Jazz e Blues em Fortaleza

Depois da temporada serrana com muita música boa em Guaramiranga, o 18° Festival Jazz & Blues chega a Fortaleza depois da Quarta-feira de Cinzas para mais quatro dias de programação. É de hoje a domingo, com shows no Cineteatro São Luiz e Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e oficinas no Teatro Celina Queiroz e CCBNB.
A programação em Fortaleza começou na tarde de hoje com duas oficinas. Os violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo (Duofel), o instrumentista de sopros Carlos Malta e o percussionista Robertinho Silva, que formam o Duo+Dois, ministram oficina no Teatro Celina Queiroz. No CCBNB, a atividade será com o baixista cearense radicado em São Paulo Michael Pipoquinha.
Os shows em Fortaleza
Dois grandes shows abrem a programação musical do Festival em Fortaleza hoje. No Cineteatro São Luiz, às 19h, sobe ao palco um dos maiores nomes do blues contemporâneo no Brasil, o pianista e cantor Adriano Grineberg, tendo como convidados a cantora Ana Cañas e o percussionista e cantor senegalêsMamour Ba. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2016, Adriano Grineberg recebeu cinco indicações na edição de 2017 deste mesmo prêmio, que acontece em abril.
Também hoje, no Anfiteatro Dragão do Mar, Corey Harris Band (EUA) apresenta-se a partir das 20h30. O grupo é liderado pelo guitarrista americano do Colorado, Corey Harris, aclamado pela crítica como um dos poucos bluesmen contemporâneos capazes de canalizar a emoção crua e direta do delta-blues acústico sem se sair como um historiador obcecado por autenticidade. Embora versado sobre os primórdios da história do blues acústico, ele mistura uma variedade considerável de influências - de Nova Orleans ao Caribe e à África - em sua música ricamente expressiva.
Amanhã, o Festival Jazz & Blues estará no Cineteatro São Luiz com o Duo+Dois, quarteto integrado por três entidades da Música Instrumental Brasileira: o renomado Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo, o músico de sopros Carlos Malta, conhecido como "Escultor do Vento", e o lendário percussionista Robertinho Silva. O repertório contemplará versões de clássicos da MPB de Edu Lobo, Milton Nascimento, Tom Jobim, João Donato, Baden Powell, entre outros.
No sábado, no Cineteatro São Luiz a partir das 19 horas, mais dois shows que foram super aplaudidos em Guaramiranga. A começar pelo duo formado pelo baixista Michael Pipoquinha, cearense radicado em São Paulo, que aos 20 anos já é um veterano dos palcos e desponta como um dos principais nomes da sua geração, e o baterista Denilson Lopes, um dos mais atuantes bateristas cearenses, que já gravou e tocou com grandes nomes da música brasileira dentro e fora do Brasil. Na sequência, o público vai conferir o belíssimo Tributo a Django Reinhardt, um dos criadores do Jazz Cigano, apresentado pelo violonista Marcos Maia, a cantora Paula Tesser e mais Paulo Leniuson (violino), Lucas Araújo (violões), Claudio Miranda (contrabaixo acústico) e Marcelo Holanda (bateria). 
Cinema e Música no domingo
Músicos da Casa do Blues, associação de músicos de blues do Estado do Ceará, se reúnem para interpretar temas referentes à trilha do filme Cadillac Records, de Darnell Martin, buscando reproduzir todo o clima e sonoridade da época. Às 16 horas acontece a Sessão Sonora, com a exibição do filme. Às 18 horas sobe ao palco a banda, composta por membros dos grupos De Blues em Quando (Diogo Farias nas gaitas, Alvin nas guitarras slide, lapsteel e cigarbox), Blues Label (Roberto Lessa na guitarra e vocais, Leonardo Vasconcelos nos teclados, Victor Fontenele no baixo, Marcelo Holanda na Bateria), além de Marília Lima (vocais), Felipe Cazaux (guitarra e vocais) e Cláudio Oliveira (guitarra e vocais).
Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 18° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: Rede, Indaiá, Hipercor e Banco do Nordeste. Apoio Cultural: Casa Pio, Prefeitura de Guaramiranga, Mercadinhos São Luiz, Dakota, Servis, Cineteatro São Luiz e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Agradecimento: ENEL. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação, APAMA e Ministério da Cultura. 
SERVIÇO
18° Festival Jazz & Blues em Fortaleza - De 2 a 5 de março. Shows: Dia 2 às 20h30 no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema); De 2 a 4 às 19h no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro), dia 5 Sessão Sonora às 16h e show às 18h no Cineteatro São Luiz. Shows do dia 02: acesso gratuito. Shows de 03 a 05: R$ 20 / R$ 10. À venda na bilheteria do Cineteatro São Luiz. Oficinas gratuitas: Dia 2 - Duo+Dois às 15h no Teatro Celina Queiroz (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - Unifor); Michael Pipoquinha às 15h no CCBNB (R. Conde d'Eu, 560 - Centro). Informações: (85)3262.7230.www.jazzeblues.com.br. Instagram: @festivaljazzeblues Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). 
PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA
2.3 (QUINTA)
Teatro Celina Queiroz
15h - OFICINA: Duo+Dois (SP/RJ)
Auditório do CCBNB
15h - OFICINA: Michael Pipoquinha (CE/SP)
Cineteatro São Luiz
19h - SHOW: Adriano Grineberg (SP) convida Ana Cañas (SP) e Mamour Ba (Senegal)
Anfiteatro Dragão do Mar
20h30 - SHOW: Corey Harris Band (EUA)
3.3 (SEXTA)
Cineteatro São Luiz
19h - SHOW: Duo+Dois (Duofel, Carlos Malta e Robertinho Silva) (SP/RJ)
4.3 (SÁBADO)
Cineteatro São Luiz
19h - SHOWS: Michael Pipoquinha (CE/SP) e Denilson Lopes (CE) / Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt, comMarcos Maia e Paula Tesser (CE)
5.3 (DOMINGO)
Cineteatro São Luiz
16h - SESSÃO SONORA: Exibição de filme Cadilac Records
18h - SHOW: Casa do Blues (CE)
* Programação sujeita a alterações

Comentários