Pesquisar no blog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

'A Imprensa'

A reinauguração do painel “A Imprensa”, de Yara Tupynambá, acontece hoje, na Casa do Jornalista, no Centro de Belo Horizonte (MG). Esta foi a primeira vez que a peça passou por um processo completo de restauração, no qual parte da pintura foi refeita e os estragos provocados por cupins na madeira foram recuperados.
O painel de 5,5 x 2,7 metros, que ocupa uma parede inteira da Casa do Jornalista, retrata uma sequência de cenas que mostram as atividades jornalísticas, desde a apuração do fato, o tratamento da notícia na redação, o registro fotográfico, a diagramação, impressão e distribuição do jornal até a produção e veiculação da notícia na TV.
Yara ressalta que o painel ganhou ainda mais importância com o passar dos anos. Afinal, mais de 50 anos depois, o próprio processo de produção jornalística mudou e muitos equipamentos, como a máquina de escrever e o linotipo caíram em desuso. “O painel passou a ser maior, passou a ser um documento de memória do jornalismo”, explica.
A recuperação do painel teve início em dezembro de 2016, com o apoio do Mercantil do Brasil, e foi a maior restauração já feita pela artista em uma obra sua. “Estamos satisfeitos em apoiar um projeto desse porte, e de uma artista tão importante para a cultura nacional como a Yara Tupynambá”, enfatiza o diretor executivo Financeiro, de Relacionamento com Investidores e de Marketing, Roberto Assumpção.
Projetos apoiados
O investimento social do Mercantil do Brasil está focado no incentivo ao Esporte, à Cultura e à Cidadania. Em 2017, alguns dos projetos apoiados são: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Festival de Esportes Mercantil do Brasil, Copa Mercantil do Brasil, Arte Favela, Fundação de Educação Artística e Circo no Querubins.
MB: o impulso que move o Esporte, a Cultura e a Cidadania.
Serviço
Para convidados: Coquetel reinauguração “A Imprensa”, de Yara Tupynambá
Dia: 27 de abril
Horário: 19h30
Local: Casa do Jornalista – Avenida Álvares Cabral, 400, em Belo Horizonte (MG).

Nenhum comentário: