segunda-feira, 17 de abril de 2017

Amanhã

Mesmo em momento de crise, existem empresas que se destacam e mantém altas taxas de crescimento anualmente. As chamadas Empresas de Alto Crescimento (EACs), apesar de representarem apenas um pequeno percentual de empresas na economia do país, são as principais responsáveis pela criação de empregos.  Segundo a última estatística do IBGE, o Brasil tinha 31.223 dessas companhias em 2014, o que representa 1,3% do total de empresas do país — apesar disso, elas geraram quase a metade dos novos empregos no período (46,7%). Dentro desse grupo, existe uma subdivisão, as Scale-ups, organizações cujo ciclo acelerado de crescimento e criação de riqueza baseia-se, fundamentalmente, na escalabilidade do seu modelo de negócios. A ONG Endeavor oferece um programa de mentoria, o Scale-Up Endeavor, que apoia empreendedores deste setor selecionados em todo o país. Este ano foram mais de 200 empresas, algumas delas aqui no Ceará.  
Na manhã desta terça-feira (18), a partir das 08 horas, a Endeavor realiza a abertura do programa Scale-up em Fortaleza. Os empreendedores cearenses selecionados serão apresentados ao programa e darão os primeiros passos no diagnóstico, com apadrinhamento e diálogo com os mentores. No evento de abertura, haverá palestras de Geraldo Luciano Mattos Júnior, diretor Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria e de Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco; e de Ari de Sa Cavalcante Neto, CEO do Sistema Ari de Sá. 
Ao longo do ano serão realizadas mentorias coletivas e encontros mensais entre os líderes de empresas com maior sinergia. Além do evento de encerramento do programa, os selecionados participarão ainda dos eventos realizados pela Endeavor no país. 
Cátedra
Abril também marcou o lançamento de uma parceria entre Endeavor e Insper. A ONG e a instituição de ensino se uniram em uma cátedra que vai estudar as Scale ups.  A pesquisa é conduzida pelo professor Guilherme Fowler A. Monteiro. A parceria vai trazer rigor acadêmico para a área e, como consequência, ajudará a Endeavor a entender melhor essa categoria de empresas para apoiar melhor os empreendedores. 
O primeiro trabalho do pesquisador para a Cátedra é o white paper "Empresas de alto crescimento e o desafio de Scale-Up" em que ele analisa estudos internacionais sobre o assunto. O artigo está disponível em: http://info.endeavor.org.br/whitepaper-scale-ups 
Segudo o artigo, “scale-up é uma empresa cujo ciclo acelerado de crescimento e criação de riqueza baseia-se, fundamentalmente, na escalabilidade do seu modelo de negócios.” A partir dessa definição, é possível discutir melhor como criar incentivos para que as empresas mais produtivas cresçam, como identificar os negócios com possibilidade de ganho de escala e suportar seu desenvolvimento. Já se sabe que esse estímulo é diferente do necessário para as empresas em estágio inicial, por exemplo.
O trabalho também mostra que scale-up é uma fase na história da organização. Ela surge, valida o seu modelo de negócios escalável, cresce fortemente por um período, mas não necessariamente se mantém assim para sempre. Para a economia como um todo, isso não é ruim: ganha-se produtividade em um ambiente em constante mudança, com ideias (e empresas) nascendo e crescendo de modo acelerado.  “Por outro lado, quanto maior a porcentagem de companhias que permanecem estáticas, menor o crescimento da produtividade”, diz o pesquisador do Insper. 
Sobre a Endeavor
A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos que existe para multiplicar o número de empreendedores de alto impacto e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Para isto, seleciona e apoia empreendedores inovadores, que sonham grande e transformam os setores em que atuam; compartilha suas histórias e aprendizados; e promove estudos para direcionar o ecossistema empreendedor brasileiro. Mais informações:https://endeavor.org.br/ 

Abertura do Programa Scale-up Endeavor no Ceará
Dia: 18 de abril (terça-feira)
Horário: 08 horas
Local: Sistema Ari de Sá Cavalcante (Av. Engenheiro Santana Júnior, 3333) 

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog