Pular para o conteúdo principal

Stone Fair

A Fortaleza Brazil Stone Fair chega a sua terceira edição nesta semana. Entre os dias 1 e 3 de junho, o público e profissionais do setor de rochas ornamentais têm a oportunidade de conferir palestras e ações relacionadas ao tema. O evento traz mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos da cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento, abrangendo toda a cadeia produtiva, indo dos produtores até os especificadores do produto (arquitetos, designers e decoradores).
Criado com o intuito de auxiliar no crescimento do setor, o evento foi criado pelo Sindicato da Indústria de Mármores Granitos do Estado do Ceará, Simagran-CE, que tem fomentado essas e outras atividades. Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato, explica que é essencial promover e desenvolver o Estado, tornando-o atraente para novos empreendimentos, e, ao mesmo, gerar mecanismos para incentivar a industrialização do setor de mármores e granitos, atualmente transportados para o Espírito Santo, maior exportador do País. 
Para esta edição, a feira deseja melhorar e aumentar a sinergia com os profissionais de arquitetura, indo além dos aspectos estéticos e decorativos. “Diante disso, durante o evento teremos palestras destinadas aos profissionais de engenharia e arquitetura, abordando o uso de rochas. Eles também poderão conhecer uma grande variedade de rochas exóticas ainda pouco conhecidas no Brasil”, completa Alencar. 
O sucesso do primeiro evento lhe garantiu uma vaga no calendário mundial das feiras do setor. Promovido pelo o Simagran-CE, o evento visa incrementar a demanda e a valorização da pedra natural, nos mercados nacionais e internacionais. Para tanto, a feira é divulgada nos mais variados países.
Novidades do evento
Pela primeira vez, Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias, estará no evento. A abertura contará com uma homenagem à Andrade. Todos os Presidentes de federações estaduais, foram convidados por Beto Studart, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
Outra novidade do evento é o lançamento do MBA em Gestão e Utilização de Rochas na Arquitetura e Construções Civis. As aulas iniciam no dia 25 de agosto na Fiec e a certificação será conferida pela Faculdade da Indústria do Paraná. O objetivo é apresentar aos alunos as funcionalidades e os usos das rochas, indo além da beleza e encontrando adequações para evitar patologias.
O mercado
Caracterizado por seu crescimento rápido e expressivo, o setor de rochas ornamentais do Brasil passou a ser considerado relevante em 1989. Neste ano, o país exportou cerca de USD 50 milhões. Em 2016, o número cresceu para USD 1,13 bilhão, confirmando a evolução do segmento.
Nos anos 1990, a região Nordeste iniciou a sua expansão e hoje responde por cerca de 26% da produção brasileira. Um dos responsáveis por essa relevância foi o incremento na produção de rochas exóticas e superexóticas (granitos e quatzitos) e de rochas carbonáticas (limestones) na chapada do Apodi (Ceará e Rio Grande do Norte)
Mensalmente, cerca de 4 mil m³ de granitos e quartzitos, com preço de comercialização em blocos brutos (entre USD 1 mil m³ e USD 2,5 mil m³), são levados do Ceará para a região sudeste, onde são beneficiados e transformados em chapas polidas na espessura de 3cm, seguindo para os Estados Unidos. “Se conseguirmos criar as condições para que parte deste volume seja aqui industrializado e exportado pelos portos cearenses, cerca de USD 150 milhões, aproximadamente, seriam agregados anualmente a pauta de exportação estadual”, afirma Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato da Indústria Mármores Granitos do Estado do Ceará, Simagran-CE.
As condições favoráveis para o desenvolvimento da indústria de rochas ornamentais tornaram o Ceará um grande representante nas exportações, a nível nacional. Dentre os fatores estão: disponibilidade de reservas minerais, infraestrutura adequada, potencial de mercado e localização privilegiada no que diz respeito à logística de fretes marítimos internacionais.
O volume de exportações já superou, segundo o Simagran, estados como Rio de Janeiro e Bahia, elevando o Ceará para a terceira colocação em números de exportação. “Devemos ainda ressaltar que o setor de rochas ornamentais é um dos qualificados como prioritários para instalação de indústrias na ZPE-Pecém. Já são 19 protocolos de intenções assinados e três projetos já estão em fase de modelagem”, diz o Presidente do Simagran-CE. Em março, a Thor Granitos, maior exportadora do Brasil em volume de CTNR, passou a atuar no Ceará. A empresa foca, agora, na zona rural de Santa Quitéria e, posteriormente, irá estruturar outra unidade na segunda etapa da ZPE. Hoje, a Thor Granitos exporta entre 450 e 550 contêineres de granito brasileiro.
Cerca de 200 empresas compõem o núcleo de marmorarias no Ceará. O parque industrial do Estado está em fase de renovação e seis teares multifios, que representam a maior inovação no setor das rochas ornamentais, já estão instalados. Na vanguarda brasileira de extração de Granito, o Estado foi um dos primeiros a incrementar o uso das máquinas a fio diamantado, ainda no início dos anos 1990. 
Hoje, aproximadamente 35 empresas do Espírito Santo atuam no Ceará extraindo blocos de granito, evidenciando o potencial do Estado. Por conta dos investimentos por parte dos empresariados, a região detém o segundo maior parque industrial nacional, o que pode consolidá-la como o terceiro mais importante polo de rochas ornamentais do Brasil. “Apesar de não termos um número consolidado, podemos estimar conservadoramente que o setor comercializa através da sua capacidade produtiva atualmente instalada, algo como R$ 500 milhões anualmente”, completa Alencar.
Por conta do cenário e do impacto da feira, que na edição passada recebeu 4 mil visitantes de 14 países diferentes, o setor apresenta bons resultados. A expectativa para a edição de 2017 é um público de 10 mil pessoas. Em 2014, por exemplo, as exportações do Ceará somaram USD 16.188.226,00. No ano seguinte, a arrecadação foi de USD 19.633.836,00 e em 2016, USD 26.122.643,00, representando uma variação de 33% em relação ao ano anterior. Em 2014, eram oito investidores de fora do Estado, enquanto em 2015 o número subiu para 14 e 2016 fechou com 36 investidores, o que representa um aumento de 450%
Programação
1 de junho - quinta-feira 
15h30 - Palestra sobre o Estudo da Competitividade do Setor de Rochas Ornamentais no Brasil, com Reinaldo Dantas Sampaio - Presidente Abirochas 
16h30 - Palestra sobre Inovações em Fachadas Ventiladas, com Paulo Giafarov- DGG
17h45 - Lançamento do Atlas Mineral do Estado do Ceará, pela Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e lançamento do Anuário Mineral do Estado do Ceará, pelo Ministério das Minas e Energias/DNPM, com todas as informações econômicas da mineração cearense). 
19h - Solenidade de abertura - Presença do Presidente da CNI- Robson Andrade
2 de junho - Sexta-feira 
15h30 - Palestras “A vez dos Retrofit”, com o arquiteto Luiz Fiúza
16h30 - Palestra sobre Aproveitamento de resíduos de extração de granito visando aplicações tecnológicas no concreto, com Francisco Carvalho de Arruda Coelho – Eng. Civil - SECITECE
3 de junho - sábado
15h30 - Palestra sobre o Geopark Araripe: histórico, objetivos, parcerias e projetos para promoção da conservação do patrimônio natural e da sustentabilidade, com o professor Alamo Saraiva
16h30 - Palestra de Encerramento “O Uso de Rochas na Arquitetura e Obras Civis”, com Carlos Rubens A. Alencar, coordenador da CEE-187-ABNT

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".