixa de Lazer 
Em decorrência do período carnavalesco não será realizada Ciclofaixa de Lazer neste domingo (26), assim como também ocorreu em igual período do ano passado. Já no domingo seguinte (5/3), a Ciclofaixa de Lazer retoma às atividades normais, realizando a sua 121ª edição, com três opções de rotas saindo dos bairros Montese, São Gerardo e Cocó em direção ao Passeio Público, no Centro, como opção de lazer seguro para todas as idades e deslocamento cicloviário aos domingos. A programação será anunciada na próxima semana.
PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DE FORTALEZA 2017 
Aterrinho da Praia de Iracema
Quando: Sábado (25) a partir das 17h.
Atrações: Marcos Caffé, Lídia Maria, Casa Maré e Teresa Cristina canta Cartola. 
Quando: Domingo (26) a partir das 17h. 
Atrações: Pingo de Fortaleza, Aparecida Silvino, Lorena Nunes e Dona Onete. 
Quando: Segunda (27) a partir das 17h. 
Atrações: Mel Mattos, Os Alfazemas e Chico César. 
Quando: Terça (28) a partir das 17h. 
Atrações: Erivan Produtos do Morro, Marcos Lessa e Maria Rita. 
Mercado dos Pinhões
Quando: Sábado e segunda, de 16h às 19h. 
Atração: Luxo da Aldeia. 
Quando: Domingo, de 16h às 19h. 
Atração: Bloco Camaleões do Vila com participação de Roberta Fiúza 
Quando: Terça, de 16h às 19h. 
Atração: Os Bicho de Urêia 
Mercado da Aerolândia
Quando: Sábado, domingo, segunda e terça, de 17h às 20h. 
Atração: Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria
Mocinha
Quando: Sábado, domingo, segunda e terça, 18h às 22h 
Atração: Bloco Num Ispaia Sinão Ienche 
Passeio Público 
Quando: Sábado e segunda, 9h às 11h 
Atração: Bailinho de Carnaval com Marcos Melo Maracatu
Quando: Domingo e terça, 9h às 11h 
Atração: Bailinho de Carnaval com a Banda Só Alegria 
Mercado da Pontes Vieira 
Quando: Sábado, segunda, domingo e terça, 17h às 19h 
Marchinhas de Carnaval 
Mercado dos Peixes 
Quando: Sábado, domingo, segunda e terça, 17h às 19h 
Marchinhas de Carnaval 
Domingos Olímpio
Dia 25 de fevereiro (sábado) – Maracatus
18h - Nação Pindoba - "Um Canto de Liberdade" 
18h40 - Rei Zumbi – "Maculele" 
19h20 - Nação Palmares - "Na África fui Realeza, no Brasil Banzo e Tristeza, no Além-Mar Negra Nobreza" 
20h - Nação Iracema - "15 Anos de Nação Iracema-Festa no Quilombo" 
20h40 - Nação Axé de Oxossí - "Maracatu; Guerra Bonita da Resistência" 
21h20 - Kizomba - "Em Terras Secas, Poeiras Irmãos" 
22h - Filhos de Iemanjá - "Saudação a Oxossí, Filho Querido de Iemanjá" 
22h40 - Solar - (Não Concorre) 
Dia 26 de Fevereiro (domingo) – Maracatus
18h40 - Nação Baobab - "Meu Maracatu, Dança na Sombra do Baobab" 
19h20 - Nação Pici - "Oxum o Pavão das Águas" 
20h - Vozes da África - "Meu Maracatu se Veste de Ouro do Congo a Ouro Preto, de Galanga a Chico Rei" 
20h40 - Rei de Paus - "A Mitologia Nagô e Yorubá, Contos e Lendas" 
21h20 - Nação Fortaleza - "Mãe Pequena - Jenipapo Kanindé" 
22h - Az de Ouro - "80 Anos do Maracatu Az de Ouro, uma Homenagem a uma Rainha Negra, Nzinga Mbandi" 
Dia 27 de Fevereiro (segunda-feira) – Blocos e Cordões 
17h20 - Unidos da Vila 
18h - Garotos do Benfica 
18h40 - Doido é Tu 
19h20 - As Bruxas 
20h - Vampiros da Princesa 
20h40 - A Turma do Mamão 
21h20 - Princesa no Frevo 
22h - Balaku Baku Folia 
22h40 - Império da Vila 
23h20 - Barão Folia 
00h00 - Garotos do Parque 
00h40 - Prova de Fogo 
01h20 - Amigos do Zé 
Dia 28 de Fevereiro (terça-feira) – Afoxés e Escolas de Samba 
16h40 - Acabaca - (Não Concorre) 
17h20 - Omorisá Odé 
18h - Obá Sá Rewá 
18h40 - Filhos de Oyá 
19h20 - Corte no Samba 
20h - Unidos do Acaracuzinho 
20h40 - Mocidade Bela Vista 
21h20 - Girassol de Iracema 
22h - Tradição da Bela Vista 
22h40 - Império Ideal 
23h20 - Imperadores da Parquelândia 
00h - Colibri 

Acesse nossas redes sociais:
Facebook: Ciclo Carnavalesco 2017
Instagram: @ciclocarnavalesco

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.