Pesquisar no blog

sexta-feira, 19 de maio de 2017

'Um Tempo de Chuva'

A companhia artístia a3 de Natal (RN) realiza nos dias 23 e 24 de maio em Fortaleza oficinas de dança-teatro e sensibilização artística, e apresenta nos dias 25 e 26 de maio o espetáculo Um Tempo da Chuva. As atividades integram o projeto de circulação viabilizado através do programa de patrocínios Banco do Nordeste Cultura, e vai percorrer as cidades de Sousa (PB), Fortaleza e Juazeiro do Norte. As apresentações e oficinas serão sediadas nos Centros Culturais Banco do Nordeste de cada cidade, e são gratuitas.
A iniciativa da companhia a3 vai além da formação de plateias. Trabalhando com as experientes Anízia Marques e Ana Claudia Viana, o projeto Um Tempo da Chuva busca semear o gosto pelo teatro, as artes e a dança, e defende o fortalecimento e valorização da iniciativa, permanência e visibilidade de grupos de pesquisa em dança que atuam com artistas acima de 40 anos.
Para participar das oficinas, basta ter mais de 14 anos e enviar e-mail para a3danca@gmail.cominformando nome completo, CPF, RG, telefone de contato, ocupação e se já estudou dança. As oficinas acontecem às 14h nos dias 23 e 24 e os espetáculos acontece às 18h nos dias 25 e 26. Para assistir a Um Tempo da Chuva, basta retirar o ingresso um hora antes do espetáculo no próprio CCBNB Fortaleza.
Um Tempo da Chuva
O encontro entre duas pessoas debaixo de uma parada em um dia de chuva, e a construção da amizade pelo caminho do desvelamento dos medos e desejos de cada uma delas. Esta é a trama de Um Tempo da Chuva, uma adaptação da peça O tempo da Chuva, texto original de Henrique Fontes, Rafael Ary e Paula Vanina. Em cena, as bailarinas Anízia Marques (Anízia Marques Cia de Dança) e Ana Cláudia Viana (Grupo Nammu) atuam no espaço urbano tomado pela chuva, explorando sensações e sentimentos oriundos do encontro. A dança-teatro surge neste espetáculo como um catalisador do subjetivo humano, integrando expressões artísticas e proporcionando envolvimento do público junto ao espaço cênico.
Contemplado pelo programa de patrocínios Banco do Nordeste Cultura (Lei Rouanet, Art. 18), o projeto está percorrendo os Centros Culturais BNB nas cidades de Sousa-PB, Fortaleza e Juazeiro-CE durante o período de 16 de maio a 23 de junho. Além da peça Um Tempo da Chuva, que será apresentada em cada CCBNB, a bailarina Ana Claudia Viana ministrará oficinas de dança-teatro gratuitas. As oficinas tem duração média de três dias e vão promover a sensibilização corporal por meio da arte. Poderão participar profissionais do teatro e dança, amadores e comunidade em geral. Toda a programação é GRATUITA.
Quem dança-atua
Ana Cláudia Viana e Anízia Marques são as intérpretes de Um Tempo da Chuva. Bailarinas e diretoras de grupos – Nammu e Anízia Marques Dança (Natal-RN) – defendem a atuação contínua do artista, sem abraçar o estigma de a dança ser para corpos jovens. Atuantes no Espaço a3 de dança desde 2014, que abriga as duas companhias independentes, Ana e Anízia compactuam a atuação na arte em prol da sensibilização corporal e convivência através da dança-teatro.
Anízia Marques
Formada pelo Ballet municipal de Natal, foi diretora artística da Domínio Cia de Dança e do Balé da Cidade do Natal. Na Domínio Cia de Dança foi assistente de Mario Nascimento (MG) - Recusa, Sergio Rocha (SP) – Bossa Nossa, e Savio de Luna (RN) – Dançando Mercedes. No Balé da Cidade do Natal foi assistente de coreografia de Luis Arrieta (SP) – Fragmentos da Página 5 e Palhaços, Domingos Costa (RN) - Seco, Marcelo Moacir (BA) - 15 Anos Depois, Armando Duarte (USA) – Você Não Sabe Como Eu te Amo, e Carlos Cotizzo (Alemanha) - Cadeiras.
Recebeu prêmios como bailarina e coreógrafa. No Festival de Joinville, em 2005, ganhou com o duo PELOS ARES (2º lugar). No ano de 2006 no mesmo festival foi indicada a coreógrafa revelação tendo destaque no Solo Prece (1º LUGAR), com o trio No Caminho de Casa (2º LUGAR) e com o solo Marias (3º LUGAR). Recebeu o Troféu Mérito Potiguar da Educação, categoria Cultura em 2005. Em 2008 recebeu o Troféu o Poti IV (Natal/RN). Foi Chefe do setor de atividades culturais da Fundação Capitania das Artes – FUNCARTE, foi professora e coreógrafa do grupo Gira Dança por três anos e fundou a Anízia Marques Dança, em 2013, sendo atualmente gestora do Espaço a3 de dança.
Ana Claudia Viana
É graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição (2010). Atualmente é dançarina-criadora e diretora artística do Nammu Dança, e sócia do Espaço a3 de Dança. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos temas da condição humana, dança e processos de criação. Foi dançarina da Gaya Dança Contemporânea por 18 anos, atuando em todos os espetáculos do grupo e trabalhos coreográficos assinados por Henrique Rodovalho (Embrulho Embolado), Ivonice Satie (Brincante, Arroq, Chronos), Edson Claro (Matriarca, Raízes Eternas) e Tíndaro Silvano (www.com.br e Fantasia Agreste), além de exercer o cargo de Assistente de Direção. Atuou como preparadora corporal nos seguintes trabalhos teatrais: Os Perigos de Vitória, A Estrada, Meu Nome e Destrilhados, pela Casa da Ribeira (RN), Encruzilhada do Mundo e Margem Ribeira, pela Bololô Cia. Cênica (RN), e Dois Amores y um Bicho, pela companhia Clowns de Shakespeare (RN).
Programação de Oficinas e espetáculos
Um Tempo da Chuva irá circular pelas cidades de Sousa (PB), Fortaleza e Juazeiro do Norte apresentando o espetáculo e realizando oficinas de dança-teatro gratuitamente. As inscrições para as oficinas serão realizadas pelo e-mail a3danca@gmail.com.
Fortaleza
Oficinas: 23 e 24 de maio
Horário: 14 horas
Local: CCBNB
Apresentação: 25 e 26 de maio
Horário: 18 horas
Local: CCBNB
Juazeiro do Norte
Oficinas: 20 a 22 de junho
Horário: 14 horas
Local: CCBNB
Apresentação 23 de junho
Horário: 19h30
Local: CCBNB 

Serviço
Um tempo da Chuva
Oficinas de dança-teatro: Dias 23 e 24 de maio às 14 horas
Inscrições pelo e-mail a3danca@gmail.com.
Espetáculo: Dias 25 e 26 de maio às 18 horas
Local: CCBNB – Fortaleza
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo

Nenhum comentário: