terça-feira, 9 de maio de 2017

Amanhã na AL-CE


AL promove II Seminário de Diálogo da Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) promove, amanhã (10), às 13 horas, o II Seminário de Diálogo da Comissão de Direitos Humanos. A iniciativa é dos deputados Renato Roseno (Psol) e Rachel Marques (PT) e contará com a participação da palestrante Lúcia Xavier, uma das coordenadoras da organização não governamental (ONG) Criola, do Rio de Janeiro.
Lúcia Xavier vai falar sobre o cenário dos direitos humanos no Brasil e “ajudará a construir uma agenda para o movimento de direitos humanos no Ceará de forma integrada”.
A deputada Rachel Marques, presidente da CDHC, explica que o Seminário de Diálogo da Comissão de Direitos Humanos foi promovido pela primeira vez em 2015, com o objetivo de apresentar os cenários de violações no Ceará, além de criar uma pauta para a atuação da Comissão em consonância com os mais de 50 grupos, organizações e movimentos do Estado voltados para o tema.
“O objetivo desse segundo encontro é avaliar o trabalho realizado pela Comissão de Direitos Humanos nos últimos dois anos, bem como apontar rumos e a agenda de trabalho para o próximo biênio”, informa.
Conforme o deputado Renato Roseno, a conjuntura atual é, marcadamente, de ataque e desarticulação dos direitos humanos, tanto no plano simbólico, das narrativas, quanto objetivamente, em termos de direitos garantidos.
“A ascensão dos discursos conservadores articulados pela internet e a desinformação quanto ao sentido dos direitos humanos têm solapado profundamente a dignidade dos inúmeros sujeitos historicamente marginalizados: negros, indígenas, LGBTs, pessoas em privação de liberdade, a juventude etc. Ampliar a compreensão acerca dos direitos humanos, bem como impulsionar a articulação dos movimentos de direitos humanos, aumentar os caminhos de participação e relação com a institucionalidade são extremamente necessários nesse contexto, como resistência à iminente destruição de um sem número de conquistas sociais”, enfatiza o parlamentar.
Além da palestrante carioca, foram convidados representantes das entidades do Estado voltadas para a defesa dos direitos humanos. O debate acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog