sexta-feira, 14 de abril de 2017

Raio mata em Russas

Um raio matou duas pessoas hoje, no assentamento Bernardo Marin II, em Russas, no Sertão Central do Ceará. Morreram Maria da Conceição dos Santos, de 55 anos e João Victor Manuel da Silva Almeida, de oito anos. As primeiras informações é que eles estavam tomando banho no açude Capecé do assentamento e sofreram a descarga elétrica, vindo a morrer imediatamente. Várias pessoas estavam tomando banho no açude no momento do raio.
O assentamento Bernardo Marin II é resultado da reforma agrária feita em Russas há uma década. O assentamento é tido como modelo de reforma agrária no Ceará.
Os assentados estão todos comovidos com as mortes. O velório dos dois acontece na associação comunitária do assentamento e o sepultamento deve ocorrer amanhã.
Este ano (de primeiro de janeiro a 14 de abril), o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição do Ceará registrou mais de 36 mil raios no Estado. Em 2016 foram 22.596. A Enel acusou 38 raios nesta sexta-feira em Russas. Um atingiu fatalmente o casal no assentamento Bernardo Marin II. No Ceará, hoje foram 637 raios em 39 cidades.
E Enel orienta os cuidados dentro de casa durante a incidência de raios: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar consertos de instalações elétricas; e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. 
Os cuidados fora de casa durante tempestade: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; e evitar estar em locais como campos abertos, como açudes, praias, lagos, piscinas, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog