sexta-feira, 14 de abril de 2017

Festa dos Caretas

Realizada há mais de 70 anos no município de Senador Pompeu, a Festa dos Caretas acontece, amanhã, às oito da manhã, na comunidade rural de Engenheiro José Lopes, na Semana Santa. Com o objetivo de difundir as manifestações tradicionais do Ciclo Pascal na região central do Ceará, o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente promove oficina de máscaras e Festa dos Caretinhas para as crianças, além do Círculo dos Caretas, da Farra de Judas e de festejos populares. O projeto tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio do XIII Edital Ceará da Paixão da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
Tendo à frente o Grupo de Tradição Caretas do Engenheiro José Lopes, a festa integra o Ciclo da Paixão, em que o profano se evidencia, culminando com a malhação do Judas. Os Caretas, que mais parecem demônios mascarados, percorrem comunidades e cidades em busca de prendas que são postas no Círculo de Caretas, no Sábado de Aleluia. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas. Ao final é proferido o Testamento, e Judas é malhado e queimado. Como em outras festas no sertão, o Judas costuma deixar o seu testamento, em versos populares, passando sua herança para pessoas da comunidade.
Além do tradicional cortejo de caretas, testamento e malhação de Judas, o projeto promove em Senador Pompeu a apresentação de grupos da cultura popular tradicional, como reisados, danças folclóricas e forró pé de serra.
“Na comunidade de Engenheiro José Lopes, Distrito Rural de Senador Pompeu, a Festa dos Caretas é uma das mais importantes nesse período e se constitui como patrimônio imaterial da cultura cearense. Daí a relevância do projeto, que visa à valorização e preservação dessa tradição”, destaca o produtor cultural Adriano Souza.
Programação
Festa do Caretinhas
Data: 15/4/2017
Horário: 8 horas
Local: Ao lado da Estação Ferroviária de Engenheiro José Lopes


Círculo de Caretas e Festejo Popular

Data: 15/04/2017

Horário: Das 20h às 23h

Local: Comunidade de Engenheiro José Lopes

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog