Pular para o conteúdo principal

Cultura Infantil


O Plano Estadual Cultura Infância do Ceará será apresentado no III Fórum Nacional Cultura Infância, que acontece de 12 a 14 de maio de 2017, em Fortaleza. As discussões terão como ponto de partida a iniciativa cearense, que é a única experiência de uma Política Pública de Cultura Infância consistente, formatada no País. O evento contará com a participação de 30 representantes de outros Estados, além de convidados de Fortaleza e do interior do Ceará.

Todos os participantes integram o Grupo Nacional Cultura Infância, um coletivo de artistas, pesquisadores, gestores, produtores culturais e projetos socioculturais de diferentes estados brasileiros, que discutem e propõem políticas públicas para a Cultura Infância, a fim de garantir os Direitos Culturais das crianças brasileiras, promovendo-os como prioridade absoluta dentro da gestão pública. Para isso, são realizados debates junto à sociedade civil e o poder público, reivindicando programas, ações e recursos públicos com essa finalidade, no âmbito municipal, estadual, distrital e federal.

EXPERIÊNCIA DA FRANÇA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA INFÂNCIA - O Fórum começa na próxima sexta-feira (12), às 19 horas, no Hotel Sonata de Iracema, com uma mesa-redonda sobre o federalismo cultural, onde serão abordadas as possibilidades de alianças entre União, Estados e Municípios para o desenvolvimento de uma política cultural, porém com ênfase nos Estados.

Dessa mesa participará o Adido Cultural da Embaixada da França no Brasil, Jean-Pascal Quiles, que discorrerá sobre o funcionamento do sistema de federalismo na política cultural francesa, com destaque para a infância. “Enquanto estamos lutando no Brasil por 1 ou 2%, existem cidades na França que destinam de 15 a 20% do orçamento local para a cultura e, dentro dessa fatia, há rubricas específicas para a infância”, comenta Emídio Sanderson, participante do Grupo e um dos autores do Plano Estadual Cultura Infância do Ceará.

- “Na França há políticas públicas de cultura nos âmbitos municipal, regional e federal, e esses orçamentos são cruzados”, diz Osiel Gomes, participante cearense que também atuou na elaboração do Plano Estadual. 

- A nossa ideia é que no Brasil as políticas públicas para a Cultura Infância também aconteçam nas três esferas. Fizemos uma base no Ministério da Cultura (MinC) e agora estamos partindo para uma base estadual, justamente para que possamos ter esse cruzamento. Vamos para a base, pensar nos estados com os deputados e fazer com que isso vá em bloco para o topo. É uma estratégia de sobrevivência”, explica.

A mesa de abertura do III Fórum terá também a participação do professor de Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (Unifor), Humberto Cunha, que abordará o federalismo cultural com base em suas pesquisas na área, e de um representante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que falará sobre o processo de elaboração e formato do Plano Estadual Cultura Infância, ratificando o compromisso do Governo do Estado do Ceará junto à Cultura Infância.

EDIÇÕES ANTERIORESNo primeiro Fórum, realizado em 2014, o Grupo elaborou a Carta Rio Cultura Infância, na qual recomendava ao MinC desenvolver algumas políticas de Cultura Infância, como a inclusão de uma meta específica no Plano Nacional de Cultura e a criação de Centros de Referência de Cultura Infância pelo Brasil.
Em 2015, no segundo Fórum, os participantes reforçaram o que foi discutido no ano anterior. 

- Pouca coisa tinha sido encaminhada dentro do Ministério da Cultura, então elaboramos e enviamos um novo documento e aprofundamos as discussões”, conta Emídio Sanderson.
No III Fórum o Grupo vai discutir como fazer reverberar essa questão e quais serão as ferramentas e objetivos para cobrar políticas públicas culturais para a infância, tanto nos entes federativos do Estado como reforçar novamente junto ao MinC.

Nos dois primeiros Fóruns as discussões se voltaram para a política nacional de Cultura Infância e agora serão focadas no âmbito estadual. Os participantes vão se reunir para propor estratégias a fim de que os estados possam pensar em suas políticas públicas de Cultura Infância, tendo como exemplo o projeto cearense. A luta do grupo é também para que possa existir um Plano Nacional Cultura Infância.

- Nós tivemos a luz de criar o Plano Estadual Cultura Infância do Ceará. O que existia até então era o Plano Nacional de Cultura, que não contempla a Infância”, diz Emídio Sanderson. Segundo ele, o Plano Estadual Cultura Infância está no gabinete do governador Camilo Santana para ser encaminhado para a Assembleia Legislativa e virar Projeto de Lei. “Com isso, o Ceará vai ser, de fato, o único lugar no país que tem um plano específico de Cultura Infância para os próximos 10 anos”, revela.

PRÓXIMOS PASSOS No segundo semestre representantes de 15 Secretarias de Cultura do país vão se reunir em Fortaleza para realizar diferentes debates em torno das políticas públicas de Cultura Infância. Na ocasião, serão reunidos os 10 integrantes do GT de Federalismo da Cultura Infância que será formado agora em maio, que ministrarão essa imersão. Serão abordadas as recomendações levantadas durante o III Fórum e será apresentado o diagnóstico em torno das políticas públicas de Cultura Infância no âmbito das unidades federativas.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, o III Fórum Nacional Cultura Infância é uma realização do Grupo Nacional Cultura Infância, com apoio do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

SERVIÇO
  • 3º Fórum Nacional Cultura Infância
  • De 12 a 14 de maio de 2017.
  • Hotel Sonata de Iracema (Avenida Beira Mar, 848 - Praia de Iracema). 
  • Abertura: Dia 12 (sexta), às 19 horas. Dia 13 (sábado), das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas. Dia 14 (domingo), das 8h30 às 10h30 . 
  • Evento restrito aos integrantes do Grupo Nacional Cultura Infância. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".