Pular para o conteúdo principal

Cine Ceará 2017 divulga júri de curtas

Cinco profissionais do audiovisual, sendo quatro brasileiros e um cubano, vão compor o júri da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 5 a 11 de agosto no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. São eles: Alessandra Bergamaschi (Brasil), André Parente (Brasil), Benito Amaro (Cuba), Osmar Gonçalves (Brasil) e Vera Zaverucha (Brasil).
Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. Estão na disputa 14 curtas de sete estados brasileiros.
O 27° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Enel e da OI, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Além disso, conta ainda com Apoio Cultural da Oi Futuro e Indaiá.

SERVIÇO

27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 5 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza. Gratuito.

Quem é quem no Júri da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem:


Fotos: Divulgação Cine Ceará
Alessandra Bergamaschi - Brasil

Realizadora e pesquisadora de cinema ítalo-brasileira, Alessandra Bergamaschi vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Comunicação pela Universidade de Bolonha, atualmente está cursando o programa de Doutorado em História da arte, PUC-Rio. Suas mostras individuais incluem: Visitas, Centro Cultural Hélio Oiticica (RJ, 2014); Cossyra, Skanes Konstforening (Malmö, 2013); Desenhos recentes, AutAut (RJ, 2012). Mostras coletivas: Interférences - Festival d’Arts Multimédia Urbains, CICV (Belfort, 2001); Retrospectiva da Semana dos Realizadores (CCBB, SP, 2013); Vertical World - approaching gravity (General Public, Berlim, 2012); Video, Skanes Konstforening (Malmö, 2013); Doc Lisboa International Film Festival (Lisboa, 2012); Semana dos Realizadores (RJ, 2012); É tudo verdade International Documentary Film Festival. É co-fundadora do projeto curatorial OLHO video art cinema, lançado em 2015.











André Parente – Brasil

André Parente é professor titular da UFRJ e teórico do cinema, arte contemporânea e novas mídias. Foi aluno do EAV do Parque Lage entre 1975 e 1978, tendo estudado com Alair Gomes, Sergio Santeiro e Celeida Tostes. Entre 1982 e 1987 fez seu doutorado sob a orientação de Gilles Deleuze na Universidade de Paris 8. Em 1991 funda o Núcleo de Cultura Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da UFRJ. Entre 1977 e 2017, realiza inúmeros vídeos, filmes e instalações - nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual - apresentados em exposições e festivais no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Espanha, Suécia, México, Portugal, Canadá, Argentina, Colômbia, China, entre outros). É autor dos livros: Imagem-máquina (1993), sobre o cinema do simulacro (1998), O virtual e o hipertextual (1999), Narrativa e modernidade (2000), Tramas da rede (2004), Cinema et narrativité (L’Harmattan, 2005), Preparações e tarefas (2007), Cinema em trânsito (2012), Cinemáticos (2013), Cinema/Deleuze (2013), Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira (2015), entre muitos outros. Ganhou prêmios como Rumos do Itaú Cultural (2002), Prêmio Oi Cultural (2010 e 2014), Prêmio Funarte de Artes Visuais (2013), Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2014), Residência Internacional do LABEX H2H-ARTS da Universidade de Paris 8 (2016). 



Benito Amaro – Cuba

Nacido em Cuba, Benito Amaro é um técnico de som direto internacionalmente conhecido, que também trabalha como sound designer e artista de foley. Foi sonidista em vários filmes premiados, incluindo o indicado ao Oscar "Morango e Chocolate", de Juan Carlos Tabío, bem como filmes exibidos no Festival de Cinema de Toronto, como "Madagascar", de Fernando Pérez e “Quiéreme y verás", de Daniel Díaz Torres. Tem experiência internacional na produção de filmes no Brasil, México, Peru, Colômbia, entre outros países da América Latina, trabalhando com diretores como Tomás Gutiérrez Alea (Morango e Chocolate), Wolney Oliveira (Sabor a Mí), Juan Padrón (Mafalda), Jorge Luis Sánchez (Un pedazo de mí), Fernando Pérez (Hello, Hemingway). Depois de trabalhar em mais de 300 filmes, Benito se estabeleceu no Canadá em 1996. Seus créditos canadenses incluem "Baby Face" (Jack Bloom), "Striking Poses" (Gail Harvey), entre outros. Entre 2005 e 2016 dirigiu, produziu e editou vários filmes, voltando depois ao trabalho de sound mixing, sua paixão. Em 2016 concluiu a primeira temporada da coprodução australiano-canadense, "Oh Yuck!" (Justin Schneider, Melanie Orr).



Osmar Gonçalves – Brasil

Osmar Gonçalves é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Weimar), financiada pelo DAAD/CAPES. Fez pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris 3), com bolsa CAPES. Pesquisador e fotógrafo, possui mestrado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor Adjunto IV do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É um dos coordenadores do Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (CNPQ), do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte, da Socine e editor da revista E-compós. Organizou os livros “Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea” (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, “Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões” (Casa das Musas, 2013).





Vera Zaverucha – Brasil

Por mais de 30 anos atuou na área pública, ocupando diversos cargos nas instituições responsáveis pelas políticas de financiamento ao setor cinematográfico, tais como: diretora da Ancine, secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual, e diretora da Fundação do Cinema Brasileiro. Em 2000, integrou a equipe da Casa Civil da Presidência da República responsável pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica, constituído para propor o novo modelo institucional para o setor, que culminou na criação da Agência Nacional do Cinema – Ancine. De 2002 a 2010, foi assessora-chefe da Presidência da Ancine e superintendente de Acompanhamento de Mercado, tendo proposto e coordenado a criação do OCA – Observatório do Cinema e do Audiovisual. Com dois livros lançados, “Lei do Audiovisual Passo-a-Passo” e “Desvendando a Ancine”, segue sua trajetória atuando como especialista na regulação audiovisual, consultora, professora e palestrante.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".