quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ação Mundial

Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política, focadas no direito humano à educação de qualidade. No Brasil, já são 1,2 milhão de pessoas mobilizadas para exercer pressão sobre os governos, para que cumpram os acordos internacionais como o Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015).
Coordenada há 13 anos pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a SAM 2017 acontece entre os dias 4 e 11 de Junho em todo o território nacional. Este ano, o tema Pelo Plano Nacional de Educação rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” visa contextualizar o monitoramento dos ODS no Brasil, com ênfase em educação, igualdade de gênero e fortalecimento das instâncias democráticas de participação.
A Visão Mundial participa ativamente dos diálogos da SAM 2017 através das mobilizações realizadas pelo MJPOP – Monitoramento Jovem de Políticas Públicas. Em três estados do Brasil – Ceará, Bahia e Minas Gerais – acontecerão rodas de diálogos, debates, seminários e atos públicos que darão enfoque ao mote “Não vamos inventar a roda!”, lançando um olhar crítico e reflexivo sobre a implementação dos ODS, bem como reforçando a necessidade de cumprimento pleno dos marcos legais de direito à educação e à necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso em termos de direitos humanos.
O Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) é uma metodologia elaborada pela ONG Visão Mundial com o objetivo de favorecer a participação cidadã de adolescentes e jovens e apoiá-los no processo de transformação das suas comunidades. O MJPOP já promoveu o engajamento político de 1.000 jovens diretos e outros 20 mil indiretos. Através da atuação de sua juventude, o MJPOP tem alcançado resultados importantes em algumas cidades do Brasil, como reformas de escolas, inaugurações de postos de saúde, além de estabelecer canais permanentes de diálogo com governos e outras instituições públicas.
Confira abaixo a agenda de eventos promovidos pelo MJPOP com o apoio da Visão Mundial entre os dias 8 e 10 de Junho:
CARAÍ/MG
Evento: Crianças pela Educação de Qualidade
Data: 8/6/2017
Horário: 13h
Local: Igreja Matriz de São José na Praça Frei Egídio
Atividade: Seminário com crianças das escolas municipais com o objetivo de incentivá-las a participar de buscas por melhorias nos espaços escolares
Participantes: Visão Mundial/MJPOP, Escolas e Secretarias Municipais
FORTALEZA/CE
Evento: Ocupe a Praça pela Educação
Data: 8/6/2017
Hora: 16h30
Local: Praça do Conjunto Palmeiras (Avenida Val Paraíso esquina com Rua Campinense)
Atividade: Ato público político e cultural pela Educação
Participantes: Visão Mundial/MJPOP, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CEDECA Ceará, CAMPE, FEIC, FUMEP, FEJA, Associação CORDAPES, Programa Integrasol (Núcleo Sonho de Criança e Instituto Palmas)
Evento: Debate Público - A luta pela efetivação do plano municipal de educação em Fortaleza
Data: 9/6/2017
Horário: 14h
Local: Instituto Palmas (Avenida Val Paraíso, 620 - Conjunto Palmeiras)
Atividade: Debate com a comunidade e o poder público
Participantes: Visão Mundial/MJPOP, Campanha Nacional pelo Direito a Educação, CEDECA Ceará, CAMPE, FEIC, FUMEP, FEJA, Associação CORDAPES, Programa Integrasol (Núcleo Sonho de Criança e Instituto Palmas)
SALVADOR/BA
Evento: Seminário Escola Livre - Uma luta contra Escola sem Partido
Data: 10/6/2017
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Célia Goulart (Rua Laurindo Régis, S/N - Centro, Mata de São João/BA)
Atividade: Seminário com a comunidade
Participantes: Visão Mundial/MJPOP, REPROTAI
Sobre a Visão Mundial
Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social - visaomundial.org.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog