Pesquisar no blog

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Gestão Eficaz

O Sindicato das Construtoras (Sinduscon-CE) realiza amanhã, de 14 às 18 horas, no auditório José Flávio, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o seminário “Ética eCompliance para uma Gestão Eficaz”.
O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do evento, destinado a difundir as ferramentas disponíveis para fortalecer métodos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), promotora do evento junto com o Sesi Nacional. 
O seminário dá continuidade ao processo de capacitação das empresas e entidades associadas do segmento da construção, iniciado em junho de 2015. Neste ano, já aconteceu em João Pessoa (PB), Recife (PE), São Paulo e Maceió (AL). Em 2016, percorreu as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA) e Porto Alegre (RS).
Durante o encontro, o Doutor em economia, Gesner Oliveira; e o cientista político, Leonardo Barreto, abordarão em suas apresentações as linhas gerais do tema. O vice-presidente da Associação Internacional de Procuradores, Manuel Pinheiro; a jurista Eliana Calmon, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o diretor de Complience da Siemens, Reynaldo Makoto Goto, irão participar do painel central “Ética e Compliance na Construção”.
Como parte da programação, a CBIC irá apresentar o Guia de Ética e Compliance da Construção, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas.
Disponíveis também em meio digital (http://cbic.org.br/sites/default/files/etica.pdf), as publicações são inéditas e incluem um guia referencial de ética, um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada, um código de conduta concorrencial para a construção civil e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

Nenhum comentário: